Chá de cravo: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Chá de cravo: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Você sabe de que maneira a bebida impacta positivamente a saúde? O cravo é rico em nutrientes e compostos que auxiliam o organismo. Saiba mais no artigo!


Por que tomar chá de cravo?

cha de cravo

O cravo-da-Índia, conhecido das civilizações há muito tempo, é famoso por suas amplas propriedades terapêuticas. Assim como o óleo essencial do ingrediente e seu uso culinário, o consumo do chá é benéfico e proporciona experiências agradáveis para quem gosta da bebida. Além disso, seu uso é comum para combater dores, infecções e desconfortos.

Produzido em algumas regiões do Brasil e com safras importadas em períodos de menor colheita, o ingrediente é fácil de ser encontrado e é bastante acessível. O preparo do chá de cravo é simples e seu consumo é sinônimo de uma rica fonte de nutrientes e vitaminas. Trata-se, portanto, de um tipo de remédio natural para quem faz uso do mesmo.

São muitas as indicações para o chá de cravo e, entre elas, estão a melhora na saúde digestiva e na cicatrização, seu potencial efeito afrodisíaco e o relaxamento da musculatura tensa e enrijecida. Saiba mais no artigo.

Mais sobre o chá de cravo

cha de cravo

O chá de cravo tem preparo rápido e utiliza os botões secos das flores que vêm das árvores nativas do sudeste asiático. O alívio trazido para incômodos físicos é um dos pontos fortes do chá, cujas propriedades, origens e contraindicações serão mostradas a seguir. Antioxidante, o cravo é utilizado há centenas de anos como componente medicinal, confira:

Propriedades do chá de cravo

Os destaques em relação ao chá de cravo se devem às propriedades do ingrediente, tão utilizado pelas pessoas em suas rotinas. Entre seus benefícios, estão o poder no combate a problemas digestivos e mau hálito, seu auxílio no combate a infecções e seu aroma característico, que repele diferentes tipos de inseto. Além disso, o cravo é antisséptico e analgésico, atuando também como cicatrizante.

Outros pontos notáveis sobre a infusão são a variedade de nutrientes do mesmo e seus benefícios à estrutura óssea do corpo. Ao melhorar a densidade dos ossos, a bebida evita problemas como osteoporose e melhora a qualidade de vida do indivíduo. O chá de cravo ainda é rico em manganês, betacaroteno e vitaminas.

Origem do cravo

O cravo-da-Índia, como é conhecido no Brasil, é originário da Indonésia. No passado, as Ilhas Molucas, arquipélago indonésio que era conhecido como Ilhas das Especiarias, forneciam todo o suprimento de cravos necessário para os comerciantes que cruzavam os oceanos. Atualmente, os cravos-da-Índia são produzidos em diversas áreas do globo terrestre, incluindo o Brasil.

Efeitos colaterais

É indicado consumir o chá de cravo com supervisão médica, já que podem ocorrer efeitos colaterais. Os principais são relacionados à sensibilidade que pode ocorrer nas mucosas gastrointestinais. No caso do óleo essencial, o mesmo pode acontecer com a pele. Por isso, para pessoas mais sensíveis, o ideal é utilizar produtos com cravo com mais cuidado.

Contraindicações

Pessoas alérgicas ao cravo devem evitar o consumo do chá e mesmo o uso do óleo essencial da especiaria. Além disso, o chá de cravo é contraindicado para crianças com menos de 6 anos e lactantes. No caso das gestantes, as propriedades do ingrediente podem induzir contrações uterinas, o que representa risco de aborto ou parto prematuro. Portanto, é recomendado não consumir o chá.

Benefícios do chá de cravo

cha de cravo

A seguir, estão listados os principais benefícios do consumo de chá de cravo. De forma resumida, pode-se dizer que a especiaria é dotada de grande valor medicinal e seu uso pode ser aliado a uma dieta saudável como meio de potencializar a boa saúde. Além disso, o chá de cravo é um aliado no tratamento de problemas de saúde de origem infecciosa e anti-inflamatória. Saiba mais a seguir.

Ajuda a prevenir o câncer

Um dos benefícios do chá de cravo que mais merece destaque é o combate ao câncer. Sabe-se, a partir de estudos científicos, que o ingrediente funciona impedindo a multiplicação de células doentes, além de destruir parte delas. O consumo do chá de cravo, portanto, ajuda a manter os níveis de saúde satisfatórios e atua de forma preventiva em relação a problemas.

Afrodisíaco

O chá de cravo, assim como a administração de óleo essencial da especiaria, tem impactos na sexualidade. O cravo tem efeito afrodisíaco, elevando a libido devido a compostos que estimulam a atividade sexual. Seu aroma é outro fator que contribui para o benefício afrodisíaco apresentado pela bebida.

O ingrediente também melhora a circulação e incentiva a produção de hormônios sexuais, que chegam à corrente sanguínea e estimulam a performance sexual. Assim como outros compostos afrodisíacos, o cravo-da-Índia incentiva a sedução por ser estimulante, ou seja, esquenta o corpo e eleva os batimentos cardíacos do indivíduo.

Combate o mau hálito

O cravo é um ingrediente de forte apelo aromático. Mais do que isso, seu poder antisséptico é conhecido há muito tempo por diferentes culturas e, juntos, esses aspectos fazem do chá da especiaria uma forma de combater a halitose. As propriedades presentes na bebida também funcionam quando o indivíduo faz bochechos, por exemplo.

Repelente natural

Se você já viu docinhos de festa com cravos espetados, já entendeu o benefício de repelente do ingrediente. Os cravos exalam um aroma característico, que funciona como um repelente natural de formigas e outros tipos de inseto. Para usar a especiaria diretamente na pele, é necessário diluir com outros componentes para evitar reações.

A propriedade repelente de diversas espécies de insetos é amplamente conhecida. Mesmo em casa, na mobília ou dentro dos armários, há quem utilize a especiaria. É possível aplicar o óleo essencial de cravo ou utilizar o ingrediente esmagado, por exemplo. Espetar os cravos em frutas é outra alternativa, assim como o uso de velas.

Combate a dor

Você sabia que o cravo é um ingrediente utilizado há muito tempo com finalidade analgésica? Na área odontológica, por exemplo, a utilização da especiaria diminui os incômodos causados aos pacientes em meio aos tratamentos. Os efeitos terapêuticos do cravo são, inclusive, um dos principais benefícios notados no consumo da bebida.

O combate à dor acontece porque o cravo é rico em eugenol, composto que atua diretamente nos receptores de dor do corpo. A diminuição das respostas sensíveis é determinante para minimizar a sensação desconfortável sentida pelo indivíduo. Assim, o chá de cravo é uma bebida indicada para trazer mais bem-estar e conforto.

Tipicamente vinculado à recuperação de dores de dente, o cravo é usado também para aliviar os sintomas de garganta inflamada e tosse. Dores de cabeça e cólicas menstruais são outros desconfortos que são atenuados com o consumo do chá de cravo.

Auxilia nas infecções

O cravo é um ingrediente que tem propriedades de combate a agentes causadores de doenças e problemas de saúde. A composição da especiaria faz dela uma forte aliada contra infecções bacterianas e fúngicas causadas por diferentes tipos de microorganismos. O destaque desse benefício é a capacidade que o cravo tem de impactar o organismo.

A nível celular, o ingrediente consegue evitar o pleno desenvolvimento das estruturas e, consequentemente, sua multiplicação. No caso das infecções, esse é um detalhe fundamental para recuperar a plena saúde do corpo. O chá de cravo atua trazendo alívio para problemas respiratórios, outro ponto positivo relacionado à sua ação contra infecções.

Sobre as inflamações, a bebida é indicada devido ao seu potencial efeito antioxidante. Por isso, o chá de cravo ajuda a combatê-las e minimiza desconfortos e dores, além de ser um aliado contra os radicais livres. A especiaria também melhora o sistema imunológico.

Auxilia na digestão

O chá de cravo, quando consumido, impacta positivamente a saúde digestiva. Seus benefícios incluem a lubrificação de todo o trato digestivo e a melhora da circulação sanguínea, contribuindo para o funcionamento pleno dessa parte tão importante do corpo. Além disso, a especiaria estimula a produção de substâncias fundamentais para o estômago e o intestino.

O cravo-da-Índia, especialmente se ingerido na forma de chá, eleva a produção de enzimas do sistema digestivo, importantes para casos de indigestão, por exemplo, ou desconforto. Desse modo, é ideal para combater a formação excessiva de gases após as refeições, mal-estar e náusea. O chá, em relação aos intestinos, também combate a prisão de ventre.

Bom para cicatrização

O chá de cravo possui compostos que ajudam na manutenção da saúde da pele e do organismo como um todo. Um deles é a contribuição significativa no processo de cicatrização da pele. Suas propriedades antissépticas ajudam, ainda, a prevenir infecções na área tratada, mantendo-a mais saudável. A composição do cravo-da-Índia também trata fissuras e previne irritações cutâneas.

Além disso, a especiaria é rica em diversas vitaminas, entre elas a K. Esse nutriente é um dos mais indicados para processos de cicatrização, especialmente em situações de pós-operatório. Por isso, a bebida é indicada para quem precisa fortalecer a capacidade que o corpo tem de cicatrizar estruturas. A vitamina K também é determinante para a boa coagulação sanguínea.

Diminui a pressão arterial

Embora não existam recomendações médicas para o consumo de preparos com cravo nos casos de pressão arterial elevada, o ingrediente possui conhecido efeito hipotensor. Além de relaxar a musculatura, o cravo presente no chá auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos. Outro benefício relacionado diz respeito à melhora da própria circulação sanguínea.

Relaxante muscular

O uso do cravo em produtos de textura gel, por exemplo, é bastante comum no caso de rigidez muscular e fadiga. Nesses casos, o ideal é utilizar o composto massageando a pele, para melhorar a absorção. O consumo do chá de cravo, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, também ajuda a recuperar a saúde muscular e eliminar a dor, comum em muitas profissões e rotinas.

Melhora a saúde do fígado

Um benefício do consumo do chá de cravo diz respeito ao bem-estar do fígado. O eugenol, um dos componentes do cravo, ajuda a combater problemas como cirrose e cicatrizes do órgão. A melhora nas funções do fígado é outro resultado positivo da administração da bebida, além da diminuição de respostas hepáticas inflamatórias.

Ajuda no controle de açúcar do sangue

Você sabia que o consumo de compostos produzidos com cravo, entre eles o chá, ajuda a controlar o açúcar no sangue? A especiaria é tipicamente utilizada na dieta de pacientes pré-diabéticos ou com quadros leves da doença, uma vez que atua de forma hipoglicêmica. Outro detalhe interessante é a capacidade que o cravo-da-Índia tem de estimular a secreção de insulina no organismo.

Chá de cravo

cha de cravo

O consumo do chá de cravo, do mesmo modo que o uso do tradicional óleo essencial da especiaria, começa com o preparo adequado da bebida. O cravo é um ingrediente forte e que pode desencadear sensibilidade, o que orienta um cuidado nas proporções de ingredientes. Na sequência, confira as principais recomendações para o chá, seus ingredientes e como fazê-lo corretamente.

Indicações

Dentro de limites saudáveis, o consumo do chá de cravo é indicado para pessoas que querem manter níveis saudáveis de bem-estar no cotidiano. Além disso, a bebida é ideal para melhorar problemas digestivos e musculares, dores e infecções. O chá de cravo, especialmente aliado a outros ingredientes terapêuticos, também é sugerido em casos de cicatrização comprometida.

O chá de cravo é, ainda, uma forma de aproveitar os benefícios da especiaria para quem prefere não utilizá-lo na culinária. Para pessoas que possuem sensibilidade a algum composto presente no cravo, a diluição em água minimiza os efeitos colaterais sem diminuir os benefícios da bebida.

Ingredientes

Os ingredientes necessários para fazer o chá de cravo são água e cravos-da-Índia. Para um litro de água, 10g de cravos são suficientes para um preparo de concentração satisfatória. Outros componentes comuns no chá de cravo são especiarias e ingredientes utilizados em outros chás e na gastronomia, que trazem mais aroma e sabor para a bebida.

Como fazer

Para preparar o chá de cravo, basta ferver a água por quinze minutos com a quantidade ideal de cravos-da-Índia. Depois de feito, é preciso deixar esfriar e coar, dividindo a bebida em até três porções para serem consumidas no dia, frescas e sem colocar na geladeira. O preparo do chá de cravo pode ser complementado com o uso de ingredientes como limão, mel, gengibre e canela.

Ao colocar outras especiarias no chá além do cravo, os benefícios alcançados na saúde do indivíduo se destacam, especialmente em ações preventivas e no cuidado com infecções, dores musculares e desconfortos. Também é possível consumir o chá de cravo quente, caso essa seja a preferência. No entanto, se deixar esfriar, o ideal é tomar a bebida em temperatura ambiente, não gelada.

Com que frequência posso tomar o chá de cravo?

cha de cravo

O chá de cravo é uma bebida versátil, cujo sabor inconfundível pode ser incrementado com a adição de ervas e outros compostos utilizados em chás. Entre eles, estão hortelã, hibisco e camomila, que também apresentam benefícios para a saúde no dia a dia. Os chás são uma alternativa saudável de cuidado, já que não são medicamentos.

Embora sejam naturais, seu consumo precisa de supervisão. No caso do chá de cravo, o preparo deve ser realizado para três porções diárias, no máximo. Logo, espaçar as xícaras ao longo do dia é uma forma de manter a saúde e investir no combate de problemas de saúde. Se respeitado o limite das porções, o consumo diário do chá de cravo não apresenta riscos.

O cravo, quando utilizado no preparo de chás, traz benefícios do mesmo modo que o uso do ingrediente na gastronomia e nos óleos essenciais. Em meio a uma rotina saudável, o chá de cravo é ideal para viver com mais saúde.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.