Perfil comportamental: o que é, sua importância, como analisar e mais!

Perfil comportamental: o que é, sua importância, como analisar e mais!

Sabia que analisar o perfil comportamental de candidatos a uma vaga pode garantir sucesso na contratação? Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto.


O que é perfil comportamental?

trabalhadores discutindo assuntos em uma reunião

Atualmente, a fim de conseguir melhores resultados com relação à função que deverá ser executada, selecionar funcionários de acordo com um perfil pode ser a melhor opção para garantir que algum cargo será ocupado por alguém adequado às tarefas e situações que farão parte de seu cotidiano.

Ao ter em mente qual o perfil comportamental que deverá estar presente em seus funcionários, haverá mais chances de que haja sucesso na empresa e harmonia nas relações que acontecerão nela.

Assim, tem-se que as pessoas possuem peculiaridades, aspectos pessoais, motivações e liderança, os quais são fatores que podem ser organizados e tidos por meio de perfis. Para saber mais sobre os tipos, características e benefícios de conhecer os perfis comportamentais de seus funcionários, acompanhe as informações abaixo.

Perfil comunicador

Perfil do comunicador: homem apresentando propostas à empresa com confiança

Sabendo que o perfil comunicador, o qual apresenta qualidades voltadas à comunicação, facilidade de expressar suas ideias e projetos, autonomia e liberdade, representa um dos perfis comportamentais abordados, acompanhe mais sobre as características dele nos tópicos salientados a seguir.

Influência

Uma das principais características daqueles que se encaixam na classificação do perfil de comunicador está associada à capacidade de influenciar seus colegas de trabalho e superiores quanto à adoção de ideias e projetos, bem como mudanças nas relações de trabalho.

Assim, o perfil comunicador tende a deixar suas opiniões a mostra e busca sempre fazer com que os outros sejam influenciados por elas em âmbito social, familiar e profissional, elaborando argumentos que, por vezes, garante a realização daquilo que propõem.

Mudanças no dia a dia da empresa costumam ser provocadas por pessoas pertencentes a esse perfil, visto que a facilidade com a comunicação permite com que exercem fortes influências onde trabalham.

Comunicação

Pessoas que se inserem no perfil comunicador costumam ter ótimas habilidades no campo da comunicação, haja vista que possuem facilidade para defender suas ideias e projetos. Em meio a apresentações, é comum que recebam mais destaque e que consigam transmitir as informações de forma clara e convincente, utilizando-se de um tom firme que denota segurança naquilo que dizem.

Frequentemente se preparam bastante para que haja mais propriedade na forma que falam. Outro ponto é que são proativos e se comunicam com todos, estando atentos a momentos em que poderão prestar ajuda a seus colegas.

Liberdade

Aqueles que têm um perfil semelhante ao do comunicador são pessoas adeptas à liberdade, utilizando-se da transparência e honestidade por conta desse aspecto. Devido a isso, não colocam tantas limitações a si, fazendo com que não se sintam reprimidos de expressar suas verdadeiras emoções.

A liberdade que possuem também confere autonomia, tendo que não precisam receber ordens para executar aquilo que julgam que deve ser feito. Na maioria das vezes, esse ponto confere aspectos positivos, mas em alguns casos o excesso de liberdade pode acabar vindo à tona de maneira negativa.

Pessoas

O perfil comunicador não tende a encontrar dificuldades para lidar com pessoas, porquanto se sentem familiarizados em realizar interações sociais, sendo comum que tomem a iniciativa para que haja o início de amizades, parcerias e até mesmo de seus relacionamentos amorosos.

Com isso, cargos que demandem a interação com pessoas podem ser uma ótima opção para o perfil comunicador, havendo, por exemplo, resultados positivos na realização de vendas por conta de terem uma boa abordagem com os clientes.

Reconhecimento

Reconhecimento é algo que o perfil comunicador adora, e, para tal, sempre buscam se destacar naquilo que fazem e tentam se sentir felizes e gratos com o trabalho que possuem. Portanto, os trabalhos solicitados poderão ser entregues mais rápido do que o esperado e a qualidade de suas execuções pode surpreender a todos.

Logo, o perfil comunicador é facilmente motivado com a oferta de promoções ou prêmios, além de ser atraído pela oportunidade de alcançar metas na empresa.

Perfil planejador

Perfil planejador: uma pessoa está escrevendo em sua agenda

Tendo que o perfil planejador é de suma importância em uma empresa, vale-se apresentar algumas características sobre ele, as quais estão associadas à organização e segurança. Para tal, não deixe de acompanhar os tópicos destacados abaixo.

Organização

Um dos principais pontos do perfil planejador está ligado à organização, visto que isso é um fator essencial na vida daqueles que se encaixam nesse perfil. Assim, eles tendem a adotar comportamentos controlados e que visam ter em mãos todas as possíveis situações que podem acontecer em alguma ocasião.

Antes de realizar qualquer coisa, é comum que tenham feito anotações, organizando o dia através de uma agenda ou algo semelhante. As prioridades geralmente também estão listadas. Devido à organização, o compromisso com o que se propõem a fazer, assim como com prazos, é sempre respeitado, fazendo com que sejam conhecidos pela pontualidade e responsabilidade.

Empatia

O perfil planejador é marcado pela empatia com seus colegas de trabalho, amigos e familiares, uma vez que sempre estão dispostos a entender a situação pela qual o outro pode estar passando para oferecer conselhos e ajuda.

Ao notarem alguma alteração emocional nos outros, tratarão essa situação com respeito e compreensão, sempre respeitando as limitações e desejos deles com tranquilidade e atenção. Ao analisarem algo, buscam não manter julgamentos e tentam entender a visão dos outros.

Essa qualidade faz com que aqueles que se comportam, segundo o perfil planejador, sejam queridos por seu meio social e estabeleçam boas relações com seus colegas.

Equilíbrio

Pessoas representadas pelo perfil planejador possuem equilíbrio interior e sempre prezam por estar em sintonia com suas emoções e opiniões, utilizando-se da razão para avaliar algumas ocasiões. Portanto, a harmonia interior é bastante valorizada por eles, uma vez que tentam encontrar a medida ideal para a ocorrência de pensamentos conflitantes.

O equilíbrio ainda está presente entre a vida pessoal e profissional, haja vista que reservam momentos destinados para cada um dos papeis que executam, não permitindo que algum dos aspectos de sua vida interfira em outro, dedicando-se exclusivamente para as tarefas que devem ser executadas no momento.

Segurança

O perfil planejador também valoriza a segurança em seus diferentes sentidos. Logo, a estabilidade financeira é algo relevante na vida daqueles que se assemelham ao perfil planejador, havendo compromisso com as atividades envolvidas naquilo que lhes garante fonte de renda.

Em questões emocionais, buscam sempre se relacionar com pessoas que confiam, mantendo amizades e um relacionamento pautado na honestidade, envolvendo-se com pessoas que não viriam a prejudicar a sua saúde mental com facilidade.

Ainda há o fato de que cada ação feita é planejada, com a finalidade de evitar prejuízos, tendo total segurança nas escolhas e atitudes que realiza.

Perfil executor

Ilustração da liderança do perfil executor

Sabendo que o perfil executor corresponde ao que possui qualidades como a facilidade para ocupar cargos de liderança e para solucionar conflitos e desafios, além de boa comunicação, não deixe de acompanhar os tópicos dispostos para compreender melhor acerca dos comportamentos desse perfil.

Visão

O perfil executor consegue, por meio de seus planejamentos, ter noção sobre o que poderá acontecer no futuro da empresa caso algum planejamento seja posto em execução. Por conta de sua visão, costuma ser uma ótima opção para se consultar quanto aos progressos que poderão ser notados sob o viés de diversas circunstâncias.

Desse modo, pessoas que mantêm características do perfil executor são as melhores escolhas para avaliarem as vantagens das propostas apresentadas à empresa, assim como a possibilidade de benefícios que seriam adquiridas com propagandas ou campanhas apresentadas pela equipe interna.

Comunicação

Aqueles que se identificam com o perfil executor costumam se destacar pela facilidade que possuem para expor suas ideias, pontos de vista e projetos, além de conseguirem bons resultados como palestrantes ou ao estarem em reuniões da empresa, conseguindo fechar acordos comerciais e garantir aspectos positivos ao ambiente de trabalho com isso.

A comunicação também permite que desenvolvam boas conexões com a equipe em que estão inseridos, havendo um contato mais casual com os colegas para informar sobre as mudanças profissionais que podem acontecer, solicitar alteração nos trabalhos entregues e cobrar fatores como pontualidade.

Liderança

O comportamento daqueles que mantêm o perfil executor se alinha à liderança, uma vez que tem ótimas habilidades no que faz menção à capacidade de destinar tarefas, bem como no processo de auxílio para a realização delas, sendo bastante prestativos para garantir que os trabalhos serão executados da melhor forma.

Como líderes, tendem a receber mais respeito de seus colegas de trabalho, todavia, isso não ocorre por conta de seu nível hierárquico, mas sim pela capacidade de manter uma postura amigável e humilde independente do cargo que ocupam.

Desafios

Uma das principais coisas que chama a atenção das pessoas que se assemelham às características do perfil executor é a ocorrência de desafios. Assim, desafios, como aqueles que se referem a algo que nunca foi feito pelos outros, atraem o perfil executor e fazem com que ele se sinta mais motivado.

Desse modo, eles tendem a acreditar e elaborar hipóteses e planos para conquistar algo que poderá fazer com que sejam alvo de reconhecimento, conseguindo, na maioria dos casos, atingir ao objetivo proposto.

Conflitos

Ao contrário do que poderia se imaginar, aqueles que possuem o perfil executor se sentem satisfeitos com a ocorrência de pequenos conflitos em reuniões e entre os colegas de trabalho, ao quais são criados, sobretudo, por eles, tendo que costumam julgar estarem certos em todas as situações e gostarem de impor o seu ponto de vista.

Isso pode ser um aspecto negativo e pode colaborar para a desvinculação de uma equipe. No entanto, o perfil executor sempre busca consertar os erros que cometeu, mesmo que demore um pouco para admitir que foi o causador de algum inconveniente.

Perfil analista

Perfil analista: foto de um homem trabalhando e lendo com atenção os detalhes de um projeto

O perfil analista é aquele que possui características relacionadas à atenção aos detalhes, à calma e ao perfeccionismo. Com o objetivo de conhecer mais a respeito dos comportamentos mantidos por aqueles que possuem o perfil analista, acompanhe as informações dispostas a seguir.

Detalhes

O perfil analista costuma, por natureza, ser bastante curioso e estar sempre atento aos mínimos detalhes. Por conta disso, podem se tornar excessivamente exigentes ao exercerem tarefas que dependam do trabalho de outros profissionais, ao passo que também podem se cobrar demais por julgarem não terem atingido todos os detalhes como o solicitado.

Com base nisso, o trabalho que exercem possui sempre características embasadas na atenção a todos os detalhes que devem estar contidos na tarefa. Em seus relacionamentos, a atenção é um fator fundamental, sabendo que se concentram em tudo para que suas interações ocorram conforme o esperado.

Perfeccionismo

Dentre todos os perfis, o analista é aquele que mais tem chances de desenvolver a autocrítica, visto que são excessivamente perfeccionistas e sentem que seus resultados não estão de acordo com aquilo que era esperado pelo fato de haver pequenos pontos contrastantes com o planejamento, os quais podem ser mínimos e de pouca relevância.

O pessimismo também pode vir à tona, uma vez que sempre imaginam o pior cenário e buscam erros com excessividade, esquecendo-se de dar valor para os seus progressos e qualidades por julgarem que não conseguem atingir a perfeição com aquilo que fazem.

Método

Uma qualidade do perfil analista é a de que sua obsessão por perfeccionismo acaba resultando na criação de métodos e processos para otimizar a produção e garantir maior qualidade. Assim, é comum que encontrem o seu próprio modo de trabalhar e de se organizar, alcançando mais autonomia e resultados.

As regras, mesmo quando são criadas por eles, tendem a ser respeitadas ao máximo, porquanto acreditam que assim tudo ocorrerá como o esperado. Por conta de seus métodos, são bastante organizados e sempre fazem um planejamento antes de realizar atividades em âmbito pessoal e profissional.

Respirando fundo

Pessoas que se enquadram no perfil analista possuem dificuldade de manter a calma e se sentem inseguros diante de pessoas que discordam de seu ponto de vista, fazendo com que haja a ocorrência de transtornos emocionais.

A perda da calma ainda ocorre ao sentir que não está sendo compreendido pelos outros. Devido a essa característica, o perfil analista precisa trabalhar mais no campo emocional para conseguir respirar fundo e prosseguir com algo que aparentemente seja complexo e inesperado.

Planos sem apego

O perfil analista também tem a capacidade de formular planos e hipótese sem a necessidade de se apegar a alguma situação, uma vez que com algum esforço podem conseguir encontrar uma saída para algo inesperado.

Assim, formulam seus planejamentos contando com as diversas hipóteses que podem acontecer, não havendo apego com alguma condição específica. Logo, se manterem a calma, em pouco tempo conseguirão sair de alguma situação inconveniente, mesmo que isso implique o desapego de algo, como alguma condição.

A importância do perfil comportamental

Grupo de colaboradores reunidos, sorrindo para a fotografia, demonstrando satisfação no ambiente de trabalho

Tendo em vista que os comportamentos mantidos pelas pessoas podem ser subdivididos em perfis, conhecer a qual desses perfis você ou seus funcionários pertencem pode ser de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa ou para o seu crescimento pessoal. Nesse sentido, acompanhe as informações dispostas abaixo.

Autoconhecimento

Caso deseje fazer uma avaliação ampla sobre as ações que vem praticando, você poderá conhecer a qual perfil comportamental pertence. Com essa informação, conseguirá conhecer mais acerca de si e poderá ver quais são os pontos que devem ser explorados, bem como aqueles que precisam de aprimoramento.

Essa análise pessoal fará com que consiga ver suas qualidades com mais nitidez, tendo que se utilizar delas poderá fazer com que receba oportunidades em âmbito profissional e melhore suas interações sociais. Ao melhorar alguns pontos, poderá ver melhoras em seus relacionamentos e na forma com que é visto por seus colegas e familiares.

Motivação profissional

Tendo como base o seu perfil profissional, você poderá entender quais são os seus verdadeiros objetivos profissionais e o que vem te motivando a prosseguir com seus projetos. Logo, compreender suas motivações fará com que entenda melhor sobre si e reconheça o que realmente deseja enquanto profissional.

Com relação à possibilidade avaliar o perfil comportamental de seus funcionários, ter em mãos informações sobre eles fará com que trabalhe nas motivações que dará a cada um deles, garantindo melhores resultados nas tarefas em executam.

Diminuição na rotatividade

Saber qual é o perfil profissional de seus funcionários pode fazer com que haja menos rotatividade dentro da empresa, visto que entender a forma com que pensam é essencial para que haja harmonia entre todos os colaboradores, além de garantir que as tarefas executadas por cada um estarão de acordo com seus interesses e capacidade.

Ao contratar, saber qual perfil comportamental se espera para cada função poderá fazer com que o colaborador esteja relacionado com a função que irá executar. Fazendo isso, há mais chances de que a equipe se mantenha unida.

Como analisar o perfil comportamental

Líder analisando o perfil comportamental de um possível colaborador

Conhecer informações voltadas à análise do perfil comportamental, reconhecendo o qual é pertencente aos seus funcionários, bem como outros aspectos, poderá fazer com que tenha uma visão mais ampla sobre os benefícios e características dos perfis comportamentais. Assim sendo, leia os tópicos abaixo com atenção.

Entenda o perfil dos seus funcionários

Algo fundamental para o bom desempenho de uma empresa é que seus colaboradores estejam inseridos em funções que sejam adequadas às suas habilidades e comportamentos. Assim, entender quais são os perfis comportamentais de bons funcionários em suas tarefas pode ser de grande relevância para que as futuras contratações selecionem candidatos com aspectos semelhantes.

Ademais, saber qual o perfil comportamental de seus funcionários fará com que conheça mais acerca de sua equipe, sabendo quais motivações poderão ser ofertadas a cada grupo, a fim de conquistar melhores resultados e progresso para os projetos que realizam.

Trace o perfil desejado para cada vaga

Com base nas informações referentes ao perfil comportamental dos colaboradores de sua empresa, haverá mais chances de que as futuras contratações sejam bem-sucedidas, uma vez que cada um dos grupos mantidos no ambiente de trabalho possui necessidades específicas, as quais poderão ser atendidas com a inserção de perfis que se complementam.

Portanto, reúna características comportamentais que mais se adequam a cada vaga, definindo o perfil que deseja ser o mais adequada e que terá mais facilidade para se adaptar à equipe já existente.

Atenção à missão e aos valores da organização

Sabendo que muitas pessoas tendem a abandonar seus trabalhos por alegarem insatisfação, uma vez que não se adequam aos valores e à missão da organização, levar isso em consideração antes de realizar uma contratação pode ser um fator de suma importância.

Dessa forma, considere a cultura da empresa ao formular o perfil comportamental que mais se adequa à instituição, atentando-se ao fato de os candidatos a alguma vaga precisam manter pensamentos e ações relacionadas às crenças de sua equipe e organização, pois assim problemas posteriores poderão ser evitados.

Especificidades de cada área de atuação

Um ponto relevante a ser abordado é o de que o perfil comportamental de cada funcionário deve ser adequado a área em que ele irá trabalhar.

Levando em consideração que dentro de uma empresa há a ocorrência de grupos já formados, como a equipe de marketing ou a que trata das questões financeiras, selecionar colaboradores que tenham um perfil comportamental adequado à sua área de atuação fará com que se desenvolva melhor em suas tarefas.

Logo, devido à importância da familiaridade com o grupo em que o futuro colaborador será inserido, incluir os comportamentos da equipe será fundamental para que a contratação tenha sucesso.

Perfil comportamental dos top performers

Há alguns colaboradores que se destacam em uma empresa por conta da qualidade de seus trabalhos, atenção aos prazos de entrega, proatividade e outras qualidades que fazem deles os melhores de uma empresa, sendo conhecidos como os top performers.

Diante disso, surge o desejo de que haja mais profissionais semelhantes a eles dentro da organização, fazendo com que informações voltadas ao perfil comportamental que possuem sejam essenciais para que haja a contratação de mais colaboradores semelhantes.

Assim, ao colher o perfil comportamental dos candidatos para alguma vaga, dê preferência àqueles que mantêm sua forma de agir e pensar próxima daqueles que são considerados os top performers em sua função.

Testes de ponta

Com objetivo de saber a qual perfil comportamental os candidatos a alguma vaga pertencem, bem como os funcionários de sua equipe estão inseridos, cabe-se a utilização de testes de ponta, os quais garantirão um resultado baseado nas atitudes que eles mantêm.

Assim, considere a possibilidade de utilizar testes como o DISC, STAR, IAC, HBDI, e outros, pois eles poderão garantir a qual perfil comportamental alguém mais se encaixa.

Análises profundas das competências

Após a realização de teste e de entrevistas, tendo ainda o perfil comportamental de um candidato, faça uma análise acerca das competências que ele possui e como elas poderiam contribuir para o progresso da empresa.

Compreenda os pontos positivos e negativos do candidato, bem como aspectos associados às suas características emocionais. Nesse sentido, leve diversas informações em consideração antes de fazer uma contratação.

A análise de perfil comportamental é confiável?

Reunião de colaboradores, discutindo e argumentando um assunto

Um ponto a ser salientado está relacionado à confiança que deve ser entregue ao perfil comportamental. Em primeiro lugar, tem-se que essa forma de caracterizar pessoas com base em seus comportamentos, é, de forma geral, bastante confiável.

Com isso, pode-se dizer que o perfil comportamental é algo de grande ajuda para selecionar possíveis colaboradores, de acordo com o cenário em que estarão inseridos em seu dia a dia na empresa, contudo, não deve ser a única forma de avaliação.

Com base nisso, saiba que é preciso ter mais informações antes de realizar uma contratação e que o perfil comportamental é algo que apenas irá garantir que um profissional poderá ser o mais indicado para trabalhar com determinada equipe, garantindo também que se adaptará à organização.

Logo, também leve em conta fatores como as habilidades profissionais e o conhecimento do profissional para a função, além de outros aspectos relacionados.

Autor deste artigo

Olá! Sou Daniela Marques, paulista apaixonada, sagitariana e redatora.
Escrever, para mim, é estar em constante aprendizado e espalhar conhecimento! Fazer parte da equipe Sonho Astral está sendo algo incrível, visto que entender melhor acerca de nossos sonhos é de suma importância para visualizarmos nossas qualidades e pontos que devem ser melhorados!

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos trabalho

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.