Oração para Oxum: para prosperidade, proteção, para o amor e mais!

Oração para Oxum: para prosperidade, proteção, para o amor e mais!

Orações poderosas para vários aspectos e áreas da vida para a orixá Oxum, que com seu encanto, beleza, amor e prosperidade tem uma imensidão de fiéis.


Qual a importância da oração da orixá Oxum?

oxum

A orixá Oxum é uma mãe espiritual. Ela auxilia não somente na concepção de um filho, mas também no empoderamento do ser. Traz a beleza, o amor e o ouro em todos os aspecto da vida, trabalhando então através da oração os pedidos a ela feitos.

Abaixo, você aprenderá como se conectar verdadeiramente com essa Orixá e utilizar as orações para evoluir, pedir ou agradecer com mais sabedoria e assertividade. Uma oração é o coração entre a espiritualidade e o plano terrestre, por isso é tão importante que seja feita com amor e carinho. Conheça agora a sua história, quais as principais orações, ritos e formas de se conectar a mamãe Oxum.

Conhecendo mais sobre Oxum

oxum

Oxum é uma orixá cultuada dentro das religiões de matriz africana, principalmente na umbanda e no candomblé. É a senhora do ouro, do amor, da beleza e das cachoeiras. Na umbanda, é conhecida como a orixá que corresponde ao trono do amor polarizado junto de Oxumaré. Oxum é a também a senhora da fertilidade, ajudando e auxiliando no momento da concepção.

Origem de Oxum

A origem do nome Oxum se dá ao rio Osun que fica no sudoeste da Nigéria. Trazidos ao Brasil com os povos escravizados que mesmo sofrendo perseguição e preconceito, não abriram mão das suas divindades, os Orixás vieram pela escravidão e ganharam o coração do Brasil. Oxum é cultuada nas cachoeiras e águas doces por devotos espalhados pelo país inteiro.

História da orixá

O culto aos orixás é uma prática milenar que remonta a pelo menos 2000 anos antes de Cristo. As práticas ao culto da nação têm seu pilar na ancestralidade e cada forma de culto é passada de geração em geração, o pai ensina para o filho, que ensina para o neto, e assim por diante. A maneira de manter a tradição viva é passar o conhecimento em forma de histórias.

Conhecidas como Itan, essas histórias são contadas às crianças desde pequenas que vão adquirindo o conhecimento dos orixás e mantendo vivo dentro da sua mente, repetindo para seus filhos e assim a tradição é mantida, de forma oral e com muita sabedoria.

Itan - Oxum engana Exu e passa a responder no jogo de búzios.

Oxum morava em seu lindo castelo com seu pai, recebendo vários presentes e tendo tudo que queria, Oxum via que seu pai procurava constantemente Exu para saber do futuro e decidiu pedir a Exú que lhe ensinasse a jogar os búzios também. Porém, Exu se negou a ensiná-la mesmo depois de vários pedidos, sendo assim Oxum que não sabia ouvir não, tinha um plano.

Ela foi até a floresta sombria pedir para as 3 bruxas lhe ensinarem magia para que ela pudesse enganar Exu e as bruxas depois de muita insistência por sua parte a ensinaram. Oxum voltou até Exu e disse que se ele era tão esperto teria que adivinhar o que ela estava segurando. Exú já irritado com Oxum se aproximou e neste momento Oxum soprou um pó mágico nos olhos de Exu.

Os olhos de Exu começaram a arder e com medo que Oxum roubasse seus búzios ele ordenou a Oxum que desse o jogo em suas mãos, assim a cada peça que Oxum passava a Exu, ela ia escrevendo e perguntando sobre a peça. Exu nervoso pelo seus olhos e com medo que Oxum roubasse os búzios, foi falando o que era cada peça sem ao menos perceber.

Oxum muito esperta logo entendeu a quantidade de peças e o que cada uma significava, assim ela volta para casa e conta a seu pai que aprendeu a jogar os búzios, Ifá surpreso e impressionado com Oxum, permite que ela jogasse os búzios, mas apenas na presença de Exu e assim os dois passaram a dividir o jogo de búzios.

Características visuais

Oxum é a senhora do belo, sua beleza é rara e inconfundível, porém ela traz não apenas a beleza física, mas também a espiritual, Oxum traz à tona a beleza interior de cada ser. O Abebé é um leque em forma circular carregado por Oxum, que pode ou não ter um espelho no centro, o dourado e amarelo são as cores de Oxum, que representam o ouro e a riqueza.

O que Oxum representa?

Oxum representa a força, a vitalidade e o empoderamento feminino. Oxum é dona de si e traz em sua irradiação essa força para cada um de nós, bela e guerreira, trava suas batalhas usando a inteligência e sua astúcia, mas também sabe batalhar quando raramente é preciso. Senhora do Ouro ela traz prosperidade em todas as áreas de sua vida.

Sincretismo de Oxum

Oxum no Brasil é sincretizada com Nossa Senhora de Aparecida, ambas carregam a força da maternidade, porém Nossa Senhora representa toda a maternidade, enquanto Oxum é responsável pela concepção. Oxum age no momento exato da fecundação e é exatamente por isso que muitas mulheres com dificuldades para engravidar oferendam a Oxum.

Como agradar Oxum?

Oxum é Iabá que olha pelos seus filhos e está sempre disposta a interceder e a ajudá-los em sua caminhada. Para se conectar a Oxum basta fazer uma oferenda em seu ponto de força e em seguida acender pelo menos uma vez por mês ou sempre que sentir a necessidade, uma vela amarela em seu lar e firmar a sua cabeça em Oxum.

Algumas orações de Oxum

oxum

Orações a Oxum são principalmente chamadas de invocações, pois é essa a energia que você quer atrair naquele momento. Você pode utilizar essas orações para diversas finalidades como no momento de acender a vela, em uma defumação ou ao consagrar um banho de ervas. Cada uma das orações a seguir são poderosas e vai te conectar a energia de Oxum.

Oração de Oxum para prosperidade e proteção

"Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães orixás, ao nosso Pai Maior. Clamo a minha mãe Oxum que me cubra com seu manto sagrado e divino e tire do meu espírito, toda e qualquer energia negativa que possa estar interferindo na minha conexão com a energia da prosperidade.

Peço a Senhora minha mãe do ouro que a fartura e a abundância nunca faltem no meu lar, que eu tenha prosperidade em minha saúde, no meu trabalho, na minha família e amigos. Peço sua benção minha mãe e que todas essas benções transbordem para os meus semelhantes conforme seu merecimento.
Ora ye ye Mamãe Oxum!".

Oração de Oxum para sorte

"Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães orixás, ao nosso Pai Maior. Peço a minha querida e amada mãe Oxum que interceda por mim nesse momento de necessidade, suplico minha mãe que me abençoe neste momento e que _____(faça um pedido para se realizar).

Que a senhora propicie as condições necessárias para que eu possa alcançar esse objetivo conforme o meu merecimento, e que cada energia contrária a esse feito que seja neutralizada e encaminhada para o seu lugar de merecimento. Ora ye ye Mamãe Oxum!".

Oração de Oxum para o amor

"Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães orixás, ao nosso Pai Maior. Oxum minha mãe, senhor do amor divino, peço que derrame em mim a vossa energia, sagrada e divina. Que eu seja preenchido pelas suas energias de amor. Que eu possa me amar acima de tudo e assim atrair para minha vida pessoas que realmente me amem, que me ajudem a crescer e evoluir.

Que eu possa ser uma fonte do seu amor divino na terra, faça de mim uma mensageira do seu amor para todos aqueles que estão precisando de uma ponta de luz e esperança.
Ora ye ye Mamãe Oxum!".

Oração de Oxum para unir casal

"Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães orixás, ao nosso Pai Maior. Peço a senhora minha mãe que ative vossas energias dentro do meu relacionamento, fazendo com que a paixão, o desejo, a conquista e a sedução sejam reativadas e que nós possamos nos amar se essa for a vontade do nosso Pai Criador.

Que meu pai Oxumarê entre em nossos corações, esgotando todo e qualquer tipo de vício ligado ao amor, que o Senhor meu pai, traga a renovação e vitalidade para dentro de cada um de nós.
Ora ye ye Mamãe Oxum! Arrô Boboya Meu pai Oxumarê!".

Oração de Oxum para um amor definitivo

"Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães orixás, ao nosso Pai Maior. Salve minha mãe Oxum, Salve meu pai Oxalá. Peço a vocês meus mestres divinos, que irradiem minha mente, meu corpo e meu espírito com as vossas energias sagradas.

Que Oxum envolva meu espírito com sua energia do amor, me carregando e transbordando essa força dentro de mim, que meu pai Oxalá use o seu poder cristalizador para manter essa energia comigo e que eu tenha tanta energia que seja capaz de doar para outras pessoas, essa pura energia de amor e de fogo divino. Ora ye ye Mamãe Oxum! Épao, èpa bàbá Papai Oxalá!".

Oração de Oxum para trazer o amor de volta

"Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães orixás, ao nosso Pai Maior. Peço à minha mãe Oxum que traga a calma e a serenidade para meu coração e que me ajude a crescer e evoluir, em meus pensamentos e sentimentos.

Que eu possa entender a minha separação e que eu consiga reconquistar o meu amor de volta, se assim for a vontade do nosso Pai Maior. Ora ye ye Mamãe Oxum!".

Outras formas de se conectar com a orixá Oxum

oxum

Oxum não é uma pessoa, não está em uma religião específica. Ela está na natureza, nas águas dos rios e das cachoeiras, a melhor forma de se conectar a ela é ir até o seu ponto de força natural. Você pode tomar um banho para descarregar, pode levar suas guias e deixar alguns presentes, lembrando-se sempre de preservar a natureza.

Tomar um banho na cachoeira ou em um rio para entrar em comunhão com Oxum, não é a mesma coisa de quando vai para se divertir. Não ingira bebida alcoólica e não vá para uma festa, entre, fique e saia com o máximo de respeito. Se você não tem essa possibilidade, não se preocupe, confira abaixo algumas dicas para fazer essa conexão.

Saudação à Oxum

O entoar de cânticos pode agir como um mantra que te coloca em um estado de conexão espiritual e comunhão junto ao orixá, esses pontos repetidos vão te ajudar a entrar nesse estado:

“Ê menina, ê menina
Ê ê oxum da mina
Ê menina, ê menina
Ê ê oxum da mina
Olóomi máà, olóomi máà iyò
Olóomi máà iyò ìyáàgbá, Ó yèyé ó
Aláadé Òsun mi yèyé ó
Aláadé Òsun mi yèyé ó”

“Eu vi mamãe oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio lirulê
Colhendo lírio lirulá
Colhendo lírio
Pra enfeitar o seu gongá"

Oferenda para Oxum

Oferendar Oxum é entrar em comunhão com o Orixá. Em um alguidar de barro coloque frutas diversas como: banana, uva, maçã, graviola, abacate, mamão, maracujá, laranja doce e etc. Corte as frutas e monte de uma maneira bem bonita, lembre-se que Oxum é a senhora da beleza, separe 4 velas amarelas e 7 moedas douradas (de R$1,00 ou R$0,25).

Em um ponto natural ou até mesmo em um espaço reservado em casa, coloque o alguidar com as frutas e coloque as velas em forma de cruz, acenda as velas e faça sua oração para aquilo que deseja. Lembrando que se for fazer em um ponto natural pode substituir o alguidar por uma folha de bananeira que é biodegradável e assim não suja.

Simpatia de mamãe Oxum

As simpatias são fortes firmezas que podem ser utilizadas para diversos fins. A energia da nossa mãe Oxum é muito forte na prosperidade, atrair a prosperidade para vida engloba todas as áreas, seja financeira, saúde ou espiritual. Assim como a atração do amor também, essas simpatias podem te ajudar e muito na sua vida.

Para atrair a prosperidade, pegue um copo ou um pote de vidro, coloque uma camada de um dedo de milho de pipoca, outra camada de lentilha, mais uma camada de feijão. Em seguida coloque uma pedra Pirita, 7 folhas de louro e 7 cravos-da-Índia. Faça uma oração para prosperidade e coloque esse copo na cozinha ou no escritório.

Banho de Oxum

Para atrair o amor, aqueça em uma panela 500ml de água, quando ferver desligue o fogo e coloque pétalas de rosa amarela, espere esfriar e após o banho higiênico jogue esse banho de pétalas e faça uma oração para o amor. Fique 3 minutos sentindo a energia e se seque normalmente. As pétalas podem ser descartadas em um jardim ou em vaso de plantas.

Oxum é a orixá que mantém em equilíbrio as emoções!

oxum

Se inspire em Oxum e aceite o empoderamento, aceite a sedução, aceite a riqueza, aceite a prosperidade, aceite o amor e principalmente, aceite-se como você é. Oxum é a senhora das cachoeiras e dos rios, inspire-se nas águas que não param apesar de uma pedra no caminho, ela circula e continua fluindo, sempre em frente apesar do desafio.

Peça a Oxum o equilíbrio emocional e a sabedoria para lidar com cada situação da maneira correta, em alguns momentos o correto é se calar, em outros usar a sedução das palavras e em outros realmente agir. E é esse discernimento e essa sabedoria que Oxum pode trazer para sua vida quanto mais você se relacionar e se conectar a ela.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!