O Ano Novo Astrológico: Quando começa, o equinócio de primavera e mais!

O Ano Novo Astrológico: Quando começa, o equinócio de primavera e mais!

Com início em Áries, o Ano Novo Astrológico é sinônimo de impulso para recomeçar. Saiba quais são as influências da energia desse novo ciclo aqui!


Considerações gerais sobre o Ano Novo Astrológico

Signos do zodíaco.

O ano ocidental se inicia em 1º de janeiro, mas o Ano Novo Astrológico começa quando o Sol chega ao signo de Áries, o primeiro do cinturão zodiacal. Logo, seu início se dá em meados de março, quando os nascidos passam a ter o astro no signo de Fogo. Do mesmo modo, socialmente, o Ano Novo Astrológico corresponde a um novo ciclo.

A diferença é que, no caso da astrologia, o início de um novo ano sempre carrega consigo a energia intensa e impulsiva de Áries. A partir dele, o Sol segue sua jornada em cada um dos 12 signos, pelo mesmo período em que permanece neles. Trata-se do cumprimento de um ciclo completo, que passa por diferentes energias.

As particularidades do céu no momento do Ano Novo Astrológico também influenciam o que será sentido pelas pessoas. No artigo, saiba mais sobre o assunto e seus impactos!

Ano Novo Astrológico, equinócios e solstícios

Planetas no espaço.

O Ano Novo Astrológico é uma rica oportunidade de crescimento e mudança. Na prática, é o fim de uma jornada completa do Sol pelas constelações zodiacais e seu recomeço, que pode ser percebido pela mudança energética. Afinal, cada signo carrega consigo uma energia e, a cada equinócio e solstício, um deles recebe a passagem do Sol. Saiba mais na sequência a seguir!

O que é o Ano Novo Astrológico

O Ano Novo Astrológico representa a chegada do Sol na constelação de Áries, o primeiro signo do zodíaco. Isso significa que mais um ciclo completo ao redor de todo o zodíaco foi concluído, e um novo se iniciou. Além disso, o Ano Novo Astrológico é o momento no qual entra em vigor a regência do planeta correspondente para cada ano, como Vênus em 2021 e Mercúrio em 2022.

Do mesmo modo, há influências para cada um dos 12 signos, que correspondem a combinações únicas entre seu elemento e sua polaridade. A posição de cada planeta também é relevante, principalmente para aqueles que se encontram em seu signo de domicílio. Assim, a cada ano, existem singularidades que podem ser melhor aproveitadas em ações e mantras, por exemplo.

Quando acontece o Ano Novo Astrológico

A data de começo do Ano Novo Astrológico varia de um ano para outro, de acordo com as particularidades do Sistema Solar, ocorrendo entre 20 e 23 de março. No Hemisfério Sul, o acontecimento coincide com o equinócio da primavera, trazendo consigo um senso ainda mais abrangente de renovação.

Assim, é uma excelente oportunidade para fazer um detox, acender velas, praticar meditações ou aulas de yoga temáticas e fazer listas com os novos objetivos. Estabelecer as intenções é a melhor forma de potencializar a energia do momento, já que ajuda a visualizar sua realização ao longo do processo. Fazer uma lista do que já não serve e queimar ou enterrar é outro passo para esse momento decisivo.

Como funciona o Ano Novo Astrológico

Astrologicamente, o início de um novo ano não acontece conforme os calendários utilizados em boa parte do mundo, de base gregoriana. Para esse calendário, o movimento dos astros não possui relevância alguma, de modo que as datas são fixas. Já o Ano Novo Astrológico leva em conta a chegada do Sol à constelação de Áries, ocorrendo em março, com datas variáveis e outras influências.

A escala dos meses nas culturas pagãs

Antigamente, na criação do calendário romano, havia apenas dez meses. Sendo politeísta, a cultura da sociedade era considerada pagã, pela ausência do batismo, e alguns meses foram nomeados em homenagem aos deuses. Setembro, outubro, novembro e dezembro constituíam o último quadrimestre do ano, recebendo nomes de acordo com a sua posição na sequência dos meses.

O calendário romano, porém, era curto, porque não considerava o período de inverno no começo do ano. Posteriormente, com a inclusão de dois meses adicionais, os demais passaram a ocupar posições adiantadas no calendário de 12 meses.

Os equinócios

Os equinócios correspondem a dois momentos do ano em que o dia e a noite apresentam exatamente a mesma duração. Para que isso aconteça, nenhum dos polos da Terra pode estar inclinado, o que configura a mesma intensidade de luz em ambos os hemisférios. Os equinócios são as datas nas quais se iniciam o outono e a primavera, em março e setembro, respectivamente, no Hemisfério Sul.

O equinócio de outono, em países como o Brasil, marca o início do Ano Novo Astrológico e da entrada do Sol no signo de Áries. Além disso, são oportunidades de inflexão para a Astrologia. Os equinócios são considerados momentos decisivos para as pessoas.

Os solstícios

Os solstícios são eventos que ocorrem duas vezes a cada ano, para marcar o início do inverno e do verão. Na prática, o que se percebe é a ocorrência do dia mais curto e do mais longo do ano no Hemisfério Sul, respectivamente em junho e dezembro. O solstício acontece pela inclinação do eixo da Terra, a qual interfere na incidência de luz solar na superfície terrestre.

Assim como os equinócios, os solstícios acontecem quando o Sol chega a dois dos signos do eixo cardinal. Astrologicamente, a conexão dos indivíduos com o movimento natural do cosmos proporciona uma rica oportunidade de reflexão e consciência, ideal para estabelecer novas metas.

Signos cardinais e o eixo cardinal

O eixo cardinal corresponde aos quatro signos que possuem a modalidade cardinal. Sua essência é representada pelo potencial de movimento e, acima de tudo, pelo poder emanado por eles. O primeiro signo cardinal é Áries, que simboliza a capacidade humana de ampla realização a partir da iniciativa individual, muitas vezes, transmutadas em impulso para ações que seguem seus próprios instintos.

Na sequência, vem Câncer, que se conecta a profundidade da psique humana e ao poder que a mesma transmite. Depois, Libra combina a força da modalidade cardinal com o interesse pela troca e pelo coletivo, proporcionando experiências compartilhadas. Por fim, o 10º signo do zodíaco, Capricórnio, encerra o eixo cardinal com a solidez do trabalho árduo que se converte em poder.

Os signos cardinais também são os que, pelo calendário, iniciam seu ciclo juntamente às estações do ano. Logo, Áries é o primeiro signo do zodíaco, o marco inicial do Ano Novo Astrológico, e traz consigo o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

Equinócio de primavera, solstício de verão e celebrações relacionadas

Primavera.

Em quatro datas no ano, ocorrem os eventos de equinócios e solstícios, nos dois hemisférios. Cada um representa o início de uma das estações do ano, pedindo uma conexão mais pessoal dos indivíduos com as energias predominantes. As datas também convocam os signos cardinais, aqueles que têm desejo constante de movimento. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Equinócio de primavera no Hemisfério Norte (Outono no Hemisfério Sul)

O equinócio de primavera no Hemisfério Norte acontece no mês de março, quando se inicia o outono no sul do globo terrestre. Do mesmo modo, em setembro, ocorre o equinócio da estação oposta - outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul. Em ambas as datas, a luz solar no globo é distribuída igualmente, e trata-se de suas estações de transição, marcadas por oscilações.

Assim, a simbologia presente em suas tradicionais celebrações é a oportunidade de honrar fertilidade e harmonia. As flores ganham destaque, devido à essência da estação.

Solstício de Verão no Hemisfério Norte (Inverno no Hemisfério Sul)

O solstício de verão no Hemisfério Norte corresponde à chegada do inverno no Hemisfério Sul. Este ocorre em dezembro e, para a estação contrária, em junho. Aqui, o Sol ingressa em dois signos opostos, Câncer e Capricórnio, e reforça o valor do cuidado e do trabalho.

Para a Astrologia, os solstícios pedem atividades que tragam mais equilíbrio energético para iniciar um novo ciclo. Assim, sua celebração diz respeito ao dia mais longo do ano e surgiu nos tempos em que a natureza regia as ações humanas. O solstício de verão simboliza a capacidade que a Terra tem de renascer.

A celebração ancestral do equinócio de primavera

Desde os primórdios, a primavera é uma estação do ano muito celebrada por diferentes culturas. Afinal, é um período que traz inspiração e mais valor à vida, sendo o período do ano relacionado ao despertar. As celebrações antigas honravam a fertilidade da natureza, em honra à prosperidade. Para os povos ancestrais, as mudanças ocorridas ao longo do ano se conectavam sempre aos eventos naturais.

A energia e as características do Ano Novo Astrológico

A energia de todo o Ano Novo Astrológico é a de recomeço. Por isso, é o momento de iniciar um novo ciclo, sem carregar preocupações e experiências que já cumpriram seu papel. Além disso, o Ano Novo Astrológico também tem as influências do planeta regente do ano que se inicia e da movimentação dos astros no céu, sendo um evento astrológico de grande importância.

Os celtas e sua relação com o equinócio de primavera

Equinócio de primavera.

Os celtas eram um conjunto de povos indo-europeus divididos em grupos na Península Ibérica e nas Ilhas Britânicas. Suas crenças tinham forte ligação com as forças da natureza, envolvendo sacrifícios e o uso de materiais para a construção de objetos. A seguir, saiba como funcionava o Rito de Ostara e sua importância para o período da chegada da primavera, fundamental para os celtas!

O Rito de Ostara

O Rito de Ostara, para a cultura celta, é sinônimo da chegada da primavera no Hemisfério Sul. Por isso, na data do equinócio, em setembro, chega o momento de um novo ciclo, com dias mais extensos e temperaturas mais altas. A celebração à deusa Ostara, símbolo de fertilidade na mitologia celta, remete a um novo fluxo de energia e à ideia de liberdade.

O ritual coloca lado a lado o deus e a deusa, representantes do Sol e da Lua. O Rito de Ostara compreende oferendas com pães e bolos, pinturas de ovos que são colocados em um altar e a colocação de flores em espaços sagrados. O evento simboliza o renascimento da natureza depois do inverno e o poder da renovação. Assim, sua realização tem como foco o agradecimento.

Marca um momento de renovação

Acima de tudo, o Rito de Ostara emana a energia da renovação. Ao pensar nas estações do ano, a primavera é a oportunidade de se abrir para as bênçãos que chegam após um período de recolhimento, o inverno. Os celtas aproveitavam a força de um novo ciclo e a potencializavam no ritual, que abria espaço para a chegada do novo. Portanto, é um ritual que pede consciência e gratidão.

A união e a igualdade através do ritual

Representar o encontro do deus e da deusa, colocando-os em igualdade de importância, é parte do Rito de Ostara. O simbolismo desse detalhe chama a atenção e diz respeito às forças contrastantes na natureza, que trabalham em equilíbrio. Portanto, é justamente essa harmonia que contribui para a fertilidade e a prosperidade buscadas pelos grupos celtas.

Os símbolos presentes no Rito de Ostara

Os símbolos do ritual de Ostara são leite, flores, ovos e a lebre. Representando o poder sagrado, são também os elementos de referência para nutrição e fertilidade, e os principais valores transmitidos pelo fim do inverno. Além disso, são símbolos do que é necessário para o desenvolvimento da vida, tema de forte conexão com a deusa Ostara.

Os demais rituais sagrados dos celtas

Para os celtas, os rituais realizados durante o ano fortalecem o vínculo com diferentes energias. São eles: noite das bruxas (Samhain), solstício de verão (Litha), noite do fogo (Imbolc), equinócio de outono (Mabon), ritual do amor (Beltane), solstício de inverno (Yule), ritual de colheita e prosperidade (Lammas) e o Rito de Ostara, do equinócio de primavera.

Maneiras de aproveitar a energia do Ano Novo Astrológico

Energias do ano novo Astrológico.

Todo o início carrega consigo uma energia revigorante, que tem grande potencial de tornar desejos realidade. Além disso, iniciar ciclos pede algumas medidas específicas, a fim de renovar as vibrações e seguir adiante, aproveitando seus benefícios. A seguir, confira como expandir a força do Ano Novo Astrológico e fazer dele um período positivo no seu ano!

Realize uma grande limpeza

O primeiro passo para aproveitar a energia do Ano Novo Astrológico é a realização de uma limpeza energética, ideal para qualquer tipo de renovação. Para isso, é preciso deixar ir sentimentos densos que já não fazem mais sentido para o ser. Um banho com ingredientes especiais é uma boa forma de promover a limpeza indicada, a fim de se preparar para receber as benesses do Ano Novo.

Passe algum tempo ao ar livre

Estar ao ar livre é sempre uma boa opção para quem quer se centrar e se conectar a energias mais elevadas. Então, logo antes do Ano Novo Astrológico, procure estar em locais abertos, de preferência onde haja terra e água corrente. Praticar o aterramento e permitir o fluxo da energia da água ajudam na purificação do indivíduo, durante esse período.

Reavalie os seus objetivos

Se o Ano Novo Astrológico simboliza o começo de um novo ciclo, é bom investir um tempo para avaliar quais objetivos ainda fazem sentido para você. Cada etapa que se encerra deixa para trás energias, sentimentos e desejos e, para aproveitar melhor o impulso relacionado ao signo de Áries no Ano Novo Astrológico, reavaliar metas é essencial nesse período.

Como a energia de Áries influencia o Ano Novo Astrológico?

Símbolo do signo de Áries.

Se o Ano Novo Astrológico representa todo o trajeto do Sol ao longo do cinturão zodiacal e se inicia em Áries, pode-se entender que cada signo tem seu período de influência. O primeiro signo é de modalidade cardinal e traz consigo o elemento Fogo, em uma combinação única de energia, impulso e propensão a atividades e movimento.

Então, cada signo do zodíaco tem uma composição única quando se fala em elemento e modalidade. Assim, o início do Ano Novo Astrológico em Áries traz para a humanidade a chama da renovação. A vitalidade para novos começos é o ponto central da época do ano em que a influência do signo se destaca. Conforme o Sol avança em seu trajeto, a energia predominante muda.

Dessa forma, mesmo para aqueles que têm dificuldade com mudanças, o Ano Novo Astrológico representa o momento de agir e assumir o controle das situações. Que tal aproveitar a intensidade ariana a seu favor?

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 30 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor ✨

Palavras-chave relacionadas


mapa astral signos

Artigos relacionados


Signo de Touro e sua personalidade: características no amor e mais!

Signo de Touro e sua personalidade: características no amor e mais!

Os nativos do signo de Touro possuem um das personalidades mais marcantes do Zodíaco. Clique e conheça o charmoso e envolvente universo dos taurinos aqui!


Qual o signo de fevereiro? Descubra os signos e suas características!

Qual o signo de fevereiro? Descubra os signos e suas características!

Você nasceu no mês de fevereiro? Leia o artigo e saiba mais sobre seu signo, personalidade, relacionamentos amorosos e muito mais!


Como conquistar uma libriana? No amor, na cama, magoada e mais!

Como conquistar uma libriana? No amor, na cama, magoada e mais!

Saiba do que a libriana precisa para se apaixonar! É preciso dedicação, mas não é impossível! Clique e entenda!


Quais os signos mais frios do zodíaco? Conheça o ranking e mais!

Quais os signos mais frios do zodíaco? Conheça o ranking e mais!

Você sabe quais são os signos mais frios do zodíaco? Veja nesse artigo o ranking dos signos com o famoso coração de gelo e suas características!


O que significa Lilith em Libra? Aspecto físico, amor e trabalho!

O que significa Lilith em Libra? Aspecto físico, amor e trabalho!

Entenda o significado de Lilith em Libra, qual sua influência no amor, sexo e trabalho. Conheça também seus significado em várias culturas neste artigo.


Últimos posts


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

Sonhar com lençol branco indica necessidade de mudança, na vida, nos relacionamentos e mostra uma fase de autoconhecimento. Veja mais!