Ciganos na umbanda: conheça a história, ações, nomes comuns e mais!

Ciganos na umbanda: conheça a história, ações, nomes comuns e mais!

Os Ciganos são uma linha da umbanda que trabalham com a prosperidade. Leia esse artigo e saiba mais sobre a história, ações, nomes comuns e mais!


Saiba mais sobre linha cigana na umbanda!

Mulher cigana dançando.

A linha cigana é uma corrente espiritual da umbanda que trabalha com prosperidade financeira, amor próprio, independência e situações amorosas, utilizando materiais e elementos da natureza. Tratam-se de entidades que gostam e trazem muita alegria, dança, barulho, festa e energia para o terreiro.

O povo cigano trabalha na direita, ou seja, são espíritos de luz com vibrações mais sutis e positivas, e também grandes orientadores, que sabem lidar com os sentimentos e desejos das pessoas. Normalmente, são espíritos que já passaram por encarnações nesse planeta, absorvendo informações e evoluindo espiritual e moralmente.

Atualmente, essas entidades trabalham regularmente nas giras de umbanda, possuindo muita força e energia e usando os rituais como uma ferramenta de evolução. Nas giras de ciganos, é comum as pessoas doarem qualquer valor monetário para as mandalas, a fim de trazer prosperidade financeira e abrir caminhos. Nesse artigo, você saberá tudo sobre a história e os poderes da linha cigana na umbanda. Acompanhe!

Conhecendo os ciganos na umbanda

Ilustração de cigana dançando.

Apesar de toda a alegria e festa que fazem, os ciganos trabalham bastante, com seriedade, elementos da natureza e outras coisas. Cada um tem sua história de vida e impactos na história da sociedade. Conheça mais sobre os ciganos na umbanda lendo os tópicos a seguir!

Quem é o povo cigano?

Primeiramente, é preciso saber que a linha dos ciganos é diferente da linha do Oriente, pois cada um tem sua forma de se manifestar. Na umbanda, os ciganos são espíritos livres e desapegados, que são atraídos pela afinidade da magia cigana, podendo ser chamados de “filhos do vento”, justamente por estarem sempre em movimento.

Já o povo cigano, ou romi, encarnado no planeta Terra é o que passa por continentes e países, desde seu surgimento no século XIII, compartilhando experiências, histórias, cultura e segredos. Como são muito conectados com a espiritualidade, possuem grande sabedoria e são guardiões da magia e do ocultismo.

História das entidades ciganas na umbanda

O povo cigano foi disseminado pela Europa e passou muito tempo sem uma nação de origem. Até que, no século XVIII, na Alemanha, um historiador realizou pesquisas junto a um linguista sobre a origem desse povo através de sua língua romani. Então, através de comparações e de testes de genes, descobriram que surgiram do noroeste da Índia.

A umbanda surgiu no início do século XX, no Brasil, quando os negros ainda eram marginalizados e excluídos da sociedade. Assim, após os ciganos chegarem no país, também foram marginalizados, perseguidos e excluídos pela sociedade, identificando-se com os negros. Por fim, uniram-se aos negros, criando um laço espiritual entre os mesmos.

A formação desse laço foi facilitada pelo fato de esse povo cultuar as mesmas entidades espirituais dos negros na umbanda. Com essa união, algumas entidades como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro, entre outras, fazem parte dos terreiros. Assim como alguns espíritos são atraídos pelo som dos atabaques, os ciganos também são.

Relação dos ciganos com Exu

Os ciganos têm seus próprios rituais, formas de trabalhar e cultos à natureza e aos astros, visando o progresso e o sucesso financeiro e amoroso. Essas entidades incorporam em sua própria linha, mas também podem incorporar nas linhas de Exu para trabalhar.

Isso acontece porque seus trabalhos são um pouco parecidos e, de acordo com outros pais de santo, os ciganos são de centro, então, são mais versáteis nos trabalhos, podendo trabalhar com linhas de esquerda e de direita. Além disso, esses espíritos podem ser considerados um povo de rua, por estarem sempre pelas estradas.

Como é a ação dos ciganos na umbanda?

Dentro das giras na umbanda, os ciganos trabalham acompanhados de um “Cigano chefe”, para auxiliar a todos os que precisarem. Essa linha de trabalho, normalmente, está presente em quase todos os terreiros e trabalha com os quatro elementos da natureza, com cores, cristais, ervas, incensos, conjurações e fases da lua.

Esses espíritos trabalham com alegria, dão orientações, ajudam nas questões amorosas, financeiras e familiares e quebram demandas. Também ensinam às pessoas a buscarem independência, liberdade, amor próprio, mais firmeza nos pensamentos e a encararem e superarem os obstáculos da vida, já que isso é um processo natural.

Símbolos das entidades ciganas

As entidades ciganas possuem alguns símbolos que utilizam em graus e faixas vibratórias diferentes de cada pessoa, atingindo outras realidades espirituais que podem estar ligadas à pessoa. Os símbolos mais conhecidos são a Chave, a Taça, a Âncora, a Ferradura, a Lua, a Moeda, o Punhal, o Trevo, a Roda, a Coruja, a Estrela de 5 Pontas e a Estrela de 6 Pontas.

A Chave, por exemplo, é usada para atrair soluções de problemas, sucesso financeiro e riquezas. Já a Ferradura é usada para atrair a boa sorte e energias positivas, representando o trabalho e o esforço, sendo um ótimo talismã contra a má sorte e atraindo a fortuna.

Além disso, a Lua representa a magia e o mistério. Ela é utilizada pelas ciganas para atrair o poder feminino, a percepção e a cura. De acordo com a fase lunar, a lua cheia é a que possui mais energia e elo com o sagrado, e as festas da linha cigana sempre ocorrem nesse período.

Divisão dos ciganos na umbanda

Mulher cigana.

Existe uma divisão dos ciganos na umbanda em seis etnias diferentes, consideradas famílias ou clãs, que podem se manifestar tanto na própria linha dos ciganos quanto na linha do Oriente, que trabalham na Esquerda. Leia os tópicos a seguir e descubra mais sobre essa divisão!

Ciganos árabes

Os ciganos árabes são provenientes do Norte da África, do Egito e diversos países do Oriente Médio. Essa linha trabalha com curas emocionais e físicas, dá sábios conselhos para as pessoas e possui uma energia muito elevada e sutil. Portanto, o médium precisa se conectar com essa energia para não haver problemas.

Além disso, há pouca informação e conhecimento sobre alguns ciganos dessa linha, pois os mesmos não queriam que seus conhecimentos caíssem em mãos de pessoas mal intencionadas. Portanto, os próprios terreiros são encarregados de trabalhar com essa corrente espiritual e podem aceitar espíritos de diversos países, como Egito, China, Japão e outras nações orientais.

Ciganos Ibéricos

Ciganos ibéricos, ou Calon, são provenientes da Espanha e de Portugal, conhecidos como gitanos. Os ciganos Calon são nômades e bons comerciantes de cavalos, joias e outros artefatos brilhantes que pareciam ouro. Nesse povo, as mulheres praticavam a quiromancia (leitura das mãos) em praças públicas.

Contudo, foram deportados de Portugal e chegaram ao Brasil no século XVI, com a língua nativa Shib Kalé, que é a mistura das línguas romana, portuguesa e espanhola. Eles são devotos de Nossa Senhora da Aparecida, conhecida como a Padroeira do Brasil no sincretismo, pois, na umbanda, é conhecida como Oxum, a Orixá das águas doces e do ouro.

Família Real Cigana

A Família Real Cigana é muito rara de ser contatada ou vista em algum lugar, tendo sua origem nas Índias, no extremo Oriente. Portanto, esse é um dos grupos Ciganos que se tem pouco ou nenhum registro sobre suas histórias, seus costumes e suas práticas, o que os tornam mais misteriosos.

Ciganos do Leste Europeu

A origem dos ciganos do Leste Europeu se deu com a língua romani, migrando para outros países da Europa e das Américas, no século XIX. Esses ciganos possuem subgrupos presentes no Brasil, que são os Kalderash, Matchuai, Lovaria, Curara e Rudari, todos devotos de Santa Sara Kai.

Os Kalderash se consideram “puros”, porém alguns continuam sendo nômades e trabalhando com comércio de veículos, enquanto que as mulheres trabalham com quiromancia e cartomancia. Os Matchuai, vindos da Sérvia, são mais sedentários, vivem nas cidades grandes, sobrevivendo com artes divinatórias, e não se identificam com as roupas consideradas ciganas.

Já o subgrupo Lovaria é formado com poucos integrantes que, normalmente, são sedentários, mas que gostam de trabalhar com comércio e criação de cavalos. Por fim, os Rudari também têm um número menor de integrantes, porém vivem com a venda de artesanatos de madeira e ouro. É comum serem encontrados no Rio de Janeiro.

Ciganos Latinos

Os ciganos latinos são o povo com menor evolução espiritual, mas que tem conhecimento da realidade brasileira e mais liberdade quando à moral e às tradições ciganas. Com o passar do tempo, esses povos passaram a viver no Brasil, pouco depois da colonização, após chegarem no país.

Além disso, esses espíritos podem ter um vínculo forte com Exus e Pombagiras Ciganas, trabalhando junto com essas linhas, dependendo do nível de evolução espiritual. Porém há controvérsias de que as linhas de ciganos não trabalham junto com essas duas linhas.

Ciganos Expurgos

Ciganos Expurgos, normalmente, são aqueles que não são reconhecidos como ciganos pelo próprio povo. Também são os que abdicam de sua condição, rejeitando suas tradições e vivendo de uma forma diferente, até deixando a família e seu povo.

Porém há os que foram tardiamente adotados por famílias ciganas ou que se casaram com um cigano, passando a viver com a família dele. Portanto, entende-se que essa nomenclatura se dá aos que entraram tardiamente nas famílias ou que saíram delas.

Alguns nomes comuns de ciganos na umbanda

Mulher cigana dançando.

Dentro das religiões de matriz africana, existem ciganos com nomes comuns e que são mais conhecidos nas giras e festas. Essas entidades frequentemente aparecem nos terreiros e casas espirituais em que trabalham. Descubra, nos tópicos a seguir, alguns nomes comuns de ciganos na umbanda!

Cigana Esmeralda

Conhecida também como Cigana Esmeralda do Oriente, essa entidade trabalha com casos amorosos e traz prosperidade na vida das pessoas que têm muita fé, contanto que não deixem de fazer sua parte para alcançar seus sonhos e desejos. A cigana Esmeralda é um espírito livre e que gosta de ajudar as pessoas a saírem do sofrimento, principalmente do amoroso.

No mais, essa cigana trabalha no lado direito da umbanda, com magias através da dança, de banhos e de culinária. Para agradar a cigana Esmeralda, ofereça frutas doces e verdes, como uvas, maçã e pera. Moedas, lenços ou uma simples taça de vinho e uma vela com intenções de agradecimento também são bem-vindos.

Cigano Ramon

Ramon era um Kaku (mais velho e mais sábio, ou um feiticeiro) muito poderoso de seu grupo, sendo muito respeitado por isso. Também era pulso firme e decidido, não deixando de ser simpático, risonho e alegre e bebendo muito vinho em todas as noites de lua cheia.

O cigano Ramon trabalha pelos chefes de família e ajuda nos negócios familiares, restaurantes, comércio e também com reconciliação de casais. Para agradá-lo, sirva uma taça de vinho tinto suave, frutas, pães, cristais e cigarro de palha. Na cromoterapia, ele trabalha com as cores azul, marrom, vermelho, dourado e cobre.

Cigana Dalila

O tempo que cigana Dalila viveu nesse planeta foi curto. Seu desencarne foi entre seus 19 e 20 anos, ao ser picada por uma cobra antes de seu casamento, pois, conforme a tradição de seu povo, ela já era prometida ao Cigano Michel. Assim, os feiticeiros de seu grupo fizeram tudo o que estava ao seu alcance para evitar sua morte, mas era a sua hora de partir desse plano material.

Apesar da história trágica, a cigana Dalila trabalha nas casas de umbanda com leveza e alegria, chamando o seu amor, Michel, para que trabalhassem juntos nas realizações de magias. No mais, ela gosta de ler mãos, cartas, ensinar banhos de limpeza e simpatias para o amor. Além disso, não tem preferências ao receber agrados, como uma simples taça de vinho ou uma vela rosa.

Cigano Wladimir

Wladimir era um dos líderes das Caravanas da Luz, junto com sua irmã gêmea, Wlanasha. Atualmente, é um espírito de muita luz, que protege os trabalhadores e os trabalhos. Normalmente, as pessoas chamam esse cigano para que consigam algum emprego.

Para agradá-lo, escreva o seu pedido em um papel em branco e dobre-o. Pegue um melão, retire as sementes e coloque-o em um prato de papelão dourado. Deixe o papel com o pedido dentro do melão, cubra com açúcar mascavo e, por fim, coloque um cacho de uvas roxas junto ao prato da oferenda.

Então, leve para um local que esteja em contato com a natureza, coloque o prato no chão e acenda uma vela vermelha ao lado, oferecendo a fruta para fortalecer o seu pedido. Faça a oferenda em dias de lua crescente. Terminado tudo isso, apague a vela e jogue o conteúdo no lixo.

Cigana Alba

Um dos costumes do povo cigano é batizar as crianças com nomes que tenham um significado ou valor para o clã, seja para atrair características dos nomes nas pessoas ou para exaltar as mesmas. Por exemplo, Alba significa branca, alva.

A cigana Alba gosta de trabalhar com Tarot e ajuda a trazer paz e a tranquilidade. Seu dia da semana é no sábado, e ela trabalha com as cores branca e vermelha. Suas oferendas são velas brancas e vermelhas e flores brancas, que devem ser oferecidas antes do amanhecer.

Cigana Carmen

Vaidosa, charmosa, bonita e muito conhecida, Carmen representa o estereótipo das ciganas que usam vestidos vermelhos e dançam flamenco. Ela trabalha com a simbologia do espiral para trazer cura e também trabalha com as estrelas de 5 e 6 pontas e com os elementos da natureza, em especial o fogo, que representa as salamandras.

A cigana Carmen ajuda as pessoas no campo do amor e na evolução espiritual. Gosta de castanholas, leques, lenços, bolas de cristal, cristais e pêndulos. Suas oferendas são incensos, velas vermelhas, vinho tinto e cigarros que contenham cravo, que devem ser entregues em uma sexta-feira de lua cheia.

Cigana Sara

Esposa do cigano Pablo, a cigana Sara, ou Sarita, usa blusas vermelhas com saias bufantes cheias de estampas de rosas vermelhas e amarelas e joias de ouro. Nos terreiros, trabalha com vestes comuns e humildes, pois sabe e ensina que a verdadeira beleza está na moral e na própria luz e energia espiritual.

Para não ser confundida com Santa Sara Kali, prefere ser chamada de Sara, a cigana. Sarita trabalha na defesa das mulheres e na proteção espiritual. Para sua oferenda, coloque uma rosa amarela no centro de um prato de papelão com papel de seda branco. Em volta da rosa, coloque uma banana, uma pera, sete morangos, uma fatia de melancia e duas fatias de pão doce.

Cigano Ramires

Fazendo parte da linha do Oriente, o cigano Ramires era um belo rapaz de pele pouco clara e olhos esverdeados. Em uma viagem de trem com seus pais e sua irmã de seis anos em 1584, numa noite de tempestade, houve um acidente. Ele perdeu toda sua família naquele momento, vivendo com o tio depois desse acontecimento e se casando com Zanair, quando adulto.

Essa entidade trabalha com dois espelhos triangulares, para trazer a cura e a saúde. São colocados os dois espelhos no chão em uma noite de lua cheia, com uma das pontas voltada para o sul. Então, o devoto deve deixar uma vela branca em cima de cada um. Por fim, deve posicionar um copo de água com um cravo dentro, pedindo a Dhuela que traga cura para um indivíduo doente.

Cigana Aurora

Nascida na Turquia, a cigana Aurora era do clã Rom, que tinha um comércio de joias de prata, vivendo parte de sua vida na Índia e passando pela França e pela Espanha. Ela tinha forte ligação com os elementos da natureza, o que tornava mais fácil a manipulação, pois nasceu com a paranormalidade e com a magia.

No mais, fundou a Ordem do Crepúsculo, iniciando crianças com paranormalidade. Seu nome, Aurora, significa deusa da manhã, e ela trabalha desfazendo maus entendidos e desentendimentos entre as pessoas que se amam, além de trazer a união, o amor e a prosperidade. Sua frase é “Falar é prata, calar é ouro, ouça e pense tudo, antes de falar”.

Cigano Gonçalo

Gonçalo é um cigano que usava um lenço vermelho amarrado do lado esquerdo da cabeça, argolas de ouro nas orelhas e um cordão de ouro com um antigo medalhão do clã de sua família em seu pescoço. Para ajudar as pessoas, Gonçalo trabalha para trazer o amor e a união entre os casais e as pessoas que se amam.

Assim, sua magia era colocar as cartas do Valete e da Dama de Ouros, amarrando-as com uma fita vermelha e amarela, uma de frente para a outra. Em seguida, tirava a tampa de um melão com uma faca virgem, colocando dentro as duas cartas amarradas e acrescentando um pouco de açúcar cristal por cima.

Por fim, tampava o melão com o pedaço cortado, colocava um espelho quadrado por cima e entregava em um bosque.

Cigana Leoni

Chamada também de cigana Menina, Leoni possui o dom da vidência e muito conhecimento sobre as plantas, gostando de trabalhar com elas em suas magias. Sua flor favorita é Jasmim, que dizem ser originária da Índia. Desde criança, anunciava premonições que acabavam se concretizando, então, muitos iam até Leoni para pedir conselhos sobre amor e negócios.

Assim, a cigana Leoni trabalha com amor, casamento e maternidade, gosta de usar as pedras opala, granada e turmalina em suas magias e adora tudo o que é verde, como a pedra esmeralda. Após realizar os trabalhos e as oferendas, os elementos utilizados devem ser enterrados debaixo de uma planta ou árvore frondosa, após três dias.

Cigana Dolores

A cigana Maria Dolores é uma entidade alegre e extrovertida que ama música e dança, sem fazer distinção de ritmos. É grande apreciadora de maquiagem, em especial batons de tons vermelhos e perfumes de rosas ou essências fortes, além de pulseiras, colares e brincos coloridos.

Ela gosta de trabalhar com leitura de cartas de Tarot e outros oráculos que não sejam a leitura de mãos, devido a uma repressão que teve em sua encarnação. É devota de Santa Sara Kali e protege a família e o matrimônio. Por fim, pode receber como oferenda um balaio de frutas, incensos de aromas fortes ou sete velas douradas e sete incensos de flor-de-girassol, para pedir fecundidade.

Outras informações sobre os ciganos na Umbanda

Tecido cigano.

Até alguns anos atrás, os ciganos eram pouco cultuados nas casas de umbanda. Mas, atualmente, a realidade é diferente: em diversas casas e terreiros, existem giras e festas desse povo. Para saber outras informações sobre os ciganos na umbanda, continue a sua leitura!

Dia dos ciganos

Os ciganos têm sua própria data de comemoração, assim como as outras entidades da umbanda e do candomblé. O dia dos ciganos é comemorado em 24 de Maio, também conhecido como o Dia Nacional dos Ciganos do Brasil, decretado no ano de 2006.

Essa data está relacionada aos dias 24 e 25 de Maio, em que comemoram e prestam homenagens pelo mundo inteiro à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. Em Portugal, é comemorado no dia 24 de Junho, na festa de São João Batista, que já era tradicionalmente comemorado pelos ciganos do país.

Cores dos ciganos

Ciganos utilizam as cores em seus trabalhos, e cada cor tem o seu significado, como a cromoterapia. Assim, a cor azul é utilizada para purificação, paz e tranquilidade. A verde é utilizada para melhorar a saúde, trazer cura, esperança e força.

Já a cor amarela é utilizada para os estudos, para trazer alegria e prosperidade financeira. A vermelha é utilizada para proteção, paixão, força, trabalho e transformação. O laranja é utilizado para trazer alegria, felicidade, prosperidade e comemorações.

A cor branca é utilizada pelos ciganos para trazer paz, purificação e elevação espiritual. Já a cor rosa é usada para trazer amor e bons sentimentos. Por fim, a cor lilás é usada para quebrar energias e forças negativas e trazer mais intuição e proteção.

Oferendas aos ciganos

As oferendas aos ciganos, assim como qualquer outra entidade, devem ser orientadas pelo responsável do terreiro ou casa de umbanda ou candomblé que frequentar. Cada entidade possui suas peculiaridades e gostos que devem ser respeitados. Portanto, converse com o responsável, a mãe ou o pai de santo, antes de qualquer oferenda.

A superfície onde será ofertada alimentos, bebidas e objetos deve ser forrada com tecidos ou toalhas coloridas, folhas de vegetais ou de seda. Suas oferendas precisam ser coloridas, transmitindo a sensação de alegria, felicidade e amor.

Além disso, alguns objetos e outros materiais utilizados nas oferendas são: fitas coloridas, perfumes, fumo, imagens ciganas, lenços coloridos, moedas, Baralho Cigano, músicas alegres, sucos de frutas, chás, vinhos, água, pulseiras, brincos, colares, leques, cristais, incensos, doces, pães, frutas, mel, velas, flores, ervas e especiarias (louro, canela, alecrim, entre outras).

Saudação aos ciganos

A saudação usada para e pelos ciganos é “Optchá” (pronunciando-se Opatchá por alguns), que significa Salve. Também é utilizada nas danças e como um grito de guerra, que significa Olé, Bravo ou Vamos, além de “Alê Arriba” como saudação.

Assim, os ciganos chegam trazendo muita alegria e fé e contagiando a todos os que estão por perto. Por isso, é comum a pessoa se sentir bem, mais feliz e com mais vontade de viver. Essa linha espiritual possui muita empatia e busca conservar a paixão e a generosidade pela humanidade, assim como os ciganos têm pela natureza.

Oração aos ciganos

Para realizar sua oração aos ciganos, você deve recitar as seguintes preces:

Salve o Sol, a natureza, o orvalho da manhã!
Salve Deus Todo Poderoso, que me dá a felicidade de tomar a bênção de toda a natureza.
Salve o vento, a chuva, as nuvens, as estrelas e a lua!
Salve as forças das águas, a terra, a areia e o solo fértil!

Que belo seja seu remédio, o pão que parto à mesa seja multiplicado.
O Universo me abraça e que os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar me deem as forças necessárias pra lutar.

Meus caminhos sejam abertos, hoje e sempre com toda a pureza dos elementais, dos anjos mensageiros de Deus e da nossa Rainha Santa Sara Kali.
Optchá!

Os ciganos na umbanda são capazes de transformar vidas!

Cigana.

Com tanta empatia, amor e dedicação, as entidades de ciganos ajudam os seres humanos a transformarem suas vidas para melhor, conquistarem um emprego, vencerem obstáculos, amarem mais a si mesmos e também a desenvolverem o amor próprio, evitando cair em relações abusivas. Porém não interferem no livre arbítrio das pessoas.

Eles trabalham com elementos naturais em suas magias, o que faz com que as oferendas sejam fáceis de serem feitas e entregues. Além disso, orientam os médiuns e os indivíduos que possuem vidência no estudo e na leitura de cartas ou de outros oráculos.

Por fim, os ciganos na umbanda são capazes de transformar vidas. Além de atuarem e ajudarem em diversas áreas, dão sábios conselhos e trazem muita alegria e energia positiva. Sendo assim, cada pessoa consegue crescer pessoalmente e evoluir espiritualmente!

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.