O que são as Terapias Holísticas? Tipos, como fazer, efeitos e mais!

O que são as Terapias Holísticas? Tipos, como fazer, efeitos e mais!

Você sabia que existem inúmeras terapia holísticas? Venha conferir as principais delas e saber para que funcionam!


Considerações gerais sobre Terapias Holísticas

Pessoa fazendo Reiki.

Quando se fala em saúde, não se deve restringir unicamente a saúde física. Atualmente há um reconhecimento muito maior de que se você não está bem mentalmente, é provável que isso atinja o seu corpo, e mesmo que não haja nenhuma ferida estancada, você se sente doente. Portanto, para você estar bem, é necessário que você por inteiro esteja; e é sobre isso que se trata as terapias holísticas.

Da etimologia grega, o holos da palavra holística significa “inteiro” , “todo” e “integral”. As terapias holísticas são um conjunto de métodos que visa a integralidade das áreas que constituem a nossa vida há séculos.

Espalhadas por diversos continentes, os métodos holísticos são diversos e associam muito o meio ambiente e práticas de conhecimentos tradicionais, passadas de geração a geração. Na China temos por exemplo a acupuntura que é uma terapia de milênios usada até hoje.

Venha saber mais a seguir!

Terapias holísticas, para que servem, efeitos e como fazer

Cristais variados.

Você sabia que atualmente muitas terapias holísticas são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo reconhecido como abordagens de tratamento para inúmeras doenças e sensações de mal estar?

Quando se fala de terapia holística é importante saber também sobre o cuidado integral; seu respaldo científico; suas utilidades; seus efeitos positivos e como começar a fazer. Só assim você ficará a par se as terapias holísticas se enquadram para você. Venha aprofundar sobre isso a seguir!

O que são as Terapias Holísticas

As Terapias Holísticas são terapias que visam a integridade do indivíduo por meio de práticas não convencionais e perpassadas por séculos e mais séculos, em diversas culturas e crenças. Os efeitos de muitas delas são extremamente eficazes, ganhando assim respaldo científico de pesquisa e comprovação.

Apesar disso, as Terapias Holísticas não visam substituir os tratamentos já perpassados por médicos, psicólogos e terapeutas; mas visam uma forma de aprimoramento na saúde e aceleração dos resultados. É, portanto, deveras eficiente para qualquer indivíduo disposto a melhorar em todos os aspectos.

Cuidado integral

O cuidado integral entende-se como aquele que vai além do cuidado com o corpo, expandindo-se em várias áreas, incluindo as espirituais. Assim, não basta estar bem de saúde: se exercitando todo dia, tendo uma excelente alimentação e fazendo acompanhamento terapêutico; mas ainda ser englobado por uma energia ruim.

As práticas integrativas visam tratamento baseados no saber tradicional para alcançar a melhoria do indivíduo em todas as esferas da existência. Assim, deixa-se de focalizar no bem estar com recortes óbvios — como o corpo —, conectando com as diversas possibilidades a fim de encontrar a cura e resgatar o protagonismo da pessoa em sua própria história.

Respaldo científico

Após vários séculos de execução por vários povos e com a obtenção de resultados, as práticas integrativas e holísticas conquistaram respaldo científico ao ponto de hoje em dia serem reconhecidas pelo Ministério de Saúde, sendo assim, ofertada também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética são algumas dentre várias terapias ofertadas, e apesar de não substituir os tratamentos indicados pelos profissionais — como o acompanhamento psiquiátrico e psicológico — elas são facilitadoras da amenização dos problemas enfrentados pelo indivíduo, conforme muitas pesquisas.

Para que servem

Na sociedade em que vivemos é muito comum ser ouvido sobre pessoas adoecidas com depressão, ansiedade, insônia, estresse e síndromes. E, em meio a esse contexto, as terapias holísticas são alternativas para amenizar as partes inflamadas do corpo, da mente e da alma.

Assim sendo, há uma proposta de remodelagem e transformação do indivíduo em muitos casos, orientando-o a ter um protagonismo em sua própria vida apesar das circunstâncias externas.

Sendo assim, a amenização da dor ganha um porção de caminhos, e o indivíduo pode escolher por qual terapia holística se adapta melhor, para que junto a um profissional, possa se transformar de dentro para fora.

Assim, as pessoas que a princípio sofriam com situações críticas de doenças psicológicas ou orgânicas, costumam a ter como resultado uma vida mais propícia a tranquilidade, a resolução de problemas e ressignificados. Em suma, é para isso que serve o tratamento holístico.

Efeitos positivos visíveis

Convencionalmente o que é oferecido para a cura é uma porção de remédios e pílulas. Apesar de que isso não significa que é ruim, há formas de amenizar os sintomas sem ter como recorte unicamente a isenção de remédios prescritos. Para isso é necessário pedir uma orientação sobre as terapias holísticas e práticas integrativas, para que você possa ser encaminhado a algum serviço apropriadamente.

Se o médico concordar com a ideia, com o tempo da prática você vai percebendo que de fato há outras alternativas para acelerar o processo de refazimento e aprimoramento da saúde. As pessoas ao seu redor irão perceber que você está diferente, principalmente se uma das alternativas for a aromaterapia: imagina sair de casa com cheiros a base de flores e plantas? Qualquer um ao seu redor vai notar e se contagiar.

Como começar a fazer

As Terapias Holísticas não substituem os tratamentos costumeiros contra a dor, mas aceleram o processo de amenização, aprimorando-o. Assim sendo, você pode começar pedindo orientação a um profissional de saúde quanto às práticas integrativas e terapias alternativas. Mas é claro, que isso só deve ser feito se você sentir que está disposto a isso.

Se você for uma pessoa aberta a conhecer outras tradições e formas de lidar com os problemas, a terapia holística seria excelente para você. Não perca tempo para começar a fazer. Do contrário, não adianta nem arriscar.

Diferentes tipos de Terapias Holísticas

Mulher fazendo acupuntura.

Existem inúmeras Terapias Holísticas espalhadas pelo mundo visando a promoção do bem estar do indivíduo e a sua melhoria de vida nas esferas da vida. Um único ser pode se identificar com inúmeras terapias e ser despertado por cada uma delas de forma diferente.

Venha conhecer a seguir os diferentes tipos de Terapias Holísticas e quem sabe se identificar com algumas delas. Talvez o que você precisa para mudar de vida é implementar uma dessas práticas no seu cotidiano!

Acupuntura

Muitas pessoas conhecem algumas especializações da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é uma das mais difundidas e é buscada a fim de encontrar uma amenização das tensões corporais — devido aos estresses da vida —, por meio de pequenas agulhas espalhadas por partes específicas do corpo, conhecidas como meridianos.

Quem tem ansiedade, labirintite, vertigem, insônia, problemas com ciclos menstruais, dor de cabeça e muscular, deveria dar a chance de experimentar tal tratamento, pois os resultados costumam ser positivos e aprovados pela maioria

Reiki

O reiki tem cada vez mais ganhado espaço quando se fala em Terapia Holística. Assim sendo, com o intuito de auxiliar os indivíduos que possuem questões psíquicas, emocionais e corporais críticas, o reiki é uma alternativa para a busca do equilíbrio em todos os setores existentes, atrelados à energia cósmica e universal.

Vale ressaltar que existem vários tipos de reiki: o Xamânico; o Usui; o Karuna; o Akáshico dentre outros. Mas em sua maioria eles trabalham com a energia vital que rege o universo e as nossas próprias vidas; usando as palmas das mãos e os pontos energéticos do corpo para a manipulação dessa energia.

Logo após a primeira sessão, é possível sentir sensações boas desbloqueadas, como serenidade, alívio e paz.

Massoterapia

Nada como chegar do trabalho e receber uma massagem, não é mesmo? As massagens são almejadas pela maioria das pessoas por décadas, e isso tudo pela sua principal qualidade: o relaxamento. Mas não é qualquer um que sabe fazer uma massagem direito não, e é importante procurar um profissional especializado em massoterapia.

A massoterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma alternativa de prática terapêutica em combate às tensões corporais. Muitas vezes somatizamos nossos sentimentos mal resolvidos no corpo e uma massagem feita adequadamente, é capaz de desfazer esses nós físicos e emocionais.

Assim sendo, é uma excelente prática que auxilia a vida e até mesmo previne algumas outras possíveis doenças do corpo e da mente. Você só tem a ganhar!

Herbologia

Da etimologia grega “herb” está atrelado a ervas e “logia” está atrelado a estudo. Assim sendo, a herbologia é a ciência das ervas. Ou seja, é a prática de usar plantas medicinais como forma de tratamento para os ângulos da vida.

A herbologia envolve raízes, caules, folhas, sementes e flores e busca por meio de suas linhagens — Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Tradicional Tailandesa, o processo de integração e melhora do indivíduo baseados nos ingredientes fornecidos pela natureza. Assim se faz: remédios, banhos, perfumes, sortilégios, talismãs; através dessa prática.

Ayurveda

Conhecido como a "ciência da longevidade” a Ayurveda da medicina indiana perpassada por séculos e mais séculos, com embasamento de teorias, sabedorias e conceitos preventivos e personalizados associados às características individuais de cada pessoa.

Assim sendo, a alimentação é uma das bases da Terapia Ayurveda, a fim de buscar o equilíbrio do indivíduo. Como, por exemplo, pessoas que têm personalidade específica precisam de alimentos específicos: seja para se alimentar deles, ou para deixá-los inseri-lo. A pimenta, especificamente, é um alimento que deve ser evitado por determinadas personalidades.

Assim sendo, como essa manipulação na alimentação, traz benefícios como a limpeza de toxinas no corpo: proporcionando um estilo de vida mais saudável.

Fitoterapia

A fitoterapia está muito associada a plantas assim como várias outras, porém ela é baseada na crença que as plantas por produzirem fontes ricas e nutritivas para se manterem vivas na natureza, e por isso são extremamente nutritivas para o indivíduo trazendo benefícios terapêuticos para o organismo.

Por exemplo, sabe quando você está meio triste e toma um chá e se sente melhor, mais disposto? A fitoterapia está muito relacionada com a natureza e seus efeitos positivos provocados no corpo da pessoa. Porém, é necessário um processo de muita análise profissional antes de algum medicamento da fitoterapia ser utilizado por alguém.

Mas, quando assim é feito, a melhoria de vida é uma garantia.

Terapia Floral

Atualmente você pode encontrar a Terapia Floral ofertada por várias farmácias: você entra olhando as prateleiras e encontra frascos de florais como de Bach, Amazônia e Saint Germain, prometendo antiestresse, calma, serenidade dentre outras possibilidades.

Os florais são constituídos por essências de plantas, flores e outros elementos que buscam equilíbrio emocional, psíquico e psicológico; auxiliando no campo vibracional de cada indivíduo.

A Terapia Floral não substitui os medicamentos psiquiátricos, mas auxilia na aceleração dos resultados do processo do indivíduo e é bastante recomendável.

Homeopatia

A homeopatia é muito utilizada para evitar a intoxicação e estimulação orgânica, a fim de amenização contra distúrbios gastro e intestinais, dermatológicos, respiratórios e emocionais.

Tal prática busca a resistência do indivíduo contra as infecções alérgicas, bacterianas e virais; através de substâncias medicinais que estimulam a própria dinâmica do corpo de manter o organismo saudável. Dessa forma, é como se a homeopatia servisse como um catalisador de todo o processo orgânico já existente para nos mantermos saudáveis e vivos.

O tratamento costuma ser muito efetivo, sendo melhor ainda quando somado com outras alternativas de aprimoramento do bem estar do indivíduo.

Hipnoterapia

A hipnoterapia também é conhecida como prática de terapia que usa a hipnose como forma de combate a bloqueios, traumas, sensações negativas e empecilhos emocionais para o indivíduo ter uma existência mais agradável.

Assim, é preciso algumas sessões para que o profissional hipnoterapeuta possa junto com o paciente identificar suas questões e explorar de forma hipnótica o inconsciente do indivíduo transformando memórias, sensações e práticas indesejadas; em outras modelagens saudáveis. Basicamente, a hipnoterapia é uma estratégia de enfrentamento das questões pessoais.

Após a sessão de imediato é sentido o relaxamento provocado pela experiência e logo depois de mais alguns encontros, você verá como a percepção de sua própria vida irá mudar para melhor.

Arteterapia

Nada como a arte como forma de manifestação do inconsciente e expressão do sentir, não é mesmo? A arteterapia visa uma terapia alternativa que mescla várias experiências artísticas como forma de ajudar o indivíduo a lidar melhor consigo mesmo e sua existência.

As pinturas, os desenhos, o teatro, a música assim como a dança são exemplos das ferramentas utilizadas por essa arte a fim de auxiliar no processo de cura por meio das expressões, autoconhecimento e fluidez.

Cristaloterapia

Pelo próprio nome já dá para ter uma noção do que a cristopilapia usa em meio aos seus processo terapêuticos: cristais. Você com certeza já deve ter visto pessoas usando colares enfeitados por cristais pelas ruas, há um tempo eles estavam na moda e era muito fácil de encontrar pessoas usando.

Mas, nem todos sabiam que não era mero modismo: as pedras usadas nos colares servem de forma terapêutica ajudando nos processos de energização do corpo e harmonia com o meio externo de forma positiva.

Assim sendo, os cristais são muito usados junto com as práticas de reiki, já que há cristais específicos, inclusive, para cada chakra, e isso pode ser bastante explorado com a somatória dos dois processos de terapêuticos.

Mesa Radiônica

Você sabia que é possível identificar e avaliar as energias que regem a sua vida por meio de gráficos e simbologias? A mesa radiônica é um instrumento capaz de fazer toda essa análise orientando você sobre o que fazer nas esferas da sua vida.

É possível também na mesa radiônica ser feito processos de limpeza dos campos energéticos de indivíduos e até mesmo de objetos e ambientes. Mas, antes de experimentar o processo da mesa radiônica é importante dar uma pesquisada mais aprofundada sobre seus tipos e quais você se identificaria mais.

Musicoterapia

Quem nunca chegou de um dia estressante e ao colocar uma música se sentiu melhor? A música está sendo usada de forma inconsciente como uma estratégia terapêutica, muitas vezes colocamos músicas quando estamos ansiosos, deprimidos, entediados, sozinhos.

A musicoterapia, portanto, quando colocada em prática por um profissional que conhece a fundo os processos de cura que repercutem na música, torna a experiência muito mais rica e com retornos maiores.

Se você já é uma pessoa que está conectado à música de alguma forma, avalie a possibilidade de vivenciar essa experiência de forma mais elaborada, intensa e transformadora por meio da musicoterapia.

Qual a relação entre propósito de vida e as terapias holísticas?

Homem fazendo Reiki.

Apesar de parecer: nem todos que nos cercam tem um propósito de vida. Há muitas pessoas por aí empurrando a vida pela barriga, deixando que os caminhos sejam traçados por si mesmo e não por uma força maior: a força da vontade. A força do querer.

Muitas vezes a falta de interesse na vida está atrelado a uma das áreas da vida que está uma bagunça e acaba bagunçando todas as outras. Seguindo essa linha de raciocínio, muitas vezes nos transformamos na nossa dor, decepção e frustração e esquecemos que somos muito além disso.

As terapias holísticas buscam a integralidade do indivíduo em todos os aspectos: espiritual, emocional e orgânico. Dessa forma, se você consegue com o auxílio de uma terapia holística se reintegrar em suas áreas pessoais, encontrando um certo equilíbrio, será muito mais fácil encontrar um caminho para seguir, um propósito de vida.

Autor deste artigo

Por ser apaixonada em aprender sobre o que está a minha volta e o seu sentido, acabei me aproximando do esoterismo e me apegando aos significados dos sonhos. Hoje em dia meu objetivo é poder compartilhar meu aprendizado com as pessoas ao meu redor, fortalecendo a corrente energética que nos une no mundo.

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.