Hamamelis: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Hamamelis: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

A Hamamelis é uma planta muito misteriosa, mas que comporta muitos benefícios. Ficou curioso? Leia o artigo e entenda tudo sobre essa planta medicinal!


O que é Hamamelis?

Hamamelis.

Muita conhecida no mundo da cosmetologia por causa da sua ação antisséptica, a Hamamelis é uma planta medicinal da família hamamelidaceae que possui folhas sem cheiro, porém que carregam um gosto amargo, principalmente por causa dos taninos, que dão esse amargor para proteger a planta dos insetos. Esses taninos que carregam várias especialidades da planta citada.

O seu nome científico é Hamamelis Virginiana e possui diversas maneiras de ser utilizadas, bem como carrega vários benefícios para a saúde. Ainda, essa planta é uma fonte relevante de compostos fenólicos, o que faz muito bem para o corpo. Com isso, este artigo vai abordar todas as noções importantes sobre essa planta terapêutica. Portanto, prossiga com a leitura e saiba mais!

Mais sobre a Hamamelis

Árvore de Hamamelis.

A Hamamelis também é conhecida como a flor-de-inverno e é competente na cicatrização de feridas por meio dos seus efeitos anti-inflamatórios, além de ser um ótimo remédio para problemas dermatológicos. Além disso, até em desodorantes ela é usada como base.

Também, esse arbusto medicinal é a base de material vegetal para muitas produções farmacêuticas variadas, sendo assim, valorizada em vários lugares por causa de suas capacidades curativas. Ficou curioso e quer saber mais dessa planta? Permaneça na leitura e verifique abaixo informações necessárias para o desvendamento do assunto abordado!

Propriedades da Hamamelis

A Hamamelis é rica em propriedades. Com isso, as folhas e cascas dessa planta apresentam um número considerável de taninos, estes que possuem grandes ações cicatrizantes, adstringentes, antirradicais e venotrópicas. Com essas propriedades, lesões podem ser tratadas, inflamações diversas podem ser resolvidas e uma grande ação dermatológica pode ser exercida. Ainda, possui propriedades antibacteriana.

Origem da Hamamelis

Entender o processo originário é necessário para compreensão do desenvolvimento da espécie e as substâncias que ela carrega. Por essa razão, essa planta que pode chegar até a cinco metros de altura, a Hamamelis, é oriunda do hemisfério norte do planeta.

Há milénios, os povos indígenas da da América Norte usam e sabem as propriedades que essa planta carrega. Logo, ela é facilmente encontrada e cresce nos Estados Unidos, Canadá e também nos países do norte do continente asiático.

Efeitos colaterais

Algumas reações químicas geradas pelo uso das plantas medicinais trazem alguns desconfortos por muitos fatores. Por isso, o uso da Hamamelis pode trazer efeitos colaterais, mas ligados ao resultado do excesso do consumo do que a ingestão normal da planta em si. Logo, sintomas, como enjoo, irritação no estômago, sedação, náuseas, alergias na pele e entre outros, podem eventualmente surgir.

Contraindicações

As contraindicações são focadas em relação ao consumo dessa planta medicamentosa, mas existem casos que o uso externo também deve ser radicado. Por esse modo, grávidas devem evitar o uso dessa espécie de planta, crianças menores de 12 anos não devem ingerir e nem usar esse produto de modo externo.

Ainda, mulheres que estão amamentando, imunossuprimidos e idosos devem buscar uma análise clínica antes do uso do produto, todavia, em via de regra, estão impedidos de usar. Também, pessoas alérgicas devem evitar quaisquer tipos de contato com a Hamamelis.

Benefícios da Hamamelis

galho de Hamamelis.

O que se procura nas substâncias presentes em cada planta são os benefícios. Por isso, os benefícios da Hamamelis são inúmeros, principalmente auxiliando o tratamento de algumas doenças, melhorando a estética, ajuda na saúde e preservação da pele, entre outras potentes ações.

Dessa maneira, analisar os pontos positivos dessa planta é necessário para saber introduzir corretamente o uso dela na sua vida, bem como aonde e para que ela vai ser mais eficaz. Por essa razão, se você deseja saber mais, verifique o texto que se segue e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto trabalhado!

Anti-inflamatório

O corpo humano é frágil e pode se inflamar por diversas razões. Para a sua proteção, o uso da Hamamelis pode ser um caminho de sucesso, pois ela tem um poder anti-inflamatório, principalmente em relação a inflamações causadas na pele. Portanto, se você estiver com algum problema inflamatório, recorra a essa planta medicinal, pois os resultados são garantidos.

Reduz irritações cutâneas

O resultado da presença de bactérias, vírus ou fungos podem causar mudanças incômodas na superfície da pele. Todavia, a Hamamelis pode ser usada para reduzir essas irritações cutâneas, pois possui ação antibacteriana e cicatrizante, por exemplo, que vão ajudar no processo de recuperação e redução.

Portanto, há uma ação conjunta de todas as propriedades dessa planta que restauram e curam a pele danificada.

Nesses casos, é recomendado passar a Hamamelis nas irritações cutâncias, podendo ser por meio de compressas encharcadas com o chá concentrado ou por meio de gotas do óleo essencial dessa planta. Ainda, a ingestão não pode ser descartada, pois ajuda na obtenção de resultados também.

Auxilia no tratamento de hemorroidas

Quando estão inflamadas e inchadas, as hemorroidas se tornam um dor de cabeça para quem passa por essa situação. Assim, a Hamamelis auxilia no tratamento de hemorroidas, pois sua ação anti-inflamatória penetra nas veias do ânus ou do reto que estão inflamadas e causando o desconforto.

Esse tratamento é antigo, pois os povos indígenas norte-americanos, por meio da medicina tradicional, já usavam as propriedades dessa planta para tratar a doença hemorroidária. Portanto, caso você esteja passando por essa doença, cogite usar essa planta terapêutica antes de procurar outros meios, pois essa erva é eficaz no tratamento e traz os outros benefícios juntos.

Para esse tratamento, você pode usar o arbusto medicinal tanto internamente quanto externamente. Por isso, você se curar por meio da ingestão ou aplicação direta na parte inflamada.

Ajuda a tratar acne

A acne é um terror para a maioria das pessoas, por isso, o cuidado com a pele é sempre procurado e necessário. Dessa maneira, a Hamamelis ajuda a tratar a acne, pois ela tem um ótima função antisséptica, ou seja, consegue impedir que microorganismos se proliferem na sua pele, criando inflamações, como a acne, ou qualquer impacto negativo para a pele.

Ainda, essa planta vai agir na pele de forma cicatrizante e vai reconstruir os tecidos que estejam afetados pelas acnes ou de outra possível causa de lesão. Portanto, caso você queira regenerar a sua pele com um substância terapêutica e medicamentosa natural, use essa planta, pois ela vai tratar da sua pele, principalmente a facial.

Sua ação é tão potente no combate à acne que ela é muito usada como ingrediente na fabricação de cosméticos, especialmente sendo base para tônicos faciais. Assim, você pode usar de modo indireto, por meio dos produtos industrializados voltados para pele, ou lavar o rosto com o chá frio da planta.

Ajuda a sensibilidade do couro cabeludo

Com o couro cabeludo sensível, é algo que atrapalha qualquer atividade que o indivíduo venha a fazer e pode ser causada por vários fatores. Para tanto, a Hamamelis ajuda a sensibilidade do couro, basta apenas aplicá-la antes de lavar o cabelo e, caso queira uma ação conjunta, existem shampoos feitos com base nessa planta justamente por causa dos seus potentes efeitos.

Auxilia no tratamento de queimaduras solares

A Hamamelis possui grande ação quando auxilia no tratamento de queimaduras solares, principalmente pelo uso de produtos que ela é estrutura. Essa solução é encontrada nessa planta, porque ela abriga os taninos que, por sua vez, tem propriedades cicatrizantes, o que faz com a aplicação dessa planta sua aplicação em casos de queimaduras solares seja eficaz.

Essa ação já é usada há milênios, pois a medicina tradicional já usava a infusão dessa planta para colocar em queimaduras do modo geral. Para tanto, só passar a Hamamelis nas queimaduras e deixar que ela aja por algumas horas, mas deve ser um uso de, no mínimo, três dias da planta.

Ajuda com picadas de insetos

Os insetos podem gerar dor e muito desconforto quando deixam o seu ferrão ou mordem o ser humano. Mas, há solução para o inchaço e dor que essas picadas podem causar com a implementação do uso da Hamamelis. Ela ajuda com picadas de insetos, pois o seu efeito adstringente também age nessa situação conjuntamente com sua ação anti-inflamatória.

Caso tenha ocorrido o ato, derrame um pouco de Hamamelis em algum algodão ou pano e passe no local afetado.

Auxilia no tratamento de varizes e má circulação

A Hamamelis auxilia no tratamento de varizes e má circulação, porque os taninos presentes na composição carregam ações venotrópicas, isto é, eles estimulam uma reação química no corpo que fortalece as veias e facilita a circulação venosa. Assim, você vai estar protegido, livre da dor e pode fazer uso caso tenha doenças como a trombose venosa.

Para esse caso, é ótimo que uma massagem seja feita com essa planta medicinal, principalmente pelo uso dela em forma de óleo essencial. Mas, a ingestão também ajuda muito nessa atividade.

Melhora a imunidade

Pode explorar a Hamamelis para melhorar a sua imunidade, pois essa planta carrega ação anti-inflamatória, o que faz com que o corpo fique protegido contra eventuais doenças e inflamações, especialmente pela ação dos flavonoides. Esses, por sua vez, aumentam a quantidade de antioxidante no corpo, o que faz com você tenha menos radicais livre, portanto, menos doenças crônicas.

Assim, a melhor forma de consumir a planta para melhorar a imunidade é por meio da infusão dessa planta potente.

Formas de utilizar a Hamamelis

Óleo de Hamamelis.

No reino plantae, praticamente, se pode aproveitar tudo que constitui uma planta, desde folhas, caule, tronco, tudo tem suas substâncias e formas de serem utilizadas. Por isso, não seria diferente com a Hamamelis, pois essa planta possui diversas formas de ser manuseada para melhor aproveitar os seus componentes de acordo com a vontade da pessoa.

Portanto, confira abaixo de maneira pormenorizada como você pode utilizar essa planta medicinal corretamente e as especificidades que cada uma tem. Leia e entenda com atenção!

Chás

O uso mais comum das plantas com poder medicinal é por meio dos chás. Por isso, o chá de Hamamelis é um ótimo meio de se apropriar dos benefícios dessa planta de forma simples e rápida. Caso queira fazer a mistura, tenha em mãos: duas colheres de sopa da planta terapêutica, um litro de água filtrada.

Para o preparo do chá, coloque a água no fogo e também coloque as duas colheres de sopa de Hamamelis e deixe a mistura no fogo até começar a borbulhar, o que leva quatro minutos. Depois, coe o chá e o consuma, mas não adicione nenhuma forma de adoçante para aproveitar melhor todas as benesses que essa planta pode dar.

Pomadas ou cremes

As substâncias que são colocadas dentro das pomadas ou cremes impactam na sua constituição física. Por isso, a Hamamelis faz parte da composição de várias pomadas ou cremes, pois suas ações adstringentes, anti-inflamatória, antioxidante fornecem uma boa saúde para pele, portanto, melhorando também sua aparência.

Extrato

A partir das folhas e das cascas desse arbusto terapêutico, pode-se tirar o extrato, que, por sinal, é muito difundido o uso e é muito eficaz na função adstringente, por isso, a indústria dos cosméticos usa muito esse extrato.

Portanto, o extrato é uma forma muito concentrada dos elementos da Hamamelis, não sendo muito comum no uso pessoal, mas usado em algo que demande uma larga escala de produção e distribuição do líquido. Logo, tenha cuidado com essa forma de uso, pois há uma concentração de elementos e tudo em excesso faz mal.

Óleo essencial

Os óleos essenciais potencializam qualquer propriedade de uma planta, pois é um composto muito concentrado das substâncias para fins terapêuticos. Assim, o óleo essencial de Hamamelis é associado a sua função antioxidantes, aliviar coceira, refrescar a pele, contrai os poros da pele do rosto e possui propriedades bacteriostáticas.

Portanto, você pode optar em usar a Hamamelis em forma de óleo essencial, desse modo, sendo uma opção útil e podendo ser combinada com outros óleos, desde que sejam manuseados corretamente e com a opinião de um aromaterapeuta.

Cápsulas

O encapsulamento da Hamamelis é uma ótima opção de consumo das substâncias benéficas que elas carregam. Ainda, é uma forma mais segura de ingestão, pois cada cápsula ou reunião delas conta com o rótulo falando o quanto você está consumindo com a ingestão de determinada cápsula.

Mas, caso você esteja procurando alguma solução para o seu corpo externo, apenas essa opção não adianta, mas você terá que usar a planta de modo externo, combinando as ações e formas de uso.

Preciso de orientação médica para usar a Hamamelis?

Hamamelis seca em uma colher.

Uma orientação médica é sempre boa, por isso, é recomendado que você busque uma opinião médica em relação a introdução do consumo da Hamamelis. A planta em si não oferece riscos, mas podem existir condições pré-existentes do seu quadro clínico que dificulte a absorção dos nutrientes trazidos pela planta ou que acarretem problemas de saúde futuros, ou, até mesmo, agrave alguma condição sua.

Mesmo que ela possa ser adquirida sem prescrição médica, comorbidades infecciosas podem surgir e podem ser agravadas com o uso das substâncias encontradas nessa planta medicinal ou qualquer outra coisa. Introduzir algo no seu corpo merece atenção, cuidado e responsabilidade. Portanto, não dispense a consulta com o médico, pois a prevenção é a melhor escolha e essa planta é poderosa.

Autor deste artigo

Sou encantado pelo poder da escrita e leitura com foco na realidade social, assim, tendo uma visão mais crítica do nosso entorno coletivo. Ah, também, fascinado pelos mistérios do mundo dos sonhos e seus significados.

Palavras-chave relacionadas


alimentação autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.