Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte? As razões e mais!

Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte? As razões e mais!

Saiba que você corre o risco de seu espírito permanecer na terra após a morte. Descubra por quanto tempo e entenda as razões, neste artigo!


Considerações gerais sobre quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte

Vida após a morte

A reencarnação é uma crença que não só pertence às religiões orientais como hinduísmo, budismo ou jainismo. Mas, também faz parte da cultura ocidental através da doutrina espírita. Através dessa crença se torna possível explicar a nossa missão no plano terrestre e a ligação entre a matéria e a alma.

O tempo que o espírito permanecerá na Terra é definido de acordo com a nossa missão e para qual direção estamos caminhando na vida. Se estamos buscando a nossa iluminação, então o tempo que permanecemos na Terra após a morte vai ser como um piscar de olhos.

Enquanto isso, se estamos envolvidos em um movimento imediatista, onde os prazeres devem ser imediatos e você coloca em risco a sua vida, isso quer dizer que você terá mais tempo na Terra após sua morte. Existem suas razões para que isso aconteça, acompanhe a leitura e entenda!

Quanto tempo o espírito permanece na Terra, no corpo e a morte no espiritismo

Vida após a morte

Enquanto estivermos vivos nunca saberemos qual o caminho do espírito após a morte. Acredita-se que tudo irá depender da forma como a pessoa viveu e de suas crenças. Por isso, não há uma regra clara para definir quanto tempo o espírito permanece na Terra ou no corpo. Porém, cada religião tem sua resposta, como o espiritismo.

Entenda sobre a importância do livre-arbítrio, como ela influencia no tempo de permanência do espírito e sobre a morte no espiritismo, a seguir.

Quanto tempo o espírito permanece no corpo após a morte?

Cada espírito possui em sua história uma herança de suas vidas passadas e as reencarnações surgem como forma de aprendizado. A evolução de sua alma só acontecerá para aqueles que aprenderem a cada encarnação o que é necessário para alcançar a iluminação da sua alma.

No plano espiritual se inicia uma fase que também servirá como forma de aprendizado, entretanto tudo será feito de maneira que você compreenda os seus erros. O mais importante é você aprender com eles e seguir o caminho correto enquanto for encarnado.

De acordo com esse movimento de aprendizado, o seu espírito poderá permanecer mais tempo no corpo, ou menos tempo, após a morte. Ele será definido não apenas por sua jornada, mas também pelos seus guias espirituais.

Quanto tempo o espírito permanece na Terra após a morte?

Neste ponto, o tempo que o espírito permanece na Terra dependerá diretamente do quão apegada a pessoa está ao plano terrestre. Se ela possuía uma vida muito ligada à matéria, terá dificuldades de se desprender da Terra após a morte, o que demandará mais tempo de permanência neste plano.

Mas, com a certeza de que se está preparado para seguir até o plano espiritual e com a aceitação da morte então o tempo de permanência do seu espírito será reduzido.

O que acontece na hora da morte, segundo o espiritismo

Segundo o espiritismo, somos responsáveis pelas nossas decisões e devido ao livre-arbítrio temos de estar conscientes do nosso comportamento e das nossas escolhas. Deus irá recompensar aqueles que se esforçaram enquanto encarnados, já aqueles que negligenciaram a sua vida serão punidos por ele.

A alma no instante da morte irá se apartar do corpo ao qual pertencia e voltará ao mundo dos espíritos. Em seu retorno a sua individualidade estará preservada, você terá consciência da sua jornada para que em seu reingresso possa avaliar e observar o que precisa mudar nas próximas reencarnações.

O amor de almas gêmeas pode resistir após a morte?

Uma alma nunca deixará de existir, persistindo mesmo após a morte do corpo. O que significa que se houve uma ligação de amor muito intensa com outro espírito na Terra, então esse laço permanecerá unido por toda a vida. Logo, vocês irão estar mais próximos a cada reencarnação e juntos poderão alcançar a iluminação.

A permanência de almas na Terra após a morte e suas razões

Vida após a morte

Após a morte algumas almas insistem em permanecer na Terra. A sua recusa em aceitar a morte a coloca em um purgatório, pois muitos acreditam não haver mundo melhor do que aquele pertencente ao plano material. Saiba as razões que levam os espíritos a permanecer na Terra após a morte e entenda as suas dificuldades, abaixo.

Pode uma alma permanecer na Terra após a morte?

Sim e isso é muito comum. As almas que estão presas no plano terrestre são pessoas que após a morte não conseguiram se desligar das suas experiências corpóreas e das vidas que levavam. Elas permaneceram tão envolvidas nesse plano que não querem acreditar em sua morte.

Ao recusar a morte, eles devem permanecer na Terra como espíritos sem o seu invólucro corporal. O que os levam a interromper o seu ciclo de encarnações impossibilitando a evolução de suas almas e entrando em um estado de sofrimento e perturbação.

O que uma alma faz quando fica presa a Terra?

Inicialmente, quando ficam presas na Terra, as almas buscam reproduzir a mesma rotina que faziam enquanto estavam vivas. Logo, elas ficam perambulando por locais próximos de familiares ou que marcaram a sua vida. A alma nutre tamanha fixação pelos prazeres terrestres que em alguns momentos ela busca se conectar com outros encarnados.

Esse é o maior risco daquelas almas que ficam presas à Terra. Elas se tornam vampiros das energias vitais do ambiente e dos encarnados, vivendo uma existência de perpétuo sofrimento devido aos seus vícios insaciáveis. O que impedirá o seu acesso ao plano espiritual e, por conseguinte, a evolução da sua alma.

Há outras razões para que almas fiquem presas na Terra?

Existem razões como o ceticismo ou o dogmatismo religioso. Esses posicionamentos muitas vezes alimentam crenças não compatíveis com a vida, o espírito e a morte, o que poderá impedir a sua ascensão ao plano espiritual e condená-lo a perambular pela Terra.

Geralmente, essas almas se recusam a acreditar em sua morte e continuam insistindo em suas crenças. Como elas sempre estarão conservando as suas convicções, logo não conseguem suportar o fato de serem almas desencarnadas. O que gera um estado de perturbação pós-morte e elas não conseguem compreender aquela fase.

Existe algum problema para este espírito que fica na Terra?

Sim. O maior problema para o espírito que insiste em permanecer na Terra está na interrupção do seu ciclo de reencarnações. O que leva muitas almas a impedir a sua evolução espiritual, pois elas não conseguirão lidar com suas dificuldades e defeitos enquanto vagarem no plano terrestre.

Neste sentido, essas almas, muitas vezes nem percebem que estão condenadas. Os espíritos que ficam na Terra tendem apenas a reproduzir os seus comportamentos de maneira a estagnar o seu processo e a vivenciar um purgatório próprio nesse plano material.

A vida após a morte e o espiritismo

Vida após a morte

Um dos maiores mistérios para nós encarnados é o que acontecerá conosco após a morte. A doutrina espírita apresenta os seus motivos desmistificando a natureza do espírito, da vida e da morte. Encontre as respostas no espiritismo e entenda sobre a vida após a morte na sequência abaixo.

O que o espiritismo nos diz a respeito da vida após a morte

O espiritismo nos mostra que o processo de desencarne é algo que irá variar de pessoa para pessoa, tudo dependerá da maneira como ela viveu a sua vida e do momento de sua morte. Ou seja, não existe uma receita certa para essa fase de desencarne do espírito do corpo e a sua transição até o plano espiritual.

Allan Kardec em sua doutrina espírita relata diferentes processos de desencarne. Ele os agrupa de acordo com o momento da morte e relata as complicações e os efeitos desse processo em relação ao espírito. Inicialmente, observa-se como ocorreu a separação da alma e a saúde do corpo; esses pontos são essenciais para avaliar cada caso.

Se a coesão entre o corpo e o espírito estiver no auge, ou se ela for fraca, definirá se a separação será difícil ou se ela ocorrerá sem abalos. Quanto à cisão entre esses dois elementos, são avaliados também os laços do espírito em relação à matéria. Caso ele possua uma relação viciosa esse processo poderá ser demorado, por exemplo.

A alma irá se desprender sempre de forma gradual do corpo. Ela pode ser subitamente libertada do corpo, mas ainda assim haverá os laços da alma com o corpo e o plano terrestre que precisam ser percebidos pelo desencarnado. E só ao aceitar o seu estado ele conseguirá retornar aos céus.

Como lidar com a morte segundo o espiritismo

A morte é percebida não apenas como uma cisão entre corpo e alma, mas também como um colapso da consciência em relação à vida pós-morte. Todos os seus medos em relação a esse estado se aniquilam, logo você passará por um processo de ressignificação da sua existência e da vida.

A espiritualidade pode impor uma reencarnação?

Existe um evento único da espiritualidade que pode impor uma reencarnação ao espírito. Ele acontece a depender da natureza do espírito a ser reencarnado, caso ela seja de algum mago que pratique a magia negra e encontrou formas de fugir dos ciclos de reencarnação.

Este é o conhecido espírito impostor. O fato dele impedir a sua reencarnação o leva a sabotar a sua evolução e a se escravizar em sua busca por saciar os seus prazeres. Essas almas podem ser tão prejudiciais a um corpo que podem provar até mesmo abortos quando estão próximos de seus nascimentos.

Porém, esses casos são raros e, por exceção, a lei do livre-arbítrio da doutrina espírita não se aplica a eles. Pois, antes de qualquer coisa, o equilíbrio deve ser preservado e só desrespeitando a sua vontade ele retornará ao ciclo de aprendizados.

Plano material, espiritual e reencarnação

Vida após a morte

Em seu evangelho, Allan Kardec define a reencarnação como o retorno do espírito ao corpo, feito exclusivamente para receber a sua alma e não possuindo nada em comum com suas vidas passadas. Entenda essa relação entre o plano material e espiritual e saiba a importância da reencarnação para a alma, a seguir.

O plano material e o plano espiritual para o espiritismo?

O plano material para o espiritismo é o da matéria que é percebida pelos seres humanos, enquanto o espiritual seria a essência da alma. Logo, o primeiro plano seria os das sensações, nele nós estaríamos diretamente ligados aos nossos sentidos e a nossa existência se notaria enquanto seres viventes desse estado.

Enquanto no plano espiritual a sua alma seria a essência do seu ser, não havendo uma relação direta com os sentidos, mas sim com sua consciência. Logo, haveria a necessidade dos espíritos transitarem entre esses dois planos de maneira a aprender com eles e a alcançar a sua evolução.

O que é a reencarnação?

A palavra "reencarnação" tem sua origem no latim e significa "retornar à carne". Logo, pode-se dizer que a reencarnação seria o retorno do espírito ao corpo físico. Portanto, uma transição entre o plano espiritual e o plano material, retornando os ciclos de aprendizados da alma para assim alcançar a sua evolução.

É através da reencarnação que é permitido uma chance para a pessoa recomeçar e superar as suas dificuldades. A sua busca como encarnado seria então uma tentativa de remediar os seus erros e tornar-se uma alma mais evoluída.

Quanto tempo leva para um espírito desencarnar?

O tempo mínimo de espera após a morte para que um enterro seja realizado é de 24 horas. Enquanto isso, os que serão cremados poderão levar no mínimo 72 horas. É neste intervalo que deve acontecer do espírito desencarnar do corpo e retornar ao plano espiritual.

Porque os seres devem reencarnar?

A reencarnação é a sua chance de aprender com erros cometidos em suas vidas passadas. Pois, só diante da experiência corpórea você irá estabelecer uma conduta positiva para a sua alma. Para isso, será necessário ter noção e conhecimentos acerca do bem e do mal, além de saber por qual caminho você irá seguir.

As encarnações ajudarão o espírito a errar, aprender e a refletir sobre suas experiências de maneira a direcionar o seu caminho para encontrar o seu equilíbrio. Lembre-se que a passagem terrena é temporária, só quando aceitarmos que estamos em constante aprendizado iremos entender a nossa condição para assim evoluir.

Quantas vezes um espírito deve reencarnar?

Não existe um número definitivo em relação a quantas reencarnações serão necessárias para que você consiga se tornar um espírito de primeira ordem. O seu espírito irá progredir na medida que você estiver aprendendo com os seus e tudo dependerá da sua postura diante das encarnações.

Quanto tempo um espírito leva de uma encarnação para outra?

A maioria das encarnações ocorre com uma finalidade. Esta é a sua missão na Terra e o tempo necessário para realizá-la irá depender de você. Por isso, não é possível definir o tempo que um espírito leva de uma encarnação para outra, pois ela irá depender das suas escolhas enquanto encarnados e se a sua missão está cumprida.

Ao reencarnar você terá a oportunidade de liquidar o débito de suas vidas passadas. Aproveite esse momento para saudar as suas dívidas e aprender o máximo possível para que você consiga diminuir o número de reencarnações. Além, claro, de se aproximar da sua evolução espiritual.

É possível que um espírito reencarne na mesma família?

Ao que tudo indica nos estudos da doutrina espírita, é possível que um espírito reencarne na mesma família de sua vida passada. Isso pode ocorrer até com frequência, porque a sua família anterior representa não só um laço, mas também um lugar de comunhão entre almas para juntas evoluírem.

O tipo de morte pode influenciar no tempo que o espírito fica na Terra após a morte?

Vida após a morte

O tipo de morte só irá influenciar no tempo de percepção do espírito em relação ao seu desprendimento corpóreo. Ao acontecer a cisão entre um corpo e uma alma, a depender do laço que havia entre eles, você poderá ter alguma resistência para aceitar o fato de que morreu e isso fará com que o seu espírito permaneça por mais tempo na Terra.

Caso esse laço já esteja enfraquecido, a sua dissociação corporal acontecerá de maneira mais fluida. E, por isso, as mortes súbitas podem apresentar um maior tempo do espírito na Terra, pois muitas pessoas podem ser surpreendidas por algum acaso na vida.

Apesar disso, o tempo que o espírito ficará na Terra após a morte revelará muito mais sobre os seus laços com o plano terrestre. Portanto, é importante se lembrar da importância das reencarnações para o espírito para quando isso vier a acontecer você esteja preparado para aceitar.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.