O que é apneia do sono? Sintomas, causas, tipos, tratamento e mais!

O que é apneia do sono? Sintomas, causas, tipos, tratamento e mais!

A apneia do sono conheça seus sintomas, suas causas, os tipos de apneia existentes, os possíveis tratamentos e muito mais.


Considerações gerais sobre o que é apneia do sono

Mulher dormindo no sofá.

A apneia do sono, também conhecida como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença que causa a obstrução das vias respiratórias. Esta é uma doença crônica que evolui caso não seja tratada.

A obstrução causada pela apneia pode ser parcial ou total das vias respiratórias. Estas paradas ocorrem várias vezes durante o sono. Isso ocorre porque o ar é impedido de chegar até os pulmões. Vários fatores contribuem para o desenvolvimento de apneia do sono como, relaxamento dos músculos da garganta e língua, aumento do tamanho das amígdalas e adenoides, entre outros.

No decorrer deste artigo entenda melhor o que é apneia do sono, informações como: sintomas, diagnóstico, suas principais causas, os possíveis tratamentos, os tipos de apneia existentes, o controle dos sintomas e os procedimentos cirúrgicos.

Apneia do sono, principais sintomas e confirmação do diagnóstico

Casal dormindo em uma cama.

A apneia do sono é causada por uma parada temporária da respiração, ou uma respiração superficial durante o sono, levando as pessoas a roncarem e terem um sono perturbado em que não há descanso e relaxamento.

Neste trecho do artigo você descobrirá mais detalhes sobre o que é apneia do sono, quais são os principais sintomas apresentados, como é feito o diagnóstico da doença e qual a relação entre o ronco e a apneia.

O que é a apneia do sono

A apneia do sono é uma doença que provoca várias paradas respiratórias momentâneas ou mesmo uma respiração superficial durante o sono. Estas paradas da respiração levam as pessoas a roncarem e faz com que elas não descansem durante o sono, não conseguindo recuperar suas energias.

Desta forma, as pessoas acometidas por esta doença sentem sonolência durante o dia, além disso a apneia do sono provoca outros sintomas como, problemas de concentração, dores de cabeça, irritação e até mesmo problemas de impotência.

A principal causadora da apneia do sono é a obstrução das vias respiratórias devido a um relaxamento dos músculos da faringe. Outros fatores que podem aumentar os riscos de desenvolver apneia obstrutiva do sono é o uso de álcool entre outros hábitos que veremos mais à frente.

A relação entre ronco e a apneia do sono

Há uma grande ligação entre o ronco e a apneia do sono, porém nem todo ronco está relacionado à doença. O ronco é causado pela vibração dos tecidos do palato mole durante a passagem do ar na respiração. Desta forma, quanto mais esforço as pessoas fazem para respirar, e quanto mais flácido os tecidos, mais será o som do ronco.

Esta obstrução durante a respiração noturna pode causar a apneia completa ou parcial, é por isso que o ronco pode ou não estar relacionado a apneia obstrutiva do sono. Por isso, quando as pessoas roncam alto, e apresentam sonolência e cansaço diurno sem motivos aparentes, é importante buscar a opinião de um profissional de saúde.

Os profissionais da medicina do sono pertencem a diferentes setores da saúde como, especialistas em neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia, entre outras especialidades.

Os principais sintomas de apneia do sono

Agora conheça alguns dos principais sintomas apresentados por quem sofre como apneia do sono:

- Ronco muito alto durante o sono;
- A pessoas acorda várias vezes na noite, por segundos e de forma imperceptível;
- Sufocamento ou paradas respiratórias durante o sono;
- Sensação de sono e cansaço durante o dia;
- Perder urina durante o sono, ou acordar para urinar;
- Apresentar dor de cabeça pela manhã;
- Redução do rendimento no trabalho e estudos;
- Apresentar problemas de concentração e memória;
- Apresentar irritabilidade e depressão
- Impotência sexual.

A apneia obstrutiva do sono surge com maior frequência em pessoas acima de 50 anos, e a quantidade e intensidade dos sintomas mudam conforme a gravidade da doença.

Como confirmar o diagnóstico

Para descobrir e confirmar o diagnóstico de apneia do sono é preciso buscar a opinião de um profissional de medicina, que fará a indicação de alguns exames como a polissonografia. Este exame faz uma análise sobre a qualidade do sono, que mede as ondas cerebrais, a movimentação dos músculos respiratórios, a quantidade de ar que flui durante a respiração e o nível de oxigênio no sangue.

Neste exame é possível identificar a apneia obstrutiva do sono, assim como outras doenças que interferem na qualidade do sono. Além disso, o médico fará uma avaliação geral do histórico clínico da pessoa e exames físicos dos pulmões, face, garganta e pescoço. Esta análise clínica ajudará a definir o tipo de apneia do sono que está ocorrendo.

As principais causas da apneia do sono

Mulher dormindo em uma cama.

Existem várias causas que levam a apneia do sono, que vão desde estrutura física das pessoas, às condições de saúde. Normalmente, não é apenas um fator que leva a apneia, mas sim o conjunto de vários problemas físicos.

Nesta parte do artigo vamos entender melhor quais as causas que levam ao desenvolvimento da apneia obstrutiva do sono. Abaixo falaremos sobre os vários causadores deste problema.

Alterações anatômicas

Um dos fatores que está relacionado ao surgimento da apneia do sono é a alteração anatômica que pode ocorrer no organismo das pessoas. Uma delas, por exemplo, é o aumento das amídalas e adenoides, principalmente em crianças.

Outras alterações anatômicas que podem causar a doença são o retrognatismo, (que é a diminuição do tamanho da mandíbula inferior, ou o queixo deslocado para trás), aumento da circunferência do pescoço, desvio de septo nasal, pólipos nasais e hipertrofia dos cornetos (estrutura do nariz). Todas estas alterações podem ser descobertas por médicos especialistas.

Congestão nasal

Nem sempre os causadores da apneia são problemas complicados, a doença pode ser causada por situações mais simples como a congestão nasal, por exemplo, que é um problema mais comum que as pessoas enfrentam.

A congestão nasal pode estar vinculada a quadros infecciosos ou mesmo crônicos, como a rinite alérgica, causando a apneia obstrutiva do sono. Novamente, um profissional da saúde é indispensável para entender o que pode estar causando o problema.

Idade ou obesidade

Outros fatores também podem levar a quadros de apneia do sono como a idade e a obesidade. No caso da idade, com o envelhecimento as pessoas passam por um processo de flacidez, que também atinge os tecidos da orofaringe (garganta e língua) o que causa a obstrução da passagem de ar. Este problema costuma ser mais comum em pessoas com mais de 65 anos.

No caso da obesidade, ocorre o acúmulo de gordura nas estruturas que fazem parte da faringe e da língua, o que causa a redução de espaço para a passagem do ar. Desta forma, o ganho de peso é um dos fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da apneia.

Consumo de álcool e cigarro

A ingestão de bebidas alcóolicas também favorece para o desenvolvimento de apneia do sono, isso porque o álcool causa um maior relaxamento dos músculos da garganta. Este fato pode fazer com que haja interferência na maneira como o cérebro controla os músculos envolvidos na respiração, com isso a respiração fica mais difícil causando a apneia.

Outro fator causador da apneia obstrutiva do sono é o uso do tabaco, ou fumar diariamente. Este elemento causa inflamação das vias respiratórias superiores, o que também causa interferência nos mecanismos de controle do cérebro sobre a respiração.

Consumo de calmantes, relaxantes musculares e opióides

As pessoas que fazem uso de calmantes, relaxantes musculares ou opióides podem também desenvolver a doença. Isso ocorre, pois estes medicamentos causam o relaxamento dos músculos da boca e garganta.

Outro ponto afetado pelo uso de calmantes, relaxantes musculares e opióides, é que eles agem diretamente no cérebro das pessoas. Sendo assim, reduzem o controle exercido por ele sobre os músculos da respiração.

Os tipos de apneia do sono

Mulher dormindo em uma cama.

A apneia do sono além de terem vários causadores, também possui tipos diferentes da doença. Para descobrir qual o tipo de problema está ocorrendo, e também quais os tipos de tratamentos são mais indicados em cada caso, um médico deve ser procurado para fazer uma análise mais profunda.

Nesta parte do artigo você encontrará a explicação sobre os três tipos de apneia obstrutiva do sono existentes. Entenda como é a Apneia Obstrutiva do Sono, Apneia Central do Sono e a Apneia Mista do Sono.

A apneia obstrutiva do sono

Um dos tipos de apneia que acometem as pessoas é a Apneia Obstrutiva do Sono, é a mais comum, pois é causada por vários motivos, todos relacionados a fatores físicos como o relaxamento dos músculos da respiração.

Além disso, outros causadores deste tipo de apneia estão ligados ao estreitamento da passagem do ar na garganta, alterações anatômicas como o engrossamento do pescoço, aumento das adenoides nasais e também a redução ou deslocamento da mandíbula.

A apneia central do sono

No caso da Apneia Central do Sono, seu surgimento ocorre logo após a pessoa passar por alguma doença que cause uma lesão cerebral, que altere a capacidade do cérebro de controlar os músculos responsáveis pela respiração.

As doenças que afetam o cérebro são tumor cerebral, AVC ou até mesmo doenças degenerativas do cérebro. Novamente, para entender melhor qual o causador da apneia do sono e quais os melhores tratamentos é necessário buscar a ajuda de um profissional da saúde.

A apneia mista

O último tipo desta doença é a Apneia Mista do Sono que tem este nome por ter dois fatores causadores. No caso da Apneia Mista ela é causada tanto pelo relaxamento dos músculos respiratórios da Apneia Obstrutiva, quanto por problemas cerebrais causados por doenças degenerativas da Apneia Central. Este tipo de apneia é a mais rara de ocorrer.

Além dos três tipos de apneia do sono citadas aqui, também é possível desenvolver apneia temporária, que ocorre quando as pessoas passam por um processo de inflamação das amígdalas, tumor ou pólipos na região da garganta, que podem dificultar a passagem do ar na respiração.

O tratamento de apneia do sono e as principais abordagens para controlar os sintomas

Homem dormindo no sofá com um livro no rosto.

Os tratamentos para apneia do sono, assim como as abordagens para o controle dos sintomas são variados e dependem do tipo de apneia. Um especialista após avaliar o quadro do paciente, fará a indicação da melhor forma de tratamento para cada caso.

Nesta parte do texto, você irá conhecer algumas abordagens de tratamento para a apneia, falaremos sobre aparelhos intraorais, Aparelho de pressão positiva, mudanças no estilo de vida, tratamento com o fonoaudiólogo, entre outros.

Aparelhos intraorais

Os aparelhos intraorais têm a função de aumentar o espaço por onde o ar passa nas vias respiratórias. Este aparelho faz com que a mandíbula fique no lugar correto, sem se deslocar, isto colabora para desobstruir as vias aéreas superiores.

Este aparelho exige um período de adaptação, além da necessidade de controles periódicos e ajustes, porém as pessoas costumam se adaptar com facilidade a seu uso. Os aparelhos intraorais são bastante eficazes principalmente em casos de apneia do sono leve a moderada e também em roncos simples.

Aparelhos de pressão positiva (CPAP)

A sigla CPAP vem do nome em inglês deste aparelho, Continuous Positive Airway Pressure, em português é conhecido como Aparelho de Pressão Positiva. Ele se parece com uma máscara de oxigênio, porém sua função é forçar a entrada do ar nos pulmões.

Desta forma, a respiração se torna mais próxima ao normal e assim o sono não é interrompido, ajudando as pessoas a relaxarem e dormir mais tranquilamente. O uso deste aparelho é indicado para a apneia obstrutiva, em casos onde a obstrução das vias respiratórias é total. Para saber qual o melhor tratamento um médico deve ser consultado.

Mudanças no estilo de vida

Além de aparelhos que ajudam a melhorar a capacidade respiratória noturna, a mudança no estilo de vida das pessoas também é de grande ajuda para melhorar o problema. Cada caso é diferente, e ao consultar um profissional de saúde ele poderá sugerir algumas mudanças como, perda de peso e exercícios.

Estas alterações do estilo de vida são benéficas para ajudar a reduzir a pressão sobre as vias aéreas, além de fortalecer a musculatura ao redor das vias. A indicação desta ou outras formas de tratamento devem ser feitas por médicos especialistas.

Tratamento junto ao fonoaudiólogo

Tratamento com especialista em fonoaudiologia é de grande ajuda para pessoas que sofrem com apneia do sono. Este tratamento pode auxiliar na redução dos índices de apneia, do grau de severidade do problema, os índices de saturação noturnos, os despertares e microdespertares e até mesmo a redução da quantidade de ocorrências durante a noite.

O profissional de saúde também pode indicar tratamento fonoaudiológico também como forma de ampliar os resultados de cirurgias de tratamento das apneias do sono. Esta complementação no tratamento pode eliminar resíduos de apneia.

Controle de doenças

As apneias do sono além de causarem problemas de oxigenação, interrupções da respiração, também fazem com que as pessoas despertem várias vezes durante a noite. Isso resulta em cansaço e sonolência durante o dia, falta de produtividade e até mesmo de libido.

Além desses problemas, a longo prazo as consequências trazidas pela apneia do sono são ainda mais preocupantes. Estas pessoas podem ser acometidas por hipertensão, diabetes, depressão, doenças arteriais, infartos e derrames.

Portanto, buscar ajuda profissional para resolver esta doença também trará o benefício de controlar outras doenças. Aumentando também a qualidade de vida dos indivíduos.

Principais procedimentos cirúrgicos para o tratamento de apneia do sono

Mulher dormindo em uma cama.

Além dos tratamentos com aparelhos, mudanças de hábitos e estilo de vida, também há a opção de realizar procedimentos cirúrgicos para o tratamento da apneia do sono. Esta opção normalmente é a última indicada pelos profissionais de saúde.

Abaixo falaremos sobre os vários tipos de cirurgias existentes como, cirurgia para remoção de tecido, cirurgia para reposicionamento do queixo, para colocação de implante e para criação de nova passagem de ar.

A cirurgia

As cirurgias são utilizadas como tratamento da doença de apneia do sono, após a tentativa de outras formas de terapias sem sucesso. Cada caso de apneia possui uma cirurgia específica que será eficiente para cada indivíduo.

Desta maneira, é preciso buscar um profissional de saúde especializado em problemas relacionados ao sono, que fará a indicação da melhor forma de tratamento. Nesta indicação também costuma ser levada em consideração a opinião do paciente.

Cirurgia para a remoção de tecido

Após a tentativa de outros tipos de tratamentos para apneia do sono, existem também vários tipos de cirurgias que podem ser indicadas para a solução deste problema. Em uma consulta com médico especialista, e após análise do caso, a cirurgia para remoção de tecido pode ser indicada.

A cirurgia para remoção de tecido, como o próprio nome diz, é realizada para retirada de excessos de tecido existente na parte de trás da garganta, assim como as amígdalas e adenoides. Desta forma, é evitado que estes tecidos obstruam a passagem de ar, provocando o ronco e a apneia.

Cirurgia de reposicionamento do queixo

Um dos procedimentos cirúrgicos indicados para o tratamento da apneia do sono é o reposicionamento do queixo. Essa cirurgia é recomendada quando há uma retração do queixo, que causa a redução do espaço entre a língua e a parte de trás da garganta.

Com o posicionamento correto do queixo a passagem do ar fica mais fácil, o que ajuda a melhorar o problema de apneia do sono. Um profissional da saúde saberá se este procedimento é o mais indicado para cada caso.

Cirurgia para a colocação de implantes

Outro procedimento que poderá ajudar a resolver o problema de apneia do sono é a cirurgia para colocação de implante. Este procedimento pode ser usado como uma opção à retirada de tecido e também será de grande ajuda no tratamento da doença.

Este implante ajuda a afastar os tecidos moles da boca e da garganta. Com isso, a passagem de ar se torna mais fluida, fazendo com que a pessoa respire com mais facilidade, e assim terá um sono mais relaxante e renovador.

Cirurgia para a criação de nova passagem de ar

A cirurgia realizada para a criação de nova passagem de ar só é utilizada em casos extremos, em que o paciente corra risco de morte por causa da apneia do sono muito grave. Em uma consulta com especialista ele fará a análise do quadro, verificará com exames os possíveis danos causados pela apneia, para então decidir por esta cirurgia.

Após tentar todas as outras formas de tratamento para a apneia, e verificando que nenhum deles foi eficaz, o especialista fará a indicação da cirurgia. Este é um procedimento cirúrgico bastante complexo, pois é feito um canal na garganta, que permitirá a passagem do ar para os pulmões.

Ao saber o que é apneia do sono, existe algo que pode ser feito para ajudar quem sofre do distúrbio?

Mulher dormindo em cima de um banco.

Conhecendo melhor o que é apneia do sono, ficará mais fácil buscar ajuda de um profissional de saúde. Este profissional fará análise do histórico do paciente, solicitará exames como a polissonografia para entender melhor o caso de apneia do sono.

Inicialmente, o especialista fará a indicação de algumas alterações no estilo de vida, com a inclusão de exercícios físicos, redução da ingestão de álcool, assim como a eliminação do uso de tabaco. Além disso, é possível que sejam feitos tratamentos combinados entre vários especialistas, para um tratamento com melhores resultados.

No texto de hoje buscamos trazer o maior número de informações relacionadas aos problemas de apneia do sono. Esperamos que estas informações tenham sido úteis.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números