Quem é a Cigana Madalena para a umbanda? História, pontos e mais!

Quem é a Cigana Madalena para a umbanda? História, pontos e mais!

Conheça a Cigana Madalena e entenda a sua influência nos terreiros de umbanda. Descubra também as vantagens de pedir ajuda para essa cigana!


Significado geral da Cigana Madalena para Umbanda

Cigana Madalena

A cigana de origem árabe mais conhecida no universo da Umbanda é a Sandra Rosa Madalena, comumente conhecida como Cigana Madalena. Ela deixou uma marca na história dessa religião e os seus feitos influenciam os terreiros de umbanda até hoje.

Ela é conhecida por suas peregrinações passando pelos países do Oriente Médio até a Índia. Sua origem é árabe e ela é conhecida por ser uma mulher alegre, possuidora de uma fé poderosa e tinha sempre um conselho para ajudar as pessoas que a procuravam. Sempre buscando o melhor pelo seu povo.

Logo, revelaremos tudo sobre essa mulher desde a sua origem até as suas contribuições para a Umbanda. Acredite, ela foi uma cigana poderosa em seu tempo que ajudou muitas mulheres ao longo de sua vida. Descubra o seu significado para Umbanda e surpreenda-se com a sua história.

História, origem, chegada à Europa e outros

Cigana Madalena em viagem nômade

A Cigana Madalena era muito requisitada por todos, pois ela oferecia o suporte necessário para superar as dores e tristezas de quem ela consultava. A sua disposição e o seus encantos ficaram tão famosos que ultrapassaram os séculos. Saiba mais sobre a sua história, origem e até a sua chegada à Europa na leitura abaixo.

Origem árabe e a sua imagem diante do clã

A belíssima Cigana Madalena tem sua origem nos povos nômades. Ela costuma viajar junto com o seu povo pelo continente Africano e pela Ásia, conhecendo países no Oriente Médio e chegando até a Índia. Por ser uma pessoa muito observadora e inteligente, ela aprendeu ao máximo essas experiências de viagem.

Possuindo assim um conhecimento excepcional dentro do seu clã, logo ela se tornou uma conselheira. Provando a todos que havia uma profunda sabedoria da vida e se tornando uma ótima educadora para os jovens do seu grupo. Ensinando-os desde as regras ciganas até o conhecimento da magia.

É sabido que a Cigana Madalena possuía o dom da quiromancia. Sendo capaz de adivinhar o futuro das pessoas através das linhas das mãos. Essa habilidade foi a que a tornou mais conhecida no mundo e muitos a buscavam na época para ler o seu futuro.

Madalena e a dança

A dança cigana é uma expressão cultural criada a partir dos Zíngares. Não há informações precisas da sua origem, pois por serem povos nômades essa dança assumiu os mais diversos estilos. Logo, cada clã pode possuir o seu estilo de dança, entretanto, a dança cigana é conhecida por expressar a cada passo sensualidade e emoção.

Esta é uma das características mais marcantes da Cigana Madalena, a dança. Os seus movimentos suaves e intensos envolvia a todos que presenciaram as suas apresentações, colecionando olhares maravilhados por cada cidade que passasse. O que levava muitos a acreditar que ela tinha a capacidade de encantar a todos com os seus movimentos.

Através dos seus passos e acompanhado de outros ciganos do seu clã, ela conseguia dinheiro para todos com as suas performances. Além disso, fazia demonstrações de magia e suas famosas consultas de quiromancias.

A entrada na Europa e os novos clãs

No século XIV, aconteceu uma diáspora dos povos nômades para a Europa, lá eles encontrariam melhores oportunidades de acumular riquezas. Um dos clãs migrados para a Europa era da Cigana Madalena, devido aos seus encantos e suas habilidades mágicas ela logo se destaca nos reinos da Europa.

Fazendo apresentações para a nobreza da época, ela se torna famosa não apenas por seu brilho, ou pelos seus passos de dança, mas também por sua quiromancia. Influenciando a partir da leitura das mãos diversos reinados, pois elas revelavam as uniões mais promissoras entre príncipes e princesas.

Toda a sua influência nos Reinos da Europa a levaram a assumir uma posição de privilégio entre a nobreza. Muitos Reis e Rainhas a recompensavam por suas previsões e por suas danças, sendo sempre requisitada por eles. A Cigana Madalena torna-se assim uma referência para todos que ali viviam, principalmente para o seu próprio povo.

Cigana caridosa, gentil e amável

Apesar de ter alcançado tamanha fama, a Cigana Madalena continuou caridosa, gentil e amável com o seu clã. Sempre aberta e auxiliando a todos que a acompanhavam. Esse comportamento é o que a torna conhecida na Religião Umbandista, com "Cigana Conselheira". Iluminando o caminho de todos que viam até ela.

Muitas meninas costumam se aproximar da cigana, pois ela era uma conselheira primorosa em relação ao amor. Sempre possuindo uma resposta para as aflições que afetam as moças daquela época. Protegendo-as e amando-as como se fossem suas filhas.

Ajuda às meninas em suas relações íntimas

Madalena assumia por vontade própria a responsabilidade de cuidar das jovens ciganas que pertenciam ao seu clã. Na Umbanda não é diferente, o seu espírito cumpre com o mesmo papel. Quando a sua entidade se torna presente no terreiro, ela cativa a todos com suas palavras e orientações. Se tornando conhecida como "mãe de muitas filhas".

Atuação da Cigana Madalena

Apesar de Madalena ser uma bela mulher, ela nunca utilizou de sua beleza a seu favor, estando sempre atenta para não ser mal compreendida. As suas palavras eram sábias e a cigana chamava atenção de maneira positiva. As suas danças e suas magias eram tidas como sagradas e por isso sempre foi respeitada por todos.

Quando ela se apresentava era impossível esquecê-la, buscando ajudar a todos que cruzavam o seu caminho. Por isso, ela era lembrada e o seu povo a tratava como uma mãe. Que sempre esteve presente e zelava por todos os membros de seu clã.

Características, como agradar e oferendas à Cigana Madalena

Mãos da Cigana Madalena

A Cigana Madalena nasceu na cidade de Rabat no Marrocos. Dotada de uma beleza formidável, ela teve sua infância e adolescência reprimida. Apesar disso, ela soube aproveitar essa fase para observar e absorver o máximo de conhecimento nas suas peregrinações. Saiba mais sobre suas características e como agradá-la na sequência.

Características da Cigana Madalena

As características mais referenciadas da Cigana Madalena é a de uma bela mulher de 40 anos de idade, de cabelos castanhos compridos e ondulados. Ela utiliza um arranjo de rosas vermelhas e guizos brilhantes dourados em formato de moeda. Ela carrega consigo um lenço e um punhal que ficam pendurados em sua cintura.

A sua vestimenta é vermelha e branca, possui alguns detalhes pretos e brilhantes. É uma mulher sedutora e que adora dançar e conversar com as pessoas. Estando sempre com um sorriso no rosto e bastante simpática com todos.

A cigana Madalena é boa ou má?


Ela é uma pessoa agradável, em seu clã ela lida principalmente com assuntos relacionados à sexualidade. Ajudando as meninas a lidar com seu corpo e com os relacionamentos, sendo considerada mãe de todo clã.

Por ser um espírito de luz, uma entidade que trabalha na direita, a Cigana Madalena é boa e pratica apenas o bem. Assim, Madalena não faz o mal, mas tem o poder de desmanchar magias feitas com más intenções.

Como agradar a Cigana Madalena

Primeiramente, para agradar a Cigana Madalena basta fazer o bem e espalhar o amor pelo mundo. Ela se alegra quando as pessoas buscam o bem do próximo. Além disso, caso você deseje ou esteja realizando um trabalho, é possível oferecer oferendas para a Cigana Madalena.

Oferenda para Cigana Madalena

De modo geral, as oferendas para Cigana Madalena são oferecidas apenas quando solicitadas. Isso porque a cigana costuma ouvir os pedidos que são feitos de bom coração, sem a necessidade de oferenda. Mas em casos especiais, saiba que Madalena gosta muito de lírios laranja, vinho branco, velas brancas, cigarros longos e fitas coloridas. Ademais, o ideal é que suas oferendas sejam feitas próximas a águas, como lagos ou cachoeiras.

Caso tenha algum pedido urgente, junte 7 lírios brancos, 7 velas brancas, 1 taça com vinho branco, 7 fitas de 70 cm cada nas cores rosa, laranja, amarela, branca, lilás e dourada, 7 cigarros longos e folhas para forrar o chão. Acenda as velas, espere que elas queimem até o final e recolha os elementos que podem ser descartados.

Elementos de Magia da Cigana Madalena

Vários elementos são associados à magia da Cigana Madalena. Ela gosta dos cristais quartzo rosa, granada, cornalina e jaspe sanguíneo. Além disso, a cigana tem paixão por artigos da sua terra natal, como lenços, véus, especiais e incensos.

Ponto da Cigana Madalena

Vários pontos foram escritos para a bela Cigana Madalena. Um dos mais famosos deles é o seguinte:

"Bela cigana, seu bailar me encanta
Seu passo leve me ensina a caminhar
Seu jeito doce, seu olhar de menina
Ilumina os meus dias, faz sorrir o meu penar

Com castanholas vai limpando meus caminhos
Tirando espinhos, para que eu possa passar
Jovem morena que Iemanjá me enviou
É no mar sua morada, onde nasce o seu amor

Oh Cigana Madalena
Doce e pequena, rainha do meu axé
És a pura verdade, me conduz à caridade, fortaleça a minha fé
Oh Cigana Madalena
Doce e pequena, rainha do meu axé
És a pura verdade, me conduz à caridade, fortaleça a minha fé

Bela cigana, seu bailar me encanta
Seu passo leve me ensina a caminhar
Seu jeito doce, seu olhar de menina
Ilumina os meus dias, faz sorrir o meu penar

Com castanholas vai limpando meus caminhos
Tirando espinhos, para que eu possa passar
Jovem morena que Iemanjá me enviou
É no mar sua morada, onde nasce o seu amor

Oh Cigana Madalena
Doce e pequena, rainha do meu axé
És a pura verdade, me conduz à caridade, fortaleça a minha fé
Oh Cigana Madalena
Doce e pequena, rainha do meu axé
És a pura verdade, me conduz à caridade, fortaleça a minha fé.

Salve a Cigana Madalena!"

Roupas e cores preferidas da Cigana Madalena

A Cigana Madalena usa saia longa e rodada, além de um véu ou lenço. Costuma utilizar as cores vermelho que representa a sua força e paixão pelos seus trabalhos e pela dança. Além do dourado e do rosa, que são cores que despertam o amor, a prosperidade e os bons sentimentos nas pessoas.

Algumas vezes a Cigana Madalena utilizava roupas com a cor azul. Ela usava trajes com essa cor quando precisava acalmar e purificar os relacionamentos. Além de ser considerado uma cor sagrada no Oriente.

Entidades, Ciganos e manifestações na umbanda

Corrente de Umbanda

Os ciganos são algumas das entidades cultuadas na religião umbanda, que trazem energia aos terreiros através da euforia, risadas e liberdade que inspiram. Os guias ciganos trabalham na direita e são seres de luz, servindo como orientadores espirituais do bem e do amor. Leia a seção a seguir e entenda melhor o papel dos ciganos na umbanda!

As entidades ou linha de trabalho da umbanda

As linhas de trabalho são, resumidamente, os tipos de espíritos que se manifestam nessa religião. Esses espíritos desencarnados são categorizados em arquétipos que trabalham para auxiliar os encarnados.

A quantidade pode variar até o máximo de 7 linhas, enquanto os nomes das linhas variam de acordo com cada terreiro ou divisão étnica, mas geralmente englobam a linha dos Pretos-Velhos, Caboclos, Ciganos, entre outros.

Os ciganos na umbanda

Os ciganos são uma das linhas de trabalho na umbanda, sendo guias espirituais que levam a alegria através das suas orientações. O povo cigano remete a força e empatia, por isso, é uma das linhas mais importantes na umbanda. São considerados da direita e, assim, não trabalham a serviço do mal, mas apenas para o bem.

Eles buscam trabalhar de forma respeitosa, sempre demonstrando a fraternidade de sua tribo. Os rituais realizados pelos ciganos são realizados de maneira a ajudá-lo a alcançar a sua evolução espiritual.

A manifestação dos ciganos na umbanda

A manifestação dos ciganos na umbanda carrega as características desse povo: sua liberdade, fé, alegria e amor. Além disso, muitos ciganos são associados à riqueza e ao bem-estar, por isso muitos recorrem a eles para pedidos dessa natureza.

Protegem a natureza e têm um estilo de vida nômade, se dedicando a diversas artes como a música e a dança. Devido a todas essas características, os ciganos na umbanda trabalham na libertação e pelo amor.

A umbanda, os deuses, orixás e sete linhas de umbanda

Ritual de umbanda

A umbanda é uma religião propriamente brasileira e carrega elementos de diversas outras religiões presentes no nosso território. Entenda agora como essa religião funciona, quais seus deuses e orixás!

O que é a religião umbanda

A umbanda é uma religião de origem brasileira que mescla elementos das religiões de matriz-africana, indígenas, orientais e europeias. Assim, sofreu grande influência do candomblé, catolicismo e kardecismo.

A palavra “umbanda” tem origem bantu e significa “lugar de culto” e “sacerdote”. Assim, a religião é definida como “a manifestação do espírito para a caridade.” Os seus cultos acontecem nos terreiros e são feitos ao ar livre junto à natureza. Todos os lugares do culto possuem um sacerdote conhecido como "pai" ou "mãe" de santo.

São nestes locais que ocorrem as sessões de passe e de descarrego, capazes de trabalhar o campo energético da pessoa em favorecimento da entidade que comanda o ritual. Todos devem usar vestes brancas e não se pratica o sacrifício de animais nos rituais.

Deus, deuses e divindades na umbanda

Na umbanda adora-se um único Deus, sendo, portanto, uma religião monoteísta. Além do Deus uno, existem os orixás e os guias protetores. A Umbanda é compreendida como um culto onde os espíritos encarnados servem a Deus por intermédio dos orixás e dos espíritos ancestrais.

Orixás e as sete linhas de umbanda

Foi em 1933 que Leal de Souza escreveu o livro "Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda". Essa é considerada a primeira obra a falar da Umbanda e, como apresentado no título, sugere o conceito de 7 linhas da Umbanda.

Vários autores propuseram decifrar as 7 linhas fundamentais dessa religião, mas foi a partir da obra de Leal de Souza que verdadeiramente se firmou o conceito das linhas que simbolizam os orixás: Oxalá, Oxóssi, Ogum, Iorimá, Xangô, Iemanjá e Iori. Cada linha possui a seguinte atribuição:

  • Oxalá: segue a linha religiosa;

  • Oxóssi: representa a linha dos caboclos;

  • Ogum: a linha das demandas;

  • Iorimá: a linha das crianças;

  • Xangô: é caracterizado pela linha da justiça;

  • Iemanjá: pela linha do povo d'água;

  • e por último Iori que representa a linha dos pretos velhos ou das almas.
  • Posso pedir ajuda à Cigana Madalena?

    Mãos da Cigana Madalena

    Como todas as outras entidades da Umbanda, você não precisará de nada especial para pedir pelo auxílio da cigana. O fundamental em cada pedido é demonstrar gratidão e deixar claro as suas motivações. Logo, ela virá apoiá-la e servirá com sua sabedoria para resolver o seu problema.

    Contudo, é necessário ter sua crença bem estabelecida. Pois a fé e a sua energia serão essenciais para que se prove merecedor dos milagres da Cigana Madalena. Por isso, busque acender uma vela branca e ofereça para ela tudo o que a agrada para que você seja bem recebido por essa entidade.

    Lembre-se de preservar sempre a humildade e o coração puro ao pedir ajuda à Cigana Madalena, pois ela servirá àqueles que não possuem nenhum rancor ou emoção negativa em seu espírito. Seja sincero e certamente você será atendido por ela. Ouça os seus conselhos e acredite em suas palavras. No final tudo se acertará.

    Autor deste artigo

    Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

    Palavras-chave relacionadas


    religiões

    Artigos relacionados


    Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

    Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

    A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


    Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

    Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

    Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


    Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

    Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

    Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


    Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

    Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

    Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


    Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

    Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

    Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


    Últimos posts


    Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

    Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

    Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


    Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

    Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

    Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


    Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

    Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

    Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


    Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

    Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

    Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


    Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

    Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

    Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!