O que é a zona de conforto? Sinais, como superar, dificuldades e mais!

O que é a zona de conforto? Sinais, como superar, dificuldades e mais!

Está difícil sair da zona de conforto? Descubra o que te impede de sair dela, dicas práticas de como superar e muito mais neste artigo!


Considerações gerais sobre a zona de conforto

Homem saindo da zona de conforto.

Quando você ouve o termo “zona de conforto'', logo vem à cabeça um lugar gostoso, em que não é necessário gastar muita energia ou se esforçar. Esse é o lado prazeroso desta zona confortável de todo o ser humano.

Porém, quando essa mesma zona de conforto te aprisiona, impedindo que o seu lado criativo se desenvolva, ou estando em um cenário em que a sua percepção de mundo fica completamente comprometida pela desmotivação, isso é sinal de que você deve se preocupar.

Abaixo, vamos explorar um pouco mais sobre o que é a zona de conforto e como podemos fazer para, enfim, superá-la. Acompanhe!

Zona de conforto, crescimento pessoal e a dificuldade de superá-la

Pessoa dentro da zona de conforto.

Saber o que é a zona de conforto e como ela pode afetar a sua vida é fundamental para encontrar ações que te ajudem a lidar com esse cenário. Por isso, confira mais sobre a definição deste termo e quando ela começa a ser prejudicial a seguir!

O que é a zona de conforto?

A zona de conforto é uma repetição de padrões e comportamentos que todo o ser humano faz para poupar energia, evitando contato com atividades que desafiam ou que gerem ansiedade pelo novo.

Tendo isso em consideração, podemos dizer que a zona de conforto não é boa ou má, mas uma ação natural do funcionamento psicológico humano em economizar recursos - que te faz criar comportamentos rotineiros. Porém manter-se nessa zona de conforto nem sempre é uma boa ideia - ainda mais quando ela te paralisa diante de áreas importantes da vida.

Quando a zona de conforto passa a ser prejudicial?

Nem sempre o confortável é bom. Estar nessa zona começa a ser prejudicial quando você evita encarar novos desafios ou novas possibilidades de aprendizagem, quando deixa de estar em contato com algo novo e fora do comum, ou quando o fato de ter uma possibilidade nova assusta, sendo difícil de enfrentá-la.

Alguns sinais, como estresse, falta de motivação, desculpas constantes, ansiedade, medo por novos desafios e um conformismo com os resultados já conquistados, podem indicar que estar ali está sendo prejudicial para sua saúde mental.

Por que é tão difícil sair da zona de conforto?

Sair da zona de conforto pode demandar tempo e muita força de vontade. Tudo isso porque, quando você está dentro dela, seu organismo está gerando estímulos satisfatórios, que te motivam a continuar com comportamentos que economizem a sua energia.

Sabendo que o novo, os desafios e a absorção de novos conhecimentos são atividades que gastam energia, a mente humana tende a ir para o lado em que consiga reduzir esse gasto e usar para algo que ele considere mais importante ou prioritário. Você fica em uma "disputa" interna, já que todo o desenvolvimento que o ser humano precisa está fora da sua zona de conforto.

Zona de conforto e crescimento pessoal

Por mais que seja interessante essa segurança que a zona de conforto proporciona, todo o desenvolvimento humano acontece quando você amplia o seu contato com o que não conhece. Quando você se permite abrir as portas para o novo, está criando maturidade diante da vida através do enfrentamento de desafios colocados por ela.

Então, se você tem sonhos e objetivos, só consegue realizá-los quando está disposto a encarar o mundo que está fora desta zona. Você aprende a lidar com medos e inseguranças. Muitas vezes, é possível descobrir habilidades que nem imaginava possuir.

Dicas para superar a zona de conforto

Pessoa dentro da zona de conforto.

Muitas vezes, por mais que tentemos, é difícil encontrar energia para conseguir superar a zona de conforto e viver de verdade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Confira abaixo quais são elas!

Observe

Quando sentir que está passando por uma prisão na zona de conforto, um passo inicial muito importante é se observar. Essa observação é super válida para você identificar como está a sua relação com essa zona. Olhe atentamente para como se sente estando nessa situação.

Além disso, é importante frisar que ser generoso e verdadeiro consigo, mesmo nessas horas, é fundamental. Quando se está há muito tempo vivenciando essa zona, você fica sem ter contato com algo novo por um bom tempo e provavelmente se queixa de tudo e todos. Observe-se e analise o quanto te incomoda estar assim.

Tenha uma meta

Para superar a sua zona de conforto, defina uma meta e comece o quanto antes. Pode ter certeza de que, a cada passo que der, o estresse vai diminuir. Ter a perspectiva do que quer atingir vai te ajudar na parte da motivação.

Portanto, ao definir uma meta para conseguir superar a zona de conforto, seja bem verdadeiro com você e com os seus sentimentos. É fundamental conseguir esclarecer metas que estejam próximas da sua essência.

Aja!

Nem só através da reflexão conseguimos retirar energia suficiente para lidar com essa zona de conforto. Ir para o campo da ação é fundamental para você conseguir se perceber melhor. Seja flexível consigo mesmo e entenda que toda a mudança ocorre de forma gradativa - não se cobre tanto, faça aos poucos.

Somente agindo é que você vai conseguir ampliar a sua capacidade de análise de si, percebendo que tem condições de ter coisas melhores. Quando nos abrimos e nos permitimos para o novo, muitas vezes, descobrimos ótimas habilidades que mal sabíamos que tínhamos. Por isso, comece hoje.

Mantenha-se focado

Manter o foco no seu processo de mudança e nos resultados que quer atingir saindo do cenário da zona de conforto é fundamental para ter um resultado positivo. Ter claro que a sua meta é manter o foco nas ações que precisa fazer para atingi-la vai te ajudar a se manter motivado a cada dia.

Além disso, cada pessoa reage de uma forma para um processo de mudança de comportamento e postura. Por isso, conseguir manter o foco no seu processo, fazendo o possível para não se comparar com os outros vai ser um diferencial para ter consistência nas atitudes rumo à mudança.

Reconheça seus limites

Saber identificar nossos limites é fundamental nesse processo de mudança. Ao mesmo tempo em que você não deve se cobrar demais para não gerar uma auto cobrança excessiva, deve tomar cuidado com a mudança buscando somente estar confortável.

Lembre-se de que não existe transformação sem desafio. É natural sentir-se ansioso nesse processo. Então, busque identificar quais são seus limites, tanto com relação à cobrança quanto a ficar em uma zona confortável em que você só pensa que está tendo uma atitude de mudança, mas continua com os velhos comportamentos que te impedem de fazer as coisas.

Saiba aceitar

Quando se está na zona de conforto, é normal que se acostume a conquistar os mesmos resultados. Ao tentar sair desse cenário, logo no início, você vai se deparar com situações que, muitas vezes, não vai conseguir controlar. Respire fundo e acalme-se, pois é normal. O melhor caminho é aceitar essas nuances da vida e seguir firme.

Saiba que todo ser humano tem a capacidade de se adaptar e lidar com aquilo que é novo. Por isso, olhe para dentro e confie fortemente na sua própria capacidade. Isso vai ser fundamental para lidar com os sentimentos gerados ao se deparar com um desafio ou uma etapa de mudança.

Mantenha o pensamento positivo

Uma ferramenta fundamental que você deve levar no processo de retirada da zona de conforto é pensar em coisas boas. Saber ressignificar suas atitudes, valorizando os aspectos positivos, vai te ajudar a se manter motivado nessa busca pelo que possa encontrar fora dessa zona.

Para conseguir superar esse cenário, é fundamental ter a ambição como aliada. Afinal de contas, assim como o foguete, que precisa de força máxima e muito combustível para ser lançado para o universo, para você sair dessa situação, o seu combustível vai ser o pensamento positivo, e sua força vai estar atrelada à sua ambição de querer sair.

As principais vantagens e benefícios de sair da zona de conforto

Pessoa de braços abertos ao ar livre.

Ter a consciência das vantagens e dos benefícios de sair da zona de conforto vai te ajudar a conseguir dar os primeiros passos para sair dessa sensação de comodismo, além de te ajudar a lidar melhor com as suas emoções e sentimentos. Veja as vantagens desse desenvolvimento a seguir!

Independência

Quando você se esforça para sair dessa zona de conforto, começa a perceber o quão forte pode ser diante dos desafios da vida. Você passa a desenvolver uma força interior e uma percepção de si mesmo que muda o jeito com que se relaciona com as pessoas e com o mundo.

Além disso, fica cada vez mais confiante sobre quem você é e o que quer, lidando melhor com as situações que aparecem na sua vida. Aprende, nesse processo de independência, a aproveitar melhor tudo o que a vida tem a oferecer, para de utilizar situações e pessoas como muletas, e passa a aproveitar cada dia mais as relações.

Autoconhecimento e autoconfiança

Quando você vivencia situações de desafios e consegue enfrentar medos e inseguranças, mostra para si mesmo o quanto de recursos tem para lidar com esses sentimentos. A cada dia vivenciando, vai descobrindo que é capaz de muitas coisas e que tem inúmeras habilidades. Isso, claro, te deixa mais confiante.

Além disso, só se aprende isso vivenciando fora da sua zona de conforto. São nessas situações que você vai aprendendo sobre si mesmo, suas emoções e seus sentimentos. Tendo essa clareza, você passa a ser mais ativo, sem esperar que as coisas aconteçam sozinhas.

Controle dos medos limitantes

Grande parte dos medos vão se instalando cada vez mais na sua mente quando você fica dando voz para eles - muitas vezes, cria pensamentos que não são reais. Assim, os maiores medos sempre vão surgir quando você fica parado na sua zona de conforto.

Ao tentar sair dela, você vai ter contato com novas situações, passando a ter consciência real sobre muitos medos que te paralisam. Repetindo isso - ou seja, tendo contato cada vez mais frequentes com o novo -, você vai notar quais são os seus medos e como pode lidar melhor com eles.

Melhoria das relações

Ao buscar sair do cenário da zona de conforto, você vai começar a se desenvolver cada dia mais. A cada superação de desafios e medos, inevitavelmente, vai se sentir mais confiante e preparado para novas relações.

Além disso, vai descobrindo sua essência e diminuindo os conflitos com pessoas, pois entende a importância de cada uma na sua vida. Passa, também, a enxergar o lado bom de cada indivíduo.

Desenvolvimento da criatividade e aprimoramento da inteligência

Não existe desenvolvimento e criatividade quando se está na inércia. Para esses processos acontecerem, é necessário ter contato com o novo e com o incerto. A criatividade só surge quando você começa a colher referências - e, para isso, precisa estar fora da sua zona de conforto.

Quando cria estímulos diferentes em sua vida, abre portas para aflorar a sua criatividade e, assim, aumenta o seu senso crítico e aprimora cada dia mais a sua inteligência. Além disso, passa a ampliar sua visão sobre o mundo e sobre as pessoas.

Sinais que indicam que uma pessoa está na zona de conforto

Homem deitado e lendo.

Nos tópicos abaixo, é possível encontrar alguns sinais que indicam quando uma pessoa, de fato, está na zona de conforto. Essa lista vai te ajudar no exercício de observação interna. Então, confira quais são esses sinais que indicam que uma pessoa está na zona confortável de sua vida!

A carreira não sai do lugar

Se você costuma reclamar do seu trabalho, e, muitas vezes, só fica nesse campo de reclamação, sem tomar uma atitude, fique atento para isso. Esse pode ser um sinal muito forte de que você está em uma zona confortável.

Além de reclamar, você não sente que precisa se aperfeiçoar, fazer novos cursos e aprimorar seus conhecimentos técnicos. Portanto, saiba que o desenvolvimento em qualquer área é diário. Olhando esses dois casos, é possível dizer que, muitas vezes, o problema está na falta de interesse, ou seja, um sintoma de acomodação.

Você fica triste ao acordar

Quando está em sua zona de conforto, há aquela sensação de estagnação, de que a vida não caminha e que tudo parece a mesmice. Quando essas sensações se intensificam, elas acabam refletindo em quando você começa o seu dia - simplesmente porque o que está fazendo diariamente já ficou pacato, e isso acaba te frustrando profundamente.

Todo o ser humano, por natureza, precisa de desafios para conseguir identificar sua capacidade e seus valores. Se, ao acordar, você tem essas sensações que te geram tristeza, fique alerta, pois pode ser mais um sinal de estar em um momento acomodado em sua vida.

Não consegue identificar o propósito no que faz

Na zona de conforto, é comum que não consiga achar algo que faz com brilho nos olhos, como aquela atividade que, se você não recebesse por ela, faria mesmo assim. Muitas vezes, fazemos coisas apenas pelo dinheiro, pelo status ou pelo benefício afetivo.

Portanto, observe se você executa alguma atividade em que realmente enxergue algo maior, que faça sentido para você. Se não consegue identificar, pode ser mais um sinal da área confortável invadindo a sua vida.

O dinheiro termina antes do fim do mês

Quando se trata de sair da zona de conforto, saiba que faz total diferença ter algumas metas definidas para que a sua relação com o dinheiro se torne o mais madura possível. Quando não se tem uma direção, você passa a gastar o seu dinheiro em coisas que, muitas vezes, não têm sentido.

Olhar para isso ajuda a entender como você se relaciona com a sua vida financeira. Nessas horas, colocar a culpa somente na situação de que recebe pouco pode mascarar uma atitude dentro de uma zona de conforto - o que pode fazer com que seja mais difícil sair desse cenário.

Você procrastina e não produz com eficácia

É fato que procrastinamos por natureza por sermos seres humanos. Porém, quando essa procrastinação está em excesso, quando ela afeta a realização de muitas atividades, ou quando faz as coisas de qualquer jeito no seu trabalho, somente para entregar, isso é um problema e pode indicar uma zona de conforto.

Assim, essas atitudes podem dizer que você está confortável na sua mediocridade. Pelo fato de estar desmotivado e não estar se relacionando com estímulos novos na sua vida, acaba agindo dessa forma. Não seja assim, pois, levando isso por muito tempo, pode haver sérios problemas mentais.

É preciso de apoio profissional para conseguir sair da zona de conforto?

Mulher em consulta com psicológica.

Se você sente que está há muito tempo na zona de conforto e não consegue fazer essa mudança sozinho, saiba que existem profissionais qualificados que podem te ajudar nessa mudança, como é o caso dos psicólogos.

Lembre-se: mudar a si mesmo é algo que gasta energia e demanda esforço, mas toda a mudança, quando concluída, gera um sentimento de auto afirmação de que somos capazes de mudar qualquer coisa que queremos. Portanto, basta reconhecer, ter a humildade de aceitar que isso é necessário e ir para ação. Vamos começar essa mudança!

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.