Benefícios da Levedura de Cerveja: receitas, propriedades e mais!

Benefícios da Levedura de Cerveja: receitas, propriedades e mais!

Conheça os benefícios da levedura de cerveja, aprenda algumas receitas, além de entender quais suas propriedades e benefícios para o bem-estar.


Para que serve a Levedura de Cerveja?

levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um importante suplemento alimentar, rico em cromo, mineral que ajuda a melhorar problemas com colesterol. Além disso, o levedo de cerveja é um grande aliado para manutenção de índices normais de glicose no sangue.

O levedo de cerveja também é rico em vitamina B e seu consumo moderado tem função probiótica, que auxilia o processo digestivo. Esse suplemento também proporciona uma fonte de energia, além de auxiliar a manter a pele e os cabelos saudáveis.

O consumo comedido do levedo de cerveja também ajuda a manter saudável o sistema nervoso e o fortalecimento do sistema imunológico. Outro benefício de seu consumo é o ganho de massa muscular e ajuda a combater a queda de cabelo.

Neste artigo, falaremos sobre vários benefícios do consumo moderado de levedura de cerveja, conheça suas propriedades, seus benefícios, quais as formas possíveis para consumi-lo, algumas receitas com levedo de cerveja e seus benefícios após exercícios físicos.

Mais sobre a Levedura de Cerveja

levedura de cerveja

A levedura de cerveja oferece vários benefícios para a saúde, mas é sempre importante buscar ajuda de profissionais de saúde para saber se o consumo desse produto realmente será benéfico. É preciso entender as necessidades de cada indivíduo para um consumo seguro e que realmente traga benefícios.

Nesta seção do artigo você conhecerá mais informações sobre as vantagens de consumir o levedo de cerveja. Conheça suas propriedades, a origem desse suplemento, seus efeitos colaterais e contraindicações.

Propriedades da Levedura de Cerveja

A levedura de cerveja, também chamada levedo de cerveja, é um suplemento alimentar com muitas propriedades benéficas à saúde do ser humano. Mas para utilizar qualquer tipo de suplemento, é necessário o acompanhamento de um profissional de saúde.

O levedo de cerveja é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como o cromo, o selênio, o potássio, ferro, zinco e magnésio. Além de todos os benefícios trazidos por seus componentes, ele também é considerado um excelente probiótico que melhora o processo digestivo e auxilia na regulação do metabolismo do açúcar.

Origem da Levedura de Cerveja

O levedo de cerveja é formado por meio de um fungo, o Saccharomyces cerevisiae, que é proveniente da Mesopotâmia, conhecida como o berço da civilização. Desde então ele é usado na fabricação de cervejas e seu subproduto, o levedo foi introduzido como complemento alimentar.

Portanto, a levedura de cerveja é proveniente desse fungo e é utilizada desde a Idade Medieval. Hoje, além de ser utilizada como suplemento nutricional, também faz parte das receitas de pães, shakes, patês, entre outros alimentos.

Efeitos colaterais

Consumir a levedura de cerveja é considerado seguro e, inclusive recomendado para melhorar o funcionamento do organismo. Porém, seu uso em excesso pode trazer problemas como, mal-estar estomacal, gases intestinais, distensão abdominal e dor de cabeça.

Além disso, existem alguns efeitos colaterais, que apesar de serem leves podem ocorrer como inchaço. Outro ponto a se ter atenção é que apesar de possuir vitaminas do complexo B, não possui quantidade suficiente de B-12, portanto, quem necessita dessa reposição não pode contar com a levedura de cerveja para essa finalidade.

Contraindicações

Apesar de trazer benefícios para a saúde de maneira geral, a levedura de cerveja é contraindicada em algumas situações. Por exemplo, gestantes ou lactantes não devem consumir esse produto, a não ser que seja recomendação médica. Crianças também só devem consumir a levedura de cerveja a partir da recomendação do pediatra.

As pessoas que apresentam quadros de diabetes devem pedir orientação de um especialista para consumir o levedo, pois como elas fazem uso de medicamento para redução dos níveis de glicemia, pode ocorrer uma baixa muito grande do açúcar no sangue.

A levedura de cerveja também é contraindicada para pessoas com a doença de Crohn (doença inflamatória do sistema gastrointestinal). Além disso, pessoas com sistema imunológico comprometido, com infecções fúngicas frequentes ou com alergia a esse alimento, não devem consumir o levedo.

Benefícios da Levedura de Cerveja

levedura de cerveja

A levedura de cerveja traz inúmeros benefícios para o organismo das pessoas que a consomem. Entre estes, estão a melhora do sistema gastrointestinal e controle de colesterol, mas para o melhor proveito de suas benesses é preciso buscar orientação médica para seu consumo seguro.

Neste trecho do artigo falaremos sobre alguns dos benefícios trazidos pelo consumo da levedura de cerveja como, controle do açúcar no sangue, fortalecimento do sistema imunológico, ganho de massa muscular, ajuda na perda de peso, aumento na saúde da pele e melhora do raciocínio.

Controla o açúcar

O consumo de levedura de cerveja é um aliado para o controle de açúcar no sangue. Segundo estudos da Universidade de Estudos Médicos do Teerã, no Irã, o levedo de cerveja colabora para o controle da glicemia com diabetes tipo 2.

Porém, o uso desse suplemento para quem tem diagnóstico de diabetes, deve seguir recomendações de médicos especialistas, para indicação adequada para cada caso. As pessoas que já fazem uso de medicamentos para redução da glicemia não devem consumir a levedura de cerveja.

Regula o intestino

A ingestão de levedura de cerveja pode ajudar a regular o funcionamento dos intestinos, pois além de ser rica em proteínas ela também contém uma quantidade elevada de fibras. Estas ajudam a acelerar o trânsito intestinal.

Portanto, é uma grande aliada para combater a constipação (prisão de ventre) e o inchaço causado por esse problema. Além disso, esse suplemento é um probiótico natural ajudando no fortalecimento da flora intestinal.

Fortalece o sistema imune

No caso do sistema imunológico, o consumo de levedura de cerveja, por conter vários tipos de vitaminas e minerais, favorece o fortalecimento do sistema, ajudando a prevenir o surgimento de vários tipos de doenças.

Além disso, é um grande aliado no alívio do estresse, fadiga, na desintoxicação do organismo e na proteção dos nervos. Sempre lembrando que pessoas com doenças relacionadas ao sistema imune não devem consumir esse suplemento sem a orientação de um especialista, pois existem contraindicações para alguns casos.

Ganho de massa muscular

Os atletas costumam fazer uso da levedura de cerveja, principalmente os praticantes de esportes intensos. O consumo desse suplemento auxilia a recuperação muscular e assim, colabora para o aumento da massa muscular.

Portanto, esse suplemento é benéfico para quem busca aumentar a massa magra corporal, unindo seu consumo à prática de exercícios físicos. Esse benefício se deve à grande quantidade de proteínas encontradas na levedura de cerveja. É importante, antes do consumo desse ou qualquer outro suplemento e do início de exercícios, buscar orientação de um profissional da saúde.

Auxilia no controle do colesterol

Por conter grande quantidade de fibra, a levedura de cerveja auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. Isso porque as fibras diminuem a capacidade de absorção de gorduras pelo trato intestinal.

Outro fator benéfico ao controle do colesterol é a presença do mineral cromo na composição do levedo de cerveja. Esse mineral é um grande aliado para o aumento dos níveis do colesterol HDL, conhecido na medicina como o colesterol bom.

Auxilia na perda de peso

Outro benefício da grande quantidade de fibras encontrada na levedura de cerveja, é que ela auxilia na regulação do apetite. A ingestão desse suplemento ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas tenham menor necessidade de ingerir alimentos.

As proteínas presentes na composição do levedo de cerveja também são benéficas para a regulação do apetite. Para tirar maior proveito desse suplemento nessa área, deve ser consumido 30 minutos antes da refeição.

Bom para a pele

A levedura de cerveja também é bastante usada em benefício da pele, pois é um grande auxiliar para o tratamento de acnes. O levedo de cerveja possui componentes que ajudam a combater inflamações cutâneas e também a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele.

Outro benefício trazido pelo consumo moderado de levedura de cerveja é o alívio dos sintomas da psoríase e eczema. Ele também é de grande ajuda para dar mais força e melhorar a aparência dos cabelos e das unhas. Para o uso desse suplemento é importante buscar a orientação de um especialista em dermatologia.

Melhora o raciocínio

Além de todos os benefícios trazidos pela levedura de cerveja para os músculos, pele e funcionamento geral do organismo, ela também é bastante benéfica para o cérebro. Suas propriedades nutricionais são de grande ajuda para melhorar a concentração e a memória.

Portanto, usar o levedo de cerveja é benéfico para todo o organismo, porém é necessário ter atenção às contraindicações mencionadas no texto. Para ter certeza de que pode fazer uso desse suplemento é importante buscar orientação médica.

Reduz a TPM

A TPM é um mal que aflige muitas mulheres em idade fértil, trazendo inúmeros problemas que vão de irritabilidade a dores excruciantes. Desta forma, todas as indicações de possibilidades de melhora desses sintomas são bem-vindas.

O consumo de levedura de cerveja pode auxiliar reduzindo inchaços, oscilações de humor e apetite. Além disso, ele também reduz a intensidade do sintoma mais severo, que são as cólicas. Seus benefícios são trazidos pelo zinco e vitaminas do complexo B existentes nesse suplemento, que ajudam a regular os hormônios femininos.

Formas de consumo da Levedura de Cerveja

levedura de cerveja

A levedura de cerveja pode ser encontrada de várias formas para ser consumida. É possível comprá-la em pó para uso em sucos, chás e outras bebidas. Mas também pode ser encontrada na fórmula de hidratantes e produtos para os cabelos.

Nesta seção do artigo falaremos sobre duas formas mais comuns de usar o levedo de cerveja, sua fórmula em cápsulas e também em pó, para fazer receitas.

Cápsulas

Uma das formas de usar a levedura de cerveja é por meio de cápsulas ou pastilhas, que podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais. Após fazer uma consulta com um profissional de saúde e entender se esse uso será benéfico e recomendado.

O especialista poderá lhe indicar a melhor dosagem de uso desse suplemento, que pode ser ingerido junto às principais refeições. Um nutricionista, por exemplo, poderá fazer a indicação da melhor forma de utilizar o levedo de cerveja.

Em pó em receitas

Outra forma de consumir a levedura de cerveja é em pó, que pode ser incluída em bebidas como sucos, chás e até mesmo na água. Ela também pode ser adicionada em sopas, iogurtes e leite. Comece consumindo em pequenas quantidades e com orientação médica.

Abaixo algumas ideias de como usar esse suplemento.

- Vitaminas, sucos, shakes e smoothies;

- Batendo no liquidificador com frutas congeladas;

- Com leite, iogurte ou kefir (bebida feita com lactobacilos vivos);

- No preparo de sobremesas.

Shake de Levedura de Cerveja com morangos e banana

levedura de cerveja

As possibilidades de consumo da levedura de cerveja são bastante variadas, podendo ser usada no preparo de sucos, misturado no iogurte, em sopas e sobremesas. São maneiras práticas e fáceis de fazer uso dos benefícios desse suplemento.

Abaixo deixaremos uma sugestão de receita para usar o suplemento e ter os benefícios do levedo de cerveja. Uma receita prática de Shake de levedura de cerveja feita com morangos e bananas, que podem ser substituídas por frutas de sua preferência.

Indicações

Com a correria do dia a dia de trabalho, estudos e exercícios físicos as pessoas necessitam de bastante energia para dar conta de todas as atividades. Uma maneira de conseguir isso é cuidando de sua alimentação e buscando formas de ganhar mais energia.

O shake feito com levedura de cerveja pode auxiliar nesse ganho de energia e aumentar a disposição para enfrentar todas essas atividades. A receita indicada aqui é rápida e prática de fazer e fornece nutrientes importantes para ganhar mais energia. É sempre importante ter o acompanhamento de uma nutricionista para um indicação correta para cada caso.

Ingredientes

Nesta receita procuramos deixar uma proposta vegana, porém é possível substituir o leite vegetal por leite de vaca. Além disso, para quem tem dificuldades em encontrar o adoçante citado, pode usar aquele que está habituado ou mesmo usar mel ou açúcar.

Ingredientes:

- 200 ml de leite vegetal;

- 4 morangos;

- ½ banana prata;

- 1 colher de chá de levedo de cerveja;

- Calda de agave para adoçar.

Como fazer

O modo de preparo deste shake não tem segredo. Siga o passo a passo:

- Descasque a banana e corte em rodelas;
- tire as folhas dos morangos e corte ao meio;
- coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Usar o leite gelado faz com que a bebida fique ainda mais deliciosa. Ela pode ser consumida no café da manhã ou mesmo no lanche da tarde ou ceia da noite.

Patê de Levedura de Cerveja

levedura de cerveja

Muitas pessoas gostam de petiscar algo durante o dia, no momento do chá da tarde ou mesmo a noite, ao invés de consumir alimentos mais pesados. Aquele biscoito com um patê vai muito bem para esses momentos.

Portanto, vamos deixar abaixo uma receita prática e rápida de uma pasta feita com levedura de cerveja, que além de ser saborosa é uma maneira diferente de consumir o suplemento, trazendo benefícios para a flora intestinal e controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Indicações

O patê de levedura de cerveja possui vários nutrientes que são benéficos para o bom funcionamento do organismo. Ela é composta de proteínas, vitaminas e minerais, além disso possui muitas fibras que ajudam a regular o metabolismo.

Uma das propriedades que colaboram para a regulação do metabolismo é o cromo, que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Esse componente também colabora para melhorar a memória, no combate ao estresse e à fadiga. Por isso, se você estiver precisando de um reforço em algum desses casos e quer praticidade, faça uso da levedura em forma de patê e veja os resultados.

Ingredientes

Para esta receita serão usados produtos fáceis de serem encontrados, com boas propriedades para o organismo e que farão uma combinação deliciosa. Porém, essa base de patê pode ser usada com outros itens.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de levedura de cerveja em pó;

- 1 colher de sopa de queijo fresco ralado;

- ¾ de xícara de chá de creme de ricota;

- 2 azeitonas pretas sem caroço;

- 1 pimenta vermelha picada;

- ½ cenoura ralada;

- Sal a gosto.

Como fazer

O preparo dessa receita é bastante simples e rápido. Confira.

- Corte as azeitonas em pedaços;
- retire as sementes da pimenta;
- coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Caso goste, poderá deixar uma parte da cenoura e as azeitonas sem bater, para ficar com pedaços. No momento de acrescentar sal, é importante provar, pois o queijo e as azeitonas já são salgados.

Consumo a Levedura de Cerveja antes ou depois da atividade física?

levedura de cerveja

O consumo de levedura de cerveja antes ou mesmo após a prática de atividades físicas é bastante benéfico. As pessoas que praticam atividades físicas regularmente precisam cuidar da alimentação, e consumir proteínas e fibras facilita o desenvolvimento de massa magra.

Como o levedo de cerveja é rico nestes dois elementos, fibra e proteínas, além de carboidratos, é um excelente suplemento para ser consumido antes e depois dos treinos. Ele é considerado um alimento funcional, pois ajuda a fornecer a energia e reduzir os níveis de glicose no sangue.

Com isso, é possível manter a estabilidade do fluxo de energia, assim como um bom funcionamento do metabolismo, o que ajuda a prevenir lesões durante a prática de atividades físicas. Para fazer uso mais eficiente e seguro desse suplemento, é importante buscar a orientação de um profissional de saúde.

No artigo de hoje buscamos trazer o maior número de informações sobre a levedura de cerveja, sempre lembrando a necessidade de buscar orientação médica para o uso de qualquer suplemento alimentar. Esperamos que este texto seja útil para esclarecer dúvidas sobre o levedo de cerveja.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


alimentação autocuidado

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!