Chá de Guaco: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Chá de Guaco: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Já ouviu falar do chá de Guaco? Confira todas as informações sobre essa espécie de chá neste artigo e fique por dentro de tudo!


Por que tomar Chá de Guaco?

Chá de Guaco.

É sabido o poder das ervas medicinais, principalmente a partir do chá. Desse modo, o chá de Guaco é feito a partir da erva medicinal conhecida como "erva da bruxa" ou como "erva das serpentes". É uma mistura usada há milênios no continente americano, mas ainda desconhecida em algumas partes do mundo, possuindo diversas propriedades e benefícios para o corpo humano.

Por essa razão, você deve tomar o chá de Guaco principalmente pelo seu benefício para as vias aéreas, especialmente no tratamento de gripes, resfriados, rinite alérgica e sinusite. Mas sua ação contra alergias diversas também é potente.

Com isso, essa planta medicinal relevante deve ser considerada para o consumo principalmente quando se está enfermo, comprometendo o sistema respiratório, mas também é uma aliada para uma boa saúde da pele, por causa da sua ação antioxidante.

Nesse artigo, confira todas as informações sobre essa erva da medicina natural e tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de chá!

Mais sobre o Chá de Guaco

Chá de Guaco.

Guaco é uma planta cercada de mistérios, principalmente da totalidade da sua potencialidade. Dessa maneira, pode-se encontrar a cura ou o tratamento da rouquidão com a ingestão do chá, sendo um amigo para as cordas vocais. Essa planta pode ser conhecida em algumas regiões por guaco-cheiroso e erva-de-cobra.

A atribuição do cheiro vem pelo fato de a planta exalar um aroma cheiroso e intenso. Já a associação da nomenclatura relacionada com as cobras se dá porque os povos indígenas usavam essa erva para combater o veneno das peçonhentas.

Todavia, mais noções devem ser verificadas minuciosamente, como as propriedades do chá de Guaco, a origem e outros fatores importantes para o entendimento do assunto. Por isso, permaneça na leitura e confira o conteúdo que se segue!

Propriedades do Chá de Guaco

Como toda a receita com uma planta medicinal, o chá de Guaco comporta muitas propriedades que o fazem único em diversas ações que o corpo precisa. Assim, tem-se a ação expectorante, broncodilatadora e antitússico em favorecimento do sistema respiratório como elementos marcantes dentre as suas propriedades.

Além disso, o chá dessa erva possui uma atividade contra os radicais livres, pois possui antioxidantes. Ainda abriga uma ação analgésica, poderes anti-inflamatórios e exercícios antimicrobianos, e tem atuação antidiarreica.

Origem do Guaco

A planta Guaco é nativa da América do Sul, especificamente em terras brasileiras. A concentração dessa erva da medicina natural é principalmente encontrada no bioma da Mata Atlântica, mas ela é cultivada pelo Brasil todo, sendo, dessa forma, uma planta bem adaptável.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do chá de Guaco devem ser observados em qualquer ingestão, principalmente com o consumo das plantas medicinais não tão convencionais no cotidiano. Diante desse fato, há de se observar que podem ocorrer hemorragias em decorrência do consumo da erva, e você pode ter os seus batimentos cardíacos acelerados, causando enjoos e vômitos.

Contraindicações

O consumo do chá de Guaco deve ser restrito a alguns grupos, tendo contraindicações. Portanto, não é indicado que crianças menores de 4 anos, mulheres grávidas ou alguém que tenha apresentado algum tipo de reação alérgica quando consumiu a erva.

Além disso, caso você seja um imunossuprimido, ou seja, que faça alguma medicamentação contra doenças autoimunes, é recomendado que, antes de qualquer uso da erva, o seu médico seja consultado. Também requer um acompanhamento do médico para idosos acima de 80 anos sem comorbidades e um acompanhamento médico para idosos acima de 70 anos com comorbidades.

Ademais, caso você tenha algum problema no fígado ou use algum remédio anticoagulante, não deve consumir esse tipo de erva. Logo, evite.

Benefícios do Chá de Guaco

Chá de Guaco.

As benesses vindas do uso do chá de Guaco são variadas, pois essa erva abriga agentes químicos que geram reações diversas e benéficas. Assim, age a favor do seu sistema respiratório e combate qualquer forma de inflamação que o seu corpo eventualmente possa manifestar.

Por essa razão, você precisa ler de forma pormenorizada cada um desses pontos positivos e usar essa prestigiosa planta de maneira coerente, para conseguir se beneficiar das reações químicas que elas causam na constituição física humana. Veja!

Expectorante e antialérgico

Apresentando sua ação expectorante e antialérgica, o chá de Guaco é eficiente no combate de quaisquer sintomas que envolvem a gripe, a rinite ou outro tipo de inflamação respiratória. Essa erva ajuda a liberar as secreções, ou seja, as bactérias que estão acumulando e impedindo que você melhore.

Além disso, problemas como asma e bronquite podem ser amenizados, pois o chá oferece um efeito antialérgico por meio da ação broncodilatadora.

Bom para a pele e os cabelos

É sabido que a erva Guaco é cheia de antioxidantes e, desse modo, vai ser boa para a pele e os cabelos. Assim, essas substâncias citadas vão conter os radicais livres e vão impedir o envelhecimento da pele, pois estes fazem surgir as linhas de expressão.

Já as suas reações no cabelo são de proteção, pois vão formar uma camada para que os efeitos do cotidiano tenham um impacto reduzido nos fios. Além disso, os antioxidantes mantêm os fios saudáveis.

Regula o intestino

O mau funcionamento do intestino pode acarretar a fragilidade do sistema imunológico. Por isso, é importante se atentar à regularidade desse órgão, e o chá de Guaco oferece essa regularidade. Por meio da sua ação antidiarreica, essa erva medicinal faz com que você não desenvolva quadros de diarreias e te protege de uma desidratação e da instabilidade no intestino.

Portanto, caso você note que suas fezes estão com uma textura diferente e vindo sempre em pequenos intervalos, tome o chá para resolver essa questão e manter esse órgão estável e, consequentemente, você vai manter a sua saúde imunológica.

Alívio de tosse e doenças respiratórias

Dentre as suas várias ações benéficas do chá de Guaco dentro do corpo, a que se destaca mais é o alívio de tosse e das doenças respiratórias, pois ele tem o efeito antitússico e antimicrobiano, fornecendo uma proteção adequada para a respiração.

Portanto, caso seja a sua questão, esse chá vai ser um remédio certeiro na proteção e na luta contra os sintomas da tosse e eventuais enfermidades respiratórias.

Combate o inchaço

O inchaço pode ser causado por várias questões, mas principalmente pela péssima alimentação, causando, assim, a retenção de líquido. Mas esse inchaço pode ser solucionado com o consumo do chá de Guaco, pois, dentre as vastas propriedades, ele oferece a propriedade sudorífera, ou seja, estimula a eliminação do excesso de líquido por meio da transpiração.

Portanto, quando você se sentir inchado, cogite a ingestão dessa erva medicinal, pois o inchaço será reduzido por meio do suor.

Analgésico e antiespasmódico

As virtudes analgésicas e antiespasmódicas estão no rol de características carregadas pelo chá de Guaco. Com isso, ele tem essa capacidade de aliviar os tipos de dores e espasmos que eventualmente possam surgir.

Portanto, se você sente dores diversas, como bico de papagaio na coluna, artrite, artrose, contrações involuntárias e desconfortáveis, beba o chá dessa erva da medicina natural e se beneficie dos resultados maravilhosos que ela vai te proporcionar.

Chá de Guaco

Chá de Guaco.

O Guaco é uma planta medicinal que pode ser usada de várias formas, como o chá. Desse modo, a bebida é a versão mais efetiva para garantir os benefícios terapêuticos que essa planta carrega.

Entretanto, alguns pormenores têm que ser observados, pois o preparo e o consumo desse tipo de chá tem suas especificidades. Por isso, confira tudo para fazer um uso adequado e correto do chá dessa erva com elementos curadores abaixo!

Indicações

Como o chá de Guaco é um tratamento, ele não deve ser consumido para fins de lazer ou socialização, como acontece com o restante dos chás ou cafés. Depois de feito, você deve consumir ele em até 24 horas, pois a composição benéfica pode ficar ineficaz com o passar do tempo. Por isso, atente-se ao tempo para conseguir usufruir das benesses da erva.

Além disso, é necessário que a mistura seja consumida sem adição de quaisquer adoçantes, pois isso pode comprometer a sua ação integral. Também é recomendado que esse chá seja bebido poucos minutos antes de você dormir, por uma questão de relaxamento. O seu corpo vai trabalhar melhor com a mistura durante o seu descanso.

Ingredientes

Para o preparo do chá de Guaco, você vai precisar ter em mãos:

- Duas colheres de sopa de folhas picadas de Guaco;
- 150 ml de água.

Caso você queira fazer esse chá para mais pessoas, dobre a receita proporcionalmente às medidas supracitadas, pois elas são para uma porção individual.

Como fazer

Com os materiais para seu chá na mesa, lave todas as folhas antes de usá-las e picá-las. Em seguida, esquente a água, mas não deixe chegar ao ponto de fervura para colocar as folhas. Depois desse passo, com as folhas na panela, aguarde 5 minutos e verifique se a água mudou de cor.

Por fim, desligue o fogo, coloque uma tampa por cima para abafar o chá por 5 minutos e, quando for beber, o coe. Assim, o seu chá de Guaco estará pronto para o consumo. Você também tem opção de esquentar a água e colocá-la em um recipiente com as folhas da erva, mas tem que esperar um período de abafamento de 10 minutos.

Chá de Guaco com mel

Chá de Guaco com mel.

É notório que o mel pode ser usado como remédio em vários casos de comprometimento da saúde humana. Por isso, ele é usado como auxiliar, mas que potencializa os efeitos do chá de Guaco, principalmente sendo 100% eficaz contra todas as manifestações da gripe. Por essa razão, leia e entenda as indicações, os ingredientes e como fazer esse chá logo abaixo!

Indicações

Embora o mel tenha ótimas propriedades para a saúde, a receita de chá com mel deve ser evitada por pessoas com todos os tipos de diabetes, pois esse composto vira açúcar simples no corpo e, portanto, eleva o índice glicêmico no sangue.

Além disso, pessoas que têm intolerância à frutose ou alergia ao mel devem evitar o consumo desse chá. Além do mais, é aconselhável que você consuma essa mistura antes de dormir, pois o mel ajuda na mucosa da garganta, tendo uma proteção contra eventuais infecções, tosses e afins.

Ingredientes

Quando você decidir que vai preparar o chá de Guaco, providencie alguns ingredientes e suas respectivas medidas necessárias para o ato desejado. Com isso, tenha em mãos os seguintes materiais:

- Uma colher de mel (se puder, utilize o mel orgânico e natural, sem adição de outras substâncias);
- 150 ml de água;
- Uma colher de sopa de folhas de Guaco cortadas.

Como fazer

Primeiramente, verifique se todas as folhas de Guaco estão em perfeito estado e as higienize antes de cortá-las. Em seguida, em um recipiente, podendo ser uma panela ou chaleira, coloque as folhas e faça normalmente a mistura do chá de Guaco puro.

Depois dos 5 minutos abafados, coe o chá e coloque o mel, mexendo a mistura. No entanto, só coloque o mel quando você realmente for consumir o chá.

Chá de Guaco com eucalipto

Chá de Guaco com eucalipto.

Sendo uma planta que pode chegar até 90 metros de altura, o eucalipto pode ser combinado com o Guaco, formando um chá potente contra qualquer infecção respiratória, principalmente pela união dos seus efeitos antimicrobianos e expectorantes.

Assim sendo, verifique abaixo todas as noções que devem ser levadas em consideração, como as indicações e os ingredientes. Leia e entenda!

Indicações

Algumas ponderações devem ser feitas antes do uso da mistura do chá de Guaco e eucalipto: ele pode ser usado para ser bebido, inalado ou servir como líquido para molhar compressas para passar em partes do corpo. Assim, por causa do eucalipto, crianças abaixo de 12 anos não devem consumir esse chá em forma de inalação, mas podem bebê-lo.

Por causa da junção de dois gigantes remédios no meio da medicina natural, a ingestão desse chá não deve ultrapassar uma xícara por dia. Caso queira continuar usando as propriedades dessa combinação, use as outras formas: inalação e compressas molhadas no chá. Além disso, os seus benefícios são melhores aproveitados com o consumo durante o período noturno.

Ingredientes

Caso queira preparar o chá com eucalipto, será necessário que você tenha:

- 1 colher de sopa de folhas de Guaco picadas;
- 1 colher de sopa de folhas de eucalipto picadas;
- 160 ml de água.

Essas medidas explicitadas servem para uma pessoa apenas, então, se quiser mais, use-se como base. Além disso, se você for fazer com sachê do chá de eucalipto, não se esqueça de colocar dois sachês na mistura.

Como fazer

Para o preparo da mistura de Guaco e eucalipto, lave em água corrente todas as folhas e depois as pique. Para a próxima ação, coloque a água em fogo alto por 2 minutos e, depois, acrescente todas as folhas que vão ser usadas. Deixe-as no fogo baixo por 5 minutos.

Quando o chegar no tempo estipulado, desligue o fogo e tampe o recipiente, de modo que o chá fique abafado. Por fim, espere 5 minutos no abafamento, pegue um coador e coe a mistura. Dessa forma, o chá vai estar pronto para ser ingerido por você.

Com que frequência posso tomar o Chá de Guaco?

Chá de Guaco.

É recomendado que o chá de Guaco seja tomado quando há algum sintoma que as propriedades presentes na erva podem tratar, como rouquidão e tosse, mas não deve ser ingerido como uma bebida regular. Isso porque é uma bebida terapêutica, o que faz com que ela deva ser incorporada no cardápio em períodos, mas não sendo um uso contínuo.

De maneira geral, uma xícara por dia, durante o período necessário, é mais do que eficiente para trazer seus resultados para o bom funcionamento do corpo humano. Todavia, o excesso pode causar uma inflamação no corpo, mesmo que essa planta não apresente elementos tóxicos. Com isso, esteja ciente de todas as informações necessárias em volta dessa espécie de chá.

Autor deste artigo

Sou encantado pelo poder da escrita e leitura com foco na realidade social, assim, tendo uma visão mais crítica do nosso entorno coletivo. Ah, também, fascinado pelos mistérios do mundo dos sonhos e seus significados.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!