Qual o significado espiritual da mariposa? Bruxa, no Xamanismo e mais!

Qual o significado espiritual da mariposa? Bruxa, no Xamanismo e mais!

A mariposa é um símbolo de transformações profundas e renovação. Descubra tudo sobre o significado espiritual da mariposa aqui!


Considerações gerais sobre o significado espiritual da mariposa

Mariposa marrom pousada.

Sonhar ou se deparar com uma mariposa é um sinal de que você está prestes a partir para uma jornada de encontro consigo mesmo. Isso ocorre através de um processo de mudanças que começa de dentro para fora e simboliza a morte de uma versão de você que precisa ser deixada para trás.

Esse processo vem para que, assim como a mariposa, você adquira a capacidade de voar livremente em direção à criação de uma vida que, de fato, faça sentido para si. Assim, se sentirá feliz, realizado e muito mais leve.

Além disso, a mariposa também traz outras mensagens e alertas importantes. Ela fala sobre a necessidade de buscar conhecimento e de agir com moderação na hora de conquistar qualquer objetivo, seja ele algo material ou relacionado a iluminação espiritual.

Assim, a simbologia da mariposa é vasta e fala sobre muitos aspectos diferentes. Então, confira esse artigo até o final para compreender tudo isso com clareza!

Significado espiritual da mariposa

Mariposa azul pousada.

O significado espiritual da mariposa varia bastante, de acordo com a cultura local, porém há alguns aspectos que se repetem no mundo todo. De modo geral, elas são símbolos de transformação e nos ensinam lições sobre a evolução espiritual, a busca pela luz e a importância de ter cautela.

Quer saber mais sobre? Então, confira esses e outros tópicos que vão te ajudar a entender melhor qual é o significado espiritual da mariposa!

A simbologia da mariposa

Assim como as borboletas, a mariposa é um símbolo de transformação. Mas, por ser um animal noturno, a mariposa aparece nos momentos difíceis, como um lembrete de que devemos sempre buscar a luz, seja aquela que consideramos divina ou nossa própria luz interior.

Além disso, a mariposa também representa a necessidade de encontrar a própria essência e de se permitir ter liberdade para ser quem realmente é, despindo-se das ilusões ou expectativas criadas por si ou pelo outros. É por tudo isso que, quando uma mariposa cruza seu caminho, ela anuncia que uma jornada de autoconhecimento e aceitação de si mesmo está prestes a começar.

A morte e a transformação

Desde o nascimento, a mariposa passa por vários estágios da transformação necessários para atingir a fase adulta, na qual ela conseguirá voar.

Ao longo desse processo, há uma fase de desconstrução dentro do casulo. Da mesma forma, ao longo de nossas vidas, há momentos nos quais temos a necessidade de desconstruir e destruir o que aprendemos com os outros, para que possamos encontrar nossa própria essência.

Essa fase também inclui um momento de aparente inércia, mas apenas para os olhos alheios. É justamente nesse período que a mariposa ganhará suas asas. De forma semelhante, nessa jornada de reencontro de si mesmo, a atividade interna é intensa, ainda que ninguém perceba.

Assim, essa aparente inércia da mariposa representa uma morte, porém simbólica. Não é a morte do indivíduo em si, mas daquilo que já não serve e que precisa ser deixado para trás, para que a mariposa ou o indivíduo possa viver com plenitude todo o seu potencial.

A busca pela luz e pelo entendimento

Uma das principais características da mariposa é que ela sempre voa em direção à luz e, por isso, representa a nossa busca pela iluminação.

Essa jornada é, em grande parte, iniciada quando buscamos conhecimento. Já que é isso que, muitas vezes, nos traz o entendimento do nosso propósito como seres humanos e do nosso propósito individual. Isso nos permite alcançar um nível maior de paz de espírito e contentamento.

Porém, é necessário também vivenciar esse conhecimento para que ele seja compreendido em um nível de consciência mais profundo. Na prática, não basta adquirir esse conhecimento, é preciso implementar mudanças para que você possa integrá-lo em sua vida cotidiana.

Lições sobre transformação espiritual

Por serem seres noturnos que estão sempre buscando a luz, as mariposas representam a transformação espiritual. Esta, muitas vezes, envolve uma passagem pela escuridão, para que o indivíduo entenda a importância e a necessidade de buscar a iluminação.

Essa escuridão também é representada pela fase que a mariposa passa no casulo. Para nós, seres humanos, ela representa um período de questionamento e desconstrução de muito do que aprendemos ao longo das nossas vidas.

Então, é a partir desse rompimento com uma versão de si mesmo que não foi criada de forma consciente que o nosso eu verdadeiro ganha vida. Ou seja, essa nova perspectiva permite a construção de uma versão de si, bem como de uma vida mais autêntica.

Além disso, para muitas culturas, a mariposa está associada à alma das pessoas falecidas. Assim, ela é um símbolo da reencarnação, que também é uma parte dessa jornada de evolução espiritual.

Lições sobre cautela

As mariposas estão sempre procurando a luz, e é possível vê-las voando ao redor de luzes artificiais ou do fogo. Por isso, uma mariposa também nos ensina uma lição importante sobre a cautela, já que, em sua busca pela luz, ela pode acabar se queimando ou se machucando.

Da mesma forma, precisamos tomar cuidado com tudo aquilo que buscamos. Nossos comportamentos, ações, instintos e até paixões com que perseguimos um objetivo ou desejo nem sempre são saudáveis.

Assim, esse animal nos ensina que é preciso agir com cuidado, de forma controlada, buscando sempre equilibrar as emoções com a razão. Desse modo, não só é possível encontrar aquilo que se procura, mas também adquirir a sabedoria que essa jornada oferece.

Por último, a mariposa nos lembra que é preciso tomar cuidado com as paixões do ego, que são representadas pelas luzes artificiais. Elas se referem a tudo aquilo que trará uma felicidade ilusória ou apenas momentânea e, assim, não terá um impacto duradouro ou verdadeiro em nossa jornada.

Curiosidades sobre as mariposas

Há espécies de mariposas que não precisam se alimentar na fase adulta, pois conseguem todos os nutrientes necessários nos primeiros estágios de seu desenvolvimento. Certas espécies vivem poucos dias, enquanto que outras chegam a viver por um ano.

As mariposas também possuem várias estratégias para se proteger de predadores. Algumas espécies se camuflam na natureza, enquanto outras têm sabor desagradável ou são tóxicas.

Na verdade, a maioria das espécies é inofensiva, porém algumas podem oferecer riscos à saúde de animais e seres humanos. O pó liberado pelas suas asas no voo ou o contato físico com esse animal causa alergias e irritação na pele.

Além disso, há uma espécie popularmente conhecida como “mariposa vampira”, que se alimenta de sangue e é encontrada em florestas densas da América do Sul. Sua picada é menos perigosa do que a de um mosquito, já que ela não transmite nenhuma doença, mas causa irritação no local.

As principais diferenças de mariposas e borboletas

A principal diferença entre a borboleta e a mariposa é que esta tem hábitos noturnos. É muito comum encontrar uma à noite, voando ao redor da luz. Além disso, as mariposas costumam ter cores escuras e em tons opacos, enquanto as asas das borboletas possuem muitas cores e tons vibrantes.

Outra curiosidade interessante é que, ao pousar, as mariposas posicionam suas asas na horizontal, enquanto que as borboletas posicionam as suas na vertical. Além disso, as borboletas podem voar até 20 km/h, já as mariposas chegam a voar o dobro dessa velocidade.

Significado da mariposa para diferentes povos e crenças

Mariposa bruxa pousada.

Cada povo tem suas próprias crenças a respeito do significado da mariposa. Para saber mais sobre isso, confira a seguir qual o significado da mariposa para os celtas, para os indígenas e para o xamanismo!

Significado da mariposa para os celtas

Para os celtas, as mariposas estão relacionadas à morte. Muitas pessoas acreditam que, quando esse animal entra na casa de alguém, isso é um presságio do falecimento de um membro da família ou de um amigo próximo.

De acordo com algumas tradições na Irlanda e na Escócia, acredita-se também que as borboletas e mariposas são manifestações da alma de alguém. De acordo com as crenças, a alma vem visitar as pessoas para se despedir delas no plano físico.

Como a lagarta se parece com os vermes, segundo a tradição celta, as mariposas foram criadas por bruxas ou pelos espíritos das árvores. De qualquer forma, ela possui um significado geral negativo nessa cultura e é vista como um mau sinal.

Significado da mariposa para os indígenas

O significado da mariposa para as culturas indígenas está associado à morte de uma forma simbólica. Isto é, é como uma passagem pela escuridão, que traz consigo o renascimento e o início de um novo ciclo com ainda mais potencial, já que a mariposa ganha asas na fase adulta.

Alguns povos indígenas acreditam que esse animal está associado ao mundo dos sonhos, já que mariposas são seres noturnos. Pela mesma razão, acredita-se que eles representam o lado sombrio de cada ser humano e, assim, nos lembram sobre a importância de buscar a luz.

Significado da mariposa para o Xamanismo

No Xamanismo, os animais são vistos como guias, que nos ensinam lições importantes e nos mostram o caminho certo durante nossa jornada terrena. Assim, as mariposas nos ensinam o poder e a beleza da transformação, ainda que isso exija a morte simbólica de tudo aquilo que já não serve.

Além disso, a mariposa também ensina que essas transformações não precisam ser encaradas com medo e com desespero, mas com a confiança de que, ao final delas, o indivíduo terá acesso à sua verdadeira essência. Por último, a mariposa também demonstra a importância de buscar a luz e de não se apegar muito ao mundo material. Esse apego pode ser motivo de alegria, mas também de muito sofrimento.

Significado espiritual das cores e espécies de mariposa

Mariposa branca em fundo preto.

As diferentes cores e espécies de mariposa trazem diversos alertas e mensagens importantes. Veja, abaixo, qual o significado espiritual da mariposa preta, branca, amarela, marrom, azul e da mariposa-bruxa!

Significado espiritual da mariposa preta

Em primeiro lugar, o significado espiritual da mariposa preta está associado ao ocultismo. Isto é, está atrelado àquilo que está oculto ou escondido e que nem sempre conseguimos perceber facilmente. Então, se você encontrar uma mariposa preta em seu caminho ou em sua casa, esse é um sinal de que é hora de se conectar com a sua própria energia e intuição.

Isso trará crescimento pessoal e espiritual, além de benefícios a diversas áreas da sua vida. Há também quem acredite que a mariposa preta é um sinal de má sorte. Nesse caso, ela aparece para te avisar que é preciso se preparar para enfrentar algum problema ou obstáculo.

Significado espiritual da mariposa branca

Deparar-se com uma mariposa branca é um sinal de uma fase de muita sorte e prosperidade. Portanto, aproveite com sabedoria e mantenha-se grato por todas as coisas boas que esse ciclo te trará. Alguns povos indígenas também acreditam que, quando você vê uma mariposa branca, isso significa que está recebendo a visita de um ancestral.

Quem quer que seja essa pessoa veio do plano espiritual para o material trazendo boas notícias e proteção. Então, se você encontrar uma mariposa branca dentro de casa, é importante não matá-la. Em vez disso, permita que ela deixe o ambiente por conta própria ou coloque-a de volta na natureza.

Significado espiritual da mariposa amarela

O significado espiritual da mariposa amarela está relacionado a um ciclo de muita felicidade, cheio de realizações, conquistas e razões para celebrar. Se você está passando por uma fase difícil, saiba que ela está prestes a chegar ao fim.

Além disso, a cor amarela dessa mariposa também representa a sorte e a prosperidade. Sendo assim, encontrar esse animal em seu caminho prevê uma fase extremamente positiva para suas finanças.

Significado espiritual da mariposa marrom

Quando você encontra uma mariposa marrom, isso quer dizer que é hora de se livrar de tudo aquilo que já não serve em sua vida. Seja em relação aos seus próprios sentimentos e pensamentos, às velhas perspectivas, relacionamentos que não satisfatórios ou qualquer situação que se estagnou.

Uma mariposa marrom também está associada a um período de aprendizagem e desenvolvimento. Por isso, é essencial que você esteja disposto a aprender e refletir sobre si mesmo e sobre sua vida nesse ciclo.

Contudo, segundo a cultura popular, ela é um sinal de má sorte e aparece para avisar que algo ruim acontecerá em breve. Então, tome cuidado com suas atitudes, evite se envolver em conflitos e resolva os problemas pendentes o quanto antes.

Significado espiritual da mariposa azul

A mariposa azul é um presságio de um período de harmonia e leveza para as amizades. Nesse ciclo, você se sentirá amado e conseguirá mostrar para as pessoas o quanto elas são importantes. Desfrute de tudo isso o máximo que puder e aproveite para estreitar os laços afetivos.

Porém seu significado espiritual também se relaciona à sua vida amorosa. A mariposa azul é um presságio de que você está prestes a entrar numa fase de muito romance e felicidade em seu relacionamento amoroso.

Significado espiritual da mariposa-bruxa

O significado espiritual da mariposa-bruxa está associado à morte, porém a interpretação de se deparar com esse animal pode ser diferente. Em algumas regiões do Brasil, acredita-se que, quando esse animal entra na casa de alguém, esse é um presságio de que um morador irá falecer em breve, ou de que algo ruim acontecerá com aquela família.

Contudo, há também quem acredite que, quando encontra uma mariposa desse tipo em seu caminho, isso significa que a alma de alguém veio se despedir ou trazer uma mensagem importante. Nesse caso, ela é vista como algo positivo, que traz felicidade e conforto.

Significado espiritual da mariposa e como aparece em sonhos

Mariposa pousada.

Para entender o significado espiritual da mariposa, é preciso prestar atenção aos detalhes do sonho. Veja, a seguir, o que significa sonhar com mariposa pequena, grande, voando e muito mais!

O significado espiritual da mariposa em sonhos

O significado espiritual da mariposa nos sonhos está relacionado principalmente a algum tipo de renovação pela qual você vem passando. Esse sonho pode falar sobre transformações externas, mas está ligado, sobretudo, às mudanças internas.

Esse ciclo pode envolver algumas dificuldades, como um período no qual você se questiona a respeito de algo ou não tem certeza de quem é. Isso faz com que você se sinta perdido e não saiba qual o caminho certo para seguir em frente.

Apesar disso, essa é uma fase de crescimento e de se libertar de tudo aquilo que te impede de ser feliz. Assim como a mariposa ganha asas depois de um período de isolamento, você também terá a oportunidade de explorar seu potencial e se tornar a melhor versão de si mesmo.

Significado de sonhar com mariposa

Sonhar com mariposa fala de vários aspectos associados à simbologia desse animal. Por um lado, ela representa a possibilidade de se conectar com sua verdadeira essência. Desse modo, seu sonho avisa que é hora de deixar para trás tudo aquilo que já não faz sentido na sua vida.

Nesse momento, é essencial que você se proteja de influências e opiniões alheias e use sua própria intuição como guia. Só assim, você conseguirá encontrar a liberdade que busca e construirá uma vida na qual se sente plenamente feliz e realizado.

Além disso, a mariposa também é um sinal de que você precisa tomar cuidado com ilusões e atitudes impulsivas. Sobretudo, em relação à conquista de algo que seja importante para você. Então, siga em frente com cautela e procure manter o equilíbrio entre a razão e suas emoções.

Significado de sonhar com mariposa pequena

Se você sonhou com uma mariposa pequena, saiba que isso está associado às limitações que tem criado para si mesmo. Nessa fase, é importante que você aprenda a se aceitar melhor e tenha consciência de que nem todos os desafios serão vencidos de um dia para o outro.

Esse sonho também te aconselha a valorizar as pequenas vitórias e conquistas. Em parte, é isso o que fará a diferença em seu processo de evolução pessoal. Essa nova postura permitirá que você viva de forma muito mais leve e esteja sempre satisfeito com cada etapa dessa jornada.

Significado de sonhar com mariposa grande

Sonhar com mariposa grande é um aviso para que você tome cuidado com qualquer tipo de excesso em sua vida. Mesmo aqueles que, muitas vezes, são vistos como algo bom pela sociedade, como os exercícios físicos ou o fato de você trabalhar muito, podem fazer mal.

Seu sonho avisa que qualquer atitude ou comportamento levado ao extremo poderá causar grandes problemas no futuro. Portanto, é hora de olhar para os aspectos da sua vida que necessitam de moderação.

Além disso, essa mesma interpretação vale para os seus relacionamentos. Tome cuidado com as emoções à flor da pele e não deixe que elas causem conflitos ou sofrimento.

Significado de sonhar com mariposa-bruxa

Em muitas culturas, a mariposa-bruxa está associada à má sorte. Por isso, sonhar com ela é um sinal de conflitos ou problemas que estão por vir. Nesse ciclo, é muito importante que você não se deixe desanimar, mesmo que algo ruim aconteça.

Tenha em mente que é nos momentos difíceis que as pessoas costumam perceber o quanto são fortes. Então, aproveite essa fase para reconstruir sua autoconfiança e renovar sua fé na vida.

Esse tipo de mariposa também é um símbolo de morte em alguns lugares. Portanto, ela é um sinal de que grandes transformações estão a caminho. Porém é essencial que você não se apegue ao que fica para trás e que apenas siga em frente.

Significado de sonhar com mariposa voando

A interpretação de sonhar com mariposa voando está relacionada, em primeiro lugar, a algum problema que você está vivendo atualmente. Nesse caso, é importante dar a devida atenção a essa situação, para que ela seja solucionada e deixe de causar tanto desconforto.

Em segundo lugar, sonhos com mariposa voando também são um presságio de que um momento decisivo está se aproximando. Por isso, você precisará de uma boa dose de sabedoria e autoconfiança na hora de escolher o caminho que irá seguir.

As mariposas estão associadas à evolução e ao renascimento, então, não desanime. Tenha certeza de que tudo o que você está passando te ajudará a se tornar a melhor versão de si mesmo.

Quais as principais lições que podemos extrair da mariposa e de seu significado espiritual?

Mariposa marrom pousada.

Há diversas lições importantes que podemos aprender com a mariposa e seu significado espiritual. A começar pela necessidade de encarar as transformações como uma oportunidade de encontrar a própria essência. Assim, você poderá se tornar a melhor versão de si mesmo a cada etapa.

As mariposas também nos ensinam a importante lição de sempre buscar a luz, tanto aquela considerada divina quanto a própria luz interior. Nos períodos mais difíceis, é isso o que permitirá que você continue no caminho certo.

Por último, elas lembram que é preciso ter cautela e agir com moderação em relação a tudo aquilo que se deseja. É a impulsividade ou qualquer tipo de excesso que, muitas vezes, faz com que as pessoas se machuquem na tentativa de realizar os próprios sonhos e desejos.

Agora que você já sabe de tudo isso, reflita com calma sobre como esse conhecimento pode te ajudar. Com certeza, você terá mais clareza mental para seguir em frente!

Autor deste artigo

Formada em Letras e apaixonada pela escrita. Desde a faculdade sou fascinada pela interpretação dos sonhos, quando percebi que as histórias que os sonhos contam têm sempre algo a nos ensinar sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Aliás, aprender e ensinar são partes importantes da minha vida e há 5 anos troquei a sala de aula pelos blogs. Outros interesses incluem literatura, yoga, filosofia e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


religiões animais

Artigos relacionados


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.