Nossa Senhora Desatadora dos Nós: história, simbolismo, terço e mais!

Nossa Senhora Desatadora dos Nós: história, simbolismo, terço e mais!

Conheça a intrigante história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, uma Santa apocalíptica. Confira seus aspectos e aprenda sua oração neste artigo!


Quem foi Nossa Senhora Desatadora dos Nós?

Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi uma representação da Virgem Maria feita em uma pintura encomendada por um cônego em uma cidade da Alemanha, em 1700. A composição da arte tem elementos bastante representativos da história religiosa da humanidade, com a Santa desatando os nós que seriam a causa das desgraças da humanidade.

Há duas narrativas bastante presentes na imagem, uma do livro do Apocalipse da Bíblia, e a outra de um discurso de Santo Irineu do Século III. Como um todo, a imagem representa a santidade da Virgem Maria, que pela obediência livrou a humanidade do pecado com a concepção do Filho de Deus. Os nós representam essa resignação e trabalho pelo amor.

A imagem rendeu graças aos devotos que a ela recorreram com fé e, por isso, a figura foi disseminada pelo mundo todo como uma das formas de Nossa Senhora. Neste artigo, você vai conhecer os principais aspectos dessa figura que foi disseminada pelo mundo, como sua história, o simbolismo de sua imagem, as orações para sua devoção entre outros. Acompanhe.

História de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Diferentemente de muitas das representações de Nossa Senhora, que tem origem em aparições espirituais, Nossa Senhora Desatadora dos Nós descende de uma pintura encomendada por um presbítero em uma capela na Alemanha.

A pintura, no entanto, foi bastante importante para a cultura da fé da época, e sua imagem e história se difundiram pelo mundo, sendo muito conhecida e acumulando muitos devotos até hoje.

Acompanhe a seguir as principais questões envolvidas na história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, como a origem, a força de sua imagem, a invocação de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, entre outras questões.

Origem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem origem em uma capela da Alemanha de 1700, situada em Augsburgo. Na ocasião, o cônego da igreja, Hieronymus Ambrosius Langmantel, encomendou uma pintura para seu acervo pessoal.

Para a arte, teria se inspirado na passagem do Livro de Apocalipse (Ap 12,1) que dizia: “Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça.”.

Além disso, a pintura também fazia referência a frase de Santo Irineu, do Século III: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou.”.

A força de sua imagem

A questão mais intrigante na história de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é a força de sua imagem, pois ela combina elementos da religiosidade e dos mistérios da humanidade. A pintura retrata a salvação do mundo pela atitude de Maria, que teria livrado a humanidade do pecado e da culpa por ter sido capaz de obedecer aos mandamentos de Deus sem receios.

Ela faz alusão a história de Eva, que teria desobedecido a Deus e levado à expulsão do paraíso, e de Maria, que deu à luz ao filho de Deus que mais tarde salvaria a humanidade com sua carne. Os nós representam a atitude de Maria, que com paciência, resignação e obediência cura as mazelas do mundo.

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem uma coroa de estrelas na cabeça, a luz do sol por traz e a noite sob os pés, em acordo com o texto do livro de Apocalipse (Ap 12,1): “Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça”.

Além disso, ela tem nas mãos uma fita com nós, os quais vão desatando, recebendo e entregando a anjos. Essa imagem remete ao discurso de Santo Irineu, que dizia que Eva trouxe a culpa do mundo pela desobediência e Maria a afastou, por sua obediência. Os nós representam os problemas e as infelicidades, que Nossa Senhora é capaz de curar por sua postura e fé.

A invocação de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A imagem, que inicialmente tinha sido disponibilizada apenas para admiração dos fiéis, passou a ser um símbolo de fé, em que as pessoas vinham para pedir e agradecer por suas vidas. A presença do divino, nesse caso, ocorreu de forma bastante orgânica, pois as pessoas canalizavam sua fé para a pintura e as graças eram atendidas.

Isso pode ser considerado um milagre, pois, ainda que não tenha havido presença espiritual, como em Fátima; ou fatos misteriosos, como a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a invocação de Nossa Senhora Desatadora dos Nós se deu a partir da mera exposição da imagem. Tanto a ideia da pintura quanto a exposição da obra como canal para as graças são a própria prova divina.

Graças e mais graças alcançadas

A pintura foi originalmente encomendada para integrar a capela pessoal do religioso, mas o resultado ficou tão incrível que ele a deixou exposta na igreja de Sankt Peter am Perlach, para que toda a população da cidade pudesse admirá-la.

Acontece que após essa exposição da imagem, muitos fiéis passaram a relatar que tiveram suas graças alcançadas após fazerem pedidos para a imagem de Nossa Senhora. Esse é, assim, o milagre de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em que as preces à imagem, de fato, trouxeram bênçãos às pessoas.

Simbolismo detalhado da imagem

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, tal qual foi concebida, é o que de fato traz tanta fé e mistério para essa história, pois ela combina elementos bastante significativos da história cristã que justificam o pecado da humanidade e a cura pela redenção.

Assim, há diversos significados e explicações de fé introduzidos na imagem que ficou exposta na igreja de Augsburgo, na Alemanha. A combinação dos símbolos com os textos da Bíblia, do Livro do Apocalipse e do Discurso de Santo Irineu fazem desta uma imagem reveladora e milagrosa.

A seguir há uma análise de cada elemento da pintura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós individualmente, como a túnica vermelha, o Espírito Santo, a fita na mão e muito mais. Acompanhe.

O manto azul de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O manto azul aparece na imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós para representar a pureza da Santa, o que se confirma principalmente por sua virgindade.

A virgindade de Nossa Senhora é a prova de que o filho que ela concebeu é mesmo de Deus, pois não poderia ser de mais ninguém. Esse é o milagre da imaculada Conceição, e a ligação entre o céu e a terra por um filho concebido por uma virgem e o Espírito Santo.

A túnica vermelha de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A túnica vermelha de Nossa Senhora Desatadora dos Nós representa a maternidade de Maria, pois foi por meio da gravidez da Virgem Maria que Jesus desceu à Terra para salvar os homens do pecado. É precisamente a maternidade de Maria que a faz Santa, pois além de ser mãe do filho de Deus, tudo isso aconteceu em meio a provações de fé.

A cor vermelha representa, antes de tudo, o amor. Logo, Maria é protagonista de uma história de amor incondicional, que é como se caracteriza o amor de Mãe. A maternidade, nesse caso, é o caminho pelo qual Nossa Senhora alcançou a divindade e provou do amor incondicional e da presença divina.

O Espírito Santo sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O Espírito Santo aparece em toda história como a presença de Deus na Terra, e é ele que é responsável pelas grandes obras divinas. Assim, na pintura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós o Espírito Santo aparece sobre a cabeça dela, indicando a presença e a proteção divinas, como se ali estivesse presente a permissão divina.

Além disso, o Espírito Santo também é representado porque é por meio dele que Maria se torna mãe do filho de Deus ainda virgem. Assim, todo o milagre da maternidade e da redenção da humanidade conta com a presença do Espírito Santo.

As 12 estrelas sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós

As 12 estrelas na cabeça de Nossa Senhora Desatadora dos Nós fazem referência à citação do Livro do Apocalipse (Ap 12,1) que diz: “Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça”.

Logo, é possível interpretar que a coroa de estrelas apareceu na imagem para mostrar que essa é a Santa da redenção, do fim dos tempos.

Com isso, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é, assim, a Santa que livra a humanidade do pecado, por sua conduta de desatar os nós da desgraça. A comprovação de sua capacidade de salvação vem com o texto bíblico que diz que no Apocalipse, a mulher da salvação carrega uma coroa de doze estrelas na cabeça.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós entre os anjos

Os anjos da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós representam o céu, de onde ela está desatando os nós que representam as desgraças da humanidade. Isso é mais um sinal de que, na verdade, essa imagem é espiritual e, mesmo que não se possa ver o mundo divino, Nossa Senhora está lá, em uma postura de mãe protetora, agindo calmamente e dedicadamente para proteger seus filhos na Terra.

A fita na mão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A fita na mão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é provavelmente o elemento mais forte na pintura da Santa, pois é ela que traz toda a simbologia da libertação da culpa pela obediência, amor e fé de Nossa Senhora. Os nós da fita seriam a representação dos problemas e das dores da humanidade.

Na pintura, a Santa carrega a fita e está desatando os nós, entregando a outra ponta, sem nós, a um anjo. Este ato de desatar os nós é a representação da libertação. A imagem tem origem no discurso de Santo Irineu, que dizia que Eva atou o nó da desgraça para a humanidade, que Maria desatou pela concepção de Jesus Cristo em uma história de fé.

As mãos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Na imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, as mãos da Santa estão justamente desatando os nós. A diferença desta para as diferentes representações de Nossa Senhora é o fato de que esta tem uma atividade, que é desatar os nós.

Os nós são a representação das desgraças da humanidade e, ao desatar esses nós, a Santa é responsável por salvar o mundo do pecado. Aqui há a representação da obediência, resiliência e paciência como valores essenciais para alcançar a graça divina.

O olhar de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O olhar de Nossa Senhora Desatadora dos Nós na imagem está voltado para suas mãos, com atenção aos nós que a Santa está desatando. Essa é a representação de que Nossa Senhora está atenta ao que está fazendo, pois age com amor pela humanidade. Ela se dedica, pois entende a importância de desatar os nós corretamente e com paciência.

O anjo apresentando os nós à Virgem Maria

O anjo que apresenta os nós a Virgem Maria representa as preces feitas a Deus, a Virgem Maria e aos céus de uma maneira geral, que chegam para serem atendidas. Assim, a mensagem dessa representação é a de que sempre que se pede algo a Nossa Senhora, esse pedido é atendido com amor pelos pais divinos que são Deus e Nossa Senhora.

A lua crescente aos pés de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A lua crescente, que é representada na pintura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, tem origem no texto bíblico do Livro do Apocalipse, que inspirou a imagem junto ao discurso de Santo Irineu do Século III. A passagem fala de uma mulher que aparece no céu e que, dentre outras coisas, tem a lua sob os pés.

A lua, nesse caso, é a prova de que Nossa Senhora Desatadora dos Nós é a mulher de que fala o livro do fim dos tempos. Portanto, é ela quem carrega a redenção e a salvação, justamente porque é ela que desata os nós da desgraça da humanidade.

A serpente aos pés de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A serpente nos pés de Nossa Senhora Desatadora dos Nós simboliza o demônio, o mal e o engano que estão abaixo dela e que não a atingem.

A imagem desta Santa está bastante associada a contraposição a Eva, que desobedecendo Deus aceitou a maçã da serpente, o que resultou na expulsão do paraíso. No caso de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, ela é a representação da obediência de Deus e, portanto, está acima do mal que a serpente pode causar.

Terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Foto do rosário ou terço nas mãos de uma pessoa que está rezando

Ao rezar o terço, é possível canalizar as intenções para pedir a um santo específico ou a uma das formas de Nossa Senhora pela graça que se busca alcançar. Assim, fazendo algumas orações específicas, você pode acessar todo o poder de Nossa Senhora Desatadora dos Nós para que suas preces sejam atendidas.

Confira a seguir a descrição das orações e do poder do Terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e tenha todo o conhecimento para que suas orações sejam atendidas diretamente pela Santa.

O poder do Terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O poder do Terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós está no fato de que, rezando com intenções a essa mãe, você pode apresentar todos os nós de sua vida e pedir que ela lhe ajude a solucionar um a um.

Ao fazer isso, toda a força da história da Santa e sua conexão com a sua realidade estarão voltadas para conceder a graça que você deseja.

Como rezar o Terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O terço em si a ser usado em uma reza para Nossa Senhora Desatadora dos Nós é um terço comum, mas você deve direcionar suas intenções para a intercessão da Santa. Para isso, use uma imagem, acenda uma vela e repita as orações inicial e final em nome de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Oração inicial

É importante orar corretamente no início do Terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, para que suas intenções sejam direcionadas a ela. Para isso, você deve repetir as seguintes palavras:

“Ó Jesus, com o coração contrito e humilhado, recorro a vossa infinita misericórdia. Perdoai os meus pecados e, pela intercessão poderosa de vossa Mãe Santíssima, atendei aos meus pedidos.”

Oração final

Para a oração final, repita os seguintes dizeres:

“Santa Maria Mãe de Deus, Virgem cheia de graça, vós sois a nossa desatadora dos nós. Com as vossas mãos cheias do amor de Deus, vós desatais os obstáculos de nosso caminho, como nós que se desfazem e se tornam uma fita reta do amor do Pai.

Desatai, Virgem e Mãe, Santa e admirável, todos os nós que criamos por vontade própria, e todos os nós que impedem o nosso caminho. Lançai vossos olhos de luz sobre eles, para que todos os nós se desatem e, para que, cheios de gratidão, possamos, por vossas mãos, solucionar aquilo que nos parece impossível.

Amém.”

Dia e oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Virgem Maria nos céus

Se você se sentir identificado com a fé de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, saiba que essa representação da Virgem Maria tem seu próprio dia de devoção e sua própria oração. Conhecer esses elementos ajudam a aproximar do poder da imagem da Santa.

Assim, a seguir você acompanha as informações sobre o dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

O dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A celebração do dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós acontece no dia 15 de agosto. Neste dia, convém fazer uma prece, rezar um terço, ou até iniciar ou terminar uma novena, que são formas de adorar a Santa, pedindo graças ou agradecendo aquilo que tem recebido.

No Brasil, há igrejas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós espalhadas em algumas cidades, como Armação dos Búzios-RJ, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, entre outros. Comparecer em um desses locais no dia 15 de agosto é uma forma de devoção.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A oração específica para Nossa Senhora Desatadora dos Nós é a seguinte:

"Virgem Maria, Mãe do belo amor. Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito.

Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos, pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em seu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida.

Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrado por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.

Ninguém, nem mesmo o maligno poderá tirá-la do teu precioso amparo. Em tuas mãos não há nó que não poderá ser desfeito. Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó (fale sobre a sua aflição).

Peço-te que o desates para a glória de Deus, e por todo o sempre. Vós sois a minha esperança. Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias. Ouve minha súplica. Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio!

Maria, Desatadora dos Nós, rogai por nós. Amém.”

Nossa Senhora Desatadora de Nós cumpre apenas essa missão?

Pintura de Nossa Senhora

Nossa Senhora Desatadora dos Nós cumpre a missão de desatar os nós da humanidade que são uma representação das desgraças do mundo. Assim, essa é a forma que ela atende aos pedidos para conceder a paz divina.

Ao contrário de Eva, a Virgem Maria não sucumbe ao pecado e ao mal, pois permanece resiliente aos ensinamentos de Deus e vive de acordo com a Sua palavra. Por essa razão, ela é a responsável por promover ao mundo a salvação, o que acontece por sua vida de amor, fé e pela concepção de Jesus Cristo pelo Espírito Santo.

Por isso, desatar os nós não é uma tarefa simples, essa é uma imagem da função intercessora de Maria, que pede e atende aos pedidos ao lado de Deus para livrar seus filhos da dor e do sofrimento. A missão que cumpre exige amor, atenção, resiliência e obediência, o que conduz à paz divina.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.