Dia de São Miguel: Comemoração, história do Arcanjo, aparições e mais!

Dia de São Miguel: Comemoração, história do Arcanjo, aparições e mais!

O Dia de São Miguel é marcado por homenagens carregadas de petições e agradecimentos. Conheça tudo sobre o Dia do Arcanjo aqui!


Considerações gerais sobre o Dia de São Miguel Arcanjo

Quadro de São Miguel segurando uma balança

São Miguel é um ser celeste presente em muitas religiões. Mesmo com ritos diferentes, fiéis de variadas crenças são unânimes em considerar o Arcanjo como o mais importante de todos os anjos de Deus. Tanto que existe o Dia de São Miguel, onde devotos se reúnem para prestar homenagens ao anjo guerreiro.

Miguel é líder de todos os anjos e enviado para proteger as pessoas contra os espíritos malignos. Como é um anjo de guerra, ele é o mais capacitado para livrar os filhos de Deus dos poderes dos anjos malignos. Na data comemorativa de São Miguel, os devotos costumam realizar pedidos de proteção e agradecimentos.

Agora, você rá conhecer este importante arcanjo.

Dia de São Miguel, Origem, Quaresma e oração

Pintura do arcanjo São Miguel em parede

Toda data comemorativa tem uma história por trás. Com o Dia de São Miguel não seria diferente. A seguir, você vai conhecer mais sobre o Dia do Arcanjo, a origem da comemoração, quaresma e como é a oração de São Miguel. Veja!

O Dia de São Miguel

O Dia de São Miguel é comemorado no dia 29 de setembro. Diferente de outros Arcanjos, São Miguel é um anjo que está presente em diversas religiões, as principais são o judaísmo, catolicismo, umbanda e islamismo. Ainda que com ritos diferentes, todos os fiéis das religiões citadas utilizam a data para prestigiar o Arcanjo.

Mas além de lembrar do ser celestial, os devotos costumam fazer pedidos de cura e proteção a São Miguel, já que ele é padroeiro nas batalhas, cura os enfermos e protege os filhos de Deus contra os espíritos malignos. Na cultura cristã, o Arcanjo também é considerado como líder do exército de Deus.

A origem do dia de São Miguel

A comemoração do Dia de São Miguel surgiu da tradição cristã. As homenagens são realizadas no dia 29 de setembro, mas não se tem registros sobre as razões que levaram à escolha da data. As pesquisas e estudos do professor Richard Johnson apenas relatam que as Igrejas Medievais na Inglaterra homenageavam São Miguel no dia 29 de setembro.

A partir daí, todas as religiões que celebram a imagem do Arcanjo prestam homenagens na mesma data. Na comemoração, os fiéis costumam realizar pedidos, agradecer pelos livramentos recebidos e acender velas em orações. Também decoram o ambiente com várias imagens de São Miguel.

A Quaresma de São Miguel

Fora os domingos, a Quaresma de São Miguel dura 40 dias. O processo começa no dia 15 de agosto e termina em 29 de setembro, no Dia de São Miguel. Neste período de 40 dias os fiéis costumam render homenagens ao Arcanjo. Geralmente, são feitas orações e até mesmo agradecimentos pelos livramentos recebidos. Afinal, São Miguel é protetor.

A Quaresma é praticada principalmente pela religião Católica, mas algumas comunidades cristãs também prestam honra ao Arcanjo neste período. Por isso, independente de sua religião, você pode aproveitar a Quaresma para fazer os seus pedidos a São Miguel, acender uma vela e homenagear o Arcanjo.

Cura, proteção e remoção de obstáculos através de São Miguel

Devido às histórias de vitória contra o mal de São Miguel, o Arcanjo se tornou guardião e líder dos filhos de Deus. O Anjo costuma ser invocado em situações difíceis, quando os fiéis precisam enfrentar certas dificuldades e remover obstáculos. No Dia de São Miguel, muitos pedidos são feitos a ele, havendo relatos de recebimento de forças para lidar com os desafios da vida.

Mas além do socorro em tempo oportuno, o ser celestial também atua na cura de enfermidades, tanto do corpo como da alma, curando os enfermos e amargurados de espírito. Como é um ser celeste, tem potencial para vencer as forças malignas que podem atormentar as pessoas vivas.

São Miguel como réquiem na hora da morte

Réquiem é um tipo de missa realizada para os fiéis falecidos. Os cristãos a fazem para que o falecido seja conduzido ao Céu de forma segura e sem distrações. Geralmente, o Arcanjo São Miguel é considerado como réquiem que leva os mortos a Deus em segurança e paz.

Os fiéis acreditam que após a morte, a pessoa pode ser tentada por espíritos malignos a tomar um outro rumo em direção ao inferno. Para isso não acontecer, uma oração ao Arcanjo precisa ser feita a fim de que São Miguel guie a alma dos falecidos e os proteja contra as forças do mal. No Dia de São Miguel, muitos fiéis utilizam o anjo como Réquiem.

Oração de São Miguel

São Miguel é um Arcanjo de guerra e proteção. Por esse motivo, a oração a essa entidade é envolvida por pedidos de guarda nas guerras e livramento das forças do mal. Para os fiéis, no Dia de São Miguel, a oração não pode faltar e deve ser feita assim:

“São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio. Deus o submeta, encarecidamente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder almas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

A história de São Miguel, importância simbólica e aparições

Janela de uma igreja com pintura do arcanjo São Miguel

Para entender melhor o tamanho significado do Dia de São Miguel é fundamental conhecer a história do Arcanjo, sua importância simbólica e as aparições do anjo na terra e nos escritos sagrados. Saiba mais nos próximos tópicos.

História de São Miguel Arcanjo

A história de São Miguel Arcanjo é marcada por proteção, justiça e arrependimento. Isso porque, o Arcanjo é aquele que realiza a guarda dos filhos de Deus e protege toda a igreja do Senhor, sendo um ótimo guerreiro contra as várias forças do mal. Por essa razão, São Miguel é padroeiro dos paramédicos, paraquedistas e nas batalhas.

O Anjo também é considerado o Arcanjo do arrependimento e da justiça. Todas as características do Arcanjo fazem jus ao significado do seu nome que quer dizer “Quem como Deus”. Sendo assim, o Dia de São Miguel é uma data religiosa bem importante para os fiéis.

Importância simbólica do Arcanjo

A figura do Arcanjo São Miguel é representada por uma capa vermelha, em uma das mãos está uma espada e em outra se encontra uma balança. Esses três objetos simbolizam a proteção, defesa e justiça. Sendo assim, São Miguel é o ser celestial responsável por proteger os fiéis contra as poderosas forças do mal.

O termo “Arcanjo” refere-se à posição de liderança que São Miguel ocupa em relação aos demais anjos. Ele é um líder, guerreiro e defensor. Por esse motivo, os devotos sempre recorrem ao Arcanjo quando precisam de proteção para enfrentar alguma situação. Também, são feitos pedidos de libertação e livramento contra espíritos malignos.

Aparições de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo apareceu certa vez para o Bispo de Siponto pedindo para que ele desenvolvesse uma igreja na caverna do Monte Gargano a fim de reunir os fiéis novamente na devoção, proteção e amor do Arcanjo. Outra aparição do Anjo na história da humanidade foi na região de Colossos, onde São João Evangelista anunciou que São Miguel iria proteger a cidade.

Por conta dessas duas citações importantes, o Dia de São Miguel vem sendo comemorado para exaltar, agradecer e principalmente realizar pedidos ao Arcanjo. Muitos aproveitam o Dia do Anjo para fazer pedidos de curas, afinal, depois que São João Evangelista anunciou São Miguel como protetor, muitos doentes passaram a invocar cura ao Arcanjo na porta da cidade.

Referências a São Miguel

São Miguel pintado em uma janela olhando para baixo

São Miguel é citado em diversas referências Bíblicas, tanto na Bíblia Hebraica, quanto no Novo Testamento, nos livros Apócrifos e nos Manuscritos do Mar Morto. Com referências importantes, o Dia de São Miguel tem razão de existir. Saiba mais sobre isso nos tópicos abaixo.

Na Bíblia Hebraica

A primeira citação de São Miguel foi na Bíblia Hebraica, que é o livro sagrado dos judeus. Na tradução hebraica o nome São Miguel significa “quem como Deus” ou “aquele que é semelhante a Deus”. O Arcanjo luta contra as forças do mal nas regiões celestiais para dar a vitória aos filhos de Deus.

Uma dessas vitórias do Anjo está registrada no Livro de Daniel, onde ele aparece 3 vezes. Em certa ocasião, o profeta Daniel estava orando a Deus durante 21 dias, quando nesse período estava São Miguel lutando contra espíritos malignos. Após o período de oração do profeta, São Miguel venceu a batalha e entregou a vitória a Daniel.

Novo Testamento

O Novo Testamento é uma parte da Bíblia Sagrada composta por livros escritos após a morte de Jesus Cristo. Nele estão contidos os Evangelhos, que contam a vida e obra de Jesus, Cartas do Apóstolo Paulo e outros livros de escritores gerais, como o Livro de Pedro, Tiago e João, por exemplo.

São Miguel surge no Livro do Apocalipse, escrito por João, um dos discípulos de Jesus. Em Apocalipse, o Arcanjo surge em lutas contra os poderes malignos. Especificamente, São Miguel lidera e vence as guerras contra os demônios em prol dos filhos de Deus. No Dia de São Miguel, essas lutas costumam ser lembradas pelos fiéis.

Apócrifos

O Arcanjo São Miguel surge nos Livros Apócrifos, textos que não tiveram inclusão na Bíblia dos cristãos. No Livro dos Jubileus, São Miguel teve participação especial na elaboração da Torá, que nada mais é do que um agrupamento das leis de Deus que os judeus ortodoxos seguem até hoje.

A Torá foi escrita por Moisés, um grande líder do povo hebreu que libertou Israel do Egito rumo à Terra Prometida. São Miguel aparece no Livro orientando Moisés a escrever os textos. Segundo a tradição hebraica, com as instruções do Anjo, o líder do povo escreveu todo o conteúdo da Torá.

Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos em 1940 nas regiões do Mar Morto, em uma caverna chamada Qumran. Devido a sua recente descoberta, muitos fiéis não conhecem esses manuscritos. Mas atualmente eles possuem grande significado para o povo judeu, tanto que esses textos foram incluídos nos Essênios Judaicos.

São Miguel aparece nesses textos em uma certa batalha contra demônios. Por essa característica de guerra do Arcanjo, no Dia de São Miguel os fiéis pedem proteção e livramento contra espíritos malignos. Assim como o Anjo teve capacidade para vencer diversas guerras do passado, também tem habilidade para ajudar os devotos.

Os demais arcanjos

Arcanjos pintados no teto de um templo

Além do Arcanjo São Miguel, existem outros seis que compõem a lista dos sete principais Arcanjos. Apesar de existir o Dia de São Miguel, é importante saber da existência dos outros anjos para pedir ajuda em situações específicas. Conheça a seguir o Arcanjo Gabriel, Rafael, Uriel, Baraquiel, Jegudiel e Salatiel.

Arcanjo Gabriel

O Arcanjo Gabriel é o anjo mensageiro, aquele que anuncia revelações de Deus e, geralmente, as notícias são muito boas. Por esse motivo, quando o fiel precisa de algum milagre ou certo tipo de direcionamento para a sua vida, uma oração dirigida ao anjo Gabriel é uma excelente escolha.

O anjo teve forte presença em momentos importantes para os filhos de Deus. Anunciou ao profeta Daniel a vinda do Messias à Terra. Visitou a virgem Maria revelando que ela iria dar à luz a Jesus Cristo, aquele que iria salvar a humanidade. Além disso, forneceu todas as orientações necessárias para Maria e José quanto ao nascimento do salvador.

Arcanjo Rafael

A principal função do Arcanjo Rafael é proteger. O Livro de Tobias relata a proteção do anjo com o autor em toda sua trajetória terrena. Tanto na viagem quanto no processo de locomoção, o anjo esteve com Tobias, o livrando de todos os males e perigos da estrada.

Além disso, também tem potencial de cura. No hebraico, o nome Rafael significa “curador divino”. “Rafa” quer dizer “cura” e “El” quer dizer "Deus''. Dentre todos os Arcanjos, Rafael foi o único a se despir de sua divindade e andar pela terra com os homens na forma humana. Por isso, ele sabe muito bem como ajudar as pessoas em momentos difíceis.

Arcanjo Uriel

Se você deseja melhorar sua qualidade de vida e não sabe por onde começar, então pode recorrer ao Arcanjo Uriel. Isso porque, Uriel é o anjo responsável por fornecer criatividade aos fiéis, os ajudando a tornar a caminhada nesta terra mais interessante e prazerosa. Ele age em muitas áreas da vida do ser humano fornecendo ideias revolucionárias.

Mas o Arcanjo Uriel também auxilia os devotos em casos de emergências espirituais. Em pedidos de socorro imediato, o Anjo está ali para ajudar as pessoas. Além disso, tem ótima atuação em situações de injustiça. Apresenta como significado o nome “fogo de Deus”, revelando seu firme desempenho na felicidade dos religiosos.

Baraquiel

Em um dos Livros de Enoque, está registrado o Arcanjo Baraquiel, considerado o anjo da luz. Como um dos sete principais arcanjos, Baraquiel é citado como líder de aproximadamente 496.000 anjos, todos sendo ministrados pelo Arcanjo, obedecendo suas diretrizes. No Céu, ele ocupa a segunda posição dos principais arcanjos.

Como função, Baraquiel se ocupa pelo regulamento dos anjos. Sua principal atuação está nas regiões celestiais, administrando o exército angelical para influenciar positivamente a vida dos fiéis. Caso algum devoto invoque o Arcanjo Baraquiel, claridade no caminhar pode ser fornecida. Como é um anjo de luz, ele pode esclarecer os passos do fiel.

Jegudiel

Diferente de outros arcanjos, o Anjo Jegudiel não é encontrado em nenhum livro sagrado. Não há qualquer menção, citação ou referência ao arcanjo nem mesmo nos Livros Apócrifos. Mas apesar disso, Jegudiel é amplamente aceito pela igreja ortodoxa, devido a história e função do anjo na vida dos trabalhadores.

Jegudiel foi incluído na lista dos sete arcanjos do Monge Amadeus Menez de Silva. De acordo com a crença, o anjo é protetor daqueles que trabalham arduamente, principalmente na obra de Deus. Os que empregam dedicação ao seu trabalho, Jegudiel recompensa. Porém, como não é muito conhecido, poucos fiéis invocam o Arcanjo.

Salatiel

Salatiel é um Arcanjo de oração. Junto a Deus, ele faz súplicas pelo bem dos filhos do Senhor e está clamando pela salvação e saúde das pessoas de toda a Terra. Nos escritos sagrados, o Arcanjo aparece no terceiro Livro de Esdras orientando as pessoas a tomarem decisões.

Além disso, algumas pessoas sugerem ser Salatiel o anjo que aparece para Agar quando ela foi para o deserto, episódio relatado no Livro de Gênesis. Como é aquele que faz súplicas pelo povo de Deus, os fiéis podem invocar o Arcanjo em prol de socorro. Em momentos de grande aflição, Salatiel pode ir ao encontro do devoto fiel.

Os pedidos feitos ao Arcanjo no Dia de São Miguel têm mais força?

Quadro do arcanjo São Miguel segurando sua espada

Independente da data comemorativa, São Miguel pode ser invocado em qualquer época do ano. Sempre que as pessoas precisam de uma cura, um livramento ou pedido de justiça, o Arcanjo está lá pronto para socorrer os filhos de Deus. A função do anjo é ajudar o povo, por isso está sempre disposto a prestar auxílio.

Porém, no Dia de São Miguel, muitos costumam separar o dia para fazer pedidos especiais ou aquelas petições que foram acumuladas ao longo do ano. Acredita-se que o Arcanjo escuta essas orações e as atende imediatamente. É por essa razão que os devotos creem na força dos pedidos feitos na data comemorativa.

No entanto, é importante ressaltar que São Miguel é um ser celestial. A pessoa precisa ter fé na existência do anjo e crer que seus pedidos serão realizados. De nada adianta você pedir e não confiar que o Arcanjo vai entregar a sua vitória.

Mas, agora que você conhece toda a história de São Miguel, pode cultivar uma fé racional e receber ajuda sempre que precisar.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!