O que é abstinência? De diferentes drogas, duração, tratamento e mais!

O que é abstinência? De diferentes drogas, duração, tratamento e mais!

Uma crise de abstinência sinaliza reações em seu corpo em busca de retornar um equilíbrio físico e psíquico. Saiba como aliviar essas crises tocando aqui!


Considerações gerais sobre a abstinência

Homem com as mãos no rosto.

Há um padrão genético em cada ser humano que atua de maneira a manter o equilíbrio no funcionamento do nosso organismo. No entanto, esse padrão pode ser comprometido a partir do nosso comportamento, como no caso do sistema de recompensa cerebral.

Através dos neurotransmissores de prazer que atuam nesse sistema sentimos o prazer e a saciedade. Esse mecanismo que atua diretamente a sensação de prazer pode sofrer adaptações de acordo com o uso de drogas ou medicamentos e a ausência destas substâncias acabam ocasionando na abstinência.

A crise de abstinência é uma série de comandos e sintomas que aflige todos os dependentes químicos, causando muitas vezes um desconforto psíquico ou físico. Saiba sobre os seus efeitos e como o uso de drogas influencia em sua ocorrência a seguir.

Drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras

Mulher pegando comprimidos.

As drogas são poderosas substâncias capazes de distorcer o funcionamento físico e psíquico do ser humano. Independente da quantidade que você utiliza, ela irá estimular e perturbar o seu organismo de uma maneira a afetar todo o seu sistema de recompensa. Entenda um pouco mais sobre os tipos de drogas e os seus efeitos na sequência.

Como as drogas agem no organismo

Existem diversas drogas e variadas formas de utilização como, por exemplo, as drogas que são inaladas. Elas são absorvidas pelas células pulmonares alcançando a corrente sanguínea e chegando ao cérebro. Há também drogas de uso oral ou injetáveis, todas elas costumam impactar o cérebro de maneira a causar prazer e bem-estar.

É compreensível como a utilização dessas substâncias levam muitas pessoas ao vício. Pois, esse efeito descarrega nos usuários uma dose de dopamina surreal ao corpo que comumente ele não é capaz de produzir. Logo, o seu uso se torna constante e perigoso.

Uma vez que a quantidade de entorpecentes se eleva no organismo irá gerar uma série de enfermidades ao organismo tanto físicas como mentais. Enquanto no âmbito psicológico se destacam as psicoses, crises maníaco-depressivas e a síndrome do pânico. No fisiológico, a depender da droga podem ser gerados danos cerebrais e fisiológicos.

Portanto, caso os vícios não sejam parados a tempo os efeitos podem ser irreversíveis, comprometendo a sua saúde e o seu bem-estar para toda a vida.

As drogas depressoras

Homem manuseando seringa.

Algumas drogas depressoras são lícitas como o álcool, ansiolíticos e sedativos, outras são ilícitas como a morfina e o ópio. Elas são conhecidas por esse nome porque tendem a diminuir a atividade cerebral e causar sintomas como a diminuição da respiração, sonolência e até a perda de atenção e memória.

As drogas estimulantes

Já as drogas estimulantes são conhecidas por aumentar a atividade cerebral sendo capaz de gerar excitação, despertar uma sensação de coragem e até estimular a ansiedade. As drogas estimulantes mais conhecidas são a cocaína, nicotina e o crack.

As drogas perturbadoras

As drogas perturbadoras podem ser também conhecidas como drogas alucinógenas. As mais frequentes são a maconha, o ecstasy e o LSD, essas drogas podem alterar a sua percepção de espaço e tempo, a sua sensibilidade e até alterar os seus pensamentos causando alucinações e delírios.

O que é uma crise de abstinência, porque ocorre e sua duração

Tipos diferentes de comprimidos.

Existe uma série de associações que impulsionam uma crise de abstinência. Sejam elas genéticas, emocionais ou pelo estilo de vida, os seus impactos não podem ser ignorados e as suas consequências para o indivíduo precisam ser compreendidas. Descubra o que é uma crise de abstinências e suas causas na leitura abaixo.

O que é uma crise de abstinência

As crises de abstinências decorrem por uma união de sinais e sintomas originados pela ausência da droga no organismo. Esses eventos acontecem quando o seu corpo sente a ausência destas substâncias por um longo período de tempo. Elas costumam ser geradas em um processo de desintoxicação do usuário.

Por que um dependente tem crises de abstinência

Quando um organismo se adapta ao uso continuado de drogas, a presença das substâncias liberadas por essa droga se tornam comuns ao cérebro ocasionando um novo equilíbrio ao seu sistema neurológico. Dessa forma, o usuário se torna um dependente químico e estará sempre em busca dessa substância para retornar a esse estado de prazer.

Ao privar o corpo destas substâncias o corpo tende a reagir de maneira a causar desconfortos físicos e psíquicos. Isto se deve a ausência da droga no organismo e no restabelecimento de um padrão genético que havia sido alterado por elas. Estes desconfortos são chamados de crises de abstinência.

Uso e crise de abstinência, um ciclo vicioso

O processo de abstinência pode se tornar cíclico e vicioso. Geralmente, ele se inicia com o consumo das drogas provocando alterações em seu sistema de recompensa cerebral. De acordo com o uso continuado destas substâncias elas poderão provocar 2 tipos de neuroadaptações em seu organismo, que são:

- Adaptação de Oposição: este é um mecanismo que acontece em seu organismo com o objetivo de distanciar os efeitos das drogas na tentativa de expulsá-las de dentro das células.

- Adaptação de Prejuízo: neste caso o corpo irá criar mecanismo para diminuir a ação das drogas nas células através da redução de neuroreceptores, o que gera uma redução na capacidade de obtenção de prazer do corpo.

Estas adaptações cerebrais ocorrem como forma de recuperar o equilíbrio perdido pelo organismo antes da utilização das drogas. A crise de abstinência surge então como uma força contrária do organismo no sentido de expulsar essas substâncias e restabelecer o equilíbrio anterior ao vício.

Entretanto, da mesma forma que acontece a desintoxicação do corpo, as drogas retomam a sua potência inicial. Logo, as chances de quem foi dependente químico retornar ao vício são muito maiores por estarem mais suscetíveis aos efeitos ocasionando em um ciclo vicioso.

Quanto tempo dura a crise de abstinência

A crise de abstinência pode durar em média de 4 a 6 semanas após a interrupção do uso da droga. Enquanto isso, os sinais e sintomas irão variar de acordo com os fatores abaixo:

- O tempo desde o último uso;
- A taxa de eliminação da substância no organismo;
- A existência de comorbidades;
- Das características genéticas do indivíduo.

Quanto tempo sem uso começa a crise

As crises de abstinência costumam iniciar após a interrupção do uso podem variar de acordo com os hábitos de consumo e a substância consumida. Entretanto, quando a pessoa possui o uso contínuo e prolongado, as crises costumam surgir entre 6 a 24 horas após a interrupção do uso.

A crise de abstinência causada por diferentes drogas

Tipo de drogas.

A depender do entorpecente as crises de abstinências podem assumir graus diferentes. Ela irá variar de acordo com o uso e a potência dos efeitos da droga no organismo, podendo gerar sintomas mais leves até desencadear em surtos psicóticos. Compreenda mais sobre as crises de abstinência causadas por diferentes drogas a seguir.

Crise de abstinência do álcool

O alcoolismo é desenvolvido por pessoas que fazem o uso excessivo e constante de bebidas alcoólicas. As pessoas podem ser motivadas ao uso a depender dos fatores biológicos, sociais, psicológicos ou culturais, apesar de acontecer normalmente uma séria de associações ao uso abusivo do álcool.

Por ser uma droga lícita, ela tende a atingir grande parte da população mundial, só no Brasil o número de dependentes chega a 10% da população. As crises de abstinência para quem interrompe a ingestão da droga abruptamente podem iniciar em até 6 horas.

Os sintomas mais comuns de abstinência pelos alcoólatras são os tremores, distúrbios gastrointestinais, o sono, além de um estado de inquietação pela ausência do álcool. A depender do caso pode se desenvolver uma abstinência severa conhecida como "delirium tremens" causando, além dos sintomas citados, uma desorientação espacial e temporal.

Crise de abstinência por drogas depressoras do sistema nervoso central

Outras drogas depressoras podem causar crises semelhantes ao do álcool, diferenciando-se apenas pela meia-vida de cada substância no organismo. Para as que possuem meia-vida mais curta os sintomas tendem a se apresentarem mais rápido do que os mais longos.

Entretanto, a eliminação destas substâncias que possuem uma meia-vida mais longa podem ser prolongadas, gerando assim crises de abstinências mais severas ao usuário. Como uma hiperatividade autonômica capaz de aumentar a temperatura do corpo, gerar uma taquicardia e uma respiração intensa, ocasionando muitas vezes a crises do pânico.

São raros os casos que esse quadro evolui para alucinações e um rebaixamento de consciência. Entretanto, se o paciente apresentar alguma morbidade estes sintomas podem gerar insuficiência cardíaca e até levar à morte!

Crise de abstinência por drogas estimulantes do sistema nervoso central

As drogas estimulantes do sistema nervoso central (SNC) como a metanfetamina, o crack e a cocaína são potentes e tendem a viciar com facilidade. Em relação aos sintomas das crises de abstinência estão incluídas:

- Sono excessivo;
- Dificuldade de concentração;
- Depressão;
- Fadiga;
- Irritabilidade;
- Inquietação.

Alguns pacientes podem apresentar um desejo excessivo pela droga sendo capaz de torná-los agressivos e gerando quadros de depressão graves. O que pode levar muitas vezes ao suicídio.

Como prevenir crises de abstinência

Diferentes seringas.

O uso recreativo das drogas é recente, quando antes a humanidade usava as drogas apenas como medicamento ou em rituais, hoje ela está presente no nosso dia a dia. Com o uso normalizado muitas pessoas passaram a usar as drogas com recorrência, tornando-se então muitas vezes um vício. Saiba como prevenir as crises de abstinência na sequência.

Prática regular de exercícios físicos

A prática de atividades físicas regularmente ajuda o organismo a liberar substâncias capazes de causar a sensação de prazer e bem-estar. Logo, a serotonina e a endorfina liberada durante as atividades serviram como ótimos substitutos das drogas, uma vez que você estaria em um caminho mais saudável em busca da satisfação.

Alimentação saudável

A sua alimentação influencia diretamente no seu organismo, para algumas culturas indígenas, por exemplo, o alimento e a culinária servem ao propósito da cura. Portanto, ter uma dieta balanceada e ingerir muito líquido o ajudará a promover a desintoxicação, melhorar as defesas do seu organismo e proporcionar uma maior disposição física.

Evitar ambientes com drogas ou indivíduos fazendo o uso

Para aqueles que desejam largar um vício estar em ambientes ou ao lado de pessoas que fazem o uso recorrente das drogas pode ser prejudicial para o tratamento. Pois, você sentirá vontade de usá-la e muitas vezes irá ceder a tentação. Enquanto, você não possuir um domínio sobre o seu vício será insustentável viver ao lado dessas amizades.

Evite ambientes com drogas ou indivíduos fazendo o uso para que você não se prejudique. Mantenha-se ocupado ou envolvido em atividades que irão te distrair e afastar dessas situações que poderiam levá-lo ao vício. Faça esse favor para si mesmo e você se sentirá orgulhoso de sua decisão.

O tratamento para dependentes químicos

Diferentes tipos de comprimidos.

O cenário ideal para acontecer um tratamento para quem é dependente químico será quando houver um diagnóstico precoce do caso. Contudo, os tratamentos só costumam acontecer quando há uma piora do caso, nesse ponto é comum ocorrer até internações.

Não espere que o seu caso se agrave, entenda abaixo como funciona o tratamento para dependentes químicos e busque ajuda para si mesmo!

Medicamentos

Os medicamentos para tratamento dos dependentes químicos foram desenvolvidos recentemente. Eles serão escolhidos de acordo com o seu nível de dependência e do seu estado de toxicidade, sendo administrados acompanhados de uma terapia.

Existem dois tipos de procedimentos, cujo efeito varia de acordo com o seu quadro clínico. Estas medicações podem agir de diferentes maneiras, por isso a necessidade de um acompanhamento médico. Segue:

- Medicação aversiva: é administrada enquanto o paciente utiliza a droga, provocando assim um mal-estar em relação à substância na tentativa de criar um tipo de repugnância pela droga.

- Medicação substitutiva: este é o tipo de medicamento que age direto no Sistema Nervoso Central, sendo que o seu princípio ativo mimetiza o efeito da droga. Este tipo de tratamento é comum para usuários de heroína, por exemplo.

Psicoterapia

A psicoterapia se tornou um dos maiores aliados para aqueles que desejam recuperar a saúde mental e largar a dependência. Através das sessões são feitas diversas intervenções a fim de complementar o tratamento com medicamentos, pois só quando o indivíduo toma a responsabilidade para si ele será capaz de vencer o vício.

Terapia Cognitivo-Comportamental

Já a terapia cognitivo-comportamental proporciona condições para que auxiliem a mudança de pensamentos por intermédio das alterações cognitivas. A partir de alguns métodos, o terapeuta irá estimular o paciente a refletir os seus hábitos de consumo e modular o seu comportamento de maneira a causar um desinteresse pelos tóxicos.

Entretanto, assim como a terapia, esse é o tipo de procedimento que exigirá do paciente consciência do seu estado e o desejo de melhora. Pois, só assumindo a sua decisão de mudar ele conseguirá reverter o seu quadro e largar o vício das drogas.

Terapia em grupo

Atividades interativas em grupos como os Alcoólicos Anônimos tem se demonstrado eficazes no tratamento dos dependentes químicos. Uma vez que as pessoas compartilham as suas experiências e estão juntos em busca do mesmo objetivo, além de estimular a empatia juntos, eles encontram o apoio necessário para lidar com a situação.

Terapia familiar

Há muitos casos em que os dependentes químicos são largados pela família. Lidar com esta situação afastado das pessoas que ama pode tornar muito mais difícil a reabilitação. Muitas vezes até impossível, pois a maioria dos pacientes que chegam a esse estado não encontram apoio familiar.

Logo, surge a necessidade de uma intervenção familiar para que ocorra uma terapia familiar. A disposição do paciente em tentar mudar a sua condição se torna mais assertiva e logo eles conseguirão superar os sofrimentos dessa doença.

A internação psiquiátrica e como saber se é necessária

Os problemas das drogas é uma constante na sociedade. Muitas vezes, as maneiras como vivemos e as pessoas com quem nos relacionamos servem como incentivo a utilização de entorpecentes. Dada a facilidade de acesso e o nível de consumo dessas drogas pode chegar num ponto em que o dependente precisa ser internado.

A internação psiquiátrica costuma ocorrer nos estados mais graves do paciente, quando já foram feitas diversas tentativas desde o uso de medicamentos até as terapias. Passando desse ponto, caso se perceba que a vida do paciente está em risco ou ele se torna uma ameaça pública então esta será a única solução.

Como um hospital especializado pode ajudar

Em relação ao âmbito hospitalar, a dependência das drogas é tido como uma doença. Logo, surgiram diversos hospitais especializados em ajudar pacientes que são dependentes químicos.

A vantagem desses lugares é que prevalece sobre o paciente um olhar clínico, não dando abertura para julgamentos preconceituosos ou gerando qualquer tipo de aversão ao caso. Portanto, os profissionais de saúde estariam lidando com o quadro clínico desse paciente de maneira muito mais humana e assertiva, facilitando a reabilitação do mesmo.

Existem diferenças entre abstinência e fissura (craving)?

Homem deitado em um campo gramado.

O "craving", também conhecido como fissura, surge como um pensamento obsessivo, uma memória de euforia ou como um plano sobre o usuário que faz o possível para obter a substância e sustentar o vício. Diferente da abstinência que gera um sintoma mais físico do que psíquico.

Entretanto, ambos podem causar recaídas. Afinal, a abstinência funciona como uma espécie de tortura física, enquanto o craving como uma obsessão extrema para consumir a droga. O que leva muitas pessoas a retornarem o uso para que sejam interrompidos os sintomas.

Apesar de estarem distantes em nível de manifestação, os dois problemas são frutos da dependência química dos usuários. Portanto, é importante ter consciência desses estados para que eles não o surpreendam enquanto você está no processo de reabilitação.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.