Chá de Salsinha: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Chá de Salsinha: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

O chá de Salsinha possui diversas propriedades extremamente benéficas para o organismo, mas que muitas pessoas desconhecem. Saiba mais neste artigo!


Por que tomar chá de Salsa?

Xícara de chá de salsa.

Existem diversos motivos pelos quais você deve consumir o chá de Salsa, mas é necessário conhecer essa erva primeiro. A salsa é bastante popular e é cultivada em climas temperados e subtropicais. Ela é amplamente utilizada como tempero, para dar mais sabor aos alimentos.

Entre os benefícios trazidos pela salsa, é possível citar o fato de que ela é um excelente diurético, que auxilia na diminuição do inchaço corporal e contribui para a não retenção de líquidos. Essa propriedade da salsa faz com que o seu chá possa ser utilizado em dietas, auxiliando no emagrecimento. Quer saber mais sobre os benefícios do chá de Salsa? Confira neste artigo!

Mais sobre o chá de Salsa

Chá de salsa.

O chá de Salsa é um grande aliado da saúde das pessoas. Suas propriedades fazem com que este chá combata uma série de problemas relacionados aos mais diversos aspectos do funcionamento do organismo humano. Saiba mais a seguir!

Propriedades do chá de Salsa

O Chá de Salsa é um grande aliado da saúde das pessoas. Isso se deve às suas propriedades, que fazem com que seja capaz de combater diversos problemas de saúde. Assim, o chá de salsinha é útil para combater uma série de problemas, inclusive os mais graves.

Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anticancerígenas, antioxidantes e também desintoxicantes. Além disso, a salsa também é uma rica fonte de nutrientes, minerais e vitaminas, como, por exemplo, A, B e C. Além disso, a salsa também possui ferro, eugenol e outras substâncias.

Origem da Salsa

A origem da Salsa, de acordo com alguns registros históricos, deu-se no antigo império romano. Eles consumiam a salsinha da mesma forma como consomem o alface, hoje em dia. A começar no século XVIII, ela passou a ser utilizada como uma guarnição, pois existia a crença de que poderia amenizar sabores fortes.

Além disso, essa crença perdura até os dias atuais, pois, ainda hoje, utilizam a Salsa em peixes e com alho. Mas a relação da salsinha com a cultura romana não para por aí: havia uma crença nos tempos antigos de que, se alguém usasse a Salsa em volta do pescoço, jamais iria se embriagar.

Efeitos colaterais

O consumo da salsa, seja em forma de chá ou não, pode trazer alguns efeitos colaterais, mas é sempre bom ressaltar que a salsinha não oferece perigo para a maioria das pessoas. Ela causa efeitos apenas em alguns casos específicos. Existem alguns episódios em que a pessoa que consumiu a Salsa apresenta algumas reações alérgicas na pele, mas isso raramente ocorre.

Além disso, é sempre importante lembrar que a Salsa não deve ser consumida em excesso, pois ela pode ocasionar a anemia e também causar problemas nos rins e no fígado. Por isso, antes de consumir o chá de Salsa, fique ciente de que ele não deve ser consumido em quantidades excessivas.

Contraindicações

Apesar de ser extremamente benéfica para a saúde, a Salsa possui algumas contraindicações. Grávidas e mulheres que estão amamentando não podem consumir a salsinha, e pessoas que possuem problemas graves nos rins, como a insuficiência renal aguda ou crônica ou a síndrome nefrótica, também não podem.

Indivíduos que passaram por uma cirurgia há menos de um mês também não devem consumir a salsa, nem o chá ou o suco dela. É fundamental ficar atento às contraindicações do consumo. Então, se você faz parte de algum dos grupos de risco, é melhor não consumir a Salsa.

Benefícios do chá de Salsa

Chá de salsa.

Apesar de possuir contraindicações e ocasionar alguns efeitos colaterais em casos especiais, o chá de Salsa possui uma série de benefícios para a saúde de quem o consome. Confira alguns deles nos tópicos a seguir!

Auxilia na digestão

O chá de Salsa é extremamente benéfico para o seu estômago, pois auxilia na digestão, prevenindo problemas como a cólica e as flatulências. A ação que a Salsa exerce no estômago se deve à presença de uma grande quantidade de fibras. A salsinha também possui uma grande quantidade de substâncias laxativas e diuréticas.

Por isso, se você está sofrendo com problemas estomacais, consumir o chá de Salsa é uma ótima opção para combater esses problemas. Essa erva ajuda o estômago a liberar enzimas e também o ácido clorídrico, que são componentes indispensáveis para o bom funcionamento do intestino.

Bom para os rins

Apesar de poucas pessoas terem conhecimento dessa informação, o chá de Salsa ajuda no bom funcionamento dos rins. Ele estimula a não formação de pedras nos rins, e isso se deve à alta concentração de uma substância chamada clorofila e também de magnésio. Eles ajudam na eliminação de alguns cristais que se formam nos rins.

Contudo, o consumo do chá de Salsa não é recomendado para quem já possui pedras nos rins, pois ele é utilizado para prevenir, e não remediar. Essa bebida faz com que as pedras se movimentem nos rins, causando uma forte dor, por isso, não é recomendada para quem já tem esse problema.

Bom para a imunidade

As propriedades que a salsinha possui também são bastante eficazes no fortalecimento da imunidade do organismo. Isso se deve ao fato de que a Salsa é uma rica fonte das vitaminas C e A, o que faz com que a imunidade fique mais forte.

Estudos comprovam que a vitamina C auxilia na produção de glóbulos brancos e funciona como um antioxidante, combatendo os radicais livres. Com a inibição da ação dos radicais livres, o organismo possui uma propensão menor ao desenvolvimento do câncer e de outras doenças consideradas crônicas, como a diabetes e problemas no coração.

Melhora o hálito

A Salsa é uma grande aliada do hálito. Suas propriedades antibacterianas fazem com que ela seja excelente para a saúde bucal das pessoas. Por isso, consumir o chá de Salsa, tendo em vista que ele possui as mesmas propriedades, ajuda no combate ao mau hálito, que incomoda tantas pessoas.

O chá de Salsa também combate outros problemas, como a gastrite, que, muitas vezes, é a causadora do mau hálito. Por isso, é possível concluir que o chá de Salsa possui uma ação completa contra esse problema, por conta de substâncias como a clorofila e seu alto teor antibacteriano.

Diurético

Além de tantos benefícios, o chá de Salsa possui um efeito diurético, ou seja, ele tem propriedades que diminuem o inchaço do corpo, pois faz com que o organismo não sofra com a retenção de líquidos.

Além disso, a Salsa também é rica em vitamina C e em alguns minerais. Isso faz com que o chá de Salsa seja uma excelente opção para queimar a gordura acumulada, mas não apenas isso. Ele também é uma importante fonte de nutrientes.

Antioxidante

O chá de Salsa é uma rica fonte de antioxidantes. Estes nada mais são do que compostos que auxiliam na proteção do corpo contra danos oxidativos e inflamações. Por isso, a presença de antioxidantes no organismo previne o surgimento de doenças crônicas, como o câncer, problemas no coração e a diabetes do tipo 2.

Por isso, o chá de Salsa é um importante aliado no combate às inflamações, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias. Se você está tentando melhorar a sua qualidade de vida a curto e a longo prazo, é recomendável consumir o chá desta erva.

Melhora a circulação

Entre as diversas fontes de ferro presentes nos alimentos, a Salsa é um dos destaques. Ela é rica em ferro e isso a torna excelente para prevenir problemas de circulação e a anemia. O ferro é um mineral que auxilia na produção de glóbulos vermelhos, o que auxilia no transporte do sangue oxigenado para as células que necessitam de nutrientes.

Além disso, o Chá de Salsa também é uma rica fonte de cálcio, que é um mineral que auxilia o organismo na absorção do ferro. Assim, melhora consideravelmente a circulação do sangue e reduz a possibilidade do surgimento de problemas circulatórios.

Chá de Salsa

Chá de Salsa.

A salsinha possui diversas propriedades fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O chá de Salsa auxilia no combate a diversos tipos de patologias e ajuda na prevenção de doenças crônicas. Saiba mais sobre este chá a seguir!

Indicações

O chá de Salsa precisa ser consumido com moderação, pois o consumo em excesso pode causar algumas consequências para o organismo. Além disso, é terminantemente proibido o consumo para pessoas que sofrem com efeitos colaterais devido à ingestão deste chá.

Por exemplo, quem possui problemas renais não pode consumir o chá de Salsa, pois este chá pode agravá-lo. Além disso, mulheres em fase de gestação e também que estão amamentando não podem consumir a bebida.

Ingredientes

Os ingredientes para fazer o chá de Salsa são muito simples. São apenas dois, e o modo de preparo também é muito fácil. Confira:

- 1 colher de sopa de salsa;
- 1 copo de água.

Como fazer

Para fazer o chá de Salsa, a água precisa estar em infusão e a salsa deve estar picada. Quando a água estiver prestes a ferver e surgirem pequenas bolhas no fundo da panela, basta desligar o fogo. Após isso, você deve colocar a salsa picada, tampar a panela e esperar de 5 a 15 minutos.

Depois disso, basta coar e servir. Lembrando que o consumo do chá de Salsa é terminantemente proibido para mulheres em período de gestação, pois este chá possui propriedades abortivas.

Chá de Salsa com limão

Chá de salsa com limão.

O chá de Salsa com limão reúne todas as propriedades e os benefícios trazidos pela Salsa, com o sabor dado ao chá pelo limão. Esta é uma bebida muito fácil de fazer, e todos os ingredientes estão disponíveis no supermercado mais próximo. Confira!

Indicações

Fazer o chá de Salsa não é uma tarefa difícil, muito pelo contrário: além de ser fácil de fazer, este chá traz diversos benefícios para quem o consome. Para prepará-lo, você precisa usar folhas frescas de Salsa. Elas também podem ser desidratadas.

A grande diferença é que as folhas desidratadas possuem propriedades mais concentradas, em menores quantidades. Ou seja, se você quer desfrutar do máximo que o chá de Salsa tem a oferecer, o ideal é fazer esta bebida com folhas frescas.

Ingredientes

Para fazer o chá de Salsa, você vai precisar de poucos ingredientes, e todos eles podem ser encontrados facilmente em qualquer supermercado. Confira a seguir:

- 30 gramas de folhas de salsinha (frescas ou secas);
- 1 litro de água;
- Limão (opcional e a gosto).

Como fazer

A feição do chá de Sala é muito fácil. Você deve começar fervendo a água. Após isso, desligue o fogo e, depois, quando a água ainda estiver em uma temperatura alta, adicione as folhas de salsinha. Deixe as folhas em infusão por cerca de 15 minutos na água quente. Após isso, é só desfrutar do seu chá de Salsa.

Vale sempre ressaltar que esse chá não deve ser consumido em excesso, pois pode causar alguns problemas. Além disso, ele não deve, de forma alguma, ser ingerido por pessoas que fazem parte do grupo de risco, como gestantes e indivíduos com problemas renais.

Chá verde de Salsa

Chá de salsa.

O chá verde de Salsa possui propriedades bastante benéficas para a saúde. Ele é uma excelente bebida para pessoas que precisam fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir males como a anemia e o câncer. Saiba mais a seguir!

Indicações

Para a ingestão, o chá verde de Salsa não deve ser consumido em excesso, pois, em vez de trazer benefícios, pode acabar ocasionando problemas de saúde. Além disso, pessoas que fazem parte do grupo para o qual o chá é contraindicado não devem de maneira nenhuma consumi-lo.

Também é importante lembrar que gestantes e pessoas com problemas nos rins estão terminantemente proibidas de consumir este chá. Ele pode piorar os problemas no rim e gerar um efeito abortivo na gestante.

Ingredientes

Para fazer o chá verde, serão necessários alguns ingredientes. Contudo, nem todos são necessários. Confira:

- 500 mililitros de água filtrada;
- 2 ramos de salsinha fresca (de preferência com raiz);
- 1 limão;

Opcional:

- 1 rodela de abacaxi;
- 1 pau de canela;
- 2 colheres de chá de mel.

Como fazer

Antes de começar a preparar o chá verde, você deve separar dois ramos de salsa e lavar em água corrente. Depois disso, é necessário picar a salsinha em pedaços. Após isso, você deve levar ao fogo alto uma panela com a água e a salsinha, e deixar lá até que ferva. Você pode adicionar uma ou duas rodelas de limão na panela e reservar o restante do limão.

Também é possível adicionar algumas fatias de abacaxi na panela. Depois de ferver, baixe o fogo e deixe a panela no fogão por um tempo de 10 a 15 minutos. Logo após, desligue o fogo e adicione o pau de canela. Deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos antes de servir o chá. Você também pode adicionar uma ou duas colheres de mel.

Com que frequência posso tomar o chá de Salsa?

Chá de salsa.

O Chá de Salsa é excelente para a saúde, mas é importante ficar atento para não consumir ele nem nenhum outro chá em excesso, pois eles podem surtir o efeito contrário. O chá de salsinha é um excelente diurético natural e devem ser consumidas 4 xícaras dele por dia, durante um período de 3 semanas.

Além disso, é importante ressaltar que os chás ajudam no alívio dos sintomas de diversas doenças, mas eles jamais devem substituir os medicamentos. O consumo do chá de Salsa deve ser aprovado por um médico, e você jamais deve se aventurar em um terreno que pode agravar o seu quadro.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.