Paralisia do sono: saiba as causas, tipos, sintomas, o que fazer e mais!

Paralisia do sono: saiba as causas, tipos, sintomas, o que fazer e mais!

Paralisia do sono é um dos transtornos capazes de te colocar dentro de um filme de terror. Descubra as causas, os sintomas e o que fazer tocando aqui!


O que é a paralisia do sono?

Homem paralisado no sono com amarras.

Quando estamos em estado de paralisia de sono vivenciamos um intervalo entre o sono e a vigília, logo nos sentimos impossibilitados de se mexer ou até mesmo de falar. Este é um estado em que nos encontramos desconectados temporariamente de nossas funções motoras, emocionais, cognitivas e perceptivas.

Dessa forma, nos sentimos suspensos da nossa realidade. Se você estiver quase dormindo ou acordando, de repente você poderá se sentir dessa maneira impossibilitado de realizar qualquer movimento. Há relatos de quem vivencia este momento dizendo que sente um aperto no peito e tem até mesmo alucinações!

A experiência da paralisia do sono é muitas vezes traumática. As pessoas que as vivenciam constantemente têm medo de dormir e podem se tornar ansiosas. Saiba tudo sobre a paralisia do sono, entenda suas causas e aprenda como se prevenir na leitura a seguir.

Sobre a paralisia do sono

Mulher dormindo na cama.

O transtorno da paralisia do sono acontece em dois momentos, se você estiver tentando adormecer ou no momento de acordar. Nessas etapas o seu corpo está recobrando a consciência e as suas funções motoras não estão completamente ativas. Entenda tudo sobre esse transtorno para saber se você está passando por isso na sequência abaixo.

Desperto ou sonhando?

Durante o sono o seu cérebro irá relaxar todos os músculos do corpo, os mantendo imóveis, para que se possa economizar energia. Entretanto, pode acontecer um atraso na comunicação entre o cérebro e o corpo durante a fase REM e ao despertar você sente o seu corpo imóvel.

Um episódio de paralisia do sono, geralmente, ocorre enquanto você estiver acordando. Parecemos estar sonhando enquanto despertos, porque observamos possíveis ilusões quando nos encontramos nesse estado entre estar desperto ou sonhando.

Paralisia do sono e narcolepsia

A paralisia do sono e a narcolepsia são problemas diferentes. Enquanto a paralisia ocorre durante o despertar ou quando estiver adormecendo, a narcolepsia indica um aparecimento repentino gerado por uma fraqueza muscular súbita. Embora sejam diferentes, ambos podem causar alucinações.

Contudo, a narcolepsia pode ser causada pela paralisia do sono. Uma vez que esse problema avança, as pessoas podem ter dificuldade para dormir, logo elas se tornam mais cansadas durante o dia. Por consequência, a privação do sono resulta em uma exaustão muscular que será a causa da narcolepsia.

Porque acontece

A paralisia do sono é um fenômeno que ocorre com uma determinada frequência entre as pessoas. É comum observarmos as pessoas relatarem ter passado por um episódio, portanto não se preocupe caso tenha acontecido com você.

Uma hipótese que explica porque a paralisia do sono acontece está no atraso de comunicação entre o seu cérebro e os músculos durante a fase REM do sono. Esse fenômeno poderá gerar uma paralisia temporária, além de favorecer o surgimento de alucinações.

Em algumas pesquisas feitas acerca da saúde do sono, existem alguns fatores que podem ocasionar nesse quadro:

- Uso de drogas e medicamentos;
- Estresse;
- Traumas;
- Genética;
- Transtornos psiquiátricos;
- Ansiedade.

Embora a paralisia do sono seja um fenômeno aparentemente comum. É necessário ter atenção com alguns sintomas como ansiedade, cansaço e se a paralisia está o impossibilitando o sono. Caso a paralisia do sono tenha evoluído para esse quadro ela se tornou um transtorno, e é nesse ponto que você precisará buscar ajuda profissional.

Com quem acontece

Ela poderá acontecer com crianças e adultos independentemente da idade. Entretanto, existem certos grupos que apresentam um maior risco, neste grupo de alto risco estão incluídos as pessoas que possuem:

- Transtorno bipolar;
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);
- Transtornos de ansiedade;
- Depressão profunda;

São raros os casos em que a causa da paralisia do sono é genética, além de não haver estudos que provem que ela possa ser uma doença congênita. Uma curiosidade é que algumas posições como dormir de costas e a privação de sono podem induzir a esse estado de paralisia do sono.

Causas da paralisia do sono

Homem estressado antes de dormir.

Quando feito a análise das pessoas que apresentam o transtorno da paralisia do sono são apresentadas algumas causas comuns entre elas. As causas da paralisia do sono podem ser desde transtornos emocionais, a má qualidade do sono até associado ao estresse e o uso de drogas. Fique atento às principais causas a seguir!

Transtornos emocionais

Os transtornos emocionais são problemas que podem afetar a qualquer pessoa e em qualquer momento da sua vida. Eles são motivados por diversos fatores, tanto pessoal quanto profissional. Os transtornos emocionais mais comuns são: ansiedade, depressão, fobias e burnout.

Entretanto, isso não quer dizer que qualquer um que possua transtornos emocionais podem ser afetados pela paralisia do sono. Esse episódio só acontecerá se estes transtornos estiverem afetando diretamente a sua noite de sono.

Sono de má qualidade

As noites mal dormidas não o deixam apenas cansado durante o dia. Em alguns casos, a privação do sono podem ser mais sérias levando-o a desenvolver um quadro de paralisia do sono. Isto acontece devido à falta de reposição hormonal e o cansaço gerado pelas noites mal dormidas.

Por isso, é importante manter uma quantidade de horas de sono bem reguladas. Ao ponto que você se sinta descansado e não sinta sono durante o dia seguinte. Busque então melhor otimizar as suas horas de sono, seja dormindo por mais horas, ou organizando a sua rotina e o ambiente para que o seu sono não seja afetado.

Rotinas estressantes

Você acorda todos os dias apressado pois possui uma agenda lotada de compromissos que precisam ser cumpridos, não lhe dando tempo para você curtir com a sua família e amigos. Além disso, você se sente irritado com tudo e a cada dia que passa você parece sempre mais insatisfeito com sua rotina.

As rotinas estressantes são um dos problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas e ele afeta diretamente o nosso sono. Por isso, se você estiver tendo paralisia do sono e não está muito claro os sintomas, a sua rotina pode ser o motivo.

Medicamentos, drogas e álcool

Os medicamentos, drogas e álcool afetam o nosso organismo de diversas maneiras. Muitas dessas substâncias podem impedir o funcionamento correto do nosso organismo, afetando desde o nosso sistema imunológico até desenvolver transtornos mentais. Como, por exemplo, o álcool que pode causar alucinações, depressão e problemas no sono.

Por isso, é importante ter cuidado ao utilizar qualquer tipo de medicamento, droga ou álcool , pois ele pode ser a causa da sua privação do sono e gerar episódios de paralisia do sono. Evite o consumo de qualquer substância que esteja prejudicando o seu sono, só utilizando-os sob prescrição médica.

Tipos de paralisia do sono

Pessoa dormindo amarrada.

A paralisia do sono é para muitas pessoas uma experiência similar a de um filme de terror. A presença de imagens, sons e até de sensações que cada pessoa reporta durante esse fenômeno desperta o medo e o pavor em muitas delas.

Entretanto, foi observado a existência de alguns padrões de efeitos causados durante a paralisia do sono. Prossiga com a leitura e descubra quais são os tipos de paralisia do sono.

Intruso

O tipo de paralisia de sono conhecido por Intruso é conhecido por despertar o medo. As ilusões dessa paralisia se manifestam de forma que sentimos a presença de um estranho no local. As alucinações visuais e auditivas parecem ressaltar essa presença como se fossem um espírito maligno.

Experiência corporal incomum

Enquanto isso, outro tipo de paralisia se refere a uma experiência corporal incomum. Nesse tipo a pessoa sente como se estivesse flutuando, a sua alma parece sair do corpo e você se torna capaz de ver o seu próprio corpo deitado sob a cama.

Incubus

Já o tipo de paralisia de sono conhecido como Incubus tem uma outra característica. As pessoas que se encontram nesse estado acusam estar sentindo uma pressão no peito e falta de ar. Relatos mais assustadores acerca desse tipo de paralisia indicam até mesmo a sensação de afogamento.

Sintomas da paralisia do sono

Mulher dormindo tranquila.

Existem alguns sintomas da paralisia do sono que podem ser preocupantes para qualquer pessoa, como a falta de ar ou as alucinações. Entretanto, a paralisia de sono não apresenta um risco para a sua vida. Entenda os sintomas da paralisia do sono para compreender mais sobre os verdadeiros riscos desse transtorno.

Imobilidade

Você sente o seu corpo pesado parece que ele não responde aos seus estímulos e logo você se apavora com o seu estado. A incapacidade de falar ou de se mover é a característica mais presente em todos os episódios de paralisia do sono.

Esta imobilidade pode durar de alguns segundos até dois minutos e elas costumam se encerrar por si só, ou quando você é estimulado fisicamente através do toque de outra pessoa, por exemplo.

Falta de ar

Outra característica marcante para aqueles que já sofreram com a paralisia de sono é a falta de ar. Este tipo de sintoma é conhecido como Incubus e algumas pessoas relatam que quando estão nesse estado parece que elas não conseguem respirar e até mesmo a se sentem como se estivessem se afogando.

A falta de ar e a sensação de afogamento nos faz pensar se não iremos morrer. Contudo, lembre-se que toda a paralisia é temporária e nunca houve nenhum relato de óbito causado por ela.

Angústia

Efeitos como a falta de ar, imobilidade e as alucinações tendem a gerar nas pessoas uma sensação de terror. Uma vez que ela se vê impossibilitada de reagir quando estão neste estado de paralisia de sono, levando-as a sentirem pavor e medo da morte.

O que leva muitas vezes as pessoas a sentirem um aperto no peito e a sensação de angústia, desencadeando assim diversos outros sintomas da paralisia do sono. Por isso, é importante manter a calma quando se está neste estado.

Sensação de suspensão

A sensação de suspensão é comum nos casos de paralisia de sono, elas geram uma experiência incomum com o seu corpo. Logo, parece que a sua alma está saindo de seu corpo e você está em suspensão no ar. Alguns relatos dizem que é até possível ver o seu corpo deitado sob a cama.

Alucinações

A alucinação é uma condição em que nossos sentidos se encontram confusos e perturbados, logo percebemos ter visto, ouvido ou sentido algo que não existe. É comum estes estímulos irreais serem motivados pelas drogas ou pela paralisia do sono.

Esse é considerado o sintoma mais perturbador sentido pelas pessoas. Elas relatam em suas alucinações que parecem estar acompanhadas por uma presença maligna, podendo até mesmo ver, sentir e ouvir a entidade. Mas, logo após o término da paralisia, elas tendem a desaparecer.

O que fazer durante a paralisia do sono

Mulher dormindo mal com correntes.

O normal após alguns minutos que ocorreu o episódio de paralisia do sono é tudo voltar ao normal. Por isso, muitas pessoas não precisam se preocupar com esses episódios, pois eles são eventuais. Mas, para aqueles que querem se prevenir, existem algumas ações que poderão ajudá-lo durante a paralisia do sono. Confira!

Mantra

Você poderá repetir um mantra mentalmente até que consiga mover o seu corpo. Caso você tenha alucinações busque confrontá-las com pensamentos positivos. Use palavras capazes de trazer um conforto mental e que possibilitem que você retorne ao estado normal do seu corpo.

Segue alguns exemplos de mantras que podem ser utilizados durante o episódio:

“Estou dormindo calmamente, sem preocupações”

“Estou bem e estou tendo uma boa noite de sono. Daqui a pouco já vou acordar”

Conversar consigo

Uma vez que você tenha consciência de que está passando por um episódio de paralisia do sono, diga a si mesmo que esta paralisia é temporária e lembre-se que nada de mal irá lhe acontecer. Ao criar um diálogo consigo mesmo você tentará racionalizar, os pensamentos deixarão claro o que você está passando, logo o seu corpo se recuperará sem dificuldades.

Tentar relaxar o corpo

Outra forma de lidar com a paralisia do sono é tentar relaxar o corpo. Lembre-se que ela é causada por um atraso de comunicação entre o seu cérebro e o seu corpo, portanto não tente lutar contra a imobilização. Agir dessa maneira só irá causar mais angústia e estresse em você, além de atrasar o retorno dos seus movimentos.

Explicações científicas

Um detalhe que irá ajudá-lo a lidar com o seu transtorno são as explicações científicas. Tenha consciência de que a paralisia do sono não é capaz de levar ninguém à morte. E que na realidade, ela é consequência de transtornos mentais ou emocionais, ou de uma rotina estressante.

O conhecimento científico servirá como um porto seguro, uma vez que ele oferece as informações necessárias para sua prevenção e até para ajudá-lo quando esses episódios acontecem.

Como evitar a paralisia do sono

Mulher dormindo.

Existem algumas estratégias que você poderá adotar em sua vida para melhorar a qualidade do seu sono e, por consequência, reduzir os episódios de paralisia do sono. Saiba como evitar a paralisia do sono com pequenas mudanças em sua rotina nas dicas abaixo.

Desligar eletrônicos

É comprovado cientificamente que a utilização de aparelhos eletrônicos antes da hora de dormir podem prejudicar o seu sono. Isto acontece devido ao tipo de iluminação utilizado nesses aparelhos que impedem a liberação de melatonina no organismo. Este é o hormônio responsável por regular o sono.

Portanto, é necessário desligar os eletrônicos antes de ir se deitar. O ideal é interromper o uso 30 minutos antes de dormir. Existem outros estímulos que podem ajudá-lo a lidar com esse hábito de maneira a eliminá-lo de sua rotina.

Estímulos calmos

Diferente de um celular, você pode exercitar usar os livros para ajudá-lo a pegar no sono. Assim como a leitura, outro ótimo exercício que o ajudará é escrever um diário. Estas atividades permitirão que você trabalhe o seu cérebro e busque estímulos que o tornem mais reflexivo e calmo em relação a sua rotina.

Rotina de exercícios

É comprovado que movimentar o corpo é um ótimo medicamento para insônia, além disso existem outros inúmeros benefícios que a prática diária de exercícios pode agregar a sua saúde física e mental. A rotina de exercícios pode ajudá-lo a diminuir o estresse, a ansiedade, melhorar a sua capacidade respiratória e a regular o sono.

Por isso, é aconselhável a todas as pessoas que elas pratiquem no mínimo 30 minutos de exercício por dia. Criando uma rotina de exercícios você irá estimular o seu corpo e sua mente de maneira a manter o seu corpo saudável, além de cansá-los. O que possibilitará uma melhor noite de sono.

Criar rotina de sono

Cada organismo possui a sua própria rotina que vai de acordo com o modo de vida da pessoa. Algumas pessoas preferem acordar tarde, outras preferem dormir mais cedo e acordar com o canto do galo. Sendo assim, cada pessoa irá possuir uma rotina de sono própria para ela.

Entretanto, alguns hábitos são essenciais e precisam ser preservados para criar uma rotina de sono saudável. Uma delas se refere ao horário, é indicado que você durma pelo menos de 6 a 8 horas por dia. A outra são as refeições, como evitar ter uma alimentação pesada antes de ir dormir.

Essas práticas já irão fazer total diferença na saúde do sono, ajudando-o a prevenir a insônia e outros episódios de paralisia do sono. Além de ter uma noite menos estressante e mais reparadora para a sua vida.

A paralisia do sono pode ser recorrente?

Alma saindo do corpo de um homem amarrado.

Pessoas com transtornos emocionais, rotinas estressantes ou que abusam das drogas podem possuir paralisia do sono com recorrência. Isto acontece porque estes problemas desencadeiam nas pessoas preocupações que impossibilitam que ela tenha uma noite de sono tranquila.

Os casos de paralisia de sono que são recorrentes podem evoluir para um transtorno e até causar narcolepsia. Uma vez que as pessoas que passam por múltiplos episódios não conseguem descansar, elas passam a ficar cansadas e irritadas com a privação. Logo, elas precisam de auxílio médico para lidar com essa doença.

Contudo, é importante salientar que são raros os casos em que a paralisia do sono evolui para um quadro mais grave. Logo, muitas pessoas poderão lidar com esse problema a partir das informações compartilhadas neste artigo.

Lembre-se sempre dos efeitos da paralisia do sono e das boas práticas que devem ser inseridas em sua rotina para que você tenha uma noite de sono leve e reparadora. Preservar a saúde do sono é cuidar do seu corpo e da sua mente, assuma uma rotina positiva em sua vida e você perceberá que esses episódios irão diminuir gradativamente.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidade

Últimos posts


O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

Sonhar com rosto traz vários significados, mostram mudanças e momentos determinantes para a vida. Veja mais significados!


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!