Chá de Hortelã: para que serve? Benefícios, garganta e mais!

Chá de Hortelã: para que serve? Benefícios, garganta e mais!

A hortelã é uma erva usada para auxiliar na digestão, náusea, resfriados e outras condições. Leia e descubra todos os benefícios do seu chá!


Por que tomar Chá de Hortelã?

chá de hortelã

A principal razão para tomar chá de hortelã é que ele possui uma ampla gama de benefícios que podem afetar positivamente tudo, desde a digestão e sistema imunológico até o risco de câncer. Além disso, é uma bebida refrescante e muito saborosa.

O chá de hortelã já é usado há muito tempo na medicina tradicional. Ele geralmente é feito das folhas da planta e contém diversas propriedades que podem auxiliar a saúde.

Em suma, a erva contém compostos chamados ácidos fenólicos, flavonas e flavanonas, que atuam como os principais antioxidantes. Esses antioxidantes podem ajudar a combater o estresse oxidativo e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer. Saiba tudo sobre por que tomar esse chá, neste artigo.

Mais sobre o Chá de Hortelã

chá de hortelã

A hortelã é uma das ervas culinárias mais antigas conhecidas pelos humanos. Dentre suas mais de 20 variedades conhecidas, as mais famosas são a Mentha piperita e a Mentha spicata, popularmente chamadas de hortelã pimenta e hortelã de cheiro.

Ela possui propriedades medicinais notáveis ​​e é uma fonte rica em polifenóis. Além disso, a planta possui propriedades carminativas e antiespasmódicas. As folhas de hortelã têm poucas calorias e contêm quantidades muito baixas de proteínas e gorduras.

Têm uma quantidade enorme de vitaminas A, C e complexo B que melhoram a pele e aumentam a imunidade. Outro benefício nutricional da erva é que ela é rica em ferro, potássio e manganês, que aumentam a hemoglobina e melhoram a função cerebral. Confira todos esses e outros benefícios da hortelã a seguir.

Propriedades do Chá de Hortelã

Como plantas medicinais, a hortelã-pimenta e a hortelã compartilham muitas propriedades, especialmente como auxiliares digestivos. A hortelã-pimenta, devido ao seu alto teor de mentol, é mais frequentemente usada para aliviar problemas do trato respiratório.

Além disso, a hortelã contém minerais, vitaminas e nutrientes como vitamina A, B1, B2, B3, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, folato e caroteno, que é um antioxidante. O óleo da hortelã também contém produtos químicos que reduzem a inflamação e o inchaço e alteram os níveis de produtos químicos chamados hormônios, como a testosterona, no corpo.

Origem da Hortelã

Há várias teorias sobre a origem da hortelã. Um delas remonta à Grécia Antiga, onde de acordo com a mitologia, Minta ou Menta era uma bela ninfa do rio que se apaixonou por Hades, mas foi transformada pela esposa de Hades, Perséfone, em uma plantinha que as pessoas pisariam.

Hades, tentando confortar Minta, deu a ela uma fragrância deliciosa, para que as pessoas pelo menos apreciassem sua doçura. Na Grécia Antiga, essa hortelã de cheiro doce era usada para todos os tipos de coisas. Além disso, foi espalhada no chão para servir como um ambientador, usado em rituais fúnebres e também como remédio para curar indigestão.

A planta é nativa de muitas regiões do mundo e valorizada há séculos por seu perfume inebriante e sabor revigorante. A hortelã é usada medicinalmente, jogada em banhos, consumida como bebida ou comida e até usada para branquear os dentes.

Efeitos colaterais

A hortelã pode prejudicar o fígado quando usada em grandes quantidades. Alguns medicamentos também podem prejudicar esse órgão. O uso de grandes quantidades de hortelã junto com esses medicamentos pode aumentar o risco de danos ao fígado.

Então, não use grandes quantidades de hortelã se estiver tomando um medicamento que pode prejudicar esse órgão. Além disso, outro efeito colateral da hortelã é a sonolência. Portanto, não faça uso do chá se você toma medicamentos que causam sonolência ou remédios sedativos.

Contraindicações

Todas as plantas medicinais podem causar interações medicamentosas. Portanto, se você faz uso de medicamentos ou suplementos, ou se tiver alguma dúvida sobre as possíveis interações medicamentosas ou efeitos colaterais, antes de consumir o chá de hortelã, peça orientação médica.

Além disso, alguns estudos afirmam que o consumo excessivo de hortelã pode limitar o efeito de alguns medicamentos para o coração e aumentar a pressão arterial. Por fim, as plantas medicinais geralmente não são recomendadas durante a gravidez ou amamentação e não devem ser consumidas por crianças sem orientação de um profissional da saúde.

Benefícios do Chá de Hortelã

chá de hortelã

A hortelã é uma erva com multibenefícios, pois proporciona alívio para todos os problemas como dores de estômago, perda de energia, mau humor e resfriado. Além disso, as folhas de hortelã são ricas em vitaminas, ótimas para perda de peso e, portanto, perfeitas para adicionar à sua dieta.

Descubra a seguir os principais benefícios da hortelã para a saúde e veja como o chá dessa erva pode ajudar a aliviar desde problemas digestivos até combater alguns tipos de câncer e tumores.

Ajuda na digestão

O chá de hortelã tem sido associado à redução da dor, indisposição estomacal e outros sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, em grande parte por causa dos efeitos antiespasmódicos do metanol encontrados na substância.

Desse modo, a maioria desses benefícios foi observada no chá e na erva em forma de cápsulas. Portanto, verifique com seu médico antes de iniciar qualquer regime de suplementação. Além disso, as propriedades calmantes do chá de hortelã podem ajudar, além de ajudá-lo a se manter hidratado e é perfeito para ser consumido após uma refeição pesada.

Diminui enjoo

A hortelã na forma de cápsulas ou chá da erva é útil para o tratamento de náuseas. Portanto, a hortelã pode ser usada como remédio caseiro para náuseas durante a menstruação ou após procedimentos cirúrgicos.

Comer algumas folhas de hortelã ou cheirá-las todas as manhãs pode ajudar as mulheres grávidas a prevenir a sensação de náusea ou a lidar melhor com ela. No entanto, consulte um médico antes de associar o consumo dessa erva à condição de gravidez.

Para doenças respiratórias

A hortelã ajuda a reduzir os sintomas de resfriado, bronquite e ajuda a aliviar a dor de garganta. Isso porque o mentol é um descongestionante poderoso, o que explica por que o chá de hortelã é um dos chás de ervas mais comumente usados ​​para aliviar a congestão relacionada a doenças respiratórias.

Ademais, o aroma mentol é eficaz por causa de suas propriedades anti-inflamatórias para abrir o trato respiratório e o nariz.

A hortelã também aumenta a transpiração e ajuda a baixar a febre. Por último, suas propriedades antiespasmódicas ajudam a reduzir as dores musculares e articulares devido ao frio e doenças relacionadas.

Ajuda a emagrecer

Além dos benefícios mais comuns à saúde, o chá de hortelã também pode ajudar na perda de peso. Por estimular as enzimas digestivas e também por ser um estimulante, ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos e a transformar a gordura em energia.

Portanto, você pode substituir qualquer tipo de bebida açucarada por algumas xícaras de chá de hortelã. Com efeito, isso ajudará a reduzir o número de calorias ingeridas e a atingir sua meta de perda de peso mais rapidamente.

Ajuda no colesterol

O chá de hortelã é bom para a saúde geral, além de ser rico em antioxidantes e outros benefícios para a saúde, que o tornam bom para o colesterol. Também reduz o risco de doenças cardíacas. Contudo, mais estudos são necessários para compreender os benefícios do chá de hortelã para o colesterol.

No entanto, para auxiliar nessa condição é preciso consumir duas xícaras da bebida por dia. Além disso, ela também servirá para apoiar a perda de peso, melhorar a função cerebral e reduzir o risco de diabetes.

Antiparasitário

As ervas medicinais como a hortelã são usadas há séculos para a eliminação de parasitas em todo o mundo. Uma erva vermífuga é uma substância que expulsa os parasitas do corpo, enquanto uma erva vermicida mata os parasitas que estão no corpo.

Dessa forma, existem várias maneiras de utilizar o chá de hortelã no tratamento de parasitas. Contudo, ao considerar o uso dessa erva, converse com seu médico para decidir qual aplicação é a melhor para utilizar a hortelã como antiparasitário para sua saúde.

Bom para o estresse

Uma das principais vantagens da hortelã é que ela é a erva mais usada na aromaterapia. Em suma, a hortelã tem um cheiro forte e refrescante que pode aliviar o estresse e refrescar o corpo e a mente. Além disso, a atividade adaptogênica da hortelã ajuda a regular os níveis de cortisol no sangue que desencadeia a resposta natural do corpo para aliviar o estresse.

Portanto, a inalação do óleo essencial de hortelã pode liberar instantaneamente serotonina no sangue, que é um neurotransmissor conhecido por aliviar os sintomas de estresse e depressão. Por fim, o chá de hortelã, rico em mentol, atua como um relaxante muscular e age como um estimulante suave ajudando você a começar o dia ou relaxar após o trabalho.

Bom para insônia

O chá de hortelã é bom para você por vários motivos de saúde, mas um dos principais é proporcionar uma noite de sono melhor. Para esclarecer, o efeito relaxante da erva torna a bebida uma excelente opção para tomar antes de ir para a cama.

Além disso, o chá de hortelã é livre da temida cafeína que aumenta o estado de alerta e é um péssimo composto para ingerir na hora de dormir. Portanto, depois de um dia estressante, esse chá pode te ajudar a relaxar, permitindo que você tenha um ótimo descanso e acorde com mais disposição no dia seguinte.

Antioxidante

Assim como outros alimentos como por exemplo vegetais, frutas e grãos inteiros, a hortelã contém fitonutrientes com propriedades antioxidantes, que podem reduzir o dano celular causado pelo estresse oxidativo.

Além disso, apenas uma xícara do chá de hortelã fornece quase metade de suas necessidades diárias de vitamina A. A forma vegetal da vitamina ajuda a proteger suas células de danos causados ​​pela eliminação de radicais livres que podem causar danos ao tecido do órgão, ajudando a reduzir o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.

Anti-inflamatório

Os compostos anti-inflamatórios da erva podem combater a inflamação crônica. O chá de hortelã ainda contém vitaminas B, cálcio, sódio, bem como fósforo, potássio e magnésio que podem ajudar a combater doenças e desempenhar as funções necessárias para manter o corpo funcionando de maneira saudável.

Além do chá, o óleo essencial de hortelã também é rico em propriedades antibacterianas e pode inibir o crescimento de bactérias.

Alivia irritações da pele

Outro benefício é que as folhas de hortelã contêm vitaminas E e D, essenciais para o cuidado da pele. Com efeito, esses nutrientes ajudam a expelir as células mortas da pele e o ácido salicílico contido na erva causa o crescimento e a geração de novas células.

A hortelã ainda tem propriedades antifúngicas e antibacterianas e é excelente para o alívio de alergias cutâneas. Você pode misturar a folha de hortelã com água de rosas e aplicá-la no rosto e depois enxaguar com água após alguns minutos para remover acne e espinhas na pele.

Esse remédio caseiro também é rico em antioxidantes que combatem vários problemas de pele, como queimaduras solares, irritação da pele, rugas, envelhecimento precoce, infecções e até câncer de pele.

Chá de Hortelã

chá de hortelã

A hortelã tem uma ampla gama de aplicações, incluindo seus usos culinários para aromatizar coquetéis, molhos além de produtos higiênicos, dentifrícios, enxaguantes bucais, sabonetes e esfoliantes corporais.

Entretanto, o chá de hortelã e o óleo essencial são, talvez, as versões mais benéficas e efetivas da erva, além de mastigar as folhas diretamente. Veja abaixo para que este chá é indicado e como fazê-lo em casa.

Indicações

Seja para facilitar a digestão, desintoxicação e reforço imunológico, o chá de hortelã é uma ótima opção. Ele contém mentol, que é um descongestionante natural que ajuda a soltar o catarro e o muco. Além disso, esse chá também é indicado para aliviar dores de garganta.

As propriedades calmantes e suavizantes da erva auxiliam na digestão e ajudam a aliviar o inchaço. Parte da razão pela qual a hortelã é boa para problemas digestivos é sua capacidade de suprimir espasmos musculares. Portanto, o chá de hortelã pode beneficiar outras funções do corpo também.

Ingredientes

Embora você possa colher os benefícios da erva consumindo cápsulas e comprimidos contendo hortelã, a forma mais popular e efetiva de desfrutar dos nutrientes da hortelã continua sendo o chá.

Desse modo, os ingredientes básicos para fazer o chá de hortelã são:

- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca ou 2 saquinhos de chá;
- 2/5 xícaras de água;
- Açúcar a gosto.

Como fazer

Fazer um chá de hortelã é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

- Lave as folhas de hortelã em água. Em um recipiente adicione água e as folhas de hortelã;
- Ferva a água por 3-4 minutos até que os sabores e aroma da erva comecem a infundir na água. A água vai começar a ficar verde;
- Adicione açúcar a gosto e o chá está pronto e você pode servir.

Sirva o chá de hortelã ainda quente. Além disso, uma dica é tomar após o almoço ou jantar, pois ajuda na digestão.

Se estiver usando saquinhos de chá, repita o processo até ferver água. Na água quente, mergulhe os saquinhos de chá por 2-3 minutos. Adicione açúcar a gosto. Mexa e sirva.

O uso de mel, açúcar mascavo ou qualquer outro adoçante também é possível, bem como há quem prefere tomar o chá de hortelã sem açúcar.

Chá de Hortelã com canela para emagrecer

chá de canela

Assim como a hortelã, a canela tem propriedades digestivas maravilhosas e também pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue. Ela também funciona como um anti-inflamatório e antibacteriano perfeito para prevenir resfriados e gripes.

Além disso, a canela também possui propriedades antibacterianas e antioxidantes que auxiliam no tratamento de infecções virais e ajudam a estimular o metabolismo facilitando a perda de peso. Veja como combinar os benefícios da canela e do hortelã a seguir.

Indicações

O chá de folhas de hortelã e canela é um dos alimentos mais populares para quem deseja emagrecer. Portanto, ele é apreciado por milhões de pessoas diariamente. Esse chá pode ser servido quente ou frio e é de fácil preparo. Ademais, os ingredientes há muito tempo são usados ​​para apoiar uma digestão saudável, por isso é uma bebida deliciosa e promotora da saúde todos os dias.

Essa bebida também é indicada para aliviar os sintomas de gripe e resfriado e aliviar dores de estômago. Você também pode combinar folhas de hortelã e canela com chá verde para aumentar os benefícios para a saúde.

Ingredientes

Também chamado de chá de hortelã marroquino, a combinação de hortelã com canela para um chá potente leva os seguintes ingredientes:

- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca ou 2 saquinhos de chá;
- 4 paus de canela;
- 3 cravos-da-índia (opcional);
- 2/5 xícaras de água fria;
- 1 fatia fina de gengibre fresco (opcional);
- 1/2 limão (opcional);
- Mel a gosto (opcional).

Como fazer

- Combine hortelã, canela, cravos e gengibre em um recipiente;
- Adicione água e leve para ferver;
- Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos e retire do fogo;
- Adicione um pouco de limão a gosto;
- Adoçar com um pouco de mel ou açúcar a gosto.

Ao colocar nas xícaras para servir, você pode adicionar paus de canela e hortelã para enfeitar a bebida.

Com que frequência posso tomar o Chá de Hortelã?

chá de hortelã

O chá de hortelã é geralmente seguro para adultos quando feito de acordo com as instruções fornecidas, mas não deve ser tomado por crianças menores de quatro anos ou mulheres grávidas ou amamentando.

Em geral, é recomendado que os adultos tomem entre 1 e 2 xícaras do chá de hortelã diariamente, mas não exagere e observe se você é alérgico a alguns dos compostos da erva, como o mentol. Além disso, a ingestão de comprimidos, xaropes e cápsulas deve ser feita conforme orientação médica.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números