Benefícios do abacate para o cabelo, pele, coração, receitas e mais!

Benefícios do abacate para o cabelo, pele, coração, receitas e mais!

Conheça os benefícios da fruta, suas propriedades e vitaminas. Insira em sua dieta e em seus cuidados com pele e cabelo no dia a dia. Confira!


Quais são os benefícios do abacate?

Abacate partido ao meio nas mãos de uma pessoa

Escutamos muito que a fruta abacate é um alimento com alto teor de gordura e que não deve ser incluído na alimentação em excesso, por conta de suas calorias. Mas a verdade é que a maior parte desta gordura é saudável e faz bem para o organismo.

A inclusão do abacate nas dietas pode ajudar a prevenir doenças, melhorar o metabolismo e ainda, contribuir para a estética, trazendo vitalidade e saúde para cabelos e pele. Dessa forma, para usufruir de todos os benefícios que esse alimento pode oferecer, é preciso estar atento na hora de escolher a fruta e em como prepará-la.

Assim, conhecer boas receitas e a maneira correta de introduzir este alimento em sua dieta como primeiros passos para tornar sua vida mais saudável. Saiba mais sobre como o abacate deve ser introduzido na alimentação, tratamentos estéticos, receitas e muito mais! Confira!

Os benefícios do abacate

Abacate em tiras

A inclusão do abacate em dietas para diminuir o peso ou aumentar massa muscular vem se tornando comum. Para os diabéticos, o abacate tem fibras alimentares, contribuindo para aumentar a satisfação e organizar o consumo de açucares pelo intestino.

No entanto, é um alimento que precisa ser ingerido em pequenas quantidades devido ao seu teor calórico. Continue lendo e conheça uma seleção de benefícios que esta fruta pode oferecer.

Ajuda na perda de peso

Em dietas para a diminuição de peso, o abacate está presente porque possui uma boa quantidade de fibras e ajuda a aumentar a satisfação e contribuir para diminuir a vontade de comer. No metabolismo, diminui a carga glicêmica da refeição, e isso faz com que haja uma redução na inflamação das células e, como consequência menor geração de gordura no corpo.

A ingestão da fruta também antes de atividades físicas é benéfica, pois condiciona a formação da massa muscular. É um alimento repleto de gorduras boas e isso entrega energias ao corpo para a prática de exercícios. Também fornece proteínas que ajudam na recuperação dos músculos e retiram a fadiga. A presença do magnésio faz com que a fruta também ajude a evitar cãibras durante e após os exercícios.

Combate à osteoporose

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva e acelerada de massa óssea. Ocorre com mais constância em pessoas adultas e em fase de envelhecimento. A osteoporose torna os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

No abacate há a presença de minerais como o zinco, fósforo, cálcio, selênio, que ajudam no aumento de densidade mineral óssea, por isso, se consumido regularmente, pode ajudar a contribuir no combate à osteoporose.

Funcionamento do intestino

O consumo de alimentos que sejam ricos em fibras em conjunto com boas quantidades de água, ajudam no funcionamento do intestino e também aliviar a prisão de ventre. O abacate é uma fonte de fibra solúveis, ou seja, que ajudam na regularização da ação do intestino.

Ademais, no abacate são localizadas gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na lubrificação das fezes. Assim, ingerir diariamente a fruta contribui para a melhoria da constipação e facilita a evacuação.

Bom para os olhos

Em sua composição, existe a presença de antioxidantes como os carotenoides, luteína e zeaxantina, que são importantes componentes e que promovem o bem-estar dos olhos.

O consumo dessas substâncias evita doenças como a catarata (que afeta o cristalino dos olhos, tornando-o opaco) e a degeneração macular (relacionado a perda progressiva da visão). Comer abacate regularmente auxilia, em longo prazo, saúde dos olhos.

Diminui a pressão arterial

Devido à presença de potássio, o consumo do abacate pode ajudar na redução da pressão arterial. Isso acontece porque o potássio é um nutriente que auxilia no controle da hipertensão. Muitos estudos mostram que ter uma alta ingestão de potássio reduz a pressão arterial e auxilia em tônus vasculares.

O abacate está constituído de três vezes mais potássio do que a banana. O potássio também é responsável por nivelar a presença de sódio no corpo e com isso também influenciar para a redução da pressão arterial.

Combate o colesterol

Mesmo classificado como um alimento rico em gordura, o abacate combate o colesterol ruim do organismo. Isso acontece porque a fruta possui gorduras insaturadas que agem na diminuição da absorção do colesterol no intestino e, por consequência, em sua síntese no fígado.

Com isso, o abacate auxilia no controle do colesterol LDL (ruim) e aumenta o colesterol HDL (bom), além de reduzir os níveis de triglicerídeos do organismo.

Bom para o coração

Além de contribuir para redução do colesterol ruim, é um alimento que tem alto teor de gordura do tipo monoinsaturado, o que o torna um grande amigo do coração. Ele contribui para a redução do colesterol ruim do organismo e para diminuir a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias.

Estes dois fatores são os principais riscos para as doenças cardiovasculares. Já o óleo extraído da polpa do abacate ajuda a combater lesões das artérias e também possui fitosteróis, que são em sua composição, semelhantes ao colesterol absorvido pelo organismo.

Diminui o hormônio do estresse

A substância glutationa também está presente na composição do abacate. Ela é uma substância antioxidante que reduz o cortisol que é o hormônio conhecido como “hormônio do estresse”. Além disso, a fruta pode ajudar a controlar a ansiedade, devido a presença do potássio e do lítio.

A qualidade do sono também é melhorada com estes nutrientes. A vitamina B3, encontrada no abacate, age no sistema nervoso e contribui para a manutenção da produção de hormônios que produzem a condição de relaxamento do organismo. O consumo constante de abacate proporciona relaxamento físico e mental.

Possível ajuda no combate ao câncer

Em tratamentos de câncer com quimioterapia, estudos realizados em laboratório, mostraram que o abacate tem ação contra os efeitos colaterais desta aplicação. O extrato do abacate também combate o crescimento de células de câncer de próstata. Esses estudos ainda não foram finalizados, mas a tendência é que apresentem resultados positivos no combate à doença.

Funcionamento cerebral

Um maior aproveitamento da memória é um benefício que o abacate pode trazer para as funções cerebrais. Isso acontece porque o abacate contempla o ômega 3, nutriente que incentiva a movimentação do sangue e aumenta as condições de concentração. A ingestão de abacate também auxilia na capacidade cerebral de automotivação.

Hidratação e brilho do cabelo

Aplicações estéticas, como cremes e máscaras que contenham a polpa do abacate são responsáveis por aumentar a hidratação capilar e favorece o crescimento de novos fios. Isso acontece porque a fruta contém gorduras, vitaminas presentes no complexo B e do complexo E. Assim, o aspecto do cabelo ficará mais saudável e com luminosidade.

Ácido fólico

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, faz parte do conjunto de vitaminas do complexo B. Ele participa de várias funções no organismo, principalmente na formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano.

O abacate tem a presença de ácido fólico estimulando o aparecimento das células no sangue, como as hemácias, plaquetas e glóbulos brancos. Com isso, a anemia é combatida.

É recomendado que o ácido fólico esteja presente na dieta feminina, quando a mulher está planejando engravidar ou que, já grávidas, estejam nos três primeiros meses de gravidez. É necessário porque a presença deste ácido contribui para a construção do complexo nervoso das crianças em gestação. Logo, o abacate é altamente recomendado para as gestantes.

Pele bonita e hidratada

O emprego da polpa do abacate na estética vem se tornando cada vez mais constante para o tratamento de estrias, rugas e celulite. Isso acontece porque a fruta tem grande concentração de vitamina C, o que ajuda na transformação de substâncias diversas em colágeno, que é o ativo base para a sustentação da pele.

A fruta também tem propriedades que evitam ou atrasam a oxidação e assim ajudam a combater o enfraquecimento das células da pele. Isso entrega mais maleabilidade e deixa a apresentação da pele mais aveludada e com aspecto hidratado e saudável.

Sobre o abacate

Abacates em um fundo rosa

A fruta abacate é a parte comestível do abacateiro. Sua árvore é nativa do México ou da América do Sul, hoje é extensamente cultivada em regiões tropicais, sobretudo no Brasil. Sua colheita é realizada de janeiro a dezembro, com maior ênfase em maio e abril. Para consumo, a fruta deve estar firme e pesada, macia e ceder quando a casca for levemente pressionada.

Ademais do valor nutritivo, a fruta é um bom acompanhamento para pratos principais, saladas e até em petiscos. Se combinado com açúcar, pode ser servido com receitadas de sobremesa, mas se for salgado poderá também compor receitas únicas. Aprenda como conservar, quais são as principais vitaminas, receitas e mais. Confira!

Como conservar

Em feiras livres ou supermercados, o abacate costuma ser comercializado ainda bem firme, por isso normalmente não é consumido assim que comprado. A fruta, ao ser cortada, ganha aspecto escuro rapidamente se não consumido. Logo, o corte precisa acontecer próximo ao momento de consumo.

Se a fruta não for totalmente consumida, guarde a sobra na geladeira, se possível ainda com o caroço, envolvendo-a em um plástico-filme. Recomenda-se ainda passar um pouco de limão na polpa para evitar o total escurecimento. O ideal é não comprar a fruta muito madura, pois tende a estragar muito rápido.

Vitaminas do abacate

Na fruta há a presença das vitaminas A, C, E, K e de vitaminas também do complexo B em sua concepção. Além dos minerais potássio, magnésio e magnésio. Ainda contempla gorduras insaturadas e poli-insaturadas, é o caso do ômega-3. A polpa verde possui propriedades anti-inflamatórias com flavonoides e betacarotenos em sua composição.

As calorias do abacate dependem do tamanho da fruta, mas em média (em uma porção de 100g) há em torno de 96 a 100 calorias e 8,4 de gordura. Também contém fibras que variam de acordo com a espécie ou tipo e sua variação de tamanho, forma e cor. Para a garantia dos benefícios da fruta, deve estar presente de maneira balanceada na alimentação.

Contraindicações

Apesar de apresentar vários benefícios, é uma fruta altamente calórica. Mas isso, não chega a ser uma contraindicação, apenas indicação de que deve ser ingerido com moderação. Algumas pessoas podem ser alérgicas à fruta, mas segundo dados, é raro de acontecer.

O abacate precisa ser evitado em dietas onde há a restrição de gordura e calorias ou consumido esporadicamente. A quantidade ideal pode variar entre um abacate pequeno ou metade da fruta. A recomendação da quantidade a ser consumida, deve sempre ser avaliada por um especialista nutricional e em acordo com o gasto calórico de cada pessoa.

Receitas com abacate

Receita de Guaca Mole

A fruta combina tanto com receitas doces como salgadas. Como é versátil, ganhou no Brasil várias versões em receitas que vão de bebidas, saladas ou pratos principais. Muitas pessoas consomem a fruta no café-da-manhã, amassada e com açúcar e com limão. Sua versão salgada tem influência mexicana, com a receita de guacamole.

Em temperaturas altas, a fruta passa a fazer parte de saladas ou em modo de acompanhamento para torradas e canapés de entrada. Sem dúvidas, o uso da polpa do abacate na cozinha é ousado e passível de inovação. Confira a seleção de receitas com abacate e desfrute de todo este sabor!

Receita de guacamole

Para fazer uma guacamole, você vai precisar dos seguintes ingredientes: polpa de um abacate mediano maduro; 2 tomates pelados e sem sementes cortado em pequenos cubos; 1 cebola mediana também em cubos; 1 dente de alho amassado; 2 colheres de sopa de azeite; pimenta do reino, limão, sal e cheiro-verde, conforme preferência.

No momento do preparo, execute os seguintes passos: amasse a polpa do abacate e guarde-a na geladeira. Refogue o tomate, a cebola, a pimenta e o alho em conjunto com o azeite e adicione uma colher (sopa) de água. Deixe cozinhar por 2 minutos. Assim que esfriar, junte ao abacate e misture para criar uma pasta. Para finalizar, tempere com sal, limão e um pouco de cheiro verde.

Receita de salada de legumes

Incluir o abacate na salada de legumes também é uma boa opção. Para essa receita, você vai utilizar: 1 tomate em cubos; meia cebola picada; 1 pepino cortado; 1 abobrinha cortada; polpa de abacate em cubos; salsinha picada, sal, azeite e limão a gosto.

O modo de fazer é bem fácil. Assim, misture todos os ingredientes devagar, assim o abacate não será desfeito. Tempere com salsa, sal, azeite e limão. Sirva gelado.

Receita de brigadeiro

A receita de brigadeiro feito com abacate consiste nos seguintes ingredientes: polpa de 1 abacate; 1 medida de cacau em pó, de preferência sem açúcar; 1 colher (medida de café) de óleo de coco; 1 colher de mel.

Para deixar tudo pronto, bata todos os itens no liquidificador ou use um mixer para que fique em uma consistência homogênea. Deixe na geladeira para ganhar aspecto firme. Sirva gelado.

Receita de manteiga de abacate

A manteiga de abacate, embora não muito conhecida, é simples de fazer. Nessa receita, você precisará de: 1 abacate maduro; suco de meio limão; 1 colher de chá de sal; temperos a gosto.

Na preparação, execute os seguintes passos: bata tudo no processador até obter uma pasta homogênea. Dica: armazene em um recipiente junto com o caroço para que a pasta não escureça. A validade é de 2 dias.

Hidratação para o cabelo com abacate

Máscara de abacate e mel para os cabelos

O uso da polpa de abacate para hidratação do cabelo vem sendo muito utilizado por pessoas que estão com o cabelo com o aspecto seco. Como a fruta tem grande concentração do complexo B, a hidratação acontece de uma forma intensa, trazendo muito brilho para o cabelo.

As máscaras caseiras contribuem para entregar mais vida aos fios e melhor, sem gastar muito dinheiro. Por isso, conheça a seguir algumas sugestões de máscaras caseiras e naturais.

Máscara de abacate com mel

A mistura do abacate com o mel auxilia muito no controle da hidratação dos cabelos, trazendo uma sensação de maciez e com um brilho maravilhoso. Para fazer a máscara, você vai precisar de 1 abacate bem maduro e grande e 1 colher (sopa) de mel.

Em uma vasilha, você pode amassar o abacate e adicionar o mel, formando uma massa com consistência. Antes de aplicá-la, é importante que os seus cabelos estejam úmidos com água morna. Depois disso, é hora de aplicar, observando que deve evitar o uso da máscara na raiz dos fios.

Para que o efeito seja ainda melhor, deixe agir por 30 minutos, envolvendo as mechas em uma touca de banho. Depois, você pode lavar o cabelo normalmente com água morna, usando o seu shampoo.

Máscara de abacate com cenoura

A máscara de abacate acompanhada de cenoura contém gorduras, óleos e vitaminas que fortalecem os fios do cabelo, restaurando a vitalidade. Para fazer esta máscara você vai precisar de 1 cenoura; meio abacate; 1 colher (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de amêndoa; 1 iogurte natural e uma cápsula de vitamina E.

Na sequência, corte a cenoura em pequenos pedaços e retire a polpa da fruta. Coloque todos os itens no liquidificador e bata bem. Essa aplicação poderá ser feita desde a raiz até as pontas dos seus cabelos. Para que o resultado tenha mais eficácia, use uma touca térmica e aguarde 20 minutos. Logo após, lave o cabelo com água gelada e use o shampoo e condicionador que preferir.

Máscara de abacate com azeite

A combinação dos óleos do azeite com abacate é excelente para trazer uma nutrição para o seu cabelo, deixando ainda mais forte, sem quebras. Além disso, o limão proporciona uma limpeza no couro cabeludo e ajuda a fazer com que seu cabelo cresça rapidamente. Os ingredientes para fazer essa máscara são os seguintes: 1 abacate médio; 1 quarto de azeite e 1 colher (sopa) de suco de limão.

Com os ingredientes prontos, descasque o abacate, amasse-o e depois misture em uma vasilha com o azeite e o suco de limão. Aplique a mistura no cabelo, mas não passe na raiz. Essa máscara deve agir por 20 minutos e, preferencialmente, deve ser retirada com água fria e o uso de shampoo anti-caspas. Não esqueça de enxaguar bem, para retirar todo o limão.

Qual é o grande benefício do abacate?

Mulher feliz comendo um abacate

Não há apenas um grande benefício vinculado ao abacate. A fruta apresenta diversos nutrientes e vitaminas que contribuem com o desenvolvimento sadio de nosso organismo e também para um melhor aspecto de pele e cabelo. Inserir o abacate na alimentação regularmente fará com que, junto a outros alimentos, suas propriedades se potencializem.

A versatilidade do uso da fruta, tanto com temperos doces como em salgados, é um benefício à parte que entrega dinamismo ao seu consumo. Seja no café da manhã, com uma rica vitamina batida com leite, no almoço em uma salada, ou ainda, à noite como entrada antes do prato principal, além de sabor, o abacate trará mais saúde e vitalidade a quem consome.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.