Oferenda para Xangô: veja como agradá-lo e dicas para fazer a sua!

Oferenda para Xangô: veja como agradá-lo e dicas para fazer a sua!

As oferendas para Xangô serão necessárias para você tê-lo como um aliado em suas causas. Conheça sua história e saiba como agradá-lo tocando aqui!


Aprenda algumas oferendas para Xangô!

Escultura do orixá Xangô

Este é o Orixá considerado um dos mais importantes e poderosos tanto para a religião do Candomblé, quanto para a Umbanda. O seu lema é "Quem deve paga e quem merece recebe" sendo cantado inclusive em vários ritos no terreiro.

Logo, saiba que qualquer pedido que for feito a Xangô você deverá pagar com a mesma moeda. Xangô pode parecer um Orixá agressivo, bravo e impetuoso. Entretanto, este é só um fragmento da sua personalidade que caracteriza o Orixá da Justiça.

Devido a esta representação ele assume uma personalidade poderosa, não suportando quaisquer tipos de injustiças e estando sempre ao lado dos justos. Ou seja, ele irá ajudá-lo se você for injustiçado, mas também não deixará de estar ao seu lado caso tenha cometido alguma injustiça.

O pai Xangô ainda estará com você, mas agora estará cobrando pelos seus atos. Aprender sobre as oferendas para Xangô irá servir não apenas como uma forma de agradecimento, mas também o fará ter o apoio dessa entidade. Continue a leitura a seguir para saber mais!

Conhecendo mais sobre Xangô

Homem na praia vestido de Xangô

Xangô é o Orixá que protege aqueles que obedecem às leis e os costumes, além de compartilhar energias positivas com o próximo. Enquanto, os que não apresentarem uma boa conduta na vida serão julgados por ele com o objetivo de restabelecer o equilíbrio espiritual. Conheça mais sobre a sua história e influências na sequência!

História de Xangô

A lenda de Xangô diz que antes de se tornar um Orixá ele era o rei de Òyó, esta região hoje é conhecida como a Nigéria. Ele era tido como um tirano, sendo autoritário e violento. A justiça de Xangô era implacável, sendo muitas vezes associado elemento da rocha por causa dessas características.

Quando era rei, Xangô não media esforços para conquistar outros reinos e expandir o seu território. O seu poderoso reino era conhecido por todo o continente e era muito respeitado, pois apesar de ser um guerreiro violento ele não deixava de tratar os outros povos com a retidão da justiça.

Sendo representado também como o Orixá do fogo e do trovão. Apesar de destemido por muitos povos, ele se tornou um grande rei capaz de unificar todo o povo iorubá. Além de ser conhecido também como criador do culto dos ancestrais masculinos, o egungum, e de ser o único capaz de ter exercer poder sobre os mortos.

O seu instrumento de guerra era o Oxé (machado de dois gumes) através dele que castigava os ladrões, os malfeitores e os mentirosos. Outro detalhe importante é a sua ligação com a Natureza, através dela Xangô retirava a sua força e conhecimentos que eram utilizados quando necessário.

Características visuais

A imagem de Xangô geralmente é representada com vestimentas vermelhas da cor do fogo, o tom vermelho reflete que ele pertence à realeza. Ele também está segurando em suas mãos um machado, conhecido como machado de duas faces ou por Oxé que é o seu instrumento de guerra.

Sincretismo de Xangô

Com a chegada dos descendentes africanos no Brasil a sua cultura passou pelo processo de sincretismo. Logo, as religiões de matriz africana sofreram diversas mudanças na tentativa de proteger os ritos. Nesse sentido, Xangô tem uma forte presença nos terreiros mais antigos do país que se encontram na Bahia e em Pernambuco.

Na tentativa de proteger os seus costumes, os afrodescendentes precisaram adaptar muitos símbolos e figuras religiosas. Eles então assimilaram alguns santos católicos e os incorporaram no Candomblé e na Umbanda, referenciando-os como se fossem os seus Orixás.

Dessa forma, a figura de São João Batista e de São Pedro passaram a ser considerados como Xangô pelo Candomblé. Já pela Umbanda, Xangô é representado por São Jerônimo, que é conhecido como o santo das Letras.

Filhos de Xangô

Os filhos de Xangô são escolhidos para representarem o ancestral ao qual possuem algum grau de semelhança. Em geral, eles possuem uma estrutura física forte, com uma certa tendência à obesidade. Mas, a sua energia e autoestima elevada os tornam pessoas extremamente ativas e elegantes de corpo.

Eles devem preservar a sua posição de nobreza entre os Orixás, valorizando o seu conhecimento e poder. Apesar de serem pessoas que andam sempre acompanhadas, elas são solitárias e isto se deve a sua natureza austera e ao seu ego inflado. Os tornando muitas vezes vaidosos e prepotentes.

Ainda assim, os filhos de Xangô preservam a sua natureza guerreira que os torna tão obstinados e estrategistas. Como filhos de um rei eles querem ser reconhecidos por suas conquistas e pela sua fortuna. Mesmo que pareçam inflexíveis, eles podem ser ao mesmo tempo bondosos e justos. Essa é a natureza dos filhos de Xangô!

Oração para Xangô

A oração para Xangô se inicia com a saudação Kaô Kabecilê que em nagô quer dizer "Venham saudar o Rei!". Esta saudação acontece por Xangô ser considerado o rei dos Orixás, o mais importante e poderoso dentre os Orixás. Após feita a saudação deve-se prosseguir com a oração da seguinte maneira:

"Poderoso Orixá de Umbanda, Pai, companheiro e guia, Senhor do equilíbrio e da justiça, auxiliar da Lei do Carma.
Só Vós tendes o direito de acompanhar, pela eternidade, todas as causas, todas as defesas, acusações e eleições provindas das ações desordenadas dos atos puros e benfazejos que praticamos.

Senhor de todos os maciços e cordilheiras, símbolo e sede da Vossa atuação planetária no físico, no astral e no mental.
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter.

Ajudai-nos com Vossa prudência.
Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade. Só Vós sois o grande Julgador. Axé!"

Como fazer uma oferenda para Xangô

Ilustração do orixá Xangô

As oferendas devem ser feitas para Xangô acompanhadas com ervas e plantas que se conectem com a representação desse Orixá. Sendo muitas vezes feita de maneira a garantir força e justiça em sua causa. Saiba como fazer uma oferenda para Xangô para aproveitar dos seus benefícios logo abaixo.

Ervas e plantas de Xangô

As ervas e plantas de Xangô são utilizadas em oferendas de maneira a criar uma conexão com o seu Orixá. Elas carregam consigo os atributos que definem Xangô, além de ajudá-los em sua busca pela força e justiça. Estes ingredientes podem ser usados tanto em purificações, consagrações, curas e até como forma de feitiços.

As ervas e plantas utilizadas em oferendas podem ser:

- Folhas de limão;
- Hortelã;
- Folhas de café;
- Manjericão roxo;
- Noz-moscada;
- Flores de hibisco;
- Romã;
- Milho-de-cobra;
- Erva-de-São-João;
- Folhas do Fogo;
- Barba de Velho
- Barbatimão
- Quebra-pedra
- Aroeira
- Jurema preta
- Mulungu

Você poderá usar as folhas, flores, bulbo, semente e raízes dessas plantas. Tudo irá depender do seu objetivo e das instruções do seu pai de santo. Por isso, é importante salientar que algumas delas podem ser tóxicas para o organismo humano, portanto, é preciso ter um acompanhamento na manipulação de algumas oferendas.

Quizilas de Xangô

As quizilas, ou o ewó, são as regras de condutas que devem ser seguidas pelos filhos dos Orixás. Elas são utilizadas como forma de redenção dos erros de suas vidas passadas, servindo como um caminho para aqueles que seguirão a sua cabeça de Orixá.
As quizilas de Xangô que devem ser obedecidas pelos seus filhos são:

- Não podem comer quiabo;
- Não podem comer camarão com cauda e cabeça;
- Eles devem evitar o consumo de rabada;
- Não consumir maçã de peito, nem cágados.

Como agradar o Orixá Xangô?

Dentre as oferendas preferidas para Xangô existem além das plantas e ervas listadas acima estão as bebidas alcóolicas e as velas. Elas devem ser entregues, preferencialmente, em montanhas e pedreiras.

Uma das formas para agradar o Orixá Xangô você precisará de uma cerveja preta, ou qualquer tipo de licor, e 1 vela branca ou vermelha. Depois você precisará ir em uma quarta-feira com esses itens até uma pedreira, então abra a cerveja e acenda a vela. Apresente-se e agradeça a Xangô e ele estará pronto para te ajudar.

Dicas para potencializar os efeitos da oferenda

Os efeitos da oferenda podem ser potencializados se você seguir as recomendações do pai de santo, ou da mãe de santo, do terreiro. Eles serão os seus guias espirituais que levarão a mensagem do Orixá até você. Ouça-os e obedeça aos seus pedidos, seguindo as suas orientações e dicas você conseguirá potencializar os efeitos de qualquer oferenda.

Cuidados com o procedimento da oferenda

As oferendas só devem ser feitas quando solicitadas pela entidade invocada pelo pai de santo ou pelo Orixá. Elas seguem um padrão de acordo com os objetivos de cada oferenda, portanto é preciso seguir os fundamentos que irão ajudá-lo com a situação envolvida e as suas necessidades. O mesmo irá valer para o local onde será feito.

Oferenda de Xangô para abrir caminhos

Cerveja preta para oferenda de Xangô

O ebó para abrir caminhos que deve ser oferecido para Xangô devem seguir uma série de rituais. Estas instruções serão comunicadas para você através do pai, ou mãe de santo, do seu terreiro. Aprenda como fazer a oferenda de Xangô para abrir caminho em qualquer área de sua vida na leitura abaixo!

Indicações e ingredientes

O senhor dos raios e trovões não tolera mentiras ou injustiças. Portanto, as oferendas para Xangô só devem ser feitas se você estiver seguindo o seu caminho com retidão e honestidade, pois caso você esteja sendo injusto com alguém ele irá cobrar por isso. Passado o alerta, você precisará separar os ingredientes abaixo para preparar a oferenda:

- 12 bananas;
- Cerveja Preta;
- 6 charutos;
- 3 cravos vermelhos;
- 3 cravos brancos;
- 6 velas brancas ou vermelhas;
- 2 folhas de papel de seda, uma marrom e outra branca;
- Caixa de fósforos;
- Mel.

Como fazer

Os ingredientes devem ser novos e intocáveis, isso irá engrandecer a sua oferenda e dar maiores chances de que o seu pedido seja atendido. Agora vá até uma pedreira e sobre uma pedra arranje as folhas de seda de maneira a colocar o restante dos ingredientes em cima delas.

Prepare os ingredientes de forma cuidadosa e organize-os de forma harmoniosa em cima dos papéis. Depois é só despejar o mel por todos os ingredientes e fazer uma oração para Xangô em agradecimento por atender o seu pedido.

Oferenda de Xangô para pedir justiça

Balança e martelo de juíz.

A oferenda para pedir justiça a Xangô deve ser feita apenas quando você tiver certeza de que houve alguma injustiça em seu caso. Pois, caso haja um engano ela poderá não funcionar corretamente e você será cobrado pelo Orixá por isso. Saiba o que é necessário para a oferenda de Xangô para pedir justiça a seguir.

Indicações e ingredientes

Para realizar essa oferenda e obter um resultado positivo em seu caso será necessário separar os seguintes ingredientes:

- Uma pedra de cachoeira ou um cristal grande;
- Um copo;
- Cerveja preta;
- 7 velas de cor marrom;
- 1 cópia do seu caso na Justiça.

Uma possibilidade em relação ao documento é escrever o seu caso em um papel.

Como fazer

Vá até uma área de cachoeira ou uma pedreira com os ingredientes em mãos. Pegue o documento e coloque a pedra por cima dele, coloque o copo em frente a pedra e encha de cerveja. Depois é só preparar as velas em volta da oferenda e acender as velas.

A cada vela acendida peça a Xangô que faça justiça. Após todas as velas queimarem, descarte o material no lixo e jogue a cerveja na terra. Guarde o papel com você e faça uma saudação para Xangô: "Kaô Kabecilê".

Oferenda de Xangô para dinheiro e prosperidade

Mamão para oferenda de Xangô

O Orixá Xangô também poderá ajudá-lo em relação ao dinheiro e à prosperidade. Para isso, você precisará ter os ingredientes e seguir o passo a passo para que sua oferenda seja bem recebida. Acompanhe abaixo estas informações para ter sucesso em sua oferenda!

Indicações e ingredientes

Para realizar a oferenda de Xangô para dinheiro e prosperidade separe os seguintes ingredientes:

- 1 vela marrom;
- 1 prato branco;
- 1 mamão;
- 1 cereja preta.

Como fazer

Lembre-se de fazer essa oferenda no dia do Orixá, quarta-feira. O primeiro passo será colocar o mamão e a cereja dentro do prato, em seguida acenda a vela marrom ao lado direito. Faça a oração do Pai Nosso para Xangô 12 vezes e faça o seu pedido por dinheiro, prosperidade, fartura e que você tenha abundância em sua vida.

Oferenda de Xangô para o amor e relacionamentos

Velas marrom para oferenda de Xangô

Xangô também costuma atuar a favor dos relacionamentos e do amor, buscando sempre preservar uma harmonia conjugal. Ou seja, você poderá ser abençoado por Xangô para que tenha uma família e amor sincero. Siga as orientações abaixo e faça você mesmo a oferenda de Xangô para o amor e relacionamento.

Indicações e ingredientes

Os materiais necessários para preparar a oferenda são:

- 1 lápis;
- 1 carretel de linha branca;
- 1 vela marrom.
- 1 mel;
- 6 quiabos;
- 6 folhas de papel branco.

Como fazer

Primeiro você deve escrever nas folhas de papel o nome da pessoa amada e no verso o seu nome. Agora coloque os pedaços com os nomes dentro dos quiabos. Em seguida, arrume os quiabos empilhados 3 na horizontal e os outros 3 na vertical, amarre-os e coloque o mel por cima deles.

A sua oferenda já está montada e pronta para ser dedicada a Xangô, você só precisará levá-la para perto de uma pedreira, montanha ou cachoeira e acender a vela. É nesse momento que você deve saudar Xangô e agradecer pela sua ajuda.

Oferenda para ter o axé de Xangô

Ilustração do orixá Xangô

As oferendas feitas para ter o axé de Xangô são poderosas, especialmente se forem realizadas por seus filhos. Uma vez que ela irá proporcionar para você a força e energia do Orixá dos Orixás. Saiba o que é necessário fazer para realizar essa oferenda no texto abaixo.

Indicações e ingredientes

Você precisará dos seguintes ingredientes para essa oferenda:

- Cerveja preta;
- um copo de vidro;
- 3 folhas de couve;
- 1/2 kg de quiabo;
- 1/2 kg de grão de bico;
- 1 gamela;
- 1 vela vermelha e branca.

Como fazer

Limpe os quiabos e depois corte em rodelas, coloque para cozinhar e junto com o grão de bico. Prepare a gamela colocando as folhas de couve abertas dentro dela, tente forrar todo o fundo com elas. Depois que o quiabo e o grão de bico estiverem no ponto coloque na gamela por cima das folhas.

Agora é só acender a vela, fazer uma saudação para Xangô e então você poderá fazer os seus pedidos para ele.

Amalá de Xangô

Amalá de Xangô na rua

O Amalá é uma celebração feita pelos devotos de Xangô de maneira a possibilitar uma confraternização entre o Orixá e os seus filhos. A cerimônia consiste em oferecer iguarias da predileção de Xangô para satisfazê-lo e nos aproximar da entidade no terreiro. Saiba quais iguarias utilizar e como preparar a cerimônia para receber Xangô.

Indicações e ingredientes

Os ingredientes necessários para realizar a Amalá são:

- Camarão seco;
- Carne de peito;
- Quiabo;
- Cebola;
- Mel;
- Água;
- Azeite de dendê;
- 6 velas vermelhas.

Como fazer

Neste caso, o modo de preparo da Amalá será coordenado pelo pai de santo do seu terreiro. Pois, ele ficará responsável por receber a entidade do Orixá Xangô em seu corpo. Só assim a confraternização será realizada.

A oferenda para Xangô deve ser preparada durante esse processo. Depois vocês deverão se dirigir a uma pedreira ou cachoeira para oferecer o ebó ao Orixá.

Por que fazer uma oferenda para Xangô?

Velas acesas na praia próxima a uma pedra

Dentre todos os Orixás, Xangô é o mais poderoso. Se tornando um aliado capaz de ajudá-lo nas maiores dificuldades de sua vida. A sua força, obstinação e seu senso de justiça o torna especial, pois se você estiver seguindo o caminho justo e honesto as chances dele te apoiar serão enormes.

Além disso, existem diversos casos em que é possível solicitar a sua ajuda. Tornando-o um dos Orixás mais ecléticos neste sentido, permitindo assim a sua contribuição em todos os aspectos da sua vida. As oferendas servirão como um meio para você alcançá-lo e conseguir comunicar-se com esse Orixá.

Xangô tem a força para abrir os seus caminhos. Receba-o com gratidão e humildade devida e você terá um grande aliado em sua vida. Saúda o rei dos Orixás e realize as oferendas em respeito a esta entidade. Assim, nada será capaz de bloquear o seu caminho.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


simpatias

Artigos relacionados


Simpatias para conquistar um homem impossível: com louro, vela branca e mais!

Simpatias para conquistar um homem impossível: com louro, vela branca e mais!

Existem várias simpatias que podem ajudar na conquista de um amor impossível e são feitas com materiais simples. Descubra todas no nosso artigo!


Simpatia da lua cheia: para o amor, ganhar dinheiro, proteção e mais!

Simpatia da lua cheia: para o amor, ganhar dinheiro, proteção e mais!

A lua cheia é um poderoso momento para praticar magias, já que a energia do satélite da terra chega ao seu ápice. Aprenda aqui a utilizá-la a seu favor!


Simpatia da menstruação: para amarrar homem, para o ex voltar e mais!

Simpatia da menstruação: para amarrar homem, para o ex voltar e mais!

As simpatias feitas com o sangue menstrual são poderosíssimas e com certeza vão te ajudar a alcançar seus objetivos rapidamente. Confira tudo no artigo!


Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Você sabia que há muitas formas de pedir ajuda ao santo casamenteiro? Nesse artigo, conheça simpatias de Santo Antônio para potencializar o amor na sua vida!


10 simpatias com arroz para dinheiro, amor e prosperidade: Aprenda!

10 simpatias com arroz para dinheiro, amor e prosperidade: Aprenda!

Está em busca de algo que envolva dinheiro, amor e muito mais? Confira, neste artigo, as 10 potentes simpatias com arroz para alcançar esses objetivos!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.