Oração conversa com Jesus: conheça a novena e faça pedidos!

Oração conversa com Jesus: conheça a novena e faça pedidos!

Neste artigo, você vai conhecer uma novena de oração para conversar com Jesus, especial para quem necessita da ajuda do Cristo para alcançar uma graça!


Quem foi Jesus Cristo?

Imagem de Jesus Cristo em mosaico

Jesus Cristo foi um judeu do século 1 que revolucionou o mundo, disseminando suas ideias de amor e sua visão sobre as escrituras sagradas. Os romanos, que governavam a Judeia naquela época, o condenaram à crucificação, incitados pelos religiosos judeus insatisfeitos com as suas pregações.

Seus ensinamentos foram divulgados por seus apóstolos. Poucos séculos depois de sua morte, o mundo ocidental passou a adotar a nova religião, o cristianismo. Como figura central dessa religião, Jesus é o salvador da humanidade. Ele nos ensinou o amor ao próximo e também o poder da oração, quando se abre o coração a Deus.

Conhecendo mais sobre Jesus Cristo

Jesus Cristo no deserto

Iremos conhecer as origens e a infância de Jesus, bem como passagens importantes para compreendermos seu significado. Confira.

Origem e infância

Os evangelhos relatam que Jesus nasceu de Maria, esposa do carpinteiro José. Quando Maria e José estavam noivos, ela ficou grávida. Um anjo apareceu a José, assegurando-lhe que a noiva era ainda virgem, e que o filho a nascer fora concebido pelo Espírito Santo. Para Maria, o Arcanjo Gabriel aparece anunciando a vinda do Filho de Deus.

Jesus nasceu em Belém, mas cresceu em Nazaré com seus pais e irmãos. Durante a infância, aprendeu a profissão de José, foi visto pelos vizinhos como louco e frequentou o templo, onde se envolveu em debates e impressionou a todos com sua compreensão profunda da religião.

Batismo

Havia na Judeia um religioso que pregava ao povo. Chamava-se João e era conhecido como O Batista, pois praticava o batismo como ritual de purificação. João dava sermões enfatizando as virtudes da bondade e da caridade.

Ao realizar seus batismos no rio Jordão, previu que um pregador mais poderoso que ele estava a caminho. Jesus é batizado por João, episódio em que um espírito identificado como uma pomba, o Espírito Santo, desce sobre Jesus e o proclama Filho de Deus.

Antes desse batismo, João afirma que Jesus era quem deveria batizá-lo. Depois desse episódio, anuncia que Jesus era o Cordeiro Sacrificial de Deus.

Tentações e deserto

As tentações de Cristo ocorrem no deserto da Judéia, aonde Jesus se dirigiu, guiado pelo Espírito Santo, após o batismo por João Batista. Depois de jejuar por 40 dias e noites, defronta-se com o diabo. Satanás incita Jesus a transformar pedras em pão para saciar sua fome.

Após a negação, conduz Jesus ao alto de um templo e o tenta a saltar. Por fim, leva Jesus a um monte, de onde ele vislumbrou o mundo. Lá, oferece a Jesus todo o poder e todos os reinos do mundo. Diante das recusas, o diabo vai embora e Jesus inicia seu ministério.

Milagres de Jesus Cristo

São inúmeros os milagres de Jesus, tanto em vida quanto após sua morte. O primeiro teria sido a transformação da água em vinho, durante um casamento conhecido como as Bodas de Caná. Testemunhando que a bebida para os convidados havia acabado antes do tempo, Jesus realizou o milagre.

Outros milagres notórios são os de multiplicação. Jesus fez proliferar os peixes no Mar da Galileia, quando as pescarias estavam escassas. Depois, alimentou uma multidão multiplicando porções de comida. Outro milagre conhecido é o caminhar de Cristo sobre as águas, a fim de acalmar uma tempestade. Além disso, Jesus realizou curas e exorcismos.

Crucificação e morte

Jesus é preso e julgado no Tribunal de Pilatos, acusado de declarar-se Rei dos Judeus. Pilatos não o considera culpado, mas as autoridades judaicas o incitam a condenar Jesus. Jesus é flagelado e recebe uma cora de espinhos sobre a cabeça. É obrigado a carregar a própria cruz até o Calvário.

A cruz tem a inscrição INRI, abreviatura para “Jesus Nazareno Rei dos Judeus”. É então crucificado entre dois ladrões. Quando um soldado espeta Jesus com uma lança, depois de morto, a ferida passa a verter água. Além disso, no instante da morte de Jesus, a cortina do Templo se rasga e um terremoto sacode Jerusalém.

Ressureição

José de Arimateia, senador judeu que secretamente seguia os ensinamentos de Jesus, pede permissão a Pilatos para enterrar o corpo do nazareno. Com a ajuda de Nicodemus, outro seguidor de Jesus, retira da cruz o corpo e veste-o em um sudário de linho.

Jesus é sepultado em um túmulo escavado nos rochedos, selado com uma pedra. As autoridades romanas determinam que soldados vigiem o sepulcro. No entanto, no domingo, os discípulos encontram o sepulcro vazio e se deparam com dois anjos.

Durante 40 dias, Jesus aparece para várias pessoas, dentre seus discípulos e Maria Madalena. Antes de subir aos céus, pede que espalhem sua palavra pelas nações.

O que Jesus Cristo representa?

Na visão do Cristianismo, Jesus Cristo é o Filho de Deus, aquele que veio nos ensinar o amor e a obediência aos mandamentos. Por meio de suas lições e vida, representa a salvação da humanidade. A figura do Cristo é também reverenciada em outras religiões e doutrinas espiritualistas.

Dentro do islamismo, Jesus é um dos profetas e executou uma missão espiritual importante. Os espíritas também veem o exemplo de Jesus como modelo para o desenvolvimento, ou evolução espiritual, da humanidade. Assim, Jesus é percebido como um protetor do planeta Terra, um espírito de imensa luz que intercede por nós junto a Deus.

Devoção no mundo

A devoção a Jesus se inicia ainda durante o seu ministério em vida. Aos poucos, nos anos que sucedem à sua morte, o cristianismo se organiza como religião, sendo divulgado por seus discípulos. Inicialmente, os cristãos foram perseguidos pelos romanos.

No século 4, porém, o imperador Constantino se converte. Desde então, o Cristianismo se proliferou pelo mundo. Ele se consolida na Idade Média e gera inúmeras ramificações e dissidências, como por exemplo, a Igreja Ortodoxa e o Protestantismo.

Hoje, há vários cultos cristãos dedicados a Jesus. O cristianismo conta com 2,3 bilhões de adeptos, ou seja, 33% da população mundial.

Novena de orações de conversa com Jesus

Jesus Cristo estendendo suas mãos para uma pessoa

Iremos conhecer uma novena destinada à conversa com Jesus, suas indicações e significado, assim como instruções para a realização. Confira a seguir.

Indicações

A tradição católica da novena compreende nove dias em que uma pessoa se dedica a fazer uma oração. Ela pode ser feita individualmente ou em grupo. A novena da “conversa com Jesus” é indicada às pessoas que tenham pedidos específicos ao Cristo.

Isto é, dedica-se a pessoas que necessitam de livramento de problemas, perturbações emocionais, enfermidades, situações críticas com familiares e outras causas. A conversa com Jesus, nesse sentido, é buscar conexão espiritual com ele, por meio da fé.

Podemos rezar a novena pedindo para que ele interceda por nós, mas é importante que a nossa confiança nele seja exaltada.

Como orar a novena

A novena consiste na dedicação de uma pessoa a realizar uma oração ou um conjunto de orações durante nove dias. Deve-se escolher uma hora do dia e realizar a oração sempre no mesmo horário. Pode-se utilizar velas e outros símbolos religiosos relacionados ao Cristo, como imagens e crucifixos, mas também se pode simplesmente orar sem fazer uso desses objetos.

O importante é que se escolha um ambiente de silêncio e recolhimento. A oração pode ser lida ou memorizada. É essencial que a pessoa sinta cada palavra e a manifeste com fé. A oração pode ser finalizada com um Pai Nosso.

Significado

Existiu um intervalo de 9 dias entre a Ascensão de Jesus Cristo e a descida do Espírito Santo, episódio conhecido como Pentecostes. Durante esse período, os seguidores de Cristo teriam se reunido com a Virgem Maria e realizado orações.

Segundo a tradição cristã, essa teria sido a primeira novena. É daí que surgiu o costume de se realizar novenas em grupos.

Uma novena pode ser realizada com diversas finalidades, e os fiéis costumam rogar a Jesus por seu auxílio em relação a problemas específicos, mas também podem pedir por algo geral, como paz na Terra e fim de guerras, por exemplo.

Oração

“Ó meu Jesus, em Vós depositei toda minha confiança. Vós sabeis de tudo, meu Pai! Sois o Senhor do Universo, sois o Rei dos Reis! Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar, fazei com que (pedir a graça).

Vós, que vistes minhas angústias e lágrimas, bem sabeis, Divino Amigo, como preciso alcançar essa graça!
Convosco espero, com fé e confiança, alcançar a graça de pedir a graça.

Fazei, Divino Jesus, que, mesmo antes de terminar esta conversa que terei Convosco durante nove dias, possa Vosso Misericordioso Pai atender o pedido que vos dirijo com fé. (Pedir a graça).

Que meus passos sejam iluminados por Vós, assim como o Sol ilumina todos os dias ao amanhecer. É cada vez maior a minha fé em Vós, Jesus, e minha confiança em Vossa Misericórdia. Amém!”

Outras orações para Jesus: Oração do Sagrado Coração de Jesus Cristo

Sagrado Coração de Jesus

A “Oração do Sagrado Coração de Jesus Cristo” é poderosa. Abordaremos suas indicações e significado. Acompanhe.

Indicações

A Oração do Sagrado Coração de Jesus Cristo é indicada a quem deseja alcançar uma graça. Geralmente, pessoas em situações difíceis ou que estão passando por crises rogam ao Coração de Jesus e recebem as emanações do seu amor pela humanidade.

O coração do Cristo, nesse sentido, contém a ideia do sacrifício que ele fez por nós. Os fiéis que passam por problemas de saúde pessoais ou na família costumam recorrer a essa oração para obter a intercessão de Jesus. Existem várias fórmulas dedicadas a essa oração, e o essencial para realizá-la é se dedicar a pedir algo com fé e confiança em Cristo.

Significado

A imagem do coração exposto de Jesus é conhecida entre os cristãos. Ela simboliza o martírio e o sacrifício do Cristo e se destina a nos lembrar de que ele nos salvou por meio do seu sofrimento. Assim, o seu amor pela humanidade é revelado nessa simbologia.

Durante o período medieval, os seguidores de Jesus passaram a cultuar as imagens de suas feridas sofridas na crucificação. Mas a devoção específica à imagem do Sagrado Coração de Jesus Cristo foi introduzida por Santa Margarida Maria de Alacoque, na França do século 17, sendo a partir de então popularizada entre os católicos.

Oração

"Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!”

Essa é a oração básica do Sagrado Coração de Jesus Cristo. Muito breve, pode ser repetida em qualquer momento ou situação, devido ao fato de ser facilmente memorizada. A fórmula original pode ser utilizada como introdução à Conversa com Jesus ou outras orações.

A pessoa que ora ainda pode inclui-la em uma prece feita por ela mesma, isto é, dizê-la ao iniciar uma conversa franca com Jesus ou com Deus, expressando seus sentimentos. Além disso, a oração do Sagrado Coração de Jesus também pode servir como conclusão a quaisquer outras preces destinadas a Jesus.

Outras orações para Jesus: Oração para o menino Jesus

São José, Maria e Menino Jesus na manjedoura

Na sequência, você vai conhecer a oração para o Menino Jesus para ficar por dentro de suas indicações e significados. Confira!

Indicações

A oração para o Menino Jesus é tradicionalmente relacionada à natividade, ou seja, ao nascimento de Jesus. Portanto, tem associação com a celebração do Natal. Apesar disso, quem quiser orar ao Menino Jesus pode fazê-lo em qualquer momento do ano. Essa é uma oração com foco na conexão espiritual com os ensinamentos do Cristo.

Deve-se concentrar, portanto, especialmente no mandamento que diz: ama ao próximo como a ti mesmo.
Jesus acentuou que esse mandamento, junto com o “ama a Deus sobre todas as coisas” guarda a chave para uma vida de virtude. Assim, essa oração contém o espírito natalino da partilha.

Significado

Existem muitos cristãos devotos do Menino Jesus. A imagem do Cristo criança ganhou popularidade por volta do século 14, quando representações da natividade e da figura de Jesus como um menino se proliferaram nas obras de arte e nas ilustrações religiosas.

A figura de Jesus como bebê ou criança simboliza a inocência, a pureza de coração e o amor despido de interesses.

Desse modo, rezar ao Menino Jesus significa ir de encontro a ele retendo no coração a imagem de seus primeiros anos, isto é, de uma criança tão iluminada que veio ao mundo compartilhar conosco a sua luz e amor incondicional.

Oração

Menino Jesus, repleto de amor pela humanidade, na celebração da tua vinda à Terra, como em qualquer outro dia, agradeço com todo o meu coração pelas suas bênçãos. Que o teu exemplo e a alegria da tua presença sejam revividos em todos os corações, hoje e sempre.

Que a ninguém falte o pão e o amor, e que os teus ensinamentos nos inspirem a bondade. Que nos lembremos de que todos somos irmãos. Menino de Amor, cuide das crianças e dos desamparados. Visite-nos hoje com a sua luz intensa e deposite em nós a esperança e a misericórdia. Paz na Terra. Amém.

Outras orações para Jesus: Oração Santas Chagas de Jesus

Jesus Cristo na cruz

Iremos conhecer uma oração voltada às Santas Chagas de Jesus, e ficaremos sabendo suas indicações e significado a seguir.

Indicações

A Oração Santas Chagas de Jesus é indicada a todas as pessoas que buscam pela cura. Por cura, podemos compreender a restituição da saúde física, mas também a libertação dos males espirituais. Nesse sentido, é uma oração destinada a quem precisa recorrer ao Jesus do sofrimento, aquele que foi flagelado e crucificado, sacrificando-se pelo seu amor à humanidade.

Com foco nesses aspectos do sofrimento de Jesus e sua simbologia relacionada ao sacrifício e à superação, essa oração depende de fé intensa. Pode ser realizada em novena, ou seja, durante nove dias. A oração também pode ser realizada visando a proteção da família.

Significado

Durante a Idade Média, a devoção às chagas de Jesus, isto é, as marcas físicas de seu sofrimento durante a crucificação, tornou-se tradição no catolicismo. Em sua Paixão, o corpo de Jesus teria recebido cinco feridas, sendo duas nas mãos e duas nos pés, devido aos pregos da cruz.

A outra ferida teria sido a perfuração da lança de um soldado romano, de onde verteu sangue e água. Essa ferida por lança representa um milagre associado às chagas. Portanto, a tradição católica associa as chagas de Cristo ao seu padecimento pelo amor à humanidade, mas também ao seu poder milagroso.

Oração

“Senhor Jesus, foste elevado na Cruz para que por Vossas Santas Chagas, sejam curadas as de nossas almas. Eu Vos louvo e agradeço pelo Vosso ato redentor. Carregaste em Vosso próprio corpo os meus pecados e de toda a humanidade. Nas Vossas Santas Chagas coloco minhas intenções.

Minhas preocupações, ansiedades e angústias. Minhas enfermidades físicas e psíquicas. Meus sofrimentos, dores, alegrias e necessidades. Em Vossas Santas Chagas Senhor, coloco minha família. Envolvei, Senhor, a mim e meus familiares, protegendo-nos do mal (instante de silêncio). Amém.”

Outras orações para Jesus: Oração Jesus Misericordioso

Altar com quadro de Jesus Cristo misericordioso velas e o Santíssimo Sacramento

Conheceremos uma Oração para pedir misericórdia a Jesus Cristo. Leia a seguir suas indicações e significado.

Indicações

A Oração Jesus Misericordioso é para todas as pessoas que creem em Jesus e que buscam se conectar ao seu amor infinito. Sua origem se encontra no exemplo de vida de Santa Faustina, e sua autoria é atribuída a ela. A oração pode ser realizada em novena, em grupo ou individualmente.

Está baseada sobretudo na confiança no Cristo, isto é, concentra-se em declarar a Jesus sua fé e em entregar a ele o seu destino. Dessa maneira, é uma oração que pode ser feita visando graças específicas, mas que também se destina a quaisquer momentos em que se busque conversar com Jesus.

Significado

A Oração Jesus Misericordioso tem vínculo tradicional com a Festa da Divina Misericórdia. Essa celebração ocorre no primeiro domingo após a Páscoa. Ela se originou de um pedido que Jesus fez quando apareceu a uma freira polonesa chamada Faustina.

Santa Faustina viveu na primeira metade do século 20 e registrou em diários aparições do Cristo, tendo sido inspirada por ele a compor a oração. Em seu diário, registrou que Jesus se dirigia a ela como Secretária da Divina Misericórdia.

Portanto, essa é uma oração poderosa, que carrega o significado da misericórdia renovada de Jesus pelas pessoas do mundo de hoje.

Oração

“Jesus misericordioso, eu confio em Vós! Nada me trará medo ou inquietação. Eu confio em Vós, de manhã e à noite, na alegria e no sofrimento, na tentação e no perigo, na felicidade e no infortúnio, na vida e na morte, agora e para sempre.

Eu confio em Vós e na oração e no trabalho, na vitória e no fracasso, acordada ou a descansar, na tribulação e na tristeza, nos meus próprios erros e pecados. Eu quero ter inabalável confiança em Vós.

Sois a âncora da minha esperança, a estrela da minha peregrinação, o apoio da minha fraqueza, o perdão dos meus pecados, a força da minha bondade, a perfeição da minha vida, o consolo na hora da minha morte, a alegria e bênção do meu Céu.

Jesus misericordioso, Vós, forte tranquilidade e fortaleza segura da minha alma, aumentai a minha confiança e tornai perfeita a minha fé no Vosso poder e bondade.

Se eu for a mais pobre das Vossas devotas, e a última das Vossas servas, desejo, porém, tornar-me grande e perfeita, confiando que Vós sois a minha Salvação pelos séculos dos séculos.

Que esta minha confiança seja uma referência para Vós, agora e em todos os tempos, sobretudo na hora da minha morte! Amém.”

Como fazer uma oração de conversa com Jesus corretamente?

Jesus Cristo estendendo a mão

As orações que são conversas com Jesus se destinam a nos ajudar a estabelecer uma conexão espiritual com Ele. Muitos santos e religiosos ofereceram fórmulas de oração que se baseiam nesse princípio. O importante, no entanto, é orar com o coração.

Nesse sentido, seja por meio de orações prontas ou expressando as ideias que chegam ao pensamento, é essencial que a pessoa ore com fé e entrega.

A pessoa que reza de maneira franca está abrindo seus canais energéticos para receber as vibrações correspondentes. Assim, liberta de si as angústias e se torna apta a ser ouvida por Jesus e pelos seres de luz que cuidam da humanidade. Oremos, portanto, com confiança e sinceridade.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.