Oduduwa: quem é esse orixá? Mitologias, ifá, oração e mais!

Oduduwa: quem é esse orixá? Mitologias, ifá, oração e mais!

Descubra as cores, simbologias, crenças, oferendas e representação do Orixá Oduduwa, um dos mais importantes das religiões africanas.


Quem é Oduduwa?

Escultura de Oduduwa formada nas pedras

O Oduduwa nada mais é do que os Orixás do Candomblé. Essas representações espirituais para as religiões africanas tem grande importância para os fiéis que seguem essas crenças. Os principais poderes dessas divindades são a força para promover um acontecimento natural, como o vento e a chuva.

Guardião da natureza, o Oduduwa é uma sábia e sagaz entidade que auxilia e protege os seus seguidores, com o intuito de usar os seus elementos em prol do bem-estar do meio ambiente, além de ser responsável pela vida em todo o universo.

Não só pelas energias positivas e poderes, o Oduduwa é conhecido, mas também pelo seu temperamento de difícil convívio que acomete a relação com os seus seguidores. Para um fiel fazer uma oferenda para a entidade, há muitas particularidades e exigências que devem ser atendidas.

Além disso, não se pode definir o Oduduwa em um só gênero, pois diferentes povos e países, consideram a entidade como mulher ou como homem. O que nunca muda são as suas grandezas, importância, representatividade e personalidade forte.

Mesmo com tantas representações e importâncias, os orixás Oduduwa, que são os primeiros do mundo, não possuem grandes conteúdos sobre as entidades pelos livros e internet.

O que dizem sobre a orixá Oduduwa

Estátua de Oduduwa

Nas religiões de matrizes africanas, o Oduduwa ficou a cargo da criação do mundo e tudo aquilo que podemos definir como vida. Em outras palavras, podemos dizer que essa divindade foi responsável pelo desenvolvimento de todos os seres vivos existentes na face da terra.

No Candomblé, a principal crença que crê em Oduduwa, diz que essa entidade contribuiu consideravelmente no desenvolvimento do mundo, a partir de uma iniciativa de Oxalá, que acreditava que não foi tão bem-sucedida.

O que é o candomblé?

O Candomblé é uma religião de origem africana, no qual cultua a crença de uma divindade com ancestralidade, sendo os orixás, voduns ou inquices. Essa manifestação religiosa foi trazida da África pelos escravos, na época da escravidão por aqui. A divindade surpresa dessa crença é o Olorum, Mawu, ou Zambi, dependendo do país.

Essa religião é uma das que mais sofrem preconceitos em todo mundo, sendo muitas vezes até perseguida pela Igreja Católica e outras crenças protestantes, principalmente pelo racismo e discriminação que essa instituições tem sobre o Candomblé e sobre quem segue essa filosofia de vida.

Historicamente, no Candomblé os fiéis realizam festas periódicas para celebrarem a sua fé, além de enaltecer as entidades, promoverem rodas de danças e batuque, oferecendo o evento para todas as divindades das religiões africanas.

O que são orixás?

Os orixás são entidades das religiões de matrizes africanas, como o Candomblé e Umbanda. Essas divindades, de acordo com a mitologia iorubá, o Oduduwa criou o mundo e depois os orixás para cuidar dos seres vivos, servindo de elo entre os seres humanos e o deus supremo inacessível, Olodumaré.

Na história, sabe-se que há mais de 400 tipos de orixás, no Brasil alguns deles são mais famosos, como o Ogum (orixá de guerra), Iemanjá (orixá das águas e da fertilidade), Exu (orixá da mensagem), Oxalá (orixá da paz) e Oxóssi (orixá da caça e das florestas).

Os orixás são capazes de trazer mensagens, conselhos e alertas para os seguidores dessas religiões, sendo verdadeiros mensageiros e intercessor entre o mundo real e o plano de espiritualidade, no qual habitam.

Oduduwa no candomblé

No Candomblé, o Oduduwa é visto como um orixá, sendo uma entidade não manifestante, por causa da sua força e poder, essa divindade só pode ser invocada em festas de xangô. O Oduduwa tem a representação do gênero feminino, ligando as águas, as reproduções e as terras, em prol dos corpos das mulheres, agindo principalmente na menstruação, fisiologia e fecundação.

Mitologia de Oduduwa e a criação do mundo

Na criação do mundo, segundo a mitologia de iorubá, Oduduwa desenvolveu todos os seres vivos, e trabalhou para ser uma “ponte” entre o ser supremo e os seres humanos, na intenção de mediar essa relação.

Oduduwa, ao lado de Obatalá (Rei do Pano Branco), enraizou o começo da criação de todos os orixás e deu origem à vida na terra.

Elementos para se relacionar com Oduduwa

Elementos de relacionamento com o orixá Oduduwa

Alguns fatores tornam a identidade do Oduduwa diferenciada, essa divindade possui algumas características que podem ser percebidas a partir de suas cores, oferendas, comidas, saudações e muito mais.

Veja a seguir mais detalhes sobre cada particularidade que torna o um ser único. Além disso, conheça um pouco mais do significado por trás de cada símbolo do Oduduwa e que isso influencia.

Dia da semana de Oduduwa

Na crença de Oduduwa, a sexta-feira é o dia mais sagrado da semana, sendo a data mais favorável para se fazer eventos culturais, ofertar oferendas e realizar conferências. Esse sincretismo, fatores que caracterizam uma religião, são indícios de que nesse dia os fiéis dessa doutrina podem aproveitar a energia positiva ao seu favor na realização de atividades.

Saudação a Oduduwa

A saudação a Oduduwa se dá pela frase Oba Orum Oduduwa! Palavras ditas no momento de cumprimento a um fiel, no qual incorpora a entidade em uma festa ou sessão de Candomblé ou qualquer outra religião que acredita nessa crença.

Símbolo de Oduduwa

Um guerreiro com um chapéu e manto branco, segurando uma haste com um galo ao alto, essa é a representação que consegue ser mais fiel a identidade do Oduduwa. A figura de pele negra pode ser considerada feminina ou masculina, dependendo do país.

Cores de Oduduwa

As cores que simbolizam o Oduduwa são predominantemente o branco opala e o marfim (cor clara), representantes de uma energia mais calma e harmoniosa que transmite paz e tranquilidade aos fiéis dessa crença.

Comidas de Oduduwa

O alimento como um todo tem grande significado para o Oduduwa, as comidas são vistas como oferendas para a realização de trabalhos, demonstração de agradecimentos pelas conquistas, gesto de nobreza, ato ritualístico e na solicitação de pedidos. O Oduduwa considera a alimentação sagrada.

Oferendas a Oduduwa

Quando se quer realizar uma simpatia com a ajuda de Oduduwa, as principais oferendas a serem oferecidas para essa entidade são uma espécie de massa, similar a uma canjica, feita a partir de um pombo branco regado ao mel de abelha, chamada de Ègbo Eiyelé Funfun Oyin é a comida que faz parte das simbologias do Oduduwa.

Mais sobre Oduduwa

Escultura de Oduduwa em pedras adornadas

Oduduwa é um poderoso orixá que carrega consigo poderes, que incluem a magia e o Axé. Essas duas energias impulsionam causas sociais. Oduduwa é considerado templo dos orixás pelo tamanho da sua importância nas religiões africanas.

A seguir, você irá conhecer outras curiosidades sobre o Oduduwa e como essa entidade se manifesta, incorpora, suas orações, gêneros, ensinamentos e características.

Características de Oduduwa

Para aqueles que creem, Oduduwa é considerado o pai dos orixás, principalmente por ter criado e dado sentido à vida. A divindade é cega, além de possuir uma personalidade forte e de difícil trato. Oduduwa possui uma força e energia tão considerável que por muitas vezes, o torna um pouco autoritário e, podendo haver até ataques de fúria pelo seu temperamento difícil.

Por transmitir uma postura mais ríspida, Oduduwa é uma divindade no qual é difícil de se agradar. Quando os fiéis fazem oferendas em prol da entidade, os pedidos não são atendidos de imediato, pois Oduduwa exige alguns atributos peculiares no momento da solicitação.

Muitos ainda acreditam que Oduduwa é um ser de coração de gelo, de curto pavio, que trata tudo com frieza, além de agir com uma forma mais incisiva. Em outras palavras, podemos dizer que essa divindade não é nenhum pouco amistosa.

Nem homem, nem mulher

O gênero da entidade Oduduwa é um dos principais tabus que cercam a mitologia da divindade. Alguns o consideram como um homem forte e sagaz, já outros, o classificam como uma mulher de pulso firme e virtude vistosa.

Bem, ao certo não se pode afirmar nada, o que se sabe é que Oduduwa é uma entidade com muito poder que foi capaz de dar vida a tudo o que se há no planeta. A divindade é um guerreiro lendário que fez história e foi responsável por tudo importantes desenvolvimentos para os seres vivos.

É incorporado no Brasil?

O Oduduwa pode ser incorporado no Brasil por meio das tradicionais festas do Candomblé. Esses eventos festivos, festeja as entidades, promove atendimentos espirituais. É um encontro dos fiéis com as divindades, por meio da energia, fé e incorporação.

Esse é um dos acontecimentos mais simbólicos para aqueles que creem no Oduduwa, pois ao ser incorporado em uma pessoa, a divindade pode trazer poderosas mensagens que servirão de alerta, sinal ou conselhos para os fiéis.

Oração a Oduduwa

Como Oduduwa é uma figura bastante significativa para as religiões africanas, no Brasil em especial o Candomblé, essa entidade também possuía a sua própria oração. Um acalanto para o coração para os milhares seguidores dessa doutrina que creem na força e energia de Oduduwa para trazer paz de espírito.

Como poderemos ver, essa oração é uma mensagem de pedido enviada especialmente pelos fiéis dessa crença, no qual ainda enaltecem a entidade Odudua por toda a sua grandeza, proteção, cura e virtude.

Confira a Oração a Oduduwa completa a seguir:

“Oduduwa, saudações!
Meu pai, que cria o comportamento,
Oduduwa, que faz as pessoas terem boa conduta,
O harmonizador da cidade de Ifé,
O guerreiro que, ao acordar pela manhã, anda ativamente por toda cidade de Ifé.
O benfeitor que não deixa as pessoas passarem fome,
O próspero que semeia a prosperidade na vida dos outros,
O bom juiz que julga a favor e contra,
O senhor da cidade de Ifé
Oduduwa, o vitorioso que guerreia e vence.
Ele ouviu o som da espingarda na guerra e não fugiu.
Oduduwa, que aparece no ar com uma nuvem.
Ele guerreou e trouxe muitos escravos.
É o orixá dos que procuram sorte.
Tudo que ele fala acontece,
Tudo que ele pensa acontece,
Aquele que possuiu magia ativa.
Oduduwa, levante da terra,
Que você levante com dinheiro e também com prosperidade para mim.”

O que Oduduwa tem a nos ensinar?

Estampa em tecido do orixá Oduduwa

É fundamental entender a dimensão e a magnitude que o Oduduwa representa para as religiões de matrizes africanas por todo o mundo. A entidade é considerada a cabeça do universo, detentora do poder supremo e ações que deram vida aos seres vivos.

Essa figura religiosa não é um homem e nem uma mulher, ele é apenas uma entidade que deu origem a todos os outros orixás que conhecemos, hoje em dia. Oduduwa é o cérebro do planeta, para aqueles que creem.

Oduduwa nos ensina que com a sagacidade, força de vontade e energia positiva, somos capazes de conquistar tudo aquilo que desejamos, além de contribuir com o sucesso do outro indivíduo que compartilha a mesma sociedade conosco.

Além disso, fica de lição que nem sempre todas aquelas pessoas com personalidades autoritárias e fortes são indivíduos de mau caráter, pelo contrário, eles podem ser poderosos e te ajudar quando for preciso.

Autor deste artigo

Sou formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e estudante de Marketing pela mesma Instituição. Co-escrevi o livro “Novas Vozes do Jornalismo”. Trabalho como Redator Freelancer no Sonho Astral.

Minha maior habilidade é a escrita e tenho experiência em produções voltadas para a multimídia. Já fiz trabalhos, como jornal, e-book, revista e documentário.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza