São Cosme e Damião: história, oração, simpatia, imagem e mais!

São Cosme e Damião: história, oração, simpatia, imagem e mais!

Você sabia que em vida, São Cosme e Damião foram grandes médicos que se dedicaram a ajudar os mais necessitados? Confira mais detalhes a seguir.


Quem foram São Cosme e Damião?

Imagem de são cosme e damião.

A tradição conta que São Cosme e Damião eram irmãos gêmeos, que nasceram por volta do século 3, na região da Arábia. Vindos de uma família nobre, a mãe da dupla, sempre pregou para os filhos os ensinamentos do cristianismo.

Ambos trabalhavam como médicos, de maneira voluntária, apenas com o objetivo de ajudar aqueles que mais precisavam. Além da vocação para a medicina, os irmãos também dedicaram boa parte de suas vidas para pregar a palavras de Deus. Justamente por isso, acabaram sofrendo com perseguições. Fato esse que acabou os levando a morte.

Por trabalharem de maneira voluntária, ambos receberam a fama de que não gostavam de dinheiro. No entanto, não era bem assim. Pode-se dizer que São Cosme e Damião apenas sabiam colocar o dinheiro em seu devido lugar. E assim deixarão inúmeros ensinamentos para seus fiéis. Acompanhe maiores detalhes dessa história a seguir.

História de São Cosme e Damião

Imagem dos rostos de são cosme e damião.

Nascidos na cidade de Egéia, na Arábia, os irmãos tiveram a oportunidade de estudar na Síria, em um excelente centro de formação. Por lá, aprenderam e se especializam na área da medicina.

Desde então, muita coisa mudou na vida de São Cosme e Damião. A seguir, acompanhe uma pouco mais da vida dos gêmeos, passando pelas perseguições, até chegar a seu martírio. Veja.

Vida de São Cosme e Damião

Desde muito cedo, os irmãos tiveram dentro de casa uma formação cristão, influenciados por sua mãe, Teodata. A fé da mulher, assim como, seus ensinamentos, eram tão fortes, que Deus passou a ser o centro da vida de São Cosme e Damião. Na passagem dos irmãos pela Síria, ambos se especializaram nas ciências e na medicina.

Assim, não demorou muito para que se tornassem médicos conceituados. Os irmãos ainda se destacaram na descoberta de novos tratamentos para diversas doenças. Além disso, São Cosme e Damião ainda foram grandes exemplos de solidariedade, pois atendiam muitos necessitados de maneira voluntária. Esses detalhes você acompanhará a seguir.

São Cosme e São Damião e a medicina de Deus

Por conta da influência da mãe, São Cosme e Damião sempre foram muito religiosos. Assim, em meio a sociedade pagã que viviam, começam a buscar formas de evangelizar as pessoas. Dessa forma, o dom da medicina acabou sendo um aliado nessa missão.

Através da generosidade e caridade de ambos, começaram a atrair pessoas para o caminho do bem, levando até eles a palavra de Deus. Os irmãos não cobravam por seus serviços, e usavam a medicina para ajudar todos que precisavam, principalmente os mais necessitados, usando assim esse dom, intermediado pela fé de ambos em Deus.

A missão de São Cosme e Damião era curar não só as doenças físicas, mas também os males da alma. Por isso, levavam a palavra de Deus até seus pacientes. Por conta disso, hoje em dia, ambos são padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

A perseguição contra Cosme e Damião

Na época em que viveram Cosme e Damião, existia uma grande perseguição contra os cristãos, intermediada pelo Imperador Diocleciano. Os irmãos viviam por espalhar a palavra de Deus, e isso logo chegou aos ouvidos do Imperador. Assim, ambos foram acusados de praticar feitiçaria e por isso foram presos.

Sob ordem de prisão, Cosme e Damião foram retirados de maneira bruta do local onde atendiam seus pacientes. De lá, foram levados até o tribunal. A acusação de feitiçaria ocorreu pelo simples fato dos irmãos curarem seus doentes. Assim, o tribunal os acusou de propagar uma seita proibida.

Quando questionados a respeito das curas que faziam, os irmãos não temeram, e com todas as letras responderam que curavam as doenças em nome de Cristo, através de seu poder. Desse modo, o tribunal logo ordenou que ambos renunciassem a sua fé, e passassem a adorar os deuses romanos. Os irmãos permaneceram firmes e recusaram, e por isso, passaram a ser torturados.

Martírio de São Cosme e São Damião

Após a passagem pelo tribunal sob a acusação de feitiçaria, São Cosme e Damião foram condenados à morte por apedrejamento e flechadas. Apesar de toda a brutalidade dessa condenação, os irmãos não morreram, o que despertou ainda mais a fúria das autoridades.

Após o ocorrido, foi ordenado então que os irmãos fossem queimados em praça pública. Porém, para a surpresa de muitos, ainda assim o fogo nem se quer os atingiu. Apesar de todo o sofrimento, os irmãos continuavam a louvar a Deus, e se mostravam gratos por estarem sofrendo por Jesus Cristo.

Depois do episódio do fogo, foi ordenado quem ambos fossem mortos por afogamento. Mais uma vez a mão divina interveio e a dupla foi salva por anjos. Por fim, a mando do Imperador, os torturados decaptaram a cabeça dos irmãos, e levando ambos a óbito.

São Cosme e Damião na Umbanda e Candomblé

Orixás da Umbanda.

Ao falar sobre São Come e Damião, é comum inicialmente pensar no catolicismo. No entanto, é fundamental dizer que eles também possuem sua importância dentro da Umbanda e também do Candomblé.

A seguir, entenda um pouco mais sobre esse sincretismo dentro de outras religiões, e confira mais detalhes sobre essa dupla carismática de irmãos. Confira.

Ibejis, ou Erês

Segundo os ensinamentos da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília, Ibejis e São Cosme e Damião, não são as mesmas pessoas. No entanto, ambos são irmãos que possuem uma história de vida muito similar.

Os ibejis são divindades africanas, na qual, segundo o Candomblé, resolviam qualquer tipo de problema levados até eles, em troca de brinquedos e doces. A lenda conta ainda, que um dos irmãos morreu afogado. Por conta disso, o outro ficou profundamente triste e pediu ao chamado Deus Supremo, que o levasse também.

Assim, após a morte dos irmãos, uma imagem de ambos foi deixada na terra, no qual foi dito que eles jamais poderiam se separar. A partir desse momento, as promessas passaram a serem feitas para a imagem, também oferecendo doces ou brinquedos.

Já na Umbanda é celebrado mesmo, São Cosme e Damião, ao invés dos Ibejis. Isso ocorre pois quando os escravos chegaram ao Brasil e criaram essa religião, para que pudessem realizar seus cultos, associaram seus deuses ao santos da Igreja Católica, segundo Pai Nino, Presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília.

Inocência e pureza

Dentro das religiões africanas, os ibejis sempre representaram a pureza, assim como, a inocência e a bondade. Ambos sempre transmitira energias de alegres e harmoniosas, de modo, que sua presença seja física ou espiritual, sempre trazia paz para o ambiente.

Segundo a lenda, os ibejis começaram na medicina aos 7 anos. Desse modo, sabe-se que a criança por si só, traz consigo a pureza da infância. Assim, esse fato serviu ainda mais para marcar essa características nos ibejis.

A festa de Cosme e Damião

A festa para Come e Damião ou Ibejis ocorre em todo dia 27 de setembro, e é celebrada em diversos cantos do Brasil. Hoje em dia, pode-se dizer que essa celebração se tornou uma grande festa popular brasileira, principalmente nas regiões sul e sudeste. Nesse dia em questão, é comum entre os fiéis, fazer um prato chamado de “caruru dos meninos”, ou “caruru dos santos”.

O famoso caruru costuma ser distribuído de graça para crianças, durante a celebração. Já no Rio de Janeiro, também existe a tradição de distribuir de maneira gratuita, pipoca, doces e balas, também para as crianças. Durante todas as celebrações, é possível observar o sentimento de gratidão dos fiéis para com Cosme e Damião.

Simbolismo na imagem de São Cosme e Damião

São cosme e damião.

Assim como todos os santos, a imagem de São Cosme e Damião traz consigo inúmeros simbolismos. Desde a túnica verde, passando pelo manto vermelho, até a palma dos irmãos, todos esses detalhes possuem seu próprio significado especial.

Além disso, suas interpretações trazem consigo muitas vezes marcas da história dessa dupla. Para entender todos esses detalhes, siga acompanhando a leitura a seguir atentamente.

A túnica verde de Cosme e Damião

A túnica na cor verde desses dois queridos irmãos, é um símbolo de esperança. Além disso, ela também representa a vida que vence a morte. Assim, é importante lembrar que os irmãos venceram a morte por duas vezes durante o seu martírio.

Entende-se portanto, que São Cosme e Damião deram a vida por Cristo, e mesmo nos momentos de tortura não o renegaram. Por conta disso, receberam do Criador, a vida eterna. Além é claro, do fato de terem se dedicado a medicina, e salvado muitas vidas, de modo que, mesmo que temporariamente, conseguiam vencer a morte de seus pacientes.

O manto vermelho de Cosme e Damião

O manto de São Cosme e Damião traz consigo a cor vermelha para lembrar a todos do martírio que ambos passaram. Vale lembrar que, por serem cristãos e não renegarem a Cristo, diante do Imperador, ambos foram decapitados.

Além disso, por terem o dom da medicina e terem curado muitas pessoas, não só por dores do corpo, mas também da alma, São Cosme e Damião, também foram acusados de feitiçaria, fato esse que colaborou para o seu triste martírio.

O colarinho branco de Cosme e Damião

O branco no colarinho de São Cosme e Damião, como pode-se imaginar, simboliza a pureza. Pureza essa que sempre esteve presente no coração dos irmãos. Esse sentimento transparecia ainda, através da profissão de ambos, que acalentava tanto o corpo, quanto a alma dos pacientes doentes.

Assim, os irmãos atendiam a todos de maneira gratuita e com muito amor, como se fosse o próprio Cristo. Desse modo, entende-se que todo carinho e dedicação que ambos ofereciam aos pacientes, representava mais um passo em direção a cura dos mesmos.

O medalhão de Cosme e Damião

O medalhão de São Cosme e Damião possui um significado muito simples e especial. Ele representa nada mais, nada menos, do que a fé que os irmãos possuíam em Cristo, em vida.

Pode-se observar que, os medalhões possuem o rosto de Jesus, representando assim, o médico dos médicos, de toda humanidade. Lembrando assim, da profissão dos irmãos, que em vida, salvaram também muitas pessoas.

As caixinhas de presente Cosme e Damião

Pode-se observar que Cosme e Damião carregam consigo caixinhas de presentes em suas mãos. Essas possuem por sua vez, dois significados diferentes. Primeiramente, elas representam os remédios no qual os irmãos preparavam para presentear os seus pacientes. Por conta de atos como esses, eles acabaram recebendo o título de padroeiro dos médicos e farmacêuticos.

Já o outro significado da caixinha de presente, simboliza aquele que pode-se dizer, era o maior presente que a dupla podia dar aos seus pacientes, o ensinamento sobre a religião e a fé em Cristo.

A palma de Cosme e Damião

A palma dos irmãos representa uma mensagem muito nobre. Ela significa a vitória de São Cosme e Damião sob seus mártires. Ou seja, a vitória sob qualquer tipo de pecado, assim como, sob a morte.

São Cosme e Damião deram a vida por Cristo, e por isso, subiram ao céu e lá renasceram para viver a vida eterna. Vale lembrar que, os gêmeos preferiram a morte, do que ter que renegar Jesus e sua fé. Assim, ao fim da vida, receberam a vitória que é oferecida aos santos, e por isso trazem em uma de suas mãos, uma folha de palma.

Como rezar o terço de São Cosme e Damião

Mão com um terço.

Como toda boa oração, para rezar o terço de São Cosme e Damião é fundamental que você procure por um local tranquilo, no qual possa se concentrar, sem que seja interrompido. É importante ainda que acenda uma vela para os irmãos enquanto faz suas preces.

Na sequência, você poderá conhecer um pouco mais sobre todos os mistérios do terço de São Cosme e Damião. Acompanhe com fé.

Primeiro mistério

Antes de se aprofundar mais sobre os mistérios, é importante explicar que o terço inicia-se com o sinal da cruz e um Creio. Logo após isso, na primeira conta grande do terço, reza-se um Pai-Nosso, e nas três primeiras contas pequenas, reza-se uma Ave-Maria. Por fim, na segunda conta grande, é rezado um Glória.
Ao fim dessas orações, você pode fazer o seu pedido, e na sequência se dá início ao Primeiro Mistério. Esse por sua vez é realizado para contemplar o nascimento de São Cosme e Damião. Além do fato de terem nascido em uma família cristã, na qual possibilitou a eles todo o ensinamento da fé cristã.

Desse modo, durante o Primeiro Mistério, os fiéis rezam por todos os irmãos gêmeos, bem como, por todas as famílias, de maneira geral, para que sejam sempre repletas de harmonia, como era a de São Cosme e Damião.

A sequência da oração é a seguinte. Na conta grande reza-se um Pai-Nosso, nas contas pequenas reza-se:

Santos Cosme e Damião, intercedei junto a Deus por mim.
Curai-me o corpo e a alma, e que, a Jesus, eu sempre diga sim.

E por fim, um Glória ao Pai. Essa sequência de orações será repetida em todos os mistérios.

Segundo mistério

No Segundo Mistério, o objetivo é contemplar os estudos medicinais dos irmãos Cosme e Damião. Assim, nesse momento os fiéis aproveitam a oportunidade para pedir por todas aquelas pessoas que tem a oportunidade e o dom para se dedicar a esse estudo. De maneira que enquanto profissionais, possam dedicar seu ofício para o bem daqueles que mais precisam.

Terceiro mistério

O Terceiro Mistério surge para contemplar todo o exercício da profissão de médico de São Cosme e Damião em vida. Assim, durante essas preces, é sempre lembrado a forma com que um médico deve compreender seu paciente, tanto de corpo, quanto de alma. Nesse momento, também aproveita-se para pedir a cura por todas as doenças.

Quarto mistério

Durante o Quarto Mistério é contemplado toda a perseguição que os irmãos sofreram, até a sua prisão. Assim, durante esse período é aproveitado para pedir força em oração, para que se possa enfrentar sempre com coração e fé todas as dificuldades e até mesmo perseguições, que possa vir a se deparar na vida.

Quinto mistério

Por fim, no Quinto e último Mistério, é contemplado as torturas, bem como, todo o martírio pelo qual São Cosme e Damião passaram. Ambos foram grandes exemplos de fé, ao preferir a morte, do que negar Cristo. Assim, nesse momento os fiéis aproveitam para pedir ainda mais fidelidade a Jesus, para que o amem incondicionalmente mesmo diante das dificuldades.

A devoção a São Cosme e Damião

Homem devoto com uma bíblia.

A devoção a São Cosme e Damião já vem de muitos anos atrás. Tanto dentro do catolicismo, quanto nas religiões de origem africana. Assim, se você quer de fato entender mais sobre eles, é fundamental que saiba informações como, a data comemorativa de ambos, além é claro de sua oração.

Na sequência, você poderá também conhecer uma simpatia oferecida a eles, que promete ser poderosa. Acompanhe.

Simpatia de São Cosme e Damião

Cosme e Damião possuem inúmeras simpatias dedicadas a eles. Dentre essas, uma das mais conhecidas é a feita especialmente para curar doenças, já que em vida os irmãos foram grandes médicos.

Inicialmente, comece fazendo um bolo dedicado aos santos. Pode ser o bolo de sua preferência, a única ressalva é que ele deve ser feito com muita fé, confiança, e claro, respeito. Assim que finalizá-lo, você deverá enfeitá-lo a seu gosto, e deixá-lo em um jardim. Juntamente com o bolo, você deverá colocar também duas garrafas de refrigerante e duas velas pequenas, nas cores rosa e azul.

Logo depois, com muito cuidado, acenda as velas, e ofereça a São Cosme e Damião. Ao fazer isso, aproveite para pedir a interseção da cura da doença que tem afligido você, ou a pessoa pela qual está pedindo. Por fim, saia do local sem olhar para trás.

O dia de São Cosme e Damião

Os gêmeos Cosme e Damião possuem dois dias diferentes dedicados a eles. Isso ocorre, pois na Igreja Católica o dia dos santos é comemorado em 26 de setembro. Enquanto em outras festas populares, como as que ocorrem na maioria dos Centros Espíritas por exemplo, é sempre comemorado em 27 de setembro.

Seja qual for a sua religião, e em qual dessas datas você comemora a vida desses santos, aproveite bem a data em questão. Faça orações com muita fé dedicadas a eles, e cofie que essa dupla querida de irmãos sempre intercederá ao Pai com muita compaixão por você.

Oração de São Cosme e Damião

“São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras.

Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu. São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém.”

Por quais causas São Cosme e Damião costumam interceder?

Mão puxando outra.

Como você pôde observar no decorrer desse artigo, Cosme e Damião são santos muito populares dentro de diversas religiões. Assim, as causas pelas quais eles costumam interceder são inúmeras, afinal, eles são protetores das crianças, dos gêmeos, dos médicos, farmacêuticos, entre outros.

Dentre as várias coisas que você aprendeu durante essa leitura, você viu que em vida os irmãos foram grandes médicos. Assim é normal que fiéis do mundo todo recorram a eles com os mais variados pedidos de cura, tanto para doenças da alma, quanto do corpo. Sendo essa uma das principais causas solicitadas a eles.

Dentro das religiões africanas, acredita-se que eles iniciaram na medicina aos 7 anos, por isso sempre trouxeram consigo a pureza das crianças. Assim, também são sempre lembrados quando alguma criança está em apuros. Seja qual for a sua necessidade, acredite que eles intercederão sempre com compaixão por você.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.