Confira orações de São João Batista novena, história e mais!

Confira orações de São João Batista novena, história e mais!

Conheça mais sobre a história, a origem e as orações para São João Batista, o último dos profetas de Jesus!


Quem foi São João?

São João Batista

São João Batista nasceu em Israel, em uma cidade chamada Aim Karim, que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Segundo a literatura cristã, São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno e veio ao mundo com o propósito de anunciar a chegada do filho de Deus.

Em sua vida adulta, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados através do batismo. Ele batizava o povo de Jerusalém, hoje conhecido como primeiro sacramento do cristianismo. Na Bíblia, no Novo Testamento, São João Batista foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que este traria para todos.

Batista era a voz que gritava no deserto e comunicava a chegada do Salvador. Depois dele, não houve mais nenhum profeta em Israel. Continue lendo e conheça a história da origem, da morte e da devoção a São João Batista!

Conhecendo mais sobre São João

São João batizando Jesus.

São João Batista é o único santo que tem duas datas celebradas pelo calendário cristão. Sua santidade é comemorada em 24 de junho, que é a data de seu nascimento, e também no dia 29 de agosto, em memória ao dia em que foi martirizado.

Com um nascimento milagroso, São João Batista foi primo de Jesus e trabalhou para evangelizar o povo de Jerusalém. Conheça mais sobre a história desse profeta a seguir!

Origem e história

O pai de São João Batista foi um sacerdote do templo de Jerusalém e seu nome era Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Acreditava-se que Isabel era estéril, porque, embora casada há bastante tempo, não havia engravidado, também por já estar em idade avançada.

Segundo a lenda, enquanto Zacarias trabalhava, recebeu a visita do anjo Gabriel, anunciando que sua esposa teria um filho e que este deveria se chamar João. O mesmo anjo apareceu para Maria, revelando que ela seria a mãe de Jesus e que sua prima também geraria uma criança. Maria foi visitar a prima já grávida que, com sua presença, sentiu no ventre João mexendo em festa.

Então, Isabel combinou com Maria que, quando o menino nascesse, eles iriam avisar a todos, acendendo uma fogueira na frente da casa e erguendo um mastro como sinal do nascimento. Foi assim que, em uma noite estrelada, João nasceu e seu pai fez o sinal com o fogo, que se tornou símbolo das festas juninas.

Com o sinal, Maria foi até a casa da prima, levando uma capelinha e um feixe de folhas secas e perfumadas como presente para o recém-nascido.

A morte de São João

Após o falecimento dos pais, São João Batista foi morar no deserto, onde passou por provações e ficou conhecido como profeta. Após anos de andanças e orações, passou a anunciar a vinda do filho de Deus e a necessidade do batismo como primeiro sacramento cristão. Muitas pessoas passaram a procurar João para se livrar de seus arrependimentos e serem batizadas.

Jesus também procurou seu primo e pediu o batismo. Foi então que, ao vê-lo, João proferiu: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ao receber o pedido de Jesus, João respondeu: “Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?”. Segundo a história, isso aconteceu em uma aldeia chamada Adão, em que João pregou a respeito “daquele que viria”, antes de batizar Jesus.

Nesta mesma aldeia, ele acusou o Rei Herodes de ter ligações com a sua cunhada, Herodíades. Essa acusação foi pública e, ao saber disso, Herodes mandou prender João. Ele foi preso e ficou em uma fortaleza por 10 meses.

Salomé, a filha de Herodes, pediu ao pai para que não só prendesse João Batista, mas que também o matasse. Ele foi decapitado, e sua cabeça entregue ao rei em uma bandeja de prata. Esta imagem é retratada em vários quadros da arte cristã.

Características visuais

Nas artes, as cenas de São João batizando Jesus e de sua cabeça sendo entregue a Salomé em uma bandeja foram retratadas por diversos artistas, inclusive Leonardo da Vinci. Na pintura a óleo de da Vinci, há características visuais controversas e que geraram polêmicas sobre o seu significado. Nela, São João Batista é representado com a mão apontada para cima e com um sorriso enigmático.

Ainda na imagem, João Batista tem o tronco com certa solidez e força, o rosto tem uma delicadeza e misteriosa suavidade, que parecem contradizer a personalidade de São João descrita pela Bíblia, retratado como o intransigente pregador do deserto.

Assim, muitos acreditam que da Vinci tenha escolhido retratar São João no momento seguinte ao batismo de Cristo, quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba.

Em algumas representações, São João Batista aparece com uma flâmula, que contém um texto em latim: 'Ecce Agnus Dei', o que quer dizer: 'Eis o Cordeiro de Deus'. Diz respeito a uma outra revelação de Deus através de São João Batista.

Tempos depois de ter batizado Jesus, João Batista o viu novamente nas margens do Jordão e disse a seus discípulos: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo" (João 1, 29). Neste momento, João Batista revelou que Jesus é o Cordeiro de Deus, isto é, o verdadeiro e definitivo sacrifício que seria oferecido para o perdão dos pecados.

O que o São João representa?

São João Batista prezava pela verdade e, por isso, morreu decapitado na prisão. Simbolicamente, representa aquele que reconhece o novo, pois anunciava a chegada de Jesus. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade. Sua representação na igreja é mostrada batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

Além disso, a imagem de São João Batista é um grande ensinamento sobre a vida e a obra deste santo. A túnica roxa que, em muitas imagens, São João Batista utiliza revela um aspecto importante de sua vida: a austeridade e o jejum. Os evangelhos atestam que João alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre e que vivia fazendo jejuns, tendo um grande espírito de oração.

A mão direita de São João Batista levantada, nas imagens, simboliza sua pregação nas margens do Rio Jordão. Ele percorreu toda a bacia do Rio Jordão pregando a penitência, a conversão, o arrependimento e o perdão dos pecados. Reunia multidões em torno de si, por causa da força de sua pregação.

Em algumas imagens, São João aparece com uma concha na mão esquerda, simbolizando sua missão de batizador. Relembra que o “Batista” não é propriamente um sobrenome, mas uma função: aquele que batiza. A concha também relembra que João Batista foi quem batizou Jesus, o Salvador.

Por fim, a cruz de São João Batista tem dois significados. Primeiro, representa o anúncio de Jesus Cristo como Salvador. Jesus salva a humanidade como Cordeiro de Deus que se sacrifica através da cruz em favor de toda a humanidade. Em segundo lugar, a cruz simboliza também o martírio de São João Batista como prefiguração da morte de Jesus.

Devoção no Brasil

A festa de São João Batista ganhou espaço dentro da igreja católica, quando os portugueses chegaram ao Brasil. Junto com os portugueses, chegaram as festividades juninas religiosas. Foi assim que, no Brasil, os costumes cristãos europeus se fundiram com os costumes dos indígenas. As festas têm grande vínculo com o santo católico, mas também uma grande variedade de pratos típicos e danças.

Com isso no Brasil, a devoção ao primo de Cristo se perpetua por gerações de forma multicultural embasada pelas festas juninas. Além da referência a São João Batista, as comemorações também prestam homenagens a outros dois santos: no dia 13, Santo Antônio e no dia 29, São Pedro.

Nas festas juninas, o dia 24 é único comemorado, pois trata do nascimento de São João Batista. A igreja cristã, em suas orações e homenagens, reconhece também o dia 29 de agosto, data do martírio deste santo.

Quando introduzida no Brasil pelos colonizadores, aos poucos, as festas juninas foram se espalhando pelo Brasil, mas foi realmente no Nordeste do país que elas ganharam força. Em algumas regiões do nordeste brasileiro, as festas chegam a durar o mês todo e são realizados vários concursos de grupos que dançam a tradicional quadrilha, atraindo turistas de todo país.

Oração tradicional para São João

Pessoa com mãos ao céu.

O nome João representa “Deus é propício”. São João ganhou o apelido “Batista” devido aos inúmeros batizados que realizou com os judeus no caminho de evangelizar o povo de Jerusalém para a chegada de Jesus.

Esta tradição foi posteriormente adaptada pelo cristianismo e, por isso, a oração a São João é usada para o sacramento do batismo. Continue lendo e entenda mais sobre a oração tradicional, sua indicação e seu significado!

Indicações

A oração a São João Batista é indicada para proteger a vida como um todo, mas também para iluminá-la. Sobretudo, para proteger as amizades e as mulheres grávidas.

Assim, as pessoas que orarem com este intuito terão o coração iluminado pelas graças de São Joao Batista. Esta oração também é usada por sacerdotes para o batismo das crianças na doutrina católica.

Significado

Com o significado purificador, a oração de devoção a São João Batista é empregada para rogar a limpeza da alma, do coração e da vida de quem a usa. Por isso, normalmente, é utilizada em celebrações de batismo de crianças cristãs. A junção da oração com a água benta pede ao santo que interceda pela presença de Deus na vida daquele que recebe suas graças.

Oração

São João Batista, que veio anunciar a vinda do Messias, Jesus Cristo nosso Salvador, que em meio ao deserto pregou a todos os que vieram ao seu encontro para ouvir suas santas palavras e às margens do Rio Jordão batizou os primeiros fiéis e teve a sagrada honra de conceder o batismo àquele de quem não se considerava merecedor, Jesus Cristo, o ungido Filho de Deus, faça de mim um templo para aspirar as benesses do Cristo crucificado e conceda-me a água sagrada, a mesma que nele aspergiu quando disse: 'Eis o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo'.

Eu, pobre pecador, que me considerava indigno das promessas de Cristo, a partir deste momento regozijo-me pela sua bênção santíssima e curvo-me à vontade soberana do Pai. Assim seja.

Oração para São João no dia 24 de junho

Homem realizando oração.

O dia 24 de junho é uma data especial para realizar uma oração a São João Batista. Além de ser a data de nascimento do santo, também é uma das mais populares dentro da doutrina cristã.

Assim, não só você estará orando pelas graças dele, como muitos fiéis e devotos estarão juntos, criando energias positivas com as orações. Conheça a oração específica para esta data, suas indicações e seu significado a seguir!

Indicações

As orações para São João Batista são recomendadas durante todo o mês de junho. Mas especificamente no dia 24 de junho é indicado orar à voz que este santo levantou no deserto para aclarar a todos sobre a chegada de Jesus.

Por isso, a oração de 24 de junho deve ser dedicada a solicita, com algumas palavras, a intercessão e o discernimento vindo por parte de quem batizou Jesus.

Significado

A oração de São João Batista para o dia 24 de junho tem como principal significado demonstrar arrependimento pelas faltas cometidas até então e demonstrar toda a sua humildade em relação à súplica de perdão. É um momento para entregar ao santo sua devoção e solicitar a sua interferência para que você se torne digno das bênçãos de Deus.

Oração

São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”.

Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém."

Oração para São João lhe dar bênção

Homem de braços abertos ao céu.

Assim como Jesus veio até São João Batista solicitando o seu próprio batismo, nós podemos, através da oração de benção, rogar a este santo que nos dê suas bênçãos e proteções à nossa vida, ou à vida de quem amamos. Esta oração é poderosa para ser usada em questões sérias e nobres. Conheça a indicação e o significado dela a seguir!

Indicações

A oração de São João Batista para dar benção pode ser utilizada para qualquer fim com bons propósitos, ou seja, devido à importância de São João Batista para o Novo Testamento, conforme a Bíblia, ele abre alas das boas novas.

Por isso, não convém fazer esse tipo de prece para causas menores, mas para aqueles pedidos que são realmente importantes e humanos, tais como os que envolvem a saúde de algum ente querido.

Significado

Por todo o significado milagroso de sua concepção e atuação em vida, preparando os judeus para a chegada de Jesus, a oração de benção de São João Batista significa uma pequena peregrinação pelos momentos de vida deste santo, trazendo a força e a fé dele à nossa realidade. Com o intuito de clamar por benção, a força e a fé deste santo estão presentes nesta oração.

Oração

Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino redentor, primogénito da graça de Jesus e da intercessão de sua santíssima Mãe. Que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecidos desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes.

Alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe S. Isabel, para ser cheio dos dons do Espírito Santo.

Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém.

Novena de orações para São João

Grupo de pessoas rezando.

A novena é a reza de um conjunto de orações, em modo individual ou em grupo, realizada durante o período de nove dias. Deve ser praticada como uma manifestação de devoção a Deus ou ao santo que se deseja obter a graça.

O número 9 possui um significado especial no culto católico, por ser igual ao quadrado de 3, número considerado perfeito, por estar relacionado à Santíssima Trindade. Por isso, ao longo dos nove dias da novena, louva-se três vezes o santo protetor. Durante a novena, dedica-se uma hora do dia às orações, por nove dias seguidos.

As velas são o símbolo da fé, mas podem ser dispensadas, a depender de onde se pratica a novena. As relações de trabalho e interpessoais não precisam ser evitadas, uma vez que a rotina do cristão não deve ser alterada, exceto em relação a orações e devoções. Siga lendo e confira a novena de orações para São João Batista, sua indicação e seu significado!

Indicações

A novena para São João é indicada para ser realizada nove dias antes do dia de festividades. Ou seja, nove dias antes de 24 de junho ou nove dias antes de 29 de agosto. Estas são as novenas de preparação, pois são alegres e precedem o dia das datas festivas.

Significado

A novena, em sua forma mais tradicional, pede a todos os envolvidos para que as orações sejam recitadas pelo menos uma vez durante os nove dias. Ela tem como significado entrar em conexão com o santo protetor. Por isso, procure um lugar calmo para realizar suas orações a São João Batista e tente seguir o cronograma diariamente, sempre no mesmo horário.

Dia 1

Assim como o cordeiro anseia beber das mais puras águas correntes, São João Batista suspira por minha alma. São João, que nascestes glorificado, anunciado pelos anjos, ouvi-me! Tenho sede de verdade, de elevar a minha alma. Dia e noite, somente as lágrimas foram meu alimento. Ajudai-me neste momento em que me sinto tão só! Socorrei-me, pois estou abatido.

Por que este tumulto dentro de mim? Confio em Deus, louvo ao Senhor, e sei que Deus é minha salvação. Quando me lembro do batismo do Messias, das terras da região do Rio Jordão, tenho certeza de que me obtereis essa graça. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 2

Ó glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que foi maravilhosamente enriquecido desde o seio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, a graça de O amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte.

Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Maria Santíssima, que por amor a vós foi com pressa à casa de vossa mãe Santa Isabel, para serdes limpo do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes essas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderosa intercessão, estou certo de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no Céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas.

Amém. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 3

Glorioso São João Batista, que foi santificado no seio materno ao ouvir a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulher nenhum maior que vós, por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, alcançai-nos a graça de darmos, também nós, testemunho da verdade e selá-lo até com o próprio sangue, se preciso for, como o fizestes vós.

Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 4

São João, o Divino, defendei-nos na batalha contra o mal. Sede nossa defesa contra o egoísmo, a maldade e as armadilhas do demônio. A vós recorro, protegei-me dos perigos que me rodeiam no cotidiano. Que vosso escudo me proteja contra o meu egoísmo e minha indiferença a Deus e ao próximo. Inspirai-me a imitá-lo em todas as coisas. Possa a vossa benção me acompanhar para sempre, de modo a poder sempre ver Cristo no próximo, e trabalhar para o seu Reino.

Espero que, com vossa intercessão, obtenhais para mim junto a Deus aqueles favores e graças que preciso para conseguir vencer as tentações, misérias e aflições do dia a dia. Que vosso coração sempre repleto de amor, compaixão e misericórdia para aqueles que estão aflitos e necessitados, nunca deixe de consolar e assistir a todos aqueles que invocarem a sua poderosa intercessão.

São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 5

Bendito seja São João Batista, que anunciastes com firmeza e fé a vinda do Messias! Sede, ó São João, nosso fiel intercessor, em nossas necessidades e projetos. Concedei-nos, Senhor Jesus, pelos méritos de São João Batista, os dons que nos faltam para maior perseverança e paz em nossas vidas, amém. São João Batista, rogai por nós. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 6

Ó São João Batista, que batizastes a Jesus Cristo, vinde em meu socorro para me auxiliar a atravessar pelas estradas da vida com fé e alegria, de maneira a fazer da minha vida um verdadeiro batismo diário para que, junto com Jesus Cristo, possa eu alcançar a graça de que tanto necessito. Amém. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 7

Senhor, pela intercessão de São João Batista, vos peço o dom da fortaleza para que eu possa enfrentar com mansidão as dificuldades diárias. Com a mesma fé de tão nobre alma, rogo-Vos a graça de que tanto necessito. Desde já Vos agradeço, meu Senhor e meu Deus, pelos cuidados que tendes por mim. Amém. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 8

Ó Deus, que suscitastes São João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Dia 9

Assim como o cordeiro anseia beber das mais puras águas correntes, São João Batista suspira por minha alma. São João, que nascestes glorificado, anunciado pelos anjos, ouvi-me! Tenho sede de verdade, de elevar a minha alma. Dia e noite, somente as lágrimas foram meu alimento. Ajudai-me neste momento em que me sinto tão só! Socorrei-me, pois estou abatido. Por que este tumulto dentro de mim?

Confio em Deus, louvo ao Senhor, e sei que Deus é minha salvação. Quando me lembro do batismo do Messias, das terras da região do Rio Jordão, tenho certeza de que me obtereis essa graça.

São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Como fazer uma oração de São João corretamente?

Homem realizando oração.

Separar momentos para a oração é o primeiro passo para orar corretamente. Especificamente, para realizar orações a São João Batista, procure um ambiente agradável e calmo, onde você esteja confortável e sem grandes ruídos. Lembre-se de que orar é uma conversa com o seu santo protetor, por isso, esteja de coração aberto e dedicado a este momento.

Para a oração, tenha humildade e entendimento de seu propósito. Embora você tenha em mãos as orações para cada tipo de pedido ou solicitação, leia-as e as verbalize com suas próprias palavras, e as interprete para a sua necessidade. Ore com fé e com perseverança e tenha em mente que o momento da oração é um privilégio.

Por fim, acredite na soberania de Deus e de todos os santos aos quais você é devoto e que, juntos, protegem a sua vida. São eles que têm forças superiores para te ajudar a resolver, com muita fé, problemas e dúvidas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.