O que é ansiedade? Sintomas, sinais, tipos, tratamento e mais!

O que é ansiedade? Sintomas, sinais, tipos, tratamento e mais!

Conhecido como o mal do século, a ansiedade pode apresentar sintomas que você nem pode conhecer. Entenda os seus tipos e como tratá-la tocando aqui!


As considerações gerais sobre o que é ansiedade

Mulher se encarando no vidro.

Muito provavelmente você já ouviu falar da ansiedade e, talvez, até esteja sofrendo com ela. Afinal, a ansiedade é conhecida como “doença do século” e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a OMS, o Brasil é o país que mais possui pessoas ansiosas em todo o mundo. O estudo também revelou que as mulheres costumam ser mais afetadas que os homens. Outra questão que intensificou o surgimento de casos de ansiedade foi a pandemia, onde tudo se tornou instável e até mesmo assustador.

Apesar da ansiedade ser considerada uma reação normal do nosso organismo, em excesso ela pode prejudicar as relações sociais, profissionais e o bem-estar físico e mental da pessoa. Por isso, para entender melhor o que é ansiedade e como lidar com ela, continue a leitura do artigo!

Ansiedade, como controlar e quando se torna um problema

Mulher se debatendo no chão.

Os sintomas da ansiedade surgem em diversos momentos da vida. Em alguns casos ela aponta para um grande momento que está para acontecer, como uma formatura, entrevista de emprego, ou até o dia do seu casamento.

Contudo, muitas pessoas sofrem de ansiedade de uma maneira patológica, e saber reconhecer esses casos é fundamental para facilitar o tratamento adequado. Leia e entenda mais!

O que é ansiedade

A ansiedade é uma reação normal do organismo para momentos que exigem atenção ou que representam algum desafio. O corpo adapta os batimentos cardíacos e todo o resto para enfrentar essa situação. Por isso, prevalece o medo, angústia e incerteza, você não sabe o que está por vir.

É normal se sentir assim em alguns momentos estressantes como antes de uma apresentação importante, entrevista de emprego, ou até mesmo antes de um evento que significa muito para você, como uma formatura ou casamento.

Contudo, em alguns casos, a ansiedade ocorre sem motivo aparente, ou numa frequência fora do padrão. Nesses casos, esse estado de insegurança é perpetuado e a pessoa se sente paralisada, inquieta e desconfortável.

Essas sensações atrapalham a vida da pessoa em todas as esferas, seja nos relacionamentos, no trabalho, e até mesmo sua relação consigo mesmo. Dessa forma, é importante estar atento a si mesmo para identificar quando a ansiedade tornou-se um problema.

Como controlar a ansiedade

Há diversas formas de controlar a ansiedade, mas todas elas baseiam-se em identificar quais os gatilhos que levam ao estado ansioso. Por isso a psicoterapia é tão importante, pois com a ajuda de um profissional o paciente irá identificar quais situações, pessoas ou ações que a deixam ansioso.

A partir disso, serão criadas estratégias para evitar ou lidar com essas situações. Isso inclui introduzir hábitos saudáveis como prática de atividades físicas, alimentação saudável, autocuidado, assim como retirar hábitos tóxicos como o uso de cafeína, cigarro, álcool, e até mesmo relações tóxicas.

Como se sente uma pessoa ansiosa

A forma que a ansiedade se apresenta é individual e varia em cada pessoa. Porém, de modo geral, a ansiedade traz para o indivíduo uma sensação de urgência em relação a algo, que pode, inclusive, ser desconhecido pela pessoa.

Além disso, sentimentos como preocupação, tristeza, insegurança e vulnerabilidade também são comuns. É uma sensação generalizada que algo ruim acontecerá, mas você não sabe quando nem o quê. Situações que antes eram corriqueiras tornam-se amedrontadoras e a tendência é que a pessoa se isole para evitar esses sentimentos.

Quando a ansiedade se torna um problema

A ansiedade torna-se um problema quando ela passa a ocorrer sem uma justificativa. É preciso avaliar se a pessoa deixa de realizar tarefas comuns pelo medo da ansiedade, se tem reações desproporcionais, se desenvolve fobias ou TOC.

Muitas vezes é difícil perceber sozinho que esse processo está ocorrendo, principalmente em meio a uma crise de ansiedade. Nesse sentido, a ajuda de familiares, amigos e parceiros é fundamental para ajudar a pessoa a identificar e buscar um tratamento adequado.

Sintomas e sinais de ansiedade

Homem com a mão no rosto.

Os sintomas de ansiedade extrapolam os emocionais e mentais e, muitas vezes, atingem o físico da pessoa. Para saber se você está ansioso, é essencial conhecer os sinais que o seu corpo dá.

Só dessa forma você poderá controlar a ansiedade e buscar estratégias para lidar com ela. Nesta seção vamos explicar os principais sintomas da ansiedade. Acompanhe!

Compulsão alimentar

A pessoa ansiosa busca formas de diminuir os sentimentos negativos e ter algum conforto. Muitas delas acabam utilizando a comida como válvula de escape, desenvolvendo compulsão alimentar e até outros transtornos relacionados.

De forma geral, os alimentos escolhidos para os momentos de ansiedade são os doces ou gordurosos, justamente pelas sensações que eles desencadeiam no organismo. Por isso, é fundamental tratar a ansiedade para que a compulsão alimentar não traga outros problemas, como obesidade e doenças digestivas.

Pânico e medos irracionais

Não existe uma correlação direta entre síndrome do pânico e a ansiedade. O que acontece é que é comum as pessoas ansiosas sentirem pânico, fazendo com que elas tenham medo de determinadas situações. Sobretudo, o medo da recorrência. Pois, a síndrome do pânico não só paralisa a pessoa, mas seus sintomas físicos a amedrontam profundamente.

Preocupação excessiva

Um dos sintomas da ansiedade está na preocupação excessiva. Para as pessoas ansiosas os menores problemas podem tomar proporções maiores do que se apresentam na realidade. Esta sensação muitas vezes paralisa essas pessoas e passam a causar um sofrimento constante, pois elas estarão sempre preocupadas.

Este excesso de preocupação ocasiona muitas vezes uma fadiga crônica. O que interfere no seu dia a dia por se verem impossibilitadas de lidar com as tarefas mais simples!

Inquietação constante

A ansiedade também é capaz de gerar uma inquietação constante, gerando diversas dificuldades como a falta de concentração, fadiga e insônia. Em geral, as consequências dessa inquietação gera uma angústia intensa na pessoa, a desesperando por não conseguirem relaxar.

Fatores como a inquietação geram outros grandes problemas em pessoas com ansiedade, a falta de concentração às atrapalha por não conseguirem focar em uma tarefa. Além do desconforto constante por não encontrarem algo que as distraia desse sentimento, afetando consideravelmente a qualidade de vida da pessoa e de quem está próximo.

Medo de falar em público

Se você é aquele tipo de pessoa que só de pensar em falar em público já começa a suar, a ter taquicardia e sentir falta de ar. Esta é uma prova de que você possui medo de falar em público, esse medo pode estar relacionado com o receio de julgamento.

O que desperta preocupações e uma apreensão que podem aumentar a sua ansiedade. O medo de falar em público pode também ocasionar nessas pessoas muitas vezes uma perda de consciência súbita, como um desmaio!

Problemas digestivos

Dos problemas físicos já citados, o estômago é um dos mais afetados por aqueles que sofrem de transtorno de ansiedade. O sistema nervoso pode ser afetado pela ansiedade, gerando uma desregulação no sistema digestivo. Suas funções logo ficam alteradas provocando problemas como má digestão, azia, constipação e até úlceras e gastrites.

Alterações do sono

Existem alguns sintomas específicos da ansiedade que afetam diretamente o sono. Problemas como inquietação e preocupação excessiva podem ocasionar até em episódios de insônia. Pois, muitas vezes sua mente não consegue se desligar do problema, o que torna suas noites mais difíceis por não conseguirem lidar com essa inquietação.

Existem alguns casos de pessoas que até sonham com o trabalho e ao despertar se sentem exaustas por acreditarem que estavam seguindo uma rotina diária de trabalho.

Sintomas físicos

Existem casos de ansiedade capazes de desencadear sintomas físicos bem marcantes. Geralmente, estes sintomas não são diagnosticados em exames, mas que quando manifestadas influenciam negativamente em sua saúde.

Seguem alguns exemplos destes sintomas físicos:

- Tremor;
- Taquicardia;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Sudorese;
- Problemas digestivos;
- Psoríase.

Portanto, caso perceba a ocorrência desses sintomas e não consiga identificar a sua origem, busque ajuda profissional para avaliar se é um problema psíquico ou fisiológico.

Os tipos de ansiedade

Mulher com as mãos no peito, ansiosa.

Quando a ansiedade se torna prejudicial, ela pode ser externalizada de diversas formas e através de vários transtornos de ansiedade. Cada um possui suas características, causas e tratamentos específicos. Nesse caso, é essencial o diagnóstico de um profissional para que o tratamento seja feito da forma adequada.

Continue a leitura a seguir para conhecer um pouco mais sobre os tipos de ansiedade e seus sintomas!

Transtorno de ansiedade generalizada

Conhecido também como TAG, o transtorno de ansiedade generalizada é uma manifestação bastante comum em pessoas ansiosas. Ela consiste em um estado de preocupação excessiva a depender das situações e do seu estado emocional.

O principal sintoma que se apresenta nessas pessoas é uma presença constante dos sentimentos de preocupação, o que torna essas pessoas tensas com frequência. Outros sintomas associados a TAG são a dificuldade de concentração, irritabilidade, insônia e a inquietação.

Síndrome do pânico

As características mais presentes em quem possui síndrome do pânico estão nos surtos de ataque de pânico. Nesse período as pessoas sentem uma ansiedade intensa gerando sintomas físicos como taquicardia, tremores, dificuldade de respirar, tonturas, dores de cabeça, náuseas e calafrios.

Acredita-se que estes ataques são comumente associados a uma sensação de perigo iminente, ao medo da morte ou a sensação de estar sonhando acordado. E para lidar com essas situações será necessário ou evitar esses gatilhos, ou trabalhar a sua mente de maneira a compreender o que está acontecendo consigo mesmo.

Estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático acontece quando uma pessoa vivencia, ou testemunha, experiências traumáticas. Estas experiências quando lembradas despertam no indivíduo as mesmas sensações de dor e sofrimento ocasionada pelo episódio que elas vivenciaram anteriormente.

Este é o tipo de transtorno que diminui gradualmente com o tempo, é normal haver uma redução logo no primeiro mês depois dos acontecimentos. Entretanto, há casos de estresse pós-traumático capazes de gerar pesadelos e "flashes" de memória despertando reações como irritabilidade, fuga ou crises de pânico.

Fobia simples

A fobia simples é o medo persistente e muitas vezes irracional em relação a um determinado objeto, situação ou atividade que representem quase nenhum perigo. As fobias simples que mais se destacam são o medo de lugares fechados, de aranhas, de altura, de sangue, entre outros.

Os sintomas irão variar de acordo com a fobia, entretanto, as pessoas que sofrem de fobia simples geralmente apresentam uma crise de pânico, a necessidade de fuga, além de evitar o máximo possível o encontro com esse "perigo". Outras reações físicas também são possíveis como a sudorese, dificuldade para respirar e a taquicardia.

Fobia social

Enquanto isso, o transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, consiste em um nervosismo ou medo intenso das interações sociais. O que leva muitas pessoas a se distanciar de qualquer situação que exija um contato social mais próximo, comprometendo a sua rotina e o desempenho de suas atividades no dia a dia.

A fobia social é normalmente ocasionada em eventos onde é preciso interagir com desconhecidos. Os principais sintomas apresentados por este transtorno está associado a preocupação em passar por momentos de constrangimentos e humilhação num ambiente público. Além de sintomas físicos como rubor facial, a sudorese, tremores e dificuldades ao falar.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo-compulsivo, mais conhecido como TOC, está relacionado às compulsões e obsessões que são constantes e incontroláveis. A pessoa obcecada, por exemplo, está sempre tentando lidar com pensamentos, ou imagens, que se alastram em sua consciência motivando a praticar algum ato irracional.

Enquanto as compulsões podem ser reconhecidas como manias, ou atos repetitivos excessivos, que despontam nas pessoas de forma que elas se sentem aflitas caso não consigam realizá-las. Esse comportamento é gerado de maneira a aliviar um desconforto mental como a ansiedade e a depressão.

As pessoas que possuem esse tipo de desordem acreditam que se não agirem de maneira a satisfazer a sua compulsão, algo terrível pode lhes acontecer. Entretanto, esses pensamentos obsessivos podem se agravar dependendo do número de ocorrências e transforma-se em um obstáculo para a rotina dessas pessoas.

Atitudes e comportamentos que desencadeiam a ansiedade

Mãos de uma pessoa.

Como você já deve ter percebido, há situações e condições que costumam causar ou piorar quadros de ansiedade. Para quem sofre com esse mal, torna-se primordial reconhecer esses gatilhos para evitá-los. Conheça agora 8 hábitos que podem te deixar ansioso!

Beber café ao longo do dia

Devido às propriedades estimulantes do café ele acaba se tornando um grande inimigo para aquelas pessoas que sofrem de ansiedade. Pois, a cafeína funciona como um acelerador metabólico capaz de colocar o seu corpo em estado de alerta, gerando sintomas como a taquicardia e inquietação que estimula a ansiedade.

Consumir alimentos com açúcares refinados

O açúcar refinado é capaz de influenciar em seu humor, gerar cansaço e até influenciar na sua atividade metabólica. Estas reações podem desencadear uma série de estímulos que despertam a ansiedade, além de gerar problemas mais graves como o próprio câncer!

Preocupações em excesso

A preocupação em excesso é um dos principais causadores da ansiedade. Normalmente, este estado emocional é ocasionado pelas expectativas que criamos em nosso dia a dia. Logo, passamos apenas a observar o resultado final e nos perturbamos com os problemas que surgem durante os processos.

Uma rotina mal planejada é capaz de gerar uma preocupação em excesso e muitas vezes somos os maiores responsáveis por isso. Ou seja, você pode estar causando o seu próprio desconforto e criando situações que o deixam preocupado e ansioso.

Uma vida sedentária

Caso você esteja passando muitas horas do seu dia parado, sem movimentar o corpo ou trabalhando em frente ao computador. Logo, você poderá estar levando a sua mente à exaustão e ocasionando em sua ansiedade.

A prática de exercício físico é essencial para o corpo humano, através dela você estimula o seu organismo e libera a endorfina, sendo mais conhecido como o hormônio da felicidade. E não precisa de muito para sentir a diferença, você só precisa dedicar 30 minutos de seu dia para realização de atividades físicas.

Pensamentos negativos

O pensamento positivo nos torna otimista apesar das nossas dificuldades, permitindo que cultivemos a esperança e que busquemos soluções para os nossos problemas. O pensamento está diretamente relacionado às emoções e, por consequência, influencia diretamente na ansiedade.

Portanto, sempre que for possível retome lembranças felizes em sua vida, mentalize estes sentimentos e agradeça por tudo que tem vivido. O amor e a gratidão serão fundamentais para você se sentir bem e ter uma vida mais equilibrada.

Consumo de gorduras saturadas

As gorduras saturadas possuem uma reação muito semelhante ao açúcar refinado. É através da ingestão de alimentos gordurosos que são liberados radicais livres no corpo que estimulam a liberação de cortisol, hormônio que está diretamente ligado ao estresse e à ansiedade.

Por isso, evitar o consumo de alimentos super saturados, como as gorduras animais, através de uma dieta balanceada o ajudará não só no aspecto fisiológico, mas também em seus problemas psíquicos. Lembre-se, de que para manter sua mente sã, o seu corpo também precisa estar são.

Buscar esse equilíbrio é uma escolha sua, se você deseja viver com uma boa qualidade de vida é preciso zelar pelo seu corpo. Só assim você se tornará capaz de alcançar um bem-estar físico e mental!

Consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas causam diversos estímulos ao corpo que são bastante agressivos ao seu funcionamento psíquico e físico. Os seus efeitos vão desde a taquicardia devido a liberação de adrenalina, até os problemas como redução da concentração e da capacidade de julgamento.

Esses sintomas despertam o estado de ansiedade e são capazes de levar as pessoas a sofrerem uma angústia e letargia que podem desencadear até mesmo uma depressão. Por isso, é importante ter controle sobre o seu consumo, se possível até evitá-la para que não influencie negativamente no seu tratamento contra a ansiedade.

Deixar a saúde mental de lado

A saúde mental é um dos pilares a serem sustentados ao combater a ansiedade. Se você está muito concentrado em uma rotina de trabalho, desleixado em relação ao consumo das drogas, não pratica exercícios físicos e nem possui uma dieta saudável. Com certeza você está deixando de lado a sua saúde mental.

Portanto, caso queira ter melhores resultados em seu tratamento contra a ansiedade é importante zelar pelo seu corpo e sua mente através da adição de hábitos saudáveis à sua rotina. Dessa forma, você conseguirá encontrar o equilíbrio e alcançar o bem-estar em sua vida.

Estratégias para o controle da ansiedade

Homem em posição fetal, encostado na parede.

Para quem sofre com transtornos de ansiedade controlá-la é um dos objetivos da vida. Afinal, ela está presente em vários momentos e pode prejudicar a vida social, profissional e mental da pessoa. Mas saiba que há várias estratégias que ajudam a controlar a ansiedade e tornar a vida mais leve. Conheça agora algumas!

Sessões de psicoterapia

A Psicoterapia se torna uma estratégia efetiva para aqueles que precisam de um auxílio profissional no tratamento da ansiedade. Através das sessões de psicoterapia você será capaz de realizar um tratamento colaborativo que se baseia estritamente em sua relação com o psicólogo.

Ele será responsável por mediar um diálogo consigo para que assim você consiga se comunicar abertamente. A função do psicólogo nesse ambiente de conversa é ser imparcial e objetivo de maneira a conduzir a conversa até a raiz do seu problema.

Logo, vocês estarão trabalhando em conjunto para identificar os padrões de comportamento que servem como gatilho para a sua ansiedade. Por meio do autoconhecimento você será capaz de ter uma maior resiliência e conseguirá impedir as suas crises de ansiedade conscientemente.

A prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas é um forte aliado para aqueles que sofrem de ansiedade. Pois é através do movimento que você conseguirá regular a sua atividade hormonal e fortalecer o seu corpo. Ajudando-o a prevenir diversas doenças como a obesidade, arritmia cardíaca e a pressão alta.

Para que você consiga manter uma prática constante será fundamental reservar um tempo em sua agenda, ao criar um hábito diário de 30 minutos de atividades físicas por dia você sentirá a diferença em poucos dias.

Ao praticar frequentemente uma atividade física você perceberá os resultados a curto e longo prazo. Além de reduzir os sintomas da ansiedade e por sua vez combater as suas crises. Seja uma caminhada, uma corrida ou qualquer outra atividade do seu interesse, o importante é colocar o seu corpo para se movimentar.

Meditação

A meditação é uma prática que influencia em sua atividade cerebral, dentre elas a região do córtex pré-frontal esquerdo. Esta é a região responsável por gerar um sentimento de felicidade. Além de estimular outras habilidades como o foco e a concentração, permitindo o desenvolvimento da atenção plena e ajudando-o a identificar os momentos de crise.

Não é preciso muito para alcançar esses benefícios. Através da prática do Mindfulness, por exemplo, que é acessível a todos, você poderá fazer exercícios guiados de respiração por apenas 5 minutos do seu dia. E apenas, após 3 meses de prática você sentirá o resultado.

Música

Existe um tipo de terapia realizada com música conhecida como musicoterapia. Foi feita uma pesquisa com um tratamento de musicoterapia em que mostrava uma melhora nos processos comunicativos. Além disso, ouvir música pode ativar regiões do cérebro como o hipocampo responsável pela memória.

Este tipo de terapia que une a arte musical à saúde, aproveita essas propriedades musicais como forma de alcançar o relaxamento, a extroversão e a própria liberdade de expressão como um meio de tratar os sentimentos negativos que geram a ansiedade.

Relações saudáveis

É sabido que uma convivência saudável não é uma das tarefas mais fáceis de preservar entre as pessoas. Entretanto, quando existe o carinho, o amor e compreensão se torna muito mais fácil sentir empatia pelo próximo. O que nos ajuda a compreender as nossas próprias ações e a lidarmos com as atitudes do outro.

Uma relação saudável se baseia no respeito, na confiança e na cumplicidade entre ambas as partes. O que gera uma autonomia e liberdade nas interações entre os indivíduos e sustenta uma harmonia, promovendo assim o bem-estar e estimulando emoções positivas.

Por que a respiração é uma aliada tão importante da ansiedade?

Mulher chorando.

Respirar é vida, isso todos sabemos. O que muitos não sabem é que a respiração correta não só previne a ansiedade, mas também ajuda a controlá-la. A respiração ajuda a regularizar os batimentos cardíacos, acalma a mente e permite que você pense mais claramente.

Uma respiração correta é aquela em que você enche os pulmões por completo. Por isso, quando estiver ansioso procure não respirar rapidamente, mas com tranquilidade. Experimente inspirar o ar pelo nariz durante 4 segundos, segurar o ar por 2 segundos e depois expirar calmamente pela boca.

Se sente bem melhor? Com uma respiração tranquila e ritmada, aliada aos hábitos saudáveis trazidos ao longo do artigo, você se sentirá mais confiante para lidar com a ansiedade.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!