Chá Preto: para que serve? Benefícios, emagrecer, coração e mais!

Chá Preto: para que serve? Benefícios, emagrecer, coração e mais!

Conhece os benefícios do chá preto? Leia o artigo e saiba como a tradicional bebida pode ser aliada no dia a dia e na saúde.


Por que tomar Chá Preto?

Xícara de chá preto com colher cheia ao lado

Que delícia um chá preto feito na hora! Quentinho e perfeito para os dias mais frios ou para qualquer ocasião, o chá preto tem tradição inglesa.

Clássico para acompanhar o dia a dia no café da manhã ou no habitual chá das cinco, a bebida é uma das mais consumidas no país e tem muitos benefícios.

As ervas que compõem o chá preto possuem propriedades medicinais. Em geral, quando há sensações de mal-estar digestivo ou incômodos após uma farta refeição, pensa-se logo em tomar um chazinho para ajudar na digestão. Pode ser encontrado facilmente nos supermercados sob várias versões.

Mas, de qualquer forma, seja para uso medicinal ou para o prazer em degustá-lo, o chá preto nunca deixou de ser algo fiel a seus consumidores. Quer saber mais sobre a bebida preferida da Rainha da Inglaterra? Prossiga no artigo e descubra mais detalhes sobre o chá preto nosso de cada dia.

Mais sobre o Chá Preto

Chá preto no bule com limão para companhar

Fumegante e apreciado por muitos, o chá preto apresenta características curiosos, que vão desde o bem estar a indicações medicinais. Como suas folhas possuem poderes de cura, o chá é um dos preferidos da população brasileira e não pode faltar em casa. Conheça a seguir mais indicações sobre o produto e surpreenda-se com seus poderes.

Propriedades do Chá Preto

Consumido em saquinhos ou diretamente por suas folhas, o chá preto é uma bebida muito consumida em diversas partes do mundo. Na China, por exemplo, ele é conhecido como chá vermelho. Em demais países, a Índia é uma das principais fornecedoras do produto.

Rico em cafeína, antioxidantes e excelente anti-inflamatório, ainda traz benefícios como na redução de peso e controle de doenças como diabetes. E ainda contribuem para manter as taxas normais do velho e bom colesterol.

Curiosamente, pode-se dizer que o chá preto é primo do chá verde, por serem extraídos da mesma planta, "Carmellia Sinensis". Graças às suas propriedades, tornou-se a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

Origem do Chá Preto

O chá preto foi descoberto na China em meados do século 17. Foi o primeiro tipo de chá consumido na Europa e oriente Médio. Depois de manter-se como um produto rentável no mercado, foi vastamente explorado até chegar a outros países. Suas produções artesanais foram mantidas por trabalhos escravos até o desenvolvimento de máquinas industriais.

Efeitos colaterais

Por ser um produto rico em cafeína, o chá preto, se consumido em excesso, pode causar sensações de agitação e hiperatividade. Excelente para manter disposição e energia de sobra, seus efeitos colaterais são sentidos de imediato. Em caso de indigestão, em poucos minutos a pessoa sente-se bem após uma xícara da bebida.

Fora isso, seu consumo exagerado por causar picos de pressão arterial, ansiedade, agitações, insônia e dificuldades de concentração. E, mesmo sendo alívio para o estômago, pode causar desordens gástricas.

Contraindicações

O chá preto é muito bom, mas não pode ser consumido por qualquer pessoa. Para quem sofre de pressão alta, convém não tomar devido ao aumento de hiperatividade que o chá provoca. Aos diabéticos, deve ser feito o consumo moderado da bebida. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem tomar, para não interferir na saúde do bebê.

Mesmo com tantos benefícios, há regras para seu consumo. Se você tem problemas de prisão de ventre ou sofre com anemia constante, fique longe do chá preto. Por ser um produto altamente diurético, não faça uso excessivo. Tome, ao menos, duas xícaras ao dia. E não dê o chá para crianças ou menores de 12 anos.

Benefícios do Chá Preto

Representação de um corpo masculino e um feminino fortalecidos pelos benefícios do chá preto

Uma das bebidas mais clássicas e tradicionais do mundo, o chá preto apresenta uma série de benefícios ao corpo e saúde. Rico em propriedades que auxiliam em má digestão e até retardam o envelhecimento precoce, o chá tem poderes quase milagrosos.

Para conhecer seus fantásticos benefícios, continue lendo.

Ajuda na digestão

Comeu demais ou exagerou naquele prato que adora saborear? Não tem problema. Um bom chá preto ajuda na digestão. Em vez de optar por remédios, escolha o este tipo de bebida.

Além de ser um produto natural e rico em outras propriedades que auxiliam no bom funcionamento intestinal, o chá preto elimina os incômodos causados pelo excesso gastronômico em pouco tempo. Sem contar que evita a prisão de ventre e ajuda no trato intestinal. Tenha sempre à mão e sinta alívio de qualquer mal-estar.

Antioxidante

Rico em antioxidantes, combate os radicais livres e previnem problemas cardiovasculares. Por terem propriedades de limpeza orgânica, o chá ajuda a eliminar a gordura arterial, diminuindo o colesterol e facilitando na circulação sanguínea.

Em resumo, pode-se afirmar que o chá preto ajuda a desenferrujar o corpo.

Prevenção do câncer

O chá preto é rico em catequinas, que age em seu efeito antioxidante. Devido a isso, a bebida ajuda no combate à formação de células cancerígenas assim como sua redução,

De acordo com estudos científicos, o combate ao câncer seria possível, uma vez que o chá desenvolve efeito protetor no DNA das células do corpo e ainda contribui para o sistema imunológico, induzindo a extinção de células tumorais existentes.

Bom para diabetes

Para quem é diabético, o chá preto é ótimo aliado para reduzir as taxas de açúcar no sangue. Mesmo com contra indicações aos diabéticos, o uso é permitido desde que consumido em níveis moderados. Para esses casos, o ideal é tomar uma xícara ao dia. Com isso, terá forte efeito no sistema pancreático e no auxilio na redução da glicose sanguínea.

Uma dica importante: se suspeita de diabetes ou apresenta níveis elevados de açúcar no sangue, fique alerta e consulte seu médico. O chá serve como um auxílio, não tendo poder de cura sobre a doença. E mantenha alimentação controlada.

Bom para emagrecer

Para emagrecer, o chá é excelente contribuinte. Se está em dieta, o chá preto pode ser de grande benefício para a perda de peso. Por ter efeito diurético, ajuda na eliminação da gordura presente no sangue e contribui para regular o apetite.

Mas atenção: não faça uso excessivo do chá pensando que perderá peso de imediato, sem manter alimentação correta. Lembre-se que o consumo em excesso desta bebida pode causar diversos distúrbios à saúde, inclusive emocionais.

Bom para a pele

Para ajudar no equilíbrio de PH da pele, o chá preto é perfeito. Suas propriedades auxiliam no controle da oleosidade e ajudam a formação de acnes, cravos ou espinhas. Além de fazer uso no consumo, poderá aplicá-lo com gaze ou algodão sobre o local da pele que deseja tratar. E também poderá passar pelo rosto. Depois disso você sentirá frescor e sensação de pele limpa e hidratada.

Então, se deseja manter sua pele renovada, rejuvenescida e sem sensação de rápido envelhecimento, inclua o chá preto em seu dia a dia e sinta-se melhor.

Ajuda a controlar o colesterol

Se você sofre de colesterol alto, eis uma ótima dica para manter suas taxas em ordem. O chá preto, através de seus antioxidantes, limpa as artérias e reduz o excesso de gordura. Atuante no processo metabólico, a bebida age diretamente no sangue e órgãos estomacais, absorvendo excessos e eliminado através de seu efeito diurético.

Para tanto, manter suas taxas de colesterol em índices toleráveis, deverá sempre manter alimentação saudável e rica em proteínas, vitaminadas e minerais necessários ao corpo. Porém, não use o chá como remédio, caso esteja com níveis altos de seu colesterol.

Bom para o coração

Por ser antioxidante e possui fortes efeitos anti inflamatórios, o chá preto ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares e coração. Através de suas propriedades de limpeza do corpo, elimina excessos como a gordura, evitando que o coração tenha maiores esforços para promover a circulação sanguínea.

Fora isso, sua rica concentração em flavonoides, protetores do sistema cardiovascular, evitam também a formação de trombos arteriais ou trombose. No mais, mantenha consultas periódicas com seu cardiologista e integre mais saúde em seu dia a dia.

Melhora a pele

Por seu efeito como antioxidante, o chá preto ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele, mantendo as células jovens e de acordo com passar comum do tempo. Para pessoas que pegam sol excessivo ou sofrem com problemas de rigidez ou ressecamento na pele, a bebida pode ser usada como produto de limpeza sobre a pele, o que trará sensação de conforto e maciez.

Bom para o cérebro

Além das inúmeras propriedades e benefícios que conheceu para o corpo, sabia que o chá preto ativa as funções cerebrais? O produto é rico em minerais que estimulam a produção de atividade do cérebro, trazendo mais capacidade de discernimento e concentração.

A L-Teanina, em conjunto com a cafeína, produzem eleitos de alerta no cérebro. Por isso, o chá preto é recomendado para o café da manhã ou almoço. Torne seu dia mais produtivo com esta dica.

Aumenta a imunidade

Outro objetivo do chá preto é seu poderoso auxílio no sistema imunológico. Como possuem propriedades que protegem o DNA das células, evitam a formação de doenças como uma simples gripe a formação de células cancerígenas.

De acordo com estudos médicos, há casos de pessoas com doenças mais sérias, como câncer, que tiveram bons progressos em seus tratamentos após incluírem o chá preto na alimentação. Previna-se e siga as orientações para uma vida mais saudável.

Preparando um delicioso Chá Preto

Copo de chá preto sobre a mesa

Ter um chazinho te esperando em casa é excelente. Ideal para diversas horas do dia, principalmente no famoso chá das cinco, acompanhar a bebida em seu lanche preferido é perfeito. Você pode optar pelo chá de saquinhos, encontrado facilmente em supermercados, ou fazer diretamente através de infusão com suas ervas. Com excelentes indicações, faça sempre que desejar.

Veja a seguir como preparar seu chá preto e sentir-se relaxado. Prepare seu lanche favorito, sente-se à mesa e deguste seu chazinho.

Indicações

Com excelentes indicações para o sistema imunológico, o chá preto é perfeito para várias ocasiões de simples degustação ou ajudar no equilíbrio da saúde. Excelente para má digestão, evita problemas mais sérios como o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

O produto também auxilia na limpeza da pele, controla o colesterol e diabetes. Seus efeitos pelo corpo trazem saúde ao organismo, facilitando o dia a dia e gerando mais concentração em atividades. E para motivo mais simples para o uso, faça seu café da manhã ou lanche da tarde com um produto que rende prazer.

Ingredientes

Para fazer, basta ferver água e adicionar o sachê de chá na xícara. Se fizer com ervas ou folhas, vale como dica usar uma colher de sopa de erva e adicionar na água fervente. Tanto em saquinhos como a granel, você encontra os chás em supermercados ou lojas especializadas em produtos naturais.

Como fazer

Para fazer seu chá preto, não há complicação ou dificuldades. Basta apenas ferver água em quantidade para quem vai tomá-lo. Em seguida, coloque os sachês ou saquinhos na xícara. Despeje a água fervente e aguarde uns minutos para a infusão.

Se você usar diretamente das folhas ou ervas, acrescente direto na água fervente. Deixe cozinhar por alguns minutos até o chá concentrar-se. Despeje sobre um coador e sirva. Como dica, quanto mais quente estiver, melhor será o consumo. Tudo rápido, simples e fácil!

Com que frequência posso tomar o Chá Preto?

Folhas de chá preto sobre a mesa formando uma xícara

O chá preto tornou-se a segunda bebida mais consumida do mundo depois da água. Sob influências de que é um produto que mantém referência clássica, como o tradicional chá das cinco na Inglaterra, a bebida ganhou adeptos que não abrem mão de seu uso.

No Brasil, além de manter considerados índices de vendas, é muito usado para fins medicinais, devido a suas propriedades que agem facilmente no organismo. Para alívio da má digestão ou incômodos estomacais, o chá preto é forte aliado, elevando resultados satisfatórios de bem estar.

Com amplas aptidões de benefícios para a saúde, o chá é excelente para muitas coisas. Mas, é preciso moderação em seu consumo. Por conter cafeína, é altamente energético. Pelas fontes de riqueza em minerais e elementos naturais, o exagero diário pode causar ansiedade, agitações ou problemas de insônia. Por isso, especialistas recomendam que duas xícaras por dia é o suficiente para o organismo.

Para manter a qualidade de consumo, sempre vale a pena tomá-lo em intervalos de médio a longo prazo. Às pessoas que fazem dieta, é bom seguir dicas nutricionais ao incorporá-lo na rotina.

Porém, com cuidados para que não haja excessiva perda de peso. Por ser diurético, limpa o corpo com muita facilidade. Então, aproveite com sabedoria o consumo do chá e tenha dias com mais vitalidade, humor e sabedoria.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números