Angústia: conheça o significado, causas, como tratar e mais!

Angústia: conheça o significado, causas, como tratar e mais!

A percepção da angústia nos levanta questionamentos que podem colocar a prova a nossa própria existência. Entenda as suas causas e trate os seus sintomas agora!


O que é a angústia?

Mulher sentada no chão.

A angústia se reflete em uma série de questões físicas e emocionais caracterizadas por uma mudança súbita de humor devido a questões como a perda da paz interior, a dor, a culpa, o mal-estar e a tristeza. Esta percepção psicológica sobre nós mesmos pode nos impedir de seguir com nossa rotina até provocar o isolamento social.

Este é um termo conhecido por todos nós, mas devido ao seu complexo de emoções e sensações negativas tornam quase impossível definir uma origem precisa desse estado de ânimo. Em geral, sabemos quando estamos vivenciando um episódio de angústia, mas nunca saberemos ao certo como lidar com ela ou como ela se manifesta em nós.

A sensação psicológica da angústia pode nos causar danos físicos e psíquicos. Além de se associar a outros problemas de natureza emocional e psicológica como a ansiedade e a depressão. Entenda um pouco mais sobre esse estado, o que ela poderá provocar e como superá-la no texto a seguir.

Significado da angústia

Mulher se encarando no vidro.

A natureza da angústia desde sempre esteve presente na humanidade, sendo objeto de análise filosófica e científica. O que se sabe é que a angústia é capaz de gerar outras doenças psicossomáticas. Para a psicologia, a sua origem pode estar associada à depressão, ou a outros problemas relacionados ao bem-estar emocional.

Refletir sobre o seu significado e entender as correntes filosóficas que debatem sobre a sua natureza poderá elucidar algumas questões. Descubra os seus diversos significados filosóficos na sequência.

Segundo Heidegger

Para Heidegger, por exemplo, a angústia representa um estado existencial de insegurança entre o homem e o nada, despertado por sua consciência acerca de sua finitude. Sendo assim, ela é considerada como uma condição fundamental por ser fundadora da existência e abrindo as portas para o homem se apropriar do seu próprio ser.

Se apropriando da angústia, é permitido ao homem ter consciência de sua existência e ressignificá-la de maneira a preencher esse vazio existencial a partir da percepção de sua presença no mundo. Não há como escapar do seu ser, enquanto ser presente e consciente do mundo ao qual ele faz parte.

Portanto, se torna impossível escapar da sua realidade e fugir para outro mundo ao qual não lhe pertence, aquém de sua consciência. Pois, todos estamos aprisionados em nossos próprios pensamentos. E, na medida em que estamos só conosco, podemos nos realizar enquanto seres livres e capazes de nos assumirmos independente dos outros.

Segundo Sartre

Enquanto isso, para Sartre, a consciência da nossa responsabilidade decorre de nossa liberdade infinita, o que nos torna únicos e responsáveis pelos valores em nossas vidas. Logo, Sartre supõe que a angústia e a ansiedade são opostas à tranquilidade, mas por causa dela podemos distorcer com consciência esse estado de consciência pela má-fé.

A má-fé logo seria forjada pela consciência dos homens como uma desculpa ou pretexto para encobrir os seus atos cometidos em liberdade. Sartre percebe então o mundo como uma entidade neutra e imparcial, o qual não pedimos para existir, sendo então o homem desamparado dessa realidade e nos tornando responsáveis por nós mesmos.

As nossas escolhas logo seriam invenções tomadas em nosso próprio favor, projetando assim um modelo para toda a humanidade. Logo, não haveria uma "natureza humana", mas sim uma natureza específica dos homens, o que ocasionaria em um estado de angústia ou ansiedade. Pois, estamos condenados a um mundo hostil.

Segundo Kierkegaard

Kierkegaard foi o responsável por inaugurar o debate filosófico acerca da angústia, considerando-o como um estado de inquietude do homem, associando o pecado como um universo infinito de escolhas possíveis. Devido a esse fato é gerado no homem a angústia, pois nunca saberemos qual será a escolha certa a se fazer em relação a vida.

Logo, faz parte da natureza humana estar sujeito ao desespero e a angústia. Ele protesta que o homem é resultado da culpa dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, por ter comido o fruto proibido e despertado a consciência de nossa queda. A partir de então, o homem estaria sempre se esbarrando sem seus próprios limites.

O ser humano percebe o mundo e a si mesmo incapaz de alcançar a completude de sua existência. A sua angústia seria então a voz de sua consciência, enquanto seres livres e finitos no mundo, estando sempre ansiosos para alcançar o infinito divino.

Parte da condição humana

A angústia trata-se de uma experiência confusa, sendo capaz de gerar sentimentos negativos como "abafamento da garganta", inquietação, nervosismo, ansiedade e aperto no coração. Esta é uma sensação psicológica capaz de nos afetar de diversas maneiras, desde o nosso humor, do pensamento até o comportamento.

Sendo capaz de gerar até doenças psicossomáticas no futuro. É sabido que todas as possuem sentem a angústia, em diferentes estágios e níveis. Mas, quando ela se encontra em um nível de grande intensidade, geralmente ela manifesta outros problemas como os transtornos de ansiedade, reações fisiológicas desreguladas e outras manifestações.

Atuação da angústia no cérebro

Sendo capaz de atuar em diversos circuitos nervosos de nosso cérebro. A angústia é capaz de desajustar as nossas sinapses impedindo uma comunicação confortável entre o nosso corpo e mente. Em consequência desse desajuste, podemos passar a sentir dores ou emoções negativas em nosso corpo.

Além disso, ela pode afetar os neurotransmissores responsáveis por regular o nosso humor. Ao chegar nesse ponto, ela pode desregular os nossos sentidos e pensamentos de maneira a intensificar os sentimentos de tristeza e a causar desespero. Logo, ela perpetua uma série de problemas no organismo e transforma a nossa percepção acerca do mundo.

Causas da angústia

Em grande parte as causas da angústia se relacionam com um estilo de vida que estimula o sentimento de culpa, o arrependimento, a insegurança e a frustração. Esses estímulos são frutos de hábitos degradantes para o corpo e para mente e que exigem certa atenção para que não piore o seu quadro.

Este sentimento de angústia ao qual todos nós sentimos pode ser também um sinal de depressão. Pesquisas apontam que existem três vezes mais riscos de se desenvolverem doenças ou transtornos a partir desse sentimento, por isso é recomendado um tratamento terapêutico caso sinta que a sensação de angústia esteja se intensificando.

Sintomas da angústia

Homem chorando.

A angústia pode despertar sintomas psíquicos e físicos em diferentes níveis. No começo os sintomas podem parecer leves e até passarem despercebidos, entretanto, é preciso tomar cuidado consigo mesmo para que ela não agrave outros aspectos de sua saúde. Acompanhe a leitura e identifique quais são os sintomas mais comuns da angústia.

Falta de concentração

Estamos inseridos em um mundo em que a retenção de público se tornou uma moeda de troca valiosa, existindo assim diversos mecanismos capazes de nos roubar a atenção constantemente. O que nos leva a uma perda de foco e por consequência a falta de concentração.

Tornou-se difícil concentrar- se nas tarefas mais simples do nosso dia, não conseguindo cumprir com nenhuma responsabilidade nos tornamos frustrados. A falta de concentração surge como um sintoma aparentemente inofensivo, mas que com o seu avanço nos tornamos inquietos e irritáveis.

Estarmos excessivamente preocupados com essa condição nos deixa ansiosos e angustiados, além do estresse ocasionado pelo desperdício de tempo. Pois, nossa rotina exige um cumprimento dessas responsabilidades e quando passamos a negligenciá-las com a falta de concentração percebemos quanto tempo estamos perdendo em devaneios.

É possível aliviar o sintoma da falta de concentração, mas para isso será necessário conhecer as ferramentas que poderão te auxiliar a manter o seu foco. Lembrando que além do exercício da concentração será necessário também trabalhar suas emoções, para que elas não interrompam o seu fluxo de pensamento.

Insônia

Isto acontece pois muitas vezes levamos para a cama todos os problemas e preocupações do nosso dia. Logo, os pensamentos surgem como um turbilhão quando estamos deitados, dificultando o nosso sono e impedindo a nossa consciência de relaxar.

A sensação de angústia é capaz de nos despertar pensamentos e gerar uma inquietação em nossa consciência que podem muitas vezes dificultar a saúde do sono. Acontece que nessa dificuldade passamos a ter um sono intermitente ou noites insones. Esta ausência de sono se torna constante e logo afeta o nosso dia a dia.

O indivíduo logo sente dificuldades de se manter acordado durante o dia, consequência do cansaço pela falta de sono durante a noite. O que nos leva com frequência a nos sentirmos irritados, cansados e a falta de concentração. A angústia surge como um ponto de partida, mas com a evolução do seu quadro de insônia se torna cada vez pior.

Sentimento de ansiedade

O sentimento de ansiedade está ligado ao nervosismo, medo e preocupação exagerados em relação ao futuro. Nosso organismo gera esse sentimento naturalmente, enquanto conseguimos lidar com elas tudo ficará bem.

No entanto, existem pessoas que ao não saberem lidar com esse sentimento tomam a ansiedade como um problema maior do que ele aparenta ser. Esse pensamento pode ser consequência da angústia, pois passamos a senti-la em demasia e não conseguimos interromper essa linha de preocupações.

Logo, a ansiedade se torna uma constante na vida da pessoa, muitas vezes evoluindo para um quadro clínico mais grave como os transtornos de ansiedade.

Desordem interior

A desordem interior pode se expressar a partir da bagunça nos espaços de convivência. Por exemplo, se você tem um quarto bagunçado isso pode significar que você está saturado dos seus pensamentos e ideias, gerando assim uma confusão interna ocasionado pela ausência de uma ordem interior.

Pessimismo

O pessimismo é um pensamento que pode ser ocasionado pela angústia. Geralmente, ele se revela em condições de estresse ou durante as crises. Entretanto, caso você se sinta pessimista com frequência no seu dia a dia isto significa que há alguma desordem interior que tem despertado emoções negativas em sua vida.

A persistência desse sentimento de pessimismo se manifesta naquelas pessoas que acreditam que tudo na vida parece dar errado, revivendo esse pensamento em sua rotina sempre que surgem as dificuldades.

O medo e a angústia são geralmente os maiores responsáveis por esse estado de consciência. Se você sente uma ideia de não-pertencimento, um medo da rejeição, ou até possui uma autoestima baixa isto significa que você está alimentando um pensamento pessimista em relação a si mesmo.

Dores constantes

A percepção da angústia pode despertar uma série de sintomas como ansiedade, inquietação, taquicardia e falta de ar. Estas sensações podem desencadear uma série de problemas fisiológicos como dores no peito e a sensação de aperto na garganta.

Mudança de apetite

Há também os casos em que a angústia, através do pessimismo e do vazio existencial, levam as pessoas a se sentirem desmotivadas com a própria vida. Para elas, as suas vidas deixam de fazer sentido, o que gera uma mudança de apetite de maneira que elas não vêem o autocuidado como parte fundamental de sua existência.

Desânimo

O estado de ânimo de muitas pessoas que se sentem angustiadas é geralmente o primeiro a ser comprometido. A ausência de uma razão de ser gera pensamentos destrutivos em relação à vida e comprometem o seu estado de espírito.

Em consequência, da angústia elas estas pessoas logo se tornam desanimadas e qualquer estímulo positivo como o prazer e a felicidade parecem não fazer sentido em seus pensamentos.

Falta de ar

A falta de ar acontece naqueles quadros em que a angústia já contaminou por completo o seu estado de consciência. Inicialmente, a pessoa sente um aperto no peito para em seguida começar a sentir falta de ar. É comum que surja esse sintoma ao lado de outros problemas como a ansiedade e a taquicardia.

Alteração dos batimentos cardíacos

A arritmia cardíaca indica que o seu coração está com os batimentos irregulares. Esse comprometimento no bombardeamento sanguíneo ocorre através da angústia quando a pessoa é invadida por pensamentos intrusivos. Afetando todo o funcionamento do seu organismo a nível psíquico e físico.

Como tratar a angústia

Mulher com a mão na cabeça.

Para lidar com a angústia, primeiro você terá que compreender que esta é uma percepção inata de todo o ser humano. Este sentimento é gerado normalmente quando estamos envolvidos com tarefas ou imersos em estados emocionais negativos para a nossa vida, logo ela possui uma recorrência baseada no nosso modelo de vida.

Contudo, você pode não conseguir se livrar da angústia, mas é capaz de desenvolver habilidades capazes de fortalecer a sua mente e o seu corpo de maneira a lidar com esse problema. Descubra as ferramentas necessárias para tratar a angústia a seguir.

Prática de meditação

A meditação é hoje uma das práticas mais recomendadas para tratamento de diversos problemas de ordem psicológica e espiritual. Através dos seus exercícios de respiração você conseguirá reduzir o estresse e acalmar a sua mente, além de melhorar a sua atenção e o seu foco.

A prática mais comum para quem irá começar os exercícios é o mindfulness. Este é o tipo de meditação capaz de auxiliar no tratamento da angústia, pois ela o ajudará a lidar melhor com os seus pensamentos e a exercitar a atenção plena. Logo, você se tornará mais atento aos sintomas e saberá responder a esses estímulos.

Atividade física regular

A prática regular de atividade física é capaz de trazer uma série de benefícios para o seu corpo e sua mente. A partir de sua prática você irá promover a liberação de substâncias hormonais em seu corpo que favorecem o seu bem-estar e o ajudará a ter uma melhor qualidade de vida.

Estas substâncias serão responsáveis por aliviar os sintomas da angústia, além de ajudá-lo a relaxar o seu corpo, aliviando as tensões e as dores. Você só precisa de 30 minutos por dia para exercitar o seu corpo e já sentirá os benefícios em poucas semanas!

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável melhora o funcionamento do seu organismo, além de combater os sintomas da angústia e promover o seu bem-estar. Uma dica é consumir alimentos ricos em triptofano como queijo, abacaxi, ovos, tofu, batata, banana e algumas oleaginosas como amêndoas, nozes e castanhas.

Essa substância é ideal para uma formação regular do hormônio da serotonina, capaz de evitar problemas como depressão, estresse e ansiedade, aliviando assim a sensação de angústia.

Prática de yoga

O yoga funciona como um conjunto de posturas capazes de exercitar o corpo e a mente. Ela se baseia em três elementos que são: postura, respiração e meditação. Praticar yoga irá ajudar a aliviar os sintomas da angústia, além de melhorar o equilíbrio e o seu bem-estar emocional.

Atenção plena

A atenção plena o ajudará a manter o seu foco no presente. Logo, você diminuiria as preocupações acerca do futuro e retiraria a culpa de suas lembranças do passado. Assim você se sentirá mais livre para fazer suas escolhas e passará a reagir às situações de maneira mais fluída. Uma ótima maneira de praticá-la é através do mindfulness.

Respiração

A respiração é fundamental para mantermos o controle sobre o nosso organismo. Ter atenção ao tempo de inspiração e expiração o ajudará a acalmar a mente, além de retomar o controle de seus pensamentos não permitindo que os pensamentos intrusivos gerados pela angústia tomem posse de sua consciência.

Pensamentos positivos

Pensar positivos o ajudará a combater o pessimismo, além de aliviar a carga emocional negativa que algumas situações despertam em sua consciência. Para isso, você poderá criar um mantra capaz de lembrá-lo desses pensamentos positivos, assim você conseguirá recobrar a consciência e evitar os momentos de angústia.

Através desse exercício você perceberá que um processo de ressignificação desses sentimentos, logo eles fluirão por você de maneira a fortalecer os seus pensamentos e a torná-lo mais resiliente em relação às adversidades.

Banho relaxante

Tomar um banho relaxante auxilia no relaxamento físico e psíquico do organismo de maneira que alivia a tensão corporal e relaxa os músculos. O relaxamento logo ajudaria a aliviar os sintomas da angústia, além de deixar o corpo mais leve e descarregado das emoções negativas que haviam se acumulado em sua rotina.

Contatos do bem

Os relacionamentos são fundamentais para aliviar os sintomas da angústia. Afinal, o ser humano é um animal coletivo, ou seja, não conseguimos viver sozinhos em nossos pensamentos. Conversar com amigos ou familiares o retira do estado de solidão que muitas vezes desperta a angústia.

Logo, você se sentirá mais relaxado e conseguirá lidar com esses sentimentos de maneira a perceber o impacto da sua existência não apenas para o mundo, mas também para as pessoas próximas a você. Quando você se permite a receber o apoio do próximo, você entende a importância da amizade e se sente bem por existir.

Explore seus sentimentos

O autoconhecimento e a inteligência emocional são fundamentais para que você consiga tratar a angústia. Ao exercitar a sua autoconsciência você perceberá os ciclos emocionais ao qual sua consciência é submetida e perceberá os gatilhos responsáveis por desenvolver essa percepção de angústia sobre si.

Logo, você entenderá como funcionam as suas emoções e saberá como lidar com elas de maneira a respeitar o seu estado de consciência sem eliminar a angústia. Mas não deixando que ela cause um impacto tão negativo em sua vida.

A angústia pode ser curada definitivamente?

Homem com as mãos no rosto.

A percepção da angústia é inata em todo ser humano, em alguns casos ela pode assumir uma recorrência e até despertar sintomas negativos no corpo e na mente. O seu agravamento acontece pela forma como lidamos com esse estado de consciência, principalmente quando damos um sentido negativo a ela.

Contudo, a angústia pode ser ressignificada como algo positivo. A partir do momento que percebemos a nossa importância no mundo e nós entendemos como seres humanos, nos tornamos capazes de desenvolver mecanismos protetivos em relação aos seus sintomas.

Dessa forma, não vinculamos por completo o nosso indivíduo ao vazio existencial próprio da angústia. E sim passamos a utilizá-la como um processo de reflexão, ou investigação, questionando a nossa existência e buscando compreender quem somos. A angústia nos ajudaria assumindo um processo de autoconsciência e significando a nossa existência.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!