Conheça os principais símbolos da Páscoa: ovos, coelho, cruz e mais!

Conheça os principais símbolos da Páscoa: ovos, coelho, cruz e mais!

Celebração de uma nova vida, esperança e paz: assim se comemora a páscoa com seus símbolos e significados que você confere neste artigo!


Você sabe quais são os principais símbolos da Páscoa?

simbolos da pascoa

A maioria dos símbolos da Páscoa tem origem religiosa e alguns estão associados à ressurreição de Jesus Cristo. Quando chega o período pascal o que vem de imediato na cabeça é coelho e chocolate, que estão ligados à simbologia da Páscoa, entre outros símbolos.

De modo geral, essa data traz símbolos relacionados à religiosidade, animais, alimentos e plantas. Todos eles têm um significado diferente, de acordo com a cultura de cada povo que celebra a festividade. Veja a seguir o significado da Páscoa e o que cada símbolo representa.

Entendendo mais sobre a Páscoa

simbolos da pascoa

Para entendermos mais sobre a Páscoa, sua celebração e seus símbolos precisamos entender que ela está diretamente relacionada à cultura, aos costumes religiosos, às tradições e, por fim, ao comércio.

A Páscoa é a festa que comemora a vida, a celebração da liberdade de um povo cativo, ou seja, é a festa da esperança. Para os cristãos, a Páscoa é o encerramento da Semana Santa. Já para os judeus, a Páscoa é comemorada no início da primavera. Continue lendo e saiba mais abaixo.

Origem da Páscoa

A Páscoa é uma festa de origem judaica, onde segundo a Bíblia, o povo hebreu comemora a liberdade após um longo período de escravidão no Egito. Desse modo, após a libertação dos hebreus, foi instituída a Páscoa e a travessia rumo a Israel começou.

Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus, num domingo conhecido como Domingo de Páscoa, que encerra a Semana Santa.

História da Páscoa

A história da Páscoa tanto judaica quanto cristã surgiu a partir da passagem da morte para a vida, é a comemoração da libertação da ressurreição, do ressurgimento de uma nova vida. A origem da Páscoa também encontra raízes nas religiões pagãs, onde também está associada à colheita, renascimento e renovação.

Segundo alguns historiadores, as civilizações antigas faziam cultos a uma deusa chamada de Ostara ou Eostre e nesses cultos celebravam a passagem do inverno para a primavera. Para esses povos a primavera trazia esperança e com ela a chance de produzir os seus alimentos para que eles pudessem ser estocados e consumidos por um longo período.

Relação da Páscoa com outras datas importantes

A Páscoa não tem uma data definida, mas geralmente acontece no domingo e também não é feriado. De acordo com o Concílio de Niceia, a Páscoa Cristã acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril. A celebração é exatamente 47 dias depois do Carnaval.

Para as culturas pagãs, a data da Páscoa também estava relacionada à mudança de estações e aos cálculos astrológicos. Portanto, a Páscoa e as outras datas importantes também têm relação com esses cálculos, sendo ​resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias.

A Páscoa no cristianismo ocidental

A Páscoa no cristianismo ocidental é comemorada no domingo logo após a Semana Santa, semana essa em que os católicos revivem a crucificação de Jesus Cristo, conforme o calendário gregoriano. Antes da Páscoa, o cristão celebra um período chamado quaresma que corresponde a 40 dias de jejum, penitência, promessas e redenção.

Para eles, a Páscoa significa o fim da morte e o ressurgimento de uma nova vida. O domingo de Páscoa é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou, portanto, é o dia em que se comemora a esperança de uma nova era.

A Páscoa no cristianismo oriental

Os cristãos do Oriente comemoram a Páscoa de acordo com o calendário juliano, sendo a partir do dia 21 de março a 3 de abril. Para os cristãos orientais, a Páscoa também significa a vitória sobre a morte.

As celebrações religiosas nas igrejas cristãs do oriente chegam a durar 4 horas seguidas. Além disso, os cristãos orientais conservam o mesmo sentido da Páscoa judaica. Desse modo, para eles a ressurreição é um fenômeno divino, bem como um ato de redenção, por causa da libertação dos pecados.

Celebrações pelo mundo

A Páscoa é comemorada de maneiras diferentes em diversas partes do mundo. Em alguns países, a festa é celebrada presenteando amigos e familiares com ovos naturais cozidos e decorados. Já em outros, a festa é celebrada com doces e pães dispostos em uma mesa farta.

No Brasil, comemora-se com ovos de chocolates e peixes. Os católicos celebram com missas e encenações da paixão de Cristo. Tudo depende da tradição e dos costumes de cada região, bem como da cultura de cada povo.

Símbolos sagrados da Páscoa

simbolos da pascoa

A partir da palavra hebraica "pessach" que significa "passagem" surgiu a palavra Páscoa. Para as religiões os símbolos têm um significado particular e são usados nas celebrações.

Por exemplo, na celebração cristã da Páscoa usa-se o círio pascal, os óleos santos e a cruz. Estes associam-se a ideia de luz, unção e ressurreição, por causa da passagem que Jesus fez da morte para a vida. A seguir, entenda mais sobre esses símbolos.

Círio pascal

O círio pascal é uma vela branca grande e acesa nas liturgias feitas no domingo de Páscoa, usada nas igrejas católicas do ocidente. Aliás, a cada ano um novo Círio Pascal é aceso. Em suma, ele representa a luz de Jesus Cristo e o renascimento, uma nova vida.

Em outras palavras, significa que Jesus venceu a morte e saiu da escuridão. Além disso, no círio pascal tem as gravuras alfa e ômega que indicam que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas.

Cruz

A cruz é um símbolo do cristianismo. Na Páscoa ela representa a força da vitória e a redenção. Foi na cruz que Jesus venceu o pecado, se sacrificando pela a humanidade, segundo a Bíblia.

Para os cristãos, Jesus carregou a cruz em meio a grande dor e sofrimento e deu a sua própria vida por amor ao próximo. Portanto, a cruz representa também o padecimento de Jesus no Calvário. Dessa maneira, a cruz simboliza a vitória contra a morte e todo o mal.

Sinos

O som dos sinos tocando no domingo de Páscoa anunciam o fato mais importante a ser comemorado nesse dia, que é a ressurreição de Jesus Cristo. Todavia, os sinos são importantes em todas as celebrações cristãs.

Os sinos representam a anunciação da nova vida, soando com alegria a derrota da morte, pois Jesus a venceu. Quando são tocados nas celebrações indicam que Jesus salvou a humanidade, como uma grande prova de amor e esperança para o seu povo.

Óleos santos

O Tríduo Pascal começa na quinta-feira santa, ou seja, são três dias antes da Páscoa. Nesta quinta-feira santa acontece as bênçãos dos óleos santos, eles são usados nas celebrações e rituais católicos. Esses óleos são usados na unção dos cristãos.

Eles simbolizam o espírito santo, o amor de Deus e o perdão dos pecados. Os óleos santos também significam a libertação do mal, quando se é urgindo por eles acredita-se que estão irradiando a bondade e proteção de Jesus Cristo.

Quaresma

Quaresma são os quarenta dias que antecedem a Páscoa. Esse período para os cristãos significa a preparação para a Páscoa. Esse período é tradicionalmente de penitência e purificação dos pecados. Além disso, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, segundo a Bíblia, orando e jejuando.

Nesse período quaresmal muitos fazem abstinências de vários tipos. Ademais, a quaresma também é tempo de reflexão, de mudanças e preparação, para somente assim vivenciar a Páscoa.

Símbolos de animais da Páscoa

simbolos da pascoa

A associação dos animais com a Páscoa significa vida nova. Cada animal tem uma simbologia diferente com relação à Páscoa. Eles a representam de acordo com o que é vivenciado na comemoração pascal.

Desse modo, tanto o coelho quanto o peixe e o cordeiro são simbólicos para os povos que celebram a Páscoa, tanto nos rituais religiosos, quanto como alimento e como presentes. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles.

Coelho

Por ser um dos primeiros animais a ser visto no final do inverno, os coelhos passaram a ser vistos como um símbolo de renovação e fertilidade. Para os cristãos o coelho representa a igreja que pelo poder de Jesus pode propagar o evangelho para o mundo inteiro.

Entre esses significados, o coelho também é associado a presentes como chocolates. Atualmente é muito comum ouvir o "coelho da Páscoa" sendo esse um termo que causa bastante alegria para as crianças.

Peixe

Em suma, alguns apóstolos de cristo eram pescadores, com efeito, o peixe na Páscoa representa a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo. Além disso, muitos são os relatos bíblicos em que o peixe estava presente.

Desse modo, o peixe também é um dos principais alimentos consumidos na Semana Santa e no Domingo de Páscoa devido a abstinência de carne imposta pela Igreja Católica. A abstinência de carne é um ato de respeito ao sofrimento e a crucificação vivido por Cristo, e, portanto, faz parte da tradição de alguns países cristãos, inclusive no Brasil.

Cordeiro

O cordeiro é um dos símbolos mais antigos da celebração pascal. Na Bíblia, ele era usado para representar a aliança entre Deus e o homem. Os povos judeus na Páscoa sacrificavam o cordeiro para celebrar. Já os cristãos associam o cordeiro a Jesus Cristo, pois ele é o Cordeiro de Deus imolado, que se sacrificou para tirar o pecado do mundo.

Outra referência também se encontra na libertação dos hebreus do Egito, quando Deus ordenou que todos os primogênitos egípcios fossem mortos pelo anjo da morte. Todavia, aqueles que tivessem suas casas marcadas pelo sangue do cordeiro seriam salvos.

Símbolos de alimentos da Páscoa

simbolos da pascoa

Os alimentos consumidos na Páscoa têm diversos significados simbólicos, uns representam a vida, a paz e outros têm uma origem de cunho religioso. Além disso, os alimentos comuns nessa data têm uma particularidade que remonta a tradições de séculos.

Leia a seguir e saiba mais sobre a simbologia e origem de alguns alimentos que são tradicionais da Páscoa.

Ovos de Páscoa

O ovo da Páscoa é um símbolo antigo, aliás, já era usado antes do nascimento de Cristo. Em suma, o ovo representa a fertilidade. Na Páscoa a troca de ovos acontecia com a chegada da primavera, encerrando o fim do inverno.

Nessa celebração, os ovos eram cozidos e decorados com desenhos que simbolizavam plantações e outras imagens relacionadas à colheita, representando a esperança de fertilidade e de fartura.

A popularidade dos ovos de chocolate surgiu na Europa com os chocolates franceses e alemães sendo os pioneiros no presente comestível, e assim, se espalhou por todo o mundo, sendo um dos presentes mais apreciados na celebração da Páscoa.

Pão e vinho

Segundo a Bíblia, na última ceia junto aos apóstolos, Jesus Cristo próprio, pegou o pão e disse que era o seu corpo, depois pegou o vinho e disse que era o seu sangue. Por esse motivo, nas celebrações cristãs, o pão e o vinho fazem parte do ritual, simbolizando o sangue e o corpo de Jesus Cristo.

Além disso, antigamente, o pão e o vinho eram alimentos escassos e só consumidos em festas importantes, como casamentos e batizados. Por isso, hoje faz parte da mesa, cardápio na comemoração da Páscoa.

Colomba Pascal

A colomba pascal tem formato de um pássaro ou seja uma pomba, é um tipo de pão doce que virou tradição na festa da Páscoa. Portanto, nessa data religiosa ela simboliza a vinda do Espírito Santo, na ressurreição de Cristo.

Esse pão também é muito presenteado na Páscoa, como um símbolo de propagação da paz. Por fim, acredita-se que ele tenha sido feito pela primeira vez por um padeiro num período de guerra, para selar a paz entre cidades inimigas, na Itália.

Símbolos de plantas da Páscoa

simbolos da pascoa

As plantas simbolizam as boas novas e a alegria na Páscoa. Em alguns países, por ser celebrada no início da primavera, as plantas também são usadas para presentear e ornamentar.

Além disso, as flores também são uma grande parte desse feriado que anuncia a primavera e simboliza o renascimento e novos começos. Assim, existem muitas plantas tradicionalmente associadas à Páscoa, cada uma com o seu significado único, que você confere abaixo.

Ramos de palmeiras

Os ramos de palmeira são usados na decoração das igrejas durante as comemorações da Semana Santa, como um sinal de boas-vindas a Jesus. Portanto, a palmeira está associada à festa da Páscoa como sinal triunfal de Cristo sobre a morte.

O costume de ornamentar com os ramos da palmeira se prolongou até o domingo da Páscoa, isso porque é comum as pessoas levarem os galhos dessa árvore às igrejas, no Domingo de Ramos que antecede a Semana Santa. Nesse sentido, os ramos de palmeira simbolizam o ato de festejar e celebrar com alegria todo o período pascal.

Lírios

Uma antiga lenda diz que os lírios brancos foram cultivados no local onde as gotas de sangue caíram do corpo de Jesus Cristo. Por esse motivo, o lírio branco é tido como a flor de Páscoa tradicional e que simboliza o amor e esperança.

O lírio também representa a purificação e a superação do sofrimento. Assim, é muito comum as pessoas ornamentarem suas casas com os lírios brancos para celebrar a Páscoa, e até mesmo, presentear outras pessoas com essa flor.

Girassol

Para o cristianismo, o girassol simboliza a luz que é Cristo. Dessa forma, os cristãos buscam a Jesus como caminho, luz, verdade e vida. Além disso, as pessoas acreditam que o girassol tem o significado de adoração à vida, glória, paixão e dignidade.

Essa flor também sugere a alegria e o respeito. A sua cor amarela também representa felicidade, orgulho, amizade e a força positiva do sol que transmite calor a todos. Portanto, o girassol é muito comum nas decorações de Páscoa.

A Páscoa representa o dia da ressurreição de Cristo!

simbolos da pascoa

A Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus do túmulo no terceiro dia após sua crucificação. Dessa maneira, lembrar-se da ressurreição de Jesus é uma forma de renovar a esperança diária de termos vitória sobre o pecado.

De acordo com o Novo Testamento, a Páscoa ocorre três dias após a morte de Jesus na cruz. Portanto, a Páscoa é uma data muito significativa, sobretudo no cristianismo, pois é um dos fundamentos da fé Cristã, Jesus.

Por fim, é nessa festa que os cristãos recordam que o Filho de Deus, cumpriu a profecia e por meio de sua morte, deu o dom da vida eterna no céu para aqueles que creem em sua morte e ressurreição.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza