Como obter crescimento espiritual? A evolução, as armadilhas e mais!

Como obter crescimento espiritual? A evolução, as armadilhas e mais!

O crescimento espiritual proporciona a descoberta do propósito de vida. Mas não só isso. Saiba tudo sobre o processo aqui!


Considerações gerais sobre crescimento espiritual

Mão com uma energia colorida em volta.

Ao se deparar com o termo crescimento espiritual, algumas pessoas tendem associá-lo a alguma prática religiosa. Mas o processo não precisa necessariamente estar relacionado a algum tipo de religião. Porém, muitas pessoas utilizam crenças dogmáticas como ferramentas para descobrir o propósito de vida.

De modo geral, o crescimento da espiritualidade, também chamado de despertar espiritual, é o meio pelo qual o ser humano consegue se conectar consigo mesmo. É através desse despertar que o indivíduo olha para a sua essência reconhecendo princípios, valores, sentimentos e muitos outros pontos interessantes.

A evolução espiritual amplifica a consciência da pessoa, levando-a a um estado de reconhecimento da ilusão da realidade. O ser humano se torna alguém melhor, encontrando sentido de sua existência em um mundo caótico.

O caminho do despertar é encantador e traz muitos benefícios, porém é preciso ter cuidado com diversas armadilhas que sabotam o crescimento. Saiba tudo sobre esse processo nos tópicos abaixo.

Crescimento espiritual, espiritualidade e leis espirituais

Mão encostando em uma borboleta.

Existem alguns pontos importantes que você precisa saber sobre o despertar espiritual para que sua evolução seja feita de maneira eficiente e sábia. Por isso, veja abaixo informações sobre o crescimento espiritual, espiritualidade e algumas leis espirituais.

O que é crescimento espiritual

Crescimento espiritual é o processo pelo qual qualquer pessoa tem a oportunidade de se conectar consigo mesmo, com sua essência. Através dessa conexão, o indivíduo consegue descobrir seu propósito de vida, valores e missão, pois acaba acessando sua consciência superior que ilumina o seu caminho.

Por consequência, todo esse processo gera no ser humano um grande sentimento de satisfação e autorrealização. Afinal, a pessoa descobre a sua missão nesta terra e, com isso, pode caminhar em direção ao seu propósito de vida. Por isso, buscar crescer espiritualmente é fundamental para viver plenamente nesta terra e fazer escolhas mais sábias nesta vida.

Aprendendo a exercer a espiritualidade

Para passar pelo processo de crescimento espiritual, você precisa aprender a exercer sua espiritualidade. Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é reconhecer que existe um poder superior no universo. Depois, é necessário depositar um pouco mais de amor nas coisas, ser receptivo e contemplar o que é belo.

Além disso, é importante que você libere o perdão, seja mais receptivo com as pessoas em sua vida, reconheça que você também erra, enxergue a positividade nos outros, dê o melhor da sua essência nas relações, pense sobre suas palavras e ações e abençoe o mundo. Com essas atitudes, você se tornará alguém melhor e mais espiritual.

As leis espirituais do sucesso

Existem algumas leis espirituais que garantem o sucesso do crescimento espiritual. As principais são:

• Lei da pura potencialidade: consiste basicamente na percepção do potencial da própria essência, algo que é alcançado através da meditação, não-julgamento e silêncio;
• Lei da doação: Quanto mais se dar, mais se recebe;
• Lei da causa e efeito ou carma: Você atrai exatamente aquilo que emana para o mundo;
• Lei do mínimo esforço: Suas ações precisam estar baseadas em sentimentos bons, como a alegria, harmonia e amor, por exemplo;
• Lei da intenção e do desejo: A intenção tem a capacidade de eliminar o processo de transformação da energia;
• Lei do distanciamento: A sabedoria vem do distanciamento das incertezas;
• Lei do propósito de vida ou darma: Todos tem um propósito a cumprir.

Benefícios do crescimento espiritual

Mão com uma luz natural.

Todo ser humano que passa pelo processo de crescimento espiritual experimenta benefícios para além de seu lado interior. A principal vantagem de viver esse processo é descobrir seu propósito de vida. Mas além disso, o indivíduo adquire equilíbrio emocional, motivação e melhoria na saúde e bem-estar. Para saber mais, confira os tópicos abaixo.

Obtenção de equilíbrio emocional

O crescimento espiritual envolve o autoconhecimento. Durante o processo, a pessoa vai se conhecendo melhor e ampliando sua consciência. Diante disso, as emoções ficam mais controladas e o indivíduo não dá lugar a comportamentos impulsivos. Principalmente para quem sofre com estresse e ansiedade, o despertar espiritual é altamente benéfico.

No entanto, você só deve tomar cuidado com a perfeição. Controlar as emoções não significa que você entrará em um estado de desafeto. Pelo contrário, a raiva, tristeza, alegria, medo, entre outros sentimentos, fazem parte da vida de todo ser humano. Mas o grande benefício que você obterá com a evolução espiritual é o equilíbrio de todas as emoções.

Obtenção de motivação

A definição de motivação é basicamente um motivo para a ação e esse motivo está muito ligado ao propósito de vida. Quando você descobre o seu propósito, suas atitudes se tornam mais intencionais, pois existe um motivo para tal. Tudo isso só é possível através do crescimento espiritual que proporciona o olhar direcionado para si mesmo.

A obtenção de motivação muda completamente a vida do ser humano. O seu campo profissional passará a ter um sentido, haverá um porquê da existência de certas pessoas ao seu lado e suas escolhas serão mais assertivas. Então, não deixe de desfrutar deste grande benefício e inicie já seu processo de despertar.

Descoberta do propósito de vida

Um dos maiores benefícios que o crescimento espiritual pode proporcionar é a descoberta do propósito de vida. Quando sua atenção está voltada para dentro de si, em um processo de expansão da consciência, você passa a descobrir para o que nasceu. Isto é, a sua missão nesta terra fica mais clara e tudo passa a ganhar um sentido.

A sua existência neste plano terreno passa a ter uma razão, um objetivo e isto é maravilhoso, pois preenche todo o vazio da alma humana. Acredite, todas as pessoas têm uma missão a cumprir e um legado a deixar. Após descobrir qual a sua ideologia de vida, lute por ela e se torne um exemplo para outros.

Saúde e bem-estar

O despertar espiritual proporciona uma significativa paz interior, que gera o sentimento de felicidade e satisfação. Quando você encontra prazer em sua vida, o seu corpo fica mais disposto para encarar as atividades do dia a dia. A sensação de bem-estar é enorme e você sente que já tem tudo o que precisa.

Além disso, a sua saúde fica mais fortalecida, minimizando o risco de doenças emocionais e físicas. Afinal, com o crescimento espiritual você terá uma intuição mais aguçada para o que está acontecendo interiormente. Neste sentido, sentimentos negativos são eliminados e se você perceber que há algo em desequilíbrio, poderá procurar um médico imediatamente.

Formas de acelerar a evolução espiritual

Homem no pôr do sol com uma lâmpada gigante.

O crescimento espiritual é um processo que exige paciência e humildade. No entanto, existem algumas formas que podem acelerar a evolução espiritual de maneira saudável e eficaz. Confira abaixo algumas dessas formas, como meditação, contato com a natureza, reflexões e mais.

A prática da meditação

A meditação é uma prática que vem sendo utilizada por muitas pessoas para controlar a mente, principalmente para minimizar os pensamentos ansiosos. Por ser um exercício que trabalha a mente, espírito, corpo e emoções, a meditação é capaz de acelerar o crescimento espiritual, facilitando a conexão do ser humano com o seu eu superior.

Vale salientar que atualmente existem várias formas de meditar. Como são muitos métodos, você precisa estudar sobre as diferentes maneiras de praticar a meditação e encontrar a que mais se adequa ao seu jeito e que funcione para você. É ideal que você medite todos os dias, mas caso não consiga, tente realizar a meditação por alguns momentos e já terá resultado.

Contato com a natureza

A sobrevivência da espécie humana depende da energia da natureza. Somente este fato já seria suficiente para todo ser humano estar em contato direto com a natureza. Mas para quem deseja uma certa rapidez no crescimento espiritual, a conexão com o meio ambiente deve ser uma prioridade.

Ainda que você more em grandes centros urbanos, é possível se aproximar do meio ambiente. Para isso, visite as cachoeiras, vá tomar um banho de mar, ande com os pés descalços na grama, experimente abraçar uma árvore. O ponto principal é sentir a energia da natureza e deixar que ela te revigore de dentro para fora.

Reflexões frequentes

Refletir sobre a própria vida é fundamental para rever os conceitos e mudar os caminhos quando necessário. Você deve tirar um tempo de reflexão para pensar em todos os aspectos de sua vida. Veja se você está satisfeito com o atual trabalho, se está feliz no atual relacionamento e se ama a pessoa que está ao seu lado, se você se valoriza e se cuida, dentre outras questões.

Se questionar sobre os diferentes campos da vida vai te ajudar a sair do automatismo do cotidiano e descobrir seu verdadeiro propósito. Ao pensar nos seus passos, você verá como o crescimento espiritual se tornará mais rápido e claro. Por isso, exercite esses questionamentos e veja a evolução espiritual.

Obter conhecimentos gerais

O mundo atual vive na era da informação. De forma prática, rápida e simples é possível obter conhecimento sobre qualquer assunto. Tudo isso foi facilitado com o advento da internet que reúne tudo em único lugar. Diante desse cenário, se tornou muito mais fácil acelerar o crescimento espiritual dentro de pouco tempo.

No entanto, é importante que você selecione bem o conteúdo que irá consumir. Procure sites e blogs altruístas que possam te ajudar a expandir sua consciência e assim ampliar sua perspectiva sobre variados temas. Além disso, não se prenda somente à internet. Se tiver acesso, vá até uma biblioteca e adquira livros para ler no conforto de sua casa.

Conhecimento de diferentes culturas

Um dos pontos básicos para o crescimento espiritual é a humildade e conhecer diferentes culturas ajuda a exercitar justamente esse sentimento. Afinal, quando se está diante de outras realidades, é possível reconhecer que não existe somente a sua verdade e, com isso, muitos preconceitos podem ser eliminados.

Para acelerar a evolução espiritual é ideal conhecer diferentes culturas, pois, assim, você terá a oportunidade de adquirir novos aprendizados. Então, procure fazer uma viagem sozinho, sem roteiros, programações ou guias. Esteja aberto para conversar com as pessoas ao longo de seu trajeto e desconstruir muitos pré-conceitos. Você verá que há um mundo em todos.

Praticar exercícios físicos

É preciso entender que corpo e mente estão em íntima relação. Por isso, de nada adianta você cuidar de sua mente e alma e se esquecer de seu corpo. Afinal, um irá influenciar o outro. Sendo assim, você deve manter sua saúde em dia, desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis. Caso sinta necessidade, procure um profissional da nutrição para te auxiliar.

Também, pratique exercícios físicos diariamente, focando principalmente no seu bem-estar. Quando você se preocupa com sua saúde, a estética vem como consequência. Além disso, sempre que puder, opte por alimentos naturais, sem conservantes. Tomando esses cuidados, o seu crescimento espiritual será mais veloz.

Armadilhas que sabotam o crescimento espiritual de um indivíduo

Escada para o céu.

O crescimento espiritual é um processo encantador, mas é preciso ter cuidado com certas armadilhas que sabotam a evolução de qualquer indivíduo. Conheça abaixo as principais armadilhas, como por exemplo, postura de superioridade, desvio espiritual, entre outros.

Postura de superioridade

A postura de superioridade é uma grande armadilha principalmente para os recém acordados. Alguns acreditam que já estão em um nível de crescimento espiritual tão alto que até menosprezam quem ainda está adormecido. Essa é uma armadilha sutil que faz a pessoa acreditar que é melhor do que aqueles que ainda não estão despertados.

Esse comportamento de superioridade mostra que o nível de espiritualidade do indivíduo ainda é pequeno. Quem realmente está evoluído acredita que sempre tem algo a aprender e que cada um está em seu momento de crescimento. Sendo assim, tome muito cuidado com o orgulho e tenha sempre em mente que cada pessoa está dando o seu melhor.

Desvio espiritual

O crescimento espiritual tem como objetivo ajudar o indivíduo a tomar posse de sua própria alma, juntamente com isso, se conectar com suas próprias emoções e sentimentos. Sem a conexão consigo mesmo é impossível evoluir espiritualmente. Por isso, algumas práticas de desvio espiritual tendem a desfocar a atenção da pessoa de si.

Existem muitos tipos de desvio espiritual que funcionam como verdadeiras armadilhas para qualquer ser humano. Mas os principais são:

• Depositar a responsabilidade pelos próprios atos em algum tipo de ser superior, como anjos ou até mesmo guia espiritual;
• Utilizar métodos espirituais para não sentir determinadas emoções;
• Acreditar que está em nível altamente elevado de ser humano;
• Julgamento excessivo de si e dos outros;
• Entre outros.

Forçar o despertar de alguém

Por preocupação e cuidado, muitos seres despertos desejam que seus amigos e familiares também despertem e fazem isso à força. Porém, forçar outra pessoa a despertar é uma grande armadilha para si mesmo, além de irritar a outra pessoa. É legítimo o seu desejo de ver pessoas especiais fora da bolha da ilusão, mas é importante que você respeite o momento de cada um.

A sua parte é focar em si mesmo e continuar no seu processo de crescimento espiritual. Quando seus parentes e colegas estiverem prontos para despertar, basta que você esteja ao lado deles para dar todo o apoio e fornecer as informações necessárias. Só não force ninguém a entrar neste processo.

Tentativas precipitadas de revolucionar o mundo

Com tanta injustiça no mundo é natural o ser humano querer revolucionar o mundo e provocar uma mudança no sistema. No entanto, essa postura gera um sentimento de ódio, pois divide o povo entre a população, formada pelas boas pessoas, e o sistema, que seria o grande causador da maldade na humanidade.

Mas essa mentalidade cria a falsa ideia de que para a paz prosperar é necessário que haja guerra e mudanças externas, quando na verdade é o contrário. A mudança deve vir de dentro para fora. O crescimento espiritual é individual e único. Por isso, é impossível o sistema mudar se não houver evolução interna.

Fuga das responsabilidades do dia a dia

O caminho do crescimento espiritual é encantador. Tão fascinante que algumas pessoas tendem a acreditar que estão evoluídas demais para se envolver com as tarefas do dia a dia. Mas essa é uma armadilha perigosa que limita o progresso espiritual. Escapar das responsabilidades do cotidiano é um grande equívoco.

Independentemente do nível espiritual que você esteja, é importante sempre manter a humildade no seu coração. O orgulho cega e impede o crescimento. Além disso, é na beleza da rotina que a evolução espiritual se torna mais eficiente. É justamente no dia a dia que a criatividade é exercida e você vai conhecendo qualidades interiores que jamais imaginou que teria.

Apego e vitimização

Quando a pessoa entra no processo de crescimento espiritual, ela passa a enxergar o mundo caótico em que vive. Esse choque pode dar origem a duas grandes armadilhas: o apego e a vitimização. O apego nas experiências espirituais que vivencia e a vitimização por acreditar que todos os acontecimentos ruins se devem a seres superiores ou humanos.

Para não cair nessas armadilhas é necessário procurar viver novas experiências e não se apagar a iluminação inicial. Por melhor que tenha sido, você deve seguir em frente e procurar subir de nível. Também, deve assumir a responsabilidade pelos seus próprios atos e não culpar os outros pelo que você sente ou faz.

Como se livrar das armadilhas?

O ego é uma parte da personalidade inerente ao ser humano. É impossível se livrar dessa instância, mas é plenamente possível controlá-lo. Para não cair nas armadilhas que sabotam o crescimento espiritual de qualquer indivíduo é necessário manter sempre a humildade e a honestidade com os próprios sentimentos.

O reconhecimento de um possível desvio é fundamental para mudar de rota e retornar para o caminho do aprendizado. Assumir as próprias responsabilidades e acreditar que ainda precisa evoluir mais é de suma importância para continuar crescendo espiritualmente. Caso você tenha caído em uma das armadilhas, não se preocupe, basta reconhecer e mudar.

Por que manter-se conectado consigo mesmo é importante para o crescimento espiritual?

Mulher subindo uma escada para o céu.

Sem conexão consigo mesmo não há como iniciar o crescimento espiritual. É fundamental entender que o despertar é um processo que acontece internamente. A mudança se dá de dentro para fora. Logo, você deve voltar sua atenção para dentro de si mesmo e focar no que pode melhorar.

Mas é claro que em tudo deve haver um equilíbrio. Após descobrir o seu propósito, por exemplo, você deve ampliar sua visão para o mundo externo e avaliar no que pode contribuir com sua missão na terra. Cuidado para não se restringir ao seu eu e ficar preso em sua essência.

Um dos objetivos principais do despertar é justamente expandir a consciência e sair da bolha do individualismo. Então, não perca mais tempo e procure hoje mesmo iniciar o seu crescimento espiritual. Não se esqueça de manter sempre a humildade a reconhecer que ainda há níveis maiores a serem alcançados. Boa sorte!

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.