10 chás para azia: refluxo, queimação, camomila, hortelã e mais!

10 chás para azia: refluxo, queimação, camomila, hortelã e mais!

Já não aguenta mais sentir azia? Confira, neste artigo, como se livrar dela de forma natural e saudável!


Por que tomar Chá para Azia?

Homem com azia e tomando chá.

O mal-estar da azia é algo que incomoda muitas pessoas, por isso, o seu tratamento deve ser considerado para evitar esse desconforto. Para tanto, os chás se mostram uma alternativa bastante atrativa, porque tem um custo-benefício muito bom, preza pela medicina tradicional mais natural e os seus componentes são fáceis de serem encontrados e, até mesmo, cultivados na própria casa.

Mas, as plantas possuem diversas substâncias e não atuam em um único problema, mas, sim, em vários. Por isso, muitos chás podem ser usados no combate à azia, e muitos que você não fazia ideia que serviam e que tinham essa ação. Portanto, chás diversos exercem o controle da azia, evitando que a pessoa sinta a queimação no estômago novamente, ou seja, esse desconforto vai passar.

Assim, os chás que vão ser apresentados se mostram caminhos viáveis para a luta contra quaisquer manifestações das azias. Ainda, são remédios caseiros, eficazes e úteis para serem feitos por você, além de não possuírem nenhum químico. Ficou curioso para saber quais são esses chás? Verifique os 10 chás que vão te ajudar a superar a azia e ainda vão agregar outras propriedades para a sua saúde!

Chá para Azia com hortelã

Chá de Hortelã.

O chá de hortelã é muito famoso e difundido em várias partes do mundo por suas por seus elementos marcantes que o compõe. Mas, o que quase ninguém sabe é que, dentre esses elementos, ele pode ser usado para ajudar na azia. Ele possui uma forte incidência no sistema digestivo, o que, consequentemente, ajuda no desaparecimento desse desconforto, que é a azia.

Desse modo, confira tudo abaixo sobre as propriedades, indicações, contraindicações e muito mais sobre o assunto!

Propriedades

O chá de hortelã tem muitas propriedades que o fazem único e marcante. Por essa razão, é possível destacar suas propriedades de melhorias no incômodo no estômago, problemas digestivos simples e a sensação de queimação da boca do estômago. Mas, todas essas ações estão ligadas e desencadeadas por uma única maior propriedade que o chá de hortelã carrega: o seu efeito calmante.

A partir desse efeito, várias favorecimentos são gerados no corpo, como o rompimento com a sensação de ardência no esôfago.

Indicações

Se você é uma pessoa com problemas pequenos no estômago ligados a azia, esse chá vai ser o ideal para você e para a solução do seu desconforto. Caso você sofra de problemas graves envolvendo o sistema digestivo que geram azias, esse chá é apenas uma suplementação auxiliar, pois ele não resolve e não substitui o tratamento adequado para a severidade que se apresenta.

Em suma, se você sente essa queimação de modo geral, esse chá é um ótimo caminho para você se recuperar e parar com essa reação.

Contraindicações

De maneira geral, o chá de hortelã é benéfico para todo mundo e não contém toxinas que prejudiquem a saúde física ou mental de quem o use. Entretanto, dois grupos podem ser barrados para o uso. O primeiro, grupo é o das crianças, pois, pela questão da formação, essa espécie de chá não é indicada para as crianças abaixo de dois anos de idade.

O segundo grupo faz referência aos alérgicos, então, não é aconselhável a ingestão de quem já apresentou algum tipo de alergia com o consumo da hortelã.

Ingredientes

Para fazer o chá de hortelã, você vai precisar ter em mãos: duas colheres de sopa de sopa de folhas de hortelã picadas e 150 ml de água. É recomendo a ingestão da mistura sem adição de adoçante, mas, caso opte, coloque, no máximo, uma colher de chá do adoçante de sua preferência e escolha uma versão mais saudável e natural, como xilitol ou eritritol.

Como fazer


O preparo do chá é fácil e não tem mistério para fazê-lo. Com isso, coloque a água para esquentar em fogo médio e, antes de começar a borbulhar, coloque as folhas picadas da erva e deixe ferver a folha na água quente. Esse processo demora, no máximo, cinco minutos Em seguida, desligue o fogo e deixe o recipiente, em que estava o chá, abafado com uma tampa por quatro minutos no mínimo.

Por fim, se preferir, coe a mistura ou tome sem coar, acrescente o adoçante ou não e, assim, o chá vai estar pronto para ser bebido.

Chá para Azia com boldo

Chá de boldo.

O boldo é uma planta medicinal muito utilizada e famosa em todo território brasileiro por causa de suas ações. Seu uso é muito comum como remédio caseiro e cumpre tudo o que lhe é atribuído em observância das substâncias que comporta. Ainda, existem dois tipos de boldo que são usados no preparo do chá: o boldo chileno e o boldo brasileiro. Mas, ambos fornecem os mesmos benefícios e ações.

Por essa razão, não deixe de conferir minuciosamente abaixo todas as informações sobre essa planta medicinal intrigante e que vai trazer vários pontos positivos para a saúde do seu corpo. Veja abaixo tudo!

Propriedades

As propriedades do boldo são diversas, mas é relevante destacar suas ações anti-inflamatórias, antiespasmódicas, ações antioxidantes e diuréticas, agindo, dessa forma, na prevenção de várias doenças gástricas e os problemas envolvidos com o intestino e estômago. Por isso, ele é um grande aliado no interrompimento da azia e na prevenção dessa.

Indicações

O chá de boldo é muito indicado para quem apresenta problemas digestivos leves, para quem sofre com alguma dor amena no estômago e para pessoas que se sentem incomodadas com azias. Ainda, caso alguém queira apenas melhorar o intestino, melhorando a sua flora intestinal, o boldo vai ser uma ótima ajuda nesse processo.

Contraindicações

Algumas ponderações precisam ser explicitadas antes do consumo do boldo em forma de chá, pois, assim, impede-se de eventuais mal-estares se alastrem em sua vida. Assim, as grávidas não podem tomar o chá de boldo, pois ele contém uma substância chamada Ascaridol que faz com que o útero tenha contração, assim, gerando lamentavelmente abortos espontâneos.

Ainda, crianças abaixo de 7 anos não devem beber a mistura, pessoas com problemas do fígado ou nos rins, pessoas imunossuprimidas e quem faz o uso de anticoagulante também não devem, em via de regra, considerar a ingestão dessa espécie de chá, salvo por liberação médica em casos peculiares.

Ingredientes

Caso você queira preparar o chá, você vai necessitar de: 160 ml de água e uma colher de sopa de folhas de boldo cortadas. Se você quiser fazer mais chá, pois as medidas acima são para porções individuais, só duplicar a receita respeitando os parâmetros das medidas individuais supracitadas.

Como fazer

Se você seguir em frente com a receita, vai precisar seguir alguns passos para o procedimento do chá. Dessa maneira, lave as folhas de bodas antes de cortá-las e reserve. Em seguida, coloque a água para esquentar e espere à fervura para colocar as folhas da planta. Depois, espere quatro minutos da mistura no fogo e, dado o tempo, desligue o fogo e faça um abafamento de seis minutos com uma tampa.

No fim, você deve coar a mistura antes de consumi-la. Ainda, faça esse chá sempre que for beber para aproveitar dos seus benefícios contra a azia, pois não serve o chá para ser consumido em outro dia, pois os seus elementos diminuem a eficácia.

Chá para Azia com gengibre

Chá de Gemgibre.

O gengibre é uma das raízes mais potentes e versáteis que possam existir. Seu uso vai da culinária, dando sabor, até ao uso medicinal, como remédio. Por essa razão, um dos usos medicinais dessa raiz é por meio do chá, principalmente atuando no alívio das azias. Por isso, o chá para azia com gengibre é eficaz por causa das substâncias que o gengibre reúne na sua composição.

Para saber mais sobre essa raiz com efeitos benéficos para a azia, acompanhe a leitura seguinte de maneira pormenorizada e tire suas dúvidas quanto ao uso dela nessa situação específica, suas propriedades, ingredientes e mais!

Propriedades

O gengibre comporta muitas propriedades que ajudam no bom funcionamento do corpo e aliviam a azia. Com isso, essa raiz apresenta funções anti-inflamatórias, ações contra sintomas de má digestão, funções diuréticas e termogênicas.

Indicações

Esse chá vai ser perfeito em algumas situações específicas, pois sua atividade é mais incisiva. Por esse modo, caso você tenha azia, sintomas de gripe ou resfriado, dor de garganta ou bronquite, essa mistura vai ser uma ótima amiga para você lidar com todos os incômodos que as situações citadas podem acarretar. Também, se você quiser emagrecer, esse chá é um ótimo caminho.

Contraindicações

O gengibre possui sua ótima ação sobre vários efeitos ruins que o corpo possa sentir. Todavia, essa espécie de chá não deve ser consumida deliberadamente por qualquer pessoa, dessa maneira, pessoas que fazem uso contínuo de remédios coagulantes não devem ingerir em momento algum essa substância, exceto se tiver o aval médico.

Também, há casos de pessoas que desenvolvem quadro alérgico em contato com o gengibre. Por isso, essas pessoas, caso queiram se livrar da azia, devem procurar outro tipo de chá e não devem ingerir o chá de gengibre para o seu próprio bem-estar. Ainda, se você se encontra em um estado de desidratação, não tenha contato com esse chá, pois o efeito diurético vai agravar o seu quadro.

Ingredientes

Os ingredientes para a produção do chá de gengibre são simples, baratos e fáceis. Assim, você vai precisar, para uma porção que serve uma pessoa: 150 ml de água e duas rodelas da raiz de 2 cm cada. Caso queira uma ação mais concentrada, você pode dobrar os centímetros das rodelas, mas esse chá não vai poder ser tomado diariamente.

Como fazer

Em relação ao preparo do chá, você vai precisar colocar no fogo a água juntamente com as rodelas de gengibre para ferverem juntos em fogo baixo. Com isso, aguarde 5 minutos do aquecimento e depois tampe o receptáculo com a finalidade de causar um abafamento na mistura e aguarde 6 minutos nesse procedimento. Por fim, você pode comer rodelas ou coar o chá, consumindo apenas o líquido.

Caso você não goste do chá puro, você pode unir a alguma erva com função inibidora da azia e potencializar a ação contra esse sintoma.

Chá para Azia com espinheira santa

Espinheira santa.

Agindo fortemente contra azia e impasses que envolvam a estrutura de digestão, o chá da espinheira santa é muito produzido no Brasil, além de ser uma planta muito popular. Essa planta é muito usada na medicina natural, pois carrega muitos elementos que atuam como antídotos contra alguns mal-estares e até ajudam na prevenção de doenças, como a úlcera.

Se você ficou interessado em saber mais sobre essa planta e como ela funciona, permaneça na leitura e entenda tudo sobre ela abaixo, como as suas propriedades, indicações e muito mais!

Propriedades

A espinheira santa é multifuncional e tem várias propriedades. Assim, dentre as propriedades mais marcantes, tem-se a ação antioxidante, que combate os radicais livres; a atividade cicatrizante, reconstruindo os tecidos que estiverem lesionados; e a proteção gástrica, impedindo, assim, azias, gastrite e afins.

Indicações

Caso você esteja sentindo um constante desconforto na região abdominal, sofre com a sensação de queimação no esôfago ou está se recuperando ou sofre de úlcera, essa planta medicinal vai ser a mais indicada, pois vai cumprir o papel de acabar com todas essas mazelas e gerar um bem-estar. Portanto, se for o seu caso, faça logo a ingestão desse chá e você vai se deparar com a sua melhora.

Contraindicações

Pessoas diversas podem se apropriar desse maravilhoso chá, mas existem as contraindicações, pois fatores complexos podem atrapalhar na absorção dos nutrientes ou gerar efeitos adversos dos pretendidos. Por esse modo, se você se encontra gestante, está tomando algum remédio para tratamento de problemas sérios estomacais ou está amamentando, não é recomendado a ingestão da mistura.

Ingredientes

Para a composição da mistura citada, você deve ter na sua mesa: 180 ml de água e uma colher de sopa da espinheira santa. Lembre-se que essas medidas de construção da mistura são voltadas para uma xícara individual. Com esses materiais, só fazer o chá.

Como fazer

Para fazer o chá, você vai higienizar as folhas, depois colocar elas com água para entrarem em ebulição juntas. Nesse processo, você deve contabilizar um tempo de 6 minutos para o chá está pronto nessa primeira fase. Por último, abafe o chá por dez minutos e, quando for ingerir, não esqueça de coar.

Também, há outra forma de fazer, que é: colocar as folhas na xícara e colocar a água bem quente na xícara e deixar abafado por um pires ou qualquer outro utensílio que vede por vinte minutos. Então, você que escolhe qual a melhor forma de preparo para a sua situação.

Chá para Azia com bálsamo

Bule de Chá.

O chá de bálsamo é muito usado para prevenção e tratamento de diversas enfermidades. Essa planta suculenta comporta substâncias importantes para a regeneração e cuidado com o corpo, como sua atividade anti-inflamatória. As partes usadas no preparo do chá de bálsamo são as suas folhas e essas, por sua vez, que carregam os antídotos de muitos pesares envolvendo o combate às azias.

Por isso, se você se interessou por esse chá e quer mais com ele age , bem como o seu preparado e outras informações, leia atentamente abaixo e você vai estar por dentro de tudo!

Propriedades

As reações químicas que o chá dessa planta medicinal podem fazer no seu corpo envolvem as suas propriedades principais. Com isso, tem-se o seu poder antidiabético, ação cicatrizante, capacidades digestivas, efeito curador contra problemas e dores estomacais, como a azia. Assim, sendo ótimo remédio natural contra a manifestação dessas queimações incômodas.

Indicações

O bálsamo vai ser um grande companheiro na luta contra as contusões, ferimentos, azias, úlceras e dores que envolvam o estômago. Por essa razão, caso você possua alguns desses sintomas, acrescente o chá dessa planta com poderes curadores na sua vida, pois eles são competentes.

Contraindicações

Embora essa planta curadora não apresente toxinas prejudiciais para o ser humano, o seu uso deve ser minucioso e respeitando os limites. Por esse modo, pessoas que fazem uso de remédios diários diversos necessitam de uma opinião médica para saber se os efeitos dessa planta podem ser combinados com as reações que os remédios que elas estão usando fazem.

Ingredientes

Os ingredientes essenciais para o procedimento do chá de bálsamo são muito mais simples do que você imagina. Desse modo, para um medida individual, você vai precisar de seis folhas dessa planta medicinal e 150 ml de água para um copo.

Como fazer

Com todo material na mesa, primeiramente, coloque a água para esquentar durante um período de dois minutos. Depois do tempo, coloque as folhas da planta e deixe a mistura no fogo por três minutos. Findado os minutos citados para ebulição, abafe o chá e o deixe descansando por dez minutos nesse processo. Por fim, você pode coar ou pode optar por consumir as folhas enquanto bebe o chá.

Chá para Azia com camomila

Chá de Camomila.

Muito usado no dia-dia, principalmente à noite, o chá de camomila é um querido e famoso em todo mundo, especialmente no Brasil. Embora sempre associado a diminuição do estresse e aumento do relaxamento, o chá de camomila também possui outras áreas de atuação no corpo que não muito conhecidas, como o seu tratamento e eficácia contra as azias.

Isso acontece, porque o efeito antiestresse é bastante benéfico no tratamento de problemas estomacais, pois a maioria dessa acidez é gerada por esse sintoma. Mas, existem outras noções mais aprofundadas sobre o assunto que merecem sua atenção. Logo, permaneça no artigo e verifique o texto que se segue com tudo acerca dessa flor medicinal!

Propriedades

Os benefícios gerados pelo chá de camomila são resultados das propriedades que essa planta abriga. Basicamente, é uma mistura que pode intervir em vários locais, mas preponderantemente suas propriedades são anti-inflamatória, cicatrizante, antiespasmódica, calmante, antibacteriana e antioxidante e, de alguma forma, em menor ou maior grau, todas elas colaboram para o alívio das azias

Indicações

Se você sofre com inflamações gastrointestinais, com insônia, sentimento de ardência na boca do estômago, sente muito estresse diário ou em determinadas horas ou momentos, esse chá é um caminho para o seu bem-estar. Ainda, caso possua quadros de ansiedade, nervosismo, cólica e espasmos, o chá dessa planta medicinal vai fazer milagres com essas mazelas, pois suas propriedades são competentes.

Contraindicações

Essa espécie de chá é muito consumida diariamente, pois praticamente não existem contraindicações envolvendo o seu o seu consumo. Contudo, mesmo que exceção, caso você faça parte do grupo de pessoas com pressão muito baixa, faça uso de remédios para dormir por razões diversas ou que a sonolência é resultado da ingestão de remédios para tratamento de outras doenças, não consuma.

É necessário frisar que, mesmo tratando e aliviando a azia, você deve prestar atenção em outras questões de sua vida, como as situações apresentadas acima como impedimentos, pois pode ajudar em uma questão, mas acarretar outras consequências que são evitáveis.

Ingredientes

Quando você tiver decidido fazer o chá exposto, lembre-se de juntar alguns ingredientes, que são: duas colheres de sopa das flores de camomila e 150 ml de água. Caso queira uma opção com efeitos mais concentrados, coloque três colheres ao invés de duas.

Como fazer

Para o procedimento da construção do chá proposto, você vai lavar em uma peneira rapidamente as folhas camomila e, enquanto isso, coloque a água no fogo para ela ir esquentando. Deixe a água ferver por um minuto e acrescente as folhas para o processo de borbulhamento durante quatro minutos. Na próxima etapa, tampe o recipiente em que a mistura se encontra e deixe tampado por cinco minutos.

Ainda, há uma segunda forma de preparo que você deveria saber para escolher qual a melhor para você. Com isso, esquente a água, de modo que ela fique bastante quente. Em uma xícara, coloque as folhas de camomila lavadas na água corrente. Por fim, adicione a água quente na xícara e o abafe por dez minutos. Depois, só coar e se deliciar com a mistura.

É importante fazer uma ponderação quanto ao consumo final: não adicione açúcar no final, pois ele pode reduzir o impacto que a camomila se propõe a causar.

Chá para Azia com alcaçuz

Chá de Alcaçuz.

Sendo um ótimo remédio natural contra azias outras situações ruins, o chá de alcaçuz possui uma ação poderosa para o controle do bem-estar da sua constituição física e, consequentemente, sua saúde mental também. Conhecida também como raiz-doce, essa planta medicinal guarda ótimas soluções especialmente voltadas para impasses relacionados ao sistema digestivo.

Ainda, essa planta guarda uma historicidade do seu uso muito antiga, pois era usada na antiguidade para todos os tipos de saúde. Por isso, você deve conferir abaixo as propriedades, indicações e muitas outras informações sobre essa mistura que vai aliviar esse sentimento de queimação e te proporcionará outros benefícios!

Propriedades

Esse remédio caseiro é muito usado por causas das suas propriedades, fungicida e antibacteriana, assim, agindo contra eventuais mal-estares causados por fungos ou bactérias; tem efeito antidiabético, pois regula a quantidade de açúcar no sangue; possui atividades antioxidantes, por isso, sendo ideal para combater os radicais livres e deixar o corpo mais saudável.

Também, possui, especialmente, propriedades ligadas a atividade da substância carbenoxolona e esta, por sua vez, possui várias ações contra úlceras, incômodos no estômago, combate problemas de azia, entre outros acontecimentos que podem acometer o esse órgão vital.

Indicações

Os benefícios do chá dessa planta medicinal são para todas as pessoas, mas alguns coletivos se beneficiam mais por se encontrar com determinada situação que é intrínseca a sua saúde. Por essa razão, os indivíduos que possuem todos os tipos de diabetes vão se dar melhor com as reações que esse chá pretende fazer. Ainda, pessoas que sofrem com qualquer condição estomacal, como azia e afins.

Também, quem apresenta quadros de inflamação constante pode sentir o impacto do consumo desse chá na sua rotina de tratamento; pessoas com gripe ou sinusite podem melhor o quadro em relação ao excesso de catarro; e o grudo social que vive com impasses envolvendo o fígado vai sentir a melhora logo no início da implementação desse remédio caseiro.

Contraindicações

Embora só tenha benefícios com o seu consumo, o chá dessa planta curativa deve ser maneirado, pois ela pode prejudicar com o uso excessivo, principalmente quando a pessoa já possui algumas predisposições ao fato, e pode não fazer o efeito desejado no corpo de determinadas pessoas por efeitos diversos. Assim, para evitar esses casos, pessoas com problemas cardíacos não devem beber esse chá.

Ainda, se você estava em um tratamento cardíaco, mas se curou, ainda não vai ser indicado o uso dessa mistura. Também, pessoas com problemas renais, mulheres que estejam grávidas ou que estejam amamentando é vedado o consumo desse chá, salvo autorização médica para cada caso específico.

Ingredientes

Os ingredientes essenciais para a produção do chá são poucos, você vai precisar de 160 ml de água e um pau de alcaçuz de, mais ou menos, dez centímetros de cumprimento. Essas medidas são voltadas para um copo que serve uma pessoa, mas você pode acrescentar mais sempre seguindo esse padrão individual.

Como fazer

O preparo do chá dessa planta medicinal é simples e sua ingestão é uma ótima fonte de nutrientes diversos. Assim, você vai começar colocando a água em uma panela ou qualquer outro recipiente que possa ir ao fogo e deixe em fogo baixo por dois minutos. Chegando no tempo estipulado anteriormente, coloque o um pau de alcaçuz e coloque e deixe por cinco minutos na fervura.

No próximo passo, abafe a mistura por dez minutos, depois tire o pau de alcaçuz e o remédio caseiro está pronto para ser consumido. Ainda, caso queira potencializar, você pode por gengibre e outras ervas, mas ele por si só já é um ótimo agente contra a ardência estomacal e afins.

Chá para Azia com erva baleeira

Chá de erva baleeira.

O chá da erva baleeira é ótimo para o tratamento, alívio e redução da azia e muito eficaz em outras ações conjuntas, pois ela não age em um só único âmbito corporal. Muito usada na medicina tradicional e nas comunidades rurais, ela cumpre o dever que lhe é delegado, logo, sendo uma ótimo remédio caseiro.

Considera erva daninha em alguns lugares, veja, na sequência, como ela tem poder e verifique todas as informações relevantes que envolvem essa planta curativa e veja que ela merece muita atenção e não deve ser tratada como uma planta qualquer. Portanto, caso seja a sua questão, se beneficie de todas as benesses que ela pode te fornecer!

Propriedades

As ações terapêuticas dessa planta são desenvolvidas por meio das propriedades que ela carrega e que a fazem uma planta especial. Com isso, dentre os vários pontos positivos, se destacam suas propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, laxativa, diurética, cicatrizante e ação antiulcerogênica. Essas são as mais marcantes, pois atuam em maior grau em relação outros benefícios trazidos.

Indicações

Algumas pessoas absorveram melhor as benesses que essa erva vai proporcionar para o bem-estar. Por esse modo, é possível notar uma rápida mudança em pessoas que tem má digestão, azias, gastrite, cálculos biliares, indivíduos que sofrem com úlcera. Caso, você possua alguns desses sintomas descritos, encontre o refúgio no chá de baleeira.

Também, entram no rol o grupo de pessoas que sofrem de dores na coluna, com gota, reumatismo, algum tipo de ferida externa.

Contraindicações

Embora seja perfeita para vários casos, essa erva possui uma baixa toxicidade. Assim, embora baixa, tem um grau que pode prejudicar algumas pessoas em proporções maiores do que faria em casos sem especificidades e ainda se junta com as suas ações, que também podem ser boas para uns, mas muito ruins para outros. Por isso, se você fizer uso de remédios para o estômago, não deve tomar.

Também, há outras possibilidades que entram no rol de impedimento, que são: as pessoas com doenças autoimunes e pessoas com fazem tratamento de hemodiálise. Todavia, para esses casos, talvez, possam tomar, mas com prévia permissão médica.

Ingredientes

Toda preparação necessita da sua lista de ingrediente para fazer uma receita com maestria. Para o sucesso desse chá, separe uma colher de sopa da erva picada e 150 ml de água para produzir uma xícara voltada para apenas uma pessoa. Lembre-se de verificar a quantidade de folhas, pois o excesso pode fazer o efeito contrário, o negativo.

Como fazer

A substância pretendia vai ser preparada seguindo alguns passos. Por isso, siga as instruções e prepare corretamente o seu chá de baleeiro: coloque a água em fogo alto por um minuto e depois acrescente as folhas da erva. Nesse processo de ebulição, não esqueça de aguardar cinco minutos. Na próxima etapa, logo após desligar o fogo, tampe o recipiente em que a mistura se encontra por sete minutos.

Por fim, coe a mistura e beba sem adição de açúcar, mas pode-se aceitar o mel como adoçante, pois ele vai acrescentar bons frutos nesse chá.

Chá para Azia com alface

Alface na mesa.

Muito usado nas saladas e em acompanhamentos diversos, a alface possui poderes ainda poucos explorados, o que faz não ser muito conhecido para resolver algumas questões. Diante disso, o chá de alface tem uma ação relevante contra a azia, pois abriga nutrientes potentes para resolver essa questão.

Assim, acompanhe as informações que se seguem no próximo texto e fique por dentro de como preparar esse remédio caseiro fácil e todas as noções importantes que precisam ser evidenciadas antes da ingestão. Veja abaixo!

Propriedades

Pouco se sabe sobre as propriedades desse vegetal quando ele passa por um processo de infusão, pois, muitas vezes, nesse processo algumas substâncias são mais realçadas do que outras. Por isso, o chá de alface tem, como elementos marcantes, as propriedades anti-inflamatória, é rica em vitamina C, possui ação alcalinizante, é rica em cálcio e abriga muito ferro.

Indicações

Não há indicações para o consumo do chá de alface, mas alguns indivíduos deveriam implementar essa mistura no seu dia-dia por conter algumas especificidades na sua saúde que os elementos desse vegetal vão agir com fim terapêutico.

Por essa razão, pessoas com anemia, com osteoporose, artrite, baixo teor de cálcio no sangue devem incluir o uso dessa bebida, pois ela vai os ajudar com essas mazelas.

Contraindicações

Apesar de todos os pontos positivos que o chá de alface traz para as pessoas, alguns casos devem ter mais atenção em relação ao consumo das substâncias presentes na mistura e suas condições de saúde pessoal. Por essa razão, pessoas com problemas envolvendo a tireoide podem sentir enjoos com o consumo dessa bebida e também desenvolver ânsias de vômito.

Ainda, quem faz uso de remédios para dormir pode não ser uma boa opção, visto que o talo da alface contém substâncias que fazem relaxar, ou seja, a pessoa pode ficar mais sonolenta do que normalmente se sentiria.

Ingredientes

Uma xícara de alface picada e 200 ml de água são o suficiente para a composição dos materiais que vão fazer parte do preparo da mistura. Mas, também, pode ser usada essa mesma quantidade de xícara, mas com 150 ml de água para uma versão mais concentrada, portanto, para uma ação mais rápida e urgente. Caso queira inibir um pouco o sabor, coloque uma colher de chá de mel ou algum adoçante natural.

Como fazer

Para a produção do chá proposto, não há segredos para chegar ao resultado desejado, pois é muito simples e fácil. Por isso, coloque a quantidade de alface explicitada na água e coloque no fogo baixo por três minutos. Depois desse tempo, coloque uma tampa no receptáculo e deixe por mais dois minutos no fogo. Por fim, desligue o fogo e conserve a mistura tampada por mais 6 minutos. Assim, está pronto.

Chá para Azia com funcho

Chá de Funcho.

Muito usado para as dores de cólicas e outros tipos de dores, o chá de funcho é muito eficaz no combate da azia também. Essa planta medicinal tem muitos elementos que fazem com que ela seja um ótimo remédio terapêutico para diversas situações que o corpo possa enfrentar, especialmente na digestão em suas relações com o órgão digestivo.

Ficou intrigado e quer saber como o funcho vai auxiliar a azia e trazer outros benefícios? Verifique abaixo a sequência de textos que vão abordar o assunto de maneira pormenorizada!

Propriedades

O que torna essa planta curadora especial são suas propriedades, estas, por sua vez, cumprem muito bem o papel de um remédio eficaz dentro do corpo. Dessa forma, elas são: os flavonoides, o ácido rosmarínico, a ação anti-inflamatória, atividade diurética, a presença de taninos e atividade vermífuga. Essas são as propriedades mais marcantes nessa planta. Por elas, as benesses são geradas.

Indicações

As indicações não se restringem a pessoas em específico, pois todos podem ter seu bem-estar precavido ou fortalecido pelo uso. Porém, algumas pessoas necessitam usar esse chá, pois se encontram em situações que precisam da reposição nutricional que essa planta medicinal vai trazer.

Com isso, pessoas que têm má digestão; mulheres no período menstrual; mulheres que estão amamentando, pois aumenta a produção do leite materno, devem beber essa mistura.

Além do mais, caso você tenha pressão alta, problemas com azia, impasses intestinais, como os gases em excesso ou prisão de ventre, esse chá se mostra uma ótima medicina caseira. Portanto, para esses grupos, há uma certa obrigatoriedade, pois os seus corpos estão pedindo pelas propriedades presentes nessa planta.

Contraindicações

É sabido que alguns momentos não são propícios e indicados para o contato com o funcho, pois geram reações adversas. Por esse modo, o chá dessa planta medicinal contém contraindicações para mulheres que estejam grávidas, principalmente por as substâncias dela gerar contrações indesejadas no útero, o que pode infelizmente acarretar em um abordo.

Também, não é recomendado que crianças abaixo de três anos consumam essa mistura medicinal, e as crianças que possuem idade de 3 até os 12 anos devem ter o seu consumo reduzido ao máximo e usado em momentos de extrema precisão. Ainda, há casos que pessoas que desenvolvem quadros alérgicos, especialmente na pele, por isso, suspenda ou não use esse remédio caseiro.

Ingredientes

Quando você decidir que vai fazer o chá, não esqueça de reunir alguns ingredientes para o processo de construção da bebida. Por essa razão, é essencial que você tenha uma colher de sopa de funcho e 180 ml de água. Portanto, use sempre esse padrão: 1 colher para essa quantidade de água. Com isso em mãos, você pode preparar o chá.

Como fazer

O procedimento de formulação do chá de funcho é rápido e prático, principalmente para o dia-dia. Para o modo convencional, esquente a quantidade de água proposta por três minutos e, depois desse tempo, coloque o funcho e deixe essa mistura em fogo baixo por mais três minutos. Depois, tampe esse chá por cinco minutos, coe e se delicie com ele. Caso queira, o mel pode ser adicionado no final.

Em outra via de preparação, pela praticidade das sementes de funcho, você também pode produzir esse chá colocando essas sementes em um infusor para chá inox e já com uma forma que já coe ao mesmo tempo. Para isso, esquente a água em fogo alto por três minutos e a coloque em uma caneca onde o infusor vai estar e deixe que a mistura se homogenize por seis minutos. Em seguida, pode beber.

Com que frequência posso tomar o Chá para Azia?

Chá com xícara.

A frequência da ingestão do chá vai estar condicionado ao tipo de chá que você pretende beber com frequência, ocasionalmente ou quase nunca. Isso acontece pelo simples fato de que cada uma possui suas especificidades nos elementos que comportam e que eles devem ser levados em consideração na hora da escolha da periodicidade.

Portanto, você vai saber a regularidade pelo tipo de chá, pois, por exemplo, o boldo apresenta riscos à saúde se usado constantemente por mais de 30 dias, já o chá de hortelã pode ser consumido todos os dias e não apresenta nenhum risco. Todavia, mesmo aqueles que não apresentam riscos, é bom evitar o excesso, pois o excesso sempre traz pontos negativos.

Enfim, caso você queira se precaver em relação a azia, é recomendado que você intercale os chás, isto é, beba um em uma dia, outro, em outro dia. Ainda, se atente para sua alimentação, pois os chás sozinhos podem não ser suficientes em alguns casos. Por fim, caso tenha alguma dúvida, leia novamente com atenção e beba os chás para evitar essa azia.

Autor deste artigo

Sou encantado pelo poder da escrita e leitura com foco na realidade social, assim, tendo uma visão mais crítica do nosso entorno coletivo. Ah, também, fascinado pelos mistérios do mundo dos sonhos e seus significados.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números