Salmo 128: Estudo bíblico da vida, da família e da prosperidade. Leia!

Salmo 128: Estudo bíblico da vida, da família e da prosperidade. Leia!

Você já leu o salmo 128? Segundo os crentes, o entendimento desse texto bíblico traz bênçãos a quem crer. Veja como ler e internalizar!


Estudo do salmo 128

Mulher segurando a Bíblia

O salmo 128 é um dos mais reconhecidos e proclamados salmos da Bíblia Sagrada. Recebendo o título de “Temor de Deus e felicidade no lar”, na maioria das traduções do Livro Sagrado, a passagem bíblica conta com apenas seis versículos que proferem bendições ao lar daqueles que buscam a Deus e confiam Nele.

Um estudo aprofundado desse texto bíblico é necessário para aqueles que buscam refúgio nas Escrituras e creem que a prática daquilo que está escrito passa ser uma saída para problemas. Neste caso, o âmbito familiar é influenciado.

Continue lendo esse artigo pois preparamos um completo compilado de estudos que debatem as implicações de cada mínima expressão do salmo 128, e demonstra como elas podem influenciar a vida daqueles que acreditam. Confira!

Salmo 128 completo

Pessoa com a Bíblia estudando o salmo 128

Para iniciar o nosso compilado da melhor maneira possível, confira abaixo o salmo 128 completo, com todos os versículos transcritos. Leia!

Versículos 1 e 2

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

Versículo 3

Tua esposa no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.

Versículos 3 a 6

Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

Estudo bíblico do Salmo 128

Grupo de estudo do salmo 128 da Bíblia

Assim como em outros estudos bíblicos que podem ser encontrados em nosso site, essa reflexão sobre o salmo 128 é baseada diretamente na bíblia, e não em interpretações de terceiros.

Por isso, nesta seção trouxemos detalhes daquilo que está escrito nesse capítulo do livro de salmos, versículo a versículo. Veja!

Felizes os que temem ao Senhor

No início do salmo 128, o salmista expressa mais uma das chamadas bem-aventuranças, expressões bíblicas conhecidas que trazem palavras de bênção para pessoas que têm determinados tipos de comportamento.

Aqui, as bem-aventuranças são direcionadas às pessoas que andam nos caminhos determinados por Deus, o obedecendo em tudo. A bênção proposta é ter paz e tranquilidade para levar a vida e conseguir sustentar-se com o próprio trabalho.

Em termos gerais, a passagem traz à memória a passagem bíblica de Gênesis em que Deus determina que Adão passaria a comer do “suor do seu rosto”, fazendo referência ao sustento por meio do trabalho duro, após o pecado capital cometido por ele e Eva.

Contudo, o texto deixa claro que, para aqueles que fazem a vontade do Criador, essa sentença que parece cruel deixa de ser um fardo e passa a ter uma execução simples e prazerosa. (Leia o versículo 2 do salmo 128)

Prosperidade

Do versículo 3 ao 6, o salmista conclui as bem-aventuranças e reforça que abençoado é aquele que prostra-se diante do Deus Criador e segue os seus estatutos sem mais questionamentos.

Para finalizar o capítulo, Jerusalém e Israel são mencionados: “O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias da tua vida, veja os filhos dos teus filhos. Paz sobre Israel!”.

Ao citar “filhos dos teus filhos”, as palavras de bênção são direcionadas mais uma vez à prosperidade familiar dos obedientes. Quando bendições sobre Israel e a sua capital Jerusalém são citadas, na forma das palavras “prosperidade” e “paz”, entendemos que o salmista considera o sucesso do estado judeu como triunfo para a vida dos tementes a Deus, também.

O entendimento tácito que se pode ter ao concluir a leitura desse salmo é que a citação ao termo “prosperidade”, durante o texto, engloba bem mais elementos, como prosseguimento da linhagem e tranquilidade para viver, ao invés de apenas bens materiais e financeiros, que são muito associados a essa palavra.

Salmo 128 e a Família

Dentre as bem-aventuranças direcionadas a aqueles que obedecem a Deus, o versículo 3 do salmo 128 faz referência ao bem-estar que pode ser experimentado no lar daqueles que temem ao Senhor.

A expressão “Tua esposa, no interior da tua casa, será como videira frutífera”, encontrada no início do versículo, faz referência à fertilidade das esposas de homens tementes a Deus. E claro, a passagem refere-se à fidelidade que a própria mulher em questão oferta ao Senhor.

Na parte “B” do versículo, está escrito: teus filhos, como rebentos de oliveira, à roda da tua mesa”. Aqui, o salmista, inspirado por Deus, indica que os filhos gerados por homens e mulheres tementes ao Criador também serão férteis, levando em frente a linhagem abençoada.

Além disso, existe uma referência à oliveira, árvore muito comum na região de Israel e citada várias vezes na bíblia, que produz a azeitona, de onde se extrai o azeite de oliva. O azeite, por sua vez, sempre foi uma iguaria valiosa para os hebreus, israelitas e judeus.

Com isso, a simbologia leva a crer que o salmista falava também do valor e orgulho gerado pelos filhos de pais tementes, bem além da mera reprodução biológica.

Como ter harmonia e paz com o estudo do Salmo 128

Pessoa com bíblia aberta na mão

Para finalizar o nosso estudo bíblico, abordamos os aprendizados que o salmo 128 traz e as formas de pôr em prática tudo o que pode ser entendido com a leitura desse trecho da bíblia. Entenda!

Ore

Para aqueles que creem na Palavra de Deus, a recomendação de “orar sem cessar”, já é uma praxe. De toda forma, vale a pena frisar sempre que, segundo a própria bíblia, nenhum dos ensinamentos, bendições ou mandamentos possui valia na vida daqueles que não oram, pois esse ato, por muito banalizado é, basicamente, a conexão entre o homem e o Criador.

Através da oração, os direcionamentos são dados e a forma de pôr em prática os ensinos absorvidos na leitura das Escrituras é inspirada pelo próprio Deus, através do Espírito Santo, no coração daqueles que dão crédito.

Tenha boa convivência familiar

Todas as famílias possuem problemas, sejam eles grandes ou pequenos. Porém, o primeiro passo para se sair de conflitos e da desarmonia que eventualmente se instale no lar, é preciso esforço mútuo dos componentes desse clã.

Não basta apenas achar bonitas as palavras escritas no salmo 128, são necessárias ações e renúncias para que aquelas expressões se materializem dentro do seu lar. Ame a sua família acima de todas as outras pessoas!

Trabalhe com dignidade e honestidade

As bem-aventuranças descritas no salmo 128 direcionadas ao trabalho e sustento, estão ligadas, mesmo que o texto não deixe explicitado, à honestidade e retidão de caráter.

Seria injusto e contraditório que as Escrituras direcionassem bendições aos malfeitores. Portanto, se você deseja ter paz e prosperar com o trabalho das suas mãos, com base no que está escrito no salmo 128, precisará ser temente à Deus e seguir os seus preceitos, o que inclui trabalhar honestamente e ser totalmente reto diante dos homens.

O Estudo do salmo 128 trará bênçãos para mim e minha família?

Pessoa estudando salmo da Bíblia

Como podemos ver ao longo do nosso estudo, sim, serão bem-aventurados aqueles que derem ouvidos ao que está escrito no salmo 128, segundo a Bíblia Sagrada. Porém, vale ressaltar que o mero estudo e o entendimento passivo do que está na “letra”, não garante as bênçãos.

Ao iniciar o texto, o salmista aponta que “bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!”. Com isso, de cara, já estão descartados aqueles que desdenham dos mandamentos de Deus, total ou parcialmente.

E além disso, é importante frisar que o cumprimento dos mandamentos do Criador está associado a uma série de boas práticas que têm impacto por si próprias nos temas citados. Por exemplo, não adianta querer uma família feliz tratando mal os seus familiares. Bem como, é impossível receber as bênçãos do Eterno na vida profissional sendo uma pessoa desonesta.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Últimos posts


Psicologia infantil: significado, como funciona, benefícios  e mais!

Psicologia infantil: significado, como funciona, benefícios e mais!

A Psicologia Infantil é o ramo que estuda os comportamentos das crianças. É valiosa na hora de entender o que se passa na cabeça dos pequenos. Confira!


Significado de Quíron em Libra: Para astrologia, no mapa e mais

Significado de Quíron em Libra: Para astrologia, no mapa e mais

Quíron em Libra exige cautela nas relações, pois uma pessoa nesta situação é mais propensa a se sentir magoada ou rejeitada. Saiba mais neste artigo!


O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

Sonhar com rosto traz vários significados, mostram mudanças e momentos determinantes para a vida. Veja mais significados!


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!