São Francisco de Assis e os animais: pregando para lobo, peixes e mais!

São Francisco de Assis e os animais: pregando para lobo, peixes e mais!

Venha conhecer mais sobre a emocionante vida e jornada espiritual de São Francisco de Assis. Seus ensinamentos e amor pelos animais podem nos inspirar.


Qual é a relação entre São Francisco de Assis e os animais?

são francisco de assis

São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais, bem como o santo protetor do meio ambiente, atuando sobre a ecologia. As virtudes da humildade e da compaixão são seus principais atributos. Esse santo, venerado pelos católicos, mas influente e admirado também fora da esfera dessa religião, é um exemplo do poder da força de vontade e da fé nas transformações humanas.

Sua grandeza de espírito demonstra que a bondade e a espiritualidade são coisas a serem conquistadas, exercitadas no dia a dia e postas em primeiro lugar. Seu amor pelos animais nos inspira a olhar para todos os seres com benevolência e nos lembra que devemos cuidar e proteger os seres de outras espécies, pois neles também está Deus. Veja neste artigo tudo sobre São Francisco de Assis.

História de São Francisco de Assis

são francisco de assis

Conheceremos mais profundamente a história de São Francisco de Assis, olhando para etapas importantes de sua vida e aprendendo seus ensinamentos. Confira a seguir.

Vida de São Francisco de Assis

O nome de batismo de São Francisco era Giovanni di Pietro di Bernardone. Ele nasceu em 1182, em Assis, e era filho de comerciantes burgueses bem-sucedidos. Francisco desfrutou de uma juventude voltada aos prazeres, interessado em obter fama e fortuna.

Essas motivações o levaram a se tornar cavaleiro e ao lutar em uma guerra, foi capturado e permaneceu prisioneiro por cerca de um ano. Nesse período, desenvolveu uma doença que o acompanhou por toda a vida, causando problemas estomacais e de visão.

Conta-se que o jovem então mudou completamente seus hábitos, tornou-se frade e passou cuidar dos pobres, fundando uma ordem religiosa focada no voto de pobreza, a ordem dos Frades Menores. Após uma vida de benfeitorias e acometido por diversas doenças, Francisco faleceu em Assis, em 1226.

O chamado de São Francisco de Assis

A conversão de São Francisco de Assis se inicia entre 1202 e 1208, consistindo em uma progressão de eventos a partir de seus 25 anos.

Acredita-se que a primeira etapa do que pode ser descrito como seu chamado esteja situada em seu tempo como prisioneiro de guerra, quando começou a sentir os primeiros sintomas de uma doença que o acompanhou pela vida.

Francisco escutou uma voz que lhe orientou a retornar para casa, onde encontraria seu real propósito.
Após uma série de visões e mensagens espirituais recebidas, ele passou a cuidar dos pobres e dos leprosos, abandonando completamente seu modo de vida anterior em prol da fé e de seguir os ensinamentos de Jesus.

A renúncia de São Francisco de Assis

Ao retornar da guerra, Francisco escutou uma voz que o incitou a seguir os passos do Senhor. A partir daí, abdicou de seus bens materiais e abandonou seus sonhos de glórias vãs e fortuna. Preenchido pela fé e pela vontade de ajudar o próximo, após ter visto por suas viagens tantas pessoas necessitadas e sofrendo, ele passou por uma transformação profunda.

Francisco teve, nessa etapa inicial de sua conversão, uma visão do Cristo a lhe pedir que restaurasse a sua Igreja. É importante lembrar que, nesta época, a Igreja Católica se encontrava consumida pelos interesses materiais e pelas lutas de poder e Francisco se voltou para a necessidade de focar nos necessitados, iniciando suas benfeitorias junto aos leprosos.

Os milagres de São Francisco de Assis

Existem diversos milagres atribuídos a São Francisco de Assis. Um dos mais antigos se passou pouco tempo depois do sepultamento do santo, quando uma menina que sofria de uma enfermidade no pescoço encostou a cabeça sobre o seu caixão e foi curada.

De modo semelhante, muitas outras pessoas deficientes passaram a andar após sonharem com o santo ou peregrinarem ao seu sepulcro, assim como cegos tiveram a visão restituída.

Além disso, pessoas obsediadas, que acreditavam estarem possuídas por demônios, encontraram paz de espírito após tocarem no seu túmulo. Através dos tempos, muitos outros milagres relacionados à cura de doenças foram atribuídos ao santo.

Fundação da Ordem dos Frades Menores

No começo de seus trabalhos religiosos, Francisco buscou converter pessoas e obter doações aos pobres. Quando percebeu que tinha um número considerável de seguidores, foi com os fiéis a Roma para obter aprovação para o estabelecimento de uma Ordem.

Mas isso só aconteceu depois que o Papa Inocêncio III determinou que ele fosse pregar aos porcos, o que Francisco fez, conseguindo assim que as autoridades religiosas apoiassem a sua causa.

A Ordem dos Frades Menores se baseava nos princípios da pobreza e seguia minuciosamente os ensinamentos de Jesus. Seus seguidores cuidavam dos enfermos, dos animais e dos pobres e fizeram parte dessa ordem religiosos importantes, como Santa Clara.

A nova ordem religiosa de São Francisco de Assis

Após um período de peregrinação pela Terra Santa, Francisco reencontrou a Ordem, em Assis, assolada por desvios morais de alguns membros e por discordâncias diversas. Muitos seguidores estavam insatisfeitos com o rigor excessivo demandado pelos votos da Ordem.

Todos esses conflitos internos e as constantes interferências do Vaticano levaram Francisco a uma reforma da Ordem dos Frades Menores. O santo se viu obrigado a redigir um novo conjunto de regras que tornassem mais claras aos adeptos as obrigações que teriam de cumprir.

Esse texto, no entanto, submetido à aprovação de Roma, sofreu alterações importantes feitas pelo cardeal Ugolino, que se desviavam da essência franciscana. Com o tempo, a ordem franciscana se desdobrou em diversos ramos, masculinos e femininos.

O exemplo de vida de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nos oferece um modelo de fé, mas também rico em inspirações para as nossas práticas diárias. A postura de Francisco em relação ao dinheiro é um primeiro exemplo de abnegação material e nos ensina a focar na riqueza espiritual.

A bondade desse santo, que se dedicou a cuidar dos enfermos e dos animais, e que buscava ao máximo sanar as necessidades dos empobrecidos, mostra-nos que a espiritualidade só pode se desenvolver pela prática, ou seja, por atos efetivos neste mundo terreno.

O exemplo de vida de São Francisco, portanto, consiste na ação como condutora ao caminho da luz, destacando-se o valor que ele deu aos animais como seres a quem devemos respeitar e proteger.

A sabedoria divina de São Francisco de Assis

São Francisco foi inspirado por sucessivos episódios místicos, como a escuta de vozes que lhe guiaram às ações do bem. Mas seus atos de bondade também nasceram da sua nata compaixão e empatia pelos necessitados e de seu amor pela natureza.

A união das inclinações para a prática do bem com a fé tornou Francisco uma figura à frente de seu tempo e um modelo de espiritualidade. São Francisco nos ensina a humildade e o desprendimento. A sua sabedoria consistia na simplicidade, em olhar para os pobres, os doentes, os animais, todos aqueles desprezados pelos seus contemporâneos, tão focados no dinheiro e no status.

Os estigmas de São Francisco de Assis

Pouco antes de sua morte, Francisco se retirou para o Monte Alverne, onde havia um santuário da sua Ordem, acompanhado de alguns irmãos frades. Nesse período, o santo teve a visão de um serafim de seis asas e desde então passou a exibir os vestígios do padecimento de Cristo em seu corpo.

Esses sinais são conhecidos como estigmas e correspondem às feridas sofridas por Jesus durante a crucificação. Essas marcas se destacavam nas mãos e nos pés, mas ele também tinha uma chaga aberta no peito, testemunhada por seus irmãos de fé. Francisco foi o primeiro cristão a ser estigmatizado.

São Francisco de Assis e os animais

são francisco de assis

Conheceremos a seguir algumas histórias significativas sobre a relação de São Francisco com os animais e o que esses relatos nos ensinam. Confira!

Pregando para um lobo feroz

Ao chegar na cidade de Gúbio, Francisco encontrou os moradores amedrontados, armando-se para se defenderem de um lobo feroz. O lobo afugentava os rebanhos e ameaçava os habitantes. Francisco resolveu ir de encontro ao animal, que o recebeu pronto para o ataque. Ao se aproximar, no entanto, Francisco chamou o lobo de “irmão”, o que fez com o que este se tornasse dócil.

Ao segurar as patas do lobo como faria com as mãos de uma pessoa, o santo lhe pediu que não tornasse a atacar ninguém e logo lhe deu proteção e casa. Dizem que esse lobo morreu de velhice e foi lastimado pelos moradores de Gúbio, que passaram a vê-lo com o olhar da fraternidade.

Pregando para os pássaros

Conta-se que ao retornar a Assis de uma de suas peregrinações, São Francisco vinha pela estrada um tanto aborrecido pela indiferença das pessoas acerca do Evangelho.

De repente escutou altos sons de pássaros e avistou um bando de aves de diversas espécies às margens do caminho. O santo foi até elas e lhes anunciou que lhes daria a benção. Era seu costume chamar os animais de irmãos e irmãs.

Francisco procedeu a pregar para o bando, passando pelas aves quietas e atenciosas e nelas encostando sua túnica, tocando-lhe as cabeças com as mãos. Concluído seu discurso, deu-lhes sinal para voar e as aves se dispersaram pelos quatro pontos cardeais.

Salvando cordeiros do abate

Tomás de Celano pertenceu à Ordem dos Franciscanos e contou a história de como São Francisco salvou do abate dois cordeiros. Esse era um animal de predileção do santo, que recordava da associação que Jesus fizera entre o cordeiro e a humildade.

Pois, por suas andanças, deparou-se com um homem que se encaminhava à feira para vender dois cordeirinhos, que levava consigo amarrados junto ao ombro.

Com piedade dos animais, Francisco ofereceu em troca deles a capa que usava para se proteger do frio e que lhe tinha sido dada por um homem rico pouco antes. E, feita a troca, Francisco os devolveu ao vendedor, suplicando-lhe que cuidasse deles e os tratasse com amor e respeito, pois eram seus irmãozinhos.

O choro do burro

Após longos anos acometido por inúmeras doenças, São Francisco recolheu-se com seus amigos mais próximos, sabendo que a hora de sua morte estava próxima. Ele se despediu de todos com palavras de amor e leu passagens do Evangelho.

Seu imenso amor pelos animais fizera com que fosse seguido por carneiros e pássaros aonde quer que fosse e, na proximidade de sua passagem, dentre os animais que dele se aproximaram estava o burro que o conduzira durante tantos anos pelas suas peregrinações.

Conta-se que Francisco se despediu do animalzinho com palavras de doçura e agradecimento e que então o fiel burro chorou copiosamente.

Congregação de peixes

Dentre as histórias envolvendo a relação de São Francisco com a natureza, conta-se que os peixes se aproximavam de seu barco, quando o santo viajava sobre as águas, e dele só se afastavam depois de concluídas as suas pregações.

O santo costumava pregar para todos os animais que encontrava e suas palavras eram sempre bem recebidas também pelos seres aquáticos.

Quando Francisco recebeu de um pescador uma rede de peixes, libertou-os imediatamente nas águas, abençoando-os para que jamais fossem capturados. Ele também solicitava aos pescadores, sempre que as pescadas fossem abundantes, que devolvessem o excedente ao seu habitat natural.

Aconselhando um coelho

A história envolvendo um coelho se sucedeu quando um dos frades franciscanos trouxe até São Francisco o animal, que encontrara amedrontado, caído em uma armadilha na floresta. O santo colocou o coelho em seu colo, acariciando-o e aconselhando-o a tomar cuidado com os caçadores.

Então deu-lhe sua benção, chamando-o de “irmãozinho”, como sempre fazia, e o colocou no chão para que seguisse seu caminho. Porém, o coelho insistia em pular de volta ao colo de Francisco, a cada vez que era posto sobre o solo. Até que o santo pediu a um dos irmãos que levassem o coelho e o soltassem dentro do bosque.

O cântico das criaturas

O Cântico das Criaturas é um cântico composto pelo próprio São Francisco de Assis, provavelmente ditado por ele, em uma época em que já se encontrava cego e muito doente.

Esse cântico é um louvor à Criação de Deus e também pode ser compreendido como uma síntese da sua doutrina. O santo começou a composição em 1224 e diz-se que a concluiu apenas alguns minutos antes de sua morte, em 1226.

A canção também é conhecida como “Cântico do Irmão Sol”, em referência aos versos que mencionam a maneira como Francisco se referia à natureza. Diz-se que esse canto foi entoado pela primeira vez por Francisco, acompanhado dos irmãos Leo e Angelo.

A festa de São Francisco abençoa animais

A festa de São Francisco de Assis é celebrada em 4 de outubro. Essa festa, tradicionalmente, dedica-se a celebrar a vida e os ensinamentos do santo, como também a abençoar os animais.

Nesse sentido, é comum que as paróquias ofereçam bênçãos aos animais de estimação, trazidos por seus tutores para as celebrações. Essa prática é popular não apenas no Brasil, sendo costume também nas paróquias de inúmeros outros países.

A popularidade da festa de São Francisco é um demonstrativo de como as influências desse santo permanecem vibrantes, e de como seus ensinamentos, em um tempo de ameaças ao meio ambiente, são ainda mais importantes.

Oração pela bênção dos animais

Além de ler o Cântico das Criaturas, uma pessoa que deseja orar pelos animais pode aprender a seguinte oração:

"São Francisco, zeloso protetor dos animais e de toda a natureza, abençoa e proteja o meu (dizer o nome do seu animal de estimação), assim como a todos os animais. Que o amor imenso que devotaste para teus irmãos da humanidade e dos outros reinos preencha as vidas dos seres inocentes.

Que eu receba a tua inspiração para cuidar e proteger o meu irmãozinho. Perdoa a nossa negligência para com o meio ambiente e nos instrua a sermos mais conscientes e respeitosos para com a Natureza. Amém".

São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais e da ecologia?

são francisco de assis

São Francisco de Assis é um santo reconhecido como padroeiro dos animais. Além disso, suas histórias envolvendo esses seres carregam ensinamentos que estendem às relações humanas e a postura diante do mundo material.

Ele nos inspira a focar na prática do bem, no respeito ao meio ambiente, na harmonia e no exercício do perdão e da compaixão. Sua popularidade é imensa, o que se verifica pelo fato de que cerca de 3 milhões de pessoas, todos os anos, visitam seu túmulo em Assis, na Itália.

Em 1979, o Papa João Paulo II declarou São Francisco o padroeiro também dos ecologistas. Que a inspiração desse santo bondoso atinja cada vez mais corações.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza