Banho de hortelã: para que serve? Receitas com manjericão, mel e mais!

Banho de hortelã: para que serve? Receitas com manjericão, mel e mais!

Está cansado mentalmente e se sentindo para baixo? Conheça os benefícios do banho de hortelã e como ele irá ajudá-lo a recuperar o seu bem estar.


Você já tomou banho de hortelã?

Imagem aproximada de plantação de hortelã.

Os banhos com ervas aromáticas são grandes aliados para fortalecer as nossas energias. Uma delas é a hortelã, que tem um poder de reequilibrar e realinhar os nossos chakras, fazendo com que retornemos ao nosso foco.

Existem tipos específicos de banhos de hortelã que irão auxiliar em diversos problemas. O banho de hortelã com alecrim tem o intuito de renovar as energias. Já o banho de hortelã com manjericão, por exemplo, serve para recuperar a harmonia entre o casal. No caso da junção da hortelã com o sal grosso, auxilia na proteção contra as energias negativas.

Cada banho de hortelã tem a sua função para ajudar você a recuperar o seu bem estar. Para que tenha resultados positivos, é necessário ter os ingredientes e seguir o modo de preparo a risca.

Quer conhecer mais sobre os banhos com essa erva e aprender a realizar esse ritual? Acompanhe esse artigo, anote todos os ingredientes e desfrute desse banho carregado de energias, para que possa recuperar a sua disposição e equilíbrio!

Instruções sobre o banho de hortelã

Folhas de hortelã dentro de recipiente branco, juntamente de esmagador da mesma cor.

A hortelã é uma erva aromática originária da Ásia, conhecida pelos seus benefícios terapêuticos, principalmente para o relaxamento. É capaz de sobreviver a qualquer circunstância, desde que tenha água. É uma erva facilmente encontrada, favorecendo na hora da preparação dos banhos energéticos.

O banho de hortelã é um banho energizante, capaz de realinhar as energias e recolocar a pessoa de volta em seu caminho. Ele purifica o espírito, protege e fortalece a mente. Esse realinhamento da sua energia traz de volta o bem-estar e devolve a animação para viver.

Confira agora os principais tipos de banhos de hortelã, como banho na Umbanda, banho de hortelã com mel, alecrim, e muito mais!

A hortelã na Umbanda

Na Umbanda, a hortelã é conhecida por ter o poder de equilibrar e reconstruir o campo energético. Isso ocorre porque ela ajuda a eliminar toda a energia negativa que estamos carregando.

O seu poder terapêutico consegue combater as enfermidades espirituais e físicas, provocando uma sensação de paz e bem-estar após a sua utilização.

Por conta do seu poder de equilíbrio e renovação, a hortelã é a erva escolhida nos banhos e defumações de Xangô, Oxalá, Yemanjá e Oxóssi. Além destes, também é utilizada na linha dos Erês.

Indicações

Os banhos com hortelã são indicados para pessoas que estão se sentindo para baixo. Problemas diários, medo e acúmulo de energia negativa são solucionados com a ajuda dessa erva, fazendo com que você se sinta renovado e pronto para encarar a vida novamente.

Benefícios

Confira os benefícios do banho de hortelã:

- Ajuda a eliminar as energias negativas;
- Realinha os chakras;
- Traz de volta a coragem;
- Alivia as dores e o cansaço;
- Harmoniza as relações;
- Equilíbrio emocional;
- Renova as energias;
- Abre os caminhos financeiros.

Preparando-se para o banho

Como em todo ritual de banhos, é importante manter os seus pensamentos pensativos. Não é hora de pensar nos problemas ou que tudo dará errado. É o momento de ter fé e acreditar que dias melhores virão. Enquanto seleciona os ingredientes e faz o ritual, mentalize coisas positivas, faça a oração de sua preferência e mantenha a sua cabeça focada nesse momento especial.

Dê preferência a realizar esse ritual durante o dia, para obter resultados mais promissores. Siga o modo de preparo rigorosamente para que o seu banho tenha o efeito desejado.

Banho de hortelã e alecrim

Folhas grandes de alecrim em superfície de madeira clara.

A junção da hortelã com o alecrim promove a renovação energética. Ao tomar esse banho, você sentirá o seu corpo carregado com energia positiva e um profundo relaxamento. Você estará carregado de boas vibrações e só atrairá boas energias por onde passar.

Aprenda aqui como realizar o banho de hortelã com alecrim, como manejar os ingredientes e como se portar após o banho.

Indicações

O banho de hortelã com alecrim é indicado para pessoas que buscam energizar o corpo e a mente. A junção desses dois elementos criará um campo de energia positiva que você sentirá da cabeça aos pés. Além disso, é um ótimo aliado na busca da prosperidade.

Ingredientes

• 2 ramos de hortelã;

• 3 ramos de alecrim;

• 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

• Em um recipiente, despeje os 2 litros de água e adicione as ervas de hortelã e alecrim;

• Deixe ferver até virar um chá, desligue o fogo e coe;

• Deixe essa mistura descansando por 10 minutos antes de utilizá-la;

• Tome o seu banho higiênico normalmente e, depois que finalizar, despeje essa mistura do pescoço para baixo. Pense em coisas boas durante o processo e, se possível, faça uma oração.

Após o banho

Após o seu banho de hortelã com alecrim, procure não sair de casa. O ritual te deixará relaxado e sonolento, então aproveite esse momento para descansar e curtir a energia mais tranquila. Se possível, vista-se com roupas claras.

Banho de hortelã com mel

Mel sendo despejado em colher, caindo, também, em recipiente abaixo dela.

O banho de hortelã com mel é dedicado ao emocional e auxilia pessoas que estão com dificuldades de compreender os seus sentimentos. O efeito da combinação da hortelã com o mel trará de volta o seu equilíbrio emocional e a habilidade de lidar com problemas. Confira abaixo os ingredientes e como realizar este banho poderoso.

Indicações

O banho de hortelã com mel é o ritual ideal para quem busca a estabilidade emocional. A junção da hortelã com o mel será a sua aliada nessa jornada em busca de uma vida emocionalmente tranquila, te ajudando em possíveis problemas que possam te abalar futuramente.

Ingredientes

• 10 folhas de hortelã fresca;

• 1 colher de sopa de mel;

• 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

• Coloque a água em um recipiente e leve até o fogo;

• Adicione a colher de mel, dissolvendo-o na água;

• Quando o mel dissolver acrescente as folhas de hortelã frescas, uma a uma. Nesse momento, mantenha os pensamentos positivos;

• Após o seu banho higiênico, derrame essa mistura do seu pescoço para baixo enquanto realiza as suas orações e faz pedidos positivos ao universo;

• Finalize esse ritual enxugando-se de maneira calma e, caso sobre mistura, descarte na natureza ou em água corrente.

Após o banho

O momento posterior ao banho deve ser de total calmaria. Evite situações em que você possa se estressar, principalmente em primeiro momento. Busque atividades que promovam relaxamento e felicidade.

Banho de hortelã com manjericão

Folhas de manjericão, erva utilizada no preparo do banho de hortelã, dentro de peneira branca.

O banho de hortelã com manjericão traz de volta a harmonia entre casais. Às vezes, a rotina e os problemas do dia a dia acabam desgastando a relação, fazendo com que os parceiros se afastem. Após realizar esse banho, os dois se sentirão mais próximos e em sintonia novamente. Quer recuperar a sincronia com o seu parceiro? Siga o passo a passo de realização deste ritual.

Indicações

O banho de hortelã com manjericão é indicado para pessoas que estão passando por problemas no relacionamento. Você pode fazer esse banho individualmente ou com o seu parceiro. É um ritual que tem o intuito de recuperar a harmonia entre duas pessoas em um relacionamento.

Ingredientes

• 5 folhas de hortelã;

• 5 folhas de manjericão;

• Pétalas de rosa branca;

• 2 litros de água filtrada;

• Toalhas novas na cor azul.

Modo de preparo

• Em um recipiente, acrescente a hortelã, o manjericão, as pétalas de rosa branca e a água;

• Leve essa mistura ao fogo e deixe ferver por alguns minutos;

• Desligue o fogo e aguarde alguns instantes enquanto a mistura fica morna. Ao esfriar, coe essa infusão.

• Tome o seu banho higiênico junto com o seu parceiro ou sozinho. Quando estiverem limpos, jogue a mistura do pescoço para baixo. Mentalizem coisas boas e peçam que a harmonia entre vocês retorne.

• Ao finalizar, se sequem com as toalhas azuis. Durante os próximos 3 meses, vocês não devem reutilizá-las.

Após o banho

Após o ritual com o banho de hortelã e manjericão, aproveite o tempo com o seu amor e façam atividades que os dois costumavam fazer antes. Deixe bem claro o seu amor para com o seu parceiro e como você fica feliz quando está na companhia dele.

Banho de hortelã com sal grosso

Jarro de sal grosso apoiado em superfície, com os grãos espalhados por ela.

A união da hortelã com o sal grosso proporciona um campo de proteção em torno da pessoa que realiza este banho. Esse escudo trará segurança e afastará todas as energias negativas que possam se aproximar. Anote os ingredientes para o banho de hortelã com sal grosso e renove a sua energia!

Indicações

O banho de hortelã com sal grosso é indicado para quem está sobrecarregado de energias negativas e sente a necessidade de uma renovação energética, de forma a expulsar toda a negatividade do seu corpo e dar lugar às vibrações positivas.

Ingredientes

• Folhas de hortelã fresca (aproximadamente 10 unidades);

• 2 colheres de sopa de sal grosso;

• 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

• Em um recipiente, coloque os 2 litros de água e o sal grosso;

• Leve ao fogo e ferva até que o sal se dissolva. Acrescente a hortelã, espere por mais 5 minutos e desligue o fogo;

• Tampe o recipiente e aguarde por aproximadamente 20 minutos;

• Tome o seu banho higiênico. Quando finalizar, despeje a mistura do seu pescoço para baixo, mentalizando todas as energias negativas se esvaindo junto com a água, de forma que você se preencha com energias positivas.

Após o banho

Ao finalizar esse ritual de proteção, vista-se com roupas claras e deite-se em sua cama. Busque tomar esse banho antes de se deitar, justamente para não ter que realizar nenhuma atividade em seguida, e evite interações com outras pessoas. Use esse momento para meditar e mentalizar coisas boas.

Banho de hortelã, guiné e alecrim

Folhas secas de alecrim, erva utilizada para preparo de banho junto de hortelã e guiné, dentro de recipiente azul.

A combinação de hortelã, guiné e alecrim tem o poder de abrir os caminhos dos estudos para quem realiza o banho com essas ervas. Estudantes e vestibulandos procuram esse banho para obter uma boa nota em sua prova. Aprenda abaixo como preparar esse ritual!

Indicações

O banho com hortelã, guiné e alecrim é indicado para pessoas que vão realizar uma prova muito importante e querem garantir uma boa nota. Seja ela a sua prova final, a prova para entrar na faculdade ou para passar em um sonhado concurso público, tome esse banho dias antes da sua prova, de forma a abrir a sua mente.

Ingredientes

• 10 folhas de hortelã;

• 1 ramo de alecrim;

• 10 folhas de guiné;

• 2 litros de água filtrada;

• 1 vela verde;

• 1 copo de água.

Modo de preparo

• Em um recipiente, amasse todas as ervas e acrescente os 2 litros de água filtrada;

• Leve ao fogo e deixe essa mistura ferver por 5 minutos. Coe o chá e coloque em outro recipiente para que possa realizar o seu banho;

• Após tomar o seu banho higiênico, despeje essa mistura do seu pescoço para baixo, mentalizando o bom resultado em sua prova.

Após o banho

O indicado é que você realize o banho de hortelã, guiné e alecrim antes de dormir. Ao finalizar, acenda a vela verde e coloque o copo de água ao lado. Recomenda-se rezar um Pai Nosso ou uma oração à sua escolha.

Banho de hortelã, açúcar e rosas vermelhas

Prato branco com rosas de pétalas vermelhas, ingrediente que pode ser aproveitado no banho de hortelã.

A união de hortelã, açúcar e rosas vermelhas criará uma aura atrativa em volta da pessoa que realizar o banho com esses ingredientes. Esse ritual será um grande aliado na hora da paquera, de forma a despertar o interesse de outras pessoas em você. Quer arrasar na paquera? Confira os ingredientes e modo de preparo e realize este banho!

Indicações

O banho de hortelã, açúcar e rosas vermelhas é carregado em aroma e indicado para pessoas que querem se sentir mais atraentes. Se chamar a atenção e atrair todos os olhares por onde passa é o seu intuito, este ritual é perfeito para você.

Ingredientes

• 3 ramos de hortelã;

• 2 colheres de sopa de açúcar;

• 5 pétalas de rosa vermelha;

• Algumas gotas do seu perfume favorito;

• 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

Escolha uma noite de lua cheia para realizar este ritual;

• Em um recipiente à sua escolha, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo por aproximadamente 5 minutos;

• Quando ferver, desligue o fogo e deixe a mistura descansando por alguns minutos, até que ela fique morna;

• Tome o seu banho higiênico e despeje essa mistura da sua cintura para baixo. Atraia pensamentos positivos durante o banho. O ideal é fazer esse ritual durante uma noite de lua cheia.

• Caso sobre mistura, despeje o restante em água corrente.

Após o banho

Quando finalizar o ritual, não se seque com a toalha, mas deixe o seu corpo secar naturalmente. Vista-se com peças de roupa clara e aproveite todos os benefícios desse banho.

Banho de hortelã, sal grosso e pétalas de lírio

Flor de lírio, ingrediente que pode ser utilizado junto da hortelã para a preparação de banho.

A união da hortelã com o sal grosso e as pétalas de lírio ajudará na construção de uma aura confiante. Após tomar o banho feito com esses ingredientes, você se sentirá capaz de realizar qualquer coisa e encarar qualquer situação.

Com o seu corpo carregado dessa energia, você se sentirá ágil na realização das tarefas e pronto para tomar qualquer decisão. Confira os ingredientes dessa receita e faça esse banho ainda hoje!

Indicações

O banho de hortelã com sal grosso e pétalas de lírios é indicado para aqueles que precisam de um empurrãozinho para as tomadas de decisão. Este banho trará a energia necessária para você se sentir corajoso e ágil diante de qualquer situação que exija concentração mental.

Ingredientes

• 3 folhas de hortelã;

• Pétalas de uma flor de lírio;

• 1 colher de sal grosso;

• 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

• Em um recipiente, coloque todos os ingredientes;

• Leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Durante esse processo, coloque uma música alto astral e pense em coisas positivas.

• Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar por alguns minutos;

• Tome o seu banho higiênico. Ao finalizar, despeje a mistura do seu pescoço para baixo. Enquanto a água escorre, peça ao universo energias positivas, poder de decisão e a coragem necessária para encarar os seus problemas;

• Caso sobre mistura, descarte em água corrente.

Após o banho

Depois de tomar esse banho carregado de energia, faça atividades que elevem o seu astral. Coloque músicas alegres ou realize qualquer atividade que te deixe feliz. Curta esse momento.

Dúvidas comuns sobre banho de hortelã

Mulher virada de costas, tomando banho de chuveiro.

Depois de conhecer vários banhos com hortelã, podem surgir algumas dúvidas básicas como, por exemplo, quem pode prepará-lo e de quanto em quanto tempo pode realizar ele novamente. Veja as respostas para essas perguntas logo abaixo.

Qualquer pessoa pode fazer o banho de hortelã?

O banho de hortelã não possui contraindicações. Qualquer pessoa que estiver se sentindo sobrecarregada e sem disposição pode realizar esse ritual. No entanto, caso possua algum tipo de alergia a qualquer ingrediente, é indicado cautela e a opinião de um médico.

De quanto em quanto tempo posso fazer o banho de hortelã?

O banho deve ser realizado sempre que você sentir cansaço mental, desgaste, sem vontade de realizar as suas tarefas cotidianas e quando tudo parece estar dando errado.

Se preferir, realize esse banho uma vez ao mês, para que a sua energia seja renovada com certa frequência e você se sinta mais confiante.

O banho de hortelã funciona mesmo?

Mulher aconchegada, tomando banho em banheira, enquanto tem pequenas velas em volta.

Como em qualquer simpatia ou ritual, para que o banho de hortelã funcione é necessário que a pessoa acredite nele. Nada que é feito com desdém e sem fé dá resultado. Realizar esse processo com medo e incertezas também não ajudará muito.

Quanto mais energias negativas envoltas durante a realização dessa simpatia, mais tempo irá demorar para conseguir os resultados almejados. Ao passo que quanto mais você estiver focado no seu objetivo e tiver certeza do que deseja, mais rápido você colherá os benefícios do seu banho.

A hortelã é uma erva poderosa que renova as suas energias e realinha os seus chakras. Por isso, acredite na capacidade dela, e você verá os resultados dos seus benefícios em sua vida. Todos os banhos listados neste artigo são para trazer melhorias para o seu dia a dia e contribuir com o seu bem estar.

Tenha fé, realize o ritual da maneira correta, mentalize coisas positivas que, em breve, você colherá todos esses frutos. Agora que aprendeu todas essas receitas, faça o banho que você precisa e se identifica e aproveite ao máximo esse ritual!

Autor deste artigo

Jornalista que de tanto gostar de signos e sonhos, agora está escrevendo sobre eles. Gosto de livros de fantasia, conteúdo geek e tenho uma leve queda por Reality Show.

Palavras-chave relacionadas


ervas banhos

Artigos relacionados


Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Sal e louro são temperos tradicionais da culinária que quando acrescentados ao banho tornam-se poderosos aliados para a abertura de caminhos para o sucesso!


Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Auxiliando os processos de transformação, os banhos de ervas são capazes de promover uma troca energética e de proporcionar um equilíbrio pleno. Saiba mais!


Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Deseja afastar a inveja, o mau olhado e as energias negativas do seu caminho? Conheça aqui o poderoso banho de 7 ervas e aprenda como prepará-lo!


Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Os banhos de Oxalá são excelentes para a vida e para saúde. Alguns deles curam até mesmo dores físicas, você sabia? Entre aqui e saiba mais!


Banho de leite: aprenda 8 receitas para descarrego, amor e mais!

Banho de leite: aprenda 8 receitas para descarrego, amor e mais!

O banho de leite é ideal para saúde da pele, e também para limpar as energias negativas, atrair amor, proteção espiritual e prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.