Chá para gripe: gengibre, limão, mel, alho, laranja e mais!

Chá para gripe: gengibre, limão, mel, alho, laranja e mais!

Os chás para gripe são uma solução eficiente e capaz de melhorar os sintomas de gripe e resfriados. Aproveite os seus benefícios tocando aqui!


Qual chá atua contra a gripe?

Mulher gripada tomando chá

Os sintomas de uma gripe e resfriado como a tosse, dor de garganta, coriza e o cansaço são bem desconfortáveis e podem nos debilitar por dias. Por isso, é importante fortalecer o seu organismo com bastante água e uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes.

Existem também outras medidas caseiras bem acessíveis como os chás. Para te ajudar a reduzir estes sintomas e a fortalecer o seu sistema imunológico, você poderá preparar diversos tipos de chás com frutas, gengibre e ervas.

Há diversos tipos de receitas e ingredientes disponíveis utilizados como analgésicos e anti-inflamatórios que irão melhorar o seu desconforto. Descubra quais são estes chás e entenda as suas propriedades para ter uma melhor eficácia contra os sintomas da gripe. Continue a leitura para fortalecer a sua saúde e melhorar o seu bem-estar!

Ingredientes poderosos contra gripe

Xícara de chá escrito "gripe"

Para fazer um bom chá para gripe você sempre poderá recorrer a alguns ingredientes como: limão, gengibre, mel, alho, laranja, entre outros. Eles possuem algumas propriedades que poderão ajudá-lo na recuperação e a aliviar os sintomas da gripe. Entenda um pouco mais sobre cada um deles antes de preparar o seu chá!

Gengibre

O gengibre é denominado pela ciência como Zingiber officinalis e é amplamente encontrado em lojas de produtos naturais, feiras, mercados e farmácias de manipulação. Ele é uma raiz comestível capaz de auxiliar no tratamento de diversos problemas desde estômago, de circulação até contra resfriados.

Esta raiz possui diversas aplicações, desde a gastronomia até medicamentos, em suas propriedades estão incluídas a vasodilatação, ação anticoagulante, anti-inflamatório, antiemética, antiespasmódica, antipirética e analgésico.

O gengibre ajuda no relaxamento dos músculos, combate as náuseas e vômitos, além disso, atua também prevenindo e tratando doenças como a própria gripe. É comum utilizar o gengibre em conjunto com outras frutas e ervas de maneira a potencializar as suas soluções e agregar um sabor único à sua infusão.

Limão

As frutas cítricas como o limão possuem uma quantidade de vitamina C excelente para o organismo. O que possibilita uma ação antioxidante e a sua base rica em fibras solúveis podem ajudar a regular o intestino e diminuir o apetite. Você pode aproveitar toda fruta, podendo utilizá-la para temperar, fazer essências e até um chá.

Esse fruto se propagou pelo ocidente, sendo no princípio considerado um artigo de luxo. No entanto, foi ao perceber suas aplicações na medicina que o limão começou a ser amplamente utilizado. Sendo até mesmo obrigatório para os marinheiros, pois a vitamina C presente no fruto evitava o escorbuto.

Um limão que tenha sido recém-colhido pode conter cerca de 55% da quantidade diária que um ser humano precisa de vitamina C. Suas aplicações na medicina são as mais variadas, mas as principais são para ajudar a melhorar o seu sistema imunológico e a evitar diversas doenças como a gripe e o resfriado.

Laranja

Essa é a fruta mais popular do Brasil. A laranja está presente na vida de todo o brasileiro e consumimos esse fruto de diversas maneiras. O seu sabor levemente ácido tem origem na sua vitamina C. Além disso, ela possui flavonoides e diversos outros nutrientes com o potencial de prevenir doenças, tornando o seu organismo mais saudável.

A sua origem veio do sudeste asiático, passando pelo Oriente Médio, continente africano e até a Europa. Suas propriedades medicinais ficaram conhecidas, sendo amplamente difundida por todo o mundo, hoje o Brasil é o seu maior produtor. Se tornando a fruta mais popular do país.

Mas, é pelo fato dela ser uma fonte riquíssima de vitamina C que a torna tão especial contra os sintomas da gripe. Elas são capazes de melhorar o seu sistema imunológico, ou seja, você estará melhorando as suas defesas. Logo, você perceberá que terá menos resfriados se consumi-la diariamente.

Alho

O alho é muito utilizado como tempero na gastronomia brasileira, além de ter aplicações medicinais práticas para o ser humano. Ele possui diversos benefícios para a saúde, isto acontece devido a presença de uma substância que tem como princípio ativo a alicina. Ela serve como antioxidante, anti-inflamatório, além de regular a pressão sanguínea.

Sua utilização data desde a antiguidade. No Antigo Egito o alho era usado na composição de vários medicamentos. Além disso, ele possui propriedades antimicrobianas muito utilizadas em problemas dermatológicos devido ao seu efeito bactericida e antifúngico. Sendo capaz de combater diversos problemas de saúde.

É um ótimo alimento para ser adicionado à sua dieta, além de servir como um ótimo tempero para o seu prato, ela proporciona diversos benefícios. Você estará protegendo-o da gripe e fortalecendo o seu corpo com apenas essa adição, podendo ser utilizado também como chá ou no mingau de cachorro.

Equinácea

Esta é uma planta muito utilizada com fins medicinais. Ela também pode ser conhecida como flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia. Sendo amplamente utilizada como um remédio caseiro tratando de gripes e resfriados, além de aliviar os seus sintomas e ajudá-lo a diminuir a febre.

A equinácea auxilia no tratamento de infecções, doenças virais ou bacterianas e a artrite. Tudo isto se deve as suas propriedades, servindo como:

- Imunoestimulante;
- Desintoxicante;
- Anti-inflamatória;
- Antioxidante;
- Antimicrobiana;

Além disso, ela é utilizada em cicatrizações e como um antibacteriano e fungicida. Isso permite um melhor tratamento de lesões como feridas e queimaduras evitando as possíveis infecções.

Sabugueiro

O Sabugueiro tem uma aparência muito similar a um arbusto com bagas pretas e flores brancas, ela também é conhecida por: Sabugueirinho, Sabugueiro-negro ou Sabugueiro-da-Europa. Suas flores são muito utilizadas para preparar chás, além de tratar de gripes e resfriados.

A Europa e Norte de África possuem uma grande agricultura, entretanto, ela também foi incluída na região sul do Brasil como no Rio Grande do Sul. Ela é uma espécie muito comum e amplamente conhecida pelos seus doces e bebidas. Além de ser utilizada como corante e em vários medicamentos.

Existem muitos benefícios em consumir os seus frutos e usar as suas folhas. Ela é ideal para combater a gripe e o resfriado, além de auxiliar na saúde do coração e combater inflamações e infecções, entre outros benefícios. Ele é rico em vitamina C, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Chá de gengibre com limão

Xícara com chá de gengibre com limão

Você pode recorrer ao chá de gengibre com limão para amenizar as dores de garganta e aprimorar sua atividade imunológica. O chá ajudará você a ter um melhor aproveitamento das substâncias presentes tanto no gengibre, quanto no limão. Então, acompanhe a receita e aproveite os seus benefícios!

Ingredientes

Serão necessários separar as seguintes porções de cada ingrediente:

- 2 xícaras de água cheias;
- 1 limão cortado ao meio para extrair o suco;
- 1 colher de sopa de gengibre ralado.
- 1 colher de mel (opcional)

Como preparar

Primeiro coloque a água para ferver na panela. Quando ela estiver borbulhando, acrescente o gengibre ralado e deixe mais 2 minutos. Apague o fogo e esprema o limão dentro da panela, em seguida tampe-a e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. E está pronto.

Você pode querer adicionar uma colher de mel no final da infusão. Isso trará uma suavidade para o ácido do limão e do sabor do gengibre. Além de fortalecer o seu chá com o próprio mel.

Chá de laranja com gengibre

Você pode utilizar o gengibre com outra fruta, a laranja. Ideal para aqueles que preferem a laranja ao limão, ela ainda possui propriedades muito similares às do limão. Rica em vitamina C e no combate aos sintomas da gripe, aliviando a tosse, a dor de garganta e aliviando a febre.

Ingredientes

Diferente da primeira receita, o chá de laranja com gengibre não é recomendável a utilização do mel. Pois ela já é uma fruta mais suave que o limão e mais doce também, o que torna o chá ainda mais simples. Separe os seguintes ingredientes:

- 2 xícaras cheias de água;
- 1 laranja cortada ao meio para extrair o suco;
- 1 colher de gengibre ralado.

Como preparar

Comece colocando a água para ferver, após ela começar borbulhar jogue o gengibre e deixe-o por 2 minutos. Enquanto a infusão acontece você prepara o suco de laranja e coloca junto com as cascas na panela. Tampe-a e espere por 10 minutos antes de beber.

Chá de equinácea com gengibre

Xícara com chá de equinácea

Outro remédio caseiro ideal para gripe é o chá de equinácea com gengibre. Isto por que ela estimula todo o seu sistema imunológico, favorecendo a sudorese e ajudando-o no combate da febre. O seu modo de preparo é muito simples, continue a leitura e faça você mesmo!

Ingredientes

Esta receita é muito simples, você só precisará de dois ingredientes:

- 1 xícara de água;
- 1 colher de sopa com folhas secas de equinácea picadas;

Como preparar

Inicialmente, você irá colocar a água para ferver, depois jogar a equinácea e aguardar 10 minutos em infusão com a panela tampada. Agora você só precisará coar para retirar as folhas e está pronto.

Chá de alho

Xícara com chá de alho

O chá de alho é um potente medicamento para tratamento de infecções e contra a gripe. Quando feito o chá você poderá aproveitar o máximo das suas substâncias e propriedades, melhorando substancialmente o seu sistema imunológico e aliviando os sintomas de gripes e resfriados.

Ingredientes

Para fazer o chá utilize:

- 3 dentes de alho;
- Meia banda de limão;
- 1 colher de mel;
- 1 xícara com água quente.

Como preparar

Coloque a panela com água no fogo e prepare o alho, descasque-o e depois amasse, em seguida coloque na água. Quando ela começar a ferver deixe a panela tampada por mais 5 minutos. Só ao desligar o fogo você deve espremer o meio limão e uma colher de mel, aguarde ela ficar morna e está pronto!

Chá de limão com mel

Mulher colocando mel no chá de limão

Esta é uma das opções mais populares para o combate da gripe e dos resfriados, é o chá de limão com mel. Um dos remédios naturais mais conhecidos e que faz jus ao nome por conseguir aliviar os sintomas das gripes e ajudar em sua recuperação.

Ingredientes

O seu modo de preparo é muito simples você só precisará dos seguintes ingredientes:

- 1 limão:
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 xícara com água.

Como preparar

Separe os ingredientes, coloque a água para ferver e prepare o limão e o mel em um copo. Adicione a colher de mel, corte o limão ao meio e extraia o seu suco e misture tudo. Após a água começar a ferver coloque-a no copo e misture mais uma vez. Está pronto, agora é só beber!

Chá de alho e limão

Mulher segurando xícara com chá de limão

Uma opção mais forte é consumir o chá de alho com limão. Esta solução irá reunir o melhor das propriedades de cada ingrediente e o ajudará a combater a gripe e a fortalecer o seu organismo mais rápido. Este combo reúne as propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias em peso.

Ingredientes

Para fazer o seu chá de alho com limão você precisará dos seguintes ingredientes:

- 2 xícaras de água cheias;
- 4 dentes de alho;
- 1 limão cortado ao meio para extrair o suco;
- 1 colher de Mel (opcional).

Como preparar

Primeiro, descasque e amasse os dentes de alho e coloque-os junto com a água para ferver na panela. Enquanto a água está no fogo, corte o limão e extraia o seu suco em uma xícara grande. Após a fervura desligue o fogo e deixe-o em infusão por mais 5 minutos.

Assim, você poderá preservar as vitaminas do suco de limão e fortificar o seu chá. Agora é só colocar no copo e aproveitar o chá de alho com limão. Caso ele esteja muito forte para o seu paladar, você poderá adicionar uma colher de mel. Ela irá ajudar a suavizar o sabor e deixá-lo mais doce.

Chá de sabugueiro

Xícara com chá de sabugueiro

O chá de sabugueiro é especial, as suas propriedades são conhecidas no mundo inteiro. As suas folhas e flores são perfeitas para fazer o chá capaz de melhorar a sua resistência e auxiliar na febre. Saiba como prepará-lo a seguir!

Ingredientes

Você só precisará dos seguintes ingredientes:

- As folhas e as flores do sabugueiro;
- 1 xícara de água quente.

Como preparar

O preparo é ainda mais simples, você só precisará colocar a água para ferver. Após ela alcançar o ponto de fervura, despeje as folhas e flores do sabugueiro em infusão na panela tampada. Depois é só coar e tomar.

É possível confiar no poder de um chá para gripe?

Homem gripado tomando chá

Sim, já foram comprovadas cientificamente as propriedades medicinais de diversos chás. Cada tipo possui a sua identidade no paladar e em suas substâncias, sendo capazes de auxiliar no tratamento de diversas doenças. Outro ponto está na acessibilidade desta forma de medicamento, o que torna o chá uma opção tão popular.

Um bom chá para gripe é fundamental não apenas para tratar os sintomas das gripes e resfriados como a coriza, dor de cabeça, febre e dor de garganta. Outra característica marcante é uma saúde mais estável. O consumo de chás o ajudará a fortalecer o seu sistema imunológico, preparando-o para quando voltar a contrair estas doenças.

Embora haja a necessidade de avaliar a gravidade dos sintomas, caso você não esteja combatendo a doença seguindo esta medicina. Você precisará de ajuda médica, então busque uma consulta com o seu clínico para fazer o diagnóstico e você tenha certeza se é apenas uma gripe mesmo.

Os chás são confiáveis e são amplamente utilizados no mundo. Suas propriedades e eficácia no tratamento da gripe são comprovados e a sua ingestão diária é recomendada. A vantagem é que eles não necessitam de muitos ingredientes e o seu preparo é simples. Por isso, aproveite os seus benefícios no seu dia a dia sem perder muito tempo!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


13 Chás Diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido!

13 Chás Diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido!

Conheça os benefícios dos chás diuréticos e como eles podem ajudar. Quando combinados com outros ingredientes, trazem muito sabor e saúde à sua vida.


Espinheira-santa: origem, composição, benefícios, chá e mais!

Espinheira-santa: origem, composição, benefícios, chá e mais!

A espinheira-santa é uma planta medicinal considerada um "santo remédio", para auxiliar no tratamento de doenças estomacais e intestinais. Saiba mais aqui!


Chá de alho com limão propriedades, benefícios, receitas e mais!

Chá de alho com limão propriedades, benefícios, receitas e mais!

O alho e do limão, quando combinados, trazem sabor e saúde para a sua vida. Saiba os benefícios dessa mistura nesse artigo!


Benefícios do chá verde: emagrecimento, prevenção de doenças e mais!

Benefícios do chá verde: emagrecimento, prevenção de doenças e mais!

O consumo do chá verde é uma prática milenar no oriente e isso se deve aos seus vários benefícios. Clique e conheça todas as vantagens de beber o chá verde!


10 chás para azia: refluxo, queimação, camomila, hortelã e mais!

10 chás para azia: refluxo, queimação, camomila, hortelã e mais!

Já não aguenta mais sentir azia? Confira, neste artigo, como se livrar dela de forma natural e saudável!


Últimos posts


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

Sonhar com lençol branco indica necessidade de mudança, na vida, nos relacionamentos e mostra uma fase de autoconhecimento. Veja mais!