Lua na astrologia: descubra o significado nos signos e nas casas!

Lua na astrologia: descubra o significado nos signos e nas casas!

A lua representa a força feminina e pode solucionar muitas questões afetivas do mapa astral. Confira o que dizem os signos e as casas da lua!


O que a lua significa no mapa astral?

Lua no céu.

A lua é um astro que exerce influência na Terra, não apenas na astrologia. As ciências, as religiões e o conhecimento humano como um todo baseiam-se na lua para a compreensão de si mesmos. A lua regula marés, estações e é o símbolo do feminino, fazendo conjunto com o sol, na dualidade presente em tudo. Na astrologia, a lua simboliza o mundo das emoções.

Por essa razão, no mapa astral, a lua determina como uma pessoa vive sua afetividade, sua percepção do amor, do acolhimento, do cuidado desde a infância e quando recebe suas primeiras impressões sobre os sentimentos, e a importância dos relacionamentos.

Assim, a posição da lua indicará as percepções de uma pessoa no campo emocional. Neste artigo, você irá conhecer as diversas influências que a posição da lua no mapa astral pode exercer, principalmente considerando o signo em que ela se encontra e a sua casa. Acompanhe!

Significado de lua

Lua no céu.

A lua é um astro que, desde os tempos antigos, intriga e guia a humanidade em suas descobertas sobre a natureza. Sendo o sol o símbolo do masculino e do poder pessoal, a lua traz todo o simbolismo contrário, da energia feminina, do mundo das emoções e das fragilidades necessárias.

Por essa razão, a lua protagoniza muitas histórias na mitologia e também é um importante astro regente na astrologia, cuja energia influencia todos os seres-humanos nos aspectos relacionados à afetividade. A seguir, estão os significados da lua na mitologia e na astrologia. Confira!

Lua na mitologia

Em muitas mitologias, a lua recebe a imagem da deusa mãe, da força feminina e da Rainha do Céu. Na mitologia, ela é Selene, da família do deus Céu e irmã do deus Sol. É também filha de Titãs e significa luz e claridade.

A lua está associada à fertilidade em muitas culturas, pois a relação entre as fases da lua, a colheita e o movimento das marés é um conhecimento milenar. Ela representa a ciclicidade das mulheres e sua visão universal, que é essencial ao equilíbrio energético da natureza, tanto quanto a vida derivada da luz do sol.

Lua na astrologia

A lua na astrologia é um importante astro que rege as energias da afetividade nos seres-humanos. A conjuntura do céu no momento do nascimento é o que dá origem ao mapa astral, e cada um dos planetas empresta sua energia para revelar um aspecto da personalidade.

No caso da lua, ela representa o contraponto do sol, que demonstra a essência da pessoa. A lua revela a luz refletida, o universo dos sentimentos, o contato com o inconsciente e com o mundo oculto, tão importante para a conquista da paz interna.

Lua nos signos

Lua no céu.

Diferentemente do sol, que demora 12 meses para passar por todos os signos do zodíaco, a lua percorre o mesmo trajeto em pouco menos de um mês, quando completa um ciclo inteiro (ciclo lunar). Assim, de acordo com a posição da lua no mapa astral, que revela o desenho do céu no momento do nascimento de uma pessoa, haverá influência daquele signo na forma como a pessoa vive sua afetividade.

A seguir, estão todos os aspectos que representam a lua no mapa astral em cada signo, como lua em Áries, em Câncer, em Virgem e muito mais. Confira!

Lua em Áries

Quem tem a lua em Áries vive o amor com muita intensidade, coragem e verdade. Em geral, essas pessoas possuem uma posição de liderança nos relacionamentos amorosos e nas relações familiares e, muitas vezes, podem se passar por autoritárias.

Além disso, os indivíduos não possuem medo de amar e se entregam em relações em que acreditam desde o início, podendo quebrar a cara por não exercitarem a paciência e a tolerância. Então, é preciso tomar cuidado para que as relações não sejam “fogo de palha”, com uma empolgação excessiva que logo passa, impedindo relacionamentos mais profundos.

Lua em Touro

O signo de Touro é um dos que aceita de forma mais natural a afetividade e as emoções de todo o zodíaco. Assim, possuir a lua em Touro é muito positivo pois traz relacionamentos tranquilos em que há entrega, carinho, valorização do parceiro e segurança emocional.

Contudo, este nativo deve tomar cuidado com a dificuldade em se adaptar às mudanças que necessariamente ocorrem em um relacionamento em evolução. A dificuldade em se adaptar e o apego excessivo são os obstáculos de quem tem a lua em Touro.

Lua em Gêmeos

Gêmeos possui como elemento principal a dualidade. Para quem tem a lua nessa posição, isso significa uma certa dificuldade em se estabilizar emocionalmente, exigindo que a relação sempre ofereça movimento para que o indivíduo se mantenha interessado.

Aqui, o segredo para a manutenção dos relacionamentos afetivos será a comunicação. Gêmeos precisa sentir que existe uma troca consciente com seu parceiro ou relacionamentos afetivos em geral. Quem tem a lua em Gêmeos também tem tendência a ser autocentrado, que deve ser trabalhada principalmente pela troca de carinhos e o exercício do senso de empatia.

Lua em Câncer

A lua é precisamente o astro que rege o signo de Câncer, justamente por representar a face emotiva da personalidade e a forma como a pessoa vive sua afetividade. Assim, pessoas que têm a lua em Câncer sentem-se absolutamente confortáveis em um relacionamento amoroso e até buscam isso como prioridade em suas vidas.

Por essa razão, são pessoas extremamente carinhosas, atenciosas e dedicadas ao romance e ao parceiro. Contudo, por valorizarem demais a questão emocional, podem se perder em outros aspectos e, por isso, devem se concentrar para não deixarem de se dedicar ao trabalho ou a outras questões importantes. Também têm tendência a manipulação.

Lua em Leão

Pessoas que têm a lua em Leão possuem o mistério da luz dentro de si na intimidade, pois, por ser o sol o astro regente deste signo, há a fonte de luz dentro da luz refletida, que é a lua. Esses nativos vivem o amor com muita plenitude e orgulho, confiando no que diz o coração e atraindo atenções de maneira muito natural.

Contudo, precisam confiar no parceiro e se sentir seguros, assim como sentir a admiração daqueles que estão à sua volta, principalmente das pessoas amadas.

Lua em Virgem

Virgem tem a tendência de organizar sua vida harmonicamente para obter resultados satisfatórios, e isso se reflete nos afetos e nos relacionamentos, no caso de quem tem a lua em Virgem. Assim, estes nativos gostam de visualizar bem claramente sua situação e sua impressão afetiva e, enquanto signo de terra, buscam e oferecem estabilidade emocional.

No caso específico da posição da lua, Virgem revela uma beleza muito simples e orgânica, fazendo com que essas pessoas tenham um bom discernimento sobre o que é verdadeiro e puro. São capazes de construir relacionamentos saudáveis e duradouros.

Lua em Libra

Libra revela os aspectos da diplomacia, do equilíbrio e da necessidade de aprovação dos outros. Tratando-se da lua em Libra, isso revela uma necessidade de segurança dos relacionamentos que vem por meio da racionalidade e da capacidade de harmonizar opiniões, sonhos e desejos.

O lado negativo é a tendência a se importar demais com a opinião alheia, seja do parceiro ou dos demais parentes e amigos próximos. Isso pode resultar em uma falta de autonomia para viver a afetividade da maneira que achar melhor, permitindo que aspectos externos influenciem, mesmo que isso não traga nada de positivo.

Lua em Escorpião

Escorpião é um signo de água, que já possui o mundo dos afetos como uma prioridade. No caso da lua em Escorpião, esse aspecto fica ainda mais reforçado, de forma que esses nativos valorizam bastante a afetividade e não têm medo de tratar o amor de maneira séria.

Há também uma tendência a colocar o dedo na ferida, trazendo para o relacionamento constantemente questões que trazem dor.

Isso acontece porque, por possuírem uma compreensão evoluída do amor e das emoções, pessoas com lua em Escorpião assumem a árdua tarefa de trazer à tona assuntos desconfortáveis, para evoluir o relacionamento e os parceiros no sentido do entendimento.

Lua em Sagitário

Lua em Sagitário propõe bastante movimento, liberdade e entusiasmo nas relações, podendo perder um pouco em profundidade, contudo. Apesar de serem bastante empolgados com o amor e com a alegria das parcerias, esses nativos não gostam de se sentir presos e podem ter dificuldades em ultrapassar os relacionamentos superficiais por causa disso.

Ainda assim, a liberdade é sempre prioridade, e eles precisam se envolver com pessoas que entendem sua necessidade de expansão e curiosidade para se sentirem realmente confortáveis dentro de um relacionamento.

Lua em Capricórnio

A afetividade pode ser um desafio para o signo de Capricórnio, que é mais ligado aos aspectos materiais e práticos da existência. Ainda assim, nenhum ser vive plenamente sem a compreensão de sua afetividade e, no caso da lua em Capricórnio, isso se revela principalmente pelas atitudes da vida diária.

Por isso, este não é um nativo que fará grandes juras de amor ou pode não ser dos mais carinhosos, mas é um companheiro leal e que garante a segurança de seu amor, seja ela emocional ou material. Este é aquele parceiro com quem se pode contar de verdade.

Lua em Aquário

Para lua em Aquário, a satisfação emocional está ligada ao trabalho com a coletividade e a liberdade. Neste caso, as emoções são regidas de uma forma mais racional, a partir de uma visão do todo, e não apenas da completude individual.

Assim, é muito importante que o nativo de lua em Aquário se sinta confortável entre iguais para se sentir acolhido emocionalmente. É preciso também que haja uma conexão mental, e o tesão que mais lhe desperta é, sem dúvida, o intelectual.

Lua em Peixes

A lua em Peixes intensifica o aspecto oculto, emocional e misterioso desse signo, de forma que essas pessoas se revelam bastante vulneráveis às energias ao seu redor, devendo até tomar cuidado com o que expõem. Em geral, têm uma capacidade enorme de serem empáticas, e é por isso que devem se resguardar, para não se prejudicarem por sua extrema disponibilidade emocional.

Nos relacionamentos, são pessoas extremamente carinhosas, que possuem o amor incondicional como verdade e que não sentem pudor em demonstrar afeto. Têm capacidade de identificar sentimentos e precisam de segurança do parceiro para demonstrar com alegria toda a sua entrega.

Lua nas casas

Lua no céu.

As casas em um mapa astral representam áreas da vida. Assim, enquanto os astros simbolizam partes da nossa psique e os signos os arquétipos que elas podem assumir, as casas reúnem condições sobre de que forma essas influências energéticas podem se manifestar na vida de maneira prática.

Em resumo, a casa trata de um campo da experiência pessoal. As casas variam, podendo estar em maior ou menor grau posicionadas em um ou outro signo, a depender do desenho do céu no momento do nascimento.

Nesse contexto, a lua em cada casa representa aquilo que a sua afetividade necessita e os limites do seu conforto emocional. Acompanhe a definição do que significa a lua em cada casa do mapa astral, como lua na casa 1, na casa 5, na casa 10 e muito mais!

Lua na casa 1

A casa 1 é a casa da identificação pessoal e mostra como você se enxerga individualmente e perante o mundo, ou seja, interna e externamente. Pessoas com a lua na casa 1 têm bastante consciência física e emocional, entendem a necessidade de buscar aquilo que as faz bem e, em geral, envolvem-se em atividades que ajudem a coletividade.

Podem se dar bem em trabalhos humanitários ou empreendedorismo com alguma finalidade social. Também gostam de saber o valor nutricional dos alimentos e se exercitar regularmente.

Lua na casa 2

Na astrologia, a casa 2 é a casa das finanças e dos valores agregados, materiais ou imateriais. Ela revela o valor que você agrega à sua vida em termos materiais, e, no limite, o seu amor próprio. Ter a lua na casa 2 significa que você entende a importância da segurança material e tende a ser bom nos negócios e nas finanças.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não valorizar demais o dinheiro e o que dele decorre, pois ele deve ser visto sempre como um meio de obter sucesso, segurança e conforto, e jamais um fim em si mesmo.

Lua na casa 3

A casa 3 é a casa dos relacionamentos pessoais, das viagens e da troca de experiências. Assim, se você tem a lua na casa 3, é muito importante a comunicação e a companhia de seus entes queridos, assim como o movimento e a troca de paisagens e ambientes.

Então, deve tomar cuidado apenas para não estabelecer relações muito superficiais, por conta da necessidade de mudanças e aprendizados constantes. Além disso, você se identifica bastante na leitura, nos cursos e em conversas profundas.

Lua na casa 4

A 4 é a casa em que se localiza o fundo do céu no mapa astral e fala da base familiar, da infância, da convivência doméstica e até das cargas kármicas e das capacidades mediúnicas. É também a casa natural da Lua, associada ao signo de Câncer e aos sentimentos mais profundos.

Por essa razão, as pessoas que têm a lua na casa 4 possuem uma afetividade bastante profunda, quase frágil. Elas se sentem melhor em casa e na companhia de familiares, pois o mundo pode ser hostil demais para sua sensibilidade. Amam os animais e lhes faz bem ajudar os necessitados.

Lua na casa 5

A casa 5 é a casa da infância, da diversão, da magia, dos filhos - de carne ou afetivos - e dos projetos pessoais. Assim, quem tem a lua na casa 5 tem grande apego emocional com os filhos, as crianças e os animais, e gosta muito de atividades divertidas e leves.

Sua personalidade será sempre jovial, devendo buscar atividades com energia leve. Gosta muito de dançar, se divertir e pode lhe fazer muito bem realizar cursos como de teatro, pintura, artesanato ou para tocar um instrumento.

Lua na casa 6

Na astrologia, a casa 6 é a do bem-estar físico, da saúde do corpo e da mente. Por isso, ter a lua na casa 6 significa que é muito importante estar em dia com a sua saúde para você, a ponto de poder se deprimir com um estado desconfortável ou uma doença. É também a casa da subserviência e da necessidade de servir os outros para sentir-se bem.

Neste caso, é importante manter uma rotina diária de exercícios e de boa alimentação, para evitar grandes altos e baixos. Além disso, também é bastante saudável se envolver em atividades em que seja necessário servir os outros, como gastronomia, serviço social, entre outros. A paz do espírito de quem tem a lua na casa 6 depende dessas condutas.

Lua na casa 7

A casa 7 é a dos relacionamentos do eu com o outro e de todas as consequências dessas relações. Assim, para quem tem a lua na casa 7, é muito importante a companhia e as relações pessoais. Existe uma curiosidade sobre a personalidade alheia, o que pode criar uma tendência à falta de personalidade e à necessidade de agradar os outros.

Além disso, também há muita habilidade política e percepção das conexões sociais. Por isso, as pessoas que têm a lua na casa 7 devem buscar atividades que valorizem esse senso de coletividade e interação social.

Lua na casa 8

Para a astrologia, a casa 8 se relaciona aos aspectos materiais alheios, ou seja, aos relacionamentos que envolvam dinheiro ou interesses. Sendo assim, a pessoa que possui a lua na casa 8 entende que a segurança emocional está relacionada à segurança material e busca pessoas com quem possa contar nesse sentido.

Deve-se apenas tomar cuidado com a dificuldade em se aprofundar em sentimentos, uma vez que a prioridade não será necessariamente a afetividade e o mundo interior. Essa conjuntura fala também da fragilidade da personalidade, pois pode se afetar muito, quando se sentir desconfortável e colocar seus projetos a perder por falta de tato para lidar com as situações.

Lua na casa 9

A lua na casa 9 fala da necessidade de conhecer o mundo, tanto fisicamente quanto por meio do estudo e dos conhecimentos. Assim, as pessoas que possuem a lua na casa 9 têm uma tendência à vida nômade e à entrega ao destino por meio das viagens, relacionamentos e aproveitamento de oportunidades inusitadas.

Há também muita capacidade psíquica nas pessoas que possuem a lua na casa 9, de forma que, por mais que a busca seja sempre pelo desconhecido, há uma constante sensação de conforto consigo mesmas.

Lua na casa 10

A casa 10 fala da projeção social, da forma como a pessoa interage no mundo e da sua correspondência com o eu interior. Assim, a lua na casa 10 aponta para uma pessoa bem-relacionada, que tem bastante facilidade em fazer amigos e transitar entre lugares e tribos.

No entanto, este comportamento pode demonstrar uma espécie de insegurança causada por abandono na infância ou rejeição por parte da mãe, que resulta em competição com outras mulheres. Esta conjuntura facilita as relações em grupo, mas é preciso tomar cuidado com os traumas ocultos.

Lua na casa 11

Na astrologia, a 11 é a casa do prazer pelo trabalho em grupo. Para além do prazer pessoal, há o prazer coletivo, pelas atividades desenvolvidas em benefício de todo um grupo de pessoas. Quem tem a lua na casa 11 tem bastante energia para criar projetos sociais, eventos grandiosos e que atinjam positivamente um número grande de pessoas.

Contudo, por gostar bastante dessa energia da coletividade e acreditar muito no ser-humano, pode ser uma presa fácil para pessoas mal-intencionadas. Deve trabalhar a segurança pessoal e saber impor limites, para que os resultados sejam sempre positivos.

Lua na casa 12

A casa 12 é a casa do conhecimento oculto, do eu interior, dos pensamentos e das emoções mais profundas e subjetivas, encerrando o ciclo da vida e do conhecimento do mundo interno e externo. Assim, quem tem a lua na casa 12 tem bastante intimidade com o eu interior e se sente bastante confortável sozinho.

A criatividade e as atividades psíquicas são beneficiadas pela lua na casa 12, de forma que essas pessoas devem procurar atividades que favoreçam isso, como o misticismo, o estudo de temas espirituais e a consciência.

Conhecer a posição astrológica da lua pode trazer autoconhecimento?

Fases da lua.

Sem dúvida, conhecer a posição da lua no mapa astral ajuda muito no processo de autoconhecimento. A relação da lua com a casa e com o signo do zodíaco, de acordo com a posição do mapa astral, é capaz de oferecer elementos bastante esclarecedores sobre a forma como você lida com a sua afetividade.

A posição da lua não se limita aos aspectos emocionais, e essa compreensão abrange tudo aquilo que faz o espírito brilhar. Essa energia varia de acordo com o momento evolutivo, mas, de uma forma geral, sempre vai auxiliar no caminho do conhecimento do eu interior e da relação pessoal com o mundo externo, das mais variadas formas.

Além disso, esse conhecimento sobre os aspectos emocionais e sua relação com o mundo é essencial para todo o ser-humano. Entenda um pouco mais sobre a posição da lua em seu mapa astral, e você encontrará a chave para muitos desafios. A busca pela paz interior passa pela batalha contra as próprias sombras, e desvendar esse caminho é um ato de amor-próprio!

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


casas mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números