Fetiches: conheça as características, causas, tipos e mais!

Fetiches: conheça as características, causas, tipos e mais!

Os fetiches podem ser considerados uma prática saudável se você respeitar alguns limites. Conheça mais sobre as causa do fetichismo tocando aqui!


Quais são os fetiches?

Mulher com coleira.

Todos os seres humanos possuem preferências sexuais. Para além do sexo do parceiro, a forma como o ato é realizado também variam de acordo com o gosto de cada um. Nesse sentido, os fetiches são desejos por determinados objetos ou seres com o objetivo de alcançar a própria satisfação pessoal.

Fetiches são naturais e, se respeitarem todos os indivíduos envolvidos, são práticas saudáveis. Nesse artigo você vai conhecer o que é fetiche e alguns dos tipos mais famosos. Curioso? Continue a leitura e descubra se o seu fetiche está listado aqui!

Significado de fetiche

Homem mascarado.

Os fetiches são fantasias sexuais envolvendo objetos inanimados, ou partes do corpo, que trazem tanta excitação, ou até mais, que o próprio ato sexual. Assim, as pessoas que possuem um fetiche se sentem estimuladas pelo próprio objeto do seu fetiche em questão. Leia para entender mais!

Origem da palavra fetiche

A origem da palavra fetiche aconteceu pela primeira vez no ano de 1756 por um escritor francês conhecido por Charles de Brosses. Sendo que desde então a compreensão da palavra fetiche foi se transformando de acordo com os séculos.

Sua derivação é de origem portuguesa como fetisso, significado que se relaciona com a palavra feitiço. A noção utilizada por Charles estava direcionada aos cultos africanos e aos seus símbolos. Este termo foi resgatado mais tarde por outros pensadores como Freud, Kant e Marx, por exemplo.

Logo, o seu sentido foi se transformando e seu conceito sofreu diversos tipos de contextualização a depender do ramo estudado. O fetichismo pode ser explicado tanto pelo viés psicanalítico, filosófico, antropológico e psicológico. Hoje acredita-se que este termo não se refere necessariamente à perversão.

Causas do fetichismo

No momento ainda não há estabelecido as causas do fetichismo, sendo até hoje objeto de estudo nos meios acadêmicos. A fim de explicar esta relação humana com o fetichismo e suas causas é abordada a teoria do condicionamento. Logo, o fetiche é percebido como uma reação inconsciente que foi condicionada durante a infância do indivíduo.

As experiências na infância levaram esse indivíduo a relacionar o estado de excitação sexual a um objeto ou parte do corpo. Este é o tipo de associação que irá acompanhá-lo até a fase adulta, de modo que será condicionado o seu comportamento mesmo quando for adulto.

Entretanto, há aqueles que acreditam que o fetiche não segue a dinâmica descrita na teoria do condicionamento na infância. Eles vão além, afirmando que há uma influência direta na puberdade quando a masturbação é mais presente.

Considerado “normal”

O fetiche é considerado normal na sociedade humana, estando presente nas mais diversas culturas no mundo. Ainda que existam alguns fetiches que possam parecer bem estranhos e absurdos. Esse é o tipo de comportamento normal para a maioria de nós, podendo ser observada em menor escala.

O fetichismo é aceitável e considerado saudável para o ser humano na medida em que não afeta os outros e são estabelecidos limites com a sociedade. O fetiche só é saudável na medida em que a pessoa for se desenvolvendo e se descobrindo sexualmente.

Quando oferece perigo

O fetiche oferece perigo para as pessoas na medida em que elas condicionam toda forma de estímulos e de prazer. Ou seja, você escraviza a sua vida sexual em torno do fetiche só sentindo prazer quando ele é realizado. Logo, você só conseguiria manter qualquer tipo de relação sexual com o seu fetiche.

Quando isso acontece, o fetichismo já saiu do mero campo dos estímulos e se tornou um distúrbio sexual. Neste caso, você poderá até colocar em risco a sua integridade física e a do seu parceiro(a). Será necessária então uma ajuda de um profissional como um médico ou terapeuta para ajudá-lo a tratar deste distúrbio.

Características do fetichismo

Chicote fetichista.

Há diversos tipos de fetiches e algumas características ajudam a classificá-los como fetiches, e não somente um hábito sexual diferente. Continue lendo e conheça quais os requisitos necessários para uma prática sexual ser um fetiche.

Sempre ter disponível

As relações sexuais só acontecem e você só conseguirá ter prazer com o sexo se o objetivo que desperta o seu fetiche estiver presente. Os fetichistas podem não usá-lo com constância, mas a sua presença já é o suficiente para fantasiar e projetar a sua imagem para gerar prazer.

Fazer isso os ajudarão a estimular o seu corpo e a se sentirem excitados. Só assim eles conseguirão se sentir confortáveis ao ponto de alcançarem o orgasmo.

Precisa de pouco estímulo

Existem momentos em que apenas visualizar e imaginar não são suficientes para os fetichistas. Ele precisará pegar, cheirar e esfregar o objeto em seu corpo para sentir excitação e prazer. O mesmo poderá solicitar que o seu parceiro use o objeto enquanto estão transando.

Logo, as pessoas com algum tipo de fetichismo necessitam de algum tipo de estímulo no ato sexual. Pois elas dependem do fetiche para alcançar o prazer e a satisfação no relacionamento sexual.

Adoração profunda

É possível que a pessoa tenha uma adoração profunda pelo objeto do fetiche, venerando-o e o adorando ao ponto de se dedicar cegamente para tal no sexo. Neste caminho ele será levado a subserviência completa do corpo, ou seja, não haverá outra forma de sentir prazer a não ser mediante o seu fetiche.

Amor à coisa

Aqueles que possuem um fetichismo por um objeto ou por uma parte do corpo passam a amar de verdade à coisa. Sendo muito importante vivenciar essas experiências com seu parceiro e os deixando mais próximos e apaixonados no relacionamento quando ambos sentem prazer pelo mesmo fetiche.

Entretanto, para que a prática seja saudável será necessário respeitar alguns limites. Principalmente, se a sua parceira não sentir interesse ou estiver desconfortável com o fetiche. Logo, vale o diálogo para que a sua parafilia não afete o relacionamento de vocês.

Tipos de fetiches

Quarto fetichista.

Está preparado para conhecer os 11 tipos mais famosos de fetiche? Talvez você já tenha ouvido falar de alguns, mas com certeza irá se surpreender. Leia e descubra!

Ménage à trois

A expressão francesa "ménage à trois" tem o significado literal em português como "família de três" e ela se refere a uma relação entre um casal e um terceiro membro, masculino ou feminino. Logo, o fetiche seria envolver mais uma pessoa na relação sexual, havendo três pessoas transando ao mesmo tempo.

Existem outros casos específicos do ménage que ocorre quando um dos cônjuges tem apenas o desejo de ver o seu parceiro, ou parceira, transando com outra pessoa. Pode ser até mesmo um estranho, o importante é que se realize o ato em sua presença.

Sadomasoquismo

O sadomasoquismo está inserido no universo BDSM, ou mais conhecido como Bondage. Ele geralmente envolve um casal e uma delas deve cumprir o papel de dominador, enquanto a outra deve ser submissa às suas vontades. É comum o casal encontrar o prazer através da dor, seja pelo sadismo ou pelo masoquismo de cada indivíduo.

Ao contrário do que comumente se pensa, a prática deste fetichismo acontece a partir de um acordo entre ambas as partes. Pois, o Bondage poderia se tornar uma prática abusiva e violenta ao ponto de ser um crime, para prevenir que isso aconteça o casal normalmente possui uma palavra de segurança para preservar os limites do submisso.

Podofilia

A podofilia, também conhecida como aquele que tem desejo pelos pés, é muito presente entre a maioria dos homens. Eles gostam de acariciar, cheirar e até a lamber os pés da sua parceira, em alguns momentos é até solicitado pelo homem que o seu corpo seja estimulado através de interações com o pé.

Logo, neste fetiche a pessoa sentirá prazer ao ser estimulado pelos pés do outro, podendo muitas vezes alcançar o orgasmo e a satisfação sexual apenas com estes estímulos. É bem comum também que os fetichistas de pés peçam para a outra pessoa utilizar sapatos, tamancos e outros calçados.

Coprofilia

Este é um dos tipos de fetiches que podem incomodar a muitos, além de ser considerado um dos mais absurdos e estranhos. A coprofilia significa que a pessoa possui desejo por fezes. Algumas pessoas afirmam possuir esse desejo como uma forma de erotismo anal.

Mecanofilia

Outro tipo de fetiche que tem uma maior ocorrência entre os homens. A mecanofilia compreende aquelas pessoas que possuem como objeto do fetiche as máquinas, principalmente os carros. Logo, o prazer e a satisfação serão alcançados por essas pessoas ao se relacionarem próximos ou interagindo com o seu automóvel.

Hibristofilia

Você já deve ter visto em séries investigativas casos de assassinos que apesar da natureza dos seus crimes eles recebem cartas de fãs e outras pessoas que o tratam como ídolo. Este é o fetiche conhecido por Hibristofilia, que nada mais é que a atração sexual por assassinos violentos.

Tricofilia

A tricofilia persiste na excitação sexual a partir da utilização de cabelos e pelos do parceiro(a). Este é o tipo de parafilia que pode ser dividido em diferentes categorias como a hirsutofilia que é a atração por pêlos do corpo humano, ou a pubefilia que se refere a atração por pêlos pubianos.

Acrotomofilia

Já a acrotomofilia está relacionada com aquelas pessoas que sentem excitação com as partes de seu corpo que foram amputadas. Qualquer parte que tenha sido amputada, desde o dedo até um braço, ou uma perna servirão como objeto de fetiche. E a sua percepção despertará a satisfação sexual no relacionamento.

Logo, a origem desse fetiche está justamente relacionada a ausência desta parte do corpo. Ela também pode ser confundida com outros fetiches como a apotemnofilia que é quando há uma excitação quando o membro do próprio corpo é amputado. Este tipo de fetichismo poderia ser considerado um risco para a vida, por isso deve ser tratado.

Zoofilia

Este é o tipo de parafilia que é considerado um crime com pena prevista em lei, podendo ser executada a partir de três meses a um ano de prisão, ou uma multa a depender da gravidade do crime.

A zoofilia consiste no fetiche por animais, logo a pessoa sentirá prazer ao se relacionar sexualmente com animais. Esta prática também é conhecida como bestialismo, ou em latim como coitus bestiarum, sendo reconhecida na história humana.

Mas, independente de sua presença é tido como um distúrbio sexual que exige tratamento, pois é capaz de colocar em risco a saúde e vida do indivíduo que a pratica.

Insuflação

A insuflação é uma forma de sentir excitação sexual assoprando os orifícios de outras pessoas. Esta é uma prática que exige cuidados, pois a depender dos orifícios que são utilizados podem trazer consequências negativas para o corpo do indivíduo. Sendo capaz de gerar até problemas de saúde.

Como por exemplo, caso você sopre ar dentro da vagina da sua parceira no sexo oral pode até mesmo resultar em uma embolia. E em alguns casos pode ser até fatal para mulher. Uma vez que dependendo da posição sexual este ar introduzido na vagina pode não sair, causando assim uma embolia gasosa, gerando bolhas e obstruindo os vasos sanguíneos.

O ar que segue para a corrente sanguínea pode gerar um quadro capaz de matar a mulher em até 30 minutos. Caso ela sofra de doenças cardíacas ou pulmonares a probabilidade disso acontecer pode ser ainda maior!

Urolagnia

Existe um termo que se popularizou na internet conhecido como golden shower, ele se refere ao desejo da pessoa pela urina. Logo, a pessoa sentirá prazer sexual ao receber um jato de urina da parceira ou urinando nela. Em alguns casos, pode até acontecer de ter prazer ao beber a urina.

A prática do fetiche urolagnia é comumente conhecida como ondinismo, o erotismo urinário pode despertar até outras formas de parafilia como a coprofilia. Por isso, vale a pena ter cuidado, pois utilizar excrementos no ato sexual poderá atrair doenças e colocar em risco sua saúde.

Os fetiches podem ser saudáveis?

Objetos de fetiche.

Os fetiches ocorrem naturalmente no ser humano, se tornando um impulso capaz de ressignificar os seus desejos e transferir a sua satisfação em torno do objeto do fetiche. Apesar de ser bastante associado ao sexo, existem outros casos de fetichismo em que o indivíduo é capaz de direcionar os seus desejos para as artes, por exemplo.

Esta é uma prática que desperta muitos preconceitos, despertando em alguns casos a repulsa pela pessoa e o seu fetiche. Entretanto, o seu significado deve ser compreendido como uma preferência sexual do indivíduo e sua opção deve ser respeitada. O importante é ficar alerta para que o seu fetiche não esteja afetando negativamente as pessoas.

Pois, o fetiche pode evoluir de uma parafilia para um distúrbio sexual, tornando-se algo perigoso principalmente para o indivíduo. Se você, ou o seu parceiro, não se sentir confortável com a sua fantasia é preciso criar limites para não prejudicar o relacionamento e buscar tratamento para que este transtorno psicológico não evolua.

Quando você se torna dependente do seu objeto de desejo e só consegue alcançar a satisfação sexual através dele, você precisará de um acompanhamento profissional. Não apenas para tratar de sua dependência, mas também para compreender a origem de seu fetiche. Assim, você conseguirá lidar melhor com os seus impulsos.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza