Runa Perth: Confira aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Perth: Confira aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Perth é a runa dos mistérios, cujo significado tradicional é desconhecido. Associada ao destino, entenda como essa runa pode indicar mudanças na sua vida!


Você sabe o que representa a Runa Perth?

runa perth

A runa Perth representa o desconhecido. Por isso, ela está associada aos segredos e é considerada a runa do Destino e de tudo aquilo que não está manifestado.

Também conhecida por Perthro, Perdhro ou Peorth, a depender de sua origem cultural (por exemplo, nórdico-germênica e anglo-saxã), Perth é a runa da probabilidade e dos papeis do destino e da sorte no processo evolucionário das coisas.

Por esse motivo, ela é também considerada uma representação do Jogo do Universo, podendo estar associada, sob a ótica do esoterismo, às Norns, a tríade de deusas da mitologia nórdica que representam o Presente, Passado e Futuro e que tecem o wyrd, ou seja, o destino das pessoas.

Para que você possa entender melhor os significados dessa runa em diferentes áreas, preparamos este artigo. Nele, você encontrará sua origem mitológica e temas relevantes para auxiliar a sua interpretação e uso oracular. Confira!

Entendendo a Runa Perth, Peorth ou Perdhro

runa perth

Perth é a sexta runa do segundo Aett, um dos três agrupamentos de oito runas do Futhark. Como mostraremos, ela é considerada a runa das apostas, do acaso, mistério, da causa e do efeito, do destino e da sorte. Entenda sua história e outros temas relevantes a seguir.

Origem e história

Perth surgiu juntamente às outras runas. Há duas grandes hipóteses sobre a origem e história das runas. A primeira, baseada em fatos históricos, artefatos arqueológicos e evidências linguísticas indica que as runas, em geral, são consideradas variantes de sistemas de letras itálicas antigas.

A segunda explicação se baseia na mitologia. De acordo com ela, as runas e seus poderes se tornaram conhecidos pela humanidade por meio do deus Odin, que se sacrificou na árvore da vida, Yggdrasil, para poder ter acesso à sua sabedoria ancestral.

Esse mito original está descrito no poema em nórdico antigo conhecido por Havamál, “Os provérbios do Altíssimo”, numa tradução livre para o português.

Formato e representação da Runa Perth

O formato de Perth lembra a letra ‘C’, embora sua representação fonética seja equivalente ao som de ‘p’. Ela sucede a runa Eihwaz e representa o estágio mitológico em que Odin, após ter adquirido os segredos das runas através do seu sacrifício em Yggdrasil, precisa entender os segredos do véu do tempo dispostos em termos do passado e do futuro.

Perth, então, está associada ao destino e ao conhecimento dos conhecimentos ancestrais ou registros akáshicos. Esses registros podem ser adquiridos a partir do Poço de Mímir na mitologia nórdica, local em que está depositado todo o conhecimento da história da humanidade.

Significado da Runa Perth

Uma vez que o significado tradicional de Perth é incerto. Essa runa está relacionada ao desconhecido. Por isso, ela está associada a segredos, especialmente considerando que ela é a mais misteriosa dentre as runas do Futhark. No entanto, seus segredos não são impenetráveis e podem ser facilmente revelados, se você se conectar com suas energias.

Ela pode estar associada à vida em seu início e término, ou seja, os ciclos de nascimento e morte. Quando ela surge, indica que a sua vida depende do acaso, de modo que ela pode tanto se encaminhar para uma coisa boa, como desandar de vez.

Além disso, dependendo do contexto de leitura, Perth pode significar segredos, mudanças e mensagens escondidas nas entrelinhas. Na posição invertida, ela indica perda de fé, surpresas desagradáveis e estagnação.

Aspectos positivos

Um dos aspectos positivos da runa Perth é a noção de nascimento. Por este motivo, ela está relacionada à deusa Frigg, matrona do nascimento e a força motriz por detrás das Norns, as tecelãs do destino.

Além disso, Perth está relacionada a temas como: força evolucionária, sorte, reconhecimento de padrões, profecia, companheirismo, fortuna, mudança no processo evolutivo e na criação de circunstâncias mais favoráveis.

Aspectos negativos

Os aspectos negativos por detrás de Perth compreendem temas referentes à dependência da sorte e do acaso para seguir o fluxo da vida. Além disso, Perth também simboliza a morte e pode indicar temas como: o nada, o desconhecido, difusão, fantasia, solidão, vício emocional e psicológico, incognoscibilidade.

Diferentes interpretações da Runa Perth

runa perth

Após compreender a sua história e seus aspectos principais, é importante entender o que a runa Perth significa em termos de diferentes temas. Nesta seção, apresentamos suas interpretações na saúde, vida pessoal, profissional, amorosa e financeira. Além disso, você conhecerá também os seus significados na posição invertida. Confira.

Runa Perth na saúde e vida pessoal

Na saúde e vida pessoal, Perth indica que a melhora da sua vida virá através de uma mente mais flexível e agilidade corporal. Por isso, é importante que você mantenha seu corpo mais hidratado e trabalhe com a sua voz.

Quando invertida, Perth indica rigidez, problemas relacionados ao aparelho fonoarticulatório, timidez e problemas psicológicos, especialmente relacionados ao vitimismo e dificuldades de resolver os próprios problemas. Como conselho, Perth indica que você passe mais tempo ao ar livre e tente ser mais ativo no longo prazo.

Runa Perth na vida amorosa

Na vida amorosa, Perth diz que algo está prestes a acontecer. Se estiver solteiro, esteja aberto a conhecer novas pessoas e, principalmente, não esteja preso a questões do passado. Perth também mostra que é importante que se tome iniciativa para que haja equilíbrio no seu relacionamento, caso esteja em um.

Na posição invertida, reveja os padrões do seu relacionamento, pois pode ser que questões kármicas o estejam impedindo de se desenvolver. Além disso, ela indica assuntos ocultos que podem atrapalhar a conexão entre os parceiros, especialmente devido à falta de confiança.

Runa Perth na vida profissional e financeira

Na vida profissional e financeira, Perth indica que é momento de arriscar, pois você está abençoado pelas energias da sorte e do destino. Defenda suas ideias e projetos e deixe o destino agir em seu favor.

Se ela aparece invertida, Perth mostra que é importante rever questões relacionados à sua carreira e às finanças, pois existem segredos nessas áreas. Atente-se para contratos e investimentos e não conte com a sorte, pois a situação não está favorável e as perdas podem ser grandes. Um charlatão pode querer tirar vantagem de você neste período.

Runa Perth invertida

Quando surge na posição invertida, ou seja, com a face virada para a esquerda, ela significa morte. Além disso, ela indica bloqueio das energias vitais e fluxo da vida. Por isso, ela traz consigo o que conhecemos popularmente como “caminhos fechados”, momento em que tudo parece dar errado e nada anda para frente.

Esta fase também é permeada por um longo período de estagnação e falta de crescimento que, caso o equilíbrio não seja reestabelecido, pode resultar em problemas graves em questões vitais.

Como interpretar a Runa Perth

runa perth

Ao interpretar a runa Perth, é imprescindível que você aprenda a sua simbologia, bem como o seu valor fonético para entender as suas mensagens. Além disso, é essencial que você entenda seus conselhos e desafios, os quais são apresentados a seguir.

Conselhos da Runa Perth

Um dos conselhos da runa Perth está associado ao potencial oculto e aos talentos que ainda não foram manifestados. Perth lembra da importância de manifestar as habilidades que foram herdadas pela sua ancestralidade.

Para encontrá-las, é importante praticar meditação e trabalhos ritualísticos para explorá-las e, assim, conseguir manifestá-las na sua vida, vivendo o seu wyrd pessoal em sua plenitude.

Desafios da Runa Perth

Os desafios da runa Perth estão ligados aos fios tecidos do destino. Por isso, ela está intimamente atrelada a experiências como a iniciação e a descoberta do seu verdadeiro Eu. Além disso, por ser uma runa ligada aos segredos, sua interpretação dependerá do tipo de pergunta realizada.

Como resposta a uma pergunta direta, Perth mostra que o consulente não está pronto para saber a resposta. Mesmo que você insista em saber a resposta, é muito provável que ela apareça novamente para indicar que você deve ter paciência e deixar o Universo agir, pois, no momento, não há nada que você possa fazer para mudar o seu destino.

Outras informações sobre a Runa Perth

runa perth

Após conhecer seus conselhos e desafios, é importante que você aprenda outras informações sobre a runa Perth para se conectar com sua energia. Além de mostrarmos como utilizar a sua energia de maneira adequada, você aprenderá como funciona a leitura das runas e outras dicas essenciais. Confira.

Como funcionam as runas nos rituais de leitura

Nos rituais de leitura, as runas funcionam trazendo imagens ou conceitos ligados a cada elemento talhado em seus símbolos. Cada runa possui um valor fonético e significado específico e é essencial que você os compreenda para então utilizá-las como oráculo.

O significado da palavra runa em si é bastante mágico, já que indica mistério, segredo ou sussurro. Em conjunto, elas trarão imagens de situações que se referem à pergunta feita durante a leitura. Apesar da simbologia das runas possuir uma raiz histórica, boa parte dos significados que utilizamos hoje não são atestados historicamente, pois foram desenvolvidos pelo sistema esotérico ocidental.

Por isso, é importante não somente ler suas origens, como também suas interpretações modernas, pois foi recentemente que ganharam popularidade como sistema oracular.

Como fazer as runas e a toalha

Utilize material de origem natural, preferivelmente madeira, sementes ou pedras para fazer as runas. Por ser um sistema de escrita antigo, as runas não possuem curvas, pois eram geralmente esculpidas em madeira ou metal.

Para confeccioná-las, use uma faca afiada se quiser talhá-las em madeira ou sementes, ou uma lima de aço para esculpi-las em metal. Caso não deseje talhá-las, você pode pintar seus símbolos no material escolhido. Dê preferência por tinta de cores como o negro, branco, dourado ou vermelho.

Para fazer a toalha para divinação rúnica, escolha um tecido natural de cor branca, preta ou violeta. Esta última é muito ligada aos poderes psíquicos. Desenhe um círculo ou, para leituras mais detalhadas, os reinos da árvore Yggdrasil.

Como se preparar e como fazer a leitura

Para se preparar para a leitura, você precisará de concentração e espaço adequado. Embora você possa utilizar as runas como prática oracular em qualquer dia e horário, noites de lua cheia são mais adequadas, especialmente em signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Possuir o elemento fogo próximo ao local de leitura é essencial, pois ele representa a luz que ilumina e escuridão do desconhecido (velas brancas ou lilás são mais adequadas). Se preferir, queime ervas sagradas para a leitura de oráculos, como a artemísia ou acenda um incenso para práticas divinatórias, como o incenso da lua.

Em seguida, ponha a toalha rúnica sobre sua mesa de leitura e faça suas perguntas. Retire as runas referentes a cada pergunta e interprete-as.

Como saber se o resultado é positivo ou negativo

Por ser um sistema oracular, o que determina se o resultado é positivo ou negativo depende de muitas variáveis. Inicialmente, preste atenção ao significado de cada runa, considerando a pergunta realizada e sua relação com ela.

Em seguida, caso a runa possua variação de posição, perceba-a, pois existem variações de significado de acordo ela. Assim como acontece com o tarô, uma runa invertida não necessariamente indica algo negativo.

Da mesma maneira, uma runa na posição natural também não é sempre um sinal positivo, tudo depende do contexto. Lembre-se também de olhar para a relação das runas entre si. Por serem utilizadas como um alfabeto, elas podem indicar letras e até mesmo formarem palavras. Esteja aberto para essas mensagens.

A Runa Perth representa a Fênix!

runa perth

Os segredos de Perth podem ser interpretados de diversas maneiras. Um de seus significados no mundo esotérico é de que essa runa representa a Fênix por indicar um momento favorável de mudança, no qual é possível ressurgir das cinzas, munido de mais sorte e vitalidade.

Quando Perth surge no seu jogo, ela indica uma mudança no processo evolutivo e na criação de circunstâncias mais favoráveis. Por isso, aproveite esta energia para lutar por aquilo que você deseja e, principalmente por os seus planos em práticas.

Assim, você conseguirá alterar a teia do seu próprio wyrd, e, consequentemente, viver da melhor maneira possível.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


runas

Artigos relacionados


Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Naudhiz caracteriza a resistência limitante, além dos obstáculos para a sobrevivência e o aprendizado. Saiba mais!


Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

No artigo, saiba mais sobre a runa, suas interpretações e suas potencialidades, além de simpatias poderosas. Que tal usar o oráculo a seu favor?


Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Wunjo anuncia que é a hora certa de levar seus planos adiante, pois o momento é favorável. Leia o artigo e descubra o que esse oráculo tem a dizer!


Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

A Runa Ehwaz está ligada ao movimento, à elaboração de projetos e a mudanças positivas. Leia o artigo e descubra tudo o que ela pode prever!


 Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Conhece a Runa Mannaz? A pedra tem mensagens importantes que podem transformar sua vida! Venha saber mais e surpreenda-se!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.