Os chakras e o Reiki: básico, coronário, frontal, cardíaco e mais!

Os chakras e o Reiki: básico, coronário, frontal, cardíaco e mais!

A noção de chakras e sua cura através do Reiki combina diferentes saberes tradicionais milenares da Ásia. Aprenda dicas de como melhorar sua vida com eles.


Qual é a relação dos chakras com o Reiki?

Chakras.

Embora os conceitos dos Chakras e do Reiki tenham origem diferentes, eles podem se relacionar. A noção e teoria sobre os chakras, por exemplo, surgiu na Índia. A palavra chakra deriva do sâncristo e significa ‘roda da vida’, referente ao fato de existirem centros de energia que giram em diferentes partes do nosso corpo.

Já o Reiki é uma forma de promover a cura que se originou no Japão e que tem ganho cada vez mais adeptos no mundo. De acordo com esta prática, existe uma força primordial, manifestada em forma de energia em todos os seres vivos conhecida por ‘Ki’.

Esta energia possui nomes diferentes culturas e, no caso de muitas tradições vindas do oriente, o Ki do Reiki se manifesta como a energia conhecida por Prana em muitos âmbitos da cultura indiana

Uma vez que chakras são pontos energéticos e o Reiki promove a cura atavés da energia, estas duas noções se relacionam promovendo um maior bem-estar e equilibrando os pontos de poder.

Neste artigo, apresentamos os significados dos chakra, com suas características básicas. Ao final dele, apresentamos como unir este conhecimento ao Reiki. Confira.

Chakra coronário

Mulher com chakras aparentes.

O chakra coronário é um dos chakras superiores, já que ocupa a posição sete, considerando a contagem dos chakras da baixo para cima.

Também chamado de chakra da coroa, seu nome em sânscrito é Sahastrara e ele estabelece a conexão do corpo físico com a espiritualidade. Continue lendo para descobrir onde ele está localizado, suas cores e funções.

Cores

O chakra coronário vibra nas cores violeta e branco. A cor violeta representa a interconexão entre diferentes esferas e inspira sentimentos de unicidade, evolução e a sensação de despertar espiritual. O branco está associado à pureza, à espiritualidade e à conexão com o divino.

Por este motivo, este chakra está associado à energia espiritual que transcende a natureza material, nos conectando com nossos mentores e, consequentemente, despertando a nossa mente para a nossa verdadeira missão.

Local

O chakra coronário é o único chakra que não se encontra localizado em uma parte do corpo específica. Este ponto de poder se encontra logo acima da região da cabeça conhecida por corona. Por isso ele simboliza características como a compreensão, o propósito, o esclarecimento e a espiritualidade.

Devido a sua localização o chakra coronário é o portal para planos mais elevados, permitindo com que você se conecte com um fluxo de consciência do infinito e sinta a presença do divino dentro de si e em todas as coisas que o cercam.

Órgãos

O órgão sob influência do chakra coronário é o cérebro, mais especificamente sua porção superior. O chakra da coroa também está associado à glândula pituitária, considerada por muitos como a mais importante glândula do sistema endócrino.

Por isso, esta glândula é também conhecida como “glândula mestra”, já que ela produz os hormônios que regulam outras áreas do sistema endócrino, como é o caso da tireoide, dos ovários e glândula suprarrenal. O chakra coronário também governa o olho direito.

Função

A principal função do chakra coronário é estabelecer a conexão direta com o espírito por meio de pontes entre o cosmo e o universo. Este chakra traz consigo o mais alto grau de clareza, cuja energia flui a partir deste chakra e desemboca por todo o corpo. Este chakra é também o centro do pensamento direto do corpo. Por isso, suas frases de poder são “Eu conheço” e “Eu entendo”.

Ao praticar o Reiki, este chakra não é tocado de forma direta, sendo preciso, então, posicionar as mãos logo acima da região da coroa localizada na cabeça. Quando ele está em desequilíbrio, ele traz o sentimento de tristeza, solidão, constante frustração e desmotivação.

Doenças como dores de cabeça, enxaquecas e até mesmo a depressão podem ser originárias do desequilíbrio deste ponto de poder.

Chakra frontal

Chakras destacados.

Você provavelmente já ouviu falar do terceiro olho, certo? Este é um dos nomes populares do chakra frontal, chamado de Ajna em sânscrito. O chakra frontal simboliza a visão interior, a criatividade e a intuição. Por isso, ele está associado à vidência e habilidades psíquicas. Esteja de olhos bem abertos para entender os seus segredos a seguir.

Cores

A cor associada ao chakra frontal é o índigo, cuja tonalidade se aproxima do azul escuro, porém vibra com uma energia totalmente diferente. Esta cor está ligada à intuição e às facetas mais profundas da mente e do subconsciente.

Em algumas tradições, especialmente devido à associação deste chakra com o psiquismo, a cor roxa também é a sua cor sagrada.

Local

O chakra frontal é localizado sobre a testa, na região entre as sobrancelhas, e por isso é conhecido popularmente como o “terceiro olho”. Nesta região, acredita-se que existe o portal para as suas habilidades psíquicas, que, quando ativado, traz um alto senso de intuição e desperta a sua percepção extrassensorial.

Órgãos

O terceiro olho governa a glândula pineal, pois está localizada na parte central e profunda do cérebro, conectando-o com a luz. Esta associação é conhecida desde a antiguidade, já que se acreditava que existia uma relação direta nesta glândula que promovia uma passagem entre os mundos físico e espiritual.

A glândula pineal também desempenha um papel fundamental na regulação do ritmo circadiano através da secreção da melatonina, o hormônio relacionado ao sono.

Além disso, o chakra frontal está associado ao olho esquerdo, às orelhas, ao nariz, ao sistema nervoso central e à porção inferior do cérebro. Alguns estudiosos, também o relacionam ao sistema linfático.

Função

A principal função do chakra frontal é o desenvolvimento das faculdades psíquicas, conhecida por sexto sentido. Por ser o centro dentas habilidades, ele promove intuição e se alinha com as energias da luz e do espírito. Além disso, ele auxilia na purificação de hábitos destrutivos, eliminando também atitudes egoístas.

É através dele que você pode encontrar um direcionamento, canalizando e se alinhando com o seu Eu superior. Além disso, você pode utilizá-la para aprender técnicas de projeção astral ou até mesmo de sonhos lúcidos.

Quando este chakra está desequilibrado, sensações como medo do sucesso e incertezas preenchem o seu ser. Ademais, você pode também caminhar para uma visão de mundo bastante egoísta. Sintomas físicos como dor de cabeça, visão cansada, perda de memória e até mesmo ataques de raiva são típicos de desequilíbrios funcionais deste chakra.

Chakra laríngeo

Sequência de Chakras.

O chakra laríngeo é o portal da comunicação. Também conhecido por chakra da garganta, seu nome em sânscrito é Vishuddha, que significa “especialmente puro”. Entenda as correspondências deste chakra abaixo.

Cores

De acordo com a tradição hindu, este chakra possui a cor azul. Esta tonalidade se encontra na parte central da flor deste chakra, dotada de 16 pétalas de cor roxa ou enfumaçada. Este chakra está associado à lua cheia e ao Akasha, o quinto elemento.

Por isso, o branco é outra cor associada a ele, pois existe um simbolismo de pureza crescente de purificação na essência deste chakra.

Local

O chakra laríngeo, como o próprio nome sugere, está localizado na região da garganta, próximo da espinha, com o seu ponto de ativação superficial (Kshetram) localizado na ponta da garganta. Por este motivo que o chakra larínge é também chamado de chakra da garganta e simboliza a comunicação e a enunciação.

Órgãos

O chakra da garganta rege a laringe, o pescoço e a garganta. Além disso, ele governa a glândula da tireoide, localizada na garganta e cuja função é a produção de hormônios essenciais para o crescimento e a maturação.

Além disso, a tireoide regula o metabolismo do corpo, mantém os batimentos cardíacos e estimula o desenvolvimento do cérebro, bem como a manutenção dos ossos.

Uma vez que ele é associado aos atos de falar e de ouvir, o chakra laríngeo também está associado à boca e aos ouvidos, bem como aos braços, dentes, à circulação sanguínea e a todo o sistema respiratório, incluindo os pulmões e a traqueia.

Função

A principal função do chakra laríngeo é promover a habilidade de se comunicar, se expressar e de ser autêntico, já que é o centro da voz. Através de seu equilíbrio, você será capaz de manifestar os seus desejos através da fala.

Em sua forma mais plena, este chakra governa a criatividade e autoexpressão e por isso, quando está fechado, ele provoca a decadência e até mesmo a morte. Estresse excessivo e medo de falar em público podem desencadear efeitos negativos neste chakra, ao passo que cantar é extremamente benéfico para estimulá-lo.

De acordo com a tradição, deve-se evitar tocar a sua garganta com frequência, pois isto pode atrapalhar o fluxo de energias nesta região. Quando em desequilíbrio, você poderá sofrer de asma, resfriados e tosse. Quando equilibrado, ele traz confiança e comunicação clara.

Chakra cardíaco

Pessoa em pé com chakras destacados.

O chakra cardíaco é conhecido por sua associação com o coração. Seu nome em sânscrito é Anahata e significa ileso, intacto e invicto. Este chakra está no centro do corpo e, para se conectar com ele, você pode recorrer às informações que te transmitimos logo abaixo.

Cores

O chakra cardíaco é decorado com a cor verde e seu poder está contido dentro de uma flor de lótus com 12 pétalas. Ademais, cada uma das pétalas do lótus deste chakra estão associadas a uma virtude específica relacionada à sua energia.

Elas são: benção, paz, harmonia, amor, concórdia, empatia, clareza, pureza, unidade, compaixão, gentileza e perdão. O verde é a cor da natureza, do bem-estar e está associado às emoções.

Devido a sua intensa energia de cura, ele promove estados emocionais positivos, sendo essencial para fazer a manutenção do nosso corpo e de seus sentimentos.

Local

O chakra cardíaco é localizado no centro do peito, bem próximo ao coração. Por isso, ele está intimamente ligado ao amor, compaixão, harmonia, esperança e permite cultivar a aceitação de nós mesmos como indivíduos belos e únicos.

Órgãos

Por ser o centro emocional do corpo, o chakra cardíaco, como o próprio nome sugere, está associado ao coração. Ele rege a glândula timo, responsável por organizar as células que protegem nossos corpos contra vírus. Esta glândula se desenvolve durante a infância e passa a perder atividade à medida que se envelhece.

O chakra cardíaco também influencia o sistema circulatório, o sistema respiratório, os ombros e a parte superior das costas e está ligado ao sistema endócrino, bem como ao sistema imunológico.

Função

A função do chakra do coração é conectar os três chakras superiores (coronal, frontal e laríngeo) aos três chakras inferiores (plexo solar, sacro e básico). Ele é responsável pela nossa saúde emocional e pelos sentimentos como o amor, a empatia e a gentileza com os outros e consigo mesmo.

Quando está em desequilíbrio, tensões emocionais são facilmente percebidas, incluindo também sentimentos como o ódio, a paranoia, indecisão, o apego, medo de se ferir ou ser ignorado e o vitimismo. Todas as vezes que o chakra do plexo solar é afetado, o chakra do coração é afetado em sequência.

Chakra do plexo solar

Pessoa com os chakras destacados no mar.

O plexo solar é o chakra é o terceiro chakra primário, de acordo com a sabedoria védica. Seu nome em sânscrito é Manipura, cujo significado é 'cidade das joias' ou até mesmo 'gema brilhante'. Este ponto de poder é essencial para compreender muito do que se passa em seu corpo e por isso o descrevemos a seguir. Confira.

Cores

O plexo solar vibra a cor amarela brilhante. Em algumas tradições, ele também é visualizado na cor dourada, devido à sua associação com energia vital e com temas como o brilho e a identidade pessoal.

Tanto o amarelo e o dourado estão relacionados ao Sol e, portanto, se alinham com energias como a prosperidade, o sucesso, a autoestima e a força de vontade. Este chakra vibra com a energia do elemento fogo.

Local

O plexo solar se encontra cerca de 3 centímetros acima do umbigo, na região entre ele e as costelas. Uma vez que o umbigo é a estrutura através da qual o bebê se alimenta durante a gestação, ele está ligado à identidade e é um ponto de poder comumente atacado por espíritos de baixa vibração.

Órgãos

XO plexo solar está associado ao pâncreas, responsável pela produção e excreção de hormônios como a insulina, associada aos níveis de glicose do organismo, e outras enzimas que atuam na digestão dos alimentos.

Por isso, ele é essencial para regular o nível de glicose na corrente sanguínea e no desenvolvimento e à saúde do sistema digestório. Manipura também rege os órgãos como o estômago, o fígado, a vesícula e o intestino delgado.

Função

A função do plexo solar é a de geral o poder pessoal. Ele é o centro de energia do corpo, o local em que o respeito e apreciação de si estão concentrados.

Devido à associação com a identidade, este chakra está ligado ao Ego, equilibrando o calor e a energia do corpo e agindo para que você alcance seus objetivos. Quando ele está em desequilíbrio, sinais como a falta de confiança, confusão, preocupação com o que os outros pensam sobre você são facilmente percebidos.

Além disso, depressão, tristeza e desmotivação, a sensação de impotência ou até mesmo a impressão de que as pessoas estão controlando a sua vida são sinais comuns de que este chakra precisa ser equilibrado.

Por estar associado à digestão, se você sente constantes cólicas, sofre de gases, úlceras ou de doenças como a gastrite e a esofagite, você pode estar com este chakra desalinhado.

Chakra sacro

Pessoa sentado com os chakras destacados.

O chakra sacro, também conhecido por chakra sacral, é o segundo chakra primário da tradição védica. Seu nome em sânscrito é Svadhishthana significa ‘o local em que seu ser é estabilizado’. Ele é facilmente bloqueado pela energia do medo e, por isso, apresentamos suas características para que você possa harmonizá-lo. Confira.

Cores

O chakra sacral está sintonizado com a cor laranja. Algumas tradições, no entanto, o associam a um tom amarelo que remete ao dourado. O laranja é a cor do entusiasmo e da felicidade e, por isso, este chackra está ligado ao sentimento de prazer e da sexualidade.

Local

O chakra do sacro está localizado na região inferior do abdômen, no conjunto de vértebras sacrais, localizada na base da coluna vertebral, logo atrás da cavidade pélvica, ou seja, entre os dois ossos do quadril. Devido a esta localização, ele está ligado aos órgãos genitais femininos e ao final do trato digestivo, como o ânus.

Órgãos

O chakra sacral está ligado às glândulas adrenais, responsáveis pela produção de hormônios que auxiliam na regulação do metabolismo, da pressão sanguínea e do sistema imunológico.

Outros órgãos sob influência do chakra sacro incluem todas as estruturas do aparelho sexual feminino, os rins, a bexiga e o intestino grosso. Hormônios ligados à sua condição emocional como o hormônio do estresse, o cortisol, também estão sob influência deste chakra e por isso este ponto de poder determina como você se sentirá ao longo do dia.

Função

O chakra sacro tem a função de auxiliar na expressão dos sentimentos e como você interage com os outros. Ele é considerado o maior centro emocional do corpo e, por isso, contém todas as necessidades básicas do corpo ligadas ao desejo sexual, à criatividade, intuição e o autovalor.

Devido à sua localizado, ele está ligado às funções como a reprodução e o desenvolvimento pessoal. Quando está desequilibrado, sintomas como falência renal, dor constante na parte mais inferior das

Chakra básico

Pessoa com os chakras destacados.

O chakra básico é o primeiro chackra principal segundo os ensinamentos da tradição védica, conhecido popularmente como chakra da raiz. Chamado de Muladhara, ‘a raiz do fluxo’ ou até mesmo ‘a raiz da existência’ em sânscrito, este chakra está relacionados às nossas necessidades mais básicas. Continue lendo para descobrir quais necessidades são essas.

Cores

O chakra básico está ligado à cor vermelha. O vermelho é a cor do poder, da vitalidade e do ímpeto. Ele também representa o vigor, a coragem, a paixão e a raiva. Este chakra ancora nossas emoções no chão, trazendo mais centramento e equilíbrio para o corpo.

Apesar da sua associação com o vermelho, o símbolo deste chakra é uma flor de lótus com quatro pétalas que também contém a cor rosa. Por isso, o rosa é a cor secundária que está associada a este chakra.

Além disso, algumas tradições também atribuem as cores marrom, preta e escarlate a este chakra, já que ele está associado ao elemento terra.

Local

O chakra da raiz é o chakra mais inferior do sistema de 7 chakras. Ele está localizado na base da espinha e está em contato direto com a região do sacro. Por isto, ele simboliza equilíbrio e está associado a temas como a sobrevivência, segurança, energia e saúde.

Órgãos

Outras partes do corpo sob influência do chakra básico são os quadris, as pernas, a parte inferior das costas, todo o trato urinário, o aparelho reprodutor masculino e a porção mais posterior do aparelho reprodutor feminino. Este chakra também está associado aos ossos e a todo o sistema locomotor.

Função

A função do chakra básico é responsável pelo espírito de sobrevivência no plano físico. Por isso, acredita-se que seria impossível viver neste plano sem o auxílio deste ponto de poder. A partir dele é formada a kundalini, uma serpente energética que repousa neste chakra e que fornece e distribui a força vital.

O chakra básico também está associado às necessidades básicas do corpo como a fome, a sede, busca por alimento, por uma moradia segura, estabilidade e pelo desejo de procriar e reproduzir.

Acredita-se que este centro e poder fornece cálcio e estrutura os ossos, sendo essencial para o sistema esquelético. Além disso, ele é responsável por equilibrar as funções dos rins e do sistema urinário.

Quando está bloqueado, sintomas como o medo, a ansiedade, frustação e perda de autoconfiança aparecem. Além disso, anorexia nervosa, obesidade e problemas no joelho também estão associados ao desequilíbrio energético deste chakra.

Como o reiki pode ajudar no funcionamento dos chakras?

Pessoa fazendo Reiki.

O Reiki pode ajudar no funcionamento dos chakras por permitir que você sinta a energia do seu corpo enquanto você experimenta uma sensação de conforto e alívio.

Ao colocar as mãos sobre os setes chakras primários, você poderá identificar possíveis desequilíbrios que, por meio do Reiki, poderão ser restaurados, o que resultará numa melhora da sua condição de saúde física, emocional e energética.

Ao praticar o Reiki para reestabelecer o funcionamento e fluxo natural das energias dos seus chakras, você pode visualizar os seus símbolos correspondentes à medida que move suas mãos e alimenta-os através do seu Ki.

O simples ato de visualizar os símbolos dos chakra durante a aplicação de Reiki facilitará o seu processo de cura e propiciará efeitos mais rápidos e perceptíveis.

Isso mostra que a combinação destes dois saberes milenares pode ser feita visando ao equilíbrio, e servindo como uma terapia alternativa capaz de tornar este mundo um verdadeiro paraíso, no qual você poderá viver uma vida melhor, espalhar luz e inspirar sua energia para todos os seres à sua volta.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado terapias

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!