Espada de São Jorge: significado, benefícios, simpatias e mais!

Espada de São Jorge: significado, benefícios, simpatias e mais!

Neste artigo você irá conhecer os benefícios e as características de uma planta poderosa para a proteção pessoal e do lar, a Espada de São Jorge. Confira!


O que é a espada de São Jorge?

Folhagem da espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma planta conhecida por seus poderes místicos. Além disso, tornou-se valorizada devido a sua capacidade de purificar o ar, filtrando toxinas e produzindo oxigênio. Ela também é conhecida como espada de Iansã, espada de Ogum e espada de Santa Bárbara.

Nativa da África e da Ásia, essa planta é tóxica, quando ingerida, mas, por outro lado, mostrou-se muito útil nessas regiões para a produção de cordas de arco, devido às suas fortes fibras. Popularmente, é utilizada como planta ornamental e como amuleto, e também é utilizada em rituais místicos variados, especialmente os da cultura afro-brasileira.

Significado da Espada de São Jorge

Espada de São Jorge sendo regada por uma pessoa com o uso de uma xícara. A planta está em uma prateleira com vela branca ao lado, parede azul.

Iremos conhecer a origem e os significados da Espada de São Jorge, abordando também seus aspectos científicos e populares. Confira!

Origem da Espada de São Jorge

A planta que no Brasil é conhecida como Espada de São Jorge é originária dos continentes da África e da Ásia. Existem cerca de 130 espécies catalogadas dessa planta. Outros nomes populares para essa planta são: língua de sogra, planta de serpente e rabo de lagarto. Às vezes é chamada pelo seu nome científico, sansevieria.

Foi catalogada na Europa durante o século 18, provavelmente quando seu uso como planta ornamental se disseminou naquele continente. No Brasil, tornou-se popular associada à lança empunhada por São Jorge para matar o dragão, e pela sua simbologia conforme percebida pelas religiões de matrizes africanas.

Proteção

A sansevieria, ou Espada de São Jorge, tem sido tradicionalmente associada à proteção espiritual em diversos meios místicos. Mas, para além de sua presença em ambientes devotados a rituais, tornou-se muito popular como uma planta que é, ao mesmo tempo, decorativa e de proteção.

Isso acontece porque se atribui a ela o poder de emanar energias positivas e também de afastar energias negativas. Nesse sentido, é considerada um escudo de proteção contra o mal, ajudando a manter um resguardado. No Brasil, é associada com os poderes protetivos de São Jorge e também de orixás como Iansã e Ogum, dentre outros.

Coragem

A lenda de São Jorge se passa em uma cidade da Líbia, quando o nobre cavaleiro salvou a população da ameaça de um dragão, enfrentando-o com sua lança. A vitória de São Jorge sobre o dragão é um conto que inspira coragem.

A associação da sansevieria com essa lenda é imediata, quando pensamos na semelhança visual da planta com a lança ou espada do santo. Além disso, ela também diz respeito ao que os povos da África e da Ásia relatavam em termos de simbologia. Nesse sentido, a coragem é uma das qualidades dos orixás que são associados a ela.

Nomes populares

Nos muitos países em que essa planta foi introduzida, popularizaram-se apelidos para ela. Assim, a sansevieria é conhecida no Brasil como Espada de São Jorge, mas também Espada de Santa Bárbara, Espada de Ogum e Espada de Iansã.

Há ainda outros nomes para essa planta, tais como: língua de sogra, planta de serpente e rabo de lagarto. Em outros países, ela é chamada de língua do diabo, língua de serpente ou cânhamo de corda de arco. Em alguns lugares do Oriente Médio é conhecida como língua de jinn, criaturas associadas a espíritos, gênios ou demônios da mitologia pré-islâmica daquelas regiões.

Planta tóxica?

Assim como muitas plantas ornamentais que são frequentemente cultivadas em jardins ou colocadas em ambientes com fins decorativos, a Espada de São Jorge é tóxica. Portanto, apesar de ser uma planta encontrada facilmente, deve-se ter alguns cuidados para tê-la em casa. Especialmente se você tiver crianças pequenas e animais domésticos.

Nesses casos, é aconselhável que as espadas fiquem fora do alcance das crianças e dos animais de estimação, e se estiverem próximas ao chão, todos na casa devem ser alertados dos seus perigos. Isso porque suas substâncias podem irritar a pele e a mucosa e causar dificuldade de movimentação e respiração.

Sansevieria cylindrica

Existem variedades da sansevieria ou Espada de São Jorge, cultivadas como plantas ornamentais ou de uso místico. A Sansevieria cylindrica é uma dessas variedades, sendo popularmente conhecida como Lança de São Jorge. O nome “lança” em vez de “espada” se justifica pelo seu formato cilíndrico, ou seja, suas hastes são pontudas, lisas e compridas.

Seus aspectos facilitam o manuseio decorativo, e elas são frequentemente cultivadas trançadas ou em outras formas ornamentais, geralmente dispostas em vasos. São fáceis de cuidar e não requerem muita água, portanto, cuidado com regas em demasia. Essa planta pode dar flores brancas e rosadas de perfume intenso.

Sansevieria Trifasciata Hahnii

A Sansevieria Trifasciata Hahnii, conhecida como espadinha, é uma variedade da Espada de São Jorge muito utilizada na decoração de interiores. É considerada uma variedade anã da sansevieria, atingindo até 20 cm de altura. É frequentemente plantada em vasos, sozinha ou combinada com outras plantas ornamentais.

Conta-se que foi desenvolvida nos Estados Unidos e, além de sua forma tradicional verde, existe uma variação com faixas amarelas nas extremidades, chamada de Golden hahnii. Além dela, existe a versão moonshine, com folhas prateadas. Como a grande maioria das sansevieria, não exige cuidados complexos, recusando a rega excessiva e crescendo mais saudável em solos bem drenados.

Sansevieria trifasciata

A Sansevieria trifasciata é uma variedade de sansevieria muito cultivada com finalidades ornamentais. Ela possui algumas versões que diferem em termos de coloração e outros aspectos visuais, como a presença ocasional de faixas coloridas nas extremidades das hastes. É uma planta conhecida por ser bastante resistente e exigir poucos cuidados para a sua manutenção.

Não gosta de receber muita água, preferindo solos bem drenados. Pode ser disposta em vasos ou diretamente no solo, à meia-sombra ou pleno sol, e é cultivada em climas frios ou quentes. Seus atributos místicos são tradicionais, sendo uma planta usada para a proteção de ambientes.

Benefícios da Espada de São Jorge

Decoração da sala com a espada de São Jorge, sofá e parede cinza, luminária de piso em cima do sofá e a espada de São Jorge do lado oposto

A seguir, vamos conhecer os principais benefícios da Espada de São Jorge, para você que tem ou deseja ter essa planta em casa. Acompanhe.

Fácil de ser cuidada

Uma das razões pelas quais as pessoas cultivam a Espada de São Jorge em casa é o fato dessa planta não exigir cuidados demasiados ou complexos. Seja nos ambientes internos, plantada em vasos e jardineiras, ou no solo de jardins, a sansevieria é uma planta que aceita bem o sol e a sombra.

Portanto, a questão da falta ou excesso de luminosidade não é um problema para essa planta. Do mesmo modo, ela não requer regas muito frequentes, aceitando pouca água. Nesse sentido, o cuidado deve ser exatamente o de não regá-la demais, o que pode apodrecer suas raízes e desgastar as folhas.

Purificação do ar

Um projeto da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, dos Estados Unidos) descobriu que a Espada de São Jorge é uma das plantas eficazes para a purificação do ar. O projeto se destinava a pesquisar novas maneiras de promover a limpeza do ar em estações espaciais.

Os testes mostraram que as variedades de sansevieria têm a capacidade de eliminar alguns poluentes, tais como o formaldeído. Além disso, durante a noite, essa planta absorve o dióxido de carbono, liberando também oxigênio durante o dia. Essa é mais uma razão para se cultivar as Espadas de São Jorge também nos quartos.

Amuleto de proteção

A Espada de São Jorge é uma planta conhecida pelas tradições místicas. Seu poder de proteção é um de seus atributos mais comentados por quem a cultiva com finalidades rituais, ou como amuleto de proteção.
Nesse sentido, acredita-se que sua presença em ambientes domésticos afasta as energias ruins.

Além de purificar o ar, ela promove a purificação energética, trazendo também coragem e determinação.
Na Coreia do Sul, é utilizada em inaugurações de negócios, devido à sua fama de espalhar boa sorte. No Brasil, era utilizada, antigamente, nas entradas de casas, junto às portas da frente, como proteção contra olho gordo e inveja.

Espada de São Jorge na Umbanda

Várias mudas da planta espada de São Jorge em um quintal.

Nesta seção, você vai conhecer os significados da Espada de São Jorge para a Umbanda, assim como seu uso, saudação, e relação com Ogum. Confira.

Espada de Ogum

A sensevieria é conhecida pelo nome de Espada de Ogum, para além de sua associação com São Jorge. O santo da Capadócia e o orixá das religiões afro-brasileiras são sincretizados, o que significa dizer que dividem alguns de seus principais atributos. Ogum é percebido como o guerreiro que inspira coragem.

Além disso, domina o trabalho com a terra, que é seu elemento, em composição com o fogo. Os praticantes da Umbanda atribuem a Espada de Ogum e sua simbologia principalmente a esse orixá, mas ela também é vista relacionada a outros orixás, como Iansã, Oxóssi, Oiá e até mesmo Iemanjá.

Uso na Umbanda

A Espada de Ogum é uma planta muito utilizada na Umbanda. Em iorubá, seu nome é Ewé Idà Òrisà. Está presente em rituais de limpeza, principalmente. Por exemplo, quando se precisa remover da aura de uma pessoa as energias carregadas.

Alguns desses rituais se destacam, como o ritual de iniciação conhecido como amací, mas também os banhos e o ritual do bate-folha, um procedimento destinado a limpar ambientes densos e impregnados de negatividade. Por ser poderosa, a Espada de Ogum é utilizada com parcimônia, pois ela pode limpar as energias negativas de tal forma que pode carregar junto outras energias.

Saudação

A forma mais tradicional de se saudar Ogum é dizer: “Ogum Yê, meu Pai!” Ou simplesmente “Ogum Yê”. O significado dessa saudação é algo como: Salve o Senhor Da Guerra! Ou Saudações ao Senhor da Guerra. Como se sabe, Ogum é responsável por emanar energias de coragem.

Ele prepara os espíritos para os bons combates, trazendo segurança e proteção, mas também vitórias e superações. É também um orixá responsável pela tecnologia, inspirando a criatividade e a imaginação. Nos rituais dedicados a esse orixá, a presença da sensevieria é muito frequente, e os poderes dessa planta se ativam de maneira intensa.

Onde colocar em casa

Mulher com uma muda da espada de São Jorge, decidindo em qual vaso irá colocá-la

Continue a leitura para conhecer as melhoras formas de posicionar as Espadas de São Jorge em sua casa, tanto na área externa quanto interna. Confira!

Evitar cantos

As pessoas que cultivam em casa a Espada de São Jorge com a finalidade de trazer proteção e sorte, devem saber que essas plantas não devem ser posicionadas em cantos ou quinas. Essa orientação se deve ao fato de que o encontro de duas paredes forma um triângulo, ou seja, remete à forma de uma ponta de lança.

Esse encontro de extremidades provoca energias de conflitos e brigas, desequilibrando a energia positiva que a planta oferece. Da mesma maneira, as Espadas de São Jorge não devem ser posicionadas próximas a objetos pontiagudos e cortantes, que lembrem ou possam ser utilizados como armas.

Área externa

A Espada de São Jorge pode ser cultivada no jardim, diretamente no solo ou em vasos. Por ser uma planta de visual escultural e exuberante, seu potencial para ornamentar ambientes externos é grande. Em um jardim, pode-se compor um caminho ou trilha margeada por Espadas de São Jorge.

Pode-se, ainda, misturar espécies diferentes da planta para criar contraste e variedade. Outra forma de decorar a área externa com a Espada de São Jorge é cultivando-a em vasos. Vasos médios ou grandes proporcionam espaço para que as hastes atinjam até 90 cm de altura, podendo ser dispostos simetricamente, por exemplo, nas laterais de portas e entradas.

Área interna

Em ambientes internos, a Espada de São Jorge oferece sofisticação e emana energias positivas, de proteção e prosperidade. Seja em companhia de outras plantas ou sozinha, ela se destaca por ser vistosa, exibindo um verde intenso e rajado. Pode ser disposta em vasos grandes ou médios, por exemplo, decorando ambientes como sala ou quarto.

Em banheiros, tem sido muito utilizada pelo seu frescor e aspectos esculturais. Variedades anãs, como a Sansevieria Trifasciata Hahnii, Golden ou Moonshine, são graciosas em vasos pequenos, podendo ser dispostas em janelas, estantes ou mesas de centro. Também valorizam espaços como varandas e áreas de serviço.

Espada de São Jorge como amuleto

Planta espada de São Jorge. No fundo da imagem, um muro cinza com uma grande faixa pintada de azul.

Continue a leitura para conhecer o poder da Espada de São Jorge como amuleto, e descobrir como posicioná-la para obter as melhores energias. Acompanhe.

Patuá

Os patuás são amuletos que proporcionam proteção. Aqueles feitos com a Espada de São Jorge têm potencial de resguardar a pessoa de perigos e maus-olhados. Também emanam energias do bom combate, isto é, inspiram o senso de justiça nas batalhas diárias. Para fazer um patuá de Espada de São Jorge, deve-se escolher um pedaço de tecido.

Recomendamos utilizar uma cor associada à Ogum, como o vermelho, pela associação dessa planta com esse orixá. Deve-se colocar um pedaço da planta dentro desse tecido e costurá-lo na forma de um saquinho. Leve-o com você entre seus pertences e, em casa, deixe-o próximo de onde você dorme. Somente você pode tocar esse patuá.

Ao lado da porta

Uma boa maneira de utilizar a Espada de São Jorge para proteger uma casa é colocá-la ao lado da porta. A limpeza energética e a capacidade protetiva que essa planta possui a tornam um excelente amuleto para o lar. Ela preserva o ambiente e purifica as energias carregadas de quem chega.

Dessa maneira, todas as pessoas que forem entrar na casa terão de atravessar essa espécie de portal purificador que as vibrações da planta criam. Antigamente, era comum vermos vasos de Espada de São Jorge nas entradas das casas, ladeando as portas. É uma excelente opção decorativa e ao mesmo tempo funciona como amuleto.

Evitar proximidade de objetos com ponta

Um fator importante a ser considerado na hora de pensar na composição de um ambiente com as Espadas de São Jorge é evitar que elas sejam dispostas em proximidade de objetos com ponta. Isso porque objetos pontiagudos ou triangulares geram um campo energético intenso, e essas energias se chocam com as energias poderosas da planta.

Potencializar as energias vigorosas dessa planta significa ativá-las para o modo de combate. Assim, o ambiente fica mais propenso a conflitos e desentendimentos. Portanto, na hora de escolher o lugar para posicionar vasos de Espada de São Jorge, dê preferência a áreas livres de tais objetos.

Simpatias com Espada de São Jorge

Espada de São Jorge fazendo parte da decoração da casa elegante, em uma bancada branca, acompanhada de outras plantas.

Na sequência do texto, saiba como funcionam algumas simpatias poderosas, que podem ser feitas com a Espada de São Jorge e se destinam a variados fins. Confira!

Simpatia para afastar brigas do lar

Existe uma simpatia muito simples para afastar as brigas do lar, utilizando a Espada de São Jorge. Na verdade, o procedimento pode ser considerado permanente, ou seja, trata-se de algo que pode ser feito em termos de disposição ou arranjo de algumas plantas em um ambiente. Essa simpatia consiste em combinação de energias de vegetais.

Em um vaso, plante a Espada de São Jorge da variedade de sua preferência, misturada com duas outras mudas de plantas: a comigo-ninguém-pode e a arruda. Estas são plantas que também afastam energias negativas. Coloque o vaso ao lado da porta de entrada da sua casa.

Simpatia para não sentir mais medo

Uma simpatia bastante simples contra sentimentos como o medo e a covardia pode ser feita com a Espada de São Jorge. Corte uma haste comprida da planta e se dirija a uma área externa. É preciso empunhar a folha como uma espada e apontá-la para o céu, repetindo três vezes a seguinte frase: “Eu vencerei todos os medos que me acometerem, pois a Espada de São Jorge me protege”.

O procedimento deve ser seguido de uma oração, como o Pai-Nosso, ou outra que lhe fale ao coração. Depois, a haste utilizada deve ser descartada em um jardim que não seja o seu.

Simpatia para abrir caminhos

A simpatia para abrir caminhos com a Espada de São Jorge deve ser feita durante sete dias, sempre pela manhã. Corte uma haste comprida da espada e, nas primeiras horas da manhã, dirija-se a uma área externa, podendo ser jardim ou, até mesmo, uma sacada ou janela.

É preciso apontar a espada em direção ao sol e repetir três vezes: “Astro-rei, iluminai os meus caminhos e renovai as minhas energias.” Utilize a mesma haste durante os sete dias, guardando-a sempre em um lugar reservado. Findados os sete dias, descarte a haste em um jardim ou terreno que não lhe pertença.

Simpatia para ter sorte no lar

A simpatia para ter sorte no lar é feita com a Espada de São Jorge, planta que emana energias poderosas de proteção, abertura de caminhos e prosperidade. Escolha a primeira sexta-feira do mês e borrife três vezes perfume nos quatro cantos de cada ambiente da sua casa.

Corte uma haste de Espada de São Jorge e percorra os cômodos fazendo o sinal da cruz no ar com a espada. Por fim, utilize uma corda ou barbante para amarrar a espada e a deixe pendurada atrás da porta da frente. Quando estiver completamente seca, descarte-a em um jardim ou terreno alheio.

Qual é o grande atributo da Espada de São Jorge?

Folhas da Espada de Sã Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta conhecida por seus poderes místicos e capacidades purificadoras. Nesse sentido, ela é capaz de promover a limpeza energética de ambientes, removendo energias densas e negativas, ademais, também é efetiva na renovação do ar, eliminando as toxinas e produzindo oxigênio.

Além disso, é uma planta de grande beleza e valor ornamental, sendo utilizada há séculos como elemento decorativo em ambientes internos e externos. Dentre todas as qualidades atribuídas à Espada de São Jorge, destaca-se o seu poder de proteção. Ela bloqueia más energias e más intenções, trazendo inspiração e coragem no dia a dia.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.