Chá diurético: hibisco, salsinha, abacaxi, gergelim e mais!

Chá diurético: hibisco, salsinha, abacaxi, gergelim e mais!

Descubra aqui, os principais chás diuréticos que vão te ajudar a eliminar a retenção de líquido, inchaço abdominal, além de dar aquela força na perda de peso!


Qual chá tem poder diurético?

Foto de chá diurético

Todas as plantas medicinais têm poder diurético ao consumir o chá, pois há um estímulo na produção de urina. No entanto, existem algumas ervas e raízes que concentram mais propriedades diuréticas capazes de eliminar a retenção de líquido, o inchaço e aumentar a queima de gordura no organismo.

Além disso, os chás diuréticos são eficazes na prevenção e no tratamento de diversas doenças, principalmente, do sistema urinário, como infecções urinárias, pedras nos rins e cistite. Contudo, é muito importante que o médico ou fitoterapeuta seja consultado antes de fazer a ingestão de qualquer tipo de chá.

Portanto, para te ajudar, listamos os principais chás com poderes diuréticos que serão benéficos não só para te auxiliar na perda de peso, como também no funcionamento de todo organismo, fazendo com que seja mais saudável e tenha qualidade de vida.

Chá de hibisco

Chá de hibisco, vermelho, em um copo com gelo e uma xícara transparente com pétalas de flor vermelhas em volta

O hibisco é uma planta medicinal famosa por conter propriedades que auxiliam no processo de emagrecimento, principalmente, por seu efeito diurético, eliminando a retenção de líquido, inchaço e desconforto abdominal.

Isso se deve graças aos flavonoides, antocianinas e ácido clorogênico, propriedades presentes no hibisco, que regulam a aldosterona, hormônio responsável por controlar a produção da urina.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 1 litro de água;
- 2 colheres de sopa das flores de hibisco, de preferência, desidratadas.

Caso não seja possível encontrar o hibisco seco, é possível fazer o chá com dois sachês ou com uma colher de chá com o pó da erva em 300 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar o chá, comece esquentando a água em uma panela, até levantar fervura e desligue o fogo. Adicione o hibisco, tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Assim que estiver em uma temperatura adequada, coe e sirva sem adoçar.

Apesar de ser uma erva que não oferece risco à saúde, não consuma chá de hibisco no período menstrual, gravidez, amamentação e se a pressão estiver baixa. Além disso, para potencializar o efeito diurético faça seu uso duas vezes ao dia após as refeições principais.

Chá de cavalinha

Chá de cavalinha em uma xícara transparente, ramos da erva em volta

A cavalinha é uma erva diurética indicada para pessoas que sofrem com problemas no sistema urinário ou que precisam eliminar as toxinas do organismo que provocam a retenção de líquido. Além disso, as propriedades contidas nessa planta ajudam a regular a pressão arterial, controle de peso e fortalecer os ossos e muitos outros benefícios.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 1 xícara de água, cerca de 200ml;
- 1 colher de sopa de cavalinha. O mais comum é que o preparado seja feito com os talos secos da erva.

Modo de preparo

Em uma chaleira esquente a água, desligue o fogo antes de ferver. Adicione a cavalinha, tampe e deixe apurar de 10 a 15 minutos, aproximadamente. Coe o chá e beba ainda morno. Se preferir associe outras ervas medicinais ou especiarias aromáticas, para potencializar o seu efeito e dar mais sabor.

O chá de cavalinha não deve ser ingerido por mais de uma semana, para não causar desidratação e perda de nutrientes importantes para o organismo. Além disso, o seu consumo exagerado pode causar inflamações e dor de cabeça. Grávidas, lactantes e crianças devem evitar o seu uso.

Chá de dente-de-leão

Chá de dente-de-leão, com flores amarelas em uma xícara branca e uma espátula de madeira ao lado

O dente-de-leão é uma planta popular na medicina oriental por tratar diversas doenças, sobretudo, pelo seu efeito diurético, por conter na sua composição potássio, um mineral que age nos rins aumentando o nível de urina.

Logo, o chá feito dessa erva elimina as toxinas do organismo, atuando na retenção de líquido e diminuindo o inchaço do corpo, além de ajudar no tratamento de infecções no trato urinário, como, por exemplo, a cistite e a nefrite.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 1 colher de sopa ou 15g das raízes e folhas de dente-de-leão;
- 300ml de água.

Modo de preparo

Esquente a água até ferver. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o dente-de-leão. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Aguarde esfriar e coe, esse chá pode ser consumido de duas a três vezes por dia. Contudo, beba esse chá antes das refeições, caso tenha algum problema digestivo.

O dente-de-leão é considerado uma planta muito segura e, por isso, não causa efeitos colaterais graves. No entanto, evite o seu consumo durante a gravidez ou se sofre de algum mal gastrointestinal. É raro, mas, em alguns casos, essa erva pode causar alergia, gerando um quadro de irritação intestinal. Portanto, consulte um médico ou fitoterapeuta, antes da sua ingestão.

Chá de salsinha

Chá de salsinha em um copo longo, transparente. Cor verde

Muito popular pela sua ação diurética, o chá de salsinha possui diversas propriedades que age no funcionamento de todo o corpo, principalmente, nos rins, onde estimula o órgão na produção de urina. Assim, prevenindo contra pedras nos rins, retenção de líquido, hipertensão, aumento de peso e muitos outros benefícios para saúde.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- Uma xícara de água, equivalente a 250 ml;
- 1 ramo de salsinha fresca, utilize inclusive o talo ou se preferir 25g da erva;
- ¼ de suco de limão.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela, esquente, porém não precisa ferver. Em seguida, pique ou macere a salsinha e adicione no recipiente junto com o suco de limão. Tampe e deixe o chá apurar por pelo menos, 15 minutos e pode servir.

O chá de salsinha não tem contraindicações graves e pode ser ingerido de duas a três vezes por dia. No entanto, para casos de doenças nos rins severas e crônicas, não é recomendado o consumo, tampouco para grávidas ou que estejam em fase de amamentação.

Chá de funcho

Chá da erva funcho em uma chaleira transparente, com sementes da erva em volta.

O funcho é uma erva medicinal muito conhecida por ter ação diurética e propriedades ricas em nutrientes que auxiliam no processo digestivo e intestinal. O mais comum é o uso das suas sementes para o preparo de chás, sucos e na culinária por ser muito aromático e, muitas vezes, confundido com a erva doce.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 250 ml de água;
- 1 colher de chá (aproximadamente de 7g) de semente ou folhas frescas de funcho.

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e em seguida coloque o funcho. Tampe a panela e deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Consuma o chá quando estiver morno de 2 a 3 vezes por dia. O chá de funcho é considerado uma planta segura, porém evite ingerir em excesso. Grávidas e crianças podem beber o chá, desde que seja sob supervisão médica.

Chá verde

Chá verde

Um dos chás mais conhecidos por sua ação diurética, o chá verde contém na sua composição, a cafeína, responsável por aumentar a quantidade de urina no organismo. Dessa forma, essa erva ajuda a combater a retenção de líquido, melhorando o inchaço e consecutivamente, auxiliando no processo de emagrecimento.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 300 ml de água;
- 1 colher de sopa de chá verde.

Modo de preparo

O preparo do chá verde é simples e leva poucos minutos para ficar pronto, para isso será preciso ferver a água e colocar uma colher da erva. Deixe descansando com o recipiente tampado e aguarde de 3 a 5 minutos. Quanto mais tempo o chá ficar em infusão, mais cafeína é liberada, fazendo com que o sabor fique mais amargo.

Por isso, depois do período estipulado, vá experimentando até que fique do seu agrado. Além disso, devido à presença da cafeína no chá, não o consuma à noite, para não causar insônia. O chá verde também não deve ser ingerido por crianças, grávidas e lactantes.

Chá de abacaxi

Chá de abacaxi em uma xícara tranparente, com flores dentro dela, e uma fita métrica ao lado.

Assim como outras frutas cítricas, o abacaxi contém um alto teor de vitaminas e propriedades que trazem inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, é na casca que está presente a maior concentração das suas substâncias, em relação à polpa.

Por ter ação diurética, detox e antioxidante, o chá da casca de abacaxi limpa as impurezas do organismo, eliminando o excesso de líquido no corpo e assim, estimulando o sistema metabólico. Logo, para quem deseja emagrecer ou sofre de prisão de ventre esse chá é ideal, além de ter um sabor maravilhoso.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- Cascas de 1 abacaxi médio;
- 1 litro de água.

Você também pode aumentar o seu poder nutritivo e diurético, adicionando canela, cravo, gengibre, mel ou hortelã, se preferir.

Modo de preparo

Em uma panela, esquente a água e quando levantar fervura, coloque a casca do abacaxi, as ervas e as especiarias da sua preferência e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo e tampe para continuar apurando por mais 10 minutos. Coe e beba o chá quente ou frio três vezes ao dia. O que restar, armazene na geladeira e consuma em até 3 dias.

Devido à alta concentração de acidez do abacaxi, evite tomar esse chá se tiver hipertensão, problemas gastrointestinais, como, gastrite, refluxo e úlcera, por exemplo. Além disso, não é indicado para grávidas ou durante a amamentação.

Chá de cabelo de milho

Chá de cabelo de milho em uma xícara branca. Ao lado dela, uma espiga de milho.

O cabelo de milho é uma planta medicinal retirada de dentro da espiga de milho que contém propriedades benéficas para o corpo. Por ser um diurético natural, o chá feito dessa erva faz com que aumente a quantidade de urina, e assim, prevenindo e tratando doenças, sobretudo, do trato urinário, além de controlar a pressão arterial e equilibrar a flora intestinal.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 300 ml de água;
- 1 colher de sopa de cabelo de milho.

O mais comum é utilizar o extrato seco dessa erva e pode ser encontrado em lojas especializadas de produtos naturais.

Modo de preparo

Adicione a água e o cabelo de milho em uma panela, e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais 10 minutos. Aguarde o chá amornar, coe e consuma até 3 vezes ao dia.

O cabelo de milho não apresenta riscos à saúde, porém o chá não deve ser consumido por grávidas, pois pode causar contrações. Ademais, pessoas que fazem uso de medicação controlada, para tratar a pressão alta, por exemplo, devem beber o chá com orientação médica.

Chá de gengibre com canela e limão

Chá de gengibre com canela e limão em uma xícara e pires brancos. Na mesa para servir café na cama, um guardanapo branco com listras vermelhas.

O chá de gengibre com canela e limão, além de muito saboroso, juntos eles contém diversos nutrientes e ação diuréticas e termogênicas que ajudam o organismo a eliminar toxinas e na queima de gordura. Além disso, esse chá regula o nível de açúcar no sangue, a pressão arterial, o colesterol e muitos outros benefícios para a saúde.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 1 xícara de água (250ml aproximadamente);
- ½ canela em pau;
- 3 rodelas de limão.

Modo de preparo

Coloque em uma chaleira, a água com o gengibre e a canela. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, adicione o limão e deixe apurar por mais 5 minutos e está pronto. Beba o chá de duas a três vezes por dia.

Tomar esse chá em excesso pode causar irritação gástrica, diarreia e náuseas. Além de ser contraindicado para quem sofre de pressão alta, má circulação sanguínea ou faz uso de remédio anticoagulante, pois aumenta o risco de hemorragia. Além disso, grávidas e lactantes podem tomar o chá de gengibre, desde que o médico autorize.

Chá de chapéu-de-couro

Mulher segurando uma xícara de chá nas mãos

O chá de chapéu-de-couro age no organismo como um diurético, anti-inflamatório, laxante e adstringente. Há também várias outras propriedades que são indicadas no tratamento de diversas doenças, como, por exemplo, infecção urinária, problema digestivo e na eliminação do excesso de líquido no corpo.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 1 litro de água;
- 2 colheres de sopa da planta chapéu-de-couro.

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela, desligue o fogo e acrescente as folhas de chapéu-de-couro. Tampe e aguarde de 10 a 15, enquanto o chá apura e fica em uma temperatura agradável para o consumo. Esse chá pode ser consumido até quatro vezes por dia. Contudo, não é recomendado para pessoas com insuficiência renal e cardíaca.

Chá de sabugueiro

Pote de vidro aberto com sabugueiro seco

As flores secas de sabugueiro possuem substâncias ricas em nutrientes que atuam, principalmente, como um diurético e laxante natural. Logo, os chás feitos dessas flores são capazes de eliminar as impurezas do corpo, regulando o sistema gastrointestinal e prevenindo contra doenças renais, reumáticas, gripes, ácido úrico, entre outras.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 300ml de água;
- 1 colher de sopa das flores secas de sabugueiro.

Modo de preparo

Primeiro, ferva a água em uma panela, coloque as flores de sabugueiro e desligue o fogo. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Espere esfriar, coe e beba o chá até 3 xícaras de chá por dia. Lembrando que o fruto do sabugueiro é tóxico e, por isso, não deve ser usado para fazer o chá. Além disso, não é indicado para grávidas ou que estejam amamentando.

Chá de urtiga

Xícara com chá amarelo, ao lado, folhas de urtigas.

A urtiga é uma erva medicinal rica em minerais, vitaminas e outras propriedades que tem ação diurética, anti-inflamatória, anti-hipertensiva, além de proteger o sistema imunológico. O mais comum é o uso das folhas desidratadas e raízes, pois é nelas que estão concentrados os nutrientes.

Logo, o chá dessa planta libera o acúmulo de sódio e outras toxinas do organismo através da urina, além de auxiliar no tratamento de infecções, pedras nos rins, pressão alta, entre outras comorbidades.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 300ml de água;
- 1 colher de sopa das raízes ou folhas secas da urtiga.

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e adicione a urtiga. Coloque uma tampa em cima do recipiente para apurar por 10 minutos. Espere esfriar e está pronto. Esse chá pode ser consumido até 3 xícaras por dia.

No entanto, beber o chá de urtiga em grande quantidade pode causar cólicas uterinas, principalmente em grávidas, podendo levar ao aborto ou a má formação do bebê. Ademais, lactantes não devem consumir esse chá devido ao seu efeito tóxico para a criança. Pessoas com problemas renais e cardíacos também não é recomendado fazer o uso da urtiga.

Chá de gergelim

Pessoa usando uma chaleira preta para servir o chá em uma xícara da mesma cor.

Muito utilizado pelas culturas orientais, mediterrâneas e africanas, as sementes de gergelim são uma fonte de vitaminas e nutrientes que atuam no bom funcionamento do corpo, prevenindo e tratando vários tipos de comorbidades. Além, claro, de agir com um diurético natural, auxiliando na eliminação das impurezas do organismo e na constipação intestinal.

Ingredientes

Use os seguintes ingredientes para fazer o chá:

- 1 litro de água;
- 5 colheres de sopa de sementes de gergelim preto ou branco.

Modo de preparo

Comece fervendo a água. Em seguida, acrescente o gergelim e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Desligue o fogo e cubra o chá para continuar apurando por mais 5 minutos. Essa quantidade pode ser ingerida ao longo do dia, contudo, com o passar das horas há uma perda considerável dos seus nutrientes.

A princípio, as sementes de gergelim são seguras, porém, ao ser processada, ela pode conter traço de outras sementes e amêndoas, causando a sua contaminação. Sendo assim, pessoas alérgicas devem consumir o gergelim com moderação.

O oxalato e o cobre são substâncias presentes na semente que podem agravar o ácido úrico e para quem sofre da doença de Wilson (acúmulo de cobre no fígado).

Quais cuidados se deve ter com chá diurético?

Xícaras transparentes com chá vermelho dentro delas.

As plantas medicinais citadas neste artigo, de modo geral, não apresentam risco à sua saúde. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. O consumo do chá diurético em excesso tende a eliminar minerais importantes através da urina, provocando um desequilíbrio no organismo e, em alguns casos, desidratação severa.

Além disso, não é recomendável consumir este tipo de chá: pessoas hipertensas, com problemas renais ou cardíacos, grávidas, mulheres que estejam em fase de amamentação e crianças com menos de 5 anos.

Isso porque os chás diuréticos podem causar arritmia cardíaca, queda brusca da pressão arterial, contração uterina, levando ao aborto ou a má formação do bebê, tontura e dores de cabeça, por exemplo. Ademais, não se deve administrar o chá em conjunto com diurético sintético.

Portanto, seja com intenção de emagrecer ou de tratar alguma comorbidade, faça o consumo de qualquer chá aqui mencionado, de forma consciente e sempre com a supervisão de um médico ou de um fitoterapeuta.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.