Chá para emagrecer: mate, canela, hibisco, gengibre e mais!

Chá para emagrecer: mate, canela, hibisco, gengibre e mais!

Entre e conheça neste artigo as opções de chá para potencializar o emagrecimento de forma prática, natural e muito saborosa! Clique e saiba mais.


Qual chá tem o poder de emagrecer?

Mulher segurando calça folgada e xícara de chá

Os chás que possuem ativos capazes de acelerar o metabolismo, diminuir a retenção de líquido e de ajudar na digestão podem ser grandes aliados na perda de peso. Chás de ervas ou flores que possuem poucas calorias ou os que são feitos com pedaços de frutas, assim incluindo as fibras também ajudam na sensação de saciedade e diminuem a gula.

No entanto, é importante ressaltar que nenhum chá individualmente pode ser usado como fórmula mágica para a perda de peso. Para quem deseja emagrecer também é necessário que exista uma rotina de atividades físicas aliada a dieta balanceada. Descubra aqui qual chá pode ser usado para o emagrecimento:

Ingredientes poderosos para emagrecer

Mulher segurando xícara de chá

No universo dos chás existem muitas possibilidades para quem deseja uma bebida quente que auxilie no emagrecimento. Contudo, é importante observar os ingredientes e seus efeitos. Conheça aqui os ingredientes para emagrecer:

Malva

Malva é uma planta herbácea muito usada na medicina natural para prevenir inflamações, mas seus benefícios também estão aliados ao campo do emagrecimento. O “Caderno de Receitas Fitoterápicas” da UFPI menciona que o chá de malva da espécie Malva Sylvestris
pode ser usado no combate a obesidade, pois possui efeito laxativo.

O chá de Malva Sylvestris também é considerado um auxiliar poderoso para quem deseja emagrecer por ser capaz de diminuir o apetite. Esse efeito aliado à capacidade laxativa pode resultar na perda significativa de peso. Contudo, é necessário que o chá seja bebido sem açúcar, para que não haja acréscimo calórico.

Alho

O alho é um alimento conhecido por seu odor indesejado e por estar presente em lendas vampirescas. Mas para quem não tem medo de mau hálito e está procurando se livrar de alguns quilinhos extras, o alimento pode ser um ótimo instrumento. O chá de alho possui a capacidade de auxiliar a digestão e acelerar o metabolismo.

O uso do alho como aliado no projeto de emagrecimento acontece tanto com o uso do alimento in natura quanto no seu chá. Existe ainda a possibilidade de ingestão do alho em cápsulas, que são acrescidas de aminoácidos e minerais benéficos para a saúde.

Gengibre

Gengibre é um dos alimentos que pertencem ao grupo dos chamados termogênicos. Devido ao gingerol, o gengibre pode acelerar a atividade metabólica, auxiliando no processo de emagrecimento. Seu consumo é comum na forma natural ralado como tempero, mas também existe a possibilidade de ser ingerido em chá ou em água saborizada.

Devido a sua capacidade de aceleração de metabolismo, o gengibre auxilia quem deseja emagrecer, facilitando a queima das calorias ingeridas ao longo do dia. Além da capacidade emagrecedora, o chá de gengibre também pode ser usado para o tratamento de dor de garganta, resfriado e dor ou inflamação no estômago.

Limão

O limão é a fruta mais famosa por sua acidez e também por seu benefício vitamínico. Um aliado contra gripes e resfriados, o Limão fortalece o sistema imunológico e proporciona a melhora da pele graças a presença da vitamina C em sua composição. Além disso, a fruta cítrica possui o limoneno, substância capaz de combater doenças provenientes de fungos.

Os benefícios do Limão podem ser usufruídos em sucos, em receitas culinárias e na forma de chá sozinho ou acompanhado de ervas. O chá de Limão pode auxiliar no emagrecimento por ser desintoxicante e estimular o fluxo intestinal, graças às fibras presentes na fruta.

Abacaxi

Abacaxi é sinônimo de problemas no vocabulário popular, mas no meio fitoterápico é associado à solução. A fruta possui diversos ingredientes que propiciam benefícios para a saúde da pele, dos cabelos, do intestino e do sistema imunológico. Além disso, a fruta é uma aliada de quem deseja emagrecer.

Devido a sua composição ser majoritariamente água e fibras, a abacaxi garante a eliminação de toxinas e provoca a saciedade prolongada. A fruta pode ser consumida de inúmeras maneiras: in natura, acompanhando refeições, como sobremesa, assada e na forma de chá. Porém, quem pretende emagrecer deve fugir dos sucos, principalmente os coados.

Canela

Uma das especiarias mais famosas e perfumadas, a canela surgiu no Sri Lanka e se rodou o mundo no período das Grandes Navegações. A especiaria hoje é muito usada na culinária do mundo todo, estando presente no preparo de pratos doces e salgados. Para além do paladar, a Canela agrega muitos benefícios à saúde.

Canela possui mucilagem, cumarina e tanino, essas substâncias auxiliam o controle do açúcar no organismo, diminuem a pressão arterial, reduzem o acúmulo de gordura e melhoram a resistência do organismo ao estresse. Ademais, o tempero é um famoso afrodisíaco graças à sua habilidade de melhorar a circulação.

Hibisco

A charmosa flor de hibisco é usada comumente em ornamentação de jardins. Entretanto, seus encantos extrapolam o sentido da visão e podem ser sentidos no organismo. O Hibisco é uma boa opção de desintoxicante, pois seu consumo pode melhorar o funcionamento do fígado e ter efeito diurético, facilitando assim a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo.

O chá é a forma mais popular de se consumir Hibisco, podendo ainda misturar a flor com outros elementos que ajudam a potencializar os seus efeitos positivos no corpo humano. A flor também possui capacidade de retardar a oxidação das células, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Cúrcuma

Conhecida também como açafrão-da-terra e açafrão-da-Índia, a Cúrcuma é uma raiz que possui forte cor amarela e se assemelha ao formato do gengibre. Seu uso mais comum é como condimento em pratos salgados, mas também existe a possibilidade de se desfrutar dos benefícios desta raiz através do consumo de seu chá.

O sabor da especiaria é suave, mas seus benefícios para o corpo são intensos. A raiz de Cúrcuma auxilia o funcionamento do fígado, possui ação anti-inflamatória, ajuda na digestão e ainda é capaz de favorecer a perda de peso. Do mesmo modo, a raiz alivia os sintomas da TPM.

Oolong

Oolong é um parente do chá verde e do chá preto. Ambos são produzidos a partir das folhas da mesma planta: Camellia Sinensis. Entretanto, a principal diferença entre eles está na oxidação. Uma vez que o chá verde possui pouca oxidação e o chá preto muita, o Oolong se encontra no processo intermediário.

De origem chinesa, o chá Oolong possui benefícios para a saúde. São eles: a prevenção da diabetes, a melhora das funções cardiovasculares, a aceleração do metabolismo e Oolong possui, ainda, grande poder antioxidante. O seu consumo pode ser uma boa opção para quem busca uma vida saudável.

Chá de malva

Xícara de chá de malva

A malva é uma família de plantas herbáceas e a espécie mais usada para o chá medicinal é a Malva Sylvestris. Aprenda a preparar o chá de malva para emagrecer:

Ingredientes e como preparar

O chá de malva pode ser preparado por meio de uma infusão. Os ingredientes essenciais são as folhas da planta (secas ou frescas) e a água quente. Para sua preparação é necessário aquecer o equivalente a 1 xícara (240 ml) de água e inserir 2 colheres (de sopa) das folhas. Após a mistura, é aconselhável tampar e deixar em infusão por cerca de 10 minutos.

A receita pode ser bebida até quatro vezes ao dia, mas é importante se atentar às orientações médicas ou do fitoterapeuta. Isso porque o excesso do chá de Malva Sylvestris pode causar intoxicação, prejudicando a saúde.

Contraindicações

Primeiramente, é importante ressaltar que, apesar de possuírem muitos benefícios e serem de fácil acesso, os chás possuem contra indicações. No caso da Malva Sylvestris, seu uso deve ser cauteloso, pois o excesso do chá desta herbácea pode causar intoxicação. Portanto, caso seja um desejo emagrecer mais rápido, não é recomendado exagerar no chá de malva.

As gestantes também devem ter atenção: a ingestão de chá de malva não é recomendado para gestantes ou lactantes. Já no caso das pessoas que fazem uso de medicamentos, é necessário fazer um período de pausa de ao menos 1 hora entre o chá e o medicamento.

Chá mate com limão

Xícara de chá mate com limão

O chá mate com limão é uma bebida famosa por acompanhar dias ensolarados na praia. Mas além de refrescante, este chá pode ser também um poderoso aliado para quem deseja emagrecer. Conheça a receita:

Ingredientes

Para o preparo do delicioso chá de mate com limão que ajuda no emagrecimento e possui a função diurética no organismo é necessário usar erva mate, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais a granel ou em supermercados, vendida em embalagens fechadas.

Além da erva mate, é necessário o uso do limão in natura que acrescenta o toque de frescor à receita. Para uma receita que tenha o rendimento de 1 xícara de chá serão usados 240 ml de água filtrada ou mineral aquecida a cerca de 90º, duas colheres (sopa) de erva mate e meio limão in natura espremido.

Como preparar

Para o preparo do chá mate com limão com efeito emagrecedor é necessário, antes de mais nada, aquecer a água. Nesta etapa é crucial observar o ponto em que a água se encontra, pois no preparo deste chá não recomenda-se que a erva seja fervida.

O ponto anterior à formação de bolhas é o momento em que o fogo deve ser apagado. Após aquecer a água é necessário acrescentar a erva mate o suco de meio limão espremido. A mistura deve ser mantida em infusão, ou seja, a xícara coberta com um prato ou pires por cerca de 10 minutos.

Chá de cúrcuma com limão

Xícara de chá de cúrcuma

Cúrcuma com limão é uma mistura inesperada que pode oferecer muitos benefícios para a saúde das pessoas que estão fazendo dieta. Aprenda aqui a preparar este poderoso e saudável chá:

Ingredientes

Para o preparo do poderoso chá emagrecedor de cúrcuma com limão serão necessários os seguintes itens: 1 colher (chá) de cúrcuma em pó, 1 colher (sopa) de suco de limão puro espremido e 150 ml de água filtrada ou mineral fervida. Caso seja escolhida a raiz de cúrcuma in natura, é recomendado que a mesma porção da raiz seja ralada.

A cúrcuma pode ser encontrada in natura em lojas de verduras e frutas, lojas de produtos naturais e na internet. Já a sua versão em pó é facilmente encontrada em supermercados, podendo ainda receber o nome de açafrão-da-terra ou tumérico.

Como preparar

O preparo do chá emagrecedor de cúrcuma com limão se inicia com o processo de aquecimento da água. Após a água fervida, são acrescentados os ingredientes: cúrcuma e limão, com isso é necessário tampar a xícara com um pires ou prato e deixar que os ingredientes reajam na poderosa infusão por cerca de 10 a 15 minutos.

Passado o tempo de infusão, o chá de cúrcuma com limão está pronto para ser bebido! Seu consumo pode acontecer até 3 vezes ao dia, para potencializar seus efeitos no organismo. Ademais, é importante ressaltar que o chá deve ser consumido sem açúcar.

Chá preto com laranja e canela

Xícara de chá preto com laranja e canela

O chá preto é uma opção tradicional no universo dos chás. Mas sua versão com laranja e canela pode ir além de uma bebida agradável e ter capacidade emagrecedora. Conheça a receita:

Ingredientes

Os ingredientes necessários para o preparo do aromático chá preto com laranja e canela são: 2 colheres (sopa) de folhas secas de chá preto, cascas de meia laranja 1 pau de canela e 2 xícaras de água filtrada ou mineral fervida.

Na escolha da canela, se possível é recomendado optar pela canela do Ceilão, pois a espécie possui a coumarina - substância que reduz o açúcar no sangue. Os itens necessários para o preparo do chá preto de laranja e canela são facilmente encontrados em mercados e lojas de produtos naturais. Entretanto, caso a canela do Ceilão seja escolhida, pode ser necessário buscar online.

Como preparar

O preparo do chá preto com laranja e canela se inicia com a inserção das cascas de laranja e a canela em pau na água, que deve ficar em fogo médio pelo período de 3 minutos (o tempo pode variar dependendo da potência do fogão). A partir do momento em que a água começa a ferver, é necessário apagar o fogo e incluir o chá preto na mistura.

Após o preparo, o chá deve ficar em infusão por cerca de 5 minutos. Depois disso pode ser coado e bebido quente. A bebida pode ser consumida até duas vezes por dia.

Chá de Oolong

Xícara de chá de Oolong

O chá de Oolong apresenta diversos benefícios para o organismo, desde efeito antioxidante até o potencial de emagrecimento. Aprenda a preparar este chá em casa e use para potencializar sua dieta:

Ingredientes

Para o preparo do potente chá de Oolong, que combate a obesidade, são necessários os seguintes ingredientes: 1 sachê ou 2 colheres e meia de folhas de Oolong seco e 1 xícara de água mineral ou filtrada aquecida a 100º, até ferver.

As folhas de Oolong podem ser difíceis de serem encontradas em mercados de grandes redes, mas em lojas especializadas em produtos fitoterápicos e produtos naturais ou orgânicos é possível encontrá-lo no setor de chás. Outra alternativa para quem busca o chá de Oolong é a procura na internet em sites que são voltados para o tema de produtos naturais.

Como preparar

O preparo do chá de Oolong com o intuito de potencializar o emagrecimento deve ser feito da seguinte maneira: primeiramente é fervida a quantidade equivalente a 1 xícara de água filtrada, em seguida é acrescentada a medida recomendada (1 sachê ou 2 colheres e meia) de folhas secas de Oolong.

A mistura deve descansar pelo período de 3 minutos. Após o descanso, é preciso coar a bebida para poder desfrutá-la. Seu consumo deve ser na quantidade de 1 xícara por dia, ao longo de 6 semanas. Lembrando que as propriedades do Oolong devem ser aliadas às práticas de vida saudável para emagrecer.

Chá de hibisco com canela

Xícara de chá de hibisco com canela

O chá de hibisco com canela possui cor e aroma inconfundíveis. Para além dos apelos sensoriais, este chá também pode combater a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo. Conheça a receita:

Ingredientes

No preparo de uma deliciosa xícara do chá emagrecedor de hibisco com canela são usados os seguintes ingredientes: 1 colher (sopa) de flores de hibisco secas, 1 colher (sopa) de folhas de cavalinha seca, 1 pau de canela e 1 xícara de água filtrada ou mineral. Também será necessário o uso de 1 bule ou panela para o preparo e 1 xícara com tampa para servir.

A flor de hibisco seca, a canela em pau e a erva cavalinha podem ser encontradas facilmente em feiras, mercados e lojas especializadas em produtos naturais, sendo vendida em embalagens fechadas ou a granel.

Como preparar

O preparo do delicioso chá emagrecedor de hibisco e canela deve se iniciar com o aquecimento da água filtrada no bule. Após fervida, são adicionados o pau de canela, o hibisco seco e as folhas de cavalinha seca na água. A mistura deve descansar durante cerca de 10 minutos ao menos, para que todas as propriedades dos ingredientes sejam misturadas à água.

O aromático chá de hibisco com canela tem elementos que ajudam a impulsionar o metabolismo, assim acelerando a queima energética. Para funcionar como um aliado no emagrecimento, o chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia.

Chá verde com amora

Xícara de chá verde com amora

O chá verde é famoso entre os que buscam uma bebida capaz de auxiliar na desintoxicação do organismo. Além desse benefício, a deliciosa versão do chá verde com amora também ajuda no emagrecimento. Conheça:

Ingredientes

O chá verde com amora é preparado com os seguintes ingredientes: 1 colher (chá) de folhas secas de chá verde, 1 colher (chá) de folhas secas de amora e 1 xícara (240ml) de água filtrada ou mineral fervida. É importante lembrar que o chá verde com amora que possui intuito emagrecedor é feito usando apenas as folhas da amora, não as frutas.

As folhas de chá verde podem ser encontradas facilmente em supermercados, enquanto as folhas de amora podem ser compradas no setor de ervas das feiras, em hortifrutis ou em lojas especializadas em produtos fitoterápicos. Também podem ser comprados virtualmente.

Como preparar

Para o preparo da exótica mistura de chá verde com amora, é necessário ferver a água filtrada ou mineral e desligar o fogo. Ainda com a água quente são acrescentados o chá verde e as folhas de amora secas. Após isso é necessário tampar o bule ou a xícara e aguardar ao menos 10 minutos para que as propriedades sejam absorvidas pela água.

Coar o chá preparado é opcional neste caso. Ademais, quem tem o intuito de emagrecer bebendo chá verde com amora pode fazer o consumo da bebida antes das refeições principais, ao longo do período de 2 a 3 semanas.

Chá de gengibre com abacaxi

Garrafa de chá de gengibre com abacaxi

O chá de gengibre com abacaxi pode ser uma ótima ideia para quem deseja uma bebida quente e saborosa, mas que não abre mão de emagrecer. Aprenda a fazer o chá de gengibre com abacaxi:

Ingredientes

Para fazer o chá emagrecedor de gengibre com abacaxi serão necessários os seguintes itens: casca de meio abacaxi, casca de 1 laranja, 1 colher (sopa) da erva medicinal carqueja, 1 colher de sopa de gengibre e 1 litro de água filtrada ou mineral. Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou até mesmo em alguns mercados.

Ademais, é importante se atentar ao frescor dos itens e ao estado de conservação. O gengibre deve estar com sua coloração natural e não deve apresentar aspecto desidratado ou mofado, assim como o abacaxi, a laranja e a erva medicinal carqueja.

Como preparar

Quem deseja preparar o chá emagrecedor de gengibre e abacaxi deve, antes de mais nada, adicionar a água filtrada ao bule ou panela em que será fervida. Antes de ligar o fogo, são adicionadas as cascas de laranja, as cascas de abacaxi e o gengibre.

Com estes ingredientes na panela, é recomendado ferver em fogo médio e, após a fervura, é possível apagar e adicionar as folhas de carqueja. Agora, o tempo de pausa depois de fervido é de cerca de 5 minutos, sempre com o recipiente tampado. Depois de descansar, o chá pode ser coado e bebido, quente ou frio.

Um chá tem realmente o poder de emagrecer?

Xícara de chá com fita métrica

Caso o chá seja consumido sozinho, pode até auxiliar o funcionamento do organismo, diminuindo a retenção de líquidos, ajudando na digestão ou até acelerando o metabolismo. Mas para seus impactos serem sentidos de forma intensa é recomendado que o seu consumo seja acompanhado de hábitos mais saudáveis.

A inclusão de uma rotina de atividades físicas, boas noites de sono, hidratação adequada e uma alimentação balanceada (rica em fibras, vitaminas e aminoácidos) é essencial para quem deseja emagrecer. O chá tem o poder de emagrecer, mas caso seja aliado a uma rotina que prejudique todos os seus benefícios, pode ter seus efeitos reduzidos.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.