O que é auto-hipnose: benefícios, objetivo, relaxamento e mais!

O que é auto-hipnose: benefícios, objetivo, relaxamento e mais!

A auto-hipnose é uma técnica de relaxamento da mente que proporciona vários benefícios para o corpo. Saiba mais, neste artigo!


O que é a auto-hipnose?

auto-hipnose

De modo geral, a auto-hipnose é uma técnica de relaxamento para a mente, em que se acessa a camada mais profunda do subconsciente. Como o nome sugere, a técnica é realizada pelo próprio indivíduo, mas existe um profissional que realiza o método em outras pessoas, o chamado hipnotista ou hipnoterapeuta.

Através de frases sugestivas, o subconsciente reduz suas resistências para receber comandos do próprio indivíduo. Diante disso, qualquer pessoa se torna capaz de controlar sua própria mente, equilibrando seus pensamentos e até mesmo comportamentos.

A auto-hipnose proporciona vários benefícios para o ser humano que vão desde relaxamento da mente, até auxílio no tratamento de doenças, vícios, controle de ansiedade e melhora na concentração. Nesse texto, você vai conhecer melhor esses benefícios. Além disso, vai descobrir as principais etapas e técnicas da hipnose. Então, continue a leitura do texto e saiba mais.

Benefícios da auto-hipnose

auto-hipnose

Os benefícios da auto-hipnose são vários. Por essa razão, listamos abaixo os principais, dentre eles, o tratamento de doenças e vícios, descanso da mente, concentração e controle de ansiedade. Confira!

Tratar de doenças e vícios

Alguns tipos de vícios são considerados como doenças. O vício em bebidas alcoólicas, por exemplo, é considerado como uma doença pela Organização Mundial de Saúde. Quem está no processo de se libertar de qualquer vício que seja, sabe o quanto é difícil. Mas, a auto-hipnose é uma ótima aliado para desvendar e combater a causa de doenças e vícios.

Isso acontece porque no estado hipnótico, onde a mente fica concentrada e relaxada, o inconsciente libera os motivos que levaram o indivíduo a desencadear episódios de vícios e o porquê da existência de doenças. Com as respostas em mãos, a pessoa pode tratar o problema pela raiz.

Descanso da mente

A auto-hipnose leva a mente da pessoa a um profundo relaxamento, onde todo o pensamento acelerado é eliminado. Quem passa por esse processo experimenta um ótimo descanso na mente, vendo-se livre de preocupações e estresse. Por isso, as sessões hipnóticas são ótimas para aqueles dias mais estressantes.

Com uma boa noite de sono ou período de férias, o corpo consegue descansar. Mas por vezes, o cansaço mental é tão grande que os pensamentos não conseguem se desacelerar. Nesses casos, uma sessão de auto-hipnose em um ambiente tranquilo é indispensável para descansar completamente. Sendo assim, separe um tempo em sua rotina e realize o processo.

Concentração

Devido à correria do dia a dia e o excesso de tarefas, focar a atenção em algo específico se torna uma missão quase que impossível. Afinal, enquanto se realiza uma atividade, a mente já está pensando nos passos seguintes. Mas com a ajuda da auto-hipnose esse problema pode ser minimizado e a concentração logo é aprimorada.

Com as técnicas da auto-hipnose, como a de relaxamento, por exemplo, a mente entra em um estado de repouso profundo em que todo o cansaço mental é eliminado. Diante disso, o indivíduo consegue se atentar ao que está ao seu redor. Por esse motivo, para se concentrar melhor, é ideal fazer a sessão hipnótica antes de realizar qualquer atividade.

Contra a ansiedade

A ansiedade é um sentimento inerente ao ser humano. Porém, dependendo do caso, esse sentimento pode se agravar e dar origem a muitos transtornos, principalmente em sociedades que enfrentam sérios problemas sociais, culturais, políticos, ambientais, entre outros. Para combater os altos níveis de ansiedade, a auto-hipnose é uma ótima indicação.

Quando a hipnose é realizada pela pessoa em si mesma, a mente entra em um estado de relaxamento profundo, eliminando muitas crenças limitantes. Nesse sentido, caso você se sinta paralisado em alguma atividade por causa da ansiedade, as sessões de hipnose eliminam esse sentimento negativo, te deixando mais calmo e relaxado.

Etapas simples para auto-hipnose

auto-hipnose

Uma auto-hipnose de sucesso precisa ser realizada em determinadas etapas. É como se fossem certos passos que você precisa seguir. As etapas constituem em objetivo, ambiente, conforto, relaxamento, sugestão e despertar. Confira a seguir como funciona cada uma delas.

Objetivo

Para conquistar qualquer coisa na vida é necessário ter objetivo. Com a auto-hipnose funciona da mesma maneira, ou seja, você precisa ter foco naquilo que deseja. É necessário ter bastante clareza do que você quer e aonde deseja chegar.

Além disso, você deve afastar todas as palavras negativas de sua mente. Por exemplo, caso queira não acumular mais preocupações em seus pensamentos com as situações simples do dia a dia, ao invés de dizer “Não vou mais me preocupar com isso”, diga apenas “Vou me preocupar menos com isso”.

Essa ação é importante, pois o inconsciente age de forma contrária. Isto é, quando é dito a palavra “Não”, o inconsciente entende o termo como uma ordem para realizar justamente o que se está tentando evitar. Logo, é fundamental ser bem específico nos objetivos.

Ambiente

Para uma auto-hipnose de sucesso é necessário que ela seja realizada em um local sem nenhuma distração. Entenda que é um processo em que você vai se conectar consigo mesmo, com seus pensamentos e emoções. Logo, o ambiente precisa estar tranquilo, sem sons ou qualquer outro tipo de elemento que possa tirar o seu foco.

Diante disso, procure qualquer lugar, desde que esteja completamente isolado de barulho. Se for fazer a auto-hipnose em sua casa, escolha um horário em que possa ficar sozinho e desconecte todos os aparelhos capazes de tirar a sua atenção, como rádio, TV, celular, entre outros. O importante é ter concentração total.

Conforto

Pode parecer apenas um detalhe, mas estar confortável para a sessão de auto-hipnose é tão importante quanto os outros passos. Você deve escolher roupas com as quais se sinta bem e que não precisem ficar sendo consertadas a toda hora. Cuide também dos sapatos que for usar, pois eles devem trazer leveza ao seu corpo.

Observe também o clima do local. Se for muito frio, leve algo para se aquecer. Caso seja quente demais, tente colocar roupas leves. Além disso, veja se você é uma pessoa que se dá bem com o silêncio. Alguns se irritam com muita quietude, para esses casos é indicado colocar um fundo musical que traga a sensação de conforto.

Relaxamento

O relaxamento é uma etapa que exige duas ações, a respiração e o relaxamento físico. Ambas as ações são essenciais para que uma auto-hipnose ocorra de maneira eficiente. No processo de respiração você vai utilizar uma técnica específica que consiste nos seguintes passos:

1. Inspire o ar lentamente contando até 3;
2. Prenda a respiração durante 3 segundos;
3. Em seguida, solte o ar dos pulmões bem devagar, contando de 1 a 3;
4. Fique 3 segundos sem respirar e repita todo o processo por pelo menos 5 vezes.

Para realizar o relaxamento físico, você vai precisar tensionar o corpo durante 10 segundos e em seguida, relaxá-lo até 20 segundos, pelo menos. Você verá que todo esse processo facilitará sua conexão consigo mesmo.

Sugestão

Para que a auto-hipnose funcione corretamente, você precisa declarar a si mesmo os seus objetivos, bem claros e positivos. Por exemplo, vamos supor que você queira emagrecer, ao invés de falar “Eu quero perder peso”, diga “Eu vou ganhar um corpo magro e saudável”. A palavra “perder” é vista como literal no inconsciente e traz consequências negativas.

Além disso, em cada frase utilize uma justificativa que seja aceitável e realizável. Exemplo: “Eu vou ganhar um corpo magro e saudável, porque quero me alimentar melhor”. Quando se utiliza o “porque” o inconsciente elimina as resistências e os objetivos se tornam mais fáceis de serem realizados.

Despertar

Uma sessão de auto-hipnose não pode ser encerrada de forma abrupta, mas sim de maneira leve e suave. Para isso, você pode realizar uma contagem de 1 a 3 para que toda a energia seja distribuída pelo seu corpo e assim, aos poucos, você fique consciente no estado de alerta e vigilância.

Além disso, é muito importante que você realize suas atividades normalmente após a sessão de auto-hipnose. Caso as suas sessões estejam sendo realizadas antes de dormir, é fundamental despertar do transe para que o processo não seja vinculado ao sono. Os sonhos podem influenciar nas sugestões da hipnose.

Técnica de auto-hipnose para o dia a dia

auto-hipnose

Quando a auto-hipnose é incluída ao longo do seu dia, você experimenta o sucesso em todas as atividades. Abaixo estão algumas técnicas que você pode utilizar no seu dia a dia, desde o seu despertar até o deitar. Veja!

Para se levantar

As palavras têm poder e começar o dia falando frases positivas para si mesmo tem a capacidade de transformar sua rotina. Sendo assim, ao acordar, antes mesmo de se levantar, você deve colocar a positividade a sua frente. Isto é, diga frases afirmativas, como “hoje eu terei um dia maravilhoso”, “tudo vai dar certo para mim”, “serei muito produtivo”.

Essa técnica de auto-hipnose para se levantar é fundamental para ter um dia de sucesso, principalmente se for um dia de tomada de decisões importantes. Quando você acorda pensando que tudo será monótono e repetitivo e até mesmo dizendo “Poxa, vai começar tudo de novo”, a sua mente vai captar a mensagem de cansaço e desânimo.

Para se alimentar

Para quem deseja emagrecer, a técnica de auto-hipnose para se alimentar é ótimo. Com ela, você vai dar alguns comandos para sua mente, como por exemplo: “com essa comida estou satisfeito”, “comendo menos, consigo me alimentar melhor”, “consigo me alimentar de forma saudável e equilibrada”, entre outras frases do tipo.

Perceba, porém, que essas sugestões não se restringem apenas a quem deseja perder peso, mas também para as pessoas que desejam se alimentar melhor. Com essas frases, você consegue entrar em um processo de reeducação alimentar e incluir nas suas refeições alimentos saudáveis e que trazem benefícios para a sua saúde.

Para finalizar o expediente

Em tempos de alta cobrança por trabalho bem feito, o fim do expediente pode trazer sentimentos de frustração e decepção. Afinal, com tantas tarefas para dar conta, nem sempre é possível realizar tudo com qualidade e perfeição. Uma forma de tranquilizar a mente e reduzir os níveis de ansiedade para o próximo dia é passar pela técnica de realização em uma auto-hipnose.

Ou seja, ao encerrar suas atividades laborais, diga para si mesmo: “eu fiz o melhor que pude hoje”, “tudo que fiz foi com excelência e dedicação”, “cada vez estou desenvolvendo melhor o meu trabalho”. Com essas frases, o seu subconsciente vai entender que você se esforça em cada atividade que realiza.

Para finalizar o dia

A gratidão é um sentimento que tem se tornado ideologia de vida. Quanto mais grato, maior positividade se atrai. No entanto, apesar de saber sobre a importância da gratidão, esse é um sentimento que precisa ser desenvolvido diariamente e nada melhor que uma boa técnica de auto-hipnose para ajudar nesse processo.

Ao encerrar o dia, por quantas coisas se pode agradecer? Pense no fato de você estar vivo, ainda mais em um contexto de pandemia, agradeça pelas oportunidades que recebeu, seja grato pelo seu trabalho, pela sua vida, pelas suas realizações. Enfim, agradeça por tudo que você tem e ainda conquistará.

Para se deitar

Ao se deitar é importante que sua mente esteja relaxada para entrar no período de sono. Para que isso seja possível, você pode utilizar de alguns artifícios tecnológicos. Na internet, você pode encontrar, por exemplo, aplicativos de auto-hipnose por áudio, onde eles fornecem sugestões para sua mente relaxar. Filmes e livros também podem ser usados para relaxar.

No entanto, tome muito cuidado ao fazer uso desses artifícios, pois se utilizados em excesso, todos podem atrapalhar o seu sono e trazer mais cansaço do que descanso. Por isso, o segredo nesse processo é equilíbrio e moderação. Lembre-se de que você precisa descansar e não o contrário.

Quem pode fazer a auto-hipnose?

auto-hipnose

A hipnose é uma técnica realizada por um profissional específico e aplicada no público em geral, incluindo crianças. Já a auto-hipnose pode ser realizada por qualquer pessoa desde que tenha consciência sobre seus próprios atos. Sendo assim, crianças que ainda não possuem capacidade cognitiva para entender certos processos, não é possível fazer.

No restante, pessoas de todas as idades podem usufruir dos benefícios dessa técnica de relaxamento para experimentar uma vida mais saudável. Então, use as informações que você descobriu hoje e reserve um tempo em sua rotina para realizar sessões de auto-hipnose. Em breve, você perceberá como seus dias se tornarão mais felizes e tranquilos.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.