Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael: oração, história, culto e mais!

Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael: oração, história, culto e mais!

Miguel, Gabriel e Rafael são os três arcanjos que estão diante de Deus, podendo levar seus devotos ao mistério da salvação. Saiba mais!


Quem são os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael?

Estátua de arcanjo.

Com suas aparições nas Escrituras Sagradas, os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são os mais próximos de Deus, representando o alto nível de suas funções. Também fazem parte de um grupo específico de sete almas puras e que estão perto do trono do Criador.

Suas mensagens chegam até a Terra, e a igreja conta com o poder do Espírito Santo para fazer devoção aos três mais influentes. Assim, agem de forma protetora e atendem aos pedidos de seus devotos, levando suas palavras de salvação. Além disso, Arcanjo significa anjo principal, dando nome aos seus milagres. Leia o artigo para compreender as histórias e contribuições deste arcanjos!

História São Miguel Arcanjo

Arte de São Miguel Arcanjo.

São Miguel Arcanjo faz parte da direção suprema dos céus e também tem a função de defender o trono celestial. Sendo assim, ele é denominado como aquele que age diante do arrependimento e da justiça. Tem um forte poder para combater o mal e vence todas as batalhas.

Além disso, esse simbolismo se faz presente nas escrituras sagradas, dando a alta importância que ele merece. Em Hebreus (1:14), todos contam com seus significados: "Os anjos são espíritos que foram criados por Deus para nos ajudar na nossa salvação, nos combates da nossa vida". Continue lendo o artigo para entender todas as características deste arcanjo!

São Miguel Arcanjo

Os fundamentos de São Miguel Arcanjo são voltados para todos os combates que ele teve de enfrentar e que estão nas escrituras. O mais conhecido e importante para sua figura foi contra o Diabo. Desde então, ele passou a usar uma armadura e espada para simbolizar a vitória.

Além disso, São Miguel Arcanjo aparece nas religiões islâmicas, judaicas e cristãs. Protege a igreja e todos os seu devotos, também tendo a sua alta influência como mensageiro do Criador. A definição de seu nome em hebraico se resulta em: "aquele que é semelhante a Deus". Junto de Gabriel e Rafael, está no topo da hierarquia dos anjos.

Guardião e guerreiro

São Miguel é chamado de guerreiro, príncipe e anjo celeste. Além do mais, teve uma forte participação na criação do mundo, sempre estando ao lado de Deus. Ele conta com essa posição para servir e cumprir com o seu papel, principalmente por ser um dos sete mais puros do grupo seleto de anjos.

Miguel também conta com uma citação em Apocalipse, porque tem ligação direta com o Criador. Ele passa as mensagens do Senhor para as pessoas, além de estar apto para resolver os pedidos que são encaminhados para si. Assim, cumpre com o papel de defensor, cuidando de todos aqueles que são queridos por Deus.

Culto a São Miguel Arcanjo

O culto para São Miguel Arcanjo é evidenciado na igreja e com alta potencia, desde os exórdios. Seus devotos fazem orações e novenas para ele, clamando por sua proteção diante do mal e para o caminho pleno da salvação de Deus. Este processo se espalhou pelo Ocidente e Oriente.

Com a presença da Virgem Maria, o culto para São Miguel se torna poderoso para combater o demônio. Os dois são vistos através do pisar de seus pés e ganhado a luta contra Satanás. Além disso, ambos estão com um dragão e uma cobra.

Miguel foi simbolizado por Papa Pio XII em 1950 como o protetor de marinheiros, médicos, radiologistas e muitos outros.

São Miguel Arcanjo nas Escrituras

São Miguel Arcanjo se faz presente em quatro Escrituras, e elas são as que estão nos livros de Daniel, Judas e Apocalipse. Cada uma dessas citações ressaltam os seus poderes e, em Dn 12:1, está exatamente assim:

Naquele tempo se levantará o grande príncipe Miguel, que é o protetor dos filhos do vosso povo.

Quando estava defendendo as pessoas de Satanás, ele foi mencionado em Jd 1:9 assim:

Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: 'Que o próprio Senhor te repreenda!'

História São Gabriel Arcanjo

Estátua de São Gabriel Arcanjo.

Sendo aquele anjo que tem a sua função voltada para as mensagens divinas, Gabriel tem o significado de seu nome em hebraico como: "O Guerreiro de Deus". Também pode ser denominado de "Mensageiro de Deus", porque foi designado para comandar os anjos com o espírito da verdade.

O Criador escolheu ele para acompanhá-lo em todos os seus processos de salvação, passando pela revelação das profecias até o grande anúncio que recebeu Messias. A Ressureição e a Paixão de Cristo também tiveram a sua presença. Saiba um pouco mais sobre este arcanjo lendo os tópicos a seguir!

São Gabriel Arcanjo

São Gabriel Arcanjo tem uma passagem em Lucas 1:19, em que ele diz:

Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova.

Sendo assim, ele pede para que os seus devotos acreditem em sua palavra e se comuniquem com Deus. Além disso, também é aquele que tem o dom da revelação e que sabe o que cada um precisa, além de compreender todas as características presentes em seus guiados. Ele concretiza a seguinte frase em Amós 3:7:

O Senhor não faz coisa alguma sem revelar seus planos aos profetas, seus servos.

São Gabriel Arcanjo no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, o São Gabriel Arcanjo é conhecido por ser aquele que leva até as pessoas as mensagens necessárias. Através de Deus, ele desempenha esse papel com o propósito dos bons anúncios. Aparece se comunicando com Daniel, apresentando a visão que um profeta teve no versículo 8:16 da Bíblia.

Assim, também levou a sua mensagem para o povo de Israel, onde todos estavam em exílio (Daniel 9:21). A sua imagem é reconhecida por estar usando uma vara de açucena, além de ser denominado como o padroeiro dos comunicadores e das comunicações.

São Gabriel Arcanjo aparece a Zacarias

Diante da profecia de 70 semanas, o Arcanjo São Gabriel apareceu para Zacarias em Jerusalém para lhe dar a notícia de que o percussor de Jesus Cristo iria nascer. Sendo assim, São João Batista era filho de Santa Isabel com o profeta. Eles agiam de forma justa perante a Deus, além de seguirem seus mandamentos.

Como ambos já tinham a idade avançada e não podiam ter filhos, porque Isabel era estéril, Gabriel anunciou o nascimento do filho deles, fazendo com que se concretizasse um milagre. João Batista nasceu da mesma forma como Samuel e Isaac se apresentaram ao mundo.

Anuncia o nascimento de Jesus

Deus enviou uma mensagem através do São Gabriel Arcanjo para Maria. Morando na Galileia, ela iria se casar com José, que era descendente do rei David. Quando o anjo apareceu para ela, disse:

Eu te saúdo, mulher favorecida! O Senhor está contigo.

Maria ficou se questionando e queria entender o que aquelas palavras significavam. Então, Gabriel prosseguiu:

Não tenhas medo, Maria. Deus vai conceder-te uma bênção maravilhosa! Muito em breve, ficarás grávida e terás um menino, a quem chamarás Jesus. Será grande e será chamado Filho do Altíssimo.

Palavras sagradas da Ave Maria

As palavras sagradas da Ave Maria são resultantes do envio de São Gabriel Arcanjo em nome de Deus. Sendo assim, também é celebrada porque o anjo lhe deu a notícia de sua gravidez, falando que ela seria mãe de Jesus Cristo: "Alegra-te, cheia de graça!", assim o fez.

A data 25 de março é comemorada e denominada como a Anunciação, além de ser nove meses antes do Natal. Assim que a gravidez de Isabel foi comunicada, a de Jesus Cristo foi noticiada, seis meses depois. Ela era prima de Maria e mãe de João Batista.

Aparece a São José

José era considerado um homem gentil e bom. Ele estava prestes a se casar com Maria, quando ficou sabendo que ela estava grávida, não querendo mais se comprometer. Então, São Gabriel Arcanjo apareceu em seu sonho e lhe disse o seguinte, em Mateus 2:13:

Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito!

Assim, ele acatou a mensagem de Gabriel e se casou com Maria. Também disse para José que o filho que Maria estava carregando em seu ventre era Filho de Deus. O bebê deveria se chamar Jesus e teria o papel de salvador do Mundo.

Outras aparições no Novo Testamento

Quando São Gabriel Arcanjo apareceu no Novo Testamento, fez o anúncio para Isabel e seu marido Zacarias. Ele também teve sua forte participação no nascimento e na encarnação do Filho de Deus, e esta notícia veio para que as pessoas fossem salvas através da graça de Jesus Cristo.

Gabriel noticiou Maria, e ela começou a compreender o poder do Espírito Santo, além de respeitar a missão e se preparar para ela. Em Daniel 9:21-27 ele é citado:

Enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde.

História de São Rafael Arcanjo

Estátua de São Rafael Arcanjo.

A história de São Rafael Arcanjo começa quando o significado de seu nome tem um grande poder. Ele é denominado como "Cura de Deus" e "Deus te cura". Favorece as pessoas e garante a saúde espiritual e física. Também favorece os cegos, os sacerdotes, os médicos, os escoteiros, os soldados e os viajantes.

Rafael é considerado como o anjo da Providência, protegendo todas as pessoas. Age de forma eficaz nos ferimentos do corpo e da alma, além de defender todos de forma igualitária. Independentemente da classe social de cada um, é guiado por Deus para ajudar a todos. Entenda os aspectos dele a seguir!

Assumiu a forma humana

São Rafael Arcanjo foi o único que se assumiu de forma humana para guiar Tobias, dominando a si mesmo de Azarías. Sendo assim, o filho de Tobit foi auxiliado por ele para conquistar o que seu pai lhe pediu. Ele se casou com Sara, e o anjo fez com que ela se livrasse do atormento do demônio, que fazia com que seus maridos morressem nas noites de núpcias.

Assim, a imagem dele é simbolizada justamente por essa viagem, porque Tobias pescou um peixe que foi usado para curar seu pai da cegueira.

Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à glória do Senhor. (Tb 5:12)

Portador da cura divina

O Arcanjo São Rafael é o enviado de Deus para curar as pessoas de forma psíquica, física e espiritual. Por agir dessa maneira, ele ganha este título, porque é o principal no processo da transição do espírito e do corpo. Nas religiões judaicas e cristãs, Rafael é denominado como aquele que movia as águas em João 5:4.

Ele não é citado no Novo Testamento, mas se faz presente no Judaísmo. Assim, fez uma visita a Abraão com mais dois anjos, e isso aconteceu antes mesmo da destruição de Gomorra e Sodoma. Na religião islâmica, ele fez o anúncio da chegada do Juízo Final e deu um sopro na corneta.

Padroeiro da misericórdia

Considerado o anjo que é o padroeiro da misericórdia, São Rafael cuida dos médicos e dos sacerdotes. Protege também os soldados e os viajantes, garantindo a força espiritual. Dessa forma, está em forte ligação com os institutos de caridade e hospitais, dando aquilo que se faz necessário e essencial.

Assim, São Rafael transforma, cura e garante a fé. Com todas essas suas características principais, ele faz com que o ser humano seja conduzido em seu caminho de defesa, além de afastar tudo aquilo que possa ser prejudicial. É diante da Paixão do Criador que todos encontram a salvação e, com o intermédio de Rafael, tudo pode se concretizar.

Protetor dos peregrinos

São Rafael Arcanjo tem poder para cuidar dos peregrinos, além de guiá-los em suas viagens. Todos aqueles que estão no caminho de Deus também se protegem com os cuidados dele. Assim, o arcanjo garante a segurança de todas as vidas, fazendo com que as pessoas andem pelo caminho certo e seguro.

A partir dele, os devotos vão de encontro com Deus, sendo a principal figura de representação para a salvação. Em Jesus, todos encontram a cura do corpo e da alma, e Rafael garante o seu papel nestes aspectos. Em 1969, a sua comemoração passou a ser no dia 29 de setembro, mas seus regidos podem comemorá-lo, sempre.

Oração de cada arcanjo

Pessoa orando em bíblia.

Diante da oração, as pessoas se aproximam de Deus. Sendo assim, Jesus foi um grande exemplo não só neste sentindo, mas em todos aqueles que ele se fez presente para a salvação. Com as palavras, os devotos podem pedir pela transformação, e ela virá, se eles contarem com a fé.

Assim, conectar-se com os enviados não é difícil, porque eles estão divididos em hierarquias formadas por Principados, Querubins, Serafins, Anjos, Arcanjos e outros. Saiba como clamar por Miguel, Gabriel e Rafael a seguir!

Oração de São Miguel Arcanjo

Para pedir ajuda ao São Miguel Arcanjo, os devotos devem chamá-lo assim:

Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate contra os príncipes e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra os espíritos malignos espalhados pelos ares.

Para prosseguir com a oração, precisam dizer o seguinte:

Apresenta as nossas preces ao altíssimo, a fim de que, sem demora, nos previnam as Misericórdias do Senhor e tu tenhas o poder de agarrar o dragão, a antiga serpente que é o diabo e satanás, e precipitá-lo acorrentado nos abismos, de sorte que não possa mais seduzir as nações. Amém.

Oração a São Gabriel Arcanjo

Para clamar pelo nome de São Gabriel Arcanjo, deve-se dizer:

São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor.

Depois, termine a oração de maneira a intercedê-lo:

Nós vós pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo

Para fazer uma oração em nome de São Rafael Arcanjo, os devotos devem chamá-lo assim:

São Rafael, Arcanjo da Luz Curadora de Deus, canal aberto para que a vida abundante do Céu possa fluir sobre nós, companheiro de nossa peregrinação até à Casa do Pai, vencedor das hostes malignas da morte, Anjo da Vida: eis-me aqui, necessitado como Tobias de tua proteção e luz.

Por fim, precisam finalizar a oração da seguinte maneira, repetindo as palavras:

Peço-te que me acompanhes em minha jornada, livrando-me do mal e dos perigos, dando saúde de corpo, mente e espírito a mim e a todos os meus. Especialmente eu te peço hoje esta graça: (recite a graça). Já te agradeço pela amorosa intercessão e por estares sempre ao meu lado. Amém.

O que diferencia Miguel, Gabriel e Rafael dos outros anjos?

Estátua de Arcanjo.

Miguel, Gabriel e Rafael são os enviados de Deus para as missões importantes e a favor dos devotos. Eles são aqueles que ficam em volta do Senhor, além de usarem as suas aptidões para o caminho do Criador. Aqui, o Papa, os sacerdotes e os bispos são altamente glorificados.

São Miguel Arcanjo é o responsável por defender a causa de Deus, além de lutar contra o dragão e a serpente. Gabriel tem suas responsabilidades voltadas para as mensagens que Deus quer enviar aos seus regidos, e Rafael tem o poder de curar a todos. Portanto, eles são representados por discípulos em suas missões para comtemplarem a Bíblia!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.