Anjos, arcanjos, querubins e serafins: hierarquia angélica e mais!

Anjos, arcanjos, querubins e serafins: hierarquia angélica e mais!

Representados por categorias distintas, os anjos, arcanjos, querubins e serafins fazem parte de uma grande hierarquia divina. Leia o artigo para saber mais!


Quem são os anjos, arcanjos, querubins e serafins?

Estátua de anjo.

Os anjos, arcanjos, querubins e serafins são ordenados pelo poder superior para realizarem tarefas. Sendo assim, são divididos em três categorias, indicando o que cada um representa para a divindade. Levando em consideração o tradicionalismo, existem 9 Ordens Angélicas, contando com as outras, que são: principados, tronos, virtudes, potestades e dominações.

A primeira hierarquia conta com aqueles que estão em contato direto com Deus, a segunda fala sobre os que são responsáveis por acompanhar os seres humanos na Terra, e a última categoria diz respeito aos que cumprem com as tarefas do Criador. Para compreender os poderes destes servos do Senhor, leia o artigo!

Primeira hierarquia angélica

Estátua de querubim

Sendo a hierarquia que é a mais próxima de Deus, os serafins são os anjos considerados os mais velhos de todos. São representados pela bondade, além de cumprirem com a louvação à Santíssima Trindade. Mais do que isso, eles são designados para a glória do Criador.

Os querubins são ordenados para controlarem o caos do Universo e contam com a Divina Sabedoria. Deus faz com que eles ofereçam ao povo o pleno conhecimento, sendo que os tronos protegem o Senhor, além do poder da harmonia aos homens. Continue com a leitura do artigo para saber mais sobre esta categoria!

Serafins

O simbolismo do nome "Seraph" vem da cultura hebraica e representa "queimar totalmente". Mais do que queimar, Serafins são os anjos que consomem o afeto ao princípio do bem. Servindo a Deus, eles cumprem com todos os seus mandamentos. Fazem parte da ordem principal e ficam próximos do trono do Criador.

Cantam e adoram, passando todos os sentimentalismos para os corações. O príncipe desta categoria é o Metatron, significando o "Rei dos Anjos". Ele comanda a fartura, além de ordenar todos os outros para a serventia em prol dos seres humanos. Portanto, em todas as hierarquias eles contribuírem para a elevação espiritual.

Querubins

Os querubins são aqueles que passam as mensagens e servem como guardas. São os responsáveis pela sabedoria e guardam o percurso até a Árvore da Vida. Todos eles são os mais citados, aparecendo em muitos livros e 80 vezes, mais ou menos.

Por exemplo, Ezequiel fala sobre todos diante de sua visão e até descobrir o propósito. Além disso, também há a história da Arca da Aliança. Deus se acomodou lá, tomando conta do trono, que foi colocado entre dois anjos querubins. Os querubins são nomeados como: Haziel, Aladiah, Laoviah, Yeslael, Mebabel, Hariel e Hakamiah.

Tronos

Os tronos recolhem o poder de Deus e passam para os anjos inferiores. Tradicionalmente, são chamados de "Sedes Dei", que simboliza "Sede de Deus". Esta categoria representa aqueles que se mostram abaixo, podendo justificar a Divina Onipotência. Estes anjos são aqueles que são mencionados por Paulo, o apóstolo.

Eles servem ao Criador e também são chamados de erelins ou ofanins. Geralmente, são vistos como os 24 anjos que atuam diante da presença do Senhor, além de apresentarem as coroas divinas. Nesta hierarquia, todos os tronos são conduzidos por Tsaphkiel, que tem forte ligação com a Terra.

Segunda hierarquia angélica

Estátuas de anjos.

Dirigindo todos os Planos da Eterna Sabedoria, a segunda categoria de anjos relaciona os projetos para a última e complementa todas as três. Eles olham por toda a humanidade, além de se responsabilizarem por todos os propósitos do Universo. Os representados são: virtudes, dominações e potestades.

Estes anjos existem para contemplarem a Igreja e passarem todos os aspectos que estão presentes na Escritura Sagrada. Mais do que isso, são ovacionados pelos Concílios Ecumênicos, que falam pelos padres e simbolizam todos os devotos e fiéis. Dê continuidade na leitura do artigo para entender esta categoria!

Dominações

Os anjos Dominações fazem parte do alto poder da nobreza celeste. Eles comandam e contam com a força para cumprirem com as funções de Deus. Também manuseando o Universo, são indicados para as representações mais importantes.

Podem ser chamados para conflitos que precisam de rápida resolução. Mais do que todas as obrigações, prestam apoio de acordo com aquilo que são designados. Esta hierarquia é formada por: Nith-Halah, Haaiah, Ierathel, Sehelah, Reyel, Omael, Lecabel e Vasariah.

Potestades

Potestades também podem ser chamados de potências. Eles guiam a ordem sagrada e estão no quinto lugar da hierarquia dos anjos. Protegem os animais, as reproduções e as outras classes desses seres. A função é cuidar dos humanos, fazendo com que o mal se afaste.

Assim, tiram todos das tentações e das más influências. Não deixam que as pessoas conduzam a vida de forma confusa, tendo poder e alto conhecimento sobre a natureza. Esta hierarquia é formada pelos anjos: Iehuiah, Lehahiah, Chavakiah, Menadel, Aniel, Haamiah, Rehael e Ieiazel.

Virtudes

Os anjos de Virtudes podem representar a ordem plena do Universo. Sendo assim, todos são designados para tirarem os obstáculos que atrapalham os deveres de Deus. Mais do que isso, eles agem de perto por todos aqueles anjos que querem agir de forma equivocada.

Passam a energia divina, dando realeza e pureza. Nada abala o poder deles, porque sempre se baseiam naquilo que é bom, além de passarem essa energia para os anjos inferiores. A categoria é formada por: Hahahel, Mikael, Veuliah, Yelaiah, Sealiah, Ariel, Asaliah e Mihael.

Terceira hierarquia angélica

Estátua de arcanjo.

A terceira hierarquia é formada pelos anjos que cumprem com as ordens do Criador. Sendo assim, são aqueles que estão mais próximos dele e fazem de tudo pelo conhecimento dos devotos. A partir deste princípio, eles agem de acordo com a vontade de Deus.

Todos podem castigar, insinuar ou avisar, dependendo da situação. Aqui, os anjos principados e arcanjos fazem parte dessa categoria divina. Existem alguns estudiosos que acreditam que são 10 hierarquias, além de todas as que já são conhecidas, podendo ter Humanidade e Gênios. Leia o artigo e saiba mais sobre a terceira hierarquia dos anjos!

Principados

Os principados são aqueles que as pessoas consideram como os mentores ou vigiantes. Todos eles cuidam de países, reinos, estados e territórios guiados pela fauna, flora e os protetores da Terra. Eles são representados pelas mãos com cruzes e cetros.

Existe também uma sequência necessária para o posicionamento de cada um, e ela é a seguinte: Vehuel, Daniel, Hahasiah, Imamaiah, Nanael, Nithael, Mebahiah e Poie. A separação nesta categoria diz respeito ao poder e ao dever de cada um, levando em consideração a dimensão.

Arcanjos

Por mais que os Arcanjos estejam abaixo da hierarquia, eles não perdem suas importâncias. Nesta categoria, é possível identificar Gabriel, que foi aquele responsável por fazer o anúncio para Maria e falar sobre o nascimento de Jesus. São guiados para a guarda de todos os pais que constituem uma família.

O príncipe desta hierarquia é Miguel, porque ele usa uma espada e um escudo, tem o dom da coragem para enfrentar algo muito difícil e auxilia todos os seus devotos. Esta sequência é marcada pelos anjos: Nemamiah, Heialel, Harahel, Mitzrael, Umabel, Iah-Hel, Anauel e Mehiel.

Anjos

Os Anjos são os últimos da terceira hierarquia e dão o fundamentalismo para a categoria. São carregados com muita luz, além do cumprimento de suas funções voltadas para o desenvolvimento dos seres humanos.

Aqui, o príncipe é Gabriel, porque ele é o mensageiro de Deus. Na cultura hebraica, ele é o anjo da esperança e, no Alcorão, é definido como um anjo da guarda. Esta categoria termina com: Damabiah, Manakel, Ayel, Habuiah, Rochel, Yabamiah, Haiaiel e Muniah.

Anjos segundo a Bíblia

Bíblia aberta.

Diante da Bíblia, os anjos são relacionados de acordo com as funções e os poderes. Nas escrituras, as hierarquias são definidas de acordo com aqueles que são os mais próximos de Deus. Com designações espirituais, intelectuais e morais, eles são invisíveis aos olhos.

Na Bíblia, eles desempenham as ordens diante de uma redenção que é guiada pelo Criador. A palavra "anjo" simboliza "mensageiro". Para compreender estas definições além dos mensageiros, os servos e os quase humanos, leia os tópicos a seguir!

Mensageiros

Em diversas passagens da Bíblia, no Antigo Testamento e no Novo Testamento, os anjos aparecem para as pessoas para apresentarem as mensagens de Deus. Gabriel, por exemplo, atuou como um anjo especial enviado pelo Criador para anunciar a gravidez de Maria e o nascimento de João Batista.

Outras especificações indicam que estes anjos celestiais foram designados para revelarem as vontades do Senhor, além das mensagens que modificaram as vidas dessas pessoas. No Novo Testamento, estas mensagens foram referidas aos anjos que contemplavam o céu ou que passavam mensagens humanas.

Servos de Deus

Os anjos agem como servos de Deus, fazendo com que os humanos sejam atingidos de acordo com o tempo deles. Por mais que as pessoas não entendam como isso funciona, a Bíblia também não revela todas as características desses seres celestiais.

Diante das ordens do Criador, eles recebem as adorações e contemplam os devotos. Além disso, agem de forma espiritual, poderosa, pessoal e imortal. Em Neemias 9, são clamados exatamente assim:

Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.

Quase humanos

O anjo que assumiu a forma humana foi Rafael, porque ele foi designado por Deus para acompanhar Tobias em um percurso. Esta passagem está no Antigo Testamento, apresentando-se desta forma para guiar o filho de Tobit, que estava em busca da cura de seu pai.

Mais do que isso, Rafael viveu por um tempo entre os mortais e ficou alguns meses com eles. Ele tem o propósito de ajudar as pessoas, livrando elas de todos os males existentes na Terra, além de ter seu foco voltado para a cura física e espiritual.

Arcanjos segundo a Bíblia

Estátua de arcanjo.

De acordo com a Bíblia, existem outros arcanjos, que são mencionados inicialmente por: Miguel, Gabriel e Rafael. Os outros são Salatiel, Uriel, Phanuel, Baraquiel, Fanuel, Barachiel, Jehudiel e Jegudiel, aparecendo em Enoque, que é o quarto livro rabínico.

O significado da palavra "arcanjo" vem do grego "arkhaggelos", podendo ser simbolizada pelo anjo principal. Na Bíblia, este termo é visto apenas duas vezes, no Novo Testamento. Leia o artigo para saber mais sobre os aspectos do anjo-chefe, além do poder e de sua autoridade!

Anjo-chefe

Considerado o anjo-chefe, o guerreiro e o príncipe celeste, Miguel diz respeito ao poder que detém da Justiça, além de conduzir diante do arrependimento. Ele combate as forças do mal e é considerado um vencedor perante Deus. Aparecendo em Apocalipse, é o ganhador de todas as batalhas do povo

O anjo é celebrado diante da sua proclamada Quaresma de São Miguel, com a festa começando no dia 15 de agosto e se estendendo até 29 de setembro. Esta comemoração foi criada por São Francisco de Assis, porque ele também ganhava muitas batalhas.

Poder e autoridade

Com poderes onipresentes, os arcanjos também agem com suas autoridades. As pessoas que precisam de ajuda devem clamar por eles, pedindo o auxílio para o momento. Antes de mais nada, elas precisam se livrar de qualquer julgamento que seja, além de usar a sinceridade.

Assim, com paciência, também é possível entrar em contato, porque a leveza deve ser evidenciada para cumprir com a perspectiva simples que deve estar atuando. A palavra "arcanjo" pode ser simbolizada como "líder dos mensageiros", além de "chefe dos mensageiros" e "capitão dos anjos".

Querubins segundo a Bíblia

Estátua de Serafim.

Segundo a Bíblia, os querubins são considerados os mensageiros de Deus, levando a justiça divina. Estão abaixo dos serafins, mas fazem parte da primeira hierarquia. Todos são citados em muitas passagens do livro sagrado, e a visão de Ezequiel pode descrevê-los.

Com seus poderes visionários, Ezequiel disse que os seres foram vistos com semelhanças de um homem, cada um tendo quatro rostos e quatro asas. As pernas deles eram retas e os pés pareciam como os de um bezerro. Contavam com uma luz especial, além de um brilho polido. Entenda os aspectos destes anjos a seguir!

Asas e forma semelhante à humana

Alguns estudiosos dizem que a mitologia pode estar associada às passagens bíblicas e aos querubins. Algumas estrelas entram em evidência, dando poder e forma ao que elas são chamadas: "iamassu" e "shedu", uma divindade mesopotâmica. Aqui, as asas são de águia, tendo semelhança com os humanos.

Estes anjos são identificados como aqueles que fazem parte de uma hierarquia do divino, tendo importância para Deus. Na Bíblia, eles contam com partes idênticas das pessoas que habitam a Terra, além de contarem com partes de animais, representando suas figuras.

Formas animais e estranhas

O termo hebraico "krub" significa aquilo que é original. Pode vir também da língua grega "gryps", simbolizando duas palavras: "griffin" e "grifo". Ambos os termos podem justificar que querubins contam com formas iguais as de um leão e com cabeças de uma águia.

Diante de outras designações, já disseram que o griffo entra em contato com o corpo humano e que, diferentemente dos outros, não aparece como uma ave. Ele está sentado de forma digna e calma, além de ser difícil de ser combatido.

Glorificação da majestade de Deus

Os querubins são aqueles que estão em uma hierarquia importante diante de Deus, além de se posicionarem em mitologia com outros anjos. Todos são próximos do Criador e fazem parte de uma ligação, glorificação e grandeza.

Passam suas mensagens de acordo com aquilo que o Senhor designou, além de se acomodarem nas posições que ele disponibilizou. Para atrair a proteção de um deles, é preciso se concentrar com uma vela branca e ficar em um lugar seguro.

Serafins segundo a Bíblia

Estátua de querubim.

Segundo a Bíblia, os serafins são simbolizados diante do convívio de Deus, além de proclamarem pela glória. Eles são aqueles que não contam com as mesmas funções de outros anjos, cumprindo com atividades distintas.

Assim, a única semelhança está na forma como eles passam as mensagens do Criador para os seres humanos. Em Isaías, eles levam um anúncio de salvação, pedindo para que Deus tire todos os pecados. Saiba como esses anjos são citados e glorificados pelo Senhor nos tópicos a seguir!

Isaías 6. 2, 6

Na Bíblia, existem apenas dois versículos citando os serafins. Eles são ressaltados em uma conversa com um profeta, e principalmente por este último ter sido reconhecido como um ser impuro e com medo da morte. Esta palavra pode ser simbolizada de várias maneiras, mas está voltada para a "serpente ardente".

Em uma passagem distinta conhecida em Apocalipse, eles pedem a glorificação de Deus. Mas, tratando-se de Isaías 6:2-6, são identificados da seguinte forma:

Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: 'Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória'.

Glorificação da majestade de Deus

Sendo os que são os mais fortes diante dos outros anjos, os serafins contam com a glorificação e a majestade de Deus. Não alcançam os poderes de um arcanjo, mas são denominados como uns dos mais significativos. Eles contam com dons celestiais, tendo Miguel como aquele que comanda todos.

Ficam em posicionamento e ligação com outros anjos, mas todos são próximos da hierarquia definida pelo Senhor. A grandeza também é definida diante das tarefas e execuções, levando em consideração a forma como eles se portam.

Qual a principal diferença entre anjos, arcanjos, querubins e serafins?

Estátua de anjo.

O que diferencia os anjos, arcanjos, querubins e serafins uns dos outros são as hierarquias em que eles estão em plena posição. Sendo assim, os anjos agem como mensageiros e principalmente porque são designados por Deus para a comunicação das pessoas. Existem muitos deles, que estão desde a antiga aliança até a mais recente.

Assim, os serafins são os que estão rodeando o Senhor em seu trono, além da iluminação. Os querubins são os mais enigmáticos deste sistema poderoso, com apresentações semelhantes aos homens e aos animais. Já um exemplo de um arcanjo pode ser definido por Rafael, sendo aquele que se denomina diante do Senhor em Tobias 12:15. Portanto, o grau de importância celeste varia de categoria para categoria.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.