Para que serve o Chá de Mulungu? Benefícios, parar de fumar e mais!

Para que serve o Chá de Mulungu? Benefícios, parar de fumar e mais!

O chá de mulungu tem propriedades relaxantes e sedativas, que acalmam e combatem a insônia. Mas não é só isso, leia este artigo e descubra os seus benefícios!


Por que tomar Chá de Mulungu?

Chá de mulungu.

O chá de mulungu é a opção ideal para relaxar, acalmar e melhorar a qualidade de sono, pois nele estão presentes propriedades sedativas, relaxantes e calmantes. Apesar de ser o seu uso mais comum, esse chá também auxilia no tratamento de várias questões que afetam o nosso corpo, como pressão alta, infecção de urina, cólicas menstruais e outras.

Além disso, a casca do mulungu contém substância capazes de inibir o vício do cigarro, promovendo mais qualidade de vida e evitando doenças graves. Porém essa planta medicinal precisa ser administrada com cautela, pois, em excesso, pode fazer mal.

Portanto, é preciso entender os fundamentos sobre o mulungu, para fazer o uso corretamente, além de conhecer os diversos benefícios que essa planta traz para a saúde. Ademais, aprender a fazer o chá de modo certo garantirá a melhor absorção dos seus nutrientes. Todas essas informações são possíveis encontrar neste artigo, veja abaixo!

Mais sobre o Chá de Mulungu

Chá de mulungu em xícara.

O mulungu é uma planta nativa brasileira, conhecida por acalmar e equilibrar os nervos em momentos de grande estresse e em crises de ansiedade. No entanto, as suas propriedades podem trazer inúmeros benefícios para a saúde como um todo.

Neste tópico, abordaremos de forma mais detalhada a sua origem, composição, os possíveis efeitos colaterais e as contraindicações do uso do chá dessa planta. Por isso, para saber mais sobre o chá de mulungu, continue a leitura!

Propriedades do Chá de Mulungu

A forma mais comum de se utilizar o mulungu é através da infusão da casca que contém propriedades antidepressiva, calmante, analgésica, anticonvulsionante, hipotensiva, anti-inflamatória e antibacteriana.

Assim, o chá de mulungu é conhecido por ser um ansiolítico natural, trazendo sensação de bem-estar para quem tem dificuldades de dormir, ansiedade e até quadros leves de depressão. No entanto, já se sabe que esse chá também pode auxiliar em diversas outras comorbidades físicas.

Origem da Mulungu

O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta originária da América do Sul encontrada com facilidade no Brasil, nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Dependendo da localização, ela é chamada de corticeira, bico-de-papagaio, mulungu-ceral e árvore-de-coral.

Com flores alaranjadas e de crescimento espontâneo, a casca é a parte mais utilizada por possuir diversas propriedades que auxiliam no tratamento de doenças emocionais, como a insônia e os transtornos de humor e estresse. Além disso, pode tratar inúmeras doenças físicas.

Efeitos colaterais

Apesar de ser feito de uma erva natural e conter propriedades benéficas para saúde, o chá de mulungu pode causar alguns efeitos colaterais, que, segundo estudos, são raros. Veja alguns deles:

- Baixa drástica da pressão arterial;

- Paralisia muscular;

- Sedação prolongada, gerando efeito indesejado;

- Letargia.

É importante salientar que as sementes do mulungu nunca devem ser consumidas, pois nelas estão presentes componentes tóxicos que podem causar sérios problemas de saúde e até risco à vida. Portanto, use somente a casca no preparo do chá e não prolongue o seu consumo, pois os efeitos colaterais citados, muitas vezes, são causados pelo excesso do mulungu no organismo.

Contraindicações

O chá de mulungu possui algumas contraindicações que precisam ser levadas em conta, antes do seu consumo:

- Grávidas, lactantes e crianças com menos de 5 anos de idade não são aconselhados a tomar o chá de mulungu;

- Em muitos medicamentos controlados, como antidepressivos, ansiolíticos e hipotensivos, estão presentes propriedades do mulungu. Logo, pessoas que fazem tratamento para depressão, ansiedade e hipertensão só podem tomar o chá de mulungu sob supervisão médica, para não ocorrer superdosagem;

- Não é recomendado o uso do chá de mulungu antes de dirigir e fazer trabalhos manuais de alta periculosidade ou que podem trazer algum risco à vida, pois pode gerar efeito sedativo e paralisia muscular.

Benefícios do Chá de Mulungu

Xícara de chá de mulungu.

O chá de mulungu pode ser considerado uma planta completa, pois possui uma gama de benefícios que podem atuar no corpo físico e emocional. As propriedades presentes neste chá atuam em diferentes comorbidades, porém o seu uso é mais conhecido no combate à insônia, à ansiedade e à depressão. A seguir, selecionamos os principais benefícios do chá de mulungu para saúde. Confira!

Calmante

O chá de mulungu é famoso por ser considerado um tranquilizante natural. É capaz de acalmar um indivíduo nos momentos de grande tensão e estresse, provocados pela sobrecarga das várias tarefas do dia a dia ou desencadeados por crises de ansiedade.

Isso acontece porque a sua composição contém propriedades antidepressivas e calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Assim, auxiliam no tratamento de transtornos de humor, como, por exemplo, ataques de pânico, depressão e compulsão.

Combate à insônia

Um benefício pelo qual o chá de mulungu é bastante conhecido é a sua ação sedativa e ansiolítica. Ele é excelente para combater a insônia e relaxar depois de um dia intenso de trabalho. No entanto, o seu consumo não deve ser feito durante o dia, já que pode provocar sonolência.

Assim, o ideal é que tome esse chá 1 hora antes de dormir, pois é à noite que produzimos serotonina, estimulando o sono e a sensação de relaxamento. Portanto, além de usufruir dessa planta, crie um ambiente aconchegante e com pouca luz para garantir que você tenha uma noite de sono tranquila e reparadora.

Anti-inflamatório

A inflamação é uma reação do sistema imunológico devido ao ataque de vírus, bactérias e parasitas no organismo. Além disso, existem outros motivos, como variação de temperatura, lesões físicas e exposição a agentes químicos, por exemplo, que podem desencadear um processo inflamatório.

Desse modo, o chá de mulungu contém propriedades anti-inflamatórias que podem ser poderosas aliadas para limpar as impurezas do corpo, elevar a imunidade e proteger contra possíveis infecções, evitando doenças mais graves.

Bom para o coração e hipertensão

A pressão alta é uma doença que, muitas vezes, é desencadeada por maus hábitos alimentares e estilo de vida sedentário. Em decorrência disso, é possível que surjam outras comorbidades, principalmente relacionadas ao coração, fazendo com que seja necessário o uso contínuo de medicamentos.

Assim, um dos princípios ativos do chá de mulungu é sua ação hipotensiva. Ela ajuda a reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminui a frequência cardíaca. Logo, consumir essa planta também pode ser benéfica para o coração, regulando todo o sistema cardiovascular.

Benefício no sistema urinário

Diversos problemas no trato urinário, muitas vezes, são causados pela falta da ingestão de água e líquidos ricos em nutrientes que ajudam a filtrar as impurezas do organismo e evitar insuficiência urinária, cistite e outras infecções.

Então, o chá de mulungu entra em ação, pois, além de ser excelente diurético, nele há inúmeras propriedades benéficas para o sistema urinário. Logo, associando o uso desse chá a outras práticas saudáveis, é possível manter o corpo livre dessas e de outras doenças.

Diurético

A retenção de líquido é um problema que afeta, principalmente, pessoas que consomem alimentos ou que fazem uso de medicação que contém muito sódio, além de outras substâncias inflamatórias para o organismo. Isso, muitas vezes, causa inchaço abdominal, promovendo desconforto e alteração de humor.

Por conter ação diurética, o chá de mulungu elimina as toxinas do corpo, evitando possíveis inflamações. No entanto, o seu consumo deve ser feito com parcimônia, pois, ao ingerir o chá de forma exagerada, é possível que haja um quadro de desidratação devido à perda de nutrientes através da urina. Logo, não ultrapasse o consumo de 500ml por dia.

Auxilia em problemas hepáticos

A ação medicinal do chá de mulungu auxilia pessoas que possuem problemas hepáticos, como cirrose e hepatite, por exemplo. Isso porque as propriedades contidas nessa planta e na sua casca protegem o fígado e estimulam a produção das células de defesa do corpo, fortalecendo o sistema imunológico.

Portanto, tomar o chá de mulungu será de grande ajuda para prevenir ou tratar as doenças que se desenvolvem não só no fígado, mas em todos os órgãos internos. Contudo, não substitua o seu tratamento pelo chá. Converse com seu médico e veja a possibilidade de associar o mulungu com a sua medicação.

Bom para dores

O efeito analgésico do chá de mulungu proporciona um alívio, quase que imediato, nas dores musculares provocadas por atividade física intensa ou por movimentos repetitivos causados por trabalhos manuais que exigem um grande esforço físico.

Além disso, para quem sofre com fortes dores de cabeça frequentes, esse chá é um excelente remédio natural. Portanto, o seu uso é bom para dores, porém não exagere. Em excesso, essa planta pode causar uma leve paralisia muscular.

Bom para cólicas menstruais

A TPM (tensão pré-menstrual) pode ser um momento muito delicado devido à flutuação hormonal, provocando alteração de humor e as dolorosas cólicas menstruais. Em alguns casos, estas tendem a ser tão intensas a ponto de impossibilitar a continuação das atividades diárias.

Assim, graças à propriedade antiespasmódica encontrada no chá de mulungu, é possível eliminar as cólicas, além de diminuir a sensação de inchaço e incômodo abdominal. Logo, fazer o uso dessa planta é a alternativa ideal para quem evita se automedicar.

Contudo, não abuse desse chá, pois podem ocorrer efeitos colaterais indesejados. Se as dores persistirem, procure um médico.

Antibacteriano

O chá de mulungu é um antibacteriano poderoso, capaz de combater inflamações e ataques ao sistema imune, fortalecendo as células de defesa e protegendo os órgãos. Entretanto, se estiver fazendo o uso de antibióticos, não pare o seu tratamento. Procure o seu médico e veja a possibilidade de associar o uso dessa planta.

Isso é indicado porque existem bactérias que, se não forem bem tratadas, podem se tornar mais resistentes, causando a ineficácia, tanto da medicação quanto do chá. Por isso, siga à risca as orientações médicas.

Auxilia a parar de fumar

O tabagismo é um sério problema que acomete milhões de pessoas, resultando em diversas doenças graves, causando sequelas irreversíveis e até levando ao óbito. Assim, presente no chá de mulungu, a erisodina é uma alcalóide com ação bloqueadora da nicotina no cérebro, o que auxilia a parar de fumar.

Sendo assim, consumir essa planta pode ser a saída para combater esse vício que traz diversos malefícios para a saúde, de forma natural. No entanto, antes de fazer o uso desse chá, consulte um médico. O mulungu está presente na composição de alguns medicamentos, portanto, evite o seu uso sem prescrição.

Ajuda no tratamento de doenças respiratórias

Os agentes poluentes existentes no ar atuam de forma nociva para quem vive nas grandes cidades, fazendo com que aumente o número de pessoas com problemas respiratórios ou causando um agravamento do seu quadro. As doenças mais comuns ocasionadas pela poluição são: rinite, sinusite, pneumonia, asma, bronquite, entre outros.

Então, por conter substâncias expectorantes e antiasmática, o chá de mulungu ajuda no tratamento de doenças respiratórias, trazendo alívio e mais qualidade de vida. No entanto, essa planta possui outras propriedades que provocam sonolência, por isso, evite o seu uso antes de sair de casa ou de fazer algum trabalho manual.

Chá de Mulungu

Planta Mulungu.

O mulungu contém substâncias benéficas para a mente e o corpo, pois é calmante, sedativo e um remédio natural contra várias doenças. Assim, o chá dessa planta é ideal para aqueles momentos de sobrecarga emocional ou para auxiliar no tratamento de alguma doença.

Neste tópico, confira para quem é indicado e aprenda de forma simples e rápida a fazer o chá de mulungu!

Indicações

O chá de mulungu é muito popular como um sedativo natural, porém essa planta medicinal contém propriedades indicadas para vários tipos de enfermidades, sendo elas:

- Ansiedade, ataques de pânico e depressão;

- Irritação, compulsão e estresse;

- Dores musculares e cólicas menstruais;

- Redução da pressão arterial;

- Diminuição do inchaço abdominal, causado pela retenção de líquido;

- Proteção do organismo e do sistema imunológico contra inflamações.

Ingredientes

Para preparar o chá de mulungu, será preciso conseguir os seguintes ingredientes:

- 250 ml de água;
- 2 colheres de chá da casca ou 1 colher de sobremesa de mulungu.

Como fazer

Ao fazer o chá de mulungu, siga as orientações dadas a seguir:

- Em uma panela, coloque a água e deixe ferver. Em seguida, desligue o fogo;

- Adicione a casca ou o pó de mulungu;

- Tampe o recipiente para apurar o chá por cerca de 10 a 15 minutos;

- Coe e sirva ainda morno.

Com que frequência posso tomar o Chá de Mulungu?

Copo de chá de mulungu.

O chá de mulungu é uma planta medicinal que atua na prevenção e no combate a diversas comorbidades. Contudo, o seu consumo é popular por auxiliar no tratamento de transtornos de humor, pois contém propriedades calmantes e sedativas que reduzem a ansiedade, a irritação, a insônia e a depressão.

No entanto, a frequência que se pode tomar o chá de mulungu não deve passar de 500 ml por dia, e o seu uso não deve ultrapassar 3 dias seguidos. Portanto, o consumo dessa planta exige cautela e necessita de supervisão médica, principalmente para quem faz uso de medicação controlada, causando efeitos colaterais desagradáveis.

Se o consumo desse chá for apenas para melhorar o sono, o recomendado é que se tome, pelo menos, 30 minutos a 1 hora antes de ir dormir. Para reduzir a ansiedade, beba o chá de duas a três vezes por dia, em pequenas quantidades.

Por fim, esperamos que este artigo tenha te ajudado e que você possa fazer um bom uso do chá de mulungu!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.