Qual o significado espiritual do gato preto? Energia, sonhos e mais!

Qual o significado espiritual do gato preto? Energia, sonhos e mais!

O gato preto é um animal que traz consigo uma energia de beleza, elegância e mistério. Entenda o poder positivo deste animal tão injustiçado.


Considerações gerais sobre gato preto e seu significado espiritual

Perfil do gato preto olhando para cima

Foi-se o tempo em que gatos eram símbolos de azar e de maldições. Cada vez mais, pessoas estão caindo nas graças destes bichanos que têm se popularizado devido aos muitos memes da internet. Embora em algumas esferas da sociedade, moldadas por falta de informação e preconceitos, ainda se acredite que gatos pretos dão azar, o que mostraremos neste artigo é justamente o oposto.

Os gatos pretos são animais extremamente inteligentes e sensíveis. Sua sensibilidade é tão aflorada que eles foram perseguidos por estarem associadas às bruxas. Embora a figura do gato preto como um espírito familiar da bruxa ainda permaneça no imaginário popular, a inquietação sobre seu significado espiritual negativo está cada vez mais sendo desfeita.

Como mostramos neste artigo, gatos pretos são excelentes animais de estimação e seu significado espiritual é extremamente positivo. Tão positivo que, até mesmo, talvez você se surpreenda. Continue lendo para entender acerca de superstições, as energias e os significados do gato preto. Mas cuidado: provavelmente você vai querer adotar um após concluir sua leitura.

Superstição, misticismo, energia e proteção dos gatos pretos

Gato preto deitado na cama

Existem muitas interpretações espirituais ao redor do mundo e o gato preto é uma figura envolta em superstição, misticismo e energia. Continue lendo para entender mais sobre amigo de quatro patas e descobrir por que ele é tão especial.

A superstição e o misticismo em torno do gato preto

Boa parte da superstição e misticismo em torno do gato preto que conhecemos se origina no continente europeu. Durante o período da Inquisição, quando milhares de inocentes foram queimadas acusadas de bruxaria, gatos pretos começaram a ser vistos como um sinal maligno, já que era considerado o espírito familiar de uma bruxa, podendo, até mesmo, ser a própria bruxa metamorfoseada.

No entanto, para os povos celtas, o gato preto era um símbolo de boa sorte. Em países asiáticos como o Japão, o gato preto também simboliza boa sorte.

Presentemente, o gato preto ainda permanece como um símbolo de bruxaria, especialmente atrelado à festividade do Halloween. Por isso, é importante apresentar a verdadeira energia do gato preto, para que você entenda como ela é poderosa e positiva.

A verdadeira energia do Gato Preto

Apesar de muitas crenças negativas enraizadas sobre gatos pretos, a verdadeira energia dele é extremamente positiva. Gatos são animais ligados à natureza e, por isso, são altamente sensíveis às mudanças de ambiente. Devido a essa sensibilidade, eles podem identificar facilmente quando alguém está doente ou com variação de humor.

Por isso, é comum que gatos pretos se aproximem de pessoas doentes, para curá-las ou, no caso de pessoas em estágio terminal, guiar os seus espíritos para o pós-vida. Além disso, gatos pretos simbolizam fortuna, sorte, riqueza e devem ser contemplados com respeito e cuidado. Desta maneira, você poderá ser agraciado com suas energias e, assim manifestá-las em sua vida.

Por que o gato preto é tão especial?

A aura especial que envolve o gato preto parte de diferentes aspectos da cultura. Sua cor negra geralmente contrasta com seus olhos claros, muitas vezes verdes ou amarelos, trazendo para ele uma energia de mistério, elegância e provocando, muitas vezes, medo aos menos informados.

Por terem sido alvos de perseguição ao longo da história, gatos pretos também são símbolos de resistência, já que eles sobreviveram mesmo após terem sido perseguidos por muitos anos.

Além do componente cultural, a genética dos gatos pretos os torna bastante especial. A sua cor de pelos faz com que eles sejam mais resistentes a doenças, como é o causo do vírus que causa a (fiv), também conhecida por AIDS felina.

Os gatos pretos podem nos proteger?

Em muitas culturas, como é o caso da cultura chinesa e japonesa, gatos são considerados espíritos guardiões. Por isso, eles podem, sim, proteger. Além disso, devido à sua poderosa visão psíquica e sensibilidade, os gatos conseguem facilmente ler os padrões energéticos das pessoas, identificando-os, juntamente com suas intenções.

Toda vez que um gato preto perceber alguém mal-intencionado se aproximar de você, pode ter certeza de que ele demonstrará o perigo, até mesmo quando ele não é percebido. Nessas situações, seu gato ficará mais arisco, arredio ou até mesmo bastante assustado, sinalizando que a pessoa que está na sua casa não é lá flor que se cheire.

A sensibilidade do gato preto é tão intensa que ele consegue perceber, juntamente com outros gatos, a chega de terremotos, por exemplo. Por isso, é muito comum que pessoas possuam gatos em suas casas nas regiões afetadas por terremotos.

Significado e interpretação de sonhos com gato preto

Gato preto através de uma folha de papel rosa

Por estar intimamente enraizado na cultura e imaginário popular, é muito comum que gatos pretos apareçam em sonho. Quer seja observando gato preto ou até mesmo perseguido por um, se você sonhou com gato preto alguma vez, continue lendo para descobrir o que este tipo de sonho significa.

Sonhar com gato preto, o que pode significar?

Sonhar com gato preto pode significar muitas coisas. De maneira geral, este tipo de sonho está relacionado à energia psíquica e à mediunidade e, por isso, são premonitórios ou indicadores dos poderes sensitivos que existem adormecidos dentro de você.

Além disso, quando gatos pretos aparecem em sonhos, eles querem trazer uma mensagem importante para você, muitas vezes de natureza positiva.

No entanto, uma vez que existem também significados negativos para o sonho com gato preto, é essencial que você tome nota do contexto em que o gato preto apareceu no seu sonho. Entenda os diferentes significados a seguir.

Sonhar que observa um gato preto

Se você ficou observando um gato preto em seu sonho, alegre-se, pois é um sinal extremamente positivo. Observar um gato preto indica que você está exatamente onde deveria estar e no momento adequado. Para realizar o que você deseja, é preciso que você apenas se alinhe com a sua intuição, confiando nela.

Uma mudança está seguindo o seu curso em direção à sua vida e esteja atento a ela, pois sua vida amorosa, profissional ou até mesmo familiar logo irá mudar. Acredite na sua intuição e aja neste plano para que este processo de transição aconteça o mais rápido possível.

Sonhar com gato preto no colo

Quando se sonha com gato preto no colo, é importante notar como o gato se portava. Se ele estava calmo, é sinal de que você é capaz de dominar os seus próprios instintos e está com a intuição aguçada.

Esse tipo de sonho também representa que você está em paz consigo mesmo e que você é capaz, usando a sua força interior, de encarar e vencer todos os obstáculos e desafios que estão dispostos diante de você.

Além disso, revela que você chegou a uma fase de amadurecimento espiritual, portanto, receba esta mensagem do seu subconsciente que te lembra de todo o seu potencial.

Caso o gato preto que você mantinha no colo estava arisco ou estressado, cuidado: seu equilíbrio emocional foi afetado e você está deixando a sua insegurança te dominar. Ouça esta mensagem do Universo e restabeleça o seu equilíbrio por meio da paciência.

Sonhar com gato preto dormindo

Sonhar com gato preto dormindo significa um momento de tensão. Você se encontra num período em que a ansiedade e o descontrole emocional estão o impedindo de viver bem, trazendo consigo uma sensação de aperto, de sufocamento e, até mesmo, de impotência.

Esteja atento para a sua saúde mental, pois ela pode te prejudicar, atrapalhando os seus planos. Este tipo de sonho traz consigo uma mensagem importante: analise sua vida e tente encontrar a causa da sua ansiedade. Para isso, você deve também encontrar ajuda de um profissional da saúde adequado.

Sonhar com filhote de gato preto

Apesar de filhotes de gatos serem animais lindos e fofos, sonhar com filhote de gato preto tem significado não tão agradável. Esse tipo de sonho mostra que você tem agido de maneira preconceituosa e retrógrada, com pensamentos que parecem que vieram de 3 séculos atrás.

Como mensagem do Universo, é importante analisar se você tem dedicado boa parte do seu tempo para julgar os outros. Caso tenha, mude o foco de suas observações para si, pois quem precisa melhorar é você.

Sonhar que é dono de um gato preto

Sonhar que é dono de um gato preto carrega diferentes interpretações que dependem do humor do seu bichano. Se seu gato preto estava sereno, calmo e dócil, ele indica que você está envolto de energias positivas que o protegem de todo e qualquer mal.

No entanto, se o seu gato estava muito agitado, atente-se para a sua vida e pare de gastar o seu tempo se preocupando com a vida alheia. Este tipo de atitude mostra que você é uma pessoa insegura, que esconde os seus problemas focando nos problemas dos outros.

Sonhar com gato preto machucado

Sonhar com gato preto machucado é, geralmente, um sinal muito favorável. O gato preto machucado em sonho é sinal de um inimigo ou inimizade sua que está perdendo a influência negativa que exerce sobre você. Isto está acontecendo, pois você tem tido uma atitude mais altiva perante as investidas desta pessoa.

No entanto, se você viu um gato ensopado em sangue no seu sonho, esteja preparado para a notícia de algum parente ferido devido às investidas de um inimigo. Você será uma importante chave na reabilitação desta pessoa, então esteja preparado para isso.

Se o gato machucado que você viu em sonho era de rua, ele simboliza desejos não realizados. Ele indica perdas financeiras e problemas que surgirão em breve. Se você sonhou com um gato preto machucado que perdeu o rabo, cuidado para não perder a sua independência.

Sonhar com gato preto morto

Sonhar com gato preto morto é sinal de que você perdeu uma oportunidade. Como consequência, você está se sentindo triste, decepcionado, chorando pelo leite derramado.

Para sair desta situação incômoda, encontre uma maneira de contornar esta perda, buscando oportunidades melhores e se conectando com seus mentores espirituais para superar a sua tristeza.

Sonhar com gato preto atacando

Se você sonhou com um gato preto atacando, é importante que você esteja mais atento ao que está acontecendo ao seu redor. Você está deixando oportunidades únicas passarem bem diante dos seus olhos, sem ao menos notá-las.

Outro significado desse tipo de sonho diz respeito à espiritualidade. Então, esteja atento a quem diz ser seu amigo, pois existe alguém próximo a você que está tentando te prejudicar, inclusive afetando a sua vida espiritual.

Sonhar que está correndo de um gato preto

Se, em seu sonho, você está correndo de um gato preto, isso é um sinal de que você está com medo de abrir seu coração para alguém.

É essencial que você se dispa de seus receios e ansiedades relacionados à sua vida amorosa, pois ela vai acontecer de maneira natural, no momento certo, mas é necessário que você abra espaços para que os eventos aconteçam.

Por isso, esteja aberto para os convites que você receberá para sair, pois nesta saída acontecerá a virada de chave que dará a grande virada na sua vida amorosa.

Gatos, poderes psíquicos, limpeza energética e papel na cultura egípcia

Gato preto filhote deitado na cama

Gatos são seres sencientes extremamente inteligentes e sensitivos. Por isso, eles estão associados aos poderes psíquicos e, muitas vezes, acredita-se que eles podem provocar mudanças energéticas, limpando as energias por onde passam. Entenda mais sobre estes temas e o papel dos gatos na cultura egípcia a seguir.

Gatos e poderes psíquicos

Além de excelentes companheiros, os gatos são dotados de poderes psíquicos. Numa escala de sensitividade, se considerarmos os animais domesticados pelos homens, os gatos ficam atrás somente dos cavalos e por isso eles são considerados verdadeiros médiuns do reino animal.

Devido à sua alta energia espiritual, gatos conseguem enxergar entre mundos e, muitas vezes, transitar entre eles. É por causa desta ligação com o sobrenatural que muitas pessoas que possuem a sensitividade aflorada, como é o caso de tarólogos, sensitivos, médiuns e até mesmo bruxas, adotam este animalzinho querido para ter acesso a estes poderes inatos.

Lembre-se que adotar um animal de estimação é um compromisso de, no mínimo, 15 anos. Portanto, adote-os somente se você realmente for cuidar deles e não somente para se beneficiar de sua energia.

Limpeza energética e cura através dos gatos

Além de dotados de poderes psíquicos inatos, os gatos também são excelentes protetores espirituais. Por isso, são capazes de promover limpeza energética de pessoas e do ambiente em que habitam. Além disso, os gatos também são promovedores de cura.

Pesquisas mostram que o simples fato de você alisar um gato por um determinado tempo é capaz de baixar a pressão arterial. Além disso, eles são excelentes companheiros, promovendo, assim, maior vínculo com seus tutores e estimulando cuidado e boas energias para eles.

Gatos são altamente sensíveis e, por isso, eles conseguem detectar facilmente o estado emocional das pessoas, indicando também doenças. Consequentemente, eles são poderosos curandeiros.

Significado espiritual dos gatos na cultura egípcia

O significado espiritual dos gatos na cultura egípcia está ligado à passagem para o mundo dos mortos e também à proteção. De maneira geral, os Egípcios viam os gatos como excelentes companheiros. Além disso, por identificarem as mudanças climáticas e caçarem animais peçonhentos, os gatos eram considerados como animais de proteção no Egito.

Os gatos também eram representados com um punhal, cortando assim a Apófis, a divindade em formato de serpente que ameaça o Deus do Sol, Rá, à noite no submundo. Ainda, os gatos eram símbolos da deusa Bastet, a deusa egípcia com cabeça de gato, ligada à fertilidade, ao nascimento e aos gatos domésticos.

Significado espiritual de outras cores de gatos

Gato cinza

Como já mostramos ao longo do artigo, o significado espiritual de gatos pretos é extremamente positivo. No entanto, você deve estar se perguntando: e o significado espiritual de gatos de outras cores? Encontre as respostas para sua pergunta a seguir, quando apresentaremos o significado espiritual de gatos brancos, amarelos e cinzas.

Significado espiritual do gato branco

O gato branco é sinal de energia positiva. Ele simboliza a boa sorte, atraindo tranquilidade e paz para os ambientes por onde transita. Acredita-se que gatos brancos possuem uma ligação direta com o divino, pois são considerados guias espirituais encarnados. Eles protegem a casa e livram seus moradores de espíritos obsessores.

Significado espiritual do gato amarelo

O gato amarelo é símbolo do sol. Sua pelagem geralmente alaranjada atrai prosperidade, coragem, brilho pessoal e mais luz para a sua casa. Por isso, eles afastam invasores espirituais e promovem mudança nas energias do local.

Significado espiritual do gato cinza

O gato cinza traz o equilíbrio entre as energias do gato preto e do gato branco. Além de servirem como guias espirituais, eles ajudam na proteção, atuando em assuntos do coração, acalmando as emoções. Além disso, eles são ótimos para identificarem vazamentos energéticos, apontando para as áreas a serem melhoradas.

Do ponto de vista espiritual, o gato preto pode trazer má sorte?

Mulher abraçando gatinho preto e sorrindo

Não. Gatos pretos não trazem má sorte sob nenhum tipo de ponto de vista. Os significados espirituais que apresentamos neste artigo sobre esse misterioso e belo animal apontam justamente para o contrário: ter um gato preto ou cruzar com um é sinal de boa sorte, abundância, proteção e espiritualidade.

A noção de que o gato preto traz má sorte é mais outra história sem fundamento difundida por pessoas mal informadas e preconceituosas, que costumam associar a cor preta ao mal e à negatividade.

Por isso, uma vez que a única má sorte que existe sobre gato preto reside apenas na mente preconceituosa das pessoas, ao ver um gato preto, respeite-o como qualquer ser vivo. Devido às energias positivas desse animal, pode ter certeza de que o Universo retribuirá para você o gesto de carinho e admiração pelos gatos com uma vida mais farta, bela e, o melhor: espiritualizada.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


animais cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.