Plantas protetoras para o Feng Shui: confira a lista com as principais!

Plantas protetoras para o Feng Shui: confira a lista com as principais!

Descubra aqui as principais plantas protetoras utilizadas no Feng Shui para renovar as energias e trazer inúmeros benefícios para o seu lar e a sua família!


Conheça as principais plantas protetoras para o Feng Shui!

plantas no feng shui

O Feng Shui é uma técnica chinesa muito antiga que consiste na harmonização dos ambientes, visando equilibrar o fluxo de energia, promovendo bem-estar e prosperidade em todas as áreas da vida. Para a prática a conexão com a natureza é fundamental, pois nela encontramos todos os elementos essenciais para tratar a saúde tanto física quanto emocional e espiritual.

Logo, as plantas são itens obrigatórios para renovar e elevar as vibrações, ativando a nossa energia vital para ir em busca dos objetivos e trilhar uma jornada com felicidade, alegria e união com a família e tudo o que está presente no universo.

A seguir, conheça as principais plantas consideradas protetoras pelo o Feng Shui e entenda mais como aplicar a técnica para atrair e melhorar a sua vida em todos os sentidos. Acompanhe.

Entendendo mais sobre o Feng Shui

plantas no feng shui

O Feng Shui é um conjunto de práticas que tem como objetivo equilibrar as energias dos ambientes e trazer diversos benefícios, tanto para o local onde é aplicada a técnica quanto para quem mora ou trabalha no espaço. Contudo, é preciso entender o que significa o Feng Shui e como a sua harmonização funciona.

Além de compreender a sua relação com as plantas. A seguir, entenda mais sobre essa filosofia e conheça outros amuletos que também são benéficos, segundo o Feng Shui. Confira abaixo.

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui é uma prática chinesa aplicada desde a antiguidade que visa equilibrar as energias dos imóveis e ambientes, trazendo harmonia e fluidez. Um dos princípios dessa técnica que mistura sabedoria, arte e ciência, é a conexão com a natureza.

Sendo assim, as plantas vivas, as pedras e cristais, a circulação do ar e a luz natural são os principais componentes utilizados para ativar as boas energias e a prosperidade em todas as dependências de uma casa ou uma empresa, por exemplo.

Na tradução literal, Feng Shui significa vento-água, ou seja, são elementos da natureza fundamentais para a nossa existência e se bem equilibrados tornam o ambiente saudável e vibrando na sintonia ideal. Logo, essa prática possibilita a interação com as forças naturais mesmo que seja em locais com pouca ou nenhuma área verde.

Como funciona a harmonização pelo Feng Shui?

A harmonização pelo Feng Shui se dá através do Baguá, um mapa em formato hexagonal, onde cada guá representa uma área da vida: sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família, prosperidade e a saúde.

Dessa forma, o Baguá pode ser aplicado na planta, seja de uma casa, escritório ou onde deseja aplicar a técnica, com o intuito de ativar as energias de acordo com cada guá, ou cantos. Logo, as plantas protetoras são usadas para atrair diferentes finalidades e objetivos.

Relação entre as plantas e o Feng Shui

As plantas vivas, segundo a técnica do Feng Shui, são fundamentais para equilibrar o ambiente, pois nelas estão presentes a madeira. Esse elemento renova a energia vital dos espaços, além de estimular a empatia, a flexibilidade e a gentileza. A cor verde presente na maioria das plantas representa o rejuvenescimento.

Além disso, todas as plantas podem auxiliar na prática e trazer o equilíbrio energético para as áreas internas e externas. Porém, existem algumas espécies que precisam ser cultivadas em conjunto com outras para harmonizar as polaridades e elevar as boas energias.

Benefícios das plantas para o Feng Shui

Os benefícios das plantas para o Feng Shui são muitos, confira algum deles:

- Atrai boas energias para o ambiente;
- Estimula bons sentimentos;
- Traz cura emocional tanto do moradores quanto do local;
- Reduz o estresse e a insônia;
- Afasta energias densas e negativas;
- Fortalece os relacionamentos;
- Renova a energia vital, trazendo disposição e determinação para o trabalho.

Outros amuletos para o Feng Shui

Além das plantas existem outros amuletos que em conjunto ajudam a compor a decoração e, claro, ampliam as vibrações do ambiente, veja algum deles:

- Pedras e cristais: as pedras naturais possuem propriedades capazes de neutralizar as más energias e de atrair prosperidade financeira, amor, união familiar, boa saúde e proteção. Para atingir esses objetivos, o Feng Shui considera sete pedras: o cristal, a ônix, o quartzo rosa, a ametista, a pedra ágata, quartzo verde e o citrino;

- Espelho convexo: os espelhos podem atrair prosperidade e repelir os sentimentos de inveja e olho-gordo do ambiente. Por isso, é recomendado o uso na porta de entrada para barrar as energias negativas;

- Sino dos ventos: esse objeto é usado para trazer equilíbrio energético para o ambiente, além de estimular a tranquilidade e o relaxamento dos moradores;

- O Buda da riqueza: o Buda Sorridente é uma das imagens mais populares entre os Budas, pois acredita-se que pode atrair prosperidade, felicidade e o amor. De acordo com Feng Shui, o item deve ser colocado de costa para a porta de entrada e em volta adicionar moedas de mesmo valor.

Melhores plantas protetoras para o Feng Shui

plantas no feng shui

Para o Feng Shui todas as plantas são bem-vindas, porém existem algumas espécies que possuem as características ideais para serem cultivadas em qualquer ambiente e são consideradas mágicas. Elas são capazes de drenar as más vibrações, trazendo sensações de bem-estar e tranquilidade, além de ativar energeticamente todas as áreas da vida.

A seguir, confira a seleção das melhores plantas protetoras para o Feng Shui: lírio-da-paz, zamioculca, samambaia e muito mais!

Bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte é uma planta tradicional chinesa e tem como significado, trazer boas energias, saúde, prosperidade e riqueza. Contudo, o número de caules será determinante para atingir um objetivo diferente. Sendo que, o arranjo pode ser feito com até 21 caules, amarrados com uma fita vermelha de cetim que simboliza o fogo no Feng Shui.

Cultivada no vaso, essa planta se adapta bem a ambientes internos, exigindo pouca rega, somente quando a terra estiver seca e a luminosidade deve ser média. Caso o cultivo seja na água, é necessário a troca da mesma, pelo menos, a cada três dias para evitar fungos e bolor.

Zamioculca

Uma das plantas mais queridas para a prática do Feng Shui, a zamioculca traz proteção energética, boa sorte e sucesso em todas as áreas da vida. Essa planta é muito resistente e pode ser cultivada em ambientes fechados. É muito comum vê-la nos estabelecimentos comerciais, escritórios ou em locais com pouca luz e ventilação.

Lírio-da-paz

Segundo a prática do Feng Shui, o lírio-da-paz é uma planta essencial para se ter em casa ou na empresa, pois além de purificar o ar, ela absorve a carga negativa presente nas pessoas e no ambiente. Assim, ela mantém o local fresco, trazendo paz, harmonia e promovendo união familiar ou onde ela estiver presente.

Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge que, dependendo da localidade, pode ser conhecida como: língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e Sansevéria. No Feng Shui, é uma planta poderosíssima contra as energias densas, que causam mal estar dentro de casa. Além das suas propriedades curativas, ela filtra as toxinas presentes no ar.

Contudo, por fazer alusão a uma espada, essa planta não deve ficar dentro de casa e nos cantos. Pois, segundo a técnica, a espada-de-São-Jorge pode atrair discussões, levando ao rompimento nos relacionamentos. Posicione a planta na entrada do lar ou do lado de fora.

Por ser uma planta resistente, o seu cultivo é fácil e exige cuidados simples. A rega pode ser feita a cada 10 dias, salvo quando a terra estiver seca, porém não é necessário regar com muita água e se adapta muito bem em lugares fechados ou com pouca luz.

Comigo-ninguém-pode

Outra planta que não pode faltar, segundo o Feng Shui, é a comigo-ninguém-pode, pois ela capta as energias ruins direcionadas ao ambiente, além de proteger contra a inveja e pessoas mal intencionadas. Apesar de harmonizar e trazer paz, ela não deve ser colocada dentro de casa, pois pode gerar um excesso energético, gerando conflitos familiares.

Ademais, o seu cultivo deve ser com cautela, pois a comigo-ninguém-pode é considerada um repelente natural e, portanto, ela é uma planta tóxica e deve ficar fora do alcance de animais de estimação, pessoas debilitadas e crianças. Para garantir a proteção do lar, o ideal é deixá-la na porta de entrada ou na área externa, onde não bata sol e vento.

Hortelã

A hortelã é conhecida por suas propriedades benéficas para saúde e geralmente é consumida através de chás, sucos e receitas doces e salgadas. Porém, no Feng Shui, essa planta tem um alto valor energético capaz de trazer clareza mental, auxiliando na tomada de boas decisões. Além disso, ela atrai energias positivas e abundância financeira.

O plantio da hortelã é simples e não requer muitos cuidados. A rega deve ser diária, mas com pouca água, o seu cultivo pode ser feito em ambiente interno, desde que ela receba luz solar pela manhã e não seja exposta a lugares quentes, pois as folhas podem queimar.

Árvore-da-Felicidade

Para os orientais, a árvore-da-felicidade, como o próprio nome diz, atrai boas vibrações fazendo com que o ambiente se torne feliz e saudável. Contudo, há duas espécies dessa planta (o macho e a fêmea), que devem ser cultivadas juntas, para equilibrar as polaridades Yin e Yang.

Além disso, para que seu efeito seja notado, o mais recomendado é que a árvore-da-felicidade seja dada de presente por uma pessoa especial. Com o cultivo certo, essa planta tende a atrair a sensação de bem-estar e favorecer os relacionamentos, sobretudo, o amoroso.

Areca-bambu

A areca-bambu também conhecida como palmeira de jardim é uma planta que traz harmonia e energias positivas, seja em casa ou no local de trabalho. Além disso, ela neutraliza e absorve qualquer elemento tóxico que esteja pairando no ar. O ambiente fica com a sensação de limpeza e frescor, além de elevar as vibrações e fortalecer os laços afetivos.

O seu cultivo pode ser feito tanto na parte interna, como externa, porém é importante que essa planta tenha acesso à luz do sol ou à meia sombra. A rega deve ser feita somente quando a terra estiver seca, pois muita água tende a apodrecer suas raízes.

Samambaia

Para o Feng Shui, a samambaia absorve as impurezas do ambiente, deixando-o purificado, além, é claro, de drenar energias negativas que sobrecarreguem o local. Contudo, devido as suas folhas crescerem para baixo, é recomendado que seja cultivado em conjunto outra planta que nasça para cima, para equilibrar as energias.

Isso acontece, pois segundo a filosofia, a folhagem que nasce para baixo tende a atrair desânimo, preguiça, dificuldades para dormir, problemas de saúde e vícios. A samambaia se adapta muito bem em apartamentos e ambientes internos, mas deve ser exposta a luz e regada somente quando o substrato estiver seco.

Avenca

A avenca é uma planta que não pode faltar na hora de aplicar a técnica do Feng Shui, seja em casa ou no local de trabalho. Essa planta funciona como um ímã, capaz de neutralizar a inveja e o mau-olhado, pois se o ambiente estiver carregado de sentimentos ruins e energias densas, ela tende a murchar rapidamente.

O seu plantio é simples e não requer muitos cuidados, porém ela não deve ser exposta ao sol e a locais com corrente de vento. A rega é feita com pouca água, mas com regularidade. A avenca é muito versátil e pode ser cultivada tanto no jardim quanto em áreas internas e pode ser espalhada por todo o ambiente para trazer mais proteção.

Dinheiro-em-penca

A planta dinheiro-em-penca ou tostão recebe esse nome, pois as suas folhas parecem pequenas moedinhas. Para o Feng Shui, ela é sinônimo de riqueza, boa sorte e prosperidade, devido a sua rápida multiplicação. Além disso, absorve os poluentes presentes no ar e eleva as boas vibrações do ambiente.

A dinheiro-em-penca se desenvolve com facilidade e pode ser cultivada em qualquer lugar. No entanto, essa planta não suporta muito calor e nem muito frio, ou seja, ela deve ficar em um local fresco e com sombra e evitar ambientes com ar condicionado. Ademais, a rega deve ser moderada ou somente quando a terra estiver seca.

Planta-Jade

A planta-Jade também popularmente conhecida como, árvore-da-amizade e planta-dinheiro, é sem dúvidas, uma das plantas mais queridas e utilizadas pela técnica do Feng Shui. Acredita-se que ela atrai fortuna, boa sorte em todas áreas da vida, além de amizades verdadeiras e duradouras.

O cultivo dessa planta é simples e se adequa bem a áreas externas e internas. A rega deve ser feita uma vez na semana ou em climas frios, uma vez ao mês. A planta-Jade deve ser sempre exposta à luz do sol, porém com parcimônia para evitar o seu ressecamento.

Dicas para cuidar escolher e cuidar de uma planta protetora

plantas no feng shui

As plantas que a prática do Feng Shui utiliza, geralmente, são resistentes e de fácil cultivo. Contudo, é preciso ter alguns cuidados, como, por exemplo, na escolha e no local ideal para que elas ativem as energias e os objetivos de acordo com o cada cômodo. Para manter a fluidez e bem-estar do ambiente, confira a seguir algumas dicas importantes para manter a vitalidade e a beleza das plantas.

Evite plantas artificiais

As plantas artificiais podem ser uma boa opção para quem não tem habilidade ou tempo para cuidar das plantas naturais. A técnica do Feng Shui, não condena o seu uso, porém o ideal é que se evite. No entanto, para equilibrar e trazer fluidez para o ambiente, as plantas artificiais podem ser utilizadas com uma pedra ametista ou um cristal dentro do vaso.

Mantenha o cuidado regular com a planta

As plantas naturais mais usadas para o Feng Shui, na sua maioria, não requerem cuidados especiais. Contudo, é muito importante se atentar à rega e se é feita da forma certa, pois molhar demais ou de menos pode comprometer a sua saúde e a durabilidade.

Além disso, é preciso prestar atenção quanto ao período de exposição ao sol e a luz direta. As altas temperaturas podem queimar e desidratar as plantas. O ideal é mantê-las em um clima ameno e à meia sombra.

Escolha o local ideal

Cada planta possui uma energia e tem como objetivo ativar áreas diferentes da vida. Por isso, a escolha do local deve ser bem pensada para curar e atrair boas energias, seja nos cômodos da casa ou da empresa. No entanto, o ideal é que tenha uma planta na porta da entrada e, de preferência, que possa ser vista por todos que estiverem ali.

A cozinha é a área da prosperidade e fartura, por isso, para equilibrar o elemento água, deve ter uma planta entre o fogão e a pia, ou a geladeira e o fogão. Além disso, a mesa representa a união familiar e nela devem ser postas plantas que fortalecem os laços afetivos.

No Feng Shui, o banheiro é um cômodo que pede atenção, pois há um acúmulo de energia negativa e para drená-lo é preciso adicionar uma planta que se adequa bem ao ambiente.

Faça a manutenção de folhas e galhos mortos

É de extrema importância que a manutenção das plantas seja feita, pois folhas e galhos mortos estagnam a vida das pessoas presentes no local, além de atrair maus sentimentos e o desequilíbrio energético do ambiente. Portanto, as plantas devem estar sempre bem cuidadas, sendo regadas e podadas com regularidade.

Preserve a vitalidade e a beleza da planta

Preservar a vitalidade e a beleza da planta garantirá que o fluxo de abundância e boas energias permaneçam no local em que ela estiver. E isso significa ter cuidados simples, porém com frequência. Isto é, retirar e podar as folhas e os galhos mortos, regar e expor ao sol de acordo com cada espécie.

Escolher as plantas corretas pode trazer proteção à sua casa!

plantas no feng shui

Segundo o Feng Shui todas as plantas podem ser utilizadas, porém existem algumas espécies que ativam diferentes áreas da vida e bem aplicadas com a técnica tendem a trazer fluidez, proteção e boas energias. As principais plantas usadas nessa prática costumam ser resistentes e fáceis de serem cultivadas.

No entanto, caso não tenha tempo ou conhecimento para cultivar plantas vivas, as plantas artificiais podem ser usadas, desde que se adicione uma pedra ou cristal para equilibrar as energias. O ideal é que elas sejam evitadas, porém pode ser uma boa opção para trazer beleza e sensação de bem-estar para o local.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido os fundamentos do Feng Shui e te ajude a escolher as plantas corretas que trarão proteção à sua casa. Além, claro, de compor a decoração com outros amuletos também citados aqui para elevar ainda mais as vibrações de todos os cômodos.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


feng shui cultura

Artigos relacionados


As bruxas mais famosas: da história, cinema, televisão e mais!

As bruxas mais famosas: da história, cinema, televisão e mais!

As bruxas são mulheres sábias e empoderadas. Descubra casos reais de bruxaria e uma lista de personalidades de bruxas carismáticas do cinema e da TV neste guia.


As propriedades mágicas da Artemísia: De onde vem, chás, banhos e mais!

As propriedades mágicas da Artemísia: De onde vem, chás, banhos e mais!

A Artemísia, erva sagrada para Ártemis, é uma erva conhecida por bruxas e curandeiros. Seus poderes despertam a vidência, atraem proteção e promovem a cura.


Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Azul para o banheiro, preto para o quarto de dormir. Descubra por que é tão importante escolher as cores de acordo com os ambientes da sua casa no Feng Shui.


Autoconhecimento: amor, trabalho, espiritualidade e mais!

Autoconhecimento: amor, trabalho, espiritualidade e mais!

O autoconhecimento é necessário para que você encontre o equilíbrio em todas as fases da sua vida. Descubra mais sobre si mesmo tocando aqui!


Qual o significado espiritual do gato preto? Energia, sonhos e mais!

Qual o significado espiritual do gato preto? Energia, sonhos e mais!

O gato preto é um animal que traz consigo uma energia de beleza, elegância e mistério. Entenda o poder positivo deste animal tão injustiçado.


Últimos posts


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

Sonhar com lençol branco indica necessidade de mudança, na vida, nos relacionamentos e mostra uma fase de autoconhecimento. Veja mais!