O dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós: Novena, comemorações e mais!

O dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós: Novena, comemorações e mais!

O Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma data muito especial para os devotos da Santa. Saiba tudo sobre aqui!


Considerações gerais sobre o Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Estatueta de Nossa senhora.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma das representações da Virgem Maria, a mãe do Salvador Jesus, o Messias. A Santa é responsável por desatar os nós da vida do fiel que o influenciam ao pecado, separando, assim, o homem de Deus e, consequentemente, da Santa. Esses nós simbolizam diversos tipos de dificuldades.

Assim, é prazer e objetivo de Nossa Senhora resolver os problemas do devoto para ajudá-lo a fortalecer sua vida espiritual. Por essa tamanha misericórdia e graça, foi instituído o Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Na data comemorativa, os fiéis conectam o seu espírito aos céus, rendendo homenagens e petições à Virgem Maria.

Nesse texto, você vai descobrir os principais dados sobre o dia da Nossa Senhora e conhecer um pouco mais sobre a história dessa poderosa Santa, incluindo informações sobre a imagem, o poder da representação simbólica e outros conteúdos. Continue o texto e boa leitura!

O dia de Nossa Senhora Desatadora de Nós e a Novena

Estátua de Nossa Senhora.

A comemoração do dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós contempla um período de 9 dias, chamado Novena, em que são realizadas orações para a Santa. Conheça abaixo a reza detalhada de cada dia da Novena!

O dia de Nossa Senhora Desatadora de Nós e comemorações

O Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós ocorre em 15 de agosto. Para comemorar, os fiéis costumam realizar orações em um período de 9 dias, chamado “Novena”. Essas rezas objetivam receber alguma graça divina e, por isso, são compostas majoritariamente por pedidos de socorro e libertações.

A Santa é homenageada no mundo todo, mas teve surgimento na Alemanha em meados de 1700, quando um padre pediu a retratação da Virgem Maria em um quadro. O pintor Johann Schmittdner, inspirado na frase de Santo Irineu, retratou a Virgem Maria em uma linda pintura que, logo, se tornou objeto de devoção por milhares de fiéis até os dias de hoje.

Novena para iniciar em seu dia

A Novena é um período de 9 dias em que os devotos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós realizam diversas orações para a Santa. Na Novena, alguns fiéis costumam acender velas e pedir para a Virgem Maria desatar todos os Nós que estão no caminho e conceder sua graça e seu favor.

Como é um período dedicado exclusivamente à Santa, O Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós serve para pedir forças e a completa eliminação do sofrimento. Para cada dia da Novena, há uma oração específica. É importante você saber como são esses dias, para ser mais objetivo em seus pedidos.

Primeiro dia da novena

No primeiro dia da Novena, você irá realizar a oração a Nossa Senhora da seguinte maneira:

Oh gloriosa Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Com o teu imenso poder de mãe pura, responda ao meu clamor e me socorre neste momento de aflição. Com o seu santo manto conceda-me a bênção e me proteja contra todos os tipos de maldades. Me liberte dos pecados e conceda-me a graça de (diga o seu pedido) e te retribuirei com todo o meu amor.

Após realizar a oração, você deve rezar 7 Pais-Nossos, 7 Credos e 7 Ave-Marias. Essas são rezas complementares que tornam o primeiro dia mais poderoso e fornecem maior segurança e proteção para o fiel no mundo espiritual.

Segundo dia da novena

No segundo dia da novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, você vai rezar 7 Pais-Nossos, 7 Credos e 7 Ave-Marias após a oração da Santa. Faça a reza da Virgem Maria primeiro e só depois reze as 3 orações citadas. Para a Nossa Senhora, ore da seguinte forma:

Minha amada alma caridosa, cheia de amor e completa devoção, me coloco diante de ti, humildemente, para pedir o seu amparo nesta hora de incerteza e tribulações. Conceda-me o seu livramento contra toda a inveja, fluidos negativos e mau-olhados. Com a sua pureza, desate os nós da minha vida. Que eu seja digno do meu pedido (relate sua petição).

Terceiro dia da novena

Faça a oração do terceiro dia da novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós deste modo:

Oh, bondosa e fiel serva do Senhor. Me coloco diante de ti para pedir socorro em meio a estes nós que estão impedindo a realização dos meus sonhos. Peço que venha desatá-los, pois só a Senhora tem o poder de eliminar toda a traição, desesperança e inveja. Tenha misericórdia de mim e atenda ao meu pedido (relate o que você deseja).

Após orar à Santa, faça 3 tipos de rezas: 7 rezas de Pais-Nossos, 7 de Ave-Marias e 7 Credos. Todas essas orações irão potencializar o seu pedido.

Quarto dia da novena

A oração do quarto dia da Novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós pode ser feita assim:

Senhora, dona de todos os que estão em desespero. Neste dia venho a ti em súplicas e clemência diante de meus pecados nesta terra. Te suplico por libertação da injúria, calúnia, mal-entendido ou aflição junto ao seu filho Jesus. Se atente para a minha alma e derrame suas poderosas bênçãos. (Pedido)

Não se esqueça de acompanhar a reza de Nossa Senhora com outros 3 tipos de orações. Neste caso, reze 7 Credos, 7 Ave-Marias e 7 Pais-Nossos. Separe um momento especial de seu dia para se dedicar a essas orações e veja seus pedidos serem realizados.

Quinto dia da novena

No quinto dia da Novena, a oração à Nossa Senhora Desatadora dos Nós deve ser feita com as seguintes palavras:

Reconheço a minha insignificância de pecador, por isso recorro à sua bondade, minha preciosa mãe Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Peço que me guie nas escolhas que preciso fazer. Torna-me digno de sua fé e compreensão. Jamais me abandones e me conceda (Diga o pedido).

Depois de detalhar o seu pedido na oração, faça 7 rezas de Credos, 7 rezas de Ave-Marias e 7 rezas de Pais-Nossos. É ideal que você separe um tempo só para fazer estas rezas. Deste modo, o seu espírito irá se conectar aos céus e a Virgem Maria irá escutar o seu clamor.

Sexto dia da novena

Para o sexto dia da Novena, você não deve deixar de seguir o ritual diário. Ou seja, assim que terminar a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, deve rezar 7 Ave-Marias, 7 Pais-Nossos e 7 Credos. Isso evita falhas no seu pedido durante o período de 9 dias. Diante disso, ore a Nossa Senhora da seguinte maneira:

Nossa Senhora, peço que não me deixe ficar fraco frente aos desafios que a vida me traz. Coloco o meu coração diante de ti para que, com o seu precioso manto, me cubras e realize o meu enorme desejo de (faça seu pedido). Quero ser feliz diante de Deus e dos homens. Por isso, rogue por mim.

Sétimo dia da novena

No sétimo dia do período de Novena a Nossa Senhora Desatadora dos nós, reze assim:

Minha amada e digníssima Nossa Senhora Desatadora dos Nós, venho a ti com todas as minhas forças e reconhecendo minha natureza pecaminosa para pedir o seu auxílio neste momento difícil. Sei que jamais nega ajuda a um filho, principalmente quando ele precisa de uma bênção. Imploro que atenda este pedido (petição). Amém.

Para tornar a oração ainda mais poderosa e tornar o Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós ainda mais especial, faça a reza de 7 Ave-Marias, 7 Pais-Nossos e 7 Credos. Faça as orações devagar, para que você possa prestar atenção a tudo o que está dizendo.

Oitavo dia da novena

Para o penúltimo dia da Novena, você deve realizar os 3 tipos de rezas após a oração de Nossa Senhora. Isto é, precisa rezar 7 Credos, 7 Pais-Nossos e 7 Ave-Marias. Após esse ritual, basta esperar que a Virgem Maria atenda o seu pedido. Ore as preces à Santa desta forma:

Companheira de todos os aflitos, mais uma vez me coloco diante de seu poderio espiritual para clamar pelo teu amparo e direção em todos os meus negócios e escolhas. Não permita que o meu espírito fraco de pecador me domine, mas ajude-me a levantar e colocar em prática a fé que nosso Deus nos ensinou a ter. Ajuda-me, mãe! (Pedido)

Nono dia da novena

Por fim, ao chegar no último dia da Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, você vai realizar uma oração para finalizar o período. Não se esqueça de, após orar a Santa, realizar 7 rezas de Pais-Nossos, 7 Credos e 7 Ave-Marias. A Novena precisa ser cumprida com todos os rituais. Dito isto, ore suas preces assim:

Minha amada Nossa Senhora Desatadora dos Nós, tu és a minha força, a minha perseverança e a minha fé. Te convido a entrar no meu coração e operar grandiosos milagres, dos quais estou imensamente necessitado. Não deixe que ninguém e nada atrapalhe a minha caminhada e que eu possa ser um eterno vencedor diante de ti. (Faça o pedido).

A oração de Nossa Senhora Desatadora de Nós em seu dia

Pessoa fazendo reza a Nossa Senhora.

O Dia de Nossa Senhora Desatadora de Nós é perfeito para realizar uma bela oração em homenagem à Santa e aproveitar a data comemorativa para pedir auxílio e socorro em tempos difíceis. Nos próximos tópicos, você vai saber como rezar a oração da Santa, para que serve a reza e como é constituída a oração. Confira!

Como rezar a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Não há mistérios para realizar a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O processo é basicamente o mesmo, se comparado com outros ritos de reza. Ou seja, você deve iniciar a oração com a invocação da Santíssima Trindade, que conta com o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Essa invocação se dá com o sinal da cruz.

Após realizar a oração da Santa, você pode rezar uma Ave Maria ou Pai Nosso. Na reza, lembre-se de especificar os seus nós. A Santa sabe do que você precisa e conhece todos os seus conflitos. Mas, como uma boa mãe, a Virgem Maria gosta que seus filhos lhe contem o que, de fato, está acontecendo.

Para que serve a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

No Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, você pode aproveitar para fazer uma oração em homenagem à Santa. A oração serve principalmente para pedir a solução dos problemas. Aqueles nós difíceis de serem desatados, como conflitos familiares, tristezas, angústia, dores físicas e até problemas no emprego, Nossa Senhora Desatadora dos Nós consegue solucionar.

Para isso, basta que você entregue todos os nós de sua vida nas mãos da santa e deixe que ela cuide de tudo. Se quiser, pode se aproximar dela hoje mesmo e expor os nós que estão no seu caminho. Tenha em mente que a Virgem Maria deseja que seus filhos vivam bem e em paz, por isso, está sempre disposta a ajudar nos piores momentos.

Oração de Nossa Senhora Desatadora de Nós

A oração é como uma conversa, e você pode rezá-la para Nossa Senhora Desatadora dos Nós assim:

Maria, mãe de belo amor. Mãe que nunca deixa de socorrer um filho aflito. Mãe cujas mãos nunca param de servir seus filhos amados e sempre são movidas pelo divino amor e grande a misericórdia que existe dentro do seu coração. Volta o seu olhar piedoso sobre mim e vê a quantidade de nós que existem em minha vida.

Bem sabes do meu desespero e conheces cada dor e nós da minha vida. Maria, a mãe que o Senhor Deus designou para desatar os nós da vida dos seus filhos, entrego a fita da minha vida em tuas preciosas mãos. Por tua graça e teu poder intercessor junto a Jesus, recebe hoje a minha aflição. Maria, Desatadora dos Nós, rogai por mim. Amém.

A história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Estátua de Nossa Senhora.

A história de Nossa Senhora desatadora dos Nós rompe os limites da geografia, ultrapassando nações e alcançando diversos corações. Veja abaixo dados relevantes sobre o surgimento da Santa no Brasil, incluindo a poderosa força de sua imagem, sua devoção, sua invocação e muito mais!

Como a Nossa Senhora Desatadora dos Nós chegou ao Brasil

O Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é comemorado em diversas partes do mundo. Com o surgimento iniciado na Alemanha, em 1700, após relatos de recebimento de graças, Nossa Senhora Desatadora dos Nós passou a ser adorada em diferentes países. No Brasil, a Santa passou a ser conhecida através do francês Denis Bourgerie.

Isso porque o francês teve seu encontro com a Nossa Senhora na Argentina, quando ficou impressionado com a imagem de Maria como a Santa que desfaz todos os nós dos pecados e do mal. Diante disso, junto com sua esposa, o casal decidiu trazer a imagem da Santa para São Paulo.

Então, na cidade de Campinas, em 1991, foi construído um santuário exclusivamente dedicado à devoção de Nossa Senhora Desatadora dos nós. Assim, a imagem dela se espalhou por todo o Brasil.

A força de sua imagem

A imagem da Virgem Maria costuma ser lembrada no Dia da Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pois traz uma força poderosa nos símbolos retratados. No quadro em questão, há a presença de anjos e elementos que representam o pecado original, os nós que as pessoas enfrentam e a graciosa misericórdia da Nossa Senhora.

A Santa é simbolizada na imagem como a Imaculada Conceição que tem o céu acima de si, com o Espírito Santo derramando suas luzes e, logo abaixo, a representação da Terra. Na cabeça da Santa, constam 12 estrelas que fazem referência ao texto de Apocalipse.

Um anjo entrega uma fita de nós na mão esquerda da Santa, onde alguns nós estão juntos e separados e se apresentam em diferentes tamanhos, representando os pecados do povo. Enquanto isso, na mão direita da Santa, a fita aparece lisa, sem nós, simbolizando a misericórdia de Nossa Senhora.

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é repleta de simbolismos, mensagens para o povo e complexidades teológicas. Um exemplo disso é a representação de um cachorro, um homem e um anjo que se dirigem a uma certa igreja localizada na parte abaixo da Santa. Os fiéis acreditam que esses elementos citam o Livro de Tobias.

Assim, na história do livro sagrado, Tobias encara uma viagem em busca da cura de seu pai cego. Durante o trajeto, o rapaz conhece uma jovem chamada Sara, que ficou viúva 7 vezes, pois todos os maridos morriam na noite de núpcias. Então, com a ajuda do Arcanjo Rafael, Tobias consegue libertar Sara da maldição e ainda encontra a cura para o seu pai.

Invocação de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A partir do momento em que o quadro da Virgem Maria foi inserido na capela de Augsburgo, na Alemanha, os fiéis passaram a invocar Nossa Senhora Desatadora dos Nós para resolver vários tipos de problemas em suas vidas. A Santa é considerada como uma mãe que liberta seus filhos do poder do pecado.

Então, é importante ressaltar que os nós da vida levam o indivíduo a pecar e se afastar de Deus. Por esse motivo, a Virgem Maria deseja desatar esses nós, para que seus filhos caminhem em paz. Assim, no Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, você pode invocar o nome da Santa para se purificar e, então, fortalecer a sua vida espiritual.

Como a devoção de Nossa Senhora dos Nós ficou conhecida

De início, a imagem da Nossa Senhora Desatadora dos Nós seria colocada na capela do Padre Hieronymus, uma capela de propriedade particular pertencente à família do padre. No entanto, chegou-se à conclusão de que a imagem era tão bela e com uma mensagem tão impactante que não poderia ficar restrita apenas aos familiares do padre.

Por isso, foi decidido colocar a imagem da Virgem Maria na igreja de Sankt Peter, localizada em Perlach. Os fiéis começaram a contemplar e venerar a Santa. Além disso, como houve relatos de orações atendidas e graças alcançadas, os devotos nomearam a imagem de Maria como “Desatadora dos Nós”. Muito tempo depois, a Santa se tornou conhecida e forte em todo o mundo.

Graças alcançadas

As graças alcançadas pelos fiéis de Augsburgo, na Alemanha, fizeram a fama da Virgem Maria se espalhar pelas nações. As orações foram tão poderosas que, hoje, se comemora o Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós por milhares de pessoas ao redor do mundo. Por esse motivo, a Santa se tornou elemento de culto e devoção para muitos.

Além de desatar os nós, Nossa Senhora oferece libertação, felicidade, realização e paz. As bênçãos são grandes e, por esse motivo, seria praticamente impossível as graças ficarem restritas ao país da Alemanha. Atualmente, qualquer pessoa com fé pode alcançar a graça de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, independentemente da data comemorativa.

O quadro

O quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi pintado por Johann Schmittdner a pedido de um padre na Alemanha. O líder espiritual pediu para que Johann retratasse a Virgem Maria em uma tela de pintura. Então, buscando inspirações para representar uma figura tão importante em um quadro, o pintor achou essa inspiração na frase de Santo Irineu.

Na meditação de Irineu, constava o seguinte trecho: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!”. Assim, Johann inseriu os elementos principais que simbolizam a misericórdia da Santa com os fiéis.

Depois, o quadro foi inserido na igreja de São Peter, em Augsburgo, na Alemanha, onde permanece até os dias de hoje, sendo cuidado pelos jesuítas do local.

Devo iniciar a Novena em homenagem à Santa no Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós?

Estátua de Nossa Senhora.

A Novena a Virgem Maria deve ser iniciada no Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Geralmente, os fiéis vão à missa todos os dias do período para render homenagens à Santa. Os devotos recebem uma fita com 9 nós, representando os dias da Novena, e realizam as orações específicas de cada dia.

Mas, se você não tem possibilidade de ir a uma igreja para realizar a missa, não tem problema. Você pode iniciar o período de Novena dentro de sua própria casa. Para isso, reserve um local calmo e tranquilo para se conectar com a Santa em paz. Além disso, separe um tempo em que toda a sua atenção seja voltada para Nossa Senhora.

Com isso, aproveite as informações que você obteve com o artigo lido e renda as suas honras à Virgem Maria. Também não deixe de fazer seus pedidos por socorro e lembre-se de que Nossa Senhora Desatadora dos Nós ama os seus filhos e estará sempre disposta a prestar socorro nos momentos mais difíceis!

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.